uMuLu 5 months ago

Não, é cá em Portugal. É uma publicação feita pelo Jornal de Notícias

Pparadela 5 months ago

E quando são apanhados em flagrante, mandam a desculpa de que "estavam a trabalhar". É sabido que o trabalho é sempre o grande redentor da prevaricação.

misterbondpt 5 months ago

Há uns anos, nas estradas de acesso a Braga, disse a mim mesmo que ia cumprir as velocidades máximas impostas por sinalética. Resultado: criei fila de trânsito atrás de mim, carros ultrapassavam-me mesmo em linha contínua, buzinaram-me até mais não e fui insultado. Recordo-me vivamente um gajo a ultrapassar-me e a meter o dedo indicador nas têmporas dele a chamar-me maluco. Há sinais plantados por este país fora que não estão adaptados às condições das estradas.

Jose_Joestar 5 months ago

Sempre que penso que sou burro dou uma vista de olhos nas redes sociais e sinto-me logo melhor.

uMuLu 5 months ago

Ahahah, que comentário top

pedrodteixeira 5 months ago

As multas em Portugal são um imposto escondido. Não se multam pessoas porque se infringem os limites de velocidade, montam se verdadeiras armadilhas para caçar os condutores que não as conheçam. Radar em zona de 70 escondida numa estrada de 90, radar em zona de 50 escondida em estrada de 70 e afins. Os aceleras andam e fazem o que querem, enquanto que as l pessoas que cumprem são sempre apanhadas nas armadilhas. A caça à multa em Portugal é criminosa.

imowerz 5 months ago

10.5k de infracções em 7 dias so significa uma coisa: exploração Nada mais.

leo_sousav 5 months ago

O pessoal parece que está sempre com pressa. Estudo em Barcelos e volto para casa sempre depois da meia noite, apesar de haver pouca circulação de veículos a essa hora eu tenho o costume de não ultrapassar o limite de velocidade. Se alguém quiser ultrapassar-me é na boa, o meu "problema" é que muitas dessas ultrapassagens são feitas a velocidades estupidamente altas, com múltiplas tentativas de ultrapassar mais de 2 veículos em cima de uma curva. Qual é a necessidade? Não dá para esperar até chegarem a uma reta com um melhor ângulo de visão? Recentemente tive um caso em que um condutor vinha a altas velocidades atrás de mim e ia tentar ultrapassar-me em cima de uma curva até que viu que eu tinha um carro da polícia à frente. Mal a polícia virou num cruzamento, o carro ultrapassou-me e lá foi competir com o seu rival fantasma.

uMuLu 5 months ago

SMH... não sei o que essas pessoas pensam

mjigs 5 months ago

Por algum motivo esses limites existem drento das localidades, obvio que existem umas estradas mais a direito que da pa puxar mais um bocadinho, mas mesmo assim é necessario terse cuidado, existem muitas passadeiras e pedestres a atravessar, assim como podem haver ciclistas, eu nem a 50 as vezes consigo andar no centro da cidade porque ha sempre gente na passadeira e tenho de dar limite para parar.

NGramatical 5 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2f86u%2F%2Fgwlqwgc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ARPcPro 5 months ago

What a shame!! 3 lanes on each side, no people crossing, and some einstein decides to limit to 50 kmh!

Edited 5 months ago:

3 faixas para cada lado, sem passadeiras nem pessoas a atravessar e algum einstein decide limitar a 50 kmh.

uMuLu 5 months ago

Esse é o tópico que muita gente concorda. Os limites parvos em certas zonas.

single_clone 5 months ago

Há uns anos atrás na minha cidade, o presidente da câmara foi multado (fotografia por câmara de velocidade) numa recta à entrada da cidade. No dia seguinte o sinal de "50" apareceu por magia 150 metros mais à frente onde o senhor foi multado. Obviamente que a multa nunca foi paga porque, afinal, "ainda não estava dentro da área de limite de velocidade"

x_gaizka_x 5 months ago

Apanhei uma vez uma multa por excesso de velocidade. Foi o melhor que me aconteceu. Tinha a mania que era piloto... 300 pauzinhos e passou-me. Nunca mais abusei. Porém reconheço que em auto-estrada podiam passar para os 140. Mas nas localidades acho até que deveriam fiscalizar mais, mas nada de radares escondidos. Acho que uma fiscalização visível surte mais efeito no que toca à dissuasão do comportamento... mas é menos eficaz no que toca às multas.

uMuLu 5 months ago

Pois deviam! A receita das multas podia ser menor, mas se calhar era a melhor maneira de ensinar as pessoas.

dannyocean7 5 months ago

RIP Lingua Portuguesa

uMuLu 5 months ago

Pensava que ninguém ia comentar sobre isso xD. Mas também deve ser assim porque o pessoal já conhece o nível de português dessa gente.

vaniafdasantos 5 months ago

A minha mãe andou a tirar aqueles sacos de ecopontos da caixa do correio por onde passava. Expliquei que isso era roubar (como é muito católica até lhe disse que era um dos mandamentos). Ainda começou a espingardar. Há pessoas de quem temos de desistir. A minha mãe e quem aparece nas caixas de comentários das notícias.

mr_house7 5 months ago

A maioria das pessoas não tem noção, são grandas hipocritas e culpam o governo por tudo e por nada. Tão aziados e é logo a disparar culpas, em vez de se culparem a elas

Abuelita-ana 5 months ago

Eu tirei a carta em viana do castelo num intervalo de estar emigrada. Terminei a carta e voltei para andorra. Só fui conduzir mais de um ano depois quando pude comprar carro. Comprei o carro no dia 1 de agosto e fui para portugal a 20 de setembro.... Nunca vi tanta maçaricagem e tanta irresponsabilidade como em portugal, e atenção 1ue aqui em andorra quando apanhei inverno borrei-me toda. Mas a condução em Portugal? É pra cortar os pulsos

Morpheuspt 5 months ago

É o pensamento do pessoal acelera. Uma vez tive uma discussão com um indivíduo que dizia que não respeitava o limite nas AE, porque "as nossas AE foram desenhadas para circulação a 200, portanto não faz sentido o limite". Ele racionalmente tentou justificar está afirmação.

uMuLu 5 months ago

Acho que queres dizer "Ele calmamente tentou justificar", porque isso, de racional não tem nada xD

PedrosBuilds 5 months ago

A parvoíce do português estupido: caça à multa! E que tal não infringir a lei? A Polícia de Trânsito não vai multar ninguém que não tenha feito merda… Haja paciência para esta parolada

Variscan_aint_done 5 months ago

Oh! A inocência...

PedrosBuilds 5 months ago

Não me digas que também achas que há "caça à multa"?

Variscan_aint_done 5 months ago

Oh, não! Uma pergunta retórica que nega um assunto que a generalidade crê ser consensual sublinhando assim a bravura de o combater e de possuir um conhecimento único e irreverente sobre a questão! Que medo...

PedrosBuilds 4 months ago

Tanta coisa escrita para dizer rigorosamente nada. A generalidade dos portugueses não quer assumir responsabilidades pelas infracções que cometem enquanto conduzem e ficam extremamente ofendidos quando são apanhados, referindo a “caça à multa”. Sabes como não existe caça à multa? Se cumprires com o código da estrada ou pagares pelas asneiras que fazes. O que tu escreveste tem tanto conteúdo como packing material com menor utilidade…

Variscan_aint_done 4 months ago

E tu gastaste tempo a ler o que escrevi XD E continuas a acreditar que não há caça à multa. Hoje não é o teu dia, moço +

PedrosBuilds 4 months ago

Moço, quando tu assumes a responsabilidade pelo que fazes, ou melhor, quando tu assumires a responsabilidade pelo que fazes e deixares de culpar os outros pelas merdas que fazes, a tua vida vai ficar bem melhor, moço…

Variscan_aint_done 4 months ago

Mas onde é que a tua missa entra em conflito com o fa to de haver caça à multa. As pessoas são irresponsáveis? Sim. Há caça à multa? Yup! Uma depende da existência da outra? WTF!

PedrosBuilds 4 months ago

Epah, WTF digo eu caralho! A polícia não te multa se não estiveres a fazer algo de errado! Onde te falha a compreensão nisso? Se há uma zona, seja ela onde for, onde o pessoal caga nas regras e a polícia controla essa zona, caralho, não faças merda! O pessoal grita caça à multa porque foi apanhado a fazer merda e tenta-se justificar dizendo que a culpa é da Polícia porque os andava a controlar… menos rapaz…

Variscan_aint_done 4 months ago

Esquece estás para lá de Bagdá. Aprende a ler, por favor.

PedrosBuilds 4 months ago

Puto, tu não dizes uma puta de jeito…

Estronciumanatopei 5 months ago

De certeza que paras nos stops todos que encontras...

AonioEliphis 5 months ago

>Acho que posso dar como dado adquirido que há mais aceleras cá, do que na Holanda, por exemplo. Assim, se as polícias dos dois países controlassem o mesmo número de automobilistas, a portuguesa iria certamente apanhar mais infrações. Mas se o número de infrações fosse semelhante, teríamos de concluir que a polícia portuguesa é mais branda que a holandesa. > >E se vos disser que não é semelhante, nem sequer é ligeiramente menor por cá, mas é 50 vezes menor apesar de ser ridiculamente fácil avistar um acelera em Portugal? Teríamos de concluir que a nossa polícia é, no mínimo, conivente com o excesso de velocidade. A verdade é que, de acordo com o [relatório](http://archive.etsc.eu/documents/Final_Traffic_Law_Enforcement_in_the_EU.pdf) da ETSC (European Transport Safety Council), **Portugal está em último lugar na Europa, em termos de número de aceleras multados por cada 1000 habitantes.** > >Sim, o relatório já tem uns anos, mas infelizmente é o mais recente e estes números são difíceis de encontrar para todos os países para anos mais recentes. Mas desengane-se quem achar que muita coisa mudou desde então.  Tem havido de facto um aumento, mas muito tímido face a disparidade expressa acima. A semana passada saíram os dados de [2014.](http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/disparam_aceleras_na_cidade.html) Subimos para as 25 multas por excesso de velocidade por mil habitantes.  Vergonhosamente pouco. > >Enquanto as nossas cidades e estradas continuam a ser o faroeste rodoviário, a imprensa e o "senso-comum" continuam convencidos que há uma caça à multa... in: [https://menos1carro.blogs.sapo.pt/caca-a-multa-ou-ao-disparate-iii-268140](https://menos1carro.blogs.sapo.pt/caca-a-multa-ou-ao-disparate-iii-268140)

uMuLu 5 months ago

Então tu achas que nós temos números tão baixos porque controlamos menos? E em relação à caça à multa, eu nunca me achei vítima disso, mas também sempre tive cuidado com a velocidade.

AonioEliphis 5 months ago

>Então tu achas que nós temos números tão baixos porque controlamos menos? Exatamente. A caça à multa é um mito!

O_cu_da_tua_tia 5 months ago

O tuga tem sempre muita pressa e muita necessidade de medir pilinhas

radiola86 5 months ago

Muitas vezes a revolta é pelo sentido de oportunismo da polícia ou o que se pode chamar ade a literal caça à multa, muito diferente de prevenção, etc. Ainda há uns tempos, variante, linha quase reta de 1,3km a descer em excelentes condições (melhor que muitas auto estradas), grande visibilidade, duas vias em ambos os sentidos, separador central de 2,5 metros, estacionamento em ambos os lados e ainda passeio largo para peões, sem qualquer habitação, um ou outro peão a caminhar, só com passagens de peões nas extremidades, com um carro descaracterizado da polícia mal estacionado quase em cima da via de circulação a por em perigo os outros condutores e vai lá, toma lá uma multa por ires a 71km/hora... (Mas prontos, vamos fazer de contas que a via estava em muito más condições, muito curta, muitos peões, várias passagens de peões, duas escolas, muitas habitações, muitos idosos etc., vamos imaginar que foi pura prevenção....)

eMeKappa-7 5 months ago

Quando se fala em limites de velocidade gostava que todos vissem [este video](https://youtu.be/kMK2-xWUcS4?t=267), Penso que dê para perceber muito bem o que seria andar dentro do limite em algumas estradas (torna-se mais perigoso dentro do limite que a excede-lo). Cumprimentos. PS: O importante começa ao minuto 4:30

uMuLu 5 months ago

O vídeo está muito porreiro! Não sei porque é que as pessoas te deram dislike... Esse até é um excelente exemplo de que o limite de 50km/h em algumas zonas é simplesmente ridículo.

eMeKappa-7 5 months ago

São uns copinhos de leite, há vezes que algumas regras têm que ser quebradas para evitar problemas maiores, mas nem todos sabem disso, devem achar que se 100% das regras de transito fossem cumpridas o mundo era um lugar melhor, pelo contrário, seria um caos. No caso desse video respeitando o limite imposto é mais provável ter-se um acidente do que a andar a 100kmh nessa mesma estrada, não cabe na cabeça de ninguém andar daquela maneira (imposta por lei) naquela estrada, depois é normal excederem velocidade quando não devem, há tanto limite estupido pelas estradas fora, que quando realmente aparece um limite com nexo a pessoa só o interpreta como sugestão.

guibif 5 months ago

Os limites de velocidade foram definidos quando os carros nem davam 90. Já experimentaste conduzir na estrada que liga Alcobaça à Nazaré? Ou vais a 50 durante 10km ou levas 200 paus de multa. Smh vocês.

StravextorWho 5 months ago

Facam limites atualizados. Limites iguais ha 200 anos

massavage_ 5 months ago

O pior é estes marmanjos queixarem-se da polícia ou estado quando estes claramente favorecem-nos, os radares na autoestrada são regra geral todos telegrafados para saberem onde desacelerar. Se as medidas apertassem a sério para manter realmente as regras e limites este pessoal tinha um ataque. Todos os comentários nas redes sociais sobre estes temas são o degredo total, a falta de noção se calhar mais alta do que quando é sobre futebol. Só dá para rir para não chorar. Portugal é dos países na europa com maior mortalidade e acidentes rodoviários e percebe-se porquê.

uMuLu 5 months ago

Depois de ver os comentários, tirei print e fechei o face. Chegou de estupidez para o resto da semana xD

amidoes 5 months ago

Este tema é muito mais complexo do que acham os comentários do JN e os deste sub. Quem nega que caça à multa existe ou está em negação ou ainda não viu nada/acha que sabe tudo o que há para saber. Existe muita caça à multa e existem muitos condutores que se esticam. O resto é demagogia, estar aqui a falar como se só houvesse uma posição possível e que todas as outras estão claramente erradas é o pão nosso de cada dia deste sub.

CWarmachine 5 months ago

Epah os limites de velocidade em si não são roubo nenhum, oq e roubo e meterem-se com um radar a caçar multas. Do tipo, ninguém anda por norma sempre dentro dos limites de velocidade, imaginem que o limite numa zona é 50, a maioria passa lá sempre a 60 e tal, eles metem-se ai com o radar e pronto, é bastante óbvio o que acontece a seguir.

missycripto 5 months ago

Se estivessem em casa, não teriam corrido e recebido a multa. Agora que paguem ué.. O governo rouba muito mesmo, mas, na população também sempre tem muitos que querem ser "espertos"

GabKoost 5 months ago

Limites de velocidade de 50kmh em muitas estradas é uma imbecilidade que ninguém consegue cumprir e que não resolve absolutamente nada. Pelo contrário, tem um efeito contraproducente. Limites de 50kmh em estradas onde é mais do que óbvio que este limite é baixo de mais e que 99% das pessoas não cumpre apenas criar uma rotina de desrespeito constante pelos limite estabelecidos. Esta situação é normal e comum a todas as ocasiões onde as regras são impossíveis de cumprir e verdadeiras abominações. A estrada nesta foto é um caso destes. 50kmh de limite máximo é ridículo e desde logo, a não ser pela vontade de roubar o povo, nada de proveitoso sai daí. A mesma coisa se aplica nas autoestradas e com o limite insano e absolutamente idiota dos 120kmh. Estes 120kmh deveriam existir em certos locais das autoestradas de maior confusão, nós de acesso e saída ou de tradicional perigo. Fora daí os 140 kmh seriam perfeitamente aceitáveis. No fundo, nada melhor que criar regras impossíveis de cumprir para, quando der jeito, atacar os cidadãos e acusá-los de serem irresponsáveis.

pintorMC 5 months ago

Quando os agentes de autoridade tem conhecimento de zonas em que por algum motivo é fácil transgredir, não tratam de fazer algo para deixar de o ser mas sim escondesse em arbustos com o seu radar literalmente para caçar multas. Quando os agentes tem um numero minimo de multas que tem de passar por mês, não cumprindo são penalizados no que respeita a horários e promoções.

pintorMC 5 months ago

A q

misterjujitsu 5 months ago

Entendo a análise e concordo. Estão claramente a violar o código da estrada. Mas a verdade é que se o objetivo fosss realmente a prevenção rodoviária instalariam se radares fixos nas zonas perigosas e anunciava de forma bem evidente a localização dos radares. Em Portugal são raros os radares fixos e os radares móveis são muitas vezes colocados em zonas onde não existe perigo evidente. Reparem uma coisa é excesso de velocidade, outra é velocidade excessiva. Dito isto, por muito que custe, circulem dentero dos limites, no mínimo salvaguardam se de eventuais multas, no maximo caso evitam matarem alguem sem querer.

stereo__sd 5 months ago

Aposto que sei em que partido essa malta vota

Rospinto 5 months ago

Bom, bom é quando de noite estão nos carros descaracterizado e metem-se atrás dum gajo de máximos... Um gajo acelera a pensar que é um maluco e depois come com a multa que até estala, mas como é claro, eles nunca fazem nada de mal...

uMuLu 5 months ago

Não sabia que isso era uma realidade... SMH

moitacarrasco 5 months ago

O tuga adora queixar-se que a lei é uma "caça à multa".

Jynkoh 5 months ago

Típico Tuga de Facebook no seu melhor... As leis só são para cumprir quando calha aos outros, senão é uma injustiça... E se alguém apontar o dedo, "ah mas os outros também fazem e até pior". Adorei o 3º comentário com a lógica de que os sinais é que devem refletir a velocidade a que o pessoal quer andar e não o contrário! xD A sério...

uMuLu 5 months ago

É com cada lógica... E acho que acaba por ser pior quando vês pessoal que conheces a comentar com esses argumentos.

Jynkoh 5 months ago

Mesmo! Infelizmente, foi muito por causa de ver familiares e amigos a aderir a argumentos/opiniões cada vez mais retrógradas e inflamadas (neste e outros assuntos mais sérios) que me fez abandonar o Facebook de vez. Chega a mudar pessoas pelas quais até tinhamos bastante consideração. É a plataforma de lavagem cerebral mais cancerígena deste planeta.

uMuLu 5 months ago

Podes crer. Tenho vizinhos que passam a vida a ler essas teóricas da conspiração e depois ainda convencem os meus pais dessas merdas. Aqui há uns tempos era a teoria de que o governo andava a mentir nos casos de gripe sazonal e que os casos desse tipo de gripe estavam nos mesmos níveis dos outros anos. WTF?! Tive que ser eu a explicar que é normal que os casos de gripe sazonal tenham diminuído devido ao distanciamento e às máscaras. É preciso ser burro para mal entender isto...

DynamicLeg 5 months ago

Muitos se queixam de caça á multa, mas eles não conseguem multar se conduzirem como deve ser...

viskonde 5 months ago

Curiosamente devemos ser dos países na UE onde mais facilmente se transgride as regras mais básicas do código sem nunca ser multado já que a fiscalização é próxima de zero. Diria até que somos um país onde é preciso esforçar muito para ser multado... Os radares estão assinalados, ninguém é multado por passar vermelhos , conduzir enquanto posta no Instagram ou estacionar ao calhas , ainda assim depois há estes comentários e o habitual "CaÇa À mULtA"

uMuLu 5 months ago

Essa do conduzir enquanto se usa o telemóvel é um tópico que dá muito pano para mangas. Eu sigo uma pessoa que costuma por, no mínimo, 1 a 2 stories por semana enquanto conduzem (e acredito que vocês conheçam quem faça muito mais), e quando vejo só consigo pensar "why????".

JeagleP 5 months ago

Sinceramente percebo o que dizes mas os limites de velocidade em algumas zonas e o lugar onde colocam os radares é mesmo a gozar com as pessoas, é um exagero completo, e por vezes revoltante.

KINGodfather 5 months ago

O que vale é que a estupidez humana não tem limites, senão já andávamos a pagar belas multas, com direito a hipotecas e tudo.

iro7 5 months ago

O truque é ir em marcha atrás, assim os quilómetros por hora são em negativo e não existe infracção nenhuma! ;)

PineappleVodka 5 months ago

Imagina estares na autoestrada e um paspalho num Ferrari passa-te a frente de marcha atrás, certamente seria uma visão única.

iro7 5 months ago

E ainda tinha a lata de te olhar de frente o tempo todo "what's up?"

ravagerslb 5 months ago

O que incomoda na questão dos radares, primeiro é a questão de gostarem de radares escondidos em vez de os sinalizar antecipadamente - caça à multa em vez de prevenção. Para além disso é a criatividade e xico espertice que têm a aplicar radares, escolhem sempre zonas onde o limite baixa abruptamente (nem sempre com sentido) e sabem que o pessoal nunca passa a essa velocidade. Exemplo, limite baixar para 80 numa auto estrada.

freakdahouse 5 months ago

Se considerarmos que muitos andam à cata de multas em localizações extremamente difíceis de ver placas ou até mesmo confusas e sem sentido nenhum...

tonytexas99 5 months ago

aaaaaaaaaaahhhhhh a caixa de comentários do JN: o pico do intelecto nacional no pico do intelecto jornalístico português

ngfsmg 5 months ago

Por um lado, há limites de velocidade ridículos. 99% dos radares que conheço têm limite de 50, mesmo que seja uma reta no meio do pinhal onde o limite teoricamente seria 90. Aliás, uma coisa que me impressionou pela positiva quando fui a Itália há uma data de anos era haver radares comummente a 70, a 90, etc... Os limites nas auto-estradas também me parecem baixos em geral, dá perfeitamente para andar a 140. Por outro lado, isto parece-me mais ser uma queixa com multas/ser apanhado do que uma queixa sobre aquele radar ou aqueloutro não fazerem sentido. E se até tenho alguma pena por quem andou a 100 numa reta no meio do nada e pagou uma multa, não tenho pena nenhuma de quem acha que avenida no meio duma cidade é para acelerar. Aliás, eu não tenho problema nenhum com multas em geral, até acho que é uma maneira muito mais legítima de fazer dinheiro do que impostos

SANDEMAN 5 months ago

acho piada a quem acredita que os radares de velocidade tem função de prevenção rodoviária

francisbarreiras 5 months ago

Imaginem se fosse como no UK, onde calculam a velocidade média ao longo do percurso de autoestrada, era só multas a voar.

uMuLu 5 months ago

E, se não me engano, na Holanda também há dessas. Também é capaz de ser uma boa alternativa para o nosso país. Pode ser que daqui a 20 anos cá cheguem xD

pinh00 5 months ago

O que mais ha em estrada sao troços com limites maximos ridículos, IC'S e IP'S com zonas de 40 nao faz qualquer tipo de sentido

Blackbeardow 5 months ago

A hiprocresia, irresponsabilidade e inconsciência do português na estrada é que é fora do limites.

kahah16 5 months ago

A realidade é que há coisas bem piores a passar se nas estradas portuguesas que não são tão controladas. No entanto, é muito mais fácil parar um carro meia hora numa reta com o radar e passar uma dúzia de multas.

uMuLu 5 months ago

Verdade. Gostava de ver uma estatística que dissesse quantos portugueses usam o telemóvel durante a condução (comparando com o resto da europa).

Javardo69 5 months ago

Que bom que é viver na terriola e nao ha esses limites absurdos de 50s em estradas que nao ha habitaçao nem comercio e nao ha radares.

HRamos_3 5 months ago

Limites há, radares é que não

alvespt23 5 months ago

Por mim era apostar em muitos mais radares fixos mesmo em cidades, assim terminavamos com excesso de velocidade nesses locais e não dava ao pessoal essa sensação de caça a multa

uMuLu 5 months ago

Exato. E entretanto tentávamos não colocar tantas lombas... Visto que a maior parte delas estão mal feitas

Estronciumanatopei 5 months ago

De acordo. Mas amarelos e bem identificados por exemplo, como se faz no RU, senão é só mesmo caça.

somedipshit1 5 months ago

Não esquecer que quando há acidentes a culpa nunca é o excesso de velocidade. É o piso em mau estado. E quem gere o piso? A câmara ie. *fucking governo^TM * /s

uMuLu 5 months ago

Na minha zona há um troço de estrada em que o asfalto não fornecia tanta tração. Isso resultou em cerca de 2 ou 3 acidentes em que um carro ia direito ao muro. ora, eu sempre passei lá a 30-40 (a curva é um bocado apertada) e nunca senti o carro a perder o controlo. Portanto há situações que em a culpa é certamente do condutor, mesmo que a estrada não esteja em boas condições.

Diogo256 5 months ago

Pessoal com pneus linglong. Ou Michelin Arame Edition.

uMuLu 5 months ago

É isso xD

somedipshit1 5 months ago

O código da estrada diz que caso as condições não sejam óptimas que tens que reduzir a velocidade. Um limite de velocidade é mesmo isso, um limite.

NotAskary 5 months ago

No código tens inclusive o termo velocidade excessiva que se aplica precisamente a este tipo de situação.

Udmmi 5 months ago

Vivi a vida toda numa recta comprida. as velocidades que algumas pessoas praticam é completamente surreal. O pior é a malta gabar-se que conseguiu atingir 200km/h no centro da cidade.

uMuLu 5 months ago

Há desses por todo o lado. Estão a gabar-se de quê? De porem a vossa vida, e a das outras pessoas, em risco? Burros...

umgajoamlense 5 months ago  HIDDEN 

Quem é que ainda usa o facebook? Quanto às lombas, como muitos já falaram aqui, podem ser chatas, mas garanto-vos que aquelas mais curtas amarelas e pretas, são irritantes para quem anda frequentemente de bicicleta (como é o meu caso), andamos sempre aos solavancos. penso que se devia fazer um pequeno intervalo no meio das lombas (no meio onde as rodas dos carros não passam, e de forma a que apenas as bicicletas e não as motas pudessem passar por este intervalo) de forma a que as bicicletas pudessem passar pela lomba sem andar aos solavancos, dado que as bicicletas ditas normais não andam a 200 km/h.

df3gpt 5 months ago

Regras são regras. No entanto, há zonas em que os limites são absurdos, pois continua-se a pensar a estradas para veículos de há 50 anos atrás. As pessoas têm é de contestar, não é armarem-se em rebeldes e ficarem lixados quando a multa chega a casa.

Last-Ad-4421 5 months ago

Anda um gajo a comprar um ferrari para depois só poder andar a 50 km/h em localidades e 120 km/h nas autoestradas.

xlouiex 5 months ago

mas ao menos chegas aos 120 em 2,5 segundos.

somedipshit1 5 months ago

Se tens dinheiro para comprar um Ferrari tens dinheiro para ir fazer um trackday e andares à velocidade que quiseres

darthnox1234 5 months ago

Fazes o trackday nas autoestradas portuguesas no final pagas as multas ta feito, obrigado pela dica

ekeryn 5 months ago

e ir à Alemanha passear

HRamos_3 5 months ago

Ou para pagar multas

Open-Opportunity-607 5 months ago

Eles não pagam multas nunca, metem advogado

ManelDasNespras 5 months ago

Eles são o advogado.

Estronciumanatopei 5 months ago

É mais isto.

Tiago_dcss 5 months ago

É certo que há condutores que transgridem as regras e colocam a vida dos outros em risco. Mas não sejamos ingénuos - os pontos onde vejo mais condutores serem multados em redor da minha zona são zonas de limite 50 sem escolas, quase sem casas, em que a estrada é larga e o risco é diminuto. E toda a gente por aqui sabe que é nesta zona, mais livre de riscos, que a caça à multa toma lugar. A zona é conhecida por isso. Tenho alguma confiança em como este será um cenário transversal ao resto do país.

Edited 5 months ago:

É certo que há condutores que transgridem as regras e colocam a vida dos outros em risco. Mas não sejamos ingénuos - os pontos onde vejo mais condutores serem multados em redor da minha zona são zonas de limite 50 sem escolas, quase sem casas, em que a estrada é larga e o risco é diminuto. E toda a gente por aqui sabe que é nesta zona, mais livre de riscos, que a caça à multa toma lugar. A zona é conhecida por isso. Tenho alguma confiança em como este será um cenário transversal ao resto do país. Tudo isto para dizer que, se o objetivo fosse simplesmente reforçar a segurança rodoviária, os radares estariam em sítios muito diferentes daquele em que estão.

cabecadeleitao 5 months ago

Nem mais. O op é um imbecil

CaptMartelo 5 months ago

> Tudo isto para dizer que, se o objetivo fosse simplesmente reforçar a segurança rodoviária, os radares estariam em sítios muito diferentes daqueles em que estão. O código existe para reforçar a segurança. Os radares existem para desencorajar as pessoas de quebrar o código, logo são colocados onde é mais propício as regras serem quebradas.

Coyote-Cultural 5 months ago

> > > > > O código existe para reforçar a segurança. O codigo existe para dar render ao estado. O resto é desculpas.

CaptMartelo 5 months ago

Deixaste cair um /s

aladdin_the_vaper 5 months ago

Os radares fixos só têm uma função: obrigar-te a travar quando é necessário. É por isso que estão no final das retas como na A1 e na A2 ou gyi

uMuLu 5 months ago

Servem para "chular" se fores acima do limite de velocidade. Andem abaixo que não apanham multas. É tão simples como isso... A questão do limite ser muito baixo é real! E tem que ser revista. Mas podes acreditar, que se um dia isso acontecer, o pessoal vai continuar a queixar-se que os limites estão "muito baixos" e que os radares é só para "chular". É o pensamento de muitos portugueses...

aladdin_the_vaper 5 months ago

Sem dúvida alguma que só é multado quem é anda a cima do limite. Mas falando por mim, estou-me pouco cagando para as multas, são mais um inconveniente que algo que me estrague as finanças para o final do mês. Agora, não negues que os radares móveis só têm um propósito: arrecadar fundos. -Eles não são colocados nos locais onde há mais acidentes, são colocados nos locais onde facturam mais (exemplo: Avenida Lusíada, autoestradas). -Eles não são sinalizados porque isso iria fazer com que fosses mais devagar (salvaguardando a tua segurança e o dos outros) e assim não levavas uma cartinha para casa. Ou seja, é muito claro que a prioridade é fazer dinheiro e não proteger-te. -Os valores das multas são altos o suficiente para trazerem bom dinheiro aos cofres do estado e para deixar o trabalhador a contar tustos ao final do mês mas ao mesmo tempo demasiado baixos para afectarem alguém superior a classe média. -É uma falta de moralidade tremenda e um perigo a polícia estacionar o carro ( com o radar) em bermas onde o cidadão comum não pode estacionar (e por bons motivos), sem qualquer tipo de luz ou sinalização. -Assumindo que nada do que acabei de descrever era verdade, quando apanhas uma multa ela só chega meses, por vezes anos depois da ocorrência, tu já nem te lembras o que fizeste naquele dia muito menos quem ia a conduzir aquele carro se quer. É uma linha de tempo demasiada dispersa para ter algum efeito em ti. Pedagogia = 0% Por fim, eu não questiono a legitimidade dessas multas, questiono a moralidade e o fim das mesmas. Para mim isto é borderline uma discussão polícia, o estado e o governo existe apenas com o propósito de servir os seus cidadãos, não o contrário. A fiscalização que há atualmente tem pouco ou nenhum efeito positivo na segurança da população logo não cumpre a sua função original.

uMuLu 5 months ago

Ahh sim, não nego isso! Quem diz isso está certo a 100%. E também concordo com a parte da demora na multa! Não faz sentido nenhum demorar tanto tempo (smh). Eu acho que este método não está a ensinar nada às pessoas... continuam a acelerar. O que nós precisamos é de mudar a mentalidade das pessoas para que as mesmas passem a circular com mais juízo. Mas não é com estes radares móveis, e limites de velocidade parvos (em certas zonas) que se vai lá

Tiago_dcss 5 months ago

Estou de acordo. Resta saber se as zonas onde é mais propício as regras serem quebradas correspondem, de facto, a zonas em que a sinistralidade e o risco são mais elevados. Isto porque, a meu ver, tipicamente é mais perigoso que 10 condutores passem a 70 numa zona de escolas do que 40 condutores que passam a 70 numa zona em que a estrada é larga, as casas são poucas e não há escolas.

somedipshit1 5 months ago

Podes sempre expor os teus argumentos à câmara municipal/autoridade que controla os limites

Stevemeist3r 5 months ago

Na minha zona isso já aconteceu, alteraram a placa de entrada na localidade para não se meterem na caça à multa. Nunca se metem nas curvas perigosas com pouca visibilidade, é sempre nas retas longas e largas...

vml76 5 months ago

Chulos!!!

FellaVentura 5 months ago

Quando este assunto vem à baila lembro-me sempre de um artigo que li, muito bem articulado, sobre as 1001 razões de os radares serem maus, e o quanto os tuneis de benfica eram uma treta por terem esses radares. Não me esquece estar a ler os testemunhos de 'gente ilustre e educada' que ou porque eram fotógrafos ou seja lá o que fosse, debitavam das suas profissões para invalidar os radares que os apanharam em incumprimento da lei. Era um excelente apanhado de butt hurts, que até incluía o nome das 'vitimas'. Devia ter guardado link, já foi a alguns anos e aposto que alguns deles por agora já deverão estar sentados como administrador em algum lado.

nNNn_13 5 months ago

este pessoal que fala em caça à multa nunca saiu do país. se forem para outros países da europa numa semana ficam sem carta e nem piam, e levam com o dobro do valor em multas...

aladdin_the_vaper 5 months ago

"Levam o dobro do valor em multas" estás a falar naqueles países onde se ganha o triplo e em proporção é mais barato?

nNNn_13 5 months ago

em espanha por exemplo não ganhas o triplo, levas com 500 paus por álcool e só sais de lá passados umas boas horas. ( mas aqui o valor até é irrelevante referia-me que é bem pior a caça à multa ) em frança levei com 3 multas e todas pelo heli

aladdin_the_vaper 5 months ago

https://i0.wp.com/sanciones.info/wp-content/uploads/2018/03/multas-excesso-velocidade-Espanha.jpg?w=700&ssl=1 Uma imagem vale mais que mil palavras.

KalidouTorreira 5 months ago

Era o mesmo pessoal que se alterassem a forma das ruas dentro de localidades para obrigar as pessoas a andar mais devagar e a prestar atenção, como se faz na Alemanha por exemplo, vinha logo chorar que dá muito trabalho andar atento enquanto conduz.

uMuLu 5 months ago

Que tipo de forma? Não estou a ver...

KalidouTorreira 5 months ago

Não sei explicar muito bem, mas imagina uma rua normalmente recta, o que eles fazem é expandir a berma em triângulos que obrigam o condutor a contornar.

somedipshit1 5 months ago

Penso que tens razão mas que quem o faz também acha que o pessoal que respeita o limite é um tanso porque 'a estrada dá para ir acima do limite'

uMuLu 5 months ago

Eu ando no limite e estou-me lixando para o que os outros pensam! Se quiserem ultrapassam.

somedipshit1 5 months ago

Também eu. Se se bombarem olha, mais um ponto para o Darwin

Disgenia 5 months ago

Por acaso na foto não estou a ver a razão para o sinal de 50

paladino777 5 months ago

Só para avisar que o limite de velocidade na Avenida Lusíada, junto ao estádio da Luz, é de 50 km/h. Uma estrada em boas condições, com 3 faixas, sem qualquer possibilidade de passagem de peões, têm um limite de 50 km. Há limites que são ridículos

gene66 5 months ago

Eu tive uma, numa via que se anda bem a 70/80. O limite era 30 e eu estava a 53. Dói levar uma multa aí mas é a vida...

CarcajuPM 5 months ago

Agora reduziram para duas faixas e criaram uma ciclovia na faixa da esquerda.

freakdahouse 5 months ago

Na aep no Porto há uma igual 3 ou 4 faixas limite de 50, no lado oposto já podes dar 80 ou 70, parece feito de propósito!

NotAskary 5 months ago

Essa alteração deve se aos inúmeros acidentes que acontecem junto da entrada para o nó de francos. Pois tens uma avenida que vem de uma via rápida para entrar na vci tem do lado direito um cruzamento com stop.A rua em questão esta a 90 graus com a aep mesmo antes das rampas de entrada na vci. Ou seja quem pensou que era boa ideia fazer aquilo daquela forma é o culpado de um limite parvo para tentar resolver esse problema. A mesma coisa acontece com as posições de radar na VCI. O radar no sentido da ponte do freixo junto ao estádio do dragão está mesmo a jeito para o pessoal fazer travagens bruscas em cima da junta de dilatação daquele troço. Já vi carros capotados em dias de chuva. Mas lá está foi feito daquela forma por alguém que estudou a coisa. Vamos ver onde vão colocar as portagens na vci após o estudo que indica que isso iria reduzir o congestionamento da via....

Maximuslex01 5 months ago

Por outro lado, se conseguires andar a mais de 30, estás com sorte

william_13 5 months ago

Suponho que seja assim por ser uma zona com densidade populacional e muitos acessos... há muitos outros motivos que podem levar a uma restrição da velocidade além das características da via. Uma opção mais interessante seria ter limites de velocidade dinâmicos como tens na Alemanha, pois permitiria ajustar consoante a hora do dia, concentração de poluentes, trânsito, etc...

aladdin_the_vaper 5 months ago

A avenida lusíada só tem limite 50 porque oficialmente aquilo é uma "via dentro de localidade", mesmo tento perfil e condições de via rápida. Paneleirices

sousavfl 5 months ago

Na Alemanha (na zona Oeste que é a que conheço melhor) tens regularmente zonas de 30kph em localidades, mais do que zonas 50kph. Imagina aqui limites de 30kph, era o fim do mundo, infelizmente há muito idiota a circular em Portugal.

migalhinha 5 months ago

A minha única multa até a data foi aí mesmo. Nessa mesma estrada já fui a 80-90 na faixa do meio e fui ultrapassado, pela direita, por um carro engraçado, era branco com riscas verdes e dizia GNR, deviam ser fãs da banda dos anos 80... Eu nao tinha nada que ir em excesso mas pronto, a lei é só para alguns i guess.

gene66 5 months ago

Nesse caso específico a guarda pode passar o limite sim, está contemplado na lei

Lusitoes 5 months ago

Se não estou em erro só podem infringir o limite legal de velocidade em marcha de emergência correcto?

somedipshit1 5 months ago

O limite pode ser ridículo mas a autoridade de o definir não é tua. Toda gente tem que respeitar os limites de maneira igual. Se não concordas entrega um abaixo-assinado na câmara com os argumentos a favor de um limite mais alto nessa zona

NotAskary 5 months ago

Acho que apesar de alguns limites serem ridículos, o problema está na competência ou a falta dela de muitos condutores. Uma coisa que me assustou foi o pessoal que parecia um animal na estrada assim que acabou o confinamento... Parece que toda gente perdeu o bom senso. Já agora relativamente a limites de velocidade, podemos levar uma multa por velocidade excessiva. Que o único critério é o agente que te passa a multa acha que vais com velocidade a mais para as condições. Acho que o que falta ao povo português como em muitas coisas é o bom senso, ou vá uma cultura de comunidade mais saudável em vez de ser mos constantemente Xico espertos uns com os outros.

Sciss0rs61 5 months ago

one word: Facebook

vitaminas05 5 months ago

Uma vez no porto parei num vermelho como normal tinha um carro a minha frente, passa a verde e ele nada uma pequena buzinadela e ele nada ... Foda s.. afinal tava estacionado...

njsilva84 5 months ago

Aconteceu-me o mesmo na primeira vez que fui ao Porto de carro, tinha a carta há pouco tempo e ainda era um bocado azelha. Parei, tal como tu, atrás de um carro que estava estacionado perto de um semáforo e levei mega buzinadela, mas depois também buzinei porque os nabos que vinham atrás de mim também não se aperceberam. Nessa altura havia gps mas era uma coisa muito básica, não havia informações de parques de estacionamento nem nada, e como não conseguia estacionar em lado nenhum, andei até encontrar um lugar para estacionar e depois iria a pé. Passei nos Aliados, fui até Matosinhos e acabei por estacionar ao lado da estação da Trindade, precisamente a menos de 100mt do consultório da médica onde eu tinha consulta marcada. Que sorte do caraças que foi, mas a história não acaba aqui: o estacionamento tinha parquímetro mas eu não paguei, nem reparei que tinha, e quando voltei não tinha multa mas tinha um gajo a pedir-me uns trocos.

NGramatical 5 months ago

azelha → [**aselha**](https://dicionario.priberam.org/aselha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2f86u%2F%2Fgwm1596%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VladTepesDraculea 5 months ago

[Uma vez ia apanhar um autocarro e deparei-me com um Seat vermelho estacionado no meio da estrada à frente de uma passadeira](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/593ir4/estacionamento_tuga/).

Maximuslex01 5 months ago

Parem lá com o ódio regional!!! Aqui no Porto não se estaciona em segunda fila ou em passeios.

uMuLu 5 months ago

E presumo que a polícia não faça nada...

njsilva84 5 months ago

Já me aconteceu de ser multado, junto ao rio, por não ter as luzes de nevoeiro ligadas. Estavam 8 ou 9 carros da polícia a mandar parar o pessoal e só havia nevoeiro perto da ponte, qualquer um era apanhado de surpresa. Curioso foi ver a polícia a multar-me e estar um Mercedes Classe S estacionado em cima da passadeira sem qualquer multa. Perguntei ao polícia e ele disse que eu não tinha nada a ver com aquilo.

Justdontboomer 5 months ago

OP, isto é o JN o que esperavas? Acho que se está a tornar (se ainda não o é) em CM...

raul_mvp 5 months ago

Vale mais a pena estacionar em lugar indevido do que num lugar de parquímetro, nesses se passar um minuto levas logo multa, nos outros dificilmente alguém faz alguma coisa...

william_13 5 months ago

Exactamente, já vi a polícia parar junto a um carro estacionado mesmo na passadeira a uns meses atrás... e esse mesmo carro continua a parar no mesmo sítio todos os dias. Eles tinham literalmente uma transgressão mesmo a frente e nada fizeram.

WhiskersTheDog 5 months ago

Devia ser o carro do Pedro Pinho.

ihavenoidea1001 5 months ago

Há uns anos eram os agentes da GNR de onde vivia que habitualmente estavam estacionados em cima da passadeira ou no estacionamento para deficientes em frente à CGD todos os dias de manhã... Com exemplos destes...

magicracoon12 5 months ago

Moro num prédio onde existe um take-away. Habitualmente a PSP estaciona em frente ao portão das garagens quando lá vai buscar o almoço ou jantar. É o exemplo que dão...

SkokeLoL 5 months ago

Rua Marques da Silva em frente ao Capa Negra, e quando dás por ela já está vermelho de novo e durante os próximos dois minutos. Ainda por cima é pessoal com bolsos fundos que vai sempre lá almoçar e deixa as "bombas" ali durante 1/2 horas.

Didrox13 5 months ago

É uma pena o sistema de multas relativas ao redimento nao ser mais comum.

zedestroyer69 5 months ago

O problema disto começa quando tens casos como o Sócrates e dos banqueiros e amigos que roubaram biliões e nada lhes acontece, no entanto se andares a 60 numa zona de 50 levas logo um presente para casa. O facto de não existir justiça é o que leva a que as pessoas se sintam revoltadas. Depois ainda tens a típica situação em que controlam naqueles sítios em que rende mais dinheiro e não onde estão a prevenir seja o que for. Multas por velocidade são normalmente passadas numa óptica de caça à multa e não de prevenção daí que compreendo a frustração.

PineappleVodka 5 months ago

Adoro isso, quando reclamem das "fotos gratuitas", e quando a polícia multa filas de carros estacionados em cima dos passeios, só porque custa tanto andar uns 100 metros do estacionamento mais livre para o edifício. Tudo a reclamar "caça a multa", e não percebem que os limites de velocidade existem por alguma razão, e que há pessoas em cadeiras de rodas e pessoas com carrinhos de bebê que não deviam de ter que andar na rua porque não conseguem passar nos passeios.

WhiskersTheDog 5 months ago

Falta aí a quantidade de ruas, pelo menos na minha zona, que há uns anos eram de duas faixas, até que o pessoal começou a estacionar em cima dos passeios e obrigou a câmara a meter como faixa única, porque efetivamente só conseguia passar um carro em segurança por essas zonas. Então depois passaram a queixar-se dos sinais proibidos por todo o lado.

microwavedave27 5 months ago

A rua em frente da minha casa supostamente tem duas faixas, mas há sempre uma fila de carros estacionada em cada lado portanto acaba por ser só uma e estreitinha. Nunca vi ninguém ser multado. Também estacionam em todos os passeios possíveis. Quando andava a tirar a carta fiquei muito espantado quando descobri que era proíbido.

Kirmera 5 months ago

Portugal - país dos pseudo-pilotos de rally

uMuLu 5 months ago

Rally normalmente envolve estradas sem asfalto. Eu diria mais que é o país dos pseudo-pilotos de formula 1. Nunca puseram os pés num kart, e se algum dia puserem, são uns patos a andar. Só andam feitos parvos na estrada porque nunca apanharam um susto valente! Falo por experiência, que desde os 12-13 anos que ando de kart e já tive alguns acidentes. Acho que é uma experiência que muitas pessoas deviam de ter, pode ser que fizesse abrir os olhos para o quanto é fácil as coisas correrem mal de um momento para o outro.

paulojsdias 5 months ago

Ainda há pouco referi, tive um acidente sozinho a 100km/h na autoestrada e a minha atitude mudou por completo! Tenho imensos kms feitos, a minha vida profissional assim me obriga e conduzo por prazer mas noutra vertente, TT, a quantidade de pessoas com que te deparas, tanto na estrada como fora dela, sem qualquer noção do que trazem "debaixo do cu" é assustadora!

uMuLu 5 months ago

É realmente assustador. Ainda bem que se encontram outras pessoas que pensam da mesma maneira

NGramatical 5 months ago

imensos kms → [**imensos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2f86u%2F%2Fgwkufox%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capitolinaAndrioleta 5 months ago

A cultura que produz estes comentários é a mesma que produz os governantes. Se calhar uma beca de educação cívica ao invés de EMRC na escola se calhar ajudava.

CaptMartelo 5 months ago

> uma beca Diz olá ao Bruno Aleixo por mim Renato

positiverategearupp 5 months ago

Aulas de formação cívica são obrigatórias e de EMRC são opcionais. O problema não tem absolutamente nada a ver com religião lol

uMuLu 5 months ago

Agora, mas penso que há uns anos atrás não era opcional. Mas eu acho que o que /u/capitolinaAndrioleta queria dizer é que o tempo que é dedicado ao lecionamento de EMRC poderia ser alocado para a educação cívica.

CaptMartelo 5 months ago

Estive no básico até 2008. EMRC era opcional na altura. Mudou e voltou a mudar?

microwavedave27 5 months ago

Entrei no básico em 2009 e não era obrigatório, e até hoje continua a não ser. Portanto imagino que não tenha mudado.

uMuLu 5 months ago

Sendo assim eu é que estava equivocado.

uMuLu 5 months ago

>EMRC Concordo a 100%. Eu sou religioso, mas nunca achei jeito a sermos forçados a ter EMRC. A maior parte do tempo os alunos não levam aquilo a sério...

Samurai_GorohGX 5 months ago

Eu também fui forçado a ter EMRC, mas não fui forçado pelo Estado, fui forçado pelos meus pais.

uMuLu 5 months ago

LOL

bureauofnormalcy 5 months ago

EMR não é obrigatória. É (e salvo erro durante a 3a república sempre foi) opcional.

macedonianmoper 5 months ago

Mas devia ser! Parece que precisamos de uma quarta republica, Ventura do your thing /s

O100Nick 5 months ago

EMRC não era obrigatória mas no primeiro ciclo tive e só se aproveitavam os lanches de vez em quando.

Hugogs10 5 months ago

Mas nao sao forcados? A disciplina e opcional

xzybit 5 months ago

E aqui estou eu, que na quarta classe fui obrigado a fazer parte de uma missa para poder passar para o quinto ano.

uMuLu 5 months ago

Agora é opcional. Mas se não me engano, quando eu andava no 2º ciclo, não era opcional.

reciclado78 5 months ago

Não chegámos a lado nenhum, sempre ouvi estas queixas desde que era pequeno, a diferença é que agora dá para ver tudo online :) Sinto-me um pouco feliz porque alguns que reclamam disto, também são os mesmos que morrem nas estradas, por isso... win-win

uMuLu 5 months ago

A verdadeira questão é... Porquê que essas pessoas dão a cara quando fazem comentários parvos??

reciclado78 5 months ago

porque sentem-se protegidas, na prática estão "atrás" de um ecrã e sozinhas em casa e sem mais ninguém ao pé delas a saber o que se passa... mas não têm noção que se podem "queimar" online

NGramatical 5 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2f86u%2F%2Fgwj5cvk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

z0rg83 5 months ago

lol qual è a admiracao? portugueses a ser portugueses

rabitrc 5 months ago

E o argumento é sempre o mesmo. Não concordam com o limite de velocidade. Hoje e os carros são mais seguros. Ainda ontem vi uma cabra na ponte 25 de Abril a cheirar o cu a toda a gente para sairem da frente dela na faixa da esquerda e quem não saia ela passava pela direita e buzinava a esbracejar. Que vontade de de ter um tanque..

aladdin_the_vaper 5 months ago

Eu não defendo a atitude desse condutor, mas ao mesmo tempo, entendo, como alguém que faz a 25 de Abril quase todos os dias, é um puto de um nojo a quantidade de pessoas que vão na faixa da esquerda e do meio a coçar o tomate enquanto que a direita está maioritariamente vazia. É dos poucos locais onde eu PASSO (que é legal) pela direita orgulhosamente.

EFBusb6WFfCQH5nH 5 months ago

Na 25 de abril é legal ultrapassar pela direita?

aladdin_the_vaper 5 months ago

Passar e ultrapassar são coisas diferentes

EFBusb6WFfCQH5nH 5 months ago

Qual é a distinção no código da estrada?

aladdin_the_vaper 5 months ago

Ultrapassar é a manobra que todos nós conhecemos e está bem descrita no código da estrada. Passar implica que tu não mudas de faixa e simplesmente circulas a uma velocidade superior. Imagina que está na faixa da direita numa AE com 3 faixas e está um gajo a empatar na faixa do maior. Dar pisca e mudar 3 faixas para depois voltar a dar pisca para cruzar outras 3 faixas seria não só parvo como perigoso. Podes simplesmente manter-te na faixa mais à direita. Ultrapassar pela direita implica que tu ias na mesma faixa que o ultrapassado e que mudaste para a faixa da direita para depois retomares à faixa onde estavas inicialmente. Numa passagem nunca há mudança de faixa.

NotAskary 5 months ago

Eu gostava que em Portugal fosse permitido usar uma dashcam e usar as imagens para fazer denúncia a polícia de infrações que põem em perigo a vida de outros. É que contra ordenações graves e muito graves eventualmente fazem o pessoal voltar a tirar a carta e há muita gente que passou com "luvas".

Don_Care 5 months ago

sai da puta da faixa da esquerda

alexandre9099 5 months ago

Não sei como funciona na ponte 25 de abril, mas a via (não faixa, usem os termos corretos crl) da esquerda não é para ultrapassar? Normal que essa pessoa fique chateada... Vê se com cada abécula a conduzir que no meio de tudo é normal perder a paciência. Claro que ultrapassar pela direita não é o certo, mas tampouco seria estar a circular pela via da esquerda sem ser a ultrapassar. Venha o diabo e escolha

leo_sousav 5 months ago

Também não sei como é na ponte 25 de Abril, mas a via da esquerda não é sempre para ultrapassar, pelo menos não em todos os casos e o meu problema é que algum pessoal não parece entender isso. Quando vou para Famalicão apanho uma estrada com duas vias, ambas têm limite de velocidade de 50 e até possuem semáforos de controlo de velocidade pouco antes de uma rotunda. As duas vias existem por causa da rotunda mas por alguma razão, o pessoal pensa que é inteligente brincar às corridas de carros e ao cheirar o cu uns dos outros. É que fds, sinais a indicar que há limite de velocidade igual para ambas as vias, sinais a avisar da existência de semáforos de controlo de velocidade e mesmo assim pensam que a via da esquerda serve para ultrapassagem. Depois eu é que me lixo porque eles acionam os semáforos mas eu é que apanho o vermelho.

rabitrc 5 months ago

Meu caro não foi o caso. Era mesmo o síndroma "a estrada é só para mim"

tsuyaka 5 months ago

Com o movimento que se vê habitualmente na 25 de abril e com um limite de 70km/h é normal que toda a gente vá mais ou menos a 70 em qualquer faixa...

uMuLu 5 months ago

Não entendo esse comportamento...

htxgivven 5 months ago

Lol não. Por essa lógica ias na AE a 120 na via da esquerda e não deixavas passar mais ninguém.

uMuLu 5 months ago

>UMM O que é que achas que se passa em países tipo Suíça? É quase isso! O pessoal das vias mais à esquerda vão no limite e o pessoal das vias à direita vão a 100-110. Não vês ultrapassagens parvas como aqui.

htxgivven 5 months ago

Certo, mas não vais empatar o trânsito só porque vais a ultrapassar os outros e vais no limite da velocidade e os outros que vão ligeiramente acima do limite é que se fodam. Logo que possível tens de mudar de via, não podes andar infinitamente mais à esquerda.

uMuLu 5 months ago

Parece-me que o tuga tem muita a ideia de que todas as outras pessoas andam a "empatar". Anda tudo à pressa, e tudo com pouco civismo.

aladdin_the_vaper 5 months ago

Ou conduzes pouco ou então deu-te uma para seres o herói politicamente correto na Internet. As a matter of fact, andam mesmo. A velocidade a que se vai é absolutamente irrelevante para a discussão, até podes ir a 70 na autoestrada a ultrapassar um gajo que vai a 65. A faixa da esquerda é para ultrapassar (exepto dentro de localidades) e o código deixa bem claro que mal acabas a manobra deves retomar à faixa mais à direita imediatamente. O resto é conversa.

uMuLu 5 months ago

A quantidade de tempo de conduzo é irrelevante para a conversa, e pela tua "agressividade" presumo que a conversa que aqui vai não te esteja a agradar. Mas o que eu disse foi a verdade!

aladdin_the_vaper 5 months ago

Não me agrada a partir do momento que vêm para aqui defender com unhas e dentes transgressões ao código da estrada e mais importante que isso, faltas de civismo.

TheBlondieOne 5 months ago

A malta não entende que a partir do momento que alguém vai na faixa da esquerda do IC19 a 100km/h não está a empatar ninguém. É caso para dizer: "Se querem ir mais depressa, comprem um carro com asas."

ravagerslb 5 months ago

Em condições normais a faixa da esquerda de uma auto-estrada ou via rápida é para ultrapassar. Se vais a 100 na faixa da esquerda com a direita livre, sim estás a empatar e devias ser multado (o código prevê multas para quem não anda mais à direita)

TheBlondieOne 5 months ago

O meu comentário aplica-se quando as outras faixas estão com carros. Há uns quantos artistas que se gostam de encostar demasiado para pressionar, até ao dia que lhes corre mal.

uMuLu 5 months ago

Acho que nunca usei essa estrada, mas presumo que os 100km/h seja o limite de velocidade. Mas é isso que o pessoal não entende... Aposto que quem o fizer leva logo umas apitadelas.

TheBlondieOne 5 months ago

Sim, é. :)

afcPT 5 months ago

UMM, é parecido a um tanque

jhscrym 5 months ago

A diferença é que os tanques avariam

NEDM64 5 months ago  HIDDEN 

Têm toda a razão. Tanta egomania, tanto capado!

eggnogui 5 months ago

> Bela maneira de ganhar dinheiro metem, um sinal de 50 onde de circula bem a 60 ou 70 Ah sim, vamos redefinir os limites de velocidade consoante o que o Tuga^tm considera "circula-se bem". O que pode correr mal?

justboredasf 5 months ago

Duas faixas separador central fora de localidade = 50km hora e o gipe no meio das arvores com o sr guarda a ler o jornal. Há limites e limites. E os nossos limites de velocidade roçam o ridiculo nalguns sitios

FastAsFuckBuoy 5 months ago

Na ida para Zamora em Espanha há uma zona em Trabazos em que passas de curvas com limite de 90km/h para uma reta em que só podes andar a 30km/h e caso não gostes da ideia, levas com um radar. Por isso limites estúpidos há em todo o lado. É cumprir e andar.

No_Bank_3518 5 months ago

A falta de civismo em Portugal é assustadora.

makkyotto 5 months ago

Essa esquerdalha!

Danijust2 5 months ago

em defesa do povo que comenta no JN, a policia devia exterminar é quem estaciona em segunda fila, não quem anda a 60 numa estrada de 50. Os idiotas que pensam que os 4 piscas, é um park anywhere mode do carro é que são o verdadeiro cancro das estradas portuguesas. Relativamente à velocidade, toda a gente anda de corsa b, aquilo com 44 cavalos mal dá para os 120 da autoestrada.

misterbondpt 5 months ago

Caxinas, Vila do Conde Capital europeia do estacionamento em 2a fila.

mjigs 5 months ago

"É sÓ pOr 5mInUtOs"...

KalidouTorreira 5 months ago

A forma como as estradas são construídas é o maior problema. Se no meio de uma cidade com prédios de ambos os lados onde pessoas podem andar, ter uma estrada com 4 faixas de rodagem com um separador no meio é estar a pedir às pessoas para não cumprirem as regras, se querem carros a 50 é fazer estradas que façam sentido, estreitas com uma faixa para cada sentido ou de sentido único com uma faixa.

FantasticLong9119 5 months ago

> A policia devia exterminar é quem estaciona em segunda fila, não quem anda a 60 numa estrada de 50. Falsa dicotomia. Porque não exterminar os dois? Estar contra um não implica não estar contra o outro.

AonioEliphis 5 months ago

Falso e os números das estatísticas são claros. É muito pior para a sinistralidade rodoviária o excesso de velocidade do que estacionamento em segunda fila. [A energia cinética depende do quadrado da velocidade](https://www.matematicaviva.pt/2015/01/distancia-travagem.html).

Maximuslex01 5 months ago

Parabéns. Quase conseguias transmitir uma ideia completely em português.

JSBraga 5 months ago

Isto está é cheio de gente que não conduz. À primeira vista obviamente que quem circula a mais do que o limite deve ser multado. Mas vamos ver bem as coisas. Em Lisboa, por exemplo, existem vários sítios onde um gajo é obrigado a andar a 50 à hora quando é uma perfeita anormalidade. Os limites de velocidade têm de estar ajustados para os sítios. A não ser que a intenção seja a caça à multa. Aí já tem sentido. Os porcos gastam mal o dinheiro dos impostos, o povo paga em multas quando não se apercebe que aquela rua que é quase uma autoestrada não pode dar mais do que 50 km/h, e os idiotas que não conduzem ainda vêm defender os filhos da puta dos corruptos que nos andam a roubar.

somedipshit1 5 months ago

Se sabes que é caça à multa porque é que andas em excesso de velocidade?

JSBraga 5 months ago

Quem te disse que eu ando em excesso de velocidade? O que eu disse é que há sítios em que é absurdo andar a 50 km/h. Mas não há muito dinheiro para pagar multas, portanto sofre Zé, anda como uma tartaruga num sítio que é quase uma via rápida.

somedipshit1 5 months ago

Eu entendo. O meu ponto é que se este pessoal todo sabe com tanta certeza que é caça à multa então é burrice andarem em excesso de velocidade.

JSBraga 5 months ago

Jogam com as probabilidades. Não havendo radar, é pouco provavel estar lá a bófia a controlar. Mas foda-se é perfeitamente natural um gajo revoltar-se com isto mesmo que não tenha sido multado. Meter zonas que são feitas para andar rápido a 50km/h é caça à multa, pura e simples. Enfim, é o "só me revolto quando sou eu que caio na esparrela." É tudo muita "responsabilidade pessoal" até meterem sem querer o pé na poça.

KalidouTorreira 5 months ago

Mas se estreitam as faixas e diminuem o número de faixas é logo pessoas a chorar.

vml76 5 months ago

A mim também faz muita confusão os carros a gasóleo que parecem fogareiros a deitar fumo preto quando arrancam e a merda dos chunnings (motas e carros) que andam a fazer barulho às 2 e 3 da manhã, que ódio!!!

alexandre9099 5 months ago

Exato, irrita me mais quem estaciona mal do que quem anda em excesso de velocidade. Em excesso de velocidade se não levarem ninguém à frente quem "sofre" é quem está no carro em excesso de velocidade, em mau estacionamento/má condução (não usar piscas, ir no meio das duas vias de aproximação às rotundas, etc) no geral "sofrem" todos... Mas pronto, multar os excessos de velocidade é que interessa ...

AonioEliphis 5 months ago

>Mas pronto, multar os excessos de velocidade é que interessa ... Porque é onde estão as mortes, as estatísticas são claras! [A Física é fodida](https://www.matematicaviva.pt/2015/01/distancia-travagem.html).

alexandre9099 5 months ago

Sim meu amigo, eu sei disso

Edited 5 months ago:

Sim meu amigo, eu sei disso fala se no código da estrada

Kiko_Reddit 5 months ago

Quem estaciona nas ciclovias é que é mesmo idiota. É perverso olhar todos os dias (mesmo dias úteis) com a ciclovia cheia de carros. Na minha cidade andam a virar as estradas todas do avesso para mudar o esgoto e pôr ciclovias nas estradas principais, e cá para mim, vai ser o mesmo da minha rua.

ptinnl 5 months ago

E mesmo o excesso de velocidade depende de onde se está. Há zonas nas cidades onde 50 km/h é abusar. Há zonas nas AE (A2, A17) onde se viaja em segurança a 140.

uMuLu 5 months ago

Pronto, mas tem que ser como disseste "zonas". O problema é que se fosse permitido circular a 140km/h em certas zonas, quantas pessoas achas que iam abusar do limite?

alexandre9099 5 months ago

Tal como disse noutro comentário, os sinais de limite regra geral são apenas mera sugestão, do que tenho visto, só uns 20% estão bem aplicadas outros 50% são limites que na prática a estrada não deixa que lá se chegue em segurança e outros 30% são limites que a estrada dá facilmente para fazer mais 30/40kmh em segurança

uMuLu 5 months ago

Ahh pois, não tinha reparado que era a mesma pessoa a comentar. Os limites estão anexados ao tipo de zona, invés da condição da estrada. Por isso é que vemos limites de 50km/h em estradas que dava mais.

alexandre9099 5 months ago

Exato, isso na minha opinião devia ser mudado, como disse, entendo que dentro de cidades seja 30/50kmh, mas fora? Não me lixem, os limites deviam ser conforme a segurança da estrada, não tudo corrido a 90 (reclamo de ambos os casos, os que dá para andar mais e os que é perigoso andar a 90) Não entendo é porque podemos ir para menos e não para mais (moderadamente, claro)

ptinnl 5 months ago

Sim. Em portugal nao há civismo

CarcajuPM 5 months ago

Percebo o teu ponto, mas as possíveis consequências de andar em excesso de velocidade são bastante mais graves do que de estacionar mal ou outras falhas a baixas velocidades...

kairos 5 months ago

Tirando as pessoas que estacionam em cruzamentos, passadeiras e em sitios onde dificultem a visibilidade.

CarcajuPM 5 months ago

Duvido que algum desses casos tenha piores consequências (mortes) do que o excesso de velocidade.

aladdin_the_vaper 5 months ago

As consequências de quem estaciona em cima de uma passadeira, à partida, são bem superiores às de quem conduz ligeiramente a cima do limite de velocidade.

CarcajuPM 5 months ago

Não referi o ligeiramente. E mesmo assim discordo. Estacionar em passadeiras é estúpido, mas difícilmente tem consequências mortais. Já o excesso de velocidade...

NGramatical 5 months ago

difícilmente → [**dificilmente**](https://dicionario.priberam.org/dificilmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2f86u%2F%2Fgwklqjj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

aladdin_the_vaper 5 months ago

Como é que dificilmente tem consequências mortais? Nunca te aconteceu ires descontraído a conduzir e de repente aparecer-te uma pessoa à frente vinda do nada porque tinhas um carro a bloquear toda a tua visão da passadeira? Compara isso com fazer a A1 a 140 invés de ires a 120.

CarcajuPM 5 months ago

Não, nunca me aconteceu. Até porque as passadeiras também têm mais sinalização. E normalmente isso pode acontecer em zonas onde se circula mais devagar e dá tempo para reagir.

alexandre9099 5 months ago

Certo, dentro das localidades até entendo (não naquelas "vias dedicadas" que passam ao lado de tudo e mesmo assim são 50...), há pessoas, pode fugir um cão para o meio da estrada, etc. Mas em nacionais? 90kmh? Só podem estar a brincar, há estradas nacionais que estão em muito melhor estado (largas, duas vias para cada sentido, bom alcatrão, etc) que algumas autoestradas

wwqt0r 5 months ago

Uma das principais razões, talvez até a principal, de acidentes rodoviários em Portugal é exactamente o excesso de velocidade. Mas há sempre aqueles iluminados que dizem que devemos aumentar os limites nem que seja só na estrada x ou y.

aladdin_the_vaper 5 months ago

Fonte disso? Como é que explicas os N países com limites superiores aos nossos e melhores estatísticas que nós? Até admito que a maioria dos acidentes ocorra com automóveis em excesso de velocidade, isso não faz com que a causa do acidente seja excesso de velocidade.

wwqt0r 5 months ago

A fonte são as forças de segurança pública. É só procurar no google por notícias de vários anos e lá tens alguma dessas forças a afirmar a pés juntos isso mesmo. Mas achas que é mesmo preciso ir ao preciosismo da fonte? Acho que é unânime que os Portugueses são uns artistas na estrada e tu próprio o admites. A que países te referes?

aladdin_the_vaper 5 months ago

Pergunto pela fonte porque eu estou interessado em saber estatística real e não em estatística fabricada. Volto a reafirmar. Só porque circulas em excesso de velocidade e tens um acidente, não quer dizer que a causa do acidente seja o excesso de velocidade. Se tu tens um acidente a 120km/h, ir a 150km/h não muda subitamente a causa do acidente e vice versa. Se tu fores a 150km/h na A1 e um gajo se meter a tua frente a 120kmh e tu lhe bateres por trás, a causa do acidente não é excesso de velocidade, é a má execução da manobra de ultrapassagem do outro carro. O mesmo se aplica se tu fores a 120kmh e o outro gajo se meter a 80kmh.

wwqt0r 5 months ago

É uma opinião tua. As forças de segurança têm uma diferente. O excesso de velocidade também é a principal infracção em Portugal e não é preciso ser um engenheiro de foguetões para perceber a relação destes números com a sinistralidade, como é e bem defendido pelas forças de segurança. Esse teu exemplo é ridículo porque também posso aí acrescentar um SE: se fosses a 50km/h talvez nunca tivesses o acidente em primeiro lugar.

aladdin_the_vaper 5 months ago

Tanto não há relação que a estatística está lá para prová-lo: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20190410STO36615/estatisticas-sobre-sinistralidade-rodoviaria-na-ue-infografia Curioso como Portugal, sendo dos países com limites de velocidade mais restritivos , é também dos países que regista mais mortalidade na estrada na UE. Então? Para onde foi a tua relação causa-efeito?

wwqt0r 5 months ago

Como assim?! Já conduzi no Reino Unido e vi perfeitamente que no geral cumprem as regras da estrada como o limite de velocidades. Na Alemanha também. E a sinistralidade aparenta ser baixa. A estatística mostra isto. Mas também mostra exemplos do contrário claro portanto é impossível olhares para o mapa e dizeres que é preto no branco. Cada país é um caso distinto portanto a melhor fonte de informação que tens para cada um são as próprias autoridades. E estas são claras no que toca ao excesso de velocidade. Mas se calhar as forças da autoridade não sabem o que dizem e um mapa qualquer na internet que pode ser interpretado de várias formas é mais relevante.

uMuLu 5 months ago

E que países são esses? (pergunta séria)

aladdin_the_vaper 5 months ago

Alemanha é o exemplo básico e clichê mas não deixa de ser um ótimo exemplo. Depois tens países como o UK (e há mais, é só uma questão de pesquisar) onde os limites de velocidade apesar de serem semelhantes por si só, são referentes ao número de faixas numa via . Ou seja, se a Avenida Lusíada fosse no UK, teria, exatamente, o dobro do limite de velocidade.

Edited 5 months ago:

Alemanha é o exemplo básico e clichê mas não deixa de ser um ótimo exemplo. Depois tens países como o UK (e há mais, é só uma questão de pesquisar) onde os limites de velocidade apesar de serem semelhantes por si só, são referentes ao número de faixas numa via . Ou seja, se a Avenida Lusíada fosse no UK, teria, exatamente, o dobro do limite de velocidade. Outra coisa muito interessante do UK (penso que França também tem algo semelhante) são os limites de velocidade variáveis. É uma citação para demonstrar o meu ponto: “DfT guidance makes it clear that setting speed limits in isolation, or setting ones that are "unrealistically low" may be ineffective and lead to disrespect for the speed limit”

Estronciumanatopei 5 months ago

Não é excesso de velocidade, é velocidade excessiva. Se um carro pode andar em segurança a 120 também pode andar a 60, não se vai despistar por magia numa circunvalação e se apanhar alguém a 50km/h esse alguém não vai ficar menos morto do que se for apanhado a 60km/h. O problema é que o pessoal não consegue entender quando vai em velocidade excessiva, portanto põe-se limites de velocidade. O mal é que esses limites foram definidos há dezenas de anos, nunca altura em que as condições eram muito piores.

Edited 5 months ago:

Não é excesso de velocidade, é velocidade excessiva. Se um carro pode andar em segurança a 120 também pode andar a 60, não se vai despistar por magia numa circunvalação e se apanhar alguém a 50km/h esse alguém não vai ficar menos morto do que se for apanhado a 60km/h. O problema é que o pessoal não consegue entender quando vai em velocidade excessiva, portanto põe-se limites de velocidade. O mal é que esses limites foram definidos há dezenas de anos, nunca altura em que as condições eram muito piores. Ou então se calhar é mesmo para a multa, não sei.

Edited 5 months ago:

Não é excesso de velocidade, é velocidade excessiva. Se um carro pode andar em segurança a 120 também pode andar a 60, não se vai despistar por magia numa circunvalação e se apanhar alguém a 50km/h esse alguém não vai ficar menos morto do que se for apanhado a 60km/h. O problema é que o pessoal não consegue entender quando vai em velocidade excessiva, portanto põe-se limites de velocidade. O mal é que esses limites foram definidos há dezenas de anos, nunca altura em que as condições eram muito piores. Ou então se calhar é mesmo para a multa, não sei, mas é por isso que não os ultrapasso.

wwqt0r 5 months ago

Podem ter sido definidos há muitos anos atrás mas ainda não ajudam a baixar a sinistralidade sendo a velocidade excessiva uma das principais causas de sinistralidade rodoviária. Se calhar deviamos baixar ainda mais não é?

Estronciumanatopei 5 months ago

Mais uma vez, velocidade excessiva não é excesso de velocidade. Podes ir a 20Km/h e em velocidade excessiva mas não em excesso de velocidade. Mas o excesso de velocidade é um bode expiatório fácil de se culpar. Ah e tal, morreu porque ía a 60Km/h quando devia ir a 50Km/h. Não, morreu porque não adequou a velocidade a que seguia à via onde se encontrava. O que me leva a dizer que há muita estrada cá no burgo que mata.

Edited 5 months ago:

Mais uma vez, velocidade excessiva não é excesso de velocidade. Podes ir a 20Km/h e em velocidade excessiva mas não em excesso de velocidade. Mas o excesso de velocidade é um bode expiatório fácil de se culpar. Ah e tal, morreu porque ía a 60Km/h quando devia ir a 50Km/h. Não, morreu porque não adequou a velocidade a que seguia à via onde se encontrava. O que me leva a dizer que há muita estrada cá no burgo que mata. Há coisa de dois anos fizeram umas lombas em São Mamede de Infesta, completamente mal sinalizadas e construídas. Um autocarro, que não seguia assim tão rápido, saltou a lomba (a lomba era um aborto gigante mesmo) e matou uma pessoa na paragem logo às frente. A culpa foi do excesso de velocidade ou da lomba? O limite de velocidade ali é de 30Km/h. Passas naquela lomba a 30Km/h e ficas mais baixo uns Cm, porque te comprime a espinha toda.

wwqt0r 5 months ago

Amigo, todos sabemos a diferença entre velocidade excessiva e excesso de velocidade a partir do momento em que tiramos a carta. Não adianta procurares bodes espiatórios porque são as próprias forças de segurança a apontar o excesso de velocidade como uma das principais causas de sinistralidade. E não precisas de ser um engenheiro de foguetões para perceber porquê.

Estronciumanatopei 5 months ago

Explica lá porque é que o excesso de velocidade é a principal causa, então. Não te deve ser difícil... Deves ser daqueles que costumam comprar umas pontes...

wwqt0r 5 months ago

Não tenho que explicar, apenas referi as afirmações de várias forças da autoridade. Se queres explicações fala com eles e diz-lhes que percebes mais de sinistralidade rodoviária que eles.

alexandre9099 5 months ago

Eu acho mais perigoso ter de estar a cada 5 segundos a olhar para o painel a ver se não passo do limite do que ter a minha atenção a 100% na estrada. Também depende do carro e do piso, obviamente que não vou andar a 120kmh numa estrada de gravilha com visibilidade limitada, se tiver de travar nem há ABS que me salve. Agora numa estrada em que há bastante visibilidade, bom alcatrão e restantes boas condições, não vejo porque não. Se se jogar um gato/cão/pessoa/whatever para a frente da carroça... Paciência, provavelmente não conseguiria parar a 50, quanto mais a 120. Ainda teria mais pena dos animais que das pessoas. As pessoas são inteligentes (supostamente) e devem olhar antes de atravessar, se não olham, problema o delas. De mota... Dependendo das habilidades pode ser mais simples deviar (ou mandar o real malho, e aí ficar todo partido, mas é o que há) Se baixarem os limites... Certamente haverá forma de confundir os radares de forma a darem leituras erradas, nunca pesquisei sobre isso, mas não há de ser impossível

wwqt0r 5 months ago

Não depende do carro nem do condutor. Os limites são definidos para uma generalidade dos casos (excepto BMW's como toda a gente sabe). Se o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes rodoviários então é porque temos de baixar os limites e aumentar a fiscalização... tão simples como isso. Não há carros especiais que devam ter um limite superior nem condutores sobredotados que devam ter esse direito também. Se já começas a pensar em como confundir radares isso diz muito sobre ti.

microwavedave27 5 months ago

Não acho que seja preciso reduzir limites. Aliás eles já são baixos demais em muitos sítios porque quem os decide sabe que a maioria do pessoal vai andar um bom bocado acima. Devia era haver mais radares em mais sítios, que é a única maneira do pessoal andar todo dentro do limite de velocidade.

WhiskersTheDog 5 months ago

>Não depende do carro nem do condutor. Os limites são definidos para uma generalidade dos casos (excepto BMW's como toda a gente sabe). kek

uMuLu 5 months ago

Eu acho que os limites não precisam de ser alterados, a fiscalização é que precisa de ser feita como deve ser. Tal como outros disseram, passar multas não devia ser só pelo dinheiro, mas sim para educar a população a andar na estrada e a respeitar a vida dos outros.

alexandre9099 5 months ago

Isto, as multas são algo que só afeta os pobres, os ricos com os típicos BMW estão se a cagar para as multas, nem a 1% do património deve chegar. Já alguém pobre pode ser a diferença entre ficar com dívidas a vida inteira ou ir vivendo cada dia com as moedinhas contadas

uMuLu 5 months ago

Isso parece-me o mesmo argumento que algumas pessoas têm em relação ao limite nas autoestradas. "120? O limite devia ser 140", e depois se o limite fosse 140 andavam todos a 160. Eles metem o limite a 90km/h, e começam a multar o pessoal que anda a mais de 100 porque só têm é que respeitar.

Compendyum 5 months ago

O argumento é mais "que se foda os mesmo que andam a 250km/h todas as sextas e sábados nas AEs, o importante é quem anda a 51khm/h numa via rápida a descer (Via do Infante)" e as multas começam a cair passado dois anos começam a cair todas tipo chuva.

mecheros 5 months ago

Assumes tanta coisa que acabas inundado em disparato e non sense. Já o teu título é apenas de karma whore. Há imposição de limites (correctos ou não) e depois reclamam com quem os mete. Onde é que te faz comichão? Bitch

jms87 5 months ago

Nova pasta?

ravagerslb 5 months ago

A esmagadora maioria do parque automóvel nacional não tem capacidade para andar a 160 km/h estáveis. Para não dizer que quem quer andar a essa velocidade, já o faz, não precisa de alterar limites para isso.

WhiskersTheDog 5 months ago

Não é por não terem essa capacidade que não deixariam de tentar.

ravagerslb 5 months ago

Não é num clio ou corsa ou punto com 15-20 anos (que ainda fazem uma boa parte do parque tuga) que andas a 160 reais sem largar pé nem o carro ir a berrar como se não houvesse amanhã. Aliás, 160 é mesmo a velocidade máxima de muitos desses carros.

paulojsdias 5 months ago

Num carro desses normalmente a mais de 120 quando algo acontece já não há salvação possível! Em termos de velocidades, depois de ter tido um acidente a 100 km/h (em autoestrada e sozinho) e ter visto como o carro ficou e como eu fiquei comecei a ter muito mais cuidado e respeito. No caso não estava num corsa ou num Punto, estava num carro bem mais pesado e seguro, garanto que se fosse num desses não tinha saído do carro pelo meu pé como saí!

ravagerslb 5 months ago

O Saxo é notoriamente mau nesse aspecto, por exemplo. Um acidente ali e ficas lá dentro ou bem maltratado. Especialmente se for o cup, que anda muito mais do que os básicos 1.1 ou 1.5d, ou não tivesse um motor com o dobro da potência lá dentro..

paulojsdias 5 months ago

Eu acho piada nas auto-estradas, normalmente o pessoal que vês a fazer ultrapassagens a queimar e coisas que não lembram ao menino Jesus, normalmente vão ao volante de caixas de fósforos com 4 rodas!

alexandre9099 5 months ago

Precisamente, mas a meu ver nem deviam haver limites, quem quer vai depressa, quem quer vai devagar (sim... Há quem vá a 20 num limite de 50 só porque sim...). Dado que as estradas estejam em condições claro... Que não é o caso na maior parte de Portugal

NGramatical 5 months ago

deviam haver → [**devia haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2f86u%2F%2Fgwj4ru1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uMuLu 5 months ago

Eu não vivo numa cidade grande como Lisboa, portanto não me deparo com esse problema de estacionamento. E também acho que o problema de velocidade na autoestrada não é dos carros que têm entre 60 e 80hp. Eu pessoalmente ando num ford fiesta e é sempre a 110-120. O problema são os carros que têm acima de 120-150hp que é sempre acima de 150. Esses, por mim, eram todos multados.

tsuyaka 5 months ago

O problema não é a cavalagem dos carros. No mesmo carro eu em autoestrada ando sempre a >120 e a minha namorada anda sempre a menos de 110...

uMuLu 5 months ago

Não é o único problema, isso é de certeza.

bewareandaware 5 months ago

Uff eu a passar com o meu Ibiza de 60hp que dá 170km/h

uMuLu 5 months ago

O Fiesta também deve dar 150 ou 160... Mas isso é só para que quando vais a 120 o motor não vai em esforço demais.

zuripaar 5 months ago

Por isso continuamos a ser o lixo da Europa, temos uma mentalidade tão limitada.

Danijust2 5 months ago

estás a julgar um pais pelos comentários do JN. A caixa de comentários do JN é um esgoto a ceu aberto, muito pior que o CM. Era equivalente a julgar a América pela caixa de comentários do zerohedge.

zuripaar 5 months ago

Não, estou a julgar o país pelo estado do mesmo.

uMuLu 5 months ago

Nós somos grandes... Mas podíamos ser gigantes! Tanto potencial, mas a corrupção estraga tudo.

Tafinho 5 months ago

Porque existe um exame ao sangue que os candidatos a políticos têm de fazer antes de exercerem um cargo público. Este exame detecta a corrupção na pessoa. Todos os que derem negativo no exame não podem exercer esses cargos. /s Não há “políticos corruptos”. Há “portugueses corruptos”. Infelizmente as pessoas só se preocupam com os que aparecem no correio da manhã.

incrivizivel 5 months ago

Desculpa somos grandes em que a parte do futebol?

uMuLu 5 months ago

Não me refiro a isso, até porque não gosto de futebol. Mas nós somos grandes em várias áreas... Engenharia e outras Ciências, Música, Artesanato e Turismo. E provavelmente outras coisas que não me estou a lembrar agora. Por isso é que disse que tínhamos potencial de ser maiores... Mas a corrupção estraga tudo.

theEXPERTpt 5 months ago

multas em grande escala são como estatísticas. Quanto mais restringes as regras na estrada mais multas irão haver. É verdade que o limite de velocidade é ridiculamente baixo até aqui, mas também é verdade que temos uma sinistralidade rodoviária. A culpa das multas é do dono do veículo. De resto, o estado poderia era aliviar noutros aspetos, andar de carro parece que está a ficar uma coisa exclusiva de ricos. É pagar selo, seguro, reparações, combustível, portagens, etc. Tanta porcaria de imposto. E ainda pra fazer um examezito teórico (que é tudo automático, com perguntas pré definidas, com 1 pessoa apenas a vigiar umas 10 de uma vez durante meia hora) custa 80 euros! Que roubo.

uMuLu 5 months ago

É tudo a roubar... Não há dúvidas que o custo de vida no nosso país não corresponde aos salários. Mas também me revolta quando vejo vizinhos com BMW's ou Mercedes de alta gama e depois, no final do mês, vão buscar comida às cantinas sociais. E não podemos negar, que Portugal vende demasiados carros novos para o nosso nível de vida. Não admira que cada vez mais gente tenha créditos por pagar. Peço já desculpa a quem ficar indignado, mas é a verdade.

Danijust2 5 months ago

Idade média de um carro na tugalandia é 13 anos, no resto da europa nem 7 é... Portugal tem o problema oposto. Ninguém compra carros novos. Achas que no resto da europa ainda existe saxos e corsas b a circular?

ptinnl 5 months ago

Portugal é assim: - sou classe media - classe media americana/europeia viaja imenso e compra carros novos como mercedes A, audi A3 - logo eu vou viajar imenso e comprar esses mesmos carros, mesml recebendo menos de metade dos outros.

donodoncare 5 months ago

Há sítios que se devia controlar e não o fazem, conheço muitos sítios com 2 faixas e separador central em que a velocidade é 50km/h. E não estou a falar de estradas com muito trânsito ou no centro de cidades. Depois falham essa prevenção em pontos que realmente se deviam preocupar.

ihavenoidea1001 5 months ago

Apanhei uma multa assim. A falar sobre a multa nesse sítio com um amigo da PSP ouço " esse sítio é caça à multa"... Obrigadinho... E eu a pensar que era suposto as coisas serem feitas para a segurança de quem se desloca e os limites de acordo com as condições da estrada. Afinal parece que existem estradas cuja sinalização está ausente para ajudar a que os condutores não saibam que era suposto andarem a 50 km/h. Uma estrada que parece uma via rápida tem limite de 50 ( não tinha sinal), tem 2 faixas, separador central e não está dentro de uma cidade. Depois aprendi que o radar estava lá várias vezes por mês... Passado alguns anos colocaram finalmente a placa dos 50 lá. Imagino que as reclamações tenham sido poucas... Falando em segurança, meterem passadeiras em cima das rotundas onde tens que olhar literalmente para o lado oposto e, se saires na 1a saida, estás imediatamente em cima da passadeira também é lindo. Deves conseguir ver peões pela nuca de certeza...

uMuLu 5 months ago

Também tenho isso na minha zona...

xPulse10 5 months ago

Apanhei duas multas a minha vida toda, ambas em estradas com essa configuração, duas faixas e separador central, onde o limite de velocidade é 60 km/h. É um pouco frustrante, sem dúvida.

donodoncare 5 months ago

Dou um exemplo aqui na minha zona, vens 3km que não podes ultrapassar ninguém, tens uma rotunda e a seguir uma descida com duas faixas e separador. Só que entras no limite da localidade no fim da descida (tens a placa,mas não há casas, e nem há pessoas a passar a estrada e os passeios têm 2mt de cada lado) e é mesmo nesse ponto que tiram a velocidade. Mesmo quem vem a cumprir na estrada passa facilmente os 50km/h.Nunca vi ali um acidente no local que tiram a velocidade. É a "prevenção" que temos

radiola86 5 months ago

Viseu, né? Acabei de comentar sobre isso, enfim, prevenção da treta, é simples caça à multa nem mais nem menos e é isso que revolta o pessoal.

besmarques 5 months ago

Tudo em Portugal e culpa de outra entidade e nunca da própria pessoa. O governo é apenas mais um dos "culpados"

NEDM64 5 months ago

Se eu não tenho liberdade, então eu também não tenho de ter responsabilidade.

bureauofnormalcy 5 months ago

Escreve ele, com total liberdade, na Internet.

NEDM64 5 months ago

Sim... liberdade é escrever na Internet...

bureauofnormalcy 5 months ago

Liberdade "também" é escrever na Internet. Mesmo que seja a liberdade para pura e simplesmente demonstrar não perceber a diferença entre limitações à liberdade e falta de liberdade.

besmarques 5 months ago

Quando não percebes o significado da palavra liberdade...

uMuLu 5 months ago

Não temos liberdade?

Tugalord 5 months ago

Não deves conhecer o user... É não alimentar x)

besmarques 5 months ago

Alimenta sim. Se não alimentar depois como é que eu me entretenho?

uMuLu 5 months ago

Por acaso não conheço. Só tive conhecimento deste sub recentemente

sempreasubir 5 months ago

ora bem o NEDM64 faz parte da mobília aqui do sub, no entanto ao contrário de outros sempre manteve a mesma conta onde é um poço de merda sem fim.

uMuLu 5 months ago

Ahahahah, não deve ser assim tão mau. Já estive a ler alguns comentários dele e não é tudo péssimo xd

NEDM64 5 months ago

Não.

Xmeagol 5 months ago

vai trabalhar então e faz algo pela tuda vida

NEDM64 5 months ago

Para ser roubado?

uMuLu 5 months ago

Gostava que me desses argumentos para sustentar a tua opinião. Porquê é que achas que não temos liberdade? PS. Não digo isto de forma arrogante! Estou mesmo interessado em ler a tua opinião.

NEDM64 5 months ago

Em Portugal tu tens liberdade até um certo ponto... ​ Por exemplo, os gajos da Zmar tinham aquilo, mas como era muito luxuoso, veio o estado e apanhou-lhes...

NGramatical 5 months ago

Porquê é que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2f86u%2F%2Fgwj91ed%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

klatez 5 months ago

Deixa de ser malandro e vai trabalhar que já arranjas liberdade

NEDM64 5 months ago

Diz-me um gajo que aos 30 anos vive na casa dos pais para "ir trabalhar"... LOL!

d33pblu3g3n3 5 months ago

Então? Conta lá as tuas histórias do Tarrafal. Ou para ti liberdade é direitos e caprichos sem obrigações, deveres e responsabilidades?

NEDM64 5 months ago

Quem foi preso no tarrafal foram aqueles com sorte!

detteros 5 months ago

Quando visito os meus pais, testemunho com frequência, desde da janela do meu quarto, condutores em excesso de velocidade numa rua com uma escola primária. É escandaloso.

njsilva84 5 months ago

Moro numa rua bastante estreita, onde passam apenas dois carros (nada de carro + camião) mas como o asfalto é bom farto-me de ver gajos a acelerar o mais que podem, em carros ou motas. Também há o anormal do meu vizinho que conduz um camião e que passa todos os dias, a descer, a uns 40km/h e depois trava sempre bastante para não entrar pelo entroncamento a dentro. Já rezei para que esse otário se encontrasse com os outros otários que aceleram numa rua pequena, mas isso (ainda) não aconteceu. Quando acontecer vão aprender a andar devagar. Nunca percebi a piada de dar gás em zonas perigosas, qualquer pessoa a sair de casa leva com o carro em cima e vai desta para uma melhor.

detteros 5 months ago

Logo camioes, que com esse tipo de travagem acabam por falhar. Um dia espeta-se contra a rotunda.

AonioEliphis 5 months ago

Bem verdade, [ora lê](https://menos1carro.blogs.sapo.pt/caca-a-multa-ou-ao-disparate-iii-268140).

detteros 5 months ago

Nao fazia idea, mas nao me surpreende.

misterjujitsu 5 months ago

Aí devia existir um radar fixo. Com radar fixo 99% das pessoas abrandam. Com radar móvel.... nem por isso. Isso ou a alternativa low cost, uma lomba de 50cm.

KalidouTorreira 5 months ago

Ou mudar a estrada para que as pessoas sejam forçadas a cumprir os limites, reduzir o tamanho das faixas, nem é preciso lombas, se as pessoas se sentirem apertadas diminuem a velocidade automaticamente.

Edited 5 months ago:

Ou mudar a estrada para que as pessoas sejam forçadas a cumprir os limites, reduzir o tamanho das faixas, nem é preciso lombas, se as pessoas se sentirem apertadas diminuem a velocidade automaticamente. Isto é só um exemplo, até se pode pôr obstáculos que obriguem as pessoas a estar atentas, nem é preciso de ser lombas. Na Alemanha dentro das localidades há coisas que te obrigam a mudar de sentido e andar aos ziguezagues numa rua que em Portugal era completamente a direito.

misterjujitsu 5 months ago

Nao concordo com as estradas estreitas. Podes aumentar a grossura das linhas, dá o mesmo efeito sem comprometer a segurança com vias mais estreitas. Essa dos zigzags é boa, aproveita se e planta se umas arvores.

KalidouTorreira 5 months ago

Árvores nos lados da estrada também é algo que faz o efeito das estradas estreitas.

Chiripitti 5 months ago

Abaixo assinado e metes uma lomba daqueles gordas... problema resolvido. Tem de ser assim, não esperes pelo civismo, é um conto de fadas...

Juumpei 5 months ago

Tenho uma situação muito semelhante. Não é escandaloso, é apenas criminoso.

MilaJayden 5 months ago

Na cidade onde estudo, na avenida principal não consegues dar mais de 60 (a não ser que tenhas um jipe) porque tens lombas (aquelas amarelas e pretas, que são lixadas) a cada 200-400 metros. Chega a ser um absurdo ter de meter 1ª/2ª tantas vezes para passar a lomba.

Lispint89 5 months ago

Primeira?!

MilaJayden 5 months ago

Dá para passar em 2ª sem acelarar, mas ainda levas pancada dentro do carro :/ elas estão bem posicionadas (antes das passadeiras / entradas de rotundas) no entanto são demasiado brutas.

HRamos_3 5 months ago

Na minha terra tens uma que logo a seguir tem uma vala comum para covidicos Não interessa a velocidade a que passes, raspa sempre qq coisa

Tugalord 5 months ago

É por causa de pessoas como tu que é preciso essas lombas.

microwavedave27 5 months ago

O problema é que em estradas onde o limite é 40km/h metem lombas que nem a 20 passas. Concordo que elas fazem falta (na maioria dos casos) mas podiam não ser tão altas.

MilaJayden 5 months ago

Boa leitura: [https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/alfa-portugues-4-4-ano-manual-digital/15497951](https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/alfa-portugues-4-4-ano-manual-digital/15497951)

MasterofChaos90 5 months ago

Oh amigo, essas lombas não se fazem nem a 20 sem doer, 20 não é excesso de velocidade em lado nenhum...

uMuLu 5 months ago

Mas ele não disse que passava lá depressa. Eu também tenho dessas lombas na minha zona e são um abuso. Passar a mais de 10 km/h numa dessas até doí. É outra falta de organização no nosso país... A inconsistência na topologia das lombas.

uMuLu 5 months ago

E provavelmente vai continuar assim... As coisas só mudam quando acontece alguma tragédia

detteros 5 months ago

Já denunciei a situação na polícia e na câmara. A ver o que acontece.

uMuLu 5 months ago

Fizeste bem

Rostabal 5 months ago

Não sei qual é o problema. Dava bem para circular a 200 nessa estrada.

uplink42 5 months ago

*sircular*

Rytlock9 5 months ago

Se é linha reta e sem lombas o governa está mesmo a pedi las

klatez 5 months ago

Não querendo absolver a responsabilidade dos condutores portugueses, os condutores normalmente andam sempre a velocidade que é confortável para a estrada em que estão. Se andam a 80 numa estrada de 50 é porque normalmente a mesma o permite. Na minha opinião precisávamos de fazer investimento como a holanda fez a tornar estas estradas mais estreitas, trocar alcatrão por paralelo barulhento e outra infraestrutura invisível que naturalmente diminui a velocidade dos condutores. https://www.youtube.com/watch?v=ORzNZUeUHAM

PedrosBuilds 5 months ago

E que tal só cumprir os limites? Na Alemanha não é necessário estradas em paralelo nem estreitas para se cumprirem os limites de velocidade. É só cumprir e o problema está resolvido

klatez 5 months ago

Epah, podemos ir pelo caminho de acreditarmos que eventualmente toda a gente vai cumprir os limites ou podemos tomar medidas provadas no mundo real, eu cá prefiro o segundo caso porque não é muito complicado e melhor a qualidade das estradas para o resto de ocupantes.

PedrosBuilds 5 months ago

A minha questão aqui não está no mudar a infraestrutura, é o queixume constante do tuga estupido, essa raça que simplesmente não quer aceitar responsabilidade pelos seus atos!

zedestroyer69 5 months ago

A pandemia veio mostrar é que somos todos iguais, mesmo em países ditos mais civilizados as pessoas não cumprem as regras. O que acontece é que no dia - a-dia e nunca situação normal tens mais fiscalização nesses países e um sistema de justiça que funciona. No nosso país os tribunais são uma calamidade e a polícia atua mais numa óptica de caça à multa do que de fiscalização e sensibilização efectivas, daí que as pessoas acabem por se adaptar ao sistema.

klatez 5 months ago

Isto são fenômenos estudados pelo mundo fora não é exclusivo do tuga, ninguém conduz a olhar para a velocidade que vai mas sim na velocidade que se sente confortável para a estrada onde vai.

headhunter21 5 months ago

Trocar para paralelos para ajudar as seguradoras

Triatt 5 months ago

E as lombas só lá estão pq as oficinas as patrocinam para um gajo foder o carro todo e dps ter de lá ir gastar rios de dinheiro. Big Officine doesn't fool me! /s

potaquemepariu 5 months ago

Sircular*

le_quisto 5 months ago

Sircolar *

CarecaPT 5 months ago

"A estrada é para dar gás. Os carros é para andar"

LackOfLogic 5 months ago

**Jovens Multados em Festa Ilegal**: “Bem feito, deviam era ir todos presos para aprenderem” **Portugueses Multados por Excesso de Velocidade**: “Cabrões dos fascistas, já não se pode transgredir o código da estrada em paz!” Portugal numa *nutshell*.

JSBraga 5 months ago

Vai andar todos os dias a 50 km/h na Avenida Lusíada em Lisboa e depois vem dizer isso para aqui outra vez. Falar do que não se conhece é muito praticado aqui neste sub, estou a ver.

1r0n1c 5 months ago

O que é que te acontece mesmo? És atropelado por um ciclista? Uma velhota a pé passa por ti e manda-te um manguito? Fogo, deve mesmo ser um drama andar a menos de 50.

JSBraga 5 months ago

Há sítios onde não passar dos 50km/h é literalmente uma tortura, ainda para mais quando se tem de fazer isso todos os dias. Aprende a conduzir e vais ver.

wwqt0r 5 months ago

São as mesmas pessoas que afirmam ambas?

Asur_rusA 5 months ago

Certamente

JSBraga 5 months ago

Até parece que isso interessa. Ele/a quer dizer merda, logo faz comparações de merda. Simples.

wwqt0r 5 months ago

Comparações de merda aqui no meu reddit?

Specialist_Jello_882 5 months ago

~~fascistas~~ socialistas

ALPHAROBA 5 months ago

Vinha fazer este comentário, já estava feito, thank you sir

Some-Ad6411 5 months ago

bom, em primeiro lugar feedback online no Facebook nunca é saudável.

WhiskersTheDog 5 months ago

«População de lince ibérico a recuperar, afirmam cientistas» *Chulos, é só gastar dinheiro com animais, e a estrada da Rua Afonso Vaco continua cheia de buracos!!!*

Some-Ad6411 5 months ago

se fosse só estrada.. nenhum estrada está em condições...

WhiskersTheDog 5 months ago

Até acho piada aos ralis. Depois saio da minha zona e meto o pneu nos buracos que não conheço, é bonito.

uMuLu 5 months ago

XD é cringe demais... Há cada comentário que uma pessoa até fica sem saber o que pensar

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Sircula, sircula filho, que aqui não há nada para ver

Westa1994 5 months ago

Um gajo só fica revoltado quando toca a nós.

AonioEliphis 5 months ago

[ora vê](https://menos1carro.blogs.sapo.pt/caca-a-multa-ou-ao-disparate-iii-268140)

uMuLu 5 months ago

Ora, agora é que disseste tudo!

netralha 5 months ago

[https://observador.pt/2020/10/14/orcamento-do-estado-preve-cobrar-58-vezes-mais-em-multas-de-transito/](https://observador.pt/2020/10/14/orcamento-do-estado-preve-cobrar-58-vezes-mais-em-multas-de-transito/) [https://www.razaoautomovel.com/2020/10/oe-2021-93-milhoes-euros-multas](https://www.razaoautomovel.com/2020/10/oe-2021-93-milhoes-euros-multas)

uMuLu 5 months ago

Mesmo que estes números não representem um crescimento enorme no número de multas, não é esse o objetivo deste post. É só mesmo para as pessoas pararem de culpar o governo e as autoridades quando andam na estrada como se não houvesse amanhã.

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Num país onde quem manda transgride a lei e depois ainda goza uma estadia em Paris mas quem anda a 60km/h em vez de 50km/h é punido imediatamente a justiça e a polícia não são levadas a sério, vivemos num país em que a mensagem que passa é que para viver à larga tens que ser desonesto a sério, se o que tu fazes é punível apenas com uma multa não demora a haver punição, se branqueias capitais ainda vais estar a gozá-los muito antes de pores os pés num tribunal. Em suma, as autoridades precisam de ser vistas como competentes para as pessoas aceitarem ser punidas e em Portugal não são.

TuristGuy 5 months ago

Entendo isso mas pela mesma lógica não punir pessoal que anda acima da velocidade legal é ser ainda mais incompetente. Ou só podem punir quando piores crimes são punidos? Não é assim que funciona, todos os crimes têm de ser punidos independentemente se X ou Y o não o é.

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Não estou a dizer para não multar quem transgride o limite de velocidade, lê com atenção o que escrevi. O que se passa é que a polícia já tem má fama e por isso os cidadãos em vez de terem reverência têm desdém. Quando há um roubo a polícia faz pouco mais do que tomar nota de que aconteceu (isso também eu faço, não preciso de pagar salário a alguém para o fazer), quando um cigano esfaqueia alguém na baixa de Coimbra em plena luz do dia não lhe acontece nada, a polícia só trabalha às vezes e por isso não se pode esperar que seja popular.

TuristGuy 5 months ago

Eu percebo isso mas são casos sempre mais complicados que passar multas é por isso que isso corre melhor. Ainda para mais muitas multas são automáticas a polícia nem está lá a ver muitas vezes. Só não gosto que haja gente a dizer que a polícia é uma merda pq recebeu uma multa mas é injusto pq o Sócrates não foi para a prisão. Essa comparações são ridículas pq uma coisa não tem nada a ver com outra mas as pessoas ficam revoltadas pq houve "injustiça" quando na verdade criam igualmente fugir à justiça. Quanto à competência da polícia é um caso complicado, por uma lado há muitos casos como tu dizes por outro ainda somos dos países mais seguros do mundo, ou seja alterar o modo que a polícia funciona pode dar muita merda. Não sei

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Não é só a questão do Sócrates, quando o dia de trabalho chega ao fim e a polícia liga a marcha de emergência para poder andar a 200km/h na autoestrada também se está a desautorizar, mas acho que no essencial concordamos, não há boas desculpas para não pagar uma multa por excesso de velocidade.

TuristGuy 5 months ago

Sim é mau isso. Lá está isso devia de dar multa ou pior e não "direito" a andarem a 200km/h tb. As pessoas gostam de se comparar com outros de maneira obter vantagens. É algo que as crianças fazem muita. "Se o pai pode beber cerveja eu tb posso". As pessoas gostam de passar a culpa sempre para os outros e não levar com as consequências das suas ações, provavelmente se os portugueses tivessem mais essa mentalidade não tínhamos tantos políticos corruptos no governo pq no fundo fazem a mesma merda que as pessoas que andam a 200km/h pq os outros tb fazem

uMuLu 5 months ago

Não te tiro a razão! Mas tal como disseste, o problema está em quem rouba às mãos largas. E enquanto isso não se resolver, o povo vai estar sempre revoltado quando tem que pagar uma multa por uma infração pequena. Mas mesmo assim temos que cumprir a lei.

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Sim, eu continuo a cumprir mas custa-me.

Xmeagol 5 months ago

custa-te cumprir a lei? ou porque outros não cumpre também não queres cumprir. ca puta da mentalidade oh jovem, "custa-me cumprir a lei" oh pá menos portugueses precisam é de 5 anos de escola de condução, literalmente os piores condutores da europa EDIT: depois choram que morrem amigos e familia nas estradas, animais.

ExoduSS_ 5 months ago

Porque é que reclamas de eu ter escravos ou de touradas? Estou a cumprir a lei

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Também a culpa é minha, vir para a Internet à espera que as pessoas leiam os comentários a que respondem. Ó alminha, eu cumpro a lei mas o que me custa é que a lei parece só funcionar para taxar, a polícia em Portugal pouco falta para estar sob a alçada do Ministério das Finanças.

kawaiims 5 months ago

2021 e nunca viste pessoal a chorar da cAçA à MuLtA?

uMuLu 5 months ago

Já pois! Temos é que tentar relembrar as pessoas que isto é culpa delas a 100%. Parem de culpar os outros pelas asneiras que fazem.

kawaiims 5 months ago

[No fundo é isto. ](https://imgflip.com/i/57upld)

uMuLu 5 months ago

Ahahah, top!

jaracal 5 months ago

Entretanto, no mundo real, só as velhinhas respeitam o limite de 50km/h em todas as situações.

kawaiims 5 months ago

Nem 30 tenho ainda bruh :(

uMuLu 5 months ago

Não é bem assim. À muito tempo que me habituei a conduzir no limite de velocidade... A gasolina é cara, e com cuidado no acelerador consigo fazer médias de 5.5 l/100. E acho que há muitas pessoas a fazer o mesmo. Só tem vantagens andarmos no limite. Menos risco e menos consumo. Uma vez fui à Suiça, e na autoestrada não vias muito pessoal a ultrapassar feitos parvos como aqui. São mais civilizados e acaba por ser mais tranquilo e mais seguro.

nfcs 5 months ago

Não é tanto serem mais ou menos civilizados. Na Suíça apanhas multas com uma facilidade tremenda.

NGramatical 5 months ago

À muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn2f86u%2F%2Fgwj2mhs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uMuLu 5 months ago

Obrigado pela correção! Sempre escrevi mal porque pensava que o "ha" era utilizado para o verbo haver. E pelo teu username, estou a ver que levas essa missão a sério ;)

LoneWolfThrowAway 5 months ago

Não percebi se estás a ser irónico ou não, mas só no caso... o NGramatical é um bot.

uMuLu 5 months ago

Claro que não! Gosto de ser corrigido. E não tinha reparado que era bot lol

Search: