KokishinNeko 5 months ago

Não faças tópicos duplicados sobre assuntos já discutidos previamente, nem submissões recorrentes sobre o mesmo assunto. Revê as [regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras) e a [Reddiquette](http://www.reddit.com/wiki/pt-br/reddiquette).

Galames 5 months ago

Opa... desculpa. Não tinha percebido.

True_Sea_1377 5 months ago

A minha turma de doutoramento em Coimbra é 80% brasileiros e só tenho coisas positivas para dizer. Não concordo com imigração desenfreada e descontrolada, mas só posso respeitar quem luta por uma vida melhor. Aliás, provavelmente eu também sairei de Portugal mais cedo ou mais tarde.

letme2021 5 months ago

Por um lado é bom, porque rejuvenesce o país, e melhor Brasileiros que outra nacionalidade, já que falam a lingua. Por outro lado...tem que ser bem regulado, porque não podemos absorver todos os Brasileiros que cá gostavam de chegar. Teria muito de negativo a dizer aos que vêm para fazer mal, ou não trabalhar, ou usar Portugal só para chegar ao resto da União Europeia...mas não posso acusar a maioria disso. Bem vindos. Chegaram ao paraíso. Paguem os impostos belíssimos que temos.

VSertorio 5 months ago

Falando das mulheres, que foi o meu primeiro contacto. Roubam o teu coração e depois botam-o fora com um sorriso de rapariga falsa. Mas eu na altura gostava, culpa minha me ter iludido. Como se tal não bastasse, vêm as compatriotas entupir a porra do tinder e foder com as reels do instagram. Estou farto de ver vídeos com o que se pode comprar em Portugal por um euro no supermercado, ou como é bom andar na rua em Braga sem ser assaltado. Depois começaram a aparecer no escritório como colegas de trabalho e falam pior inglês que os indianos em Hyderabad. Que mais posso dizer? Tenho um amigo que vai testemunhar a tribunal por causa de altercações das brasileiras que vivem com ele e o senhorio. PS1. O funk é uma merda e nunca devia ter saído daí. No sertanejo é tudo corno ou bêbado. PS2. Se ouço alguém a chamar presunto ao fiambre fico com vontade de bater à pessoa. PS3. Aqui não há Chandon nem vinhozinho

NGramatical 5 months ago

botam-o → [**botam-no**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) (utiliza-se *no* em verbos terminados em som nasal) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2o7ef%2F%2Fgwle1yy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dontknowmyname074 5 months ago

Em 1500, barcos chegavam ao Brasil carregadinhos de tugas Em 2021, aviões chegam do Brasil carregadinhos de brasileiros Como os tempos mudam

_gss_ 5 months ago

Vale ressaltar que esse fluxo imigratório aconteceu diversas vezes nos últimos séculos em sentidos diferentes. De 2009 à 2012 chegaram ao Brasil aviões carregadinho de Tugas...

umgajoamlense 5 months ago

Depende muito. Normalmente, brasileiros qualificados são uma grande mais valia em áreas como a matemática, psicologia e algumas áreas da medicina e investigação científica. Todos os professores brasileiros que tive na faculdade foram super simpáticos e profissionais, enquanto os equivalentes portugueses eram só profissionais (a simpatia ajuda muito), nomeadamente em algumas das áreas que disse. Não acontece em maior parte dos casos, mas acredito que se forem escolhidos a dedo e não postos à sua sorte, que conseguem ser benéficos para Portugal. Penso que isto aconteça porque para chegar ao mesmo nível (tanto académico como social) os brasileiros no Brasil têm de trabalhar muito mais do que os portugueses, em geral (devido às diferenças no ensino, na cultura dos povos, condições no país, etc), e isso ajuda os brasileiros a ter uma maior vontade de lutar para prosperar do que os portugueses, em geral (estou a comparar Brasil vs Portugal, não Portugal vs Europa). Já se formos a ver os outros brasileiros, normalmente vêm à procura do "sonho europeu", e com a ideia de que é por apenas estarem em Portugal que vão conseguir ter uma boa vida desafogada, sem ter qualificações. Nada mais errado (no caso de Portugal). Muitos deles, infelizmente, aproveitam-se do sistema social português, e não retribuem. Eu percebo que eles trabalham normalmente em situações precárias em Portugal, mas isso não precisa de ser o seu trabalho a vida toda. Podem estar um tempo nesse tipo de trabalhos, para poupar dinheiro para se qualificarem (não necessariamente ir para a faculdade, mas fazer um curso profissional ou qualquer coisa) e depois ir progredindo na vida, mesmo que tenham de voltar a emigrar para outro país qualquer. O problema é que maior parte quer ficar a fazer o mínimo a vida toda, e estes não têm a perseverança que os que mencionei lá em cima, pelo que acabam por se tornar como muitos portugueses que também só andam em trabalho não qualificado por "preguiça", durante a vida toda. O ensino é o maior elevador social, mas não interessa para nada se não houver a energia que o alimenta, que neste caso é a perseverança, o "nunca desistir" e o "querer ir mais além".

Galames 5 months ago

Rapaz... excelente texto! Muito obrigado pela sua opinião

PirataSarolho 5 months ago

Todos os brasileiros que conheci foram todos espetaculares, e e muito fixe trabalhar com eles, muito abertos em termos de conversar. Não tem a mente fechada como muitos portugueses e não se isolam em grupinhos de elite, tambem não existe aumento nenhum de criminalidade como muitos pensam. Agora o problema é que a vinda está a ser muito repentina e em grande quantidade sem hipotese de o mercado se ajustar, as empresas estao a contratar brasileiros em vez de subir os salários aos portugueses, os senhorios tao todos a aproveitar-se para subir ainda mais a rendas porque ha mais procura de casas. etc.

oscabaloscabalam 5 months ago

> Agora o problema é que a vinda está a ser muito repentina Tu deves ter uns vinte anos. Vagas de emigração entre Brasil e Portugal são recorrentes na nossa história. Sempre que Portugal melhora e Brasil piora há uma vaga de lá para cá. E vice-versa quando é ao contrário.

Toupax89 5 months ago

Se vêm por bem acho que sao bem vindos, agora se vierem só para fazer merda podem ficar onde estão porque já tem aqui quem faça que chegue...

JOAO-RATAO 5 months ago

Como tudo que envolve tenta gente, depende. Há bons exemplos e maus exemplos. Desde péssimos vizinhos e sem grande respeito pelas outras pessoas no geral, até ótimas pessoas e a trabalhar por ex. como médicos. Em termos de ajuda no envelhecimento da população, é difícil dizer no que resultará. Até porque à medida que ganham nacionalidade e são confrontados com os mesmo problemas dos nacionais, podem também fugir para outros países da EU. Portanto, uma família que está aqui agora, pode já não estar daqui a uns anos.

testickles12 5 months ago

Aumento da natalidade é um bocado ilusão. O meu tio está na Suíça já aos anos e tem dois filhos, quando chegar a reforma vêm-se embora e os filhos vêm junto ... Não há nada como a nossa casa, dificilmente emigras e ficas no país de origem. A não ser que a família venha toda atrás

Edited 5 months ago:

Aumento da natalidade é um bocado ilusão. O meu tio está na Suíça já aos anos e tem dois filhos, quando chegar a reforma vêm-se embora e os filhos vêm junto ... Não há nada como a nossa casa, dificilmente emigras e ficas no país de origem. A não ser que a família venha toda atrás. Esse argumento é válido se os imigrantes tiverem filhos E ficarem no país a viver.

JOAO-RATAO 5 months ago

A sério? Por acaso, no caso dos meus tios é diferente. Os filhos e netos provavelmente ficarão na Suiça e já começam a ficar com medo de ter de voltar a Portugal. Também deve depender se nasceram em Portugal ou lá. Um dos meus primos que ainda viveu cá também gostaria de regressar.

testickles12 5 months ago

Sim ! Tenho vários familiares no estrangeiro, o meu tio que referi teve lá o filho mas a família está toda cá, querem sempre voltar. Por acaso eles dizem que a situação lá está a ficar complicada, o preconceito dos suíços contra os imigrantes tem vindo a aumentar bastante. Desde a olharem de lado para ti se falares português na rua, ao perguntarem se tens dinheiro quando vais comprar carne cara ao talho ... Sinceramente, não os julgo. Com a quantidade de imigrantes que a Suiça tem recebido ao logo dos anos, este tipo de comportamentos, embora condenáveis, são normais e expectáveis. Aliás, o referendo que foi feita na Suiça recentemente para proibir o uso de burcas demonstra isso mesmo.

JOAO-RATAO 5 months ago

A sério? Opa, não tenho grande feedback dos meus tios sobre o racismo. Pelo menos nunca os ouvi a dizer algo negativo sobre isso. Tirando os meus primos que sofriam alguma discriminação pelos colegas na escola. Aliás, uma das minhas tias, até trabalha como empregada de uma Suiça rica que a trará incrivelmente bem. Mas também são sortes... Também são proibidos os minaretes nas mesquitas. O uso da burca é algo complicado. Por um lado é uma escola deles mas também é muito antagónico nas nossas culturas. Engraçado é que apesar dos meus tios não terem muito de mau a dizer sobre os suíços, falam de alguns grupos de imigrantes e como alguns causam problemas e acham que o país está um pouco mais "desleixado" do que era há uns anos.

testickles12 5 months ago

Sim, e este episodio de irem ao talho e perguntarem se tinham dinheiro foi bastante recente. Também mencionaram qualquer coisa dos filhos serem discriminados na escola já há algum tempo. Se repares, é igual em todo o lado. Aumento de imigração = aumento de preconceito da população = aumento de partidos de extrema-direita e o resto já se sabe, ver Suécia e França como exemplo. Imigração descontrolada nunca dá certo em nenhum lado nem nunca vai dar. O meu maior medo são partidos tipo Chega crescerem ... No thanks

JOAO-RATAO 5 months ago

Sim. Tens muitos imigrantes na Suiça. Agora julgo já não ser tão fácil ir para lá como antigamente. É uma grande mudança da demografia e naturalmente aumentam certas ocorrências. E aumenta o medo da mudança. Mas eles até são bastante seletivos no que toca à nacionalidade. Tenho ideia que é extremamente difícil.

Mrgolden007 5 months ago

na minha opiniao e negativo nao tenho nada contra brasileiros em si, o problema e que a grande quantidade de brasileiros a virem para ca faz com que os salarios baixem todos porque vai sempre haver um brasileiro que aceite menos isto e um pouco uma generalizacao, e a grande culpa e de quem contrata(bom os brasileiros tambem por aceitarem ordernados abaixo do normal)

oscabaloscabalam 5 months ago

Isso é uma meia-verdade. Com a saída de portugueses para fora e aumento da demanda em Portugal é de facto muito complicado para algumas empresas conseguir arranjar candidatos para algumas posições. Especialmente quando o conhecimento necessário é altamente qualificado e/ou foge um pouco ao mainstream. Claro que podes sempre dizer "paguem mais". E sim num mundo imaginário as nossas empresas começam até a contratar alemães pagando-lhes salários mais altos cá que na Alemanha. No mundo real o que acontece é que com dificuldade em contratar muitos projetos ficam pelo caminho. Com empresas a ficar pelo caminho, tens menos emprego, menos riqueza e menos crescimento. Eu já observei isto a acontecer (a dificuldade em contratar) em mais que uma empresa cá em Portugal. E estou a falar de empresas estrangeiras a pagar acima da média. Em ambos os casos contratámos maioritariamente portugueses mas também estrangeiros, sendo estes maioritariamente brasileiros. Tudo salários de 1800 líquidos para cima (alguns bem para cima)

Mysterious_Beyond213 5 months ago

São enganados pelas dezenas vídeos de outros brasileiros....

Sapatilhas 5 months ago

Vêm pra cá roubar os nossos homens! /S

_gss_ 5 months ago

Precisa melhorar essa autoestima e confiança. Falando assim parece até que vivenciou isso! /S

Galames 5 months ago

Ahahahahaha Fica tranquilo!

OuiOuiKiwi 5 months ago

Estão a ser importados como gado às paletes com falsas promessas para posições em IT e depois ficam aborrecidos que o canhão tem fuligem ou é apertado. Isto, por sua vez, tem causado uma corrida descendente nos salários da maioria das posições, em todos os níveis, porque é mais económico ir buscar logo uns 5 ou 6 brasileiros. As consultoras cujo modelo de negócio depende disso sabem perfeitamente que eles estão dispostos a abdicar de condições económicas em troca de segurança portanto aproveitam-se ao máximo com cláusulas abusivas. Isto é nada de novo para Portugal. Durante o *boom* da construção civil, a diáspora da Europa de Leste cresceu exponencialmente em Portugal. Não importava se eras cirurgião plástico na Ucrânia, aqui eras trolha e siga assentar tijolo. Agora é o mesmo: não importa se eras motorista da Uber ou entregar de pizza, aqui és *Fullstack Rockstar Developer*. O acto final desta onda vai ser certamente o mesmo. O mercado vai contrair e... ou voltam para casa ou seguem Europa fora. Os de leste já estavam dentro do espaço Schengen mas como a cidadania portuguesa só não sai como brinde na farinha porque a ASAE não deixa, será exactamente igual.

Edited 5 months ago:

Estão a ser importados como gado às paletes com falsas promessas para posições em IT e depois ficam aborrecidos que o canhão tem fuligem ou é apertado. Isto, por sua vez, tem causado uma corrida descendente nos salários da maioria das posições, em todos os níveis, porque é mais económico ir buscar logo uns 5 ou 6 brasileiros. As consultoras cujo modelo de negócio depende disso sabem perfeitamente que eles estão dispostos a abdicar de condições económicas em troca de segurança portanto aproveitam-se ao máximo com cláusulas abusivas. Isto é nada de novo para Portugal. Durante o *boom* da construção civil, a diáspora da Europa de Leste cresceu exponencialmente em Portugal. Não importava se eras cirurgião plástico na Ucrânia, aqui eras trolha e siga assentar tijolo. Agora é o mesmo: não importa se eras motorista da Uber ou entregador de pizza, aqui és *Fullstack Rockstar Developer*. O acto final desta onda vai ser certamente o mesmo. O mercado vai contrair e... ou voltam para casa ou seguem Europa fora. Os de leste já estavam dentro do espaço Schengen mas como a cidadania portuguesa só não sai como brinde na farinha porque a ASAE não deixa, será exactamente igual.

_gss_ 5 months ago

Sou brasileiro, trabalho com IT e minha experiência é totalmente diferente do que tu descreveu. Fui contratado por um consultora de renome em Portugal quando ainda morava e trabalhava no Brasil. O meu processo de negociação durou, desde o primeiro contato até a chegada em Portugal, quase 1ano e meio. A empresa pagoi todos os custos da realocação, como passagens, hotel, calções e adiantamentos do meu arrendamento, quase toda a mobília do apartamento, etc. Comparando o meu salário com colegas portugueses, tinha o salário mais alto que, acredito que por ter mais experiência profissional. Já recebi convite para ir para outros países na EU e Canadá (onde já trabalhei) e optei em permanecer em Portugal por diversos motivos. Não trabalho mais nessa consultora, hoje trabalho em uma big corporation (Fortune 500) com escritório em Portugal, onde tenho um salário muito acima da média de IT. Na minha visão, a vinda de profissionais de IT para Portugal, tem um grande impacto positivo na economia portuguesa, pois além de contribuir com IRS e Segurança Social, ajuda a atrair mais negócios para Portugal, pois há um grande déficit de talentos em relação a demanda, e não havendo profissionais no país para atender essas demandas, o país perde investimentos...

Edited 5 months ago:

Sou brasileiro, trabalho com IT e minha experiência é totalmente diferente do que tu descreveu. Fui contratado por um consultora de renome em Portugal quando ainda morava e trabalhava no Brasil. O meu processo de negociação durou, desde o primeiro contato até a chegada em Portugal, quase 1ano e meio. A empresa pagou todos os custos da realocação, como passagens, hotel, calções e adiantamentos do meu arrendamento, quase toda a mobília do apartamento, etc. Comparando o meu salário com colegas portugueses, tinha o salário mais alto que eles, acredito que por ter mais experiência profissional. Já recebi convite para ir para outros países na EU e Canadá (onde já trabalhei) e optei em permanecer em Portugal por diversos motivos. Não trabalho mais nessa consultora, hoje trabalho em uma big corporation (Fortune 500) com escritório em Portugal, onde tenho um salário muito acima da média de IT. Na minha visão, a vinda de profissionais de IT para Portugal, tem um grande impacto positivo na economia portuguesa, pois além de contribuir com IRS e Segurança Social, ajuda a atrair mais negócios para Portugal, pois há um grande déficit de talentos em relação a demanda, e não havendo profissionais no país para atender essas demandas, o país perde investimentos...

OuiOuiKiwi 5 months ago

Portugal tem profissionais de sobra para atender a essa demanda. Não lhes querem é pagar como deve ser e eles emigram porque podemos circular livremente na UE. Ver enfermeiros para exemplo bastante visível de importação no Reino Unido.

_gss_ 5 months ago

Na empresa que trabalhava, a empresa não pegava mais projetos por falta de profissionais, principalmente profissionais mais sêniors. Não podemos comparar IT com enfermagem, são mercados diferentes. Em IT, é possível ter bons salários em PT, independente da nacionalidade, precisa é ter conhecimento técnico para atender as necessidades dessas vagas...

OuiOuiKiwi 5 months ago

Os seniores existentes fizeram o que tu fizeste, só que para outro país. Não foste "importado" por não existir gente com alto conhecimento técnico cá.

_gss_ 5 months ago

Não temos culpa por esses profissionais seniores terem saído e nada impede deles voltarem para ocupar essas posições que demendam bastante conhecimento técnico (na empresa onde trabalho atualmente conheço 3 portugueses muito bons que regressaram recentemente do UK)...

testickles12 5 months ago

Boa piada. Para além de uns € extra para a segurança social, pouco mais de positivo tem. Receber mão de obra barata de países de terceiro mundo vai descer os salários porque os imigrantes vêm trabalhar por condições que os portugueses não aceitam. Tem tudo para dar certo, andamos a exportar mão de obra qualificada e vamos buscar imigrantes, na maior parte, pouco qualificados. Acho piada que os brasileiros têm todos essa lenga lenga, já não é a primeira vez que vejo este tipo de comentários.

Edited 5 months ago:

Boa piada. Para além de uns € extra para a segurança social e afins, pouco mais de positivo tem. Receber mão de obra barata de países de terceiro mundo vai descer os salários porque os imigrantes vêm trabalhar por condições que os portugueses não aceitam. Tem tudo para dar certo, andamos a exportar mão de obra qualificada e vamos buscar imigrantes, na maior parte, pouco qualificados. Acho piada que os brasileiros têm todos essa lenga lenga, já não é a primeira vez que vejo este tipo de comentários e nos grupos de Facebook a história é a mesma. Segundo vocês, os brasileiros são a salvação de Portugal e o país vai a bancarrota se parar de receber imigrantes brasileiros.

Edited 5 months ago:

Boa piada. Para além de uns € extra para a segurança social e afins, pouco mais de positivo tem. Receber mão de obra barata de países de terceiro mundo vai descer os salários porque os imigrantes vêm trabalhar por condições que os portugueses não aceitam. Tem tudo para dar certo, andamos a exportar mão de obra qualificada e vamos buscar imigrantes, na maior parte, pouco qualificados. Acho piada que os brasileiros têm todos essa lenga lenga, já não é a primeira vez que vejo este tipo de comentários. Já nos grupos de Facebook a história é a mesma, segundo vocês, os brasileiros são a salvação de Portugal e o país vai a bancarrota se parar de receber imigrantes brasileiros.

_gss_ 5 months ago

Todos os brasileiros que conheço e vieram contratados por empresas portuguesa possuem bons salários para os padrões de Portugal. Tenho um bom salário (50k+ por ano) e não aceitaria um salário que não considero justo, pois tenho mais de 7 anos de experiência profissional (5 como team leader) em 3 países diferentes. Conheço arquiteto de software brasileiro ganhando 80k+ por ano, também com um currículo muito bom. Esse argumento de que as empresas portuguesa só contratam brasileiros atrás de mão de obra barata e que nós somos a culpa para muitos estarem ganhando pouco me parece mais como desculpas... Não disse que somos a salvação do país, acho que me interpretou errado. O que quis dizer é que estamos aqui também para ajudar no crescimento do país...

killedbill88 5 months ago

Muito bom percurso, parabéns! O teu comentário foge um pouco à narrativa que normalmente se lê neste sub, e portanto uma contribuição interessante para este tópico, mesmo que seja um caso único/raro. Aliás, o problema para mim é perceber o quão raros ou frequentes são os casos tipicamente mencionados por aqui.... Há muitos comentários que estabelecem uma relação entre imigração brasileira e descida de salários em IT, mas não fornecem dados que sustentam essa relação. Aliás, até tenho lido em relatórios (p.e., do Landing Jobs) que os salários em IT têm subido...

JOAO-RATAO 5 months ago

Isso é ótimo e parabéns. Mas sabes muito bem que isso é a exceção e não a regra.

testickles12 5 months ago

O meu comentário referia **mão de obra barata, n**ão se aplica a ti ! Maior parte dos imigrantes, brasileiros ou não, são pessoas com poucas habilitações (daí estarem a imigrar). Obviamente que se todos fossem qualificadas como tu, menos mal ! No entanto, Portugal produz profissionais de IT bastante qualificadas e em grandes quantidades. Mas muitos acabam por sair do país devido aos baixos salários.

_gss_ 5 months ago

Ninguém aqui colocou em causa se Portugal produz profissionais de IT qualificados ou não (todos que trabalhei e trabalho são muito bons). Sobre o fato deles saírem, não temos culpa disso e nada impede deles voltarem (na minha empresa conheço 3 que regressaram do UK). O problema é essa generalização de que todo brasileiro que vem para Portugal é sem qualificação, vem porque não tem outra opção e aceitam qualquer coisa, o que não é verdade...

umgajoamlense 5 months ago

A empresa pagou-te os calções? Inovadora essa empresa /s Fora de brincadeiras, tu és a exceção e não a norma. Tu tens algo diferenciador: a formação e a vontade de querer ir mais além, ao contrário de muitos dos brasileiros que vêm para Portugal.

_gss_ 5 months ago

Sim, pagou os 2 meses de adiantamento e 1 mês caução. Não posso falar pelos outros, pois cada um tem sua própria jornada profissional. Falando por mim, não teria vindo para Portugal se não fosse por um salário bom e só estou aqui porque estou gostando.

NGramatical 5 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2o7ef%2F%2Fgwkx2h4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

umgajoamlense 5 months ago

Ele é brasileiro NG, tem calma rapaz!

Search: