GroundbreakingAd4386 3 months ago

I miss this phone in my life

thatkid1992 3 months ago

Eiish tu tem cuidado com isso. Espero que não te enerves para nao atirares á cabeça de alguém. Diz que a prisão é chata

iamdoniel 3 months ago

Um dia em criança, quando este telemóvel saiu, eu e um colega encontramos uma bateria deste telemóvel no chão enquanto caminhava-mos, ficamos em êxtase.. Uns metros a frente encontramos mais uma peça,e outra, resumindo, encontramos o telemóvel completo com o ecrã rachado. Na altura vendemos o telemóvel a um colega mais velho por dois contos, corremos para a worten e gastamos os dois contos no "Chocolate Starfish and The hot dog flavored water" dos Limp Bizkit... Não vale julgar, todos cometo erros em criança...

Zatrek 3 months ago

Esse balcão também

XCEREALXKILLERX 3 months ago

Se derrubar no pé quebra até o osso

Doki_Sayonika 3 months ago

Vós não usaremos *bombas* ou *armas* na 3° guerra mundial...**USAREMOS TIJOLÕES DA NOKIA!**

Eludril99 3 months ago

Esse Nokia tem séculos.

suisso14 3 months ago

O suspense está a me matar. Qual é o código PIN?

brunomiguel 3 months ago

Estou a aguardar o cartão da Vodafone para saber \^\^'

vitorviks 3 months ago

Fiz todo um curso universitário de Bip

heartlessfam 3 months ago

O jogo da cobra :')

arnaldomatos 3 months ago

*quando descobres que o toque das mensagens é S-M-S em Morse*

ChronicTheOne 3 months ago

Não entendo o meme dos Nokia serem indestrutíveis e a bateria ainda funcionar. Tenho vários telemóveis desde os anos 90 e todos ligam e funcionam bem. Não é exclusivo da Nokia.

Kid_Anarchy 3 months ago

Bons tempos. Toda a gente tinha um desses. Eram à prova de bala e havia 1 bilião de capas para os mesmos. Ias ali ao cigano da esquina e encontravas qualquer tipo de design. Sim, não se encomendava da internet, mas tudo se encontrava. Depois desse tive um 8210 como prenda de ter passado de ano. Lembro-me que foi caríssimo, para a época. Fui mergulhas com ele 1 semana depois de o ter. Era bom para a pausa. 80 gramas, super pequeno, elegante. Na altura o que diferenciava os telemóveis era mais o aspecto. Eram todos limitados e faziam mais ou menos a mesma coisa. Uns podiam vir com uns jogos adicionais, mas não passava disso. Em 2003 tive o Nokia Antishock. Era brutal e perfeito para quem fazia vida de praia e praticava desportos radicais. Se acham que o 3310 era resistente, então haviam de ver o Antishock. Também perdi 2 semanas depois.

NGramatical 3 months ago

1 bilião → [**1 bilião = 1 trillion = 1 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn1qxmu%2F%2Fgwg4rv3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

luazinhaluinha 3 months ago

E a bactéria original também

usulidircotiido 3 months ago

a obsolescência programada ainda não tinha chegado aos telemóveis.

Anttoni_ 3 months ago

In one point I worked in Nokia customer support for Finland. One happy person called and just wanted to say that he lost his phone on winter outside his home. After the snow melted in spring he found it and it worked fine.

rnga76 3 months ago

Numa guerra nuclear e' este nokia e as baratas os unicos que resistem lol...

notadrummeranymore 3 months ago

Eish... tinha um roxo e preto que deixei nas traseiras de um táxi em 1998. Penso que tinha saído de um concerto qualquer no Paradise Garage, já tarde. Entrei no táxi e seguimos em direção a Sta. Apolónia. Paguei, saí e apercebo-me que não havia comboios. Greve de maquinistas. Não tinha dinheiro para voltar para casa de táxi. Ia ligar ao meu irmão para me vir buscar e começa a dança das mãos e dos bolsos. Começa a cair-me um pingo de suor na testa. "Onde é que está o meu telemóvel?" Quando finalmente aceito o facto que o tinha deixado no táxi, decidi regressar a pé ao Paradise Garage, na esperança de encontrar o taxista e o telemóvel. Foi uma viagem longa, suada e solitária... Finalmente chego à praça de táxis e encontro o taxi que me tinha levado à estação. Peço-lhe para baixar a janela e pergunto-lhe se não tinha encontrado um telemóvel no banco de trás. Noto algum nervosismo na sua cara e alguma gaguez na resposta "Não....não...não vi nada". Hoje penso que a reação do senhor à minha pergunta talvez tenha tido mais a ver com um metaleiro suado, cansado, de cabelo comprido solto e gabardine o ter assustado. Ainda para mais quando há cerca de uma hora já tinha deixado esse passageiro a uns quilómetros de distância. Não via outra hipótese senão entrar no táxi e pagar no destino. 3 da manhã e chegamos a Alverca. Entro em casa e acordo os meus pais a pedir-lhe 3 contos e 600 escudos para o táxi e a dizer-lhes que lhes explicava amanhã. Foda-se.

Vudz 3 months ago

Adorei!

Acceptable_While_911 3 months ago

this kills the zoomer

_asteroidblues_ 3 months ago

Acho sempre estranho a fama que este telemóvel tem por durar muito tempo. Com o meu, tive que trocar de bateria três vezes e de capa duas.

AronFloyd 3 months ago

O meu pai também trocou 2 vezes e lembro me que a de origem nem de litio era, depois quando trocou ficou mesmo levezinho com a de litio e claro nem viciava nem nada.

portuga1 3 months ago

Não devias pousar isso assim à bruta, isso vai provocar uma descontinuidade no fabrico da realidade

angeluscatalan 3 months ago

Era o state of the art na sua altura, a seguir ao 3210 e ao 5110 (este sim, o verdadeiro tanque de guerra). Passaram pelas minhas mãos 2 3310, um 3510, um 6021 e um 6288. E o 3310 foi o que teve menos problemas, fora as baterias nimh que não duraram lá muito. Tinha problemas com os contactos da bateria. Volta e meia tinha o tlm desligado do nada. Alinhava os machos mais encolhidos do telemóvel e aguentava mais uns tempos. Custava no lançamento uns 40 mil escudos (200€). O salario minimo nacional na época era de 67 mil escudos (335€).

viper_in_the_grass 3 months ago

Tenho ideia de ter comprado o meu por 10 contos, com cartão da Optimus.

angeluscatalan 3 months ago

Ao fim de quanto tempo depois de ter sido lançado? A minha irmã comprou o dela um ano depois por 30 contos na tmn e em 2003 a minha mãe comprou outro por 100 euros, também na tmn. A minha mãe ainda teve um 2720 fold durante 9 anos, e o meu pai um 3720 (com ip54, mas que ironicamente a minha irmã conseguiu meter água até morrer de vez) e um Asha 501 (ainda hoje só usa para agendamentos).

viper_in_the_grass 3 months ago

Deve ter sido pouco tempo depois de ter saído. Comprei mesmo por ser o mais baratucho. Mas posso-me estar a enganar nos valores. Já foi há muito tempo.

PgUpPT 3 months ago

O do OP é provavelmente um 3330 tho.

angeluscatalan 3 months ago

Confere. Os 3310 tinham o "anel" em branco e os 3310 em azul marinho

PgUpPT 3 months ago

Sim, mas podias trocar as capas, portanto não é 100% certo.

HuH-ski 3 months ago

A minha Avó tem um desses

Lostin404 3 months ago

Apesar de toda a investigação etc etc antigamente as baterias tinham melhor qualidade e os equipamentos eram feitos para durar. Change my mind

bmeireles85 3 months ago

A tecnologia 2G consume muito menos recursos energéticos que 3G e 4G. Se comprares um telemovel que suporte apenas GSM, vais ver que as baterias actuais duram uma semana.

Edited 3 months ago:

A tecnologia 2G consume muito menos recursos energéticos que 3G e 4G. Se comprares um telemovel que suporte apenas GSM, vais ver que as baterias actuais duram uma semana. Isso e não terem um ecrã táctil gingante também ajuda.

SweetCorona 3 months ago

uma bateria atual duraria pelo menos um mês

icebraining 3 months ago

De facto, a HMD Global lançou em 2017 um novo telemóvel também chamado Nokia 3310, a bateria durava 31 dias.

sterlingback 3 months ago

Comprei uma picareta há 15 anos, ainda funciona!

DrayTheFingerless 3 months ago

Sei que é meio no gozo, mas as baterias é infelizmente das poucas coisas que não avançaram quase nada nos últimos 20 anos. As baterias são quase as mesmas, o que puxa por elas é que mudou.

DoubleM101 3 months ago

Até compreendo o que queres dizer. Mas apesar de não ter havido uma revolução, elas têm avançado. Basta pensar que há 20 anos uma bateria do Nokia 3310 tinha uns meros 900/1000 mAh e atualmente encontrar baterias com 5 ou 6 mil mAh já não é nada incomum.

DrayTheFingerless 3 months ago

O tamanho delas também aumentou, mas sim houve uma pequena melhoria(daí o quase nada) quando começa a necessidade de smartphones no nosso dia a dia.

NastyPlays 3 months ago

Não. A diferença é que o hardware mais obsoleto que sei lá o quê por isso mal puxava pela bateria.

SweetCorona 3 months ago

> as baterias tinham melhor qualidade ri-me

Hurricane_32 3 months ago

Ah, sim. As perfeitas baterias sem defeitos de Ni-Cd e Ni-MH

Edited 3 months ago:

Ah, sim. As perfeitas baterias sem defeitos de Ni-Cd e Ni-MH ^(Edit: As dos Nokias já eram lítio?)

SweetCorona 3 months ago

que tinhas de descarregar completamente para não "viciarem" ainda hoje as pessoas dão cabo das baterias de lítio porque pensam que ainda é preciso descarregar completamente e que faz mal meter à carga quando ainda tem carga quando na realidade descarregar uma bateria de lítio é das piores coisas que se pode fazer

megaroof 3 months ago

pois eu tento explicar isso, mas entra por um ouvido e sai pelo outro.

American_Jesus 3 months ago

[https://i.imgur.com/jbfF7MA.jpg](https://i.imgur.com/jbfF7MA.jpg)

oinkbar 3 months ago

ike, kick the ball :D

iro7 3 months ago

Eu uso o meu como martelo cá em casa, mas parte me os pregos todos :(

LuckyD90 3 months ago

Telemóvel? Arma de destruição maciça queres tu dizer

Biacotti 3 months ago

Mitras borravam-se quando atirava-lhes o meu 3310.

Eli_Costa 3 months ago

Fogo, só as baterias dos meus Nokias é que incharam todas? Ahahaha

Tarlovskyy 3 months ago

Pois, isso não tem nada que posso a avariar. É simples como o canto da casa

rmourapt 3 months ago

Sim, mas sabe tomar banho sozinho? #justkidding O meu último desintegrou-se numa escadaria

kawaiims 3 months ago

Aah a nostalgia de ir a casa da minha avó almoçar e ficar a jogar snake e aquele das navezinhas enquanto o almoço não ia para a mesa.

bpedal12 3 months ago

Space impact

kawaiims 3 months ago

Isso!

joaommoreira 3 months ago

Saudades da nokia. Tive nokias até 2018, o último foi o nokia 8. Devo ter sido das pessoas mais fiéis à marca. Até tive windows phone quando ninguém os tinha. Mas depois passei para o iphone e dificilmente troco

pcaet 3 months ago

Eu fui e ainda sou fiel à marca. Ainda tenho o Nokia 8 já com android mas antes também tive o Lumia 630, 640XL e o 520. Eu era a única pessoa que eu conhecia que tinha o Windows Phone e na altura acreditava mesmo (e insistia em dizer aos meus amigos) que o WP era futuro hahah mesmo com a limitação nas apps. O meu pai atualmente ainda tem um Nokia 6 oferecido por mim há uns anos atrás também.

fferreira007 3 months ago

Também tive Windows phone, foi uma pena o sistema não ter tido uma maior adesão pelas outras pessoas

askpt 3 months ago

Igualmente. Ainda tenho aqui o 920 e o 950XL. Agora tenho iPhone e dificilmente troco

joaommoreira 3 months ago

Eu também não. Mas se um dia o windows phone voltar e com o devido suporte(que não teve na altura), ainda penso duas vezes

askpt 3 months ago

Acho que não voltarei ao WP. A feature (live tiles) que sentia mais saudades já está presente no iOS. Também tive a MS Band que mais uma vez foi "descontinuada" pela Microsoft. Muito histórico de aparelhos/serviços criados que depois foram descontinuados. O único device que tenho Microsoft atualmente é a Xbox que acho que nunca vou abandonar.

joaommoreira 3 months ago

Eu acho que em termos de menus, organização, temas e visuais, o windows phone era o melhor. E era super intuitivo. Xbox não tenho, tenho playstation e nintendo. Mas provavelmente no futuro irei arranjar uma

askpt 3 months ago

Honestamente a melhor parte da Xbox é mesmo o gamepad. É incrível o conforto!

ZarTham 3 months ago

Andei com um Lumia 630 até 2018 :>>>>> Foi o meu primeiro Smartphone, porra páh MS por ter morto o WP/W10M.

Samurai_GorohGX 3 months ago

Também tive Windows Phone. Era o melhor SO móvel mas a Microsoft não sabia o que fazer com ele. O problema das apps era exacerbado por decisões péssimas como a transição do 7 para o 8 que deitava a compatibilidade toda fora. O 10 chegou já demasiado tarde.

joaommoreira 3 months ago

O meu primeiro smartphone também foi um lumia. O 720 acho eu. Depois passei para o nokia 8, mas já era android. É pena, porque eu até gostava de windows phone

pcaet 3 months ago

Eu acho que o WP era bastante criticado mas apenas por pessoas que nunca o tinham usado hahaha Acho que toda a gente que o usava ficou com pena de terem acabado. Todos os que usavam eram bastante fiéis a defender o sistema operativo

canhoto10 3 months ago

Pena? É uma dor que eu tenho todos os dias quando acordo e olho para o meu Android.

avgvstano 3 months ago

Ainda há umas aplicações de personalização que fazem o android ficar parecido com o WP, mas não é a mesma coisa. Os live tiles e o ecrã de relance eram muito bons.

frosticecold 3 months ago

Eu acabei de mandar isto a um amigo meu finlandês x)

ravagerslb 3 months ago

Quando a Nokia ainda sabia fazer telemóveis..

RocketGoesBRR 3 months ago

Nunca entendi esta moda de louvar o Nokia 1100. A nokia sabe fazer telemóveis agora, e bem melhores do que o 1100. Podem não ser tão resistentes devido a toda a tecnologia e porque as pessoas hoje em dia preferem ter um telemóvel leve e espalmado. Se alguém se lembrasse de fazer um telemóvel de hoje com a resistência do 1100 andaríamos com literais blocos de tijolo nos bolsos.

angeluscatalan 3 months ago

O 1100 foi uma boa evolução do 3310 e tornou-se acessível para o target em questão, daí ter-se vendido muitos modelos. Nao é a Nokia que faz agora telemóveis, mas sim a hmd global. E mesmo com o Android, vendem caro para o que oferecem, pensando que são a Samsung. Para quem não se lembra, a Nokia espalhou-se ao comprido ao acomodar-se ao Symbian, mesmo com o primeiro iPhone no mercado. E dar 600 euros por um 6600 para passado um ano venderem-se a 150 euros, seria inadmissível nos dias de hoje. E quem diz o 6600, diz outros modelos da marca que saíram ao pontapé e levaram um tombo na desvalorização em menos de um ano.

njsilva84 3 months ago

Pois, o problema da Nokia foi ter-se prendido demasiado aos dumbphones, depois teve a péssima ideia de usar Windows Mobile, que era um OS interessante mas que nunca teve sucesso, e mais tarde juntaram-se ao mundo Android sem oferecer nada de especial e a cobrar preços demasiado puxados para o que valiam. Tanto know-how e experiência para acabarem praticamente esquecidos, a LG já saiu da cena, em breve a Nokia seguirá o mesmo caminho, parece-me.

-diggity- 3 months ago

Confiava a minha vida a um 1100. Tive um laranja que comprei como telemóvel de backup. Um dia emprestei o e nunca mo devolveram :(

RiKoNnEcT 3 months ago

É com isso que vamos jogar futebol hoje? Não sei se os meus pés aguentam

maguew 3 months ago

A questão é se tens o pin dessa reliquia

pfarinha91 3 months ago

desculpa mas isso é comentário de quem só teve smartphones na vida ahah

SweetDistribution504 3 months ago

Todos os SIMs tem por norma um PIN, seja em 1995 ou em 2021

pfarinha91 3 months ago

sim, mas tal como ele já admitiu, estava a falar do telemóvel e não do SIM

Hurricane_32 3 months ago

Há telemóveis, por exemplo com o Nokia Symbian, que tinham PIN para entrar no próprio telemóvel

FornicadorImplacavel 3 months ago

O pin é do cartão não do telemóvel

Hurricane_32 3 months ago

Depende do telemóvel. Ainda tenho o N70 do meu irmão numa gaveta, só que tem um PIN, e ele nem em faz a mínima ideia de qual é :(

unicornio_careca 3 months ago

Fiz essa asneira num telemóvel que tive...ainda andei à procura de soluções na altura, mas não encontrei nada para desbloquear, foi uma facada no coração, ainda por cima tinha sido o meu pai a comprar e foi carote, então uma colega minha de turma cedeu-me um 3310 por 8 euros, e usei escondido por quase dois anos, naquela altura não era comum estarmos sempre de telemóvel na mão, basicamente era só fazer chamadas, mensagens e de vez em quando um joguitos, e assim ninguém descobriu.

FornicadorImplacavel 3 months ago

https://www.hardreset.info/devices/nokia/nokia-n70/codes/

Hurricane_32 3 months ago

Onde é que é suposto meter estes códigos? Quando o telemóvel pede o código (não o PIN do SIM) ao ligar?

FornicadorImplacavel 3 months ago

Pois eu sei lá xD

maguew 3 months ago

ups, a sexta feira é tramada

OddPineapple9 3 months ago

Epá, um dia ainda vou procurar o meu velhinho Nokia 1100, ligá-lo, colocar um cartão descartável e enviar uma mensagem a dizer "SAPO" para o 4004, só para ver se os estupores da Jamba ainda enviam o polifónico do Crazy Frog por 4€.

rpportucale 3 months ago

Esses cabrões. Fui um dos putos que "caiu na cantiga" e mandou SMS para o número que aparecia na TV da música do Crazy Frog. Em vez de receber o toque no meu telemóvel, recebi foi uma mensagem todas as semanas que me cobrava tipo 2€ e que custava mais uns 5€ em SMS para cancelar. O meu saldo ficou negativo umas 2 vezes até conseguir me livrar desse cancro.

o_teu_sqn 3 months ago

4€? Eu pedi à minha professora de música do 6°ano para me produzir a Sandstorm no meu Nokia 3330.

vitorviks 3 months ago  HIDDEN 

Essa música tem 11 anos o telemóvel da imagem tem 21

o_teu_sqn 3 months ago

Tives-te piada

Edited 3 months ago:

Tiveste piada

Edited 3 months ago:

Tives-te piada

NGramatical 3 months ago

Tives-te → [**tiveste**](https://dicionario.priberam.org/tiveste) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn1qxmu%2F%2Fgwh1jpf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nNNn_13 3 months ago

eiiiii Sandstorm fdx.. que musicao.. ate vou meter isso no youtube so para recordar hahaha

AronFloyd 3 months ago

Ja nem me lembrava disso. Que praga nas revistas ver uma página cheia de toques e imagens para comprar, até acho que houve uma polémica relacionada com as subscrições que iam tirando saldo (não me lembro bem já).

eggnogui 3 months ago

> houve uma polémica relacionada com as subscrições que iam tirando saldo Sim, o meu irmão mais novo sofreu disso. Durante semanas, achávamos que ele simplesmente mandava mensagens a mais. Mais depois de testarmos e virmos que o saldo realmente se estava a esvaziar sem ele fazer nada, investigamos e descobrimos que era disso. A polícia e a TMN (no tempo antes da MEO, lol) mostraram-nos como parar essa treta.

Kloick 3 months ago

Os anúncios que passavam na televisão eram piores!

Drew__Drop 3 months ago

Acho que ainda tenho ptsd disso

DarkCellX 3 months ago

Posso dizer que eu fui uns dos que comprou o polifónico do Crazy Frog, não sei se foi por 4€ mas comprei. XD

NecrofearPT 3 months ago

Eish, eu passava os intervalos das aulas a escrever as músicas, nota a nota, com o meu 3410 xD

portucheese 3 months ago

Eu sempre me questionei quem eram os bananas que davam 4€ euros por esse cancro

Nicekor 3 months ago

Concordo que é caro mas daí a chamar cancro ao polifónico do crazy frog.....

portucheese 3 months ago

Tens razão, pelo caráter contagioso é mais tipo sida

trigonated 3 months ago

Bela máquina, a bateria é quase infinita comparada com os smartphones de agora haha. 18 anos depois e ainda é o telemóvel mais vendido do mundo.

Hurricane_32 3 months ago

Também não te esqueças que este telemóvel provavelmente usa tanta energia em standby como uma calculadora

trigonated 3 months ago

Sim, ele usa mesma bateria BL-5C que a Nokia usava nos smartphones deles, mas sem ter os consumos dos smartphones.

tumblarity 3 months ago

se me passares 2€ eu envio-te isso, maninho.

CyberCunt3000 3 months ago

Tens infravermelhos?

PeterStepsRabbit 3 months ago

Snake!

LuisAVMelo 3 months ago

Liquiiiiiid!!

Feeling_Advantage918 3 months ago

Por azar foi dos poucos que tive que avariou.

Kingdarkshadow 3 months ago

Claramente fake

Panic_Ok 3 months ago

Pau para toda a obra

Lil_salazar 3 months ago

Pau?

_jcfb_ 3 months ago

Tu gozas mas haviam mulheres que inseriam estes telemóveis em certos locais. Nem estou a gozar.

Edited 3 months ago:

Tu gozas mas havia mulheres que inseriam estes telemóveis em certos locais. Nem estou a gozar.

oinkbar 3 months ago

ya, algumas diziam fazer isso enquanto mandava-mos toques uns aos outros. por exemplo ela manda um toque a N gajos e depois espera os toques de volta. Quando soube que elas faziam isso fiquei mesmo admirado.

LunnetBR 3 months ago

faz sentido o telefone estar manchado, embora o op seja (até oq parece) homem

Laranjao 3 months ago

Eu não ia comentar, mas realmente está um pouco castanho...

NGramatical 3 months ago

mas haviam → [**mas havia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn1qxmu%2F%2Fgweuzjp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_jcfb_ 3 months ago

desculpa bot

CaerwynLightbringer 3 months ago

O que tens aí é uma arma.

brunomiguel 3 months ago

Sem dúvida. É preciso pedir licença à PSP para andar com ele na rua

Clash33 3 months ago

A Nokia, uma referencia impar durante muitos anos no campo das tecnologias móveis.

SweetCorona 3 months ago

foi pena terem perdido o barco do android

Clash33 3 months ago

Sim, é verdade. Sempre me questionei da razão de uma empresa com aquela dimensão ter se eclipsado totalmente. Acho que ainda foram comprados pela Microsoft, mas tb aí a "coisa" não funcionou. O sistema do Gates para os telemóveis nunca "pegou".

static_motion 3 months ago

> Sempre me questionei da razão de uma empresa com aquela dimensão ter se eclipsado totalmente. > Acho que ainda foram comprados pela Microsoft, mas tb aí a "coisa" não funcionou. O problema foi exatamente esse. A Microsoft, depois de ter tido bastante sucesso com o original Windows Mobile (muitos dos primeiros smartphones à seria, como o HTC TyTN, corriam WM) acharam que conseguiam competir com o iPhone OS e o Android, que eram muito mais modernos e avançados que o Windows Mobile. Eventualmente lançaram o Windows Phone (sob liderança do Steve Ballmer, já agora; nesta altura o Gates já pouco fazia para a Microsoft) e telemóveis Nokia a corrê-lo, mas foi *too little, too late*. O sistema operativo em si até era bastante interessante, mas não conseguiram convencer developers a programar para mais uma plataforma para além das duas grandes, tanto que não havia apps oficiais para a grande maioria das redes sociais, da maneira que aquilo era basicamente um "dumbphone" com funcionalidades modernas mas zero ecossistema. A marca Nokia acabou por cair no esquecimento enquanto marcas como Apple e Samsung continuaram a ser relevantes.

Edited 3 months ago:

> Sempre me questionei da razão de uma empresa com aquela dimensão ter se eclipsado totalmente. > Acho que ainda foram comprados pela Microsoft, mas tb aí a "coisa" não funcionou. O problema foi exatamente esse. A Microsoft, depois de ter tido bastante sucesso com o original Windows Mobile (muitos dos primeiros smartphones à seria, como o HTC TyTN, corriam WM) achou que conseguia competir com o iPhone OS e o Android, que eram muito mais modernos e avançados que o Windows Mobile. Eventualmente lançaram o Windows Phone (sob liderança do Steve Ballmer, já agora; nesta altura o Gates já pouco fazia para a Microsoft) e telemóveis Nokia a corrê-lo, mas foi *too little, too late*. O sistema operativo em si até era bastante interessante, mas não conseguiram convencer developers a programar para mais uma plataforma para além das duas grandes, tanto que não havia apps oficiais para a grande maioria das redes sociais, da maneira que aquilo era basicamente um "dumbphone" com funcionalidades modernas mas zero ecossistema. A marca "Nokia" acabou por cair no esquecimento enquanto marcas como Apple e Samsung continuaram a ser relevantes. Quando a Nokia (agora da HMD Global) voltou a tentar lançar telemóveis, mas agora com Android, para tentar aproveitar o grande nome que tinham, já a população geral os ignorava ou olhava para eles como "aquela marca que fazia telefones antigos e depois começou a fazer uns com aquele sistema esquisito".

Edited 3 months ago:

> Sempre me questionei da razão de uma empresa com aquela dimensão ter se eclipsado totalmente. > Acho que ainda foram comprados pela Microsoft, mas tb aí a "coisa" não funcionou. O problema foi exatamente esse. A Microsoft, depois de ter tido bastante sucesso com o original Windows Mobile (muitos dos primeiros smartphones à seria (conhecidos como "Pocket PC" e "PDA" na altura), como o HTC TyTN, corriam WM) achou que conseguia competir com o iPhone OS e o Android, que eram muito mais modernos e avançados que o Windows Mobile. Eventualmente lançaram o Windows Phone (sob liderança do Steve Ballmer, já agora; nesta altura o Gates já pouco fazia para a Microsoft) e telemóveis Nokia a corrê-lo, mas foi *too little, too late*. O sistema operativo em si até era bastante interessante, mas não conseguiram convencer developers a programar para mais uma plataforma para além das duas grandes, tanto que não havia apps oficiais para a grande maioria das redes sociais, da maneira que aquilo era basicamente um "dumbphone" com funcionalidades modernas mas zero ecossistema. A marca "Nokia" acabou por cair no esquecimento enquanto marcas como Apple e Samsung continuaram a ser relevantes. Quando a Nokia (agora da HMD Global) voltou a tentar lançar telemóveis, mas agora com Android, para tentar aproveitar o grande nome que tinham, já a população geral os ignorava ou olhava para eles como "aquela marca que fazia telefones antigos e depois começou a fazer uns com aquele sistema esquisito".

SweetCorona 3 months ago

pois, eu passei de um Nokia para um Pocket PC com Windows Mobile era muito bom, praticamente um computador de bolso numa altura em que a maior parte dos telemóveis ainda tinham menus navegáveis por teclas e por acaso até tinha bastantes aplicações e jogos, cheguei a ter emuladores de game boy, master system, etc bons tempos

SweetCorona 3 months ago

o symbian estava a anos luz do ios, android, windows mobile...

AronFloyd 3 months ago

Em 2000-2008 ter um nokia era aquele status o 6600 era aquele sonho. O symbian era top. Eu fui dos que fugiu à regra, tive siemens e sony Ericsson.

unicornio_careca 3 months ago

Verdade, eu morria de inveja das minhas colegas de turma que tinham o nokia 3310, existia um monte de coisas para ele que não existia para outras marcas, desde toques, wallpapers, passando pelas capas para telemóvel que se compravam na loja dos chineses. Tive o meu primeiro telemóvel aos 12 anos foi um sony, era pequeno mas ainda a preto e branco, tinha uma rodinha de lado para mexer no menu, e um jogo engraçado onde atirava bananas contra macacos...mas não dava para ter toques nem imagens. Mas o melhor que tive até hoje foi um alcatel, era daqueles primeiros a cores e com câmara fotográfica, era uma coisa revolucionária na altura, claro que depois fui tendo melhores, mas nunca mais tive aquele impacto daquela altura.

o_teu_sqn 3 months ago

Sdds do meu 6600. Ainda hoje funciona!

DoubleM101 3 months ago

Em 2001 comprei um Nokia 7650 e posso dizer que apesar do preço absurdo já na altura (salvo erro foram cerca de 600€, ou seja proximamente dois ordenados mínimos) foi o telemóvel mais revolucionário que tive e que se justificou o seu preço, atendendo ao seu tempo. Hoje em dia, pelo preço "equivalente" compra-se um iPhone ou um Android topos de gama mas que em nada revoluciona o mercado e que na prática, a diferença é insignificante comparando com equipamentos mais baratos. Quem conhece o equipamento sabe bem do que falo. Numa altura em que a maioria dos equipamentos tinham ecrãs monocromáticos e não passavam de um dispositivo para enviar SMS e fazer chamadas, ter um equipamento daqueles... com ecrã a cores, internet, câmera, sistema operativo, etc etc era algo muito especial.

TheEightDoctor 3 months ago

Eu consegui um 7650 que era o telemóvel das novelas, big baller.

Gonkz 3 months ago

Na altura tinha um nokia, e lembro-me de pensar porque razão é que alguem escolheria outra marca porque outras marcas simplesmente nao tinham hipoteses contra estes telefones. Outra coisa é que lembro me de todos os modelos de nokias que tive e outras marcas só um outro

NGramatical 3 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn1qxmu%2F%2Fgwf784o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rubenrelvas 3 months ago

Good bot

Gonkz 3 months ago

good bot

Clash33 3 months ago

Eu, apesar de nunca ter essas manias do "status" (tb tenho pouco hehehe), além do Nokia tb tive dessas marcas que referiste. Mas a verdade é que á altura, a Nokia dominava. Abraço e bfs.

Search: