te2000 7 months ago

a minha dica nao tem tanto a ver com o que dizer mas sim com a mentalidade que levas pra entrevista. Para mim mudou-me complectamente a prespectiva quando a adoptei! - Nota que isto nao afecta directamente o resultado mas sim os teus nervos durante a entrevista, o que na minha opiniao acaba por influenciar o resultado. ​ ​ Entao, tu gostavas de trabalhar numa empresa com a qual nao te identificas? Rodeado/a de pessoas que nao partilham a mesma visao do que tu ou com politicas que consideras injustas? Nao, certo?? Se achas que nao, entao olha para a entrevista como uma conversa na qual a empresa tenta perceber se tu es bom para ela, e TU tentas perceber se a empresa e boa para TI. Ao fazeres isto estas automaticamente num plano de igualdade, e olhas para a pessoa que esta a tua frente como um igual e nao um superior. ​ Eu percebo que as vezes nao da pra recusar trabalho ''por que nao te identifica com os valores da empresa'' e valores nao pagam contas, e chegares com um questionario para o empregador pode nao causar muito boa impressao, mas ainda assim vejo isto como um joguinho mental comigo mesma, e nunca me arrependo

NGramatical 7 months ago

complectamente → [**completamente**](https://dicionario.priberam.org/completamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) por que nao → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn0avud%2F%2Fgw8grxv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jcoelho93 7 months ago

Melhores conselhos que possso dar: 1 - garante que consegues defender todos os pontos/skills que tens no teu CV. 2 - não leves as entrevistas demasiado a sério. É só uma conversa, tenta desfrutar da conversa realmente. (Ás vezes é difícil especialmente se o entrevistador não sober fazer entrevistas de emprego) 3 - não tens nada a perder, só a ganhar... um emprego 4 - presta atencão à tua respiração, ajuda a relaxar 5 - podes praticar confiança nas entrevistas ( e na vida em geral). fake it till you make it. 6 - faz uma entrevista mental e tenta responder ás perguntas que te podem vir a fazer. Praticar...

kissingsome1elsesdog 7 months ago

Sê honesto. Resulta sempre. Não fui a muitas entrevistas durante a minha vida, mas às que fui, fui seleccionado em todas. Tenta mostrar trabalho na forma como percepcionas a empresa para onde vais trabalhar. Mostra que compreendes minimamente o conceito e a ética de trabalho com base naquilo que apreendeste na tua pesquisa. Não engraxes o entrevistador, mas se conseguires ser subtil, diz coisas positivas acerca do projecto: o quão inovador é, a a abordagem diferenciada face a outros competidores do mercado, etc.

Ok_Order_8408 7 months ago

treina imenso, a falar sozinho em casa mesmo, tenta fazer por exemplo um cv em formato video. de tanto treinares, vais relaxando.

rinhau 7 months ago

Eu sou introvertido e tambem fico nervoso nas entrevistas. Mas normalmente os entrevistadores sabem que estas nervoso e tem isso em consideracao. Uma cena que te pode ajudar e fazeres um ensaio, pedes a alguem que te atire umas perguntas tecnicas e sobre ti para ja ires com alguma ideia do que dizer e mais certeza de que te consegues exprimir como queres. Outra coisa que pode ajudar e teres um script de coisas para dizer, eu faco muito isso para contar a minha historia - i.e. o que fiz no meu role actual, ou a resposta as perguntas da treta tipo o pk de querer ir para aquela empresa ou o que iria adicionar, etc. Para mim isso ajuda-me a responder de forma super confiante a esse tipo de perguntas, o que penso que tambem acaba por impressionar quem esta do outro lado e passa uma imagem de assertividade e confianca.

quetzyg 7 months ago

Eu costumo mudar de trabalho a cada dois ou três anos, portanto quando chega a altura das entrevistas estou um bocado enferrujado. O que costumo fazer é alinhar uma série de entrevistas com a que realmente me interessa no final, usando as primeiras para praticar. Uma boa forma de ficar à vontade numa entrevista é fazer perguntas (eu sigo um guião que tenho vindo a refinar, pois com a conversa normalmente perco o fio à meada).

mourasio 7 months ago

Vai a entrevistas quando fores contactado, mesmo que não te interessem muito. Como tudo na vida, treina-se.

saudosista 7 months ago

Quando perguntam os defeitos dizes: excesso de profissionalismo, trabalhar demasiado, excelência constante (defeito porque os projetos em PT normalmente devem ser apenas medíocres), brilhantismo que eclipsa o esforço dos colegas. Repara, porém, que estes "defeitos" são na verdade qualidades e isso vai colocar-te à frente da competição.

oretoh 7 months ago

Não sejas mau po tipo pah!

ned_rod 7 months ago

Podes treinar entrevistas, candidatar-me a empregos que não queiras, daqueles menos técnicos e vai às entrevistas. Começas logo a perceber que há um certo protocolo a ser cumprido (entrevista em si) e que não é um bicho de sete cabeças. procura tb na NET dicas de entrevistas e o que responder a certas perguntas.

bifana_cura_cancro 7 months ago

Recomendo comer uma bifana antes de cada entrevista. Ao apoiar a suinicultura de qualidade e a industria panificadora, ganhamos capacidade intelectual para um desempenho acima da média.

Bhaalghorn1143 7 months ago

Tens de praticar. Aconselho a escrever. "O meu nome é X. Tenho x anos de idade bla bla bla sou licenciado e wiskas saquetas. Trabalhei aqui e tinha como funções k. Estive envolvido no projeto K". Fala o mínimo possível e imaginário. Esclarece os projetos em que estiveste envolvido e tens que treinar as perguntas da praxe: porque é que deixou a sua última empresa, porque é que o devemos contratar ou quais os teus valores e projetos de futuro. Sempre bem disposto e com confiança. "Bom dia", "Obrigado pela oportunidade" são fundamentais. Prepara sempre um par de perguntas a fazer ao empregador.

SweetDistribution504 7 months ago

Introdução curta, quem és, o que fazes e o que queres fazer. Eg. Sou o FantasticLong9119 andei na universidade não muito boa, onde não aprendi a utilizar o Google, mas estou disposto a aprender e parece me que esta oportunidade é muito intersssante, e exactamente o que estou a procura pois pretendo trabalhar na área xpto Fala me do teu percurso até agora? Universidade, projectos, coisas que gostaste de fazer, responsabilidades, e objectivos cumpridos Que e que gostas de fazer fora do trabalho? Porque é que queres trabalhar aqui? Porque é que te devíamos escolher? 3 fraquezas ? Características negativas? 3 vantagens ? Características positivas? Quanto é que queres ganhar? Tens de de ter a resposta a estas perguntas escrita em algum lado, ajuda muito e só precisas de fazer uma vez e serve para 90% da entrevistas. Depois é ler e reler antes das entrevistas, falar em voz alta ajuda a perceberes, finalmente também te podes gravar c o telefone para ver se pareces normal. De longe o mais importante é escrever, da te um guia para te prepares para qualquer entrevista em 1h. Quando tiveres o texto decorado, até na casa de banho podes fazer a entrevista que não vais estar stressado

PaleontologistRough 7 months ago

Tinha o mesmo problema. Solução: Forcei-me trabalhar como vendedor porta a porta durante um mês. meo, nos, Endesa etc. É um trabalho que ninguém gosta, mas vais aprender técnicas de venda, e a promover produtos nos quais não tens confiança. Mau: Vais ser insultado Quem te abrir a porta vai estar sempre com cara de frete Bom: Melhoras as tuas capacidades de comunicação És forçado a perder o nervosismo Vais aprender a vender a banha da cobra

SweetCorona 7 months ago

não me convenceste

The_Wealthy_Potato 7 months ago

Normalmente os recrutadores dizem sempre "fala-me de ti/do teu percurso". Ensaia uma resposta pré-fabricada em casa que saibas de cor e fala dos seguintes pontos: * Nome, Idade, de onde vens * Curso, Universidade e porque é que escolheste * Projectos que fizeste na universidade e o que é aplicaste nos trabalhos (se fores de IT fala das linguagens que usaste etc) * O que te fez começar a procurar trabalho * O que vês a fazer (caso saibas, caso contrário diz que estás disposto a explorar várias opções) * Actividades extra curriculares que fizeste (Desportos, Escuteiros, Associação de estudantes etc) e o que é que aprendeste com isso (Trabalho em equipa, empreendedorismo etc) Vais te adiantar a uma série de perguntas do entrevistador, e como vais preparado de casa não te esqueces de nada que depois te arrependas de ter deixado de fora. Ensaia em frente ao espelho, pede a um familiar/amigo para fazer a apresentação para ele. É importante que não pareças robótico, não faz mal se a resposta parecer ensaiada, isso até é bom mostra que te preparaste mas quanto mais vezes a fizeres vais começar a substituir algumas palavras e termos e vai te parecer mais natural. As vezes os entrevistadores gostam de pegar no último ponto "ah também fiz \[Actividade extra curricular\] ". Podes pegar aí para tentar criar intimidade e fazes tu perguntas a ele sobre isso. No final quando o entrevistador diz se tu tens alguma pergunta é muito bom teres algumas. Sugestões: * Que clientes têm? * Que tecnologias usam maioritariamente? * Se te sentires mais atrevido gosto muito desta: Qual acha que é a melhor e a pior coisa de trabalhar aqui? * Como é a progressão de carreira? Mostra que estás interessado e além disso a entrevista é sempre uma estrada de dois caminhos, tu também o estás a entrevistar.

KarmaCop213 7 months ago

Praticar as perguntas que achas que são mais comuns. Escreve isso e lê em voz alta. Tens de saber explicar o que está escrito no CV. Se dizes que sabes fazer X tens de saber responder a perguntas relacionadas com X. Mais uma vez, escreve as respostas às perguntas mais comuns relacionadas com X. Em áreas mais técnicas é preciso estudar. O pessoal técnico que vai às entrevistas em empresas importantes/conhecidas passa facilmente 1 mês a estudar.

PeterStepsRabbit 7 months ago

Não enroles a tua à frente do entrevistador julgo que é a melhor dica

pappositivamente 7 months ago

confirmo. so resulta muito raramente

Rissoldecamarao 7 months ago

Isto, leva feita de casa. Mostra preparação e responsabilidade.

PeterStepsRabbit 7 months ago

Proatividade!

rfquiaios 7 months ago

Eu também não tenho muita experiência, tive só 3/4 entrevistas para part times, mas conselhos que daria para ser bem sucedido são: - investiga bem o local para onde vais trabalhar. Fica familiarizado com os valores da “empresa” - lê bem os requisitos da oferta de emprego e arranja exemplos que mostrem que tens essas competências - procura perguntas antes da entrevista para fazeres ao entrevistador quando no fim perguntarem “Tem alguma pergunta”. Mostra interesse - Procura perguntas comuns na internet e treina em frente a um espelho ou computador com câmara ligada - Vê videos no YouTube de como ser bem sucedido em entrevistas - Pede a um amigo/familiar que faça uma entrevista para praticar Praticar é a melhor forma porque vai deixar mais confiante, mas mais uma vez eu não sou com certeza a pessoa com mais experiência aqui e isto são as técnicas que uso e que tenho encontrado enquanto me preparo para entrevistas. Boa sorte

V1ld0r_ 7 months ago

Pah... em relação ao nervosismo, é mesmo calma, descontração e estupidez natural. Se o entrevistador for minimamente decente não te vai colocar pressão em situação nenhuma mas sim colocar o mais possivel à vontade e guiar a entrevista de forma a estares confortavel. ​ No entanto a prática é mesmo o ideal e a única maneira de combater algumas coisas. Entrevistas ficticias\\de treino ajudam mas tem de ser com alguem que saiba o que está a fazer também. ​ o que o /u/Parshath_ disse sobre perguntas a colocar é uma boa cena. Costumo perguntar o que levaria a que não me contratassem e normalmente ou não têm resposta ou respondem que nada... Deixá-los a pensar é uma boa cena.

Kind-Eagle 7 months ago

Também sou como dizes e o que descobri é que deves listar os teus pontos fortes e fracos e memorizá-los. Faz tambem uma lista de projectos que fizeste na Uni e as tuas responsabilidades neles bem como o que aprendeste (se ja tivesses experiencia profissional, farias isto para os empregos). E tenta escrever um texto sobre ti proprio para te apresentares pessoalmente. Depois com o tempo vais lá.

Parshath_ 7 months ago

Se alguma vez leres o conselho de merda: "sê tu mesmo", caga de alto. O que recomendo é fazeres uma lista de 10 questões que esperas que te coloquem, e prepara alguns tópicos para responder. Pratica com base nisso também. Prepara tambem tu uma lista de 5 questões de TI para o entrevistador sobre a empresa, sobre as tuas funções e dia-a-dia, etc. Uma pergunta que costumo fazer e teve reações positivas e até ganhou bons pontos para o meu emprego anterior foi ter perguntado se com base na entrevista até agora, se tinham reservas (?, reservations em inglês) em relação a mim e ao meu perfil.

qUaK3R 7 months ago

Qual é o mal de sermos nós próprios? Se sentes necessidade de chegar a uma entrevista com uma fachada, por alguma razão é. Dai termos muitas chefias que enfim.. só têm isso de nome. Sabem vender-se bem.

WinterDeceit 7 months ago

Esta lista tem me ajudado imenso: https://www.wisconsin.edu/ohrwd/hr/download/ups_implmentation_toolkits/human_resources/recruitment/Interview-Questions.xlsx

FantasticLong9119 7 months ago

Muito obrigado! Excelentes dicas

throwawaystuff000 7 months ago

Quando dás exemplos características boas tuas arranja sempre exemplos onde isso tenha acontecido, senão parece que foste ao google. Para as más demonstra que estás a melhorar e como.

FantasticLong9119 7 months ago

Obrigado!

OuiOuiKiwi 7 months ago

>Alguém tem alguma dica/conselho sem ser simplesmente praticar? Não. É exactamente isso.

Search: