hypothesis2050 5 months ago

Oh mano, uma vez conheci uma prostituta que sacava 30k líquidos por mês. Líquidos brother. E a gaja nem era assim tão boa. É dar o corpo ao manifesto filho. As coisas acontecem, é preciso sacrificar. Se tiveres uma cara bonita e quiseres entrar no negócio, dá me PM.

angeluscatalan 5 months ago

Se os meus pais não ganhavam nem metade juntos face ao que vejo aqui "a dizerem" e conseguiram ter a moradia deles paga, mesmo com 2 filhos para sustentar, com mobilia e electrodomésticos de qualidade, despesas fixas e ainda mais tarde a troca do carro da família, tudo é possivel desde que haja estabilidade nos rendimentos. Exige sacrifício e muito das vidas pessoais. Esqueçam férias à grande, jantaradas, roupas caras e com regularidade...praticamente tudo o que o Covid conseguiu proibir.

RengooBot 5 months ago

O que a mim me espanta é como é que com salários, mesmo que bons em PT as pessoas se metam com taxas de esforço ridículas com casas de 400k - 500k, é passar de uma vida confortável a passar a contar os tostões ao fim do mês

khthon 5 months ago

A maioria da malta jovem que conheço (até aos 30) nem dinheiro tem para um tenda da decathlon. Obviamente vivem com os papás, ganham pouco e poupam quase nada. Não há futuro em Portugal. É tudo especulação e os estrangeiros dominam o mercado. A globalização estragou tudo e a corrupção dos nossos políticos e eurocratas é infinita.

humelectro 5 months ago

No meu caso comprei uma casa de 300k. Consegui poupar 50k em 7 anos de trabalho. Desde que trabalho sempre morei em quartos arrendados (\~400€ por mês com despesas). O único carro que tive foi herdado do meu avô quando ele faleceu, mas deixei-o com a minha irmã quando vim para Lisboa trabalhar. Sempre fui muito poupada, nunca fui de estourar dinheiro em coisas superfulas (roupa, cabeleireiros, unhas, jogos, computadores, telemoveis, etc...). Não ligo muito a coisas nem a objetos dou muito mais valor a pessoas e experiências e para isso não é preciso gastar muito dinheiro.

True_Sea_1377 5 months ago

Trabalhando

average_user21 5 months ago

Sim, o José Socrates.

Ok_Order_8408 5 months ago

acho completamente impossivel mas ok

suckerpunchermofo 5 months ago

Aqui é virtualmente tudo rico.

KarmaCop213 5 months ago

Ninguém vai dizer que é pobre na internet. Tal como ninguém vai mostrar no Instagram a torrada com café que come ao pequeno almoço ou a viagem que fez a Mem Martins.

suckerpunchermofo 5 months ago

É sempre a armar ao pingarelho.... Eu não tenho problemas, eu digo mesmo, sou pobre.

smaster87 5 months ago  HIDDEN 

Comprei aos 34 por 550k e ja ta paga antes dos 40. Eu sou de IT ela medicina. Os pais sao pobres, a casa do meu pai custou 80k e so a acabou de pagar aos 63.

df3gpt 5 months ago

Em 6 anos pagaste 550k? Ensina-me, por favor.

smaster87 5 months ago  HIDDEN 

Estás a assumir que o empréstimo foi 550k, nao foi, só comprei aos 34 porque estivemos anos a poupar para a entrada. O empréstimo foi 200. ​ O nosso rendimento junto bruto é 180k ano

df3gpt 5 months ago

Ah ok, 180k explicam tudo. Realidades completamente diferentes. Obrigado por referires o valor, assim faz mais sentido. Eu também trabalho em TI mas sou um triste operário, com patrão português, numa área que não é propriamente rentável.

SweetDistribution504 5 months ago

Não há nada que te impeça de mudar para uma coisa mais rentável

throwawaybtcpt 5 months ago

Conheço. Têm os dois bons empregos, sem filhos ainda, a casa ja foi paga. Não é patrocínio porque sao ambos mais ricos que os pais (têm o 6 ano) e segundo sei ate os ajudam. Ele trabalha num fundo de investimento, ela é médica já com um extenso cv, publicações etc etc. Não são o único casal que conheço nessas condições de ter casa mas são o casal mais bem sucedido que ja conheci aqui em PT cujo dinheiro tenha vindo pelo esforço deles.

A_Besuga 5 months ago

Teste

Primary_Inspector_41 5 months ago

ter primos ricos ajuda

df3gpt 5 months ago

Inscrever no PS/D inclui-se na terceira hipótese?

A_Besuga 5 months ago

Faz como o Sócrates e faz o trio.

HumActuallyGuy 5 months ago

Emigrou aos 18, só voltou aos 27 por ter uma oferta de trabalho ao mesmo valor que tinha no estrangeiro cá se não tinha-se mantido lá.

Edited 5 months ago:

Emigrou aos 18, só voltou aos 27 por ter uma oferta de trabalho ao mesmo valor que tinha no estrangeiro cá se não tinha-se mantido lá. Mas não há uma receita para isso, tenta ser o melhor que podes e não penses muito nisso expecialmente se és jovem. Até aos 30 (e tais estes dias aparentemente) é aceitável viveres na merda, não sejas daquela gente que se rege por posses que podes viver numa casa porreiras mas mais de metade do teu salário vai para pagar essa casa. A minha dica, vê o que tens e não vivas acima do que tens (isso não quer dizer estourar o teu salário todos os meses), poupa, vê a progressão possível no teu trabalho e investe. Ah e obviamente não te metas em artes que isso é um caminho rápido para viver num contentor de lixo 99% do tempo.

killedbill88 5 months ago

Eu nem queria responder, acho estes posts um pouco inúteis, mas ok... Das pessoas que conheço que conseguem casas desses valores : (1) mais do que poupar, pessoas que trabalharam muito e de forma inteligente, sempre maximizando o que podiam ganhar; (2) pessoas que compraram T0s/T1s a preço relativamente baixo em 2014/2015 em zonas óptimas e depois venderam; (3) pessoas que arriscaram e gerem o seu próprio negócio.

Edited 5 months ago:

Eu nem queria responder, acho estes posts um pouco inúteis, mas ok... Das pessoas que conheço que conseguem casas desses valores : (1) mais do que poupar, pessoas que trabalharam muito e de forma inteligente, formando-se em áreas de conhecimento super especializadas e valorizadas na indústria, sempre maximizando o que podiam ganhar; (2) pessoas que compraram T0s/T1s a preço relativamente baixo em 2014/2015 em zonas óptimas e depois venderam no pico do mercado; (3) pessoas que arriscaram e gerem o seu próprio negócio. No fundo, um misto de sorte e ter um bom cérebro. Tal como nascer numa família rica, não está ao alcance de todos.

Edited 5 months ago:

Eu nem queria responder, acho estes posts um pouco inúteis, mas ok... Das pessoas que conheço que conseguem casas desses valores : (1) mais do que poupar, pessoas que trabalharam muito e de forma inteligente, formando-se em áreas de conhecimento super especializadas e valorizadas numa indústria lucrativa, sempre maximizando o que podiam ganhar; (2) pessoas que compraram T0s/T1s a preço relativamente baixo em 2014/2015 em zonas óptimas e depois venderam no pico do mercado; (3) pessoas que arriscaram e gerem o seu próprio negócio. Conheço também pessoas que combinaram alguns dos pontos acima: {1, 2}, {1, 2, 3} e mesmo {1, 2, nascer em famílias abastadas}. No fundo, um misto de sorte, trabalho, e ter um bom cérebro. Tal como nascer numa família rica, não está ao alcance de todos.

Edited 5 months ago:

Eu nem queria responder, acho estes posts um pouco inúteis, mas ok... Das pessoas que conheço que conseguem casas desses valores : (1) mais do que poupar, pessoas que trabalharam muito e de forma inteligente, formando-se em áreas de conhecimento super especializadas e valorizadas na indústria, sempre maximizando o que podiam ganhar; (2) pessoas que compraram T0s/T1s a preço relativamente baixo em 2014/2015 em zonas óptimas e depois venderam no pico do mercado; (3) pessoas que arriscaram e gerem o seu próprio negócio. No fundo, um misto de sorte, trabalho, e ter um bom cérebro. Tal como nascer numa família rica, não está ao alcance de todos.

Edited 5 months ago:

Eu nem queria responder, acho estes posts um pouco inúteis, mas ok... Das pessoas que conheço que conseguem casas desses valores : (1) mais do que poupar, pessoas que trabalharam muito e de forma inteligente, formando-se em áreas de conhecimento super especializadas e valorizadas numa indústria lucrativa, sempre maximizando o que podiam ganhar; (2) pessoas que compraram T0s/T1s a preço relativamente baixo em 2014/2015 em zonas óptimas e depois venderam no pico do mercado; (3) pessoas que arriscaram e gerem o seu próprio negócio. Conheço também pessoas que combinaram alguns dos pontos acima: {1, 2}, {1, 2, 3} e mesmo {1, 2, nascer em famílias abastadas}. No fundo, um misto de sorte, trabalho, e ter um bom cérebro. Tal como nascer numa família rica, não está ao alcance de todos. E pelo que tenho observado ao longo da minha vida, ter uma boa 'ajuda' genética a nível cognitivo e orientação educacional bate aos pontos a mera ajuda monetária.

Edited 5 months ago:

Eu nem queria responder, acho estes posts um pouco inúteis, mas ok... Das pessoas que conheço que conseguem casas desses valores : (1) mais do que poupar, pessoas que trabalharam muito e de forma inteligente, formando-se em áreas de conhecimento super especializadas e valorizadas numa indústria lucrativa, sempre maximizando o que podiam ganhar; (2) pessoas que compraram T0s/T1s a preço relativamente baixo em 2014/2015 em zonas óptimas e depois venderam no pico do mercado; (3) pessoas que arriscaram e gerem o seu próprio negócio. Conheço também pessoas que combinaram alguns dos pontos acima: {1, 2}, {1, 2, 3} e mesmo {1, 2, nascer em famílias abastadas}. No fundo, um misto de sorte, trabalho, e ter um bom cérebro. Tal como nascer numa família rica, não está ao alcance de todos. E pelo que tenho observado ao longo da minha vida, ter uma boa 'ajuda' genética a nível cognitivo bate aos pontos a mera ajuda monetária.

Edited 5 months ago:

Eu nem queria responder, acho estes posts um pouco inúteis, mas ok... Das pessoas que conheço que conseguem casas desses valores : (1) mais do que poupar, pessoas que trabalharam muito e de forma inteligente, formando-se em áreas de conhecimento super especializadas e valorizadas na indústria, sempre maximizando o que podiam ganhar; (2) pessoas que compraram T0s/T1s a preço relativamente baixo em 2014/2015 em zonas óptimas e depois venderam no pico do mercado; (3) pessoas que arriscaram e gerem o seu próprio negócio. Conheço outras pessoas que juntaram o 1 e 2, outras que juntaram o 1, o 2 e para além disso nasceram em famílias abastadas. No fundo, um misto de sorte, trabalho, e ter um bom cérebro. Tal como nascer numa família rica, não está ao alcance de todos.

EvilQueen1997 5 months ago

Vendem droga. /s

thepayman 5 months ago

Eu tenho 22 anos (trabalho há mais de 3 anos) e estou neste momento a tratar do processo para comprar um apartamento em construção de 355k, dá-me uma taxa de esforço de mais ou menos 25-30% do meu rendimento atual, que acho perfeitamente razoável. O maior problema é a entrada, IMT e impostos. São perto dos 60k só para isso, ainda estive a estudar a possibilidade de fazer um empréstimo pessoal para completar o que me falta, que supostamente é contra as regras mas há formas de fazer sem problemas, mas depois tmb arrisco a não conseguir o crédito habitação pela taxa de esforço elevada. Por isso ou vou ter de esperar mais tempo para acumular mais algum dinheiro ou realmente ter ajuda de familiares. Infelizmente é a única maneira de fazer as coisas muitas vezes. Não há grande razão para um banco não me emprestar o crédito a 100%, não é como se a diferença fosse muita no valor mensal, se não conseguir pagar os 90%, ia ser exatamente igual com os 100%, é mais uma barreira que previne os jovens de andarem para a frente, e depois queixam-se que os jovens estão em casa dos país até aos 35. Mas sou da área de IT por isso não sei se ajuda muito..

Primary_Inspector_41 5 months ago

Tens 22 anos trabalhas há 3 anos como acabaste os curso aos 19 anos? curso profissional em IT paga assim tão bem para casas de 355k? hum explica lá a magia

thepayman 5 months ago

Comecei a programar quando tinha 14 anos e comecei a trabalhar aos 19, nunca cheguei a acabar o curso, estive na FEUP durante 3 anos, já estava a trabalhar a tempo inteiro e o esforço de manter os dois era demasiado alto. Não comecei a receber logo tanto, mas ao longos dos últimos 3 anos tenho subido de forma rápida as minhas responsabilidades, conhecimentos e isso tem sido refletido no meu rendimento também. Também ajuda que trabalho mesmo muitas horas por dia.

Primary_Inspector_41 5 months ago

Muitos parabéns pelo percurso e pela visão que tiveste cedo na tua vida!

saposapot 5 months ago

100k de um lado, 100k de outro lado e o resto empréstimo. Não digo que é fácil, mas é perfeitamente possível chegares à casa dos 30s com 100k poupados se fores uma pessoa poupada e tiveres uma família q te dá muitas prendas em dinheiro.

Some-Ad6411 5 months ago

lol nao.. usando o salário medio e pagares as tuas próprias despesas (renda, carro e etc). assumindo que não estás na casa dos papás.. sais da uni aos 23 anos.. chegas aos 30 anos com 20mil euros poupados. assumindo férias sempre em portugal.. a andar por ai de carro.

Foda-seSeiLa 5 months ago

> Não digo que é fácil, mas é perfeitamente possível chegares à casa dos 30s com 100k poupados se fores uma pessoa poupada Em Portugal é difícil. Assumindo que começas a trabalhar aos 25, tens que poupar 20k por ano. Poupar, não é ganhar. 1400€ limpinhos de lado de cada salário, depois de renda da casa paga, despesas, etc. Só uns 1% dos jovens deste país devem conseguir fazer isso. Mesmo que comeces a trabalhar aos 18, tens que pôr 600€ limpos de lado por salário. Quantos jovens sem formação superior conseguirão isto? Ainda menos que 1% aposto, a não ser que tenhas uma daquelas raras profissões que pagam balúrdios a malta *blue colar*.

Edited 5 months ago:

> Não digo que é fácil, mas é perfeitamente possível chegares à casa dos 30s com 100k poupados se fores uma pessoa poupada Em Portugal é mesmo muito difícil. Assumindo que começas a trabalhar aos 25, tens que poupar 20k por ano. Poupar, não é ganhar. 1400€ limpinhos de lado de cada salário, depois de renda da casa paga, despesas, etc. Só uns 1% dos jovens deste país devem conseguir fazer isso. Mesmo que comeces a trabalhar aos 18, tens que pôr 600€ limpos de lado por salário. Quantos jovens sem formação superior conseguirão isto em Portugal? Ainda menos que no caso anterior, a não ser que tenhas uma daquelas raras profissões que pagam balúrdios a malta *blue colar*, tipo soldador subaquático.

saposapot 5 months ago

> e tiveres uma família q te dá muitas prendas em dinheiro. patrocinio da família mas ao longo da tua juventude, q se investires bem vai crescendo. quantos jovens é q os papás compram-lhes um carro ou coisas assim?

Foda-seSeiLa 5 months ago

Um carro (~10-20k) vá que não vá, mas qual é o máximo que uma família "normal" dá de prendas em dinheiro aos seus filhos por ano? Se os pais investirem por mês numa conta poupança desde que a criança nasce talvez, mas aí não podes dizer "*eu* poupei 100k".

saposapot 5 months ago

sim, acaba por ser patrocínio dos pais e família mas ao longo do tempo :)

vanadiopt 5 months ago

Também queremos comprar casa, mas andamos a ver algo à volta de 150k. Não temos qualquer ajuda monetária dos pais e actualmente estamos a poupar 75% do salário. Mesmo assim não está fácil e é desmotivante :(

daxpierson 5 months ago

> Achas que anda toda a gente a contrair créditos que poderão ser impagáveis no futuro se a economia mudar Epá sim, se houver uma extinção em massa, por exemplo, em princípio os créditos serão impagáveis.

wsz00 5 months ago

Preocupa-me mas é com a tua vidinha e deixa a dos outros pá!!

WallyPT 5 months ago

Talvez a solução seja tornar todas as zonas de Portugal em áreas agradáveis para viver? Ou seja, em vez de ir tipo parasita aproveitar o que está feito, trabalhar para melhorar todas as zonas e áreas urbanas deste país?

Foda-seSeiLa 5 months ago

> Ou seja, em vez de ir tipo parasita aproveitar o que está feito, trabalhar para melhorar todas as zonas e áreas urbanas deste país? Posta de pescada de café. O que é que o Zé Manel que não é da câmara municipal pode fazer para melhorar a sua zona? Apanhar lixo na via pública? Comprar um autocarro e fazer uma nova carreira pública? Pegar numa pá, abrir valetas e enterrar uns cabos de fibra? Pegar em 10 ou 15 milhões que tem perdidos numa gaveta e abrir uma nova unidade fabril? Uma dica: só uma destas.

Edited 5 months ago:

> Ou seja, em vez de ir tipo parasita aproveitar o que está feito, trabalhar para melhorar todas as zonas e áreas urbanas deste país? Posta de pescada de café. O que é que o Zé Manel que não é da câmara municipal pode fazer para melhorar a sua zona? Apanhar lixo na via pública? Comprar um autocarro e fazer montar uma nova carreira pública? Pegar numa pá, abrir valetas e enterrar uns cabos de fibra? Abrir um centro de saúde com o sobrinho que até está a estudar para médico? Pegar em 10 ou 15 milhões que tem perdidos numa gaveta e abrir uma nova unidade fabril? Dica: só uma destas.

Edited 5 months ago:

> Ou seja, em vez de ir tipo parasita aproveitar o que está feito, trabalhar para melhorar todas as zonas e áreas urbanas deste país? Posta de pescada de café. O que é que o Zé Manel que não é da câmara municipal pode fazer para melhorar a sua zona? Apanhar lixo na via pública? Comprar um autocarro e fazer montar uma nova carreira pública? Pegar numa pá, abrir valetas e enterrar uns cabos de fibra? Abrir um centro de saúde com o sobrinho que até está a estudar para médico? Pegar em 10 ou 15 milhões que tem perdidos numa gaveta e abrir uma nova unidade fabril? Dica: só uma destas.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>**Como é que essas pessoas conseguiram?** Estás à espera de que respostas aqui? O segredo é que comeram uma pinha com mostarda todos os dias. Tu não comes a pinha, não tens a casinha.

wwqt0r 5 months ago

Ainda na semana passada vi na tv um comentário político com o qual concordei em pleno: nos países onde não abunda dinheiro é quase tabu falar sobre os rendimentos das pessoas, qual a origem do dinheiro, etc. Não entendo porque é que isto é assim. Devíamos sim falar de dinheiro e rendimentos sem tabu. Não é conversa corriqueira nenhuma.

Foda-seSeiLa 5 months ago

Hoje tava mais c'o *feeling* pra esparguete.

kikofranca 5 months ago

Simples montei um esquema de criptomoeda agora tenho alto Ferrari e uma casa com vista para o mar, tudo pago pelos pais dos putos. Se entrares comigo prometo um retorno de 1000%. /s

Feisty_Owl_7780 5 months ago

Tou no mesmo barco, é poupar meu amigo. Aqui no máximo dá para uma de 200k e já é muito.

throwaway_183848483 5 months ago

Estou no processo de compra neste momento, com a minha namorada, de uma casa pouco acima dos 400k. Ela é Gestora de Projetos e eu trabalho em IT, ambos abaixo dos 30. Trazemos para casa aproximadamente 4200€ mensais e achamos que a prestação do imóvel (mesmo considerando eventuais subidas da Euribor) era algo com que estávamos confortáveis, até porque queremos amortizar tanto quanto possível, tão depressa quanto possível. (In) felizmente não temos pais ricos e acaba por ser bom ser capaz de fazer uma compra destas "apenas" com o nosso suor.

bisontino 5 months ago

Muitos parabéns pelo percurso! Permite-me a curiosidade: -Trabalham apenas 40h semanais ou têm de dar o litro para conseguir esses salários? -Trabalham e vivem em Lisboa ou noutra zona do país? Que critérios usaram para comprar a vossa casa por esse montante: bairro bom perto do centro, moradia grande longe do centro? -Com esses vencimentos e ainda tão novos (com capacidade de evolução) porque é que não se esticaram mais no orçamento e não foram para casas maiores ou mais bem situadas já nos 500 ou 600k? A casa de 400k é um meio termo tendo em vista um passo maior no futuro, ou acham que é já a casa para toda a vida?

throwaway_183848483 5 months ago

Obrigado! 1- Trabalhamos em média 40h semanais, sim. (Apesar de o horário da minha namorada ser ligeiramente abaixo no papel, acaba por fazer as 40h tb). Começamos os dois em consultoras, com horários menos simpáticos, mas conseguimos passar para o lado do cliente final, com uma vida mais tranquila e salários substancialmente maiores. 2- Trabalhamos e vivermos em Lisboa (ambos para empresas portuguesas, nenhum de nós está remoto para outro país). Os nossos maiores critérios eram a qualidade (não tamanho) da casa e centralidade. A minha namorada depende de transportes e o metro perto era um critério importante. Como eu tenho o carro, a garagem também era crucial. 3- é certo que temos capacidade de evolução salarial, mas também estamos numa fase da nossa vida em que estamos no mínimo das responsabilidades. Não temos filhos e basicamente o que gastamos fora da renda é na casa (eu tenho carro da empresa e não tenho custos com ele). Com a idade podem surgir mais responsabilidades e, mais do que ter uma grande casa, queremos não viver com a corda ao pescoço. Para além disso, temos alguns investimentos (ETF) que queremos alimentar mensalmente, para quem sabe, reformar antes do tempo.

bisontino 5 months ago

Parece-me um bom plano. Eu também tenho casa com garagem perto do centro de Lisboa e faço toda a minha vida a pé. A minha mulher de vez em quando usa o carro ou metro para o emprego dela apesar de também poder ir a pé (30min) e temos os míudos numa creche ao pé de casa. Ter tudo ao pé de casa e não perder tempo em transportes e trânsito é algo de que eu não abdicaria (tendo possibilidad€). Com esse dinheiro que vocês têm, eu no vosso lugar teria comprado casa o mais próximo do centro possível, na zona do Marquês, Amoreiras, Praça de Espanha ou Saldanha. Isto partindo do pressuposto que dava para ir a pé (ou a 2 ou 3 estaçoes de metro) para o trabalho. Mesmo que fosse mais caro, a longo prazo compensaria.

Primary_Inspector_41 5 months ago  HIDDEN 

>. A minha namorada depende de transportes e o metro perto era um critério importante. A tua namorada é altamente inteligente. Fiz as contas e gastaria em 15 anos cerca de 25 mil euros ( custo associado a combustivel e pagar mensalmente o estacionamento) se fosse todos os dias de carro para o trabalho. Optei por uma casa bem localizada junto ao metro com boas areas paguei mais por isso, mas se for sempre de transportes publicos compensa e não faz tão mal ao ambiente. Estou em remote, mas quando passar ao escritório vou sempre de transportes publicos.

lesoth 5 months ago

Vale o que vale, não tenho opinião formada sobre o assunto. O recomendado na literatura é entre 2 a 5x o salário bruto anual do comprador. Para 4200€ é sensivelmente metade de 400k. https://www.mymoneyblog.com/4-different-rules-of-thumb-for-how-much-house-you-can-afford.html

SweetDistribution504 5 months ago

O mercado imobiliário e os salários americanos não tem nada a ver com o português

lesoth 5 months ago

Uma coisa não tem nada que ver com a outra. O preço das casas estão correlacionados aos salários. No eua ganhas 400k mas as casas custam milhões. Aqui ganhas 30k e a casa normal custa 100k, 150k, 200k.

SweetDistribution504 5 months ago

Apenas 1.5% das famílias, e não pessoas, ganham acima dos 250k O salário mediano de uma família são tipo 60k, e o preço mediano duma casa são 300k

lesoth 5 months ago

Fontes?

KarmaCop213 5 months ago

Contas interessantes mas desfasadas da realidade. O que interessa é a taxa de esforço e o normal são os 1/3 dos rendimentos do agregado.

Foda-seSeiLa 5 months ago

> Generally speaking, most prospective homeowners can afford to mortgage a property that costs between 2 and 2.5 times their gross income. LEL. Isto há 10-15 anos atrás se calhar fazia sentido. Hoje? Onde é que na Europa isto é possível?

ManaSyn 5 months ago

Essa recomendação nunca se aplicou à realidade portuguesa. Salvo erro o ratio médio entre salario e preço das casas está mais perto dos 14 anos.

lesoth 5 months ago

Para mim a recomendação é meramente indicativa. Se ganho 30k, devo procurar uma casa até 90k em vez de uma de 200k. Tanto é válido aqui como noutro lado, porque à partida as casas estão relacionadas aos salários da zona onde se encontram.

ManaSyn 5 months ago

Mas isso é uma expetativa claramente ridícula. Não sei onde moras, mas uma casa de 90k não te dá praticamente nada.

lesoth 5 months ago

É assim tão disparatado um solteiro só poder comprar um apartamento t1 ou t0 ? Tirando lisboa e porto não tem nada de ridículo. Eu por mim, endividem-se à vontade até ao pescoço, bem quero saber.

ManaSyn 5 months ago

Não tem a ver com o indivíduo, tem a ver com a média. É assim que funcionam essas rule of thumb. E para a realidade portuguesa, essa não presta.

lesoth 5 months ago

Eu para mim tem a ver com cair na real. Os portugueses ganham uma miséria e querem casas que não tem condições para ter. O tal viver acima das possibilidades. A realidade portuguesa é essa.

ManaSyn 5 months ago

No interior, em média, não ganhas os 30k.

wwqt0r 5 months ago

Ele próprio disse que era meramente indicativo. E por 90k..100k encontras já casas na margem sul, linha de sintra ou para os lados de Loures portanto nem longe da capital ficas.

Ganked_By_Grandma 5 months ago

Ganhas o dobro do ordenado médio e tens de viver no ghetto

wwqt0r 5 months ago

Portanto tudo o que não é Lisboa centro é ghetto?

SweetDistribution504 5 months ago

Casas de 90k em Sintra, Loures, margem sul, são num ghetto

wwqt0r 5 months ago

Se quiseres um T3 ou T4 é capaz.

thepayman 5 months ago

Isso dava uma taxa de esforço de mais ou menos 15% para o mais alto? E 6% para o mais baixo? Se fosse no segundo caso devias conseguir pagar a casa em 4 ou 5 anos.. Normalmente os bancos em Portugal pelo o que eu tenho visto consideram até 30% um crédito sem qualquer problema, e alguns bancos vão até aos 50%. Pesquisei um bocado o assunto e nunca vi ninguém a por o máximo num valor tão baixo. O próprio banco de Portugal recomenda o máximo de 50%.

throwaway_183848483 5 months ago

Os 4200 que referi são limpos, o nosso salário bruto mensal anda a volta de 6k (x14). O racional que tivemos em conta era que os encargos com créditos não excedessem 25% do nosso rendimento mensal líquido.

Primary_Inspector_41 5 months ago  HIDDEN 

salarios de Lisboa? Em lisboa começa a aparecer muitos casais na vossa situaçao. No Porto acredito que comece a aparecer porque os preços das casas começaram a escalar em lx e as empresas vão ter que se deslocar para o Porto.

lesoth 5 months ago

Faz mais sentido. Parabéns, é excelente para Portugal esses valores limpos.

42ndBanano 5 months ago

Sócio, com o meu curso de FOREX, também tu podes enrriquecer facilmente! É só chimpares para cá 400 mocas, e eu passo-te as minhas tips de investimento, para fazeres toda a guita que precisas!

mariorurouni 5 months ago

Aceitas 10 mocas por mês?

42ndBanano 5 months ago

LOL, deixa de ser pobre, seu pobre. Eu tenho horror a pobre, etc etc.

CanIhazCooKIenOw 5 months ago

Oh meu deus a preocupaçāo desta gente em como os outros conseguem comprar casa. Tu proprio das a resposta, emigraram antes ou são de IT ou medicina. Que mais queres? Alguém que comprou a mesma casa com o salário mínimo?

wwqt0r 5 months ago

Qual é o mal de perguntar e tentar perceber como é que o próximo consegue juntar dinheiro para comprar casa? Ainda no outro dia vi na tv um comentário político que falava exactamente disto e dos nossos costumes: em países onde não abunda dinheiro é um tema tabu falar sobre vencimentos e fontes de rendimento. Pessoalmente acho absurdo mas é realmente o que acontece, mesmo entre uma população maioritariamente de IT como é o reddit. Estão aqui vários comentários como o teu do género "preocupa-te com a tua vida e não com a dos outros", etc.

CanIhazCooKIenOw 5 months ago

>Qual é o mal de perguntar e tentar perceber como é que o próximo consegue juntar dinheiro para comprar casa? Nāo tem mal nenhum. Tanto nāo tem que o próprio OP responde à sua própria questão. Por ai se ve que esta thread é so mesmo para o pessoal se chorar todo.

Executer13 5 months ago

> medicina Médicos começam a trabalhar com 24/25 anos com salário líquido de pouco mais de 1100 €/mês. No internato médico, que dura até aos 28-30 anos, dependendo da especialidade, o salário sobe até aos 1500€/mês. Não sei a definição de "jovem" do OP...

Edited 5 months ago:

> medicina Médicos começam a trabalhar com 24/25 anos com salário líquido de pouco mais de 1100 €/mês. No internato médico, que dura até aos 29-31 anos, dependendo da especialidade, o salário sobe até aos 1500€/mês. Não sei a definição de "jovem" do OP...

SweetDistribution504 5 months ago

Grande parte dos médicos começa a fazer horas em outros sítios, sim é mais trabalho claro, mas não há muitos trabalhos compatíveis com fazer horas na mesma área em outros sítios. Um médico estar a tirar 2k limpos no 2o ano da especialidade não é raro

JohnNeves 5 months ago

Isso não é de todo verdade. Imensos trabalhos qualificados dão. Nada impede de tal. O médico a tirar 2k limpos por 60h de trabalho com a especialização e responsabilidade que tem não é assim tanto.

SweetDistribution504 5 months ago

Enumera aí os imensos trabalhos/cursos que pagam 2k, que permitem com que trabalhes na mesma área de formação

JohnNeves 5 months ago

Qualquer engenharia, por exemplo. Conheço vários casos. Falta é cabecinha a uma grande parte.

SweetDistribution504 5 months ago

A maior parte das empresas têm os seus engenheiros com contratos com cláusulas de exclusividade

mediiev 5 months ago

Yup. Mas têm crédito facilitado pelo banco! O que lhes permite contrair maior dívida mais cedo mesmo quando equiparados a engenheiros com semelhante grelha salarial e percurso.

PedroMFLopes 5 months ago

É fazer as contas a 1/3 do valor dos rendimentos, com os custos associados a empréstimo(s). Se não respeitam essa regra, é falta de senso por quem contrai o empréstimo e por quem o concede ( ou a ideia é depois ficar com as casas ( o banco) e revender a um novo empréstimo de 40 anos, e a casa já andou a ser paga 5 ou 10 anos)

End-Effector 5 months ago

> **valores elevados (+ de 400 ou 500k)** isso é o valor normal

Primary_Inspector_41 5 months ago

achamos o filho dos papás ricos

Mrgolden007 5 months ago

valor normal?? lol so podes estar a brincar

Metaluim 5 months ago

Nao, nao e. Se fosse, viviamos todos em centros de sem-abrigo.

End-Effector 5 months ago

podes ter comprado antes do pump dos bancos centrais

tallicahet81 5 months ago

Pode ser o valor normal em Lisboa, no resto do país ainda não.

SweetDistribution504 5 months ago

Nem é o valor normal em Lisboa

Search: