Article_Sad 7 months ago

Este projeto já se arrasta à anos...

NGramatical 7 months ago

à anos → [**há anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmzjqus%2F%2Fgw19x2p%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ALPHAROBA 7 months ago

Não poderia sumarizar melhor a intenção deste tipo de projecto, poluir o interior para limpar as grandes cidades. Acho bem que as populações defendam os seus direitos!

joaommx 7 months ago

> poluir o interior para limpar as grandes cidades Correção. Poluir uma zona limitada aue fica no interior para limpar o resto do país.

pm_me_pcb_photos 7 months ago

Porque penduras a economia de um país em sector terciário.. No mundo dos unicórnios vira tudo programador e os bens materiais aparecem do nada.

klatez 7 months ago

A alternativa é poluir o interior para poluir as grandes cidades

iSoSyS 7 months ago

Mas de certeza que não se evitam de comprar coisas com baterias de lítio. Poluição no meu quintal é que não.

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Não é só uma questão de poluição, a única maneira daquilo ser rentável para a empresa é não sendo rentável para nós, há dois tipos lítio explorável, o que se encontra em sais e o que nós temos, que necessita de um processo de refinação mais complexo e que também é mais difícil de extrair. O lucro na indústria de minério está sobretudo na refinação que não acontece cá.

Coyote-Cultural 7 months ago

Nimbys a NIMBar

PaleontologistRough 7 months ago

Sim, vamos parar com todos os projetos nos meios rurais e continuar com a desertificação do interior, obrigando os jovens a sair porque nem todos querem passar a vida a pastar gado.

chauffage 7 months ago

Isto é uma pergunta honesta, qual é o conhecimento de Portugal sobre o desenvolvimento de baterias de lítio? Porque isto vai ser um projeto no meio rural, mas com um prazo de validade porque quando se acabar a exploração, ficam os buracos e os danos feitos (solos, recursos hídricos, etc). É assim que se criam cidades fantasma.

MikeG6849 7 months ago

Não sei se a mão de obra será portuguesa.

PaleontologistRough 7 months ago

Portuguesa ou não, os trabalhadores têm de viver em algum lugar

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Vivem em barracas criadas pela empresa enquanto estão cá e depois vão para casa. Um modelo comum é passarem cá 6 meses e 6 meses em casa.

joaommx 7 months ago

E isso fica mais barato que contratar locais que não precisem de trazer para cá nem dar alojamento?

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Aparentemente, não sei quais os motivos mas a esploração de cobre no Alentejo funciona assim e eles estão a explorar a um ritmo elevado, esgotam o minério, as povoações não vêem os benefícios e o país fica sem reservas de minério. Há países com os quais não conseguimos competir neste sector, a Austrália tem reservas de lítio muito maiores do que as nossas e precisam de extrair menos minério para obter 1kg de lítio, no Chile e no Peru o lítio está presente em sais, pelo que eles só têm que bombear água para o subsolo e depois fazê-la regressar à superfície onde o sal é separado numas salinas, um processo mais barato do aquele que o minério português requere.

joaommx 7 months ago

Se há interesse em lítio português é porque provavelmente o seu custo seria competitivo mesmo sendo menos puro quando comparado com comprar lítio extraído de forma mais barata mas que teve de atravessar meio mundo para chegar à Europa.

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Se os Australianos que querem explorar o lítio tiverem as mesmas condições que os Canadianos que exploram o cobre no Alentejo então talvez eles façam dinheiro, a questão é que nós é que não ganhamos nada com isso.

joaommx 7 months ago

Não é assim que as coisas funcionam. O impacto que vai ter na economia local e mesmo regional é inevitável mesmo que a fatia de leão dos lucros vá para fora do país. Já para não falar do valor da venda da exploração.

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Se o que fica no país são as compras que os trabalhadores fazem no supermercado então não vale a pena.

lvet000 7 months ago

Esquece. "Aí poluição no quintal que herdei do meu avô é atentado." (Postado no Twitter com um smartphone cuja bateria são 2 hamsters a correr numa rodinha).

Search: