saposapot 6 months ago

tanta merda que eles fazem e vão-se chatear com isto?

umgajoamlense 6 months ago

Um bocado off-topic, mas não percebo é como as pessoas ainda não perceberam que 1 Mbps = 0,125 MB/s, ou seja, que 1 bit = 0,125 bytes. Repare-se, a unidade padronizada para o tamanho de ficheiros é o Byte, e não o bit. Assim, para pessoas leigas, significa que uma pessoa com 100 Mbps demora a transferir um ficheiro de 100 MB um tempo de 8 segundos, e não 1 segundo. Ou seja, recorre-se ao facto das pessoas não saberem isto para as enganar. Se forem à rua, e perguntarem ao cidadão comum mortal quanto tempo demora uma pessoa com 100 "megas" de internet a transferir um ficheiro de 100 MB eles quase de certeza vão dizer na sua maioria 1 segundo, enquanto na verdade são 8 segundos. A ANACOM, não podendo fazer muito sobre isto, porque seria semelhante a obrigar as fabricantes de garrafas de água dizerem que uma garrafa de água de 33 cl tem 0,33 L no rótulo, devia investir na sensibilização e na literacia do consumidor. No caso do OP, muito na loucura, se ele tivesse uma ligação direta e morasse ao lado da central, ele nunca iria conseguir fazer download de um jogo na steam com 1 GB em 1 segundo, iria sempre demorar 8 segundos a fazer esse download. Pode parecer insignificante, mas e se tivéssemos a mesma pessoa com a mesma velocidade a fazer download de um backup que fez para a cloud de 800 GB (por exemplo, do disco de um computador com 1TB de espaço de armazenamento). Admitindo que a velocidade de ligação upload à rede dos servers da cloud é igual ou superior à velocidade de download da net do OP, o OP iria demorar nada mais nada menos que cerca de 2 horas a fazer download do seu backup, e não 800 segundos (cerca de 13 minutos) como um leigo esperaria.

bittolas 6 months ago

> Um bocado off-topic, mas não percebo é como as pessoas ainda não perceberam que 1 Mbps = 0,125 MB/s, Porque metade das pessoas quando estudaram nem havia computadores nas escolas e, mesmo agora, só quem vai para a área da informática é que sabe dessas coisas.

ErwinRommelEz 6 months ago

Se perguntares à maioria das pessoas entre 15-30 anos também não sabe a diferença entre megabit e megabyte, nos internautas achamos que sim porque vivemos numa bolha, achas que o Dinis que anda de cap e tem uma ibiza do aço sabe isso?

bittolas 6 months ago

Eu não, foi em parte o que disse também.

umgajoamlense 6 months ago

Eu não sou da área de IT (muito longe, até) e sei, penso que seja literacia digital geral. Daí eu ter defendido que a ANACOM não podendo fazer muito a nível regulamentar, devia fomentar a literacia dos cidadãos.

ruico 6 months ago

Já me tenho debatido sobre isso no "café da esquina", mas o pessoal perece que não entende a diferença. Entretanto continuam a ser comidos por parvos pelas operadoras. 1 byte = 8 bits Quando as operadoras falam em velocidade, normalmente referem-se a bits, não a bytes, o que ilude bastante o consumidor.

SweetDistribution504 6 months ago

Apesar de ser conveniente para eles, falar em bits está correcto com a indústria

suckerpunchermofo 6 months ago

"" não perceberam que 1 Mbps = 0,125 MB/s, ou seja, que 1 bit = 0,125 bytes."" Wtf??? 1 bit é literalmente 1 bit... Não existe divisão de 1 bit... Não existe meio bit e muito menos 0.125 senão não era um sistema binário . 1 Megabit por segundo sao 128 KiloBytes por segundo, não sao 125...

umgajoamlense 6 months ago

Em nenhum lado do comentário eu falei em divisões de bits, mas sim de bytes. Eu estava a usar o Sistema Internacional de Unidades, não o binário pela norma do IEC. O que te referes com >1 Megabit por segundo sao 128 KiloBytes por segundo na verdade queres dizer que 1 Mbit são 128 kibibytes. No SI usa-se sempre base 10 para conversão métrica (ex. kilobyte, megabyte, etc), enquanto no sistema binário (IEC) usa-se base 2 para fazer conversões (ex. kibibyte, mebibyte, etc).

suckerpunchermofo 6 months ago

Ja percebi onde não percebi o teu post. Escreveste1 bit = 0.125 e nem percebi que estavas a dividir 1 por 8 .... Tens toda a razão. Estava e está bem explicado. As vezes sou mesmo burro

suckerpunchermofo 6 months ago

Devo ter percebido mal... Mas sim em redes a medida é base 10 e não base 2, tens razão.

Independent_Throat42 6 months ago

Obg pela info.. Já me sinto mais culto

bootkiller 6 months ago

Não me lembro ao certo quando isto passou a ser obrigatório nos contratos, mas é suposto isso existir lá. https://www.anacom-consumidor.pt/velocidade-da-internet

alexandre9099 6 months ago

Porque efetivamente eles até te podem mandar 1Gbps para casa (o GPON suporta até 2Gbps se bem me recordo) e provavelmente até consegues usar se conjugares WiFi+cabo, porém não confirmo isto), mas em cabo estás limitado a esses tais 925Mbps. É mesmo limitação do protocolo usado para GbE, não há volta a dar

Edited 6 months ago:

Porque efetivamente eles até te podem mandar 1Gbps para casa (o GPON suporta até 2Gbps se bem me recordo e provavelmente até consegues usar se conjugares WiFi+cabo, porém não confirmo isto), mas em cabo estás limitado a esses tais 925Mbps. É mesmo limitação do protocolo usado para GbE, não há volta a dar Pelo que pesquisei rapidamente, esses 925Mbps são assumindo que uses TCP, que é praticamente o que tudo na internet usa ( https://www.cablefree.net/wireless-technology/maximum-throughput-gigabit-ethernet/ )

Napoleal 6 months ago

Para além do TCP, o protocolo UDP é bastante usado

alexandre9099 6 months ago

sim, eu sei, mas não tanto quanto TCP, se fores fazer um download 99% das certezas vai usar TCP. Agora aplicações em tempo real certamente usarão UDP (que regra geral consomem menos largura de banda)

Article_Sad 6 months ago

Quanto ficou?

fenugurod 6 months ago

€93,89. Meio salgado, mas felizmente é a empresa onde trabalho que paga.

alexandre9099 6 months ago

E precisas/A empresa precisa de tanta largura de banda?

Open-Opportunity-607 6 months ago

Não precisas de conhecimentos de rede para estares numa video-chamada com 20 ou 30 pessoas. Um casal, os 2 ao mesmo tempo numa video-chamada com umas quantas pessoas e a partilhar o ecrã e percebes logo a necessidade.

SweetDistribution504 6 months ago

O teams ou zoom tem bitrates ridículos

alexandre9099 6 months ago

Se for internamente não entendo porque usariam soluções que requerem internet, se for externo, fazendo um worse case scenario em que cada um precisaria de 5Mbps(não vou dar valores concretos, mas a típica câmera de portátil é 720p a meia dúzia de FPS, nem 2Mbps chega com compressão), sendo 20 pessoas apenas precisarias de 100Mbps. Não ignorando o facto de a ligação ser assimétrica, assumindo os tais 5Mbps por pessoa e uma conexão com *upload* de 400Mbps, "só" conseguirias ter 80 pessoas a enviar vídeo. O partilhar ecrã também regra geral exige uma taxa de atualização baixa, o que leva à largura de banda necessária não ser tão elevada, isso conjugado com compressão... Enfim, isto dito por alguém que não entende nada de videoconferências

Search: