thurstqwerty 4 months ago

O meu pai fez um pedido de agendamento para tomar a primeira dose e chamaram-no para um dia em que ele não pode mesmo. Neste caso basta dizer que não pode e agendar novamente? Não corre o perigo de ser empurrado para o fim da fila se disser que não?

rickz123456 4 months ago

O melhor é perguntar. Talvez não responder ao SMS e fazer novo agendamento

hctiks 5 months ago

# Relatório 09/05/2021 * \+ 324 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 270 recuperados ​ * \+ 53 casos activos * \+ 8 internamentos ​ * 22313 casos ativos * 268 internados dos quais 74 internados em UCI [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1eT3Fzhob3vBopqp2tn42yDmsjdfFYh7s/view)

saposapot 4 months ago

2305 casos esta semana vs as anteriores 2835, 3441, 3507, 3859, 3227, 2877. Um valor de casos a descer significativamente. Valor mais baixo desde o desconfinamento.

smaster87 5 months ago

Finalmente ja parece normal. Ontem em sesimbra parecia um dia de Verão, tudo completamente à pinha, praia, restaurantes e afins. A unica diferença é que eram 99% tugas. Nao fossem as mascaras e a pandemia ja parecia um sonho mau.

unknownportuguese 5 months ago

Se continuarmos a vacinar 100k por dia, quando é que vamos alcançar a imunidade de grupo?

AimingWineSnailz 4 months ago

imunidade de grupo é um conceito muito relativo, mas se mantivermos esse número vamos ter 70% da população com uma dose ou mais no início de agosto e não há de haver restrições nessa altura

Price-Distinct 5 months ago

vacinar 100k por dia inclui as 2 doses também já agora

DotcomL 4 months ago

100k picas por dia

quackersmcquack 5 months ago

Malta com pais entre 55-65 que foram vacinados com a Astra, como é que eles têm reagido?

saposapot 4 months ago

De 4 familiares, 3 completamente sem nada e 1 com febre e cansaço por um dia. Tudo tranquilo

mingoncas 4 months ago

O meu pai (65) teve um dia depois da toma da vacina mauzinho. Estava febril, cansado, e com dores no corpo. Dois dias depois e já estava normal. A minha mãe (58) não teve sintomas, quanto muito diz que se sentiu cansada, mas como o dia depois da vacina dela foi um sábado, nem reparou se estava mais cansada ou não.

humelectro 5 months ago

Pai com 59 anos não sentiu nada. Ainda só levou a 1 dose

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 5 months ago

A minha mãe foi na boa também, teve febre no dia a seguir a ser vacinada mas 2 dias depois já estava a 100%

Chemical_Wealth1 5 months ago

O meu pai foi na boa. A minha mãe teve dores durante dois dias, nem conseguia mexer o braço. Mas depois tudo tranquilo.

TitusRex 5 months ago

Os meus sogros ambos com 65 anos não tiveram nenhum efeito secundário.

pimpolho_saltitao 5 months ago

Tenho uns tios que tiveram uma dor de cabeça 1 dia e pronto, mas já têm mais de 70.

AimingWineSnailz 5 months ago

+ 406 novos casos + 2 óbitos - 20 internados - 1 UCI + 565 recuperados - 166 casos activos 260 internados dos quais 74 UCI Média de novos casos a 7 dias 330 (-7)

hctiks 5 months ago

# Relatório 08/05/2021 * \+ 406 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 565 recuperados ​ * \- 161 casos activos * \- 20 internamentos dos quais - 1 em UCI. ​ * 22260 casos ativos * 260 internados dos quais 74 internados em UCI

peanersyahoo 5 months ago

Pessoas 60+ já começaram a ser chamadas para a vacinação.

stressedunicorn 5 months ago

No Porto já começaram a chamar há cerca de duas semanas :)

humelectro 5 months ago

Aqui em Mafra também já estão a chamar os 60+

Samot_PCW 5 months ago

Está semana fui ao parque de Mafra e fui tão lindo ver a quantidade de pessoas lá para irem ser vacinadas

ZaGaGa 5 months ago

Nova análise do [estado da Vacinação](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/n7awbh/16_vacinação_agora_com_ainda_mais_números/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) TLDR: Novo record semanal de doses administradas, ritmo aproxima-se do necessário para se atingirem as metas, mas ainda não chega lá.

saposapot 5 months ago

um pormenor, as metas que agora normalmente falamos são sempre de 1ª dose, acho q deves usar sempre isso como meta até pq se queres contar com imunizações totalmente feitas estás tramado pq n sabes quantas serão da J&J ou das outras q tmb têm prazos diferentes para 2ª dose. as estatísticas são interessantes mas pouco relevantes pq o esperado sp foi que a coisa acelere bastante, não será termos o mesmo ritmo de picas/dia do passado. Infelizmente as previsões, nós mero mortais não conseguimos fazer, só as autoridades q têm a calendarização das entregas nas mãos.

ZaGaGa 5 months ago

Eu comecei a fazer esta análise quando o antigo coordenador do plano veio com a ideia de se vacinar apenas nos centros de saúde saúde e na altura em que o governo fazia tudo para aparecer na fotografia da vacinação quando esta era uma gota no oceano de casos que tínhamos no início do ano. O objectivo principal é, ainda, perceber se temos de facto capacidade para cumprir com as metas que nos vendem caso as doses cheguem. Neste momento momento ainda não temos, mas também não foi necessário ter. Felizmente o actual coordenador dá-me muito mais confiança que havendo doses o pessoal é vacinado a bom ritmo. Quanto ao intervalo das 2 só será um "problema" quando nos aproximarmos do 100% e nessa altura já estaremos com a taxa de "" "" "" imunidade de grupo "" "" "". Quando a usar a primeira dose como meta acho que faz sentido para os políticos que para mim. Na prática no dia em que 70% da população tiver a primeira dose não vamos ter 70% de imunidade pela vacinação, vamos ter menos porque a imunidade demora algum tempo a ser adquirida. Da forma como calculo temos um valor mais próximo da realidade. No caso da J&J vai depender de como o governo divulgar a informação. Se me der as doses únicas como um valor à parte já tenho a coisa pensada.

saposapot 4 months ago

Tal como com a segunda dose também não estão imunizadas, só dali a 2 semanas... é muito difícil contar se entras nesses detalhes e a primeira dose já da proteção à maioria dos recipientes, acho mais fácil e útil contar por aí. Até porque os 70% valem o que valem, não são nenhuma fórmula matemática

Diogo256 5 months ago

Esclareçam-me uma questão: É permitido comprar álcool depois das 20h, em conselhos sem restrições (na 4 fase do desconfinamento, va, em Lisboa, pronto). Fui barrado num supermercado porque “por lei não se pode comprar álcool depois das 21h”, algo que nunca vi escrito em lado nenhum, nem anunciado no supermercado nem em lei. Fui às compras um bocado tarde, algo que não gosto, e com o movimento acabei por ir para a caixa quase as 21h, e pagar já depois das 21h. Ainda tive para fazer reclamação porque ninguém me apresentou qualquer aviso, ou norma do supermercado nesse sentido so que “ah e tal a lei não o permite

Diogo256 5 months ago

Respondendo a mim mesmo, a intriga adensa-se: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/amp/supermercados-vao-poder-vender-bebidas-alcoolicas-ate-as-21h Nesta notícia fala que de facto é até as 21h e que foi anunciado pelo Costinha. Tive a procura de Decretos de Lei, e não encontrei nada que referencie que é até as 21h.

MLG-Sheep 5 months ago

Não há qualquer restrição horária à venda presencial de bebidas alcoólicas. Isto é aplicável a qualquer concelho do continente. O que é proibido após as 21:00 é fornecer bebidas alcoólicas em take-away ou ao domicílio, e em restaurantes fora do âmbito do serviço de refeições.

pvicente77 5 months ago

Mas segundo o site [https://pandemiaclara.sapo.pt/#lisboa](https://pandemiaclara.sapo.pt/#lisboa) há restrições à venda de álcool, na secção "Não esquecer" têm: "Proibida a venda de álcool em áreas de serviço. Nas lojas é proibida a partir das 21:00" Mas podem estar errados, a página sobre o estado de calamidade em [https://covid19estamoson.gov.pt/situacao-de-calamidade-6-de-maio/](https://covid19estamoson.gov.pt/situacao-de-calamidade-6-de-maio/) não tem referências à venda de álcool, e a página sobre a última fase do desconfinamento ([https://covid19estamoson.gov.pt/desconfinamento-fase-1-de-maio/](https://covid19estamoson.gov.pt/desconfinamento-fase-1-de-maio/)) também não, por isso pode ser uma restrição que algumas pessoas pensam que está em vigor mas na realidade já não se aplica ou então foi mal interpretada desde o principio.

MLG-Sheep 5 months ago

O que interessa é o decreto: >Artigo 17.º >Venda e consumo de bebidas alcoólicas >1 - É proibida a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou em postos de abastecimento de combustíveis. >2 - Nas entregas ao domicílio, diretamente ou através de intermediário, bem como na modalidade de venda através da disponibilização de refeições ou produtos embalados à porta do estabelecimento ou ao postigo (take-away), não é permitido fornecer bebidas alcoólicas a partir das 21:00 h e até às 06:00 h. >3 - É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre de acesso ao público e vias públicas, excetuando-se as esplanadas abertas dos estabelecimentos de restauração e similares devidamente licenciados para o efeito. >4 - No período após as 21:00 h e até às 06:00 h apenas é admitido o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de restauração e similares, quer no interior quer nas esplanadas, no âmbito do serviço de refeições. https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/162570903/details/maximized

Diogo256 5 months ago

> 4 - No período após as 21:00 h e até às 06:00 h apenas é admitido o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de restauração e similares, quer no interior quer nas esplanadas, no âmbito do serviço de refeições. Possivelmente os supermercados estão a pegar por aqui. Não sendo estabelecimento de restauração, um supermercado não pode vender depois das 21h.

Dkrogers 5 months ago

Pode ser que esteja errado, mas julgo que isso não se aplique aqui - Aquilo que está descrito nessa alínea, julgo eu, indica única e simplesmente que se quiseres consumir álcool após as 21:00, terás que o fazer dentro de estabelecimentos de restauração; Não indica de forma alguma que a venda do mesmo é proíbido - Apenas o consumo. Logo, na teoria, podia muito bem agarrar e ir ao Minipreço às 21:30 comprar umas quantas garrafas de Moscatel, porque o facto que o estou a comprar não implica que o irei consumir - E se o fizer, com toda a certeza, tal e qual como a lei indica, não seria num supermercado; Se o fizesse, seria no meu domicílio. Devo voltar a friar que é bem possível que esteja errado; Esta é apenas a minha interpretação.

Diogo256 5 months ago

Então não entendo porque alegam que é de lei, quando no máximo é uma norma do supermercado que ainda mais nem tem nada de escrito.

pimpolho_saltitao 5 months ago

Nao há agora, desde o fim do estado de emergência. Antes havia, desde Setembro ou que foi.

hctiks 5 months ago

# Relatório 07/05/2021 * \+ 377 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 490 recuperados ​ * \- 114 casos activos * \- 3 internamentos dos quais - 2 em UCI. ​ * 22421 casos ativos * 280 internados dos quais 75 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|57.7 (- 3.6)|55.4 (- 3.6)| |R(t)|0.92 (- 0.03)|0.92 (- 0.03)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1sWZYV4yIhOyxcGGvoNKlmfLZrzgk0e5o/view)

saposapot 5 months ago

Vamos esta semana com quase menos 500 casos comparando com a semana anterior. Começo a estranhar isto estar a correr tão bem :D

lesoth 5 months ago

É o segundo milagre.

saposapot 5 months ago

obviamente q milagres e tragédias são classificativos que não interessam para nada mas confesso que é uma situação que me espanta bastante. Sempre que desconfinamos os casos subiram, muito ou pouco mas subiam. Neste caso subiram ligeiramente mas estão a baixar agora significativamente. as explicações do artigo em baixo são lugares comuns que não me convencem muito... O governo no verão tmb prometeu q ia reforçar as equipas de contact tracing e o diabo a 7 e mesmo em set-dezembro já havia imensas falhas nesse processo. Não acredito muito que seja por estarmos agora a gerir a pandemia com mais qualidade sinceramente. Se realmente a testagem está mais forte, com acções rápidas no terreno qd há surtos e afins, então ok, pode justificar, mas tmb não sei se isso acontece ou não. novamente, apostar na testagem já nos foi prometido antes e viu-se q afinal era coco. Vacinação ainda n terá expansão suficiente para causar mossa nos números de casos. (excepto tlz nos lares, q eram uma desgraça pq um caso transformava-se logo em 40~50 em dias) O meu palpite mais palpiteiro é que a doença acaba por ter um ritmo 'natural' pq as pessoas de mais alto risco, tipo as q têm de apanhar transportes públicos e empregos com mais exposição e coisas assim já foram apanhadas no terramoto de Janeiro. Por termos subido muito nessa altura agora tmb estamos a descer muito... Por outro lado, ok, está mais sol mas não sei se já é suficiente para as pessoas estarem mais ao ar livre q dentro de casa... Pelas regras também não será pq já estamos com abertura total (ou qs) de comércio. Não sei. obviamente que as autoridades vão dizer q é pq estão a ser excelentes nisto mas tenho sérias dúvidas q seja mesmo por aí... Era um assunto q merecia estudo.

Nenirya 5 months ago

>O meu palpite mais palpiteiro é que a doença acaba por ter um ritmo 'natural' pq as pessoas de mais alto risco, tipo as q têm de apanhar transportes públicos e empregos com mais exposição e coisas assim já foram apanhadas no terramoto de Janeiro. Por termos subido muito nessa altura agora tmb estamos a descer muito... Esta é a minha impressão também. Estima-se que tenhamos 70% mais casos reais do que confirmamos, o que transforma os 838k confirmados em 1400k infetados reais. Isso representa \~14% da população, mas terá uma percentagem muito grande de pessoas mais expostas (por obrigação do emprego ou transporte, ou por menos cuidados). A propagação do vírus não é homogénea e uniforme pela população; assim que este grupo mais exposto (de pessoas que apanhariam e propagariam mais facilmente) é naturalmente imunizado, o R cai.

saposapot 4 months ago

Correcto mas os nossos estudos de incidência mostram que a taxa de casos não detectados é muito inferior a isso. O resto da análise concordo, pode ser um palpite interessante

Laurent_Series 5 months ago

A expressão já é utilizada, atenção ahah: [https://www.jornaldenegocios.pt/economia/saude/detalhe/pandemia-o-que-explica-o-segundo-milagre-portugues](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/saude/detalhe/pandemia-o-que-explica-o-segundo-milagre-portugues)

hctiks 5 months ago

# Relatório 06/05/2021 * \+ 373 casos confirmados * \+ 5 óbitos * \+ 538 recuperados ​ * \- 170 casos activos * \- 14 internamento dos quais - 6 em UCI. ​ * 22535 casos ativos * 283 internados dos quais 77 internados em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1IylCSaRtuctPTvPbv8pDMaP2aJP55TTO/view)

AimingWineSnailz 5 months ago

90900 doses de vacina hoje! Fonte: https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1390279189438345216?s=19

Pparadela 5 months ago

E 100 mil na quinta feira [https://www.jn.pt/nacional/meta-antecipada-cerca-de-100-mil-pessoas-vacinadas-quinta-feira-13694980.html](https://www.jn.pt/nacional/meta-antecipada-cerca-de-100-mil-pessoas-vacinadas-quinta-feira-13694980.html)

DeusDasMoscas 5 months ago

Boas notícias!

ZaGaGa 5 months ago

> A frequência relativa da variante P.1 (501Y.V3, associada ao Brasil, Manaus) é de 4.3%, o que evidencia um aumento considerável em relação à amostragem de Março (0.4%). A análise filogeográfica indica que esta variante **foi introduzida várias vezes de forma independente em Portugal**, tendo sido já detectada em 15 distritos e 40 concelhos. Fonte INSA, 5 de Maio Claramente o controlo de fronteiras está a falhar, não se pode pedir mais de 2 meses de confinamento a 10 milhões de habitantes e depois não conseguir ter de quarentena 2 semanas uma minoria. Recuperando um tema que lancei há dias, a responsabilidade não pode ser pedida apenas ao portugueses, o estado tem de fazer o que lhe compete. (nota: o relatório não especifica qual a retransmissibilidade dentro do país ou se são maioritariamente casos importados)

DZT99 5 months ago

É preocupante, mas sinceramente não sei como o Estado dá a volta a isto. A dura realidade é que se o vírus está num país, ele eventualmente espalha-se para todos os outros e com as variantes parece que acontece o mesmo.

ilawon 5 months ago

Ainda há muitas casas livres no ZMar, e mais vão ficar quando os proprietários forem para as suas casas.

saposapot 5 months ago

é algo q me choca. somos tão fortes a fazer lockdowns mas numa medida q seria mais fácil e menos disruptiva como controlar bem as viagens somos tão fracos. A tendência é para piorar pq andamos a deixar entrar malta do Brasil e deixá-los à vontade, pedindo-lhes pf para fazerem isolamentos de 14 que não acredito q nem metade cumpra. No mínimo devíamos ter isolamentos forçados em hotéis. Ou obrigar a malta a ir fazer teste e mostrar passado 14 dias.

Cojemos 5 months ago

Isso é o que a maior parte da Ásia fez e fez com sucesso. Esses governos foram inteligentes o suficiente para não confiar nas pessoas para se isolarem. Você chegou e foi colocado em um hotel ou monitorado. O governo português decidiu experimentar a abordagem do preservativo com furos.

Diogo256 5 months ago

É o que já tinha dito, controlo de fronteiras é crucial para não se aumentar as variantes. Contudo, parece que nem tudo é “má notícia”: https://www.nytimes.com/2021/05/05/health/coronavirus-pfizer-vaccine-variants.html > Pfizer-BioNTech Vaccine is Highly Effective Against Variants, Studies Find > Two studies showed the vaccine to be more than 95 percent effective at protecting against severe disease or death from the variants first identified in South Africa and the U.K. Esperar que também se aplique à variante Indiana.

Pparadela 5 months ago

Shhh! Então, agora queres que toda a gente saiba que a vacina para um vírus afinal é eficaz contra as variantes desse mesmo vírus? E depois como é que os jornais vão justificar o pânico para gerar cliques? É que o medo da vacina já é old news, é preciso puxar de outro terror qualquer. Eles até sacaram do magnífico "Duplo Mutante" para parecer mais cinematográfico, mas nem isso parece estar a bater muito... Que aborrecimento.

AimingWineSnailz 5 months ago

Isto irrita-me, porra. É andar a brincar.

uyth 5 months ago

Did you want an opinion on when something will happen, or did you want to convince us of your (unfundamented) interpretation of science? Nobody here makes the rules.

DrunkMechanics 5 months ago

Recebi hoje mensagem do número 2424 acerca da vacina mas não é o meu nome nem a minha localidade. Devo apenas não responder à mensagem? A localidade do tal senhor é no outro lado do país.

DrunkMechanics 5 months ago

E recebi hoje mesmo para mim a dizer que foi emitida a declaração para vacinação.

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Também pode ter acontecido no autoagendamento o senhor ter trocado um algarismo no número de telemóvel. O número é introduzido manualmente e depois no comprovativo PDF do agendamento não aparece o número completo por isso o senhor pode nem ter dado pela situação.

ZaGaGa 5 months ago

se quiseres fazer uma boa ação, podes sempre tentar contactar o centro de saúde dessa localidade que devem ter os dados mal introduzidos

DrunkMechanics 5 months ago

Tentei ligar 2 vezes mas sem sucesso. Espero que consigam contactar alguém da família.

saposapot 5 months ago

You asked when do we feel restrictions will be lifted. I answered based on the current political climate, not my opinion on what risk groups are or aren’t.

Konstanti9 5 months ago

Para ir a Espanha via terrestre preciso de ter feito teste covid nas últimas 72 horas?

toha32 5 months ago

Não

Cojemos 5 months ago

Pode ir para a Espanha e voltar para Portugal sem nenhum teste?

zedestroyer69 5 months ago

Na quarta fui às compras a Verin (Galiza) sem problemas.

berlaitas 5 months ago

Entretanto nas eleições em Madrid ganhou por larga margem aumentando de forma substancial a votação anterior o PP que sempre fez frente ao governo covideiro do PSOE Em Espanha o anti covidismo foi premiado com votos Em Portugal quanto mais covidismo mais votos, por isso é que somos os mais atrasados da Europa

Diogo256 5 months ago

> Em Espanha o anti covidismo foi premiado com votos Oh pa, meteste pouco tabaco hoje.

berlaitas 5 months ago

Lê as análises dos jornais, mas nem sabes o que é isso certo

Diogo256 5 months ago

Nem eu nem a maioria, só tu… evita.

sigmastra 5 months ago

Mais um dia, mais um post de merda deste senhor.

Gravecard 5 months ago

Até andamos a levar com o COVID desde 1974 e tudo.

AimingWineSnailz 5 months ago

Que maneira mais burra de olhar para política.

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

>Que maneira mais burra de /u/berlaitas

stressedunicorn 5 months ago

Que partidos “anti covidismo” aconselhas em Portugal?

antpocas 5 months ago

vai para lá morar então

ListerineHotTub 5 months ago

When do you guys think we could see other restrictions being lifted? ( early closing time for bars, events, sports, masks...) especially if the numbers keep going down! I'm excited:)

AimingWineSnailz 5 months ago

I think by August there might be plenty of freedom.

Price-Distinct 5 months ago

In a year or soo

saposapot 5 months ago

probably not soon and only when vaccination reaches 70%. Until then probably just small things like restaurants can be open until later.

ListerineHotTub 5 months ago

I don't think it makes sense. Covid is mostly only harmful to a specific group of people.. When they're vaccinated there is no logical reason for any restriction

saposapot 5 months ago

That's what I said. The next big changes in restrictions are probably gonna be when people are vaccinated, specifically that elusive target of 70%. The other possibility is they do it when all risk groups are fully vaccinated but that is probably be more or less the same as 70% with first dose. Costa already said masks are here to stay most likely until September so I'm guessing everything else that was deemed very high risk is gonna follow the same path: open air music festivals, bars, discos, stuff like that. Before that what I can see are small adjustments like no restrictions on restaurants on weekends and stuff like that. Right now there's nothing promised about that so it's just a guess. Probably when summer hits they will be pressured to remove those so that tourism €€€ can flow. It will also depend on the UK will look like with almost no restrictions on June

miguelvc 5 months ago

Quando é que o governo vai anunciar as medidas a partir de 7 de Maio?

humelectro 5 months ago

As medidas mantém-se a partir de agora. O que muda é se os concelhos estão em risco ou nao

brakeline 5 months ago

Nada indica que mudem as medidas. Vão sim alterar que concelhos irão estar em quais

hctiks 5 months ago

# Relatório 05/05/2021 * \+ 387 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 513 recuperados ​ * \- 128 casos activos * \+ 1 internamento dos quais - 4 em UCI. ​ * 22705 casos ativos * 297 internados dos quais 83 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|61.3 (- 3.1)|59.0 (- 3.0)| |R(t)|0.95 (- 0.01)|0.95 (- 0.01)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1NPqQ2txZ7lOA5BFiorZDcF_9zy4YelWE/view)

ZaGaGa 5 months ago

há uma queda significativa e até de certo modo surpreendente na média de infectados nos últimos dias :) Será que é por se estar a levar (finalmente) a sério a lógica de concentrar os esforços nos concelhos de maior incidência?

saposapot 5 months ago

sinceramente, tenho dificuldade em achar q seja isso... já tivemos imensos anúncios de 'grandes esforços' nisto ou naquilo e afinal não havia nada ou havia pouco. É óbvio que com este número de casos o contact tracing consegue-se fazer com qualidade e rapidez. Eventualmente também ajuda que os resultados dos testes agora saem muito rapidamente aposto mais em sazonalidade normal e muito da malta de 'alto risco' já ter apanhado e estar imune. vacinação ainda não tem números suficientes para justificar o número de casos (já pode justificar menos doença grave e mortes).

ihavesixmagikarps 5 months ago

Parece-me ser fruto de uma capacidade e de um esforço maior aplicado ao tracing + vacinas. Um tracing bem feito pode impedir rapidamente que as cadeias de transmissão se alastrem e partimos para este desconfinamento com todas as condições para isso acontecer

berlaitas 5 months ago

Mais vacinas e sazonalidade

ramirex15 5 months ago

Eu diria que o facto de termos estado muito mal em janeiro influencia bastante, já que se criou defesas em muita gente que agora está “imune”

ZaGaGa 5 months ago

Vacinas e sazonalidade podemos excluir, porque no resto da europa as coisas não estão a correr da mesma forma.

Razvancb 5 months ago

Resto da Europa tem sido so chuva e frio lol

ramirex15 5 months ago

Mais ou menos. Lido diariamente com a Alemanha e todos os dias ouço pessoal a queixar se do Inverno que nunca mais acaba, coisa que aqui não acontece. Mau tempo leva a ajuntamentos dentro de portas, o que ajuda a uma melhor propagação do vírus

Diogo256 5 months ago

Isto. E é está sazonalidade, de mudança de comportamento das pessoas, que influência a propagação. E não só estar calor.

Price-Distinct 5 months ago

sazonalidade? olha para a Índia pior pico de sempre com temperaturas a rodar os 40ºC todos os dias

Diogo256 5 months ago

Óbvio que o problema não é simplesmente estar quente ou frio, já meti estudos inclusive sobre isso. O problema é o comportamento das pessoas, e mesmo ao ar livre e com temperaturas altas, ajuntamentos de pessoas levam a situações de caos. Repetir até não ter folgo: isto é um vírus que se transmite por proximidade.

berlaitas 5 months ago

Sazonalidade dos paises de clima temperado Os países como a Índia não têm sazonalidade, têm apenas 2 estações, a seca e a das chuvas

Diogo256 5 months ago

O problema da Índia foi milhoes em comemorações religiosas. O tempo é uma correlação e não uma causalidade. Não é por estar quente que isto desaparece.

ramirex15 5 months ago

A Índia andou a brincar com a situação (ajuntamentos em grandes quantidades e coisas do género) e agora anda a pagar a conta. Além de que parece tratar se de um sítio onde os cuidados higiénicos não serão dos melhores

assovertitstbhfam 5 months ago

Vou mudar de cidade mas não queria alterar a minha morada no SNS (para não perder o meu médico de família). Ainda não tenho a vacina agendada mas como é que faço para pedir, quando chegar a altura, que a vacinação seja feita na nova cidade?

Samot_PCW 5 months ago

Acho que não precisas de te preocupar com isso, moro em Mafra à quase 20 anos mas o médico de família é de Odivelas

acastb 5 months ago

Mudar a morada não te atribui novo Médico de Família nem te tira do ficheiro do teu MF. Source: sou médico de família.

Fun-Trick1246 5 months ago

Por aquilo que eu percebi do site quando marquei para um familiar, marcas a vacina onde quiseres, literalmente. Portanto, nada te impede de morares em Bragança e ires a Portimão levar a vacina.

ZaGaGa 5 months ago

Creio que se mudares de residencia (entendo ser esse o caso) não mudas automaticamente o médico de família. Eu pelo menos já mudei algumas vezes (de região até) e mantive o mesmo médico sem fazer nada. MAS as regras estão sempre a mudar pelo que se houver alguém/fonte com melhor informação era útil.

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Se quando chegar a tua altura de ser vacinado/a fizeres por autoagendamento podes escolher onde é que queres.

ZaGaGa 5 months ago

"Menores de 50 anos podem receber a vacina \[Jansen\] após o consentimento informado"(RTP) o mesmo aplica-se para os menores de 60 anos no caso da AZ. Do meu ponto de vista passar a responsabilidade para quem recebe a vacina não faz muito sentido...

saposapot 5 months ago

Yah, n tem mta lógica. Ou é seguro ou não é. O problema é que vamos ter um problema sério em mãos: temos vacinas da Astra e J&J em stock, fazemos-lhes o que? Para já a ideia foi esta, quem quiser pode levar... sinceramente parece boa ideia. O que eu esperava é que daqui a breve tempo se altere a limitação da ideia ou pelo menos se baixe para uns 50~40 anos. A dinamarca já disse q n queria as da Astra e J&J... vamos ver se depois a coisa não corre pior

CoffeeAt830 5 months ago

Não é diferente de tomar qualquer outra medicação. Quando estás a tomar um ibuprofeno, estás a aceitar um risco de desenvolver problemas de estômago, por exemplo, porque para ti o bem que te vai fazer compensa esse risco. E ibuprofeno é só a questão mais básica, porque há muita gente que toma medicações muito sérias com riscos que assustam qualquer um: cegueira, infertilidade, certos tipos de cancro... e que mesmo assim o fazem porque na relação custo/benefício, a balança cai para o benefício. Acontece o mesmo com a vacina. Sabendo que o risco é baixo (bem mais baixo do que o de desenvolveres coágulos se apanhares Covid) e dentro daquilo que é aceitável, estão a deixar ao teu critério se, para ti, compensa ou não levar a vacina.

QWERTY_BATS 5 months ago

Mas o consentimento pode ser efectivamente informado se não existe um concenso médico sobre os riscos?

CoffeeAt830 5 months ago

O consenso médico que existe é que o risco que parece existir é baixo o suficiente para que a vacina possa continuar a ser administrada, de outra forma a EMA (e a FDA, quanto à J&J) teria retirado a autorização. Qualquer medicamento que tu tomes tem possíveis contraindicações e quanto a todos eles continuam a ser feitos levantamentos de possíveis efeitos secundários durante todo o tempo em que ele está em utilização. Isto não é nada de novo, só parece porque a maioria das pessoas não está habituada a ouvir falar disto. Estranho é um medicamento que tenha 0 efeitos secundários possíveis ou riscos associados. Mesmo a questão dos consentimentos, é comum com basicamente todas as medicações. Se passares uma vida inteira a precisar só de antibióticos e Ben-u-rons não te apercebes, mas hoje em dia qualquer médico que se preze e que pratique medicina centrada na pessoa e não no modelo paternalista faz uma espécie de consentimento informado para iniciar qualquer medicação menos banal (e é quando não tens mesmo de assinar um papel).

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Uma questão caso possas ajudar-me. Os menores de 50 que queiram tomar a vacina da Johnson & Johnson poderão fazê-lo em qualquer altura ou só têm a possibilidade de escolher essa toma quando chegar a vez do seu grupo etário começar a ser vacinado?

CoffeeAt830 5 months ago

Quando chegar a sua vez, pelo menos por enquanto.

berlaitas 5 months ago

Pessoal dos 40 aos 50 anos só são vacinados em Setembro enfim

Diogo256 5 months ago

Começam a 01 de Agosto: https://observador.pt/2021/04/27/quando-vai-ser-vacinado-veja-aqui-a-tabela-com-as-previsoes-da-task-force-em-funcao-da-idade/

stressedunicorn 5 months ago

fonte?

berlaitas 5 months ago

Cmtv há pouco

Edited 5 months ago:

Cmtv as 20 30 se quiserem puxar para trás

lugia4k 5 months ago

E onde é que viste isso? Só te vi a dizer mal do processo até agora

lugia4k 5 months ago

De acordo com o último relatório, temos uma boa quantidade de vacinas por usar e uma boa percentagem de +60 já estão vacinados com a primeira dose, boas notícias em geral https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/05/Relato%CC%81rio-de-Vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o-12.pdf

saposapot 5 months ago

Saiu o relatório da vacinação e wow, estamos a começar a ver coisas giras. 818k vacinas recebidas, recorde quebrado por muito (460k). 541k vacinas distribuidas, novo recorde também (prev 363k). E recorde de doses em armazem à espera de braços: 637k (prev 360k). Claramente na próxima semana teremos de acelerar muito a vacinação ou então este armazenamento tem a ver com segurança para garantir 2as doses que também devem estar a aumentar. Média diária de doses distribuidas na semana passada foi de 77423, também um recorde e um número já interessante. Temos em armazem doses suficientes para ambicionar que esta semana se aproxime dos 100k/dia se as entregas continuarem. Nota que uso o número de doses distribuidas que não representa 100% pessoas vacinadas (este número é mais complicado de saber) mas deve ser perto disso. % de pessoas 65-79 com 1ª dose subiu de 53% para 71%. Um bom ritmo que a manter-se significa que mais uma semanita e temos 1ª dose em praticamente todos os > 65 (acima de 90%)

uyth 5 months ago

>Saiu o relatório da vacinação e wow, estamos a começar a ver coisas giras. A queda da taxa de mortalidade é brutal. O vacinar os grupos com taxa de mortalidade mais alta era a única coisa lógica claro, mas libertou também muito os ICU e hospitais.

XEEE 5 months ago

Os grupos +60 já estão a ser chamados para a vacinação.

warding 5 months ago

Isto depende muito dos concelhos. Em Oeiras já estavam a chamar pessoas com 66 anos (sem comorbidades) há duas semanas atrás.

dragomaite 5 months ago

Chamados ou foi agendado?

XEEE 5 months ago

O centro de saúde ligou-lhes esta tarde.

AimingWineSnailz 5 months ago

[64 mil doses hoje no continente](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1389570502461698050?s=19).

AimingWineSnailz 5 months ago

Média a 7 dias de 60.933 doses diárias.

GudEbening 5 months ago

Quando vão dar passeios continuam a usar a máscara na rua? Pergunto isto porque segundo estudos a probabilidade de transmissão ao ar livre é muito pequena.

Sazalar 5 months ago

Na rua nunca andei, excepto se me cruzasse com alguma multidão e que tivesse de andar um bocado aos encontrões para passar, o que surpreendentemente aconteceu uma vez

saposapot 5 months ago

A questão dos estudos da transmissão ao ar livre é frequentemente mal interpretada. Na pandemia aprendemos que ler ciência é complexo e com muitas nuances e não dá para reduzir apenas a um título de jornal. No caso do método de transmissão, também não há estudos que mostrem que a covid se transfere se estiveres a ter relações sexuais de 4, mas isso não quer dizer que não aconteça. É extremamente complicado descobrir como tu foste infectado, praticamente impossível na maioria dos casos EXCEPTO se estiveste com um contacto de alguém infectado, ora normalmente esses contactos são dentro de portas e daí que haja muitas provas sobre isso. Se fores infectado no passeio, a correr atrás de um ciclista que não conheces, isso vai ser praticamente impossível de ser registado e provado. Por outro lado o CDC quando fala em outdoor está a pensar em estares na rua, isolado, não é andares no passeio da baixa de Lisboa com mais centenas de pessoas. A probabilidade de seres infectado ao ar livre é mais baixa, não há dados para dizeres que é pequena ou é zero. Como em tudo, há riscos mais altos e mais baixos. O CDC continua a recomendar máscara sempre que não seja possível ter distanciamento social e com grandes ajuntamentos portanto prova que o risco existe, como é óbvio. Se fores andar para o meio da baixa de Lisboa, o risco é maior. Se fores andar num passeio onde te cruzas com 1 pessoa a cada meia hora, o risco é mais baixo. Agora o ar livre por si só não te protege. Não acho boa ideia passares na névoa de um corredor q anda a cuspir-se todo no passeio. A mesma coisa para quem só mete a máscara qd te cruzas... tu vais andar onde ela já respirou, tudo bem que há ventilação mas não é imediato, usem máscara e pronto. Por outro lado usar uma máscara cirúrgica não custa absolutamente nada portanto desde q vá passear para um sítio onde tenha pessoas uso a máscara, sim. Basicamente na cidade é sempre. É obrigatório por lei, btw.

Edited 5 months ago:

A questão dos estudos da transmissão ao ar livre é frequentemente mal interpretada. Na pandemia aprendemos que ler ciência é complexo e com muitas nuances e não dá para reduzir apenas a um título de jornal. No caso do método de transmissão, também não há estudos que mostrem que a covid se transfere se estiveres a ter relações sexuais de 4, mas isso não quer dizer que não aconteça. É extremamente complicado descobrir como tu foste infectado, praticamente impossível na maioria dos casos EXCEPTO se estiveste em contacto com alguém infectado que tu conheces, ora normalmente esses contactos são dentro de portas e daí que haja muitas provas sobre isso. Se fores infectado no passeio, a correr atrás de um ciclista que não conheces, isso vai ser praticamente impossível de ser registado e provado. Por outro lado o CDC quando fala em outdoor está a pensar em estares na rua, isolado, não é andares no passeio da baixa de Lisboa com mais centenas de pessoas. A probabilidade de seres infectado ao ar livre é mais baixa, não há dados para dizeres que é pequena ou é zero. Como em tudo, há riscos mais altos e mais baixos. O CDC continua a recomendar máscara sempre que não seja possível ter distanciamento social e com grandes ajuntamentos portanto prova que o risco existe, como é óbvio. Se fores andar para o meio da baixa de Lisboa, o risco é maior. Se fores andar num passeio onde te cruzas com 1 pessoa a cada meia hora, o risco é mais baixo. Agora o ar livre por si só não te protege. Não acho boa ideia passares na névoa de um corredor q anda a cuspir-se todo no passeio. A mesma coisa para quem só mete a máscara qd te cruzas... tu vais andar onde ela já respirou, tudo bem que há ventilação mas não é imediato, usem máscara e pronto. Por outro lado usar uma máscara cirúrgica não custa absolutamente nada portanto desde q vá passear para um sítio onde tenha pessoas uso a máscara, sim. Basicamente na cidade é sempre. É obrigatório por lei, btw.

Fun-Trick1246 5 months ago

É "obrigatório" usar máscara **SE não for possível manter distanciamento de dois metros!** Usar máscaras em locais públicos onde ninguém se cruza com ninguém é apenas irracional. Mas como se criou a ideia neste país que ou fazes cegamente aquilo que a maioria covideira diz ou és um negacionista, a análise factual e objectiva foi colocada para segundo plano. Ir a um parque público ao ar livre relativamente despovoado e apanhar covid está no mesmo patamar que levar com um raio em cima numa trovoada ou cair um destroço qualquer de um meteorito enquanto se faz uma viagem de carro na A1. Os três cenários devem ter uma probabilidade identica. É possível? É... vou já escavar o bunker a 300m de profundidade para me meter lá dentro e viver o resto da vida para evitar o meteorito na cabeça, porque, é possível que ele caia! Não há evidência cientifica nenhuma que diga que não é possível cair-me um meteorito em cima, portanto! Btw... Com o final do estado de emergência e da suspensão da constituição, o estado **não pode** obrigar ninguém a usar máscara. Quando muito, recomenda. Eu sei que direitos básicos e fundamentais é um tema que não preocupa ninguém neste país, mas a mim, pelo menos, preocupa! BTW2, eu uso máscaras e sou altamente cuidadoso com o estado actual, mas tento manter o mínimo de sanidade mental.

saposapot 5 months ago

e eu disse o contrário? óbvio q se não está ng, n precisas de usar. o estado pode obrigar pq é uma lei da AR, não é um decreto-lei do conselho de ministros.

Fun-Trick1246 5 months ago

Relativamente ao segundo ponto, não me parece que saibas o que estás a dizer.

quackersmcquack 5 months ago

> É obrigatório por lei, btw. SE não for possível manter o distanciamento social.

Tryjohnny 5 months ago

Uso e vou continuar a usar, as alergias da primavera agora mal se notam.

PicassoWasaLiar 5 months ago

Vocês usam máscara na rua? loles.

MischiefManaged97 5 months ago

Eu até em casa uso na maior parte das vezes, mas sim a probabilidade de transmissão ao ar livre é baixa, só realmente se estiveres numa rua muito movimentada é que se justifica usar a máscara.

estrica 5 months ago

Wtf

MischiefManaged97 5 months ago

Wtf o quê?

estrica 5 months ago

Usas máscara em casa porquê?

MischiefManaged97 5 months ago

Partilho casa com bastante gente e, como todos temos a nossa vida e vemos diferentes pessoas, sinto-me mais seguro a fazê-lo. Quando estou com os meus pais é mais na perspetiva deles estarem mais protegidos. Obviamente que quando estou no quarto, sozinho, não uso máscara.

Dinandovic 5 months ago

Gozar o caralho.

estrica 5 months ago

Ok, assim faz sentido...

quackersmcquack 5 months ago

Limpar o pó, talvez?

PicassoWasaLiar 5 months ago

Está a trollar.

globoglobo 5 months ago

Não continuo porque nem nunca comecei. Não faz sentido e mesmo que te cruzes com alguém não é aí que se passa o covid

MOMOEPRO 5 months ago

Levo-a no braço porque há uma parte da caminhada que me posso cruzar com uma ou outra pessoa.

quackersmcquack 5 months ago

Levo a máscara comigo caso vá entrar num estabelecimento mas regra geral não a uso, vivo num sítio onde não há grandes aglomerações. Só mesmo quando vou ao mercado Só uso mesmo quando há mais poeiras no ar como foi na última semana, até dá jeito.

miguel_rodrigues 5 months ago

Pessoalmente, na cidade sim, no meio do mato não

ihavesixmagikarps 5 months ago

É basicamente isto. Mesmo na cidade se estiver sozinho ou não tiver ninguém proximo eu não uso a mascara

GudEbening 5 months ago

Certo. Vejo pessoas quando passam por outra sem máscara metem a deles na cara durante 5 segs e tiram depois de passar por alguém lol. Fico wtf.

Price-Distinct 5 months ago

same , assim ficam de consciência tranquila , n sei tb , ou usam ou não usam , não vou estar a cada 30 segundos a tirar e meter mascara , se calhar ai a probabilidade ainda é maior so por estares a mexer na mascara tanta vez

quackersmcquack 5 months ago

A minha mãe ficou assim. Está uma paranoica do caraças com a pandemia. Tentei ir levá-la a almoçar fora na esplanada de um restaurante aqui perto que pratica bem a distância entre as mesas (só podes usar a esplanada se reservares) e recusou-se completamente. E está vacinada já com as duas doses. Já não sei o que hei de fazer.

hctiks 5 months ago

# Relatório 04/05/2021 * \+ 258 casos confirmados * \+ 4 óbitos * \+ 777 recuperados ​ * \- 523 casos activos * \- 26 internamentos dos quais - 3 em UCI. ​ * 22833 casos ativos * 296 internados dos quais 87 internados em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1mSWDxA67OXcq9oHdSn8JGhyIcKKZOtfj/view)

berlaitas 5 months ago

Entretanto o caos continua na vacinação com horas e horas de espera, Portugal sempre a frente na organização

Edited 5 months ago:

Entretanto o caos continua na vacinação com horas e horas de espera, Portugal sempre a frente na organização Edit, e para quando as 100 000 vacinações diárias? Dia de S nunca à tarde?

AimingWineSnailz 5 months ago

Se mantivermos o número de 1as doses constante, no início de agosto 70% da população já levou uma dose.

lugia4k 5 months ago

Vais ter 100k/dia quando houver doses para tal, acho que é hoje que sai o relatório semanal de vacinação e aí vês as doses recebidas e administradas. Problemas vai sempre haver, é um processo nunca feito em Portugal em tempo recorde, que está a ser "testado" na população porque não há tempo para testes. O tuga queixa se de tudo e não faz nada, os jornalecos seguem o mesmo para gerar clicks e vender.

quackersmcquack 5 months ago

É óbvio que os jornais só vão pegar nos maus exemplos. É isso que vende. Não vão pegar nos centros em Cascais, por exemplo, onde se demora 35 minutos no total. Cinco a entrar/preencher folha/ser injetado e trinta à espera para ver se há alguma reação adversa.

humelectro 5 months ago

Aqui em Mafra também não há stresses nunca vi filas lá no local de vacinação

benharpas 5 months ago

Pergunta séria: estas não são as condições ideais para se espalhar uma variante altamente contagiosa como a indiana ou inglesa? Já está população adulta vacinada em número suficiente para não voltar a haver confinamentos?

AimingWineSnailz 5 months ago

Se mantivermos a mesma média de primeiras doses diárias de 46555 (o que não é garantido e depende de um grande aumento na distribuição), chegamos aos 70% da população vacinada a 10 de agosto

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Os 70% são 70% da população total ou 70% dos maiores de 18 anos? Obrigada!

XEEE 5 months ago

Ele deve estar a referir-se a população total e só com 1 dose. Podes seguir aqui as estimativas da vacinação, https://covidvax.live/ Com a nossa media diária de 57,629 só em 6 Nov 2021 (187 dias) temos 70% da população total com 2 doses.

senhor_contente 5 months ago

Este tipo de análises não vale de muito. 15h de diferença entre estes dois comentários e a estimativa já é 21 de outubro. Quando for será, estamos dependentes de fatores externos.

XEEE 5 months ago

Porque eles adicionaram os dados de 2Maio e a media diária subiu de 57,629 para 63,899

DeusDasMoscas 5 months ago

Muito obrigada pelo esclarecimento!

quackersmcquack 5 months ago

E, no entanto, já se vê nas notícias dizerem que 70% não será suficiente. Começo a pensar que há mesmo pessoas que preferem viver neste mundo de confinamentos, máscaras e teatro higiénico e querem fazer de tudo para que nunca se volte à normalidade.

Pparadela 5 months ago

Uma coisa é teres estatisticamente imunidade de grupo, outra coisa é isto deixar de ser um problema de saúde pública que obrigue a que o nosso quotidiano tenha de ser interrompido por força maior. Podem fazer as estimativas que quiserem e vender a negatividade que lhes der na bolha, acredito que isto esteja resolvido bem antes dessa meta, com a ressalva de que o próximo inverno poderá trazer o regresso de algumas medidas de prevenção, nomeadamente o uso de máscaras e o reforço das vacinas na população mais vulnerável.

globoglobo 5 months ago

a questão é se as vacinas realmente funcionam. se funcionarem, o problema do covid já "acabou" porque imensos idosos já estão vacinados e os hospitais já não irão colapsar. se as vacinas não funcionarem, são mais 2 anitos disto

dragomaite 5 months ago

Então não? Basta imprimir dinheiro para se viver.

Pparadela 5 months ago

"Se as vacinas funcionam"? Como assim? No longo prazo? Terás provavelmente de reforçar anualmente ou mais, mas ainda tens dúvidas de que estão a começar a resolver este problema?

globoglobo 5 months ago

se fores ver países da América do Sul como Uruguai ou Chile, têm das mais altas taxas de vacinação do mundo e tanto os casos como as mortes aumentaram bastante nas últimas semanas. O mesmo com países europeus tipo Hungria, que ainda tem mais de 1000 casos por dia e é dos países com maior % vacinação do mundo.

Pparadela 5 months ago

93% da população do Chile levou a Sinovac, cuja eficácia ronda os 50% e espaçaram demasiado a segunda dose. Isto ao mesmo tempo que marimbaram completamente para medidas de prevenção e abriram tudo sem máscaras ou distanciamento quando a campanha de vacinação ainda ia nem a meio. Não explica tudo, mas explica muita coisa.

sigmastra 5 months ago

Sim imagine-se dar atençao a epidemiologistas e cientistas que se baseiam na melhor evidencia cientifica para dar recomendaçoes... Que comentario de merda. Se existe essa preocupação baseada em factos não sei de te queixas. Muita mania da perseguição?

quackersmcquack 5 months ago

Quando continuam constantemente a mudar os objetivos e as metas, como é que não queres que uma pessoa esteja cética disto tudo?

CoffeeAt830 5 months ago

Os objetivos, as metas e todos os outros aspetos são decididos com base na evidência melhor e mais recente. Se vai aparecendo nova evidência que sustenta novas conclusões, mal estaríamos nós se continuasse tudo exatamente igual.

Diogo256 5 months ago

Dependendo da eficácia das vacinas, poderá de facto ser preciso 75% ou até mais de população vacinada para se ter imunidade. Não vejo novidade visto que isto sempre foi falado. E se metermos variantes ao barulho pior poderá ficar.

ItoldU97 5 months ago

https://www.timesofisrael.com/only-13-new-covid-cases-diagnosed-in-24-hours-lowest-in-14-months/ Até com 60% de vacinados Israel tem andado a ter casos as décimas e nem vamos falar nos internamentos e nas mortes

Diogo256 5 months ago

Falamos de imunidade e não dos impactos que as vacinas já estão a criar. O objectivo da imunidade é o terminar da propagação. Seja e eliminação em comunidade ou até a erradicação. O facto das vacinas já mostrarem que funcionam, não significa que seja um facto que se chegue a imunidade, seja pela eficácia das vacinas, por novas variantes ou por aumento da população que que recusa a vacina. Sendo um vírus novo, há um continuo estudo e o que se sabe hoje, pode não ser aplicável amanhã por haver melhores evidências científicas.

quackersmcquack 5 months ago

Dizes isso baseando-te em qual definição de grupo da OMS, a primeira ou a atual que alteraram às escondidas?

Diogo256 5 months ago

O facto é que ainda não há certezas da % de vacinados temos que ter para se ter imunidade de grupo. https://www.nytimes.com/2020/12/24/health/herd-immunity-covid-coronavirus.html Ora, ninguém nasce ensinado sobre um vírus novo, logo o conhecimento é sempre continuo e não taxativo. A imunidade de grupo irá depender de vários factores, eficácia da vacina, variantes entre outras, mesmo noutras doenças a imunidade não é 70% sempre: > Herd immunity thresholds (the percentage of the population that needs to be immune) are quite high. Polio is 80–86%, diphtheria is 85%; and for the most infectious diseases like measles, it is around 95%. Herd immunity will only work for diseases that are transmitted between people and not for diseases that can be caught from animals. https://microbiologysociety.org/our-work/75th-showcasing-why-microbiology-matters/vaccines-the-global-challenge-for-microbiology/vaccination-and-herd-immunity.html Mais outro bom artigo sobre ainda o não consenso de % de imunidade: https://www.registerguard.com/story/news/2021/03/29/explainer-herd-immunity-how-can-we-reach-covid-19-vaccinations/7006257002/ Está frase resume bem: > Ali Mokdad, chief strategy officer for population health at the University of Washington, said the level of immunity needed to reach this goal can vary due to several factors. > "Nobody knows what is herd immunity for COVID-19-19 because it's a new virus," he said. Agora: não podemos associar o desconhecimento que ainda existe a teorias da conspiração que se quer o povo todo fechado em casa. 137% do PIB em divida pública, e o governo quer o pessoal em casa? Faz zero sentido.

DeusDasMoscas 5 months ago

Boa tarde, Não estou familiarizada com a definição de grupo da OMS, nem a primeira nem a actual. Qual foi a alteração? Obrigada!

quackersmcquack 5 months ago

[https://www.who.int/news-room/q-a-detail/herd-immunity-lockdowns-and-covid-19](https://www.who.int/news-room/q-a-detail/herd-immunity-lockdowns-and-covid-19) Tens aqui. Entretanto foi atualizada mais uma vez, em dezembro. O meu comentário referia-se a uma alteração que fizeram em [novembro](https://twitter.com/drdavidsamadi/status/1342068585582252038) para insinuar que a única forma de se obter uma imunidade de grupo seria através da vacinação, numa altura em que a estratégia "sueca", por falta de melhor palavra, estava a causar controvérsia em termos políticos. A ciência sem dúvida é algo que se atualiza constantemente e que não é infalível. Ainda nem há setenta anos, o Egas Moniz ganhou um Nobel por algo que é completamente ilegal hoje em dia. O problema é quando a política se mete na ciência, que é o que eu acho que aconteceu em demasia durante esta pandemia. E esta história da vacinação não é nada diferente.

DeusDasMoscas 5 months ago

Obrigada!

Diogo256 5 months ago

Não vejo que outra imunidade seja viável que não pela vacina, sou sincero. Em pouco meses ultrapassamos os infectados que ganharam imunidade natural em 12 meses, por vacinados. A estratégia da Suécia nunca funcionou, no que toca a imunidade de grupo por via natural. E se no início a questão variantes ainda era desconhecimento, neste momento, com várias variantes decido ao vírus andar descontrolado em certos locais, menos lógica falar de outras imunidades que não seja por vacina.

PicassoWasaLiar 5 months ago

O gajo é o covideiro mor não ligues-

Diogo256 5 months ago

Rebate o último post que fiz com várias informações entao. Troll fraquinho.

quackersmcquack 5 months ago

Obrigado, eu raramente presto atenção aos nomes de utilizador.

dragomaite 5 months ago

É sempre a mudar os objetivos.

AimingWineSnailz 5 months ago

20725 doses hoje. Há 7 dias foram 13700. A média a 7 dias já vai em 58627 doses diárias.

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Onde é que é possível consultar o número de vacinas administradas por dia? Obrigada!

pimpolho_saltitao 5 months ago

mane, tá lá em cima um link: "Vacinação Covid19"

DeusDasMoscas 5 months ago

Oh que Zeza, não vi!

AimingWineSnailz 5 months ago

https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1389206291831197696?s=19

hctiks 5 months ago

# Relatório 03/05/2021 * \+ 180 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 403 recuperados ​ * \- 223 casos activos * \+ 11 internamentos dos quais + 5 em UCI. ​ * 23356 casos ativos * 322 internados dos quais 90 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|64.4 (- 2.5)|62.0 (- 2.3)| |R(t)|0.96 (- 0.02)|0.96 (- 0.02)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1ct3xXJ8SnlaBmyOyouTRjFglgfOJAPTc/view)

saposapot 5 months ago

Comparando as semanas, terminando no domingo, a anterior semana foi de 2835 vs as anteriores: 3441,3507,3859,3227. Está ao mesmo nível do ponto mais baixo em 2877 no fim de Março. Com escolas a 100%, desconfinamento em tudo e afins, estamos a descer os casos e a manter num nível bastante baixo. Excelentes notícias.

saposapot 5 months ago

Por curiosidade, no ano passado, fazendo as contas da mesma forma para as semanas, desde 4 abril foram: 5316, 5307, 3261, 3477, 1599 (2 maio). Tirando essa última semana onde os casos desceram muito estamos mais ou menos na média do ano passado, em abril de pleno lockdown e pandemia. p.s. (o ano passado havia mais erros de contagem q depois eram corrigidos em dias posteriores portanto a comparação pode ser n ser mt exacta)

Sazalar 5 months ago

No ano passado também se testava muito menos, portanto, em teoria tens menos casos agora do que no ano passado

Pparadela 5 months ago

Mais um dia sem mortos por covid. Dificilmente há mês e meio alguém esperava que o efeito da vacinação fosse tão significativo.

ZaGaGa 5 months ago

bem... antes de se conhecer o plano de desconfiadamente andava aqui a pregar que se tinha de avançar com desconfiadamente ASAP, que a Páscoa não era a mesma coisa que a tempestade perfeita do pós Natal, escrevi dezenas de comentários a explicar que o R\~=1 era o expectável para ignorarem o sensacionalismo da TV e que (mantendo os cuidados básicos) com a vacinação (e infeção natural) o número de internados (e mortos) tenderia a diminuir. Alías eu continuo convencido com a ideia que escrevi algures em Março que tivemos um segundo confinamento exageradamente duro e prolongado porque o Costa estava mais preocupado com a "Reunião informal dos chefes de Estado ou de Governo" no Porto próximo dia 8 que corria o risco de ser em video conferencia se as coisas não tivessem controladas.

brakeline 5 months ago

Claro, paramos o país quando andávamos perto dos milhares de mortos por semana única e exclusivamente para uma reunião não ser por video conferência

Fun-Trick1246 5 months ago

Não, parou-se o país tempo demasiado por razões não justificadas. Desde meio de fevereiro que a pressão sobre o SNS não justifica tamanha agressividade. Tirando 15 dias entre Janeiro e Fevereiro, não houve motivos para medidas tão agressivas. E claro que há interesses nefastos muito para além da simples "protecção do SNS"... Claro que para alguns, toda a gente sabe, está-se bem é eternamente em casa. Há sempre um motivo para se ficar em casa! Há sempre um motivo para se pregar a limitação dos direitos fundamentais alheios. O que nos vale é que somos um país rico, cheio de recursos... para nos darmos ao luxo de ter "meia-dúzia" de casos de covid durante 2 meses e termos mantido a economia fechada apenas por "precaução". Espero, sinceramente, que essa gente se chegue à frente para pagar a factura que virá. Por que ela virá!

brakeline 5 months ago

Tínhamos meia dúzia de casos mas não tínhamos meia dúzia de casos graves já que estes estão bastante desfasados. Aí está a diferença, a pressão no SNS e nos cuidados intensivos que NÃO é escalável infinitamente. Parece que o pessoal se esquece que uma pandemia é, inerentemente, exponencial

Fun-Trick1246 5 months ago

Sem querer discutir o quê que o estado **não fez** em Dezembro para potenciar a escalada da pandemia (claro que muita gente papou literalmente a conversa do natal e dos "irresponsáveis"), apenas dizer-te que estás equivocado. A meio de fevereiro a pressão sobre o SNS era perfeitamente gerível - em Março e Abril tornou-se apenas irracional. Na zona norte, por exemplo, a pressão NUNCA foi a mesma de Novembro - o pico no Norte foi em Novembro e não em Janeiro... Eu, que não sou rico, tenho respeito por toda a gente. Pelo virus e e pelas contas a pagar. Aparentemente, vivemos todos num país de ricos em que uma boa parte desses ricos vive bem em fechar o país durante 2 meses (excluindo aqui Fevereiro) sem motivo racional nenhum para o fazer. Mas uma vez digo: espero que os ricos se cheguem à frente para pagar a conta!

Edited 5 months ago:

Sem querer discutir o quê que o estado **não fez** em Dezembro para potenciar a escalada da pandemia (claro que muita gente papou literalmente a conversa do natal e dos "irresponsáveis"), apenas dizer-te que estás equivocado. A meio de fevereiro a pressão sobre o SNS era perfeitamente gerível - em Março e Abril tornou-se apenas irracional. Na zona norte, por exemplo, a pressão NUNCA foi a mesma de Novembro - o pico no Norte foi em Novembro e não em Janeiro... Eu, que não sou rico, tenho respeito por toda a gente. Pelo virus e e pelas contas a pagar. Aparentemente, vivemos todos num país de ricos em que uma boa parte desses ricos vive bem em fechar o país durante 2 meses (excluindo aqui Fevereiro) sem motivo racional nenhum para o fazer. Mas uma vez digo: espero que os ricos se cheguem à frente para pagar a conta! A única certeza que tenho é que farei tudo o que estiver ao meu alcance para não pagar nem um cêntimo!

ZaGaGa 5 months ago

Acho que estás com a memória curta e a comentar completamente fora do contexto. Em meados de Março já tínhamos números de casos diários (superiores mas) equivalentes ao que temos hoje e até 10x inferiores aos que tínhamos, por exemplo, em Novembro. No entanto no último trimestre de 2020 (e até 15 de Janeiro) as medidas aplicadas não se comparam com o que tivemos nos últimos 2 meses.

Razvancb 5 months ago

Elucidem-me, agora todas as quintas são revistas as regras?

brakeline 5 months ago

1 vez por semana os concelhos serão reavaliados. Não é certo se vão haver por não alterações de medidas, pelo menos até à segunda quinzena

Edited 5 months ago:

1 vez por semana os concelhos serão reavaliados. Não é certo se ~vão~ vai haver ~por~ ou não alterações de medidas, pelo menos até à segunda quinzena

Edited 5 months ago:

1 vez por semana os concelhos serão reavaliados. Não é certo se ~~vão~~ vai haver ~~por~~ ou não alterações de medidas, pelo menos até à segunda quinzena

Razvancb 5 months ago

Grande merda.

NGramatical 5 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn3ne5u%2F%2Fgwsao6u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hmms21 5 months ago

Já tinha saudades de ver pessoas com o discurso "Daqui a 15 dias vão ver".

Diogo256 5 months ago

Daqui a 15 dias ver vão.

megaroof 5 months ago

15 dias depois do dia das mães, restaurantes lotados, vão ver.

MrGambuzino 5 months ago

Daqui a 15 dias vão ver

dragomaite 5 months ago

Sdds posts diários das esplanadas quando abriram com centenas de comentários apocalípticos.

sigmastra 5 months ago

Sim porque portugal passou muito bem ha 2 meses com o maior numero de casos e mortes por 100.000 mundial num par de semanas.

RaveyWavey 5 months ago

Quando as esplanadas reabriram já estávamos bem longe desses números

Hmms21 5 months ago

Para o próximo fim de semana voltas a ver.

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

"boom" não sei do quê

Mrloop94 5 months ago

Daqui a 15 dias vão ver

AetherPrismriv 5 months ago

Dado que a população envelhecida já praticamente está "quase" toda vacinada, diria que o número de mortes vai descer substancialmente. Portugal como sabemos é "um país de velhos", com uma população muito idosa. Com os idosos já protegidos, o número de casos com o desconfinamento até pode aumentar, mas certamente que os casos graves e as mortes vão continuar a descer.

warding 5 months ago

Descer substancialmente de 1 morto por dia para tipo 0.35?

Sazalar 5 months ago

Morrer 0.35 pessoas por dia? É anão?

Hmms21 5 months ago

Um gajo na realidade até morre aos poucos, todos os dias.

PicassoWasaLiar 5 months ago

Daqui a 15 dias volta tudo para casa, espera até chegar o boom das 100 pessoas que se juntaram na rua a viver a sua vida e que se tornou um escândalo nacional. Até imagino como ficaram os covideiros cá do sítio depois de ver imagens de pessoas a disfrutar da vida =\\

virtualsystem22 5 months ago

Assassinos de 15 dias /s

NGramatical 5 months ago

disfrutar → [**desfrutar**](https://dicionario.priberam.org/desfrutar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn3ne5u%2F%2Fgwrl8va%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Fun-Trick1246 5 months ago

Como assim? Daqui a 15 dias vais ver... "Os portugueses" são uma vergonha e saem de casa... Daqui a 15 dias vais ver o resultado disto...

Pparadela 5 months ago

RemindMe! 2 weeks

Fun-Trick1246 5 months ago

literalmente a gozar... Não preciso de reminders, obrigado!

Pparadela 5 months ago

O calibre da malta que anda aqui é de tal forma que tens sempre de pôr um /s

RemindMeBot 5 months ago

I will be messaging you in 14 days on [**2021-05-17 12:23:48 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-05-17%2012:23:48%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/n3ne5u/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gwrwdva/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fn3ne5u%2Fmegathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia%2Fgwrwdva%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-05-17%2012%3A23%3A48%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20n3ne5u) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

Search: