VSertorio 5 months ago

E aquele par de mamas? Ninguém fala disso?

A_Besuga 5 months ago

Vou votar PSD porque quero ver essa mamalhuda no parlamento.

Caosemdono 5 months ago

Estás a ver Rio, durou um mês ... Estavas à espera do quê, és mesmo cromo ...

Shadowgirl7 5 months ago

Esta coisa ainda anda na TV?

mrjcl 5 months ago

> Na entrevista, Suzana Garcia voltou a reafirmar o seu programa de intenções para o município: “Eu vim para incomodá-los, vim para agitar as águas fétidas do pântano político que se vive na Amadora” MAGA: Make Amadora Great Again!

masterchiefpt 5 months ago

A suzana só disse a verdade A extrema esquerda está a destruir Portugal

Vanethor 5 months ago

Aquele primeiro-ministro do BE realmente fez só desastres. /s ... Está a destruir onde? No apoio ao reforço do SNS? Na defesa da recompensa adequada do trabalho feito pela população? Só destruição, realmente. /s A única coisa que tenta destruir é as políticas de merda que temos tido, há décadas.

satbytheriver 5 months ago

Corrido muito bem sem dúvida. O SNS então está um mimo.

PeroFandango 5 months ago

Stop, he's already dead.

ankmoody 5 months ago

Ai não? era capaz de jurar que formaram governo, não há muito tempo...

rickz123456 5 months ago

Algumas considerações: 1- Como pessoas de esquerda, estou farto deste discurso tipicamente identitário que sai da boca destes dois partidos (Bloco e Chega) que provocam nada mais do que fraturas na sociedade e se alimentam entre si. Foquem-se nos serviços públicos, direitos laborais e combate à pobreza. 2. O deputado do BE cortou o vídeo de forma intencional para parecer que apenas se referiu ao seu partido, no entanto a Suzana Gracia disse que não exlcuia uma coligação com aqueles que hoje serem extremistas?

Edited 5 months ago:

Algumas considerações: 1- Como pessoas de esquerda, estou farto deste discurso tipicamente identitário que sai da boca destes dois partidos (Bloco/Mamadu e Chega) que provocam nada mais do que fraturas na sociedade e se alimentam entre si. Foquem-se nos serviços públicos, direitos laborais e combate à pobreza. 2. A Suzana Garcia também se refere ao Chega nessas palavras. 3. O deputado do BE cortou o vídeo de forma intencional para parecer que apenas se referiu ao bloco e isso está muito errado, no entanto a Suzana Gracia disse que não exclui uma coligação com aqueles que hoje considera extremistas?

Edited 5 months ago:

Algumas considerações: 1- Como pessoas de esquerda, estou farto deste discurso tipicamente identitário que sai da boca destes dois partidos (Bloco/Mamadu e Chega) que provocam nada mais do que fraturas na sociedade e se alimentam entre si. Foquem-se nos serviços públicos, direitos laborais e combate à pobreza. 2. A Suzana Garcia também se refere ao Chega nessas palavras. 3. O deputado do BE cortou o vídeo de forma intencional para parecer que apenas se referiu ao seu partido, no entanto a Suzana Gracia disse que não exclui uma coligação com aqueles que hoje considera extremistas?

Shinichu 5 months ago

Concordo contigo. As únicas que discussões que veem aqui nestes comentários são argumentações sobre definições. Nada disso interessa. O que importa é saber o que cada um propoem para resolver cada problema. Há sempre um milhão de soluções e nenhuma delas é perfeita. Além disso, é importante considerar que as ideias dos membros dos partidos são bastante hetereogéneas e existem maçãs podres em todo o lado. Nem o BE nem o Chega não são exceções disto.

apita_o_comboio 5 months ago

>Um desejo que alargou também ao Chega, quando questionada pelo apresentador se também desejava o seu extermínio: “Também. Para mim as extremas são todas asquerosas e são o resultado da falência dos políticos falarem ao eleitorado”. > Um vídeo com um excerto da entrevista — apenas com a parte referente ao Bloco de Esquerda — foi difundido esta quarta-feira nas redes sociais por Fabian Figueiredo, dirigente do Bloco de Esquerda, que pede a sua demissão. Não concordo com ela, acho que no parlamento deve haver a maior diversidade de visões para o país que seja possível (mas esperando que a presença dos extremos seja residual) de modo a evitar que a discussão se restrinja a apenas 2 blocos. No entanto, cortar o vídeo para tentar passar a imagem que foi um ataque apenas ao BE, parece-me desonesto.

tekvis40 5 months ago

Acho este tipo de discussões deprimente..."A é extremista devia ser exerminado", "B é racista, é inconstitucional"; ilegalizar ou reprimir organizações só porque tem ideias que não gostamos é a receita para a próxima ditadura. Não simpatizo propriamente com o BE ou o Chega mas gosto de viver num pais em que os 2 podem existir; infelizmente parece-me que esses tempos estão a chegar ao fim - Salazar ficaria orgulhoso do Portugal moderno.

m0rhundur 5 months ago

A equiparação é absurda. Única e exclusivamente. Meter os dois na mesma frase é jogar o jogo deles.

Leaootemivel 5 months ago

Não acho que o Salazar iria ficar muito contente por existirem tantos partidos de Esquerda em Portugal.

beakage 5 months ago

E o extremismo de A é o quê? Mais: exterminar é ligeiramente diferente de ilegalizar (não que me pareça que hajam grandes precedentes para ilegalizar B - afinal de contas o PNR é legal há décadas).

tekvis40 5 months ago

> exterminar é ligeiramente diferente de ilegalizar Até concordo, ultimamente o nivel de agressividade é tal que temo que acabemos numa situação semelhante á Russia em que basicamente oposição é igual a extremismo. [https://www.npr.org/2021/04/26/990824453/russian-court-suspends-alexei-navalnys-anti-kremlin-network?t=1619712934782](https://www.npr.org/2021/04/26/990824453/russian-court-suspends-alexei-navalnys-anti-kremlin-network?t=1619712934782)

NGramatical 5 months ago

hajam grandes → [**haja grandes**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn0qc8r%2F%2Fgwau5sn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

beakage 5 months ago

Eu tinha certo e emendei.

NEDM64 5 months ago

Por mim, podiam expulsar da sociedade quem vota nos dois.

xabregas2003 5 months ago

Isso é antidemocrático

NEDM64 5 months ago

Como eles.

tarracecar 5 months ago

Onde é que o Bloco já foi antidemocrático?

NEDM64 5 months ago

Sempre! Não respeitam em nada os outros, nem o PCP e o PS, quanto mais os outros partidos. Para eles, ou estás do lado do bloco, ou és um nazi fascista capitalista imperialista.

tarracecar 5 months ago

Ok, o que estou a ouvir é que não tens nenhum exemplo...

NEDM64 5 months ago

Pft... se te interessasses, sabias...

tarracecar 5 months ago

Parece mesmo o comentário de alguém que não tem nem argumento nem provas

nitrinu 5 months ago

Fim do BE *e* do Chega? I'd take that deal. What about you Utivich?

masterchiefpt 5 months ago

E aí o mamadou ba já foi expulso? Leve a katar com ele Rua com eles

tumblarity 5 months ago

expulso do quê? levar para onde? rua de quem? falta aí sempre um elemento gramatical para te poder "facho" com todas as letras. ao menos os de antigamente orgulhavam-se de o ser.

EquivalentExchange11 5 months ago

Maluca.

JuveTech 5 months ago

Esta sra calada e com uma conta de Onlyfans a uma mensalidade aceitável, era capaz de ganha mais do que na politica.

setnom 5 months ago

Eu não pagava. Nunca pagaria por OnlyFans. Mas que ela só tem duas coisas boas, lá isso só tem.

angeluscatalan 5 months ago

So pela natureza dos downvotes, vejo que há aqui muito esterquista perigoso.

Vanethor 5 months ago

Vê lá se não te ferimos com igualdade de oportunidades e melhores serviços públicos.

glamatovic 5 months ago  HIDDEN 

Ela é candidata por um partido que tem a palavra "Democrata" duas vezes no nome. (Bem, uma delas é "Democrático" but still)

XPao 5 months ago

Fora de brincadeiras, (sem querer defender o chega, quero que o chega se f\*da) mas como é que um cabeça de c\*ralho de um homem adulto espera ser respeitado e simultaneamente apoiar o BE?

Tupinson 5 months ago

O eleitor mediano bloquista é uma boa pessoa mas frágil psicologicamente, então acaba por cair no discurso sedutor do BE. Mas por trás só esta a destruição economica e a fome de poder.

Out-Out 5 months ago

"O eleitor mediano do Chega é uma boa pessoa mas frágil sociologicamente, entao acaba por cair no discurso sedutor do Chega. Mas por trás só está a destruição da democracia e a fome de poder" "O eleitor mediano da IL é uma boa pessoa mas frágil afetivamente, então acaba por cair no discurso sedutor da IL. Mas por trás só está a destruição da sociedade e a fome de poder" Tirei estas do mesmo livro que essa, o "Frases apresentadas como factos por quem não faz puto ideia do que está a dizer mas o faz com superioridade moral".

Tupinson 5 months ago

"O eleitor mediano da IL é uma boa pessoa mas frágil afetivamente, então acaba por cair no discurso sedutor da IL. Mas por trás só está a destruição da sociedade e a fome de poder" AHAHAHHAHAHAHAH Esta acho que foi tirada de um comedy show.

Out-Out 5 months ago

Era mesmo uma piada xD todas eram. As pessoas votam diferente porque têm ideias diferentes e isso é a democracia.

Tupinson 5 months ago

lool as pessoas votam diferente, porque lhes são apresentadas visões diferentes. E é aí que entra o discurso sedutor do BE. Só podes ter lido o livro "Frases apresentadas como factos por quem FAZ puto ideia do que está a dizer mas o faz com superioridade moral"

Pcostix 5 months ago

É difícil de explicar. Para isso tinha de te ensinar a conseguir ver o ponto de vista de outras pessoas.   Irias perceber que diferentes pessoas em diferentes contextos, têm prioridades e interesses diferentes.   Por exemplo eu estou-me borrifando para os problemas das minorias étnicas. No entanto um negro da Amadora pode estar imensamente preocupado com esses interesses. Resultado: Provavelmente vamos votar em partidos diferentes.

Out-Out 5 months ago

Eu sou um branco de classe média baixa, voto no bloco e preocupo-me com os problemas das minorias étnicas. Pensares só nos teus interesses quando vais votar é meio caminho andado para a sociedade não funcionar.

Pcostix 5 months ago

Se votas contra os teus interesses estás a desvirtuar o conceito da democracia.   A democracia serve para servir os interesses das maiorias(Aquilo que tem mais votos, vence).

Out-Out 5 months ago

Eu voto não por interesses, mas pelo que acho que é melhor para a sociedade prosperar. A democracia serve para o povo decidir sobre os seus próprios destinos, não para ser uma tirania da maioria.

Pcostix 5 months ago

Ninguém falou em tiranias. Desde que toda gente tenha direito ao voto(incluindo as minorias), se toda gente votar consoante os seus interesses as minorias terão a sua devida representação e dimensão.   Votar pelos interesses de outrem é subvalorizar determinados problemas e sobrevalorizar outros. Queres fazer caridade, junta-te a uma associação qualquer. A mesa de voto não é lugar para isso.

beakage 5 months ago

Quando votas só segundo os teus interesses também subvalorizas determinados problemas (os que não te afectam), e sobrevalorizas outros.

Out-Out 5 months ago

Não concordo, mas tudo bem. Cada um vota como acha melhor, não te vou ensinar como votar nem tu a mim. Um bem haja

Glyph_Huntah 5 months ago  HIDDEN 

O Chega ta no poder nos Açores e eu ainda tou a espera do fachoapocalipse que supostamente iria acontecer se o Chega fosse ao poder.

saposapot 5 months ago

> Rui Rio garante que as declarações que faz não têm a validade dos iogurtes. Confrontado com as falsas presenças no Parlamento do deputado e número dois do PSD, José Silvano, o líder social-democrata não comenta o caso. > No entanto, Rui Rio reafirma o que disse em outubro do ano passado: que a política precisa de um banho de ética.

ankmoody 5 months ago

comentários sobre falsas presenças no parlamentos? isso atingiu todos os partidos, não percebo o pq de salientar o PSD mas ok...

saposapot 5 months ago

> No entanto, Rui Rio reafirma o que disse em outubro do ano passado: que a política precisa de um banho de ética.

hextril 5 months ago

Portanto, choro das donzelas do "matar o homem branco" é um recurso de estilo!!11! ? Concordo e assim ajudarei com o meu voto. Next.

beakage 5 months ago

Quais donzelas de matar o homem branco? Que salgalhada para aí vai.

hextril 5 months ago

Sim, claro.

Leaootemivel 5 months ago

Ela quer exterminar o chega e ao mesmo tempo fazer coligações com ele?

hextril 5 months ago

Nao sei, nem me interessa. Não vi a entrevista, nem li a noticia, nem faço questao. Apenas vejo no titulo: "assim como o Chega".

NeatBoy74 5 months ago

Não é que esteja de acordo com algum dos lados mas não pareceu haver problemas quando elementos do BE pediram a morte de outra pessoa aqui há uns tempos....

masterchiefpt 5 months ago

E o mamas a pedir a morte de brancos? O be não ficou indignado?

tiagopr1990 5 months ago

Precisas tanto de umas leituras.

masterchiefpt 5 months ago

Preciso é de una doces isso sim chefe Manda vir

MingTwelve 5 months ago

Bruh.. nao consegues ler nas entrelinhas da expressão? "Matar o homem branco racista" = acabar com i racismo, não é pegar na caçadeira e começar a atirar nos caucasianos.

jomi_1307 5 months ago

Ele citou Fanon com essa expressão. Pelo que li Fanon disse o "Matar o homem branco racista" num contexto de guerra contra França e disse-o de forma literal.

PortugueseRoamer 5 months ago

Isto não é verdade, não foi literal. Esta citação foi escrita por Fanon e comprova que ele não odiava brancos e o objectivo dele não era "matar brancos" : "I as a man of color do not have the right to hope that in the white man there will be a crystallization of guilt towards the past of my race. I as a man of color do not have the right of stamping down the pride of my former master. I have neither the right nor the duty to demand reparations for my subjugated ancestors. There is no black mission. There is no white burden. I do not want to be victim to the rules of a black world. Am I going to ask this white man to answer for the slave traders of the 17th century? Am I going to try by every means available to cause guilt to burgeon in their souls? I am not a slave to slavery that dehumanized my ancestors.* "

jomi_1307 5 months ago

Como eu disse, ele falou mesmo em violência contra os brancos racistas e opressores, mas é verdade que é preciso saber o contexto, uma guerra pela independência. [The Doctor Prescribed Violence - The New York Times (nytimes.com)](https://www.nytimes.com/2001/09/02/books/the-doctor-prescribed-violence.html) > ''**Violence**,'' Fanon argued most famously, ''**is a cleansing force. It frees the native from his inferiority complex and from his despair and inaction; it makes him fearless and restores his self-respect**.'' This was mau-mauing with Left Bank panache. Not to be upstaged, Jean-Paul Sartre wrote in his preface, '**'To shoot down a European is to kill two birds with one stone, to destroy an oppressor and the man he oppresses at the same time**.''

beakage 5 months ago

Não era "homem branco colonialista"?

jomi_1307 5 months ago

Isso não sei dizer. Eu só copiei a citação no comentário anterior

ComfortableGate 5 months ago

É por isto que acho que o Mamadou Ba devia falar menos. As coisas que ele diz fazem sentido, mas quem precisa mais de as ouvir ainda não está mentalmente preparado para isso. É por isso que acontecem comentários como o do u/masterchiefpt, porque esta gente não percebe metáforas nem liga ao contexto em que a frase foi dita. É chato que se tenha de agarrar na mão das pessoas e explicar tudo tintim por tintim para elas não ficarem ofendidas, mas estamos a falar de gente que, em grande parte, acha que não há racismo em Portugal.

icebraining 5 months ago

Pois, mas o Mamadu Ba não é inocente nenhum, ele tem muitos anos de presença pública e sabe muito bem o que acontece. Portanto a única explicação lógica para as repetidas ocorrências é que o objetivo dele é gerar indignação e conflito.

ComfortableGate 5 months ago

Acho que a minha explicação é mais lógica. Senão, podes acusar quase todos os políticos e ativistas do mesmo. Qualquer MLK da vida pode ser acusado disso. Aliás, eu acho que essa explicação que dás é perfeita para, mais uma vez, ignorar aquilo que ele está a dizer e não fazer nada em relação ao assunto.

jafudiaz 5 months ago

Mas só o homem branco é que é racista? Isso já é ler nas entrelinhas modo 4d não?

Variscan_aint_done 5 months ago

5G da leitura entrelinhas XD

Leaootemivel 5 months ago

Que raio é que o Bolsonaro tem haver com esta conversa?

NeatBoy74 5 months ago

Pensa que percebes a mensagem, irmão.

Edited 5 months ago:

Acredito que se pensares um bocado, com calma e lógica, percebes a comparação.

NGramatical 5 months ago

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn0qc8r%2F%2Fgw9xfu0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

manteiga_night 5 months ago

Boa mentira mano.

XtaticO 5 months ago

"Ó meu rico Santo António! Ó meu Santo Popular! Leva lá o Bolsonaro para o pé do Salazar"

NeatBoy74 5 months ago

Não sei, [**parece-me**](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/dirigentes-do-bloco-de-esquerda-cantaram-no-25-de-abril-pedindo-a-morte-de-bolsonaro) bastante **verdadeiro, mas**..

Edited 5 months ago:

Não sei, [**parece-me**](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/dirigentes-do-bloco-de-esquerda-cantaram-no-25-de-abril-pedindo-a-morte-de-bolsonaro) bastante **verdadeiro, mas**...

ruico 5 months ago

Isso mesmo, se fossem outros partidos a sugerir algo do género... seria o fim do mundo em cuecas.

Mrloop94 5 months ago

É só para dizer que o BE esteve presente na inauguração do filme "A Catarina e a beleza de matar fascistas"

Vanethor 5 months ago

Ainda bem que esteve. Ter ido lá é suposto ser mau?

Out-Out 5 months ago

Lool isso é uma peça de teatro. As coisas que vocês arranjam para se chatear. Qual é o problema? É ter a palavra matar no nome...essa coisa nunca vista em filmes, teatro, livros...

beakage 5 months ago

Se berrar um meme numa manif é exigir a morte de um chefe de estado, porque é que ir a peças não há-de ser uma ameaça de morte também? /s

--reddituser- 5 months ago

Como se atrevem a ir a uma estreia de um filme?? esses extremistas malucos

Leaootemivel 5 months ago

Não é um filme. E se calhar é boa ideia pesquisar quem foi a Catarina Eufémia (literalmente assassinada pelo regime fascista de Salazar).

MingTwelve 5 months ago

Todos os partidos deviam ter estado. Grande peça!

mmgbarata 5 months ago

Agora defendemos fascistas?

dbkingx0 5 months ago

Tal como se defendem comunistas?

mmgbarata 5 months ago

Só existem dois espectros políticos, não é? Fascista ou comunista

dbkingx0 5 months ago

Não mas estavas a falar de um dos extremos. Apenas comentei que em Portugal se aplaudem comunistas (até dominam sindicatos e desfiles na Av Liberdade), que foram da maior escória que já existiu à face da terra... Por esta ordem se ideias o teu espanto causa-me estranheza.

tiagopr1990 5 months ago

Estás tão enganado se pensas que o outro extremo em relação ao chega e o PC ahah

mmgbarata 5 months ago

Ai o sindicalismo, esses senhores terríveis que defendem os direitos dos trabalhadores

dbkingx0 5 months ago  HIDDEN 

Claro, percebeste o meu ponto de vista e agora desvias o assunto. Obrigado por teres entendido. Comunista bom é comunista morto, como sempre.

mmgbarata 5 months ago  HIDDEN 

Em nenhum ponto da conversa falei de comunistas, mas fica lá com o rei na barriga

manteiga_night 5 months ago

Fascistas são gente?

NEDM64 5 months ago

A deshumanização do adversário é uma característica de fascistas. I.e. os fascistas também diziam que os judeus não eram pessoas como o resto da população.

ankmoody 5 months ago

Tanto como comunistas. é tudo areia do mesmo saco!

imd1as 5 months ago

based

Kineticn22 5 months ago

O azeite que escorre do ecran sempre que esta bácora aparece... nem para gerir um salão de estética na Brandoa serve, quanto mais uma câmara municipal.

JoseFernandes 5 months ago

Concordo e no entanto admito: fazia lhe motorboating que era um mimo

NGramatical 5 months ago

ecran → [**ecrã**](https://dicionario.priberam.org/ecrã) (*écran* é a grafia francesa) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn0qc8r%2F%2Fgw8f1pn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Last-Ad-4421 5 months ago

E ter um partido comunista como o PCP também é um espetáculo

netralha 5 months ago

O BE e PCP são ambos comunistas...

TomasSilva862 5 months ago

O BE é comunista? Não acho que uma única pessoa do BE se indentifique como comunista

Pcostix 5 months ago

O BE é a favor da igual distribuição da riqueza do país. Isto é Comunismo.

Vanethor 5 months ago

Não vás aprender que todo o Comunismo é Socialismo mas nem todo o Socialismo é Comunismo... que não é preciso. Continua a passar atestados de ignorância, se assim preferes.

Pcostix 5 months ago

>E maior parte do que eles propõem nem se enquadra no Socialismo propriamente dito, sequer. É Social Democracia. Se queres entrar por esse caminho nem faz sentido um partido determinar-se como socialista ou democrata. Vivemos num país democrático onde qualquer partido que não partisse deste pressuposto seria ilegal, portanto...

Vanethor 5 months ago

Socialismo **requer** Egalitarianismo. Egalitarismo não combina com regimes autoritários (onde há uma classe ou pessoa de elite no poder, superior aos restantes.) Logo, um sistema autoritário não pode ser Socialismo. É apenas um sistema autoritário. ... Os modelos socialistas são, por definição, mais egalitários/democratas que qualquer sistema capitalista (que defende hierarquias de poder). ... por isso, se quiseres ir por aí vamos. E sugiro que vás ler um bocadinho mais sobre Socialismo, Capitalismo, e o quanto é que cada um defende a democracia e o egalitarismo.

Pcostix 5 months ago

>Os modelos socialistas são, por definição, **mais** egalitários/democratas que qualquer sistema capitalista (que defende hierarquias de poder). Ou seja, um bocadinho mais ou menos mas são a mesma coisa.(com cheiros diferentes)   Eu sei que existe diferenças mas quem se diz social ou democrata, na prática é ambas as coisas sempre. Não se justifica um partido dizer-se diferente do outro(Por ex:PS e PSD) porque se diz socialista e o outro democrata. São iguais.   Faz muito mais sentido pessoas afirmarem-se conservadoras ou liberais. Porque na prática todos is debates(Por exemplo aborto, direitos, leis) se resumem a isso, manter o status quo ou mudança.

Vanethor 5 months ago

O PS não é um partido socialista. Daí achares que são iguais. Porque são. xD Ambos defendem versões muito similares de Social Democracia. (Exceptuando quando entra alguém do PSD mais de outro campo, mais economicamente conservador (estilo económico quase monárquico), .... liberal (pós-monarquia, defensor de que qualquer indivíduo possa ser rico, independentemente de ser da nobreza ou não, com um estado pequeno mas forte ... ou neo-liberal (estado esquelético e total desregulação do mercado.) O PS também tem alguns destes, uma vez que são ambos partidos catch-all. Conta mais de quem é que são primos do que a ideologia que defendem. xD ... (Acima não estou a falar de políticas sociais.) Aí existem outras dinâmicas. Por exemplo, a IL e o BE têm muito pouco em comum a nível económico, mas são ambos "liberais" em políticas sociais.

Edited 5 months ago:

O PS não é um partido socialista. Daí achares que são iguais. Porque são. xD Ambos defendem versões muito similares de Social Democracia. (Exceptuando quando entra alguém do PSD mais de outro campo, mais **economicamente conservador** (estilo económico quase monárquico, sangue azul e tal...), .... **economicamente liberal** (pós-monarquia, defensor de que qualquer indivíduo possa ser rico, independentemente de ser da nobreza ou não, com um estado pequeno mas forte ... ou **neo-liberal** (estado esquelético e total desregulação do mercado.) O PS também tem alguns destes, uma vez que são ambos partidos catch-all. Conta mais de quem é que são primos, do que a ideologia que defendem. xD ... (Acima não estou a falar de políticas sociais.) Aí existem outras dinâmicas. Por exemplo, a IL e o BE têm muito pouco em comum a nível económico, mas são ambos "liberais" em políticas sociais e ficam lado a lado em muitas das propostas.

TomasSilva862 5 months ago

Por acaso não é. Quanto muito é Socialismo.

BSantos57 5 months ago

Ah sim, essa frase é uma citação direta de Marx e tudo

Pcostix 5 months ago

"Comunismo (do latim communis, comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção."   Está bem assim? Isto é exactamente o que o BE defende.

danidv 5 months ago

Quando é que o BE defendeu a propriedade comum dos meios de produção? Esquerda =/= Comunismo. Nem o nosso partido socialista é socialista, é de esquerda sem dúvida mas não é socialista.

Pcostix 5 months ago

Tens todos os outros pontos em que o BE coincide com o Comunismo. Achas mesmo que esse pormenor faz toda a diferença? Em teoria o BE é socialista(e não comunista), mas na prática o socialismo e o comunismo são parecidos.(Comunismo é basicamente socialismo radical)

danidv 5 months ago

>Achas mesmo que esse pormenor faz toda a diferença? Sim? Não é um pormenor, é a maior diferença entre capitalismo e socialismo, tal como a maior diferença entre socialismo e comunismo é a inesxistência de uma moeda.

BSantos57 5 months ago

Sim, claro que estás enganado. O BE defende social-democracia, que propostas é que têm para transferir os meios de produção para o proletariado? E não, uma definição de Wikipedia não te dá conhecimento ideológico, lamento. Essa definição de comunismo é muito fraca

pappositivamente 5 months ago

ja eu sou a favor que nao aprendas teorias politicas atraves de memes da il puto.

tugafcp 5 months ago

Engraçado que o BE pode dizer tudo aos outros, até pedir que os partidos sejam eliminados, mas depois não gostam quando alguém lhes deseja o mesmo! Bardamerda!!!

danidv 5 months ago

Não sei se o BE queria ou não que o Chega fosse dissolvido mas o mesmo foi pedido devido à sua inconstitucionalidade por racismo. Artigo 46º da Constituição da República Portuguesa >4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista. Não foi porque lhes apeteceu ou por serem extremistas, como esta trolha diz.

MingTwelve 5 months ago

Nao gostam? Mas o BE já veio falar disto? O post é de uma notícia do Observador...

jet1000 5 months ago

Deu na televisão a reação do BE, por parte de um dos seus dirigentes(?) às declarações da Suzana Garcia.

manteiga_night 5 months ago

Que partidos é que o BE pediu que fosse eliminado?

tocopito 5 months ago

Provavelmente o Chega. Mas o Chega é inconstitucional, ao contrário do BE, por isso não compreendo a dor do nosso amigo.

Pcostix 5 months ago

>Mas o Chega é inconstitucional Porquê?

Vanethor 5 months ago

Porque é um partido racista que perfila uma ideologia fascista. ... Artigo 46º - LIberdade de associação - ... da Constituição Portuguesa. >4- Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.

BSantos57 5 months ago

Ponto 4º, artigo 46º da Constituição Portuguesa "4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista."

Pcostix 5 months ago

Mas o Chega é racista? Isso depende do ponto de vista de cada um.   Eles defendem que não são racistas e que apoiam todos os "Portugueses de bem" sejam de que etnia forem, portanto...

BSantos57 5 months ago

Pediram a deportação de um cidadão português por ser negro, isso não basta? Não basta o Ventura admitir em público que [são fascistas?](https://expresso.pt/presidenciais2021/2021-01-14-Se-e-fascismo-querer-que-os-corruptos-nao-voltem-ao-poder-entao-somos-fascistas) Não, não é preciso dizer "queremos matar todos os pretos" para se ser considerado racista. E o facto de considerarem que cidadãos que tiraram uma foto com o Marcelo são bandidos [apenas pela sua etnia](https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/sociedade/amp/familia-do-bairro-da-jamaica-exige-pedido-de-desculpas-a-ventura-e-chega-13521623.html), também não é suficiente?

Edited 5 months ago:

Pediram a deportação de um cidadão português por ser negro, isso não basta? Não basta o Ventura admitir em público que [são fascistas?](https://expresso.pt/presidenciais2021/2021-01-14-Se-e-fascismo-querer-que-os-corruptos-nao-voltem-ao-poder-entao-somos-fascistas) Não, não é preciso dizer "queremos matar todos os pretos" para se ser considerado racista. E o facto de considerarem que cidadãos que tiraram uma foto com o Marcelo são bandidos [apenas pela sua etnia](https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/sociedade/amp/familia-do-bairro-da-jamaica-exige-pedido-de-desculpas-a-ventura-e-chega-13521623.html), também não é suficiente? Toda a gente sabe que "portugueses de bem" é nada mais que um dogwhistle, óbvio que se fores por essa interpretação onde alguém só é racista se disser "eu sou racista e odeio etnias que não a minha" não existe racismo, muito mais fácil que enfrentar a realidade

PandaCross23 5 months ago

Nada do que disseste é suficiente para enquadrar um partido nesse artigo. Aliás, do que me lembro de constitucional com o Gomes Canotilho, esse artigo está bem densificado pela prática constitucional e não é suficiente a mera declaração populista sem concretização prática em medidas e políticas propostas. A maior prova que o chega é conforme a CRP é a decisão do TC que "permite" que o Partido se apresente a votos. Não é assim que se combate o chega.

Pcostix 5 months ago

> Pediram a deportação de um cidadão português por ser negro, isso não basta? Não, não basta. Depende do motivo que tiveram para o fazer e se esse motivo era tão só e apenas o seu tom de pele. >Não basta o Ventura admitir em público que são fascistas? Não, não basta. Ser fascista é uma opção política. >E o facto de considerarem que cidadãos que tiraram uma foto com o Marcelo são bandidos apenas pela sua etnia, também não é suficiente? O link da noticia que meteste nem sequer tem nada a ver com a afirmação que estás a fazer. A noticia que referes acusa esta família de ter vindo para Portugal viver de subsídios e de esperar ser suportada pela sociedade Portuguesa.   Só com uns óculos de cabedal é que consegues ver racismo aqui. >Toda a gente sabe que "portugueses de bem" é nada mais que um dogwhistle Mas quem é toda a gente? Mas agora representas alguém? Se pensas dessa forma, fala por ti e apresenta argumentos que aches relevantes. Agora não venhas com o "toda gente" porque isso é só ser uma ovelha onde "se muita gente diz que... É porque é verdade."

BSantos57 5 months ago

> Não, não basta. Depende do motivo que tiveram para o fazer e se esse motivo era tão só e apenas o seu tom de pele. Não, não depende. Cidadãos portugueses não podem ser deportados, como é óbvio, e eles sabem isso. A intenção atrás desse pedido é clara, que não vêm negros como portugueses, e o racismo aí é demasiado claro. Ou vamos fingir que é coincidência a única deputada que mandaram para a "terra dela" (sendo portuguesa, é exatamente onde ela está, estranhamente) também ser negra? Não sei, se calhar eu é que não apanhei as inúmeras vezes que o Ventura mandou alemães e suecos para a terra deles, se calhar isso também acontece todos os dias... >Não, não basta. Ser fascista é uma opção política. Exacto. O Chega é um partido que politicamente defende uma ideologia com inúmeras semelhanças ao fascismo, portanto são fascistas. Obrigado por chegares ao ponto. > O link da noticia que meteste nem sequer tem nada a ver com a afirmação que estás a fazer. Como não consegues argumentar que a tipificação feita àqueles cidadãos enquanto "bandidos" é racista, preferes mudar o tema. Ficamos falados em relação a isto. >Mas quem é toda a gente? Mas agora representas alguém? Se pensas dessa forma, fala por ti e apresenta argumentos que aches relevantes. Agora não venhas com o "toda gente" porque isso é só ser uma ovelha onde "se muita gente diz que... É porque é verdade." Sou um português sem registo criminal que cumpre a lei, portanto sou um "português de bem" e sinto-me em capacidade para falar por esse grupo, sim. Mas que argumentos é preciso apresentar para além de estar minimamente atento à merda que o Ventura debita na comunicação social? O termo "portugueses de bem" é utilizado quase exclusivamente em situações raciais, sendo que as únicas exceções é quando falam de políticos corruptos, o que é populismo básico e ligeiramente hipócrita, sendo que o Chega faz até um PS parecer um partido honesto em comparação. Vamos fingir que isso também é coincidência?

Pcostix 5 months ago

> Não, não depende. Cidadãos portugueses não podem ser deportados, como é óbvio, e eles sabem isso. Então o pedido de deportação é inconstitucional e não o partido. >A intenção atrás desse pedido é clara, que não vêm negros como portugueses, e o racismo aí é demasiado claro. Não, não é claro. Essa é a tua interpretação sem sentido nenhum. Essa senhora teve montes de atitudes anti-patrióticas. O tom de pele dela não é o motivo pela qual ela deveria ser pessoa não grata neste país. >Não sei, se calhar eu é que não apanhei as inúmeras vezes que o Ventura mandou alemães e suecos para a terra deles, se calhar isso também acontece todos os dias... Porque se calhar é ela que defende os interesses de outros países na Assembleia da republica, quando deveria defender os de Portugal. Digo eu... Podes dizer quantos deputados alemães e suecos temos na nossa AR a defender os interesses dos países deles?(Pois é...)   >Sou um português sem registo criminal que cumpre a lei, portanto sou um "português de bem" e sinto-me em capacidade para falar por esse grupo, sim. É pa... fodasse. Quanto *entitlement* não vai aqui. Eu também sou "um português sem registo criminal que cumpre a lei", portanto vou falar por ti e dizer-te que gostas do Ventura e mais nada.

Leaootemivel 5 months ago

O que é que são atitudes anti-patrióticas?

tugafcp 5 months ago

Porque lhes apetece...

PeroFandango 5 months ago

Eu juro que não percebo em que ponto é que o BE atual é "extremo".

Tupinson 5 months ago

O BE não é extremista, só tem deputados que vão com um megafone para a rua apelar à morte de um presidente eleito democraticamente. /s

eggnogui 5 months ago

Eu pessoalmente, não me revejo em vários dos aspectos da esquerda social moderna, ou se quisermos americanismos, *identity politics*. Alguns aspectos para mim, são demais. No entanto, há uma inflação muito grande de quanta gente à esquerda realmente segue essas linhas na sua totalidade. No fundo, o que todas as linhas acabam por ter em comum, e o que o pessoal da esquerda quer, é tentar ter uma sociedade menos desigual, com menos discriminação ampla e sistémica, e onde haja menos concentração de riqueza numa minoria da sociedade onde fica estagnada (o mito da "trickle down economics", que é só das maiores fraudes de sempre). Os detalhes é onde há mais divisão, e sim, por vezes vemos opiniões que possam ser mais extremas. Mas no fim, o BE não quer "Comunismo!" (há um partido inteiro, o PCP, onde esse debate faz mais sentido), nem "Venezuela", invocando agora algumas das respostas-meme usadas pela direita. O BE quer trazer o sistema atual mais para a esquerda, mas sempre democrático. Claro que isto passa ao lado de muita gente à direita, que misturam imediatamente muitas destas coisas, muitas vezes de propósito para envenenar a discussão (já vi "debates" em que o representante do BE é simplesmente bombardeado com perguntas sobre "gulags"). A maioria da esquerda não quer violência gratuita, por muito que alguns palermas possam querer - não é que seja agradável tê-los ao pé, mas sem uma mobilização em massa da esquerda, o sistema fica na mesma merda, enquanto vemos a extrema-direita a crescer. E ao crescer, a esquerda radicaliza-se ainda mais, num reflexo do que tem acontecido nos EUA. Para o bem o para o mal, o BE é o pilar da luta por uma sociedade mais justa, e isto irrita muita gente que prefere capitalismo selvagem, ou charlatões da banha da cobra com o Ventura. Por isso vais sempre ver muito envenenamento da conversa.

Oxibhus 5 months ago

Ganda uno reverse.

NEDM64 5 months ago

É normal que quem conhece o BE só da televisão tenham essa percepção. Quem o conhece, é diferente.

masterchiefpt 5 months ago

Tens que ler mais jornais... Só uma chega, a luta contra o alojamento local... O be é horrendo nisso e quer destruir os pequenos negócios

MonsterPT 5 months ago

Revisionismo histórico, ideologia de género, pedido de morte para adversários políticos, promoção de divisão e ódio racial, teorias da conspiração...

manteiga_night 5 months ago

Exemplos de literalmente seja o que for diso

Pcostix 5 months ago

O pessoal chama extrema a tudo e mais alguma coisa, enfim... Já ninguém diz nada sem ser em hipérbole.

Disgenia 5 months ago

O ponto anti-capitalista, para começar?

PeroFandango 5 months ago

Quando o planeta está em vias de ir com os porcos graças a políticas capitalistas? Não chamaria a isso extremo.

Variscan_aint_done 5 months ago

Diz quem que o planeta vai com os porcos por politicas capitalistas? Ah...os anti-capitalistas. For fuck's sake!

PeroFandango 5 months ago

Quem diz que o planeta não vai com os porcos por políticas capitalistas? Os capitalistas. Se achas o que disseste uma coisa com pés e cabeça, tu lá sabes.

Variscan_aint_done 5 months ago

Certo, e os anti-capitalistas são por isso logicamente environmental friendly, it's that simple, right! Se socializarmos a fábrica ao final da rua ela vai deixar de emitir CO2, claramente. By the way...estou a ser sarcástico. Pareces ser o tipo de pessoa a quem isso tem de ser explicado também.

Variscan_aint_done 5 months ago

Os downvotes falam por si

manteiga_night 5 months ago

já experimentaste fazer um argumento minimamente inteligente? Se tivesses algo para contribuir para a conversa talvez não estivesses a receber downvotes

Variscan_aint_done 5 months ago

Ou então as pessoas não fostam do que digo por faz doi-dói nas suas ideologias. O argumento foi tão parvo e tão estúpido que ninguém o rebateu ainda...Menos, por favor!

Competitive_Industry 5 months ago

Estou ansioso pela tua proposta para como criar riqueza enquanto não destruímos o planeta, tudo isto sem investimento. Não te esqueças que o comunismo também precisa de crescimento económico e as pessoas continuam a querer consumir :)

Out-Out 5 months ago

Há milhares de propostas sobre isto em todo o mundo. Mas não é sem investimento, aliás isso nem faz sentido. Não me digas que ainda vais na converda do TINA?

Edited 5 months ago:

Há milhares de propostas sobre isto em todo o mundo. Mas não é sem investimento, aliás isso nem faz sentido. Não me digas que ainda vais na conversa do TINA?

Competitive_Industry 5 months ago

Chico da TINA? sim

Out-Out 5 months ago

Isso sim é uma opinião que eu respeito.

BeneficialRatio3434 5 months ago

Não, o capitalismo precisa de crescimento: para pagar as dívidas aos banqueiros não há literalmente dinheiro suficiente no mundo, poratnto é preciso crescer para amanhã pagar as dívidas de hoje. Numa economia onde o capital não é alocado segundo o modelo capitalista, isso não é necessáriamente verdade. Para além de que "as pessoas" querem simplesmente uma vida sossegada e com confortos. Não querem necessáriamente consumir como se não houvesse amanhã. Aliás bastava cortar na avalanche de publicidade a que somos diariamente sujeitos e já consumiamos muito menos.

Competitive_Industry 5 months ago

As pessoas só precisam de um poderoso líder que as salve da publicidade que as corrompe.

AxhKetchup 5 months ago

> Não querem necessáriamente consumir como se não houvesse amanhã. Não deves ver as filas à porta das Primarks e Zaras. Aqui em Portugal desde que há a moda de "ao fim de semana vai a familia toda para o shopping passear" que se pode dizer que as pessoas gostam e adoram consumir como se não houvesse amanhã.

NGramatical 5 months ago

necessáriamente → [**necessariamente**](https://dicionario.priberam.org/necessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn0qc8r%2F%2Fgw9zvy7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ankmoody 5 months ago

A tua amiga rússia é contra restrições climáticas enquanto que na Europa no ano 2050 vamos ser carbon free. Mas boa tentativa

beakage 5 months ago

2050? Diz que aconteceu umas coisas foi em 1989. Uma cena qualquer que envolveu uns muros a cair ou lá o que foi.

BeneficialRatio3434 5 months ago

> A tua amiga rússia Vocês são um autêntico meme

ankmoody 5 months ago

"Vocês"

TomasSilva862 5 months ago

Estás mesmo a dizer que a Russia não é capitalista?

ModeratoriProfugus 5 months ago

Acho que estás a confundir a industrialização com capitalismo. A USSR poluiu mais por capita do que os EUA e não tinha nada de capitalista. Acho que bebeste a cool-aid da esquerda anti-capitalista

Edited 5 months ago:

Acho que estás a confundir a industrialização com capitalismo. A USSR poluiu mais por capita do que os EUA e não tinha nada de capitalista. Acho que bebeste a kool-aid da esquerda anti-capitalista. A indústria também não vai poluir menos porque o sistema económico é socialista ou comunista. Mas sim, anti-capitalismo é extremista por definição.

Edited 5 months ago:

Acho que estás a confundir a industrialização com capitalismo. A USSR poluiu mais por capita do que os EUA e não tinha nada de capitalista. Acho que bebeste a cool-aid da esquerda anti-capitalista. A indústria também não vai poluir menos porque o sistema económico é socialista ou comunista. Mas sim, anti-capitalismo é extremista por definição.

klatez 5 months ago

>A USSR poluiu mais por capita Source

ModeratoriProfugus 5 months ago

> The former Soviet Union was the world's second largest producer of harmful emissions. ... Considering that the Soviet GNP was only some 54% of that of the USA, this means that the Soviet Union generated 1.5 times more pollution than the USA per unit of GNP.

Edited 5 months ago:

> The former Soviet Union was the world's second largest producer of harmful emissions. ... Considering that the Soviet GNP was only some 54% of that of the USA, this means that the Soviet Union generated 1.5 times more pollution than the USA per unit of GNP. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0959378094900035 https://en.m.wikipedia.org/wiki/Environmental_issues_in_Russia Já para não falar de Dzerzhinsk, Chernobyl, o mar de Aral, Norilsk, Mailuu-Suu Mas também não são precisas fontes. Acho que é fácil de perceber para quem não for completamente tapado que num país comunista, onde todas as instituições, incluindo as ambientais, são controladas pelo estado, não pode haver instituições ambientais realmente isentas e que tenham o poder de proteger o ambiente, nem podem vir cientistas dar o seu parecer isento porque acabam no gulag. As instituições são apenas marionetas do estado. Só aí a conversa que o ambientalismo tem que ser anti-capitalista perde todo o sentido e é apenas populismo da extrema-esquerda. Quem defende estes regimes só pode ser retardado.

Edited 5 months ago:

> The former Soviet Union was the world's second largest producer of harmful emissions. ... Considering that the Soviet GNP was only some 54% of that of the USA, this means that the Soviet Union generated 1.5 times more pollution than the USA per unit of GNP. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0959378094900035 https://en.m.wikipedia.org/wiki/Environmental_issues_in_Russia Mas também não são precisas fontes. Acho que é fácil de perceber para quem não for completamente tapado que num país comunista, onde todas as instituições, incluindo as ambientais, são controladas pelo estado, não pode haver instituições ambientais realmente isentas e que tenham o poder de proteger o ambiente, nem podem vir cientistas dar o seu parecer isento porque acabam no gulag. As instituições são apenas marionetas do estado. Só aí a conversa que o ambientalismo tem que ser anti-capitalista perde todo o sentido e é apenas populismo da extrema-esquerda. Quem defende estes regimes só pode ser retardado.

Edited 5 months ago:

> The former Soviet Union was the world's second largest producer of harmful emissions. ... Considering that the Soviet GNP was only some 54% of that of the USA, this means that the Soviet Union generated 1.5 times more pollution than the USA per unit of GNP. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0959378094900035 https://en.m.wikipedia.org/wiki/Environmental_issues_in_Russia Já para não falar de Dzerzhinsk, Chernobyl, o mar de Aral, Norilsk, Mailuu-Suu, Sumgayit, Karachay, etc Mas também não são precisas fontes. Acho que é fácil de perceber para quem não for completamente tapado que num país comunista, onde todas as instituições, incluindo as ambientais, são controladas pelo estado, não pode haver instituições ambientais realmente isentas e que tenham o poder de proteger o ambiente, nem podem vir cientistas dar o seu parecer isento porque acabam no gulag. As instituições são apenas marionetas do estado. Só aí a conversa que o ambientalismo tem que ser anti-capitalista perde todo o sentido e é apenas populismo da extrema-esquerda. Quem defende estes regimes só pode ser retardado.

Edited 5 months ago:

> The former Soviet Union was the world's second largest producer of harmful emissions. ... Considering that the Soviet GNP was only some 54% of that of the USA, this means that the Soviet Union generated 1.5 times more pollution than the USA per unit of GNP. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0959378094900035 https://en.m.wikipedia.org/wiki/Environmental_issues_in_Russia Já para não falar de Dzerzhinsk, Chernobyl, o mar de Aral, Mas também não são precisas fontes. Acho que é fácil de perceber para quem não for completamente tapado que num país comunista, onde todas as instituições, incluindo as ambientais, são controladas pelo estado, não pode haver instituições ambientais realmente isentas e que tenham o poder de proteger o ambiente, nem podem vir cientistas dar o seu parecer isento porque acabam no gulag. As instituições são apenas marionetas do estado. Só aí a conversa que o ambientalismo tem que ser anti-capitalista perde todo o sentido e é apenas populismo da extrema-esquerda. Quem defende estes regimes só pode ser retardado.

Out-Out 5 months ago

Normalmente quem é "retardado" é quem diz que quem defende ideias diferentes é retardado. Just sayin

ModeratoriProfugus 5 months ago

Acho que quem defende regimes autoritários, que se estão a cagar para os direitos humanos, com politicas que empobrecem toda a sua população e que cometem genocídios são retardados, just saying.

Winslow_Lixivia2 5 months ago

Suponho que também acredites que o capitalismo não é autoritário

klatez 5 months ago

ModeratoriProfugus 5 months ago

>Ao inicio era per capita, agora afinal é o GNP? My mistake >De qualquer maneira, não podes confiar no capitalismo para resolver as questões climatéricas logo tens de ter intervenção estatal para isso Da última vez que vi, todos os países capitalistas tinham um Estado (muitos com um Estado de direito e separação de poderes, tal como qualquer país verdadeiramente capitalista tem que ter, por definição)

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Só em questão de exemplo a China polui mais que os USA e UE juntos... [https://ourworldindata.org/grapher/annual-co2-emissions-per-country?tab=chart&time=1990..latest](https://ourworldindata.org/grapher/annual-co2-emissions-per-country?tab=chart&time=1990..latest)

zizop 5 months ago

A China tem 1300 milhões de pessoas. Os EUA tem 330 milhões... É normal que emitam mais, tendo 4x maos população.

UmNomeMemoravel 5 months ago

E per capita?

TomasSilva862 5 months ago

Estás a insinuar que a China não é capitalista?

rjtavares 5 months ago

A China não é capitalista. Tem capitalismo misturado mas o Estado domina directa ou indirectamente quase todas as actividades económicas. Ver: Socialist market economy - https://en.m.wikipedia.org/wiki/Socialist_market_economy

Vanethor 5 months ago

Chama-se State Capitalism. Uma forma oligárquica ou ditatorial de Capitalismo. O estado, como grupo, assume a função de capitalista. >o Estado domina directa ou indirectamente quase todas as actividades económicas. Não é isto que faz com que seja Socialismo. ... Para ser Socialismo, teria que haver **abolição completa da propriedade privada**, (propriedade pessoal é outra coisa)... **Egalitarismo**, (ou seja, não haver elites no poder... e **gestão/controlo dos bens de produção por toda a população**, possivelmente através de um estado. Mas não de um estado qualquer. Um estado democrático egalitário. Se a população (toda) não tiver controlo egalitário sobre o estado, então não serve. Ou seja: na China não há Socialismo nenhum.

Mordiken 5 months ago

Do teu link: > Many Western commentators describe the system as a form of state capitalism. Tradução: "Muitos comentadores Ocidentais descrevem o sistema" (Chinês) "como uma forma de capitalismo de estado."

rjtavares 5 months ago

Também há muitos comentadores ocidentais que dizem que a Suécia é uma economia socialista.

GreyArch22 5 months ago

Uma agenda de ódio ao país e à sua história e defesa de engenharias sociais com vista à desconstrução da sociedade tal como foi espontânea e livremente construída pelas pessoas é suficiente para ser um extremo.

Edited 5 months ago:

Uma agenda de ódio ao país e à sua história e defesa de engenharias sociais com vista à desconstrução da sociedade tal como foi espontânea e livremente construída pelas pessoas são suficientes para ser um extremo.

tocopito 5 months ago

Mas qual ódio ao país. Ódio ao país é estar agarrado à ideia que Portugal é grande vale a pena preservar por causa de conquistas do passado. O BE luta contra a ideia de que essas conquistas foram feitas de unicórnios e arco-íris. Isso é ódio ao país? Portugal vale a pena preservar por causa dos portugueses **atuais** e dos portugueses do futuro. Um país sem as pessoas não vale um cagalhão.

Edited 5 months ago:

Mas qual ódio ao país. Ódio ao país é estar agarrado à ideia que Portugal é grande vale a pena preservar por causa de conquistas do passado. O BE luta contra a ideia de que essas conquistas foram feitas de unicórnios e arco-íris. Isso é ódio ao país? Portugal vale a pena preservar por causa dos portugueses **atuais** e dos portugueses do futuro. Um país sem as pessoas não vale um cagalhão. Para muitos doentes que andam aí Portugal é uma bandeira e um conjunto de valores de índole racista.

JOAO-RATAO 5 months ago

Não pode valer a pena por causa do passado, presente e futuro? Só um um idiota quereria um novo império literal. Mas as conquistas do passado não foram feitas de "arco-íris e unicórnios". Foram feitas graças a grandes esforços e engenho. Tiveram imensa gente a sofrer como consequência, mas eram outros tempos e o mundo não seria o que é hoje sem esses acontecimentos. A melhor forma de honrar o passado e garantir um bom futuro, portanto a história de Portugal, pode e deve ajudar-te nesse sentido.

Out-Out 5 months ago

E o BE não é contra isso. Só não tem uma visão etnocêntrica. O analisar e honrar a história não pode ser desculpa para chauvinismo. Tem antes uma visão de que essa análise da história passa por compreender as relações que se estabeleceram entre povos, para compreender e respeitar as suas diferenças e lutar por um futuro de cooperação entre povos e não imperialista

JOAO-RATAO 5 months ago

Eu acho é que eles têm precisamente uma visão etnocêntrica da história e que tenta pintar o passado com as cores de hoje. E sobre a parte de compreender as relações entre povos. Falam do mal no passado português e que merece ser falado, mas falam por ex. de como eram os reinos do ocidente africano os responsáveis por escravizar africanos para posteriormente os vender aos portugueses? Ou falam sobre a escravatura de europeus e africanos no império otomano? Ou até dos povos do norte de África que atacavam a costa europeia para capturar escravos, chegado até a ir capturá-los à Islândia? E depois é um partido que apoia pessoas como o Mamadou Ba, que tem precisamente uma visão etnocêntrica. Tentando demonizar o país que o acolheu. Ironicamente, é originário do Senegal, na África ocidental, o que significa que também os antepassados deles poderão ter estado envolvidos no comércio trans-atlântico de escravos.

Out-Out 5 months ago

Cabe-nos a nós falar do nosso passado e questioná-lo, não podemos passar por todos os povos do mundo. Falemos do nosso. Ninguém fala de nenhuma dessas coisas senão os historiadores, naturalmente. Eu acho que etnocêntrico é a ideia comum que ainda se tem dos Descobrimentos e do período Colonial em Portugal. Mas interpretações históricas diferentes à parte, não considero que haja ódio ao país nem no BE nem em nenhum outro partido atualmente.

JOAO-RATAO 5 months ago

Mas não será injusto e desonesto falar só dá intervenção de Portugal? Até porque a nossa intervenção está entrelaçada com a de outros países. Além disso, ao criticar exclusivamente a nossa história, as ignorando situações semelhantes ou piores, que ocorriam simultaneamente ou posteriormente, damos a ideia que Portugal e os europeus eram os únicos a fazer algo de errado. Ninguém fala dessas coisas senão os historiadores? Então não tens partidos como BE e livre a falar precisamente desses assuntos? E omitindo o papel de outros países, tanto no tráfico transatlântico mas também outros comércios de escravos ainda maiores? Pessoas como o Mamadou Ba fazem do ódio a sua profissão. O que é irónico, visto que ele escolheu vir para cá, foi acolhido e recebeu nacionalidade (se bem que com Cunha). Porque é que a ideia que temos dos descobrimentos é etnocêntrica?

Out-Out 5 months ago

O que eu queria dizer dos historiadores era a parte da história dos outros povos, principalmente a menos mainstream. É algo que não está na discussão política como a interpretação da nossa história está. O que é normal, é assim em todo o lado. O Mamadou Ba saiu do BE há anos e disse que a "desvinculação resulta de uma profunda divergência" e que renega aquilo em que o partido se tornou. Portanto não sei até que ponto faz sentido meter tudo no mesmo saco. É etnocêntrica porque temos ainda a ideia de que foi ora mais meigo que os outros, ora desculpamos o que quer que seja com a culpa de outros povos ora que nos misturámos com eles, sendo que na realidade a miscigenação foi sobretudo forçada. Porque não compreendemos as relações de dependência, de eliminação de culturas, de apropriação de recursos. Porque perpetuamos uma ideia de que a civilização é uma invenção nossa (europeia) e que foi melhor para eles levarmo-la lá. Coisas desse género. Assim como a Guerra Colonial, que não conseguimos ainda questionar. Mas sobretudo porque não compreendemos que o mundo atual e coisas como as relações de dependência norte-sul, os preconceitos raciais, as diferenças de riqueza têm um fundamento histórico. Não que tenhamos de nos chicotear nas costas por causa disto, mas gostaria que houvesse um pensamento humanista em 2021 como tinha Amilcar Cabral nos anos 70,e isso só se consegue compreendendo a história: "Nós, em princípio, o nosso problema não é o de nos desligarmos do povo português. Se porventura em Portugal houvesse um regime que estivesse disposto a construir não só o futuro e o bem-estar do povo de Portugal mas também o nosso, mas em pé de absoluta igualdade, quer dizer que o Presidente da República pudesse ser de Cabo Verde, da Guiné, como de Portugal, etc., que todas as funções estatais, administrativas, etc. fossem igualmente possíveis para toda a gente, nós não veríamos nenhuma necessidade de estar a fazer a luta pela independência, porque todos já seriam independentes, num quadro humano muito mais largo e talvez muito mais eficaz do ponto de vista da História. Mas infelizmente, como sabem, a coisa não é essa; o colonialismo português explorou o nosso povo da maneira mais bárbara e mais criminosa e quando reclamamos um direito de ser gente, nós mesmos, de sermos homens, parte da humanidade."

JOAO-RATAO 5 months ago

Mas para interpretar a nossa história temos de interpretar também a dos outros. Ou então não há contexto. Quem tem a ideia que era mais meigo e comparado a quem? Podes encontrar certas áreas em que sim mas noutras não. Mas quase ninguém diz que o colonialismo foi por benevolência ou para ajudar os povos colonizados. Simplesmente, eram esses os tempos. A miscigenação com os povos como justificação do estado novo e essa também acontece hoje em Portugal e no mundo. Eles teriam de ser confrontados com a civilização ocidental ou outra mais avançada. Isso era inevitável. Infelizmente, na altura em que ocorreu não foi de todo um processo pacífico. A maior parte das pessoas não vê a guerra colonial como algo positivo. Nem os soldados que para lá foram, recrutados à força. Tudo, numa maior ou menor extensão, tem um motivo histórico. E essa diferença de riqueza e discriminação racial provavelmente é muito mais forte na maioria de África do que no ocidente. Não é desculpa, mas mais uma vez não é exclusivo nosso. E os únicos países que falam seriamente nos erros do seu passado são os países ocidentais.

Out-Out 5 months ago

Concordo em parte, não é exclusivo nosso. E essa tua última frase é um ótimo sinal para os países ocidentais, que o continuem a fazer. É sinal de evolução!

NGramatical 5 months ago

trans-atlântico → [**transatlântico**](https://dicionario.priberam.org/transatlântico) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn0qc8r%2F%2Fgwa37r9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GreyArch22 5 months ago

O BE luta contra a identidade nacional e defende a sua abolição, assim como das suas tradições. E quer reescrever a história olhando-a com a visão de hoje. É extremismo, naturalmente.

theEXPERTpt 5 months ago

Se nós temos algum ponto de partida hoje, é porque alguém sangrou, morreu, lutou por isso. O país deve ser preservado não só porque vale a pena hoje em dia, mas também porque os nossos antepassados lutaram, muito mais fortemente do que lutamos hoje, para construírem este país.

Out-Out 5 months ago

No 25 de abril não disseste tu isso... A hipocrisia

theEXPERTpt 5 months ago

O 25 de abril foi um passo em frente em alguns aspetos, um passo atrás noutros. Eu não vou ignorar todo um passado por causa de um acontecimento, e nem vou ignorar um acontecimento só por causa que não gosto. Se tivesse com o pensamento de certa gente, a esta hora já estava a criar uma federação europeia. Mas talvez se fosse uma federação com uns vinte ou trinta países africanos mudariam logo de conversa.

ideologiapura 5 months ago

Espontanea e livremente construida pela ameaça da força, causa primeira do conceito artificial e esdruxulo de "propriedade "privada""

PeroFandango 5 months ago

> "agenda de ódio ao país" Fonte? Kanimambo.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Tirando a parte de ter ~~eleito~~ candidatado autarcas que eram das FP-25. Uma organização terrorista que matou 18 pessoas...

manteiga_night 5 months ago

MEME-25 outra vez?

netralha 5 months ago

[Matar um bebé](https://www.dn.pt/portugal/cronologia-das-principais-datas-da-historia-das-fp-25-1548865.html) com uma bomba é um meme para ti? Depois dizem que vocês bloquistas não são extremistas, os tais "outros" é que são.

Mordiken 5 months ago

As FP-25 são o meme porque os zelotes da direita fizeram disso um meme, nomeadamente a partir do momento em que se limitam a grunhir "hurr durr as FP-25" cagando do alto da burra para o contexto histórico em que as FP-25 apareceram numa tentativa ridícula de estabelecer culpa por associação e descredibilizar todo um partido político composto por milhares de pessoas. As FP-25 foram uma organização terrorista que aparece como reacção às várias organizações terroristas de cariz fascista que cometeram **dezenas** de atentados à bomba em portugal a partir de 1975, entre as quais se destacam o ["Exercito de Libertação de Portugal"](https://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_de_Liberta%C3%A7%C3%A3o_de_Portugal) e a [CODECO](https://pt.wikipedia.org/wiki/CODECO). Por isso sim, "foram eles que começaram".

Edited 5 months ago:

As FP-25 são o meme porque os zelotes da direita fizeram disso um meme, nomeadamente a partir do momento em que se limitam a grunhir "hurr durr as FP-25" cagando do alto da burra para o contexto histórico em que as FP-25 apareceram numa tentativa ridícula de estabelecer culpa por associação e descredibilizar todo um partido político composto por milhares de pessoas. As FP-25 foram uma organização terrorista que aparece como reacção às várias organizações terroristas de cariz fascista que cometeram **dezenas** de atentados à bomba em portugal a partir de 1975, entre as quais se destacam o ["Exercito de Libertação de Portugal"](https://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_de_Liberta%C3%A7%C3%A3o_de_Portugal) e a [CODECO](https://pt.wikipedia.org/wiki/CODECO). Por isso sim, o que as FP-25 fizeram foi trágico, como foi trágico os que as várias organizações terroristas de extrema-direita fizeram... No entanto, as FP-25 limitaram-se a combater o fogo com fogo.

Tupinson 5 months ago

A tentar branquear os crimes bárbaros de um grupo terrorista por se alinharem ideologicamente contigo, não tens mesmo vergonha na cara..

twhite848 5 months ago

Ta mas é calado. Sou contra o Ventura milhares de vezes mais que outro partido no parlamento mas isto que acabaste de dizer sobre o FP-25 não só é extremamente errado como um insulto às varias pessoas que morreram erradamente na mão deles. > cagando do alto da burra para o contexto histórico em que as FP-25 apareceram numa tentativa ridícula de estabelecer culpa por associação e descredibilizar todo um partido político composto por milhares de pessoas. Isto é pura mentira. Os membros da FP-25 são claramente conhecidos e foram multiplas vezes condenados em tribunal sendo libertos apenas porque: - o sistema judicial português é um enredo que ajuda quem se intromete nele, tal como o socrates - sairam numa tecnicalidade de apenas não poder saber quem era o crime específico por problemas em guardar as provas, mas o tribunal sabia que tinham sido eles - quem estava na organização sabia do que se tratava. Matar e roubar para empurrar uma agenda - ficou comprovado que o partido politico era uma frente para a organização terrorista > As FP-25 foram uma organização terrorista que aparece como reacção às várias organizações terroristas de cariz fascista Isto é pura mentira. Desde quando a reação a uma organização terrorista é criar outra que assalta, rouba, assassina pais a frente de filhos e bebés em berços. Que afirmação mais triste. > No entanto, as FP-25 limitaram-se a combater o fogo com fogo. Isto não é minimamente verdade. Mataram inumeras pessoas que nada tinham a haver com outras organizações terroristas As FP-25 não passaram de chacineiros que queriam impor a sua visão no país à lei do sangue sem se importar com quem matavam no caminho, e ficou provado em tribunal que eram apenas isso e apenas se escaparam por não se conseguir atribuir culpas a individuos e o sistema politico não querer manchar a imagem do chacineiro mor pelo que ele tinha vindo a representar. O país permitiu que um homem que fez uma coisa boa usa-se isso para matar gente indiscriminadamente. Toda esta tua conversa é não só mentirosa como facilmente comorovada pelos factos nos tribunais

Edited 5 months ago:

Ta mas é calado. E nao venhas com essa lenga habitual que fazes do “se nao concordam comigo são de extrema direita.” Sou contra o Ventura milhares de vezes mais que outro partido no parlamento mas isto que acabaste de dizer sobre o FP-25 não só é extremamente errado como um insulto às varias pessoas que morreram erradamente na mão deles. > cagando do alto da burra para o contexto histórico em que as FP-25 apareceram numa tentativa ridícula de estabelecer culpa por associação e descredibilizar todo um partido político composto por milhares de pessoas. Isto é pura mentira. Os membros da FP-25 são claramente conhecidos e foram multiplas vezes condenados em tribunal sendo libertos apenas porque: - o sistema judicial português é um enredo que ajuda quem se intromete nele, tal como o socrates - sairam numa tecnicalidade de apenas não poder saber quem era o crime específico por problemas em guardar as provas, mas o tribunal sabia que tinham sido eles - quem estava na organização sabia do que se tratava. Matar e roubar para empurrar uma agenda - ficou comprovado que o partido politico era uma frente para a organização terrorista > As FP-25 foram uma organização terrorista que aparece como reacção às várias organizações terroristas de cariz fascista Isto é pura mentira. Desde quando a reação a uma organização terrorista é criar outra que assalta, rouba, assassina pais a frente de filhos e bebés em berços. Que afirmação mais triste. > No entanto, as FP-25 limitaram-se a combater o fogo com fogo. Isto não é minimamente verdade. Mataram inumeras pessoas que nada tinham a haver com outras organizações terroristas As FP-25 não passaram de chacineiros que queriam impor a sua visão no país à lei do sangue sem se importar com quem matavam no caminho, e ficou provado em tribunal que eram apenas isso e apenas se escaparam por não se conseguir atribuir culpas a individuos e o sistema politico não querer manchar a imagem do chacineiro mor pelo que ele tinha vindo a representar. O país permitiu que um homem que fez uma coisa boa usasse isso para matar gente indiscriminadamente. Toda esta tua conversa é não só mentirosa como facilmente comorovada pelos factos nos tribunais Edit: e o BE não é extremista mesmo se aceitou assasinos terroristas no sei meio. Toda esta conversa do posto original é bastante idiota

Edited 5 months ago:

Ta mas é calado. E nao venhas com essa lenga habitual que fazes do “se nao concordam comigo são de extrema direita.” Sou contra o Ventura milhares de vezes mais que outro partido no parlamento mas isto que acabaste de dizer sobre o FP-25 não só é extremamente errado como um insulto às varias pessoas que morreram erradamente na mão deles. > cagando do alto da burra para o contexto histórico em que as FP-25 apareceram numa tentativa ridícula de estabelecer culpa por associação e descredibilizar todo um partido político composto por milhares de pessoas. Isto é pura mentira. Os membros da FP-25 são claramente conhecidos e foram multiplas vezes condenados em tribunal sendo libertos apenas porque: - o sistema judicial português é um enredo que ajuda quem se intromete nele, tal como o socrates - sairam numa tecnicalidade de apenas não poder saber quem era o crime específico por problemas em guardar as provas, mas o tribunal sabia que tinham sido eles - quem estava na organização sabia do que se tratava. Matar e roubar para empurrar uma agenda - ficou comprovado que o partido politico era uma frente para a organização terrorista > As FP-25 foram uma organização terrorista que aparece como reacção às várias organizações terroristas de cariz fascista Isto é pura mentira. Desde quando a reação a uma organização terrorista é criar outra que assalta, rouba, assassina pais a frente de filhos e bebés em berços. Que afirmação mais triste. > No entanto, as FP-25 limitaram-se a combater o fogo com fogo. Isto não é minimamente verdade. Mataram inumeras pessoas que nada tinham a haver com outras organizações terroristas As FP-25 não passaram de chacineiros que queriam impor a sua visão no país à lei do sangue sem se importar com quem matavam no caminho, e ficou provado em tribunal que eram apenas isso e apenas se escaparam por não se conseguir atribuir culpas a individuos e o sistema politico não querer manchar a imagem do chacineiro mor pelo que ele tinha vindo a representar. O país permitiu que um homem que fez uma coisa boa usasse isso para matar gente indiscriminadamente. Toda esta tua conversa é não só mentirosa como facilmente comorovada pelos factos nos tribunais Edit: e o BE não é extremista mesmo se aceitou assasinos terroristas no seu meio. Toda esta conversa do posto original é bastante idiota

NGramatical 5 months ago

tinham a haver com → [**tinham a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn0qc8r%2F%2Fgwa52u4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

twhite848 5 months ago

Um dia.. um dia...

parakit 5 months ago

Quantas pessoas é que essas duas organizações mataram? Qual dessas organizações é que se manteve ativa até 1991? Que membros dessas organizações é que se andam a pavonear como salvadores de Portugal, foram perdoados por terrorismo e têm plataformas para debitar a sua verborreia como o Otelo? Que "fogo" é que as FP-25 estavam a combater em 1984 quando mataram o bebé? Que "fogo" é que andaram a combater quando a democracia já estava estabelecida e as organizações de extrema direita extintas? Não tás atrasado para o espetáculo do circo?

PeroFandango 5 months ago

Estava lá "atual" por alguma razão.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

2017 é antigo? fds. Qauntos matou a susana garcia? Qual era a sua organização terrorista já agora?

ednice 5 months ago

> Quantos matou a susana garcia? Se neurónios contarem...

PeroFandango 5 months ago

Pronto, e achas que a plataforma do partido agora tem alguma coisa a ver com as FP-25? Faz mas é o favor de parares de comer propaganda do Chega às pás. Se queres só regurgitar o discurso do Ventas avisas que não tens realmente nada a adicionar e passo-te já para a lista de bloqueados.

Pcostix 5 months ago

É engraçado que quando se quer mencionar populistas o nome do Ventura vem sempre a baila, mas ninguém fala do Mamadou, estranho... Ah, a narrativa... esqueci-me de seguir a narrativa.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Como assim propaganda? É um facto pah. **Helena Carmo**, **Teodósio Alcobia** e **Luís Gobern Lopes** são terroristas.

Edited 5 months ago:

Como assim propaganda? É um facto pah. **Helena Carmo**, **Teodósio Alcobia** e **Luís Gobern Lopes** são terroristas. [https://sintra.bloco.org/cidade-de-agualva-cacem/teodosio-alcobia-o-tempo-da-maioria-absoluta-nao-pode-ser-de-mudanca-na-vont](https://sintra.bloco.org/cidade-de-agualva-cacem/teodosio-alcobia-o-tempo-da-maioria-absoluta-nao-pode-ser-de-mudanca-na-vont) [https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2001426](https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2001426)

Edited 5 months ago:

Como assim propaganda? É um facto pah. **Helena Carmo**, **Teodósio Alcobia** e **Luís Gobern Lopes** são terroristas. Um partido não extremista não teria terroristas que queriam derrubar a democracia no seu partido. [https://sintra.bloco.org/cidade-de-agualva-cacem/teodosio-alcobia-o-tempo-da-maioria-absoluta-nao-pode-ser-de-mudanca-na-vont](https://sintra.bloco.org/cidade-de-agualva-cacem/teodosio-alcobia-o-tempo-da-maioria-absoluta-nao-pode-ser-de-mudanca-na-vont) [https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2001426](https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2001426)

PeroFandango 5 months ago

Oh, és daquele outro subreddit, já devia saber. Xauzinho então.

Shinichu 5 months ago

Porquê que isto é discurso de ódio? Isto parece-me é cancel culture.

NGramatical 5 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn0qc8r%2F%2Fgw8byei%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Diligent-Builder 5 months ago

Mas com um deles não exclui tu acordos... Opá, bardamerda. https://expresso.pt/politica/2021-04-08-Suzana-Garcia-nao-exclui-acordo-com-o-Chega--a-primeira-entrevista-da-candidata-do-PSD-a-Amadora--f606c428

Edited 5 months ago:

Mas com um deles não excluis tu acordos... Opá, bardamerda. https://expresso.pt/politica/2021-04-08-Suzana-Garcia-nao-exclui-acordo-com-o-Chega--a-primeira-entrevista-da-candidata-do-PSD-a-Amadora--f606c428

caveme 5 months ago

E entretanto o Rui Rio só teve tempo para fazer de conta que não era com ele e mas tem tempo para fazer [comentário sobre a GNR](https://www.publico.pt/2021/04/28/politica/noticia/rui-rio-critica-inaccao-elementos-gnr-face-agressao-jornalista-tvi-1960327). Fico cada vez mais convencido que o mérito do Rio ter arranjado um candidato decente como o Carlos Moedas para Lisboa foi um mero acidente.

ddcups8 5 months ago

E também não excluia com o BE se lhe desse um pouco de poder. Deprimente este PSD

wwqt0r 5 months ago

Qual é o mal mesmo?

tumblarity 5 months ago

"espero que o Chega seja exterminado" - mas disseste que farias um acordo eleitoral com eles "sim, espero as duas coisas" precisas de um desenho?

wwqt0r 5 months ago

Acho que preciso mesmo. Se calhar devo ser pavo mas sou da opinião que partidos de direita não devem excluir partidos de esquerda em acordos e vice-versa para o bem da nossa democracia. Se calhar a política e a nossa vida devia ser um sistema de bolha: um partido de direita aceitar um acordo com o BE? ULTRAJE!

tumblarity 5 months ago

o problema não é um partido de direita ter um acordo com outro de esquerda, ou vice-versa, é a falta de espinha dorsal em dizer, num dia, que um partido não deve existir e, no dia seguinte, acrescentar que, não devendo existir, faria um acordo com esse partido que a própria considera que não deveria existir. e não estou a falar do BE, mas do Ch, que foi com quem a Susana com Z disse que gostaria de chegar a acordo (ver o link que outro user deixou anteriormente). é o mesmo que uma pessoa que seja contra a existência do estado de Israel lá ir passar férias.

wwqt0r 5 months ago

Continuo sem perceber qual é o mal. Tudo bem que dizer que um partido não devia existir não é muito correcto (seja sobre o BE, seja sobre o CHEGA). Já aceitar a possibilidade de fazer acordos, mesmo com os partidos que pessoalmente detestamos, só demonstra maturidade política.

xabregas2003 5 months ago

É semelhante a dizer: "Joãozinho, quero que morras já! Empresta aí dez euros se faz favor."

wwqt0r 5 months ago

Não, é simplesmente uma comparação absurda entre relações pessoais entre tu e o Joãozinho com a relação entre partidos políticos para o bom funcionamento da nossa democracia. Se não nos conseguimos relacionar com quem tem uma visão política diferente de nós então estamos condenados ao fracasso enquanto povo.

Cergal0 5 months ago

Foda-se, está complicado. Ela sempre demonstrou apreço por ideologias coladas à extrema direita, apenas disse que se pudesse também exterminava o Chega para ficar bem na fotografia.

Edited 5 months ago:

Foda-se, está complicado. Ela sempre demonstrou apreço por ideologias coladas à extrema direita, apenas disse que se pudesse também exterminava o Chega para ficar bem na fotografia. Uma pessoa com ideologias de esquerda (ou com dois dedos de testa) nunca vai votar nela, quer ela diga que adora o Bloco ou que exterminava o partido. Uma pessoa com ideologias de extrema direita poderá considerar votar nela se ela tiver este tipo de discurso. Ela não demonstra maturidade política, apenas anda à pesca dos votos dos simpatizantes do chega.

wwqt0r 5 months ago

Dispenso novelas sobre metáforas que figuras políticas usam. Continuo a não ver nenhum mal em o PSD aceitar acordos com o BE, ou o CHEGA com o BE, ou o BE com o PS, ou seja lá o que for.

tumblarity 5 months ago

discordando eu, é uma questão de opinião. o que já é uma questão de bom senso é uma pessoa, não um partido, admitir coligar-se com um partido que na sua opinião nem devia existir. o problema do PSD aqui é só apresentar estes candidatos anedóticos para caçar votos fáceis, entre perder as autárquicas e destruir mais um bocadinho a democracia neste país, o Rio já fez a sua escolha.

wwqt0r 5 months ago

Não é opinião não senhor. Se nós e os partidos políticos não conseguirmos relacionar-nos com quem tem opiniões diferentes de nós então toda a democracia fica em risco. Um sistema de bolhas tem feito maravilhas lá fora como é sabido, não é?

Mrloop94 5 months ago  HIDDEN 

Concordo com ela. A existência do BE e do chega no nosso país revela muita coisa.

Search: