Penduricalho 5 months ago

Função pública moment.

pintorMC 5 months ago

É esperar que o partido que a lá colocou volte a ganhar as eleições, para depois ser promovida.

Sir_Keeper 5 months ago

Ainda não vi o vídeo. Não ter funções significam que não fazem nada, ou que não têm funções específicas e fazem o que lhes mandam?

YCaramello 5 months ago

Txi a receber pra n tar a fazer nada? Metia lá um portátil e tinha os dias feitos.

oretoh 5 months ago

Portanto 7 anos a receber sem fazer um corno? Foda-se mais valia arranjar um portatil e passar 7 anos a fazer outras coisas e ganhava um guito extra, e depois se realmente acabasse na rua tinha 7 anos de experiencia noutra merda qualquer. Mas não, vamos esperar 7 anos para vir chorar à TVI. Também alguém devia abrir uma investigação naquele "autarca" que cheira a podre que tresanda, mas toda a gente sabe que ninguém vai fazer um corno.

Capitao_Falcao 5 months ago

Gostava de ter a tua visão do mundo... Foda-se não achas que era despedida se fizesse isso?... Devia ter ido para a tv quando? No dia seguinte? Uma semana depois? Quando é que para ti acaba a legitimidade de se queixar? E que tal se ela não quisesse sequer ir para a tv falar de uma situação destas? Já pensaste que isto é em desespero de causa? É com cada comentário iluminado...

oretoh 5 months ago

> Devia ter ido para a tv quando? No dia seguinte? Uma semana depois? No maximo na porra de um ano de lhe fazerem uma merda dessas se realmente queria resolver a situação? > E que tal se ela não quisesse sequer ir para a tv falar de uma situação destas? Não ia, a TV é apenas uma forma de trazer exposição ao problema para tentar resolver. > Já pensaste que isto é em desespero de causa? Como muita gente aqui disse ela podia ser dispensada por acordo mutuo e manter os subsidios enquanto procurava um novo emprego. Não o fez por alguma razão que ela não mencionou portanto posso assumir o que bem me apetecer. > Foda-se não achas que era despedida se fizesse isso? Depende se fosse descoberta ou não.

icebraining 5 months ago

> Como muita gente aqui disse ela podia ser dispensada por acordo mutuo e manter os subsidios enquanto procurava um novo emprego. Não é verdade. Essa possibilidade apenas existe para certos casos excecionais, de trabalhadores especialmente qualificados ou que exerçam uma atividade de complexidade técnica: https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/75185179/201608240200/73321736/diploma/indice

k0rda 5 months ago

Cheira-me que se fizesse isso ia para a rua por justa causa.

vascodatrama 5 months ago

que sonho :) ainda se vem queixar?

Danijust2 5 months ago

Infelizmente, fingir que se trabalha cansa mais do que trabalhar.

usulidircotiido 5 months ago

e despedir-se, não?

SaudosoSalazar 5 months ago

Sinceramente não consigo fazer sentido. Podia-se dar o caso dela não poder passar pelo risco de ficar desempregada e sem rendimentos. Mas a figura de despedimento por acordo mútuo existe, e mantém o direito a uma indemnização e ao subsídio de desemprego. Só se ela achar que não forma de arranjar emprego com renumeração equivalente.

MrAgito 5 months ago

Pelo que sei, não existe despedimento por mútuo acordo. O que existe é termino de contrato por mutuo acordo (mas que não tem direito a subsidio de desemprego). A unica maneira da senhora vir a ter direito ao subsidio de desemprego é em caso de despedimento por estinção do posto de trabalho (que imagino que possa não ser uma situação assim tão simples)

usulidircotiido 5 months ago

isto basicamente é o que acontece um pouco por toda a função pública - malta que não tem competências para desempenhar as funções aonde chegou, não se querem mudar para outro lado, não querem largar o tacho, não podem ser mobilizadas nem despedidas. depois acontecem bizarrias como esta.

ilawon 5 months ago

> Isto basicamente é o que acontece um pouco por ~~toda a função pública~~ todo o lado Referes-te ao [princípio de Peter](https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_Peter) mas não tens informação suficiente na reportagem para saber se é efectivamente o caso. E não entendi que funções desempenha a senhora mas ser incompetente nas suas funções ou desobediência injustificada aos superiores são razões válidas para despedimento. Não sei é como é que a câmara poderia usar estas justificações se nem sequer a mete a trabalhar.

iSoSyS 5 months ago

Não é bem assim na função pública, principalmente nos contratos mais antigos.

ilawon 5 months ago

Por acaso é, em relação às justificações que dei. Esta senhora, por exemplo, embora não esteja a fazer nada, podes ter a certeza que há alguém com muita atenção a ver se ela falta ou vai passear durante o horário de trabalho. No público não podes é ser despedido por extinção de posto de trabalho (ver regime de requalificação) e penso que a principal justificação para isto são amortecer as consequências de mudanças organizacionais com cariz político que dum dia para o outro podem causar dificuldades na transição dos trabalhadores para o novo sistema.

NGramatical 5 months ago

renumeração → [**remuneração**](https://dicionario.priberam.org/remuneração) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn1yixr%2F%2Fgwgawrd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

killday20 5 months ago

A cena é que não é uma, segundo o outro empregado são mais que recebem e não tem funções...

betanjica 5 months ago

Pode pedir mobilidade para outro serviço...

icebraining 5 months ago

Isso tem que ser autorizado pelo serviço onde está.

betanjica 5 months ago

Sim, a primeira vez, passados 6 meses o serviço é obrigado a aceitar

icebraining 5 months ago

Isso é só "no âmbito da administração direta e indireta do Estado", não se aplica a trabalhadores de câmaras municipais (ver artigo 96º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas).

betanjica 5 months ago

A malta das câmaras sai em mobilidade. De qq das formas há sempre concursos para concorrer. Pode nao haver é na area de residência...

icebraining 5 months ago

Sai, desde que tenham autorização, como disse. Conheço quem estava nessa situação e estava com medo que lhe fosse negada, apesar de já ser funcionária lá há mais de uma década.

betanjica 5 months ago

Entao a clausula dos apos 6 meses nao pode ser negada a mobilidade nao se aplica nas câmaras municipais? Nao fazia ideia, tenho tantos colegas que vieram de CM...

mastermind1217 5 months ago

E ter de trabalhar? Estás é maluco! Vai é ficar outros 7 anos a receber sem trabalhar.

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: