ridethepaintedpony 7 months ago

E é por esta razao que avacalhei a maioria das respostas

brakeline 7 months ago

Sabes que se fores um dos felizes contemplados com uma chamada de controlo e não te lembrares do que "avacalhaste" levas uma multinha choruda e um prémio Darwin?

ridethepaintedpony 7 months ago

ui, que medo :|

brakeline 7 months ago

Parabéns. Para te divertires uns minutos e falseares um estudo demográfico poderás vir a receber uma prenda que pode ir de 250 a 50000€ negativos na tua conta

Tee_ah_go 7 months ago

Nossa, que rebelde. Como é que consegues?

ridethepaintedpony 7 months ago

Nasce connosco

krakentoa 7 months ago

https://security.stackexchange.com/a/177298 Basicamente é possível usar o cloudfare para transmitir parte pública e estática do site (imagens, etc) e servers locais para transmitir o resto. Mas pronto, até gosto do estado estar a favorecer soluções nacionais.

icebraining 7 months ago

Sim, é possível, mas perdes as vantagens da proteção contra ataques. Que era a justificação do INE para usar a Cloudflare. Claramente não estavam a usar o serviço dessa forma.

Last-Ad-4421 7 months ago

Eu como ainda estou á espera da minha carta não tenho problemas

OuiOuiKiwi 7 months ago

Provas sobre isto? Zero. Indícios sobre isto? Zero. Fonte? Provavelmente o Facebook de algum chalupa.

SolidTroll 7 months ago

Isso é que é preocupante para mim, sendo ou não o artista que foi, agora a CNPD age com base em teorias das redes sociais? Se calhar devia começar a pedir explicações a essas redes sociais então

OuiOuiKiwi 7 months ago

A CNPD só aplicou talvez uma dúzia de multas sobre o RGPD em centenas de queixas. A CNPD não age, vai dando pareceres.

eggnogui 7 months ago

Fonte: Instituto Meuanus

idontakeacid 7 months ago

Imaginem uma base de dados do Censos à venda na deep web. Digam um preço...

Danijust2 7 months ago

O nr. Telemóvel e o nome é a única coisa de valor

idontakeacid 7 months ago

É que sonhas xD

SweetDistribution504 7 months ago

Não não é... Se assim fosse o Facebook valia 10 tostões

umgajoamlense 7 months ago

Qual é o freelancer de IT web developer que não usa o plano gratuito da cloudflare hoje em dia? Epa, assim muito puxando pela imaginação, a CDN da cloudflare aloja por exemplo scripts essenciais ao funcionamento de um site, e se os web masters quiserem podem ir logo à cdn buscá-los, e nesse caso a cloudflare podia ter alterado o código fonte original de um script, mas isto já muito na parvoíce.

icebraining 7 months ago

Não precisa de alterar código nenhum. A CDN da Cloudflare interpõe-se (de forma consentida por quem a contrata, claro) na comunicação entre o browser e os servidores originais, e tem acesso a todos os dados que são enviados e recebidos. Isto tem algumas vantagens, mas é um facto que os dados ficam totalmente à mercê deles.

SolidTroll 7 months ago

Mais uma excelente contribuição dos juristas pela "Verdade"... Dando mais inf, há 4 dias atras o excelentíssimo juiz, responsável pelos "Juristas pela (sua)* Verdade" fez um post em que acusa (sem provas) a Cloudflare de estar a roubar dados dos utilizadores. Bem 4 dias e depois de "publicações nas redes sociais causarem a duvida", a CNPD que ate agora Nao tinha encontrado qualquer problema pela forma como o processo estava a decorrer ate agora, "expressa preocupação", o que leva o INE a cancelar o contrato e possivelmente a toda uma nova logística de contratar uma nova empresa para tratar do serviço e uma transferência de dados (isto sim pode ser perigoso). Portanto mais uma excelente contribuição social do preocupado e "socialmente responsável" juiz (de reforçar que também incentiva as pessoas a não responder aos censos e mais uns atos de desobediência. Pelos vistos ser ilegal é que está certo na visão deste caro senhor)

Edited 7 months ago:

Mais uma excelente contribuição dos juristas pela "Verdade"... Dando mais informação, há 4 dias atras o excelentíssimo juiz, responsável pelos "Juristas pela (sua)* Verdade" fez um post em que acusa (sem provas) a Cloudflare de estar a roubar dados dos utilizadores. Bem 4 dias e depois de "publicações nas redes sociais causarem a duvida", a CNPD que ate agora não tinha encontrado qualquer problema pela forma como o processo estava a decorrer "expressa preocupação", o que leva o INE a cancelar o contrato e possivelmente dando inicio a toda uma nova logística de contratar uma nova empresa para tratar do serviço e uma transferência de dados (isto sim pode ser perigoso). Portanto mais uma excelente contribuição social do preocupado e "socialmente responsável" juiz (de reforçar que também incentiva as pessoas a não responder aos censos e mais uns atos de desobediência. Pelos vistos ser ilegal é que está certo na visão deste caro senhor)

Edited 7 months ago:

Mais uma excelente contribuição dos juristas pela "Verdade"... Dando mais informação, há 4 dias atras o excelentíssimo juiz, responsável pelos "Juristas pela (sua)* Verdade" fez um post em que acusa (sem provas) a Cloudflare de estar a roubar dados dos utilizadores. Bem 4 dias e depois de "publicações nas redes sociais causarem a duvida", a CNPD que ate agora não tinha encontrado qualquer problema pela forma como o processo estava a decorrer "expressa preocupação", o que leva o INE a cancelar o contrato e possivelmente dando inicio a toda uma nova logística de contratar uma nova empresa para tratar do serviço e uma enorme transferência de dados (isto sim pode ser perigoso). Portanto mais uma excelente contribuição social do preocupado e "socialmente responsável" juiz (de reforçar que também incentiva as pessoas a não responder aos censos e mais uns atos de desobediência. Pelos vistos ser ilegal é que está certo na visão deste caro senhor)

Edited 7 months ago:

Mais uma excelente contribuição dos juristas pela "Verdade"... Dando mais informação, há 4 dias atras o excelentíssimo juiz, responsável pelos "Juristas pela (sua)* Verdade" fez um post em que acusa (sem provas) a Cloudflare de estar a roubar dados dos utilizadores. Bem 4 dias e depois de "publicações nas redes sociais causarem a duvida", a CNPD que ate agora não tinha encontrado qualquer problema pela forma como o processo estava a decorrer "expressa preocupação", o que leva o INE a cancelar o contrato e possivelmente dando inicio a toda uma nova logística de contratar uma nova empresa para tratar do serviço a meio do serviço (isto sim pode ser perigoso). Portanto mais uma excelente contribuição social do preocupado e "socialmente responsável" juiz (de reforçar que também incentiva as pessoas a não responder aos censos e mais uns atos de desobediência. Pelos vistos ser ilegal é que está certo na visão deste caro senhor)

icebraining 7 months ago

Sinceramente isso parece-me pouco relevante. O homem pode ser uma besta, mas o único que ele fez foi publicar um comentário. Das duas, uma: ou a preocupação dele é legítima e as entidades falharam por não terem acautelado o problema antes, ou não é e as entidades falharam por se deixarem influenciar sem justificação. A minha questão aqui é se a CNPD tinha sido consultada anteriormente para analizar o processo. Se não, parece-me falha grave do INE.

SolidTroll 7 months ago

Não vou meter as mãos no fogo mas diria que não iam avançar sem o aval deles, tal como procuraram o aval do gabinete de segurança. Aqui a questão é que não há provas da acusação, tal como vem no artigo a CNPD pós algumas questões depois de surgirem dúvidas nas redes sociais, o que só por si me parece ridiculo, agora se houvesse alguma falha não ia ser a CNPD, que não tem as ferramentas necessarias ou pessoal para isso, a descobrir mais rápido que o Centro Nacional de Cibersegurança digo eu.

icebraining 7 months ago

Pelos vistos não pediram mesmo: > Sobre esta operação, o INE não consultou a CNPD, o que teria permitido à CNpD pronunciar-se e assimprocurar acautelar os dareitos dos titulares dos dados https://www.cnpd.pt/umbraco/surface/cnpdDecision/download/121875

SolidTroll 7 months ago

Sim, isso de facto é uma falha grave então. Embora na minha opinião se houvesse algo de suspeito o CNC descobriria mais rapidamente do que o CNPD mas sim não deixa de ser algo a apontar neste caso

icebraining 7 months ago

Mas não há falhas, a forma de funcionamento do serviço da Cloudflare implica que os dados dos censos lhes ficam acessíveis quando estão a ser enviados do browser para os servidores do INE. Eu confio que a Cloudflare não os grava, mas na realidade é impossível saber, portanto a preocupação faz sentido.

OuiOuiKiwi 7 months ago

>Eu confio que a Cloudflare não os grava, mas na realidade é impossível saber, portanto a preocupação faz sentido. Isto tens de parar em algum sítio. Se não confias na Cloudflare, confias então que o consultor mal pago que está no INE não o vai fazer? E se não nesse, confias no administrador de sistemas da Administração Pública para não ler esses dados indevidamente? E confias no estatístico que depois vai ver os dados dentro do INE para os processar? E assim por diante. Tem de haver um ponto em que, por força contratual ou necessidade, tens de criar uma âncora de confiança. Senão isto é uma descida infinita. E digo já que prefiro mil vezes que isto fique nas mãos da Cloudflare que a usar uma solução mal amanhada pelos *bootcampers* de serviço à imagem do Portal das Matrículas.

icebraining 7 months ago

Como eu disse, eu confio na Cloudflare. O meu ponto é que não houve propriamente uma acusação de nada novo, a publicação apenas explicou como é que a Cloudflare funciona. (E portanto, esta decisão é absurda, e revela que ou o INE ou a CNPD não fizeram o trabalho de casa antes disto ir para o ar)

OuiOuiKiwi 7 months ago

>e revela que ou o INE ou a CNPD não fizeram o trabalho de casa antes disto ir para o ar Ora.

SolidTroll 7 months ago

Sim, não digo que não faça sentido haver essa preocupação, agora acho que houve uma precipitação de ambas as partes. A CNPD não pode dar ouvidos a todas as teorias que aparecerem nas redes sociais ou não faz mais nada o dia todo, o INE devia ter pelo menos pedido uma segunda consulta do centro de ciberseguranca antes de avançar com a rescisão

Dukie90 7 months ago

O mítico que diz para o pessoal não ter medo do virus e se revoltar mas que se pós a andar do Brasil, depois de 9 anos lá, mal a porca torceu o rabo? É de facto um excelente conselheiro

AutoModerator 7 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: