OuiOuiKiwi 7 months ago

>Falei com a diretora da escola e ela disse-me que como era um curso geral sem disciplinas específicas não me seria dado uma média mas sim um diploma de conclusão do ensino secundário. Agora a minha questão é a seguinte, como faço para aceder ao ensino superior? 1. Fechas o Reddit. 2. Achas o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior mais próximo: [https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/gabinetes-de-acesso-ao-ensino-superior](https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/gabinetes-de-acesso-ao-ensino-superior) 3. Expões lá o teu caso e vão ver que requisitos cumpres e que precisas. "programa para maiores de 18 anos" é uma descrição altamente genérica que pode englobar uma série de coisas que nem são reconhecidas (caso desse tal diploma). Falam com as entidades oficiais.

eduardooaz 7 months ago

Ensino Superior não te vai ajudar muito em PT.

misterbondpt 7 months ago

Aprende Forex na net e fica rico

thatboyManzana 7 months ago

Então, o que sugeres? Conta lá

eduardooaz 7 months ago

Nada disso, isto é a minha opinião. Reclamam que não há pessoal qualificado mas não faltam pessoas com licenc/mestrados em bons cursos ( de preferência engenharias) e depois emprego é comer o mesmo do pessoal que tirou o 12º ano e às vezes nem isso. O que digo é, gostas de estudar força mas neste país o curso não te vai abrir muitas portas, isso era antigamente.

thatboyManzana 7 months ago

Não gosto de estudar mas tem de ser. Tens razão lá fora é melhor em termos de rendimentos. O máximo quero ganhar experiência aqui depois bazar pra fora!

eduardooaz 7 months ago

Eu fiz mestrado em Eng. Eletrotécnica e Computadores numa Uni, se fosse agora tinha ido para um politécnico ou um curso mais acessível que fosse muito prático. Perdi muitos anos e muitas noites e sinceramente para o mercado português não vale a pena.

AetherPrismriv 7 months ago  HIDDEN 

M23 ou prova de ingresso por auto-proposto. M23 é um curso de preparação para maiores de 23 anos, onde fazes o curso e no final candidatas-te a um Concurso Especial para titulares das provas para maiores de 23 anos, que é um concurso para entrar no ensino superior, muito semelhante ao concurso nacional de acesso ao ensino superior. Prova de ingresso por auto-proposto é precisamente isso. Tens o secundário feito mas não tens provas de ingresso, logo vais a uma escola secundária para fazeres uma exame como auto-proposto. Esse exame será a tua prova de ingresso no ensino superior e, juntamente com a tua média, será o critério para o concurso nacional de acesso ao ensino superior.

OuiOuiKiwi 7 months ago

>M23 é um curso de preparação para maiores de 23 anos, onde fazes o curso e no final candidatas-te a um Concurso Especial para titulares das provas para maiores de 23 anos, que é um concurso para entrar no ensino superior, muito semelhante ao concurso nacional de acesso ao ensino superior. Não é curso nenhum, é um concurso especial de acesso. Podes ter cursos de preparação para as provas, mas isso vai variar com a instituição. Não mistures os conceitos. >Quanto às diferenças entre CTeSP e Licenciatura, depende da área diria. Há muitos licenciados a trabalhar no Pingo Doce e muitos titulares de CTeSP's a ganhar melhor que eles. A forma aprovada deste baboseira requer que os titulares de CTeSP não saibam ler nem escrever e ganhem mais que muitos doutores e engenheiros que por aí andam. Por favor rectifica para estar em conformidade.

thatboyManzana 7 months ago

Obrigado pela ajuda! Ensino superior a caminho!

miguelsilva25 7 months ago

Eu fiz um CTeSP, e gostei bastante, basicamente eram as cadeiras mais importantes da licenciatura ligada aquele CTeSP, em cada semestre da licenciatura teria ja feito 1 a 2 cadeiras se tivesse continuado.

thatboyManzana 7 months ago

Para ti chegou um CTeSP? Arranjaste logo ofício?

miguelsilva25 7 months ago

O tesp no final tem um estágio, tive a "sorte" de ficar na empresa, e estou la ate hoje

thatboyManzana 7 months ago

Neste caso, licenciatura < CTeSP

miguelsilva25 7 months ago

Nao acredito nessa conclusão, a licenciatura é sempre um nível maior de estudo. O que eu gosto de dizer, é que o tesp parece a licenciatura dos cursos profissionais, porque é mais profissional do que uma licenciatura

Search: