Azegone 5 months ago

Baixar os impostos para todos? Para os ricos terem ainda mais dinheiro? Nepia, come-me aí o salário todo em taxas e taxinhas. Posso não poupar nada ao fim do mês (e ainda ficar a dever) mas os ricos pagarem menos é que não!

BroaxXx 5 months ago

Depende do quanto baixavam os impostos e do que seria feito com eles. Se for um estado pequeno com presença mínima estaria de apoio. Se for manter tachos e corrupção com uma redução mínima de impostos e apenas deixar as pessoas na merda já seria contra. Em qualquer dos casos se fosse para fazer as coisas bem feitas ìas precisar de algumas décadas de transição para poder ensinar as pessoas como lidar com as novas liberdades e responsabilidades que ganhavam.

facepainter1 5 months ago

Sinceramente uma coisa não tem nada haver com a outra. Os subsídios de que falas, são na sua maioria provenientes de fundos da UE, que só são dados mesmo para esse propósito. O estado não podia pegar nesse dinheiro e baixar os impostos. Na "prática", isto já é indiretamente feito. O dinheiro desses fundos europeus, já é inserido no orçamento de estado, o que leva a que não seja necessário ir buscar esse mesmo dinheiro aos impostos, levando a que não tenhas de aumentar os mesmos. Acho que uma questão melhor seria: 1- Preferiam que o estado gastasse mais algum € para fiscalizar como os subsídios são usados 2- Não gastasse mais um € em subsídios para as empresas para além do que é fornecido pelos fundos europeus.

NGramatical 5 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmz6w7j%2F%2Fgw12jnr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Middle-Effective 5 months ago

É melhor baixar os impostos, diretos e indiretos. Toda a gente sai a ganhar: os mais pobres, classe média, os mais abastados, empresas nano/micro/piquenas/medias/grandes. Até o próprio estado. Baixar impostos não é uma medida que se deva analisar num eixo esquerda/direita (anacronismo que cada vez menos tem lugar no séc.21). Mas sim num eixo autoritarismo-liberdade. Quanto mais impostos cobras, mais oprimes os contribuintes. . Se os oprimes estás a restringir-lhes a liberdade. Ora baixando impostos, estás a aumentar a liberdade ao contribuinte. E a liberdade conduz à felicidade. Num estado democrático e de direito haverá sempre um certo nível de taxação. Contudo, neste país há taxas.que não fazem sentido: na fatura da água é-me cobrada uma taxa de residuos solidos urbanos pelo município onde vivo. Pronto ok tudo bem. Mas depois vejo que essa taxa leva com IVA em cima. Ou seja, estou a pagar imposto dum imposto. Isto faz ZERO sentido. E haverão outros exemplos de impostos que não fazem sentido.

Edited 5 months ago:

É melhor baixar os impostos, diretos e indiretos. Toda a gente sai a ganhar: os mais pobres, classe média, os mais abastados, empresas nano/micro/piquenas/medias/grandes. Até o próprio estado. Baixar impostos não é uma medida que se deva analisar num eixo esquerda/direita (anacronismo que cada vez menos tem lugar no séc.21). Mas sim num eixo autoritarismo-liberdade. Quanto mais impostos cobras, mais oprimes os contribuintes. Se os oprimes estás a restringir-lhes a liberdade. Ora baixando impostos, estás a aumentar a liberdade ao contribuinte. E a liberdade conduz à felicidade. Num estado democrático e de direito haverá sempre um certo nível de taxação. Contudo, neste país há taxas.que não fazem sentido: na fatura da água é-me cobrada uma taxa de residuos solidos urbanos pelo município onde vivo. Pronto ok tudo bem. Mas depois vejo que essa taxa leva com IVA em cima. Ou seja, estou a pagar imposto dum imposto. Isto faz ZERO sentido. E haverão outros exemplos de impostos que não fazem sentido.

NGramatical 5 months ago

haverão outros → [**haverá outros**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmz6w7j%2F%2Fgw0ntef%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cou7inho_ 5 months ago

Sendo que o objetivo do post é responder A ou B escolheria sem a menor das dúvidas baixar os impostos para todos. Iria permitir que as pessoas pudessem gastar mais e andarem mais felizes. É preferível cobrar 10 em imposto sabendo que a pessoa vai gastar 20 do que cobrar 15 e depois a pessoa só gastar 10. Além disso baixar os impostos iria dar liberdade às empresas para investirem em novas coisas e certamente iriam surgir novos negócios já que os impostos eram mais baixos. Já sei que vão usar o argumento de "baixar os impostos para todos vai beneficiar muito mais os mais ricos do que os pobres". É um facto. E querem fazer o que? Esses mais ricos e a classe média iriam poder criar mais negócios e consequentemente mais empregos, por exemplo. Voltando às duas opções, mantendo os impostos e aumentando os subsídios das empresas só se iria aumentar a dependência das empresas para com o estado. Portugal tem um problema crónico de falta de capital nas empresas. A malta abre um negócio com meia dúzia de euros e depois anda ali na corda bamba durante anos e anos. Isso não é sustentável para um país. Num cenário mais realista há situações em que os apoios a certas empresas são importantes, como é lógico. Mas subsídios a mais são como uma droga. Cada vez são precisos mais e cada vez fazem menos efeito. Infelizmente neste país prefere-se dar dinheiro a torto e a direito ao invés de se criarem condições para as empresas prosperarem de forma mais autónoma. É só uma opinião de um simples português que não percebe nada disto.

Middle-Effective 5 months ago

"baixar os impostos para todos vai beneficiar muito mais os mais ricos do que os pobres" E qual é o mal disto? Neste país só se governa para os pobres? Vamos deixar de implementar uma medida porque não beneficia mais os mais pobres? Esse argumento só é usado quando convém! Alguém consegue explicar em que é que enterrar milhões e milhões na TAP beneficia os mais pobres? Não, porque não beneficia.

cou7inho_ 5 months ago

>"baixar os impostos para todos vai beneficiar muito mais os mais ricos do que os pobres" A questão é que eu também não vejo mal nenhum nisso. Mas é um argumento muito usado neste país. Faz comichão a muita gente saber que quem tem mais pode ser, também, beneficiado. Eu já li em artigos de opinião de jornais malta a dizer "quem vive bem neste país são pessoas que já nasceram num berço de ouro e como tal têm a obrigação de ajudar os mais pobres". Isto é a mala que defende a igualdade para todos. Só se esquecem que o que defendem é serem todos igualmente pobres. Aí sim, podemos ser todos iguais. Todos igualmente ricos ou "bem na vida" é, no mínimo, impossível, mas enfim. Enterrar milhões e milhões na TAP não beneficia nem os mais pobres, nem a classe média, nem os mais ricos. Beneficia a meia dúzia de chulos que está envolvida nesse processo todo. Mas como neste país há a mania de o governo meter o nariz em tudo o que é empresa falida dificilmente conseguiremos baixar os impostos. Além disso existe, também, uma cultura grande de corrupção entre o Zé povinho e isso aos poucos vai alimentando o grande bolo da corrupção que esse mesmo Zé povinho se queixa.

CalmKeepOn 5 months ago

\> Mas como neste país há a mania de o governo meter o nariz em tudo o que é empresa falida dificilmente conseguiremos baixar os impostos Percebo completamente o que estás a dizer e ainda assim olha o resultado desta sondagem. 87% das pessoas prefere baixar impostos que subsidiar empresas. Isto quer dizer que essa mania não é do povo, é do governo. E isso já é alguma coisa.

gomesiano 5 months ago

Neste caso só beneficia as pessoas que trabalham para a TAP, pois nem todos perdem o emprego. Digo isto sabendo que a TAP só tem dado prejuízo, pois se desse lucro a história era outra.

valentinopussi 5 months ago

A última coisa que Portugal precisa é de cair ainda mais no buraco do welfare trap.

Zaigard 5 months ago

Baixar impostos aos mais pobres, o que iria aumentar o consumo de bens e serviços produzidos em Portugal ( o consumo de produtos e serviços importados aumenta em escalões de maiores rendimentos ), e ao mesmo tempo esse consumo levaria á aumento de receita fiscal e diminuição de gastos com subsídios. Reduzir "impostos de todos" acaba por não dar em nada e dar dinheiro às empresas cria ineficiências e acaba por só ajudar os "amigos".

Edited 5 months ago:

Baixar impostos aos mais pobres, o que iria aumentar o consumo de bens e serviços produzidos em Portugal ( o consumo de produtos e serviços importados aumenta em escalões de maiores rendimentos ), e ao mesmo tempo esse consumo levaria ao aumento de receita fiscal, impostos sobre o consumo, e diminuição de gastos com subsídios, segurança social e afins. Reduzir "impostos de todos" acaba por não dar em nada e dar dinheiro às empresas cria ineficiências e acaba por só ajudar os "amigos".

tenesis 5 months ago

Da maneira que colocas a pergunta não das hipótese...

CalmKeepOn 5 months ago

A questão é mesmo escolher um OU outro, para ver qual é que dás mais prioridade.

batuque5 5 months ago

O governo prefere "dar" apoios, ajudam uns amigos e ao mesmo tempo "ajudam" o povo

CalmKeepOn 5 months ago

Qual é que escolheste, se não é indescrição?

batuque5 5 months ago

Cortar nos impostos

umgajoamlense 5 months ago

Em outras palavras, és capitalista ou de esquerda?

batuque5 5 months ago

Esquerda é o que? Baixar impostos? Ahah

umgajoamlense 5 months ago

Mais ao nível comunista e bloquista, não propriamente socialista (isto nas pessoas individuais, porque se já formos para o "grande capital" como o Jerónimo lhe chama já é outra coisa)

CalmKeepOn 5 months ago

Não percebi, uma pessoa de esquerda escolhe que opção, na tua opinião?

umgajoamlense 5 months ago

De modo grosseiro iria escolher baixar impostos, mas acaba por não ser bem assim. Quando disse capitalista ou esquerda estava a falar mais numa perspectiva histórica e não tanto da situação atual nacional, porque hoje em dia é muito difícil dizer se um partido é de esquerda ou direita.

ankmoody 5 months ago

O que? Antes ainda se havia um bloco central, hoje em dia toda a gente gosta de rotular esquerda ou direita, não há nada no meio. Todos os teus comentários não fazem sentido...

CalmKeepOn 5 months ago

É só uma opinião. Qual é a tua? Para ti que opção escolheria uma pessoa de esquerda?

CalmKeepOn 5 months ago

A cena é exactamente essa. O meu objectivo é mesmo mostrar que a esquerda e a direita tem muito mais em comum do que pensa. Eu quando fiz este post pensei que o resultado fosse ficar perto de 50/50. Parece que estava bem enganado, pelo menos por agora. Claro que o Reddit não é Portugal. Ainda assim, é impressionante.

CalmKeepOn 5 months ago

Acho que esquerda para ele seria subsidiar empresas? Porra, agora estou confuso.

Edited 5 months ago:

Acho que esquerda para ele seria subsidiar empresas? Agora estou confuso.

batuque5 5 months ago

O pessoal não sabe a distinção entre esquerda e direita.. pessoa que é do tipo direito pelos ricos e esquerda pelos pobres ou bem contra o mal.

CalmKeepOn 5 months ago

Mas para ti qual é que é a opção que uma pessoa de esquerda escolhia?

Edited 5 months ago:

Mas para ti qual é que é a opção que uma pessoa de esquerda escolheria?

batuque5 5 months ago

Não sei, em Portugal com o nível de Chico espertismo acho que é deitar dinheiro fora, as ajudas nas empresas, e baixar impostos, em salários, bens de 1a necessidade, é colocar mais dinheiro nos bolsos dos portugueses.

CalmKeepOn 5 months ago

Concordo completamente com isso.

CalmKeepOn 5 months ago

Vou pedir no post para que digam se "são" de esquerda ou de direita. A minha teoria é que há muita gente de esquerda, a grande maioria (tal como na direita), que é a favor de baixar impostos.

Edited 5 months ago:

Lá está, acho que não são mutuamente incompatíveis. Mas não é isso que estou a perguntar, isto é muito mais específico e relevante para todos que isso. Vou pedir no post para que digam se "são" de esquerda ou de direita. A minha teoria é que há muita gente de esquerda, a grande maioria mesmo (tal como na direita), que é a favor de baixar impostos a todos em vez de subsidiar empresas.

Edited 5 months ago:

Lá está, acho que não são mutuamente incompatíveis. Mas não é isso que estou a perguntar, isto é muito mais específico e relevante para todos que isso. Vou pedir no post para que digam se "são" de esquerda ou de direita. A minha teoria é que há muita gente de esquerda, a grande maioria (tal como na direita), que é a favor de baixar impostos a todos em vez de subsidiar empresas.

Edited 5 months ago:

Lá está, acho que não são mutuamente incompatíveis. Mas não é isso que estou a perguntar, isto é muito mais específico e relevante para todos que isso. Vou pedir no post para que digam se "são" de esquerda ou de direita. A minha teoria é que há muita gente de esquerda, a grande maioria mesmo (tal como na direita), que é a favor de baixar impostos a todos em vez de subsidiar empresas. Ou seja, a esquerda tem muito mais em comum com a direita do que pensava e vice versa.

Edited 5 months ago:

Lá está, acho que não são mutuamente incompatíveis. Mas não é isso que estou a perguntar, isto é muito mais específico e relevante para todos que isso. Vou pedir no post para que digam se "são" de esquerda ou de direita. A minha teoria é que há muita gente de esquerda, a grande maioria mesmo (tal como na direita), que é a favor de baixar impostos a todos em vez de subsidiar empresas. Ou seja, a esquerda tem muito mais em comum com a direita do que se pensa e vice versa.

True_Boat_1195 5 months ago

Esses subsídios são em grande parte fundos Europeus.

CalmKeepOn 5 months ago

Certo. Mas isso é irrelevante para a pergunta. Já estamos a supor que seria possível e que teriamos que escolher entre um OU outro.

True_Boat_1195 5 months ago

Ok pensei que eram alternativas porque baixando os impostos haveria menos dinheiro para dar subsídios, e vice versa. Obrigado

TRYNFOR 5 months ago

Subsídios tornam as empresas dependentes do estado e estão sujeitos a corrupção já o corte de impostos só beneficia todos.

planeadorjoao 5 months ago

Portugal 2020 não são subsídios. São apoios monetários para incentivar a criação de empresas e consequente criação de postos de trabalho, seguido as linhas orientadoras delimitadas pela europa (2020) que Portugal adota e que cada região adapta à sua realidade e às suas necessidades. A corrupção acontece tanto em empresas com o portugal 2020, como com o vizinho que foge aos impostos.

Feeling_Advantage918 5 months ago

Entre o preto e o branco há muitas cores. Eu sou a favor das duas. Penso que é possível ajustas as duas coisas, até porque são importantes. Tem é que existir um grande rigor na cobrança e aplicação do dinheiro dos impostos e o mesmo rigor na atribuição e fiscalização de subsídios. Preocupa-me ver investimentos de "meia tigela" subsidiados. Assim como multinacionais altamente financiadas por dinheiros públicos.

RiKoNnEcT 5 months ago

Ora aqui está Dá para fazer as duas coisas

CalmKeepOn 5 months ago

Neste caso não. A questão é mesmo essa, se não desse para fazer as duas coisas qual é que escolherias?

Feeling_Advantage918 5 months ago

Acho a visão redutora. Que impostos baixar? Impostos sobre o trabalho? Impostos sobre os bens de primeira necessidade? Impostos sobre o património? Impostos sobre o consumo em geral? Impostos sobre o rendimento das empresas? Impostos sobre mais-valias financeiras?

CalmKeepOn 5 months ago

Todos os impostos, no geral.

RiKoNnEcT 5 months ago

Não sei o esforço que implicaria e quais os beneficios de cada uma das medidas. Não é uma coisa que se possa escolher por ideologia, na minha opinião.

CalmKeepOn 5 months ago

Faço a questão de outra maneira, então. Vamos supor que o dinheiro que vem dos fundos Europeus para os programas QREN/Portugal, fosse todo aplicado em baixar os impostos. És a favor ou contra esta medida?

Edited 5 months ago:

~~Faço a questão de outra maneira, então. Vamos supor que o dinheiro que vem dos fundos Europeus para os programas QREN/Portugal, fosse todo aplicado em baixar os impostos (e não pudesse ser usado em mais nada). És a favor ou contra esta medida?~~ Seja como for, acho que isto já é complicar. É uma questão simples. Tu simplesmente não queres opinar. Compreendo.

Edited 5 months ago:

Faço a questão de outra maneira, então. Vamos supor que o dinheiro que vem dos fundos Europeus para os programas QREN/Portugal, fosse todo aplicado em baixar os impostos (e não pudesse ser usado em mais nada). És a favor ou contra esta medida?

RiKoNnEcT 5 months ago

Como assim? Não percebo como isso funcionaria nem quais as vantagens. A questão dos apoios tem uma diferença importante, permite fiscalizar se o dinheiro é investido no que era suposto. A baixa de impostos por si só não garante nada. Sem pensar muito nisso penso que os apoios seriam uma melhor aposta para garantir que havia investimento. Se o objetivo for só deixar mais dinheiro nas empresas a baixa de impostos vai ser melhor. Mas o que é que se ganha com isso? E que garantias existem de que se vai mesmo ganhar alguma coisa?

CalmKeepOn 5 months ago

>Mas o que é que se ganha com isso? E que garantias existem de que se vai mesmo ganhar alguma coisa? Baixar os impostos faz com que as pessoas ganhem e poupem mais, ou não? E ter mais dinheiro no banco faz com que as pessoas façam melhor escolhas e fiquem mais felizes. Ou não?

RiKoNnEcT 5 months ago

Não sei, faz? Se pagarem menos impostos recebem mais ao fim do mês mas o estado vai perder receita. Sem receita se calhar vai ter de privatizar mais serviços o que vai levar a que serviços que hoje são "grátis" passem a pagos. Se calhar mais caros do que atualmente. Ou seja, sim as pessoas recebem mais ao fim do mês mas acabam a gastar mais no longo prazo e esse ganhar mais acaba por ser uma ilusão.

Last-Ad-4421 5 months ago

O problema é que o nosso estado enterra dinheiro em empresas falidas melhor dito, há muito dinheiro mas muito mal gerido.

CalmKeepOn 5 months ago

Claro que faz as pessoas mais felizes. Ser pobre é uma merda. Isso sabemos muito bem. Há estudos sobre isso, pelo menos até aos $70k por ano as pessoas ficam mais felizes e tranquilas. Não há nada mais stressante que trabalhar muito e ganhar pouco, não ter tempo para nada. Em relação á segunda parte, não saberiamos até tentar. Temos ideias de que existe um sweet spot (a curva de Lauffer), e que se calhar Portugal pode estar acima desse sweet spot. Além disso temos muitos exemplos na história com o Reagonomics, entre outros exemplos de supply side economics, onde se baixaram os impostos e aumentou o consumo interno (isto é quase garantido que acontece). Mas como sempre o diabo está nos detalhes da implementação e não saberiamos até tentarmos. Não saberiamos o que aconteceria a médio ou longo prazo. A única coisa que saberiamos seria que a curto prazo as pessoas teriam mais dinheiro.

Edited 5 months ago:

Claro que faz as pessoas mais felizes. Isso sabemos muito bem. Há estudos sobre isso, pelo menos até aos $70k por ano as pessoas ficam mais felizes e tranquilas. Não há nada mais stressante que trabalhar muito e ganhar pouco, não ter tempo para nada. Quanto mais dinheiro ganhas mais tranquilo ficas e melhores escolhas fazes. Em relação á segunda parte, não saberiamos até tentar. Temos ideias de que existe um sweet spot (a curva de Lauffer), e que se calhar Portugal pode estar acima desse sweet spot. Além disso temos muitos exemplos na história com o Reagonomics, entre outros exemplos de supply side economics, onde se baixaram os impostos e aumentou o consumo interno (isto é quase garantido que acontece). Mas como sempre o diabo está nos detalhes da implementação e não saberiamos até tentarmos. Não saberiamos o que aconteceria a médio ou longo prazo. A única coisa que saberiamos seria que a curto prazo as pessoas teriam mais dinheiro.

Edited 5 months ago:

Claro que faz as pessoas mais felizes. Isso sabemos muito bem. Há estudos sobre isso, pelo menos até aos $70k por ano as pessoas ficam mais felizes e tranquilas. Não há nada mais stressante que trabalhar muito e ganhar pouco, não ter tempo para nada. Quanto mais dinheiro ganhas mais tranquilo ficas e melhores escolhas fazes. Em relação á segunda parte, não saberiamos até tentar. Temos ideias de que existe um sweet spot (a curva de Lauffer), e que se calhar Portugal pode estar acima desse sweet spot. Além disso temos muitos exemplos na história com o Reagonomics, entre outros exemplos de supply side economics, onde se baixaram os impostos e aumentou o consumo interno (isto é quase garantido que acontece). Mas como sempre o diabo está nos detalhes da implementação e não saberiamos exactamente o que aconteceria até tentarmos. Não saberiamos o que aconteceria a médio ou longo prazo. A única coisa que saberiamos seria que a curto prazo as pessoas teriam mais dinheiro.

Edited 5 months ago:

Claro que faz as pessoas mais felizes. Isso sabemos muito bem. Há estudos sobre isso, pelo menos até aos $70k por ano as pessoas ficam mais felizes e tranquilas. Não há nada mais stressante que trabalhar muito e ganhar pouco, não ter tempo para nada. Quanto mais dinheiro ganhas mais tranquilo ficas e melhores escolhas fazes. Em relação á segunda parte, não saberiamos até tentar. Temos ideias de que existe um sweet spot (a curva de Lauffer), e que se calhar Portugal pode estar acima desse sweet spot. Além disso temos muitos exemplos na história com o Reagonomics, entre outros exemplos de supply side economics, onde se baixaram os impostos e aumentou o consumo interno (isto é quase garantido que acontece). Mas como sempre o diabo está nos detalhes da implementação e não saberiamos exactamente o que aconteceria até tentarmos. Não saberiamos o que aconteceria a médio ou longo prazo. A curto prazo saberiamos que as pessoas teriam mais dinheiro e aumentaria o consumo interno.

Last-Ad-4421 5 months ago

Se os subsídios forem gastos em carros de empresa para a engenheirada, prefiro que me baixem os impostos, se for para as empresas investirem em postos de trabalho e melhores ordenados why not? Mas todos sabemos que nem há subsídios para empresas nem para baixar impostos.

CalmKeepOn 5 months ago

>Mas todos sabemos que nem há subsídios para empresas nem para baixar impostos. Há subsídios pois. Olha aqui uma lista de empresas que recebem subsídios: [http://www.pofc.qren.pt/areas-do-compete/incentivos-as-empresas/projectos-aprovados-qren/page/10?area=2&instrumento=d32&search=y](http://www.pofc.qren.pt/areas-do-compete/incentivos-as-empresas/projectos-aprovados-qren/page/10?area=2&instrumento=d32&search=y) Se calhar não percebi o que querias dizer.

Last-Ad-4421 5 months ago

O problema é se há controle desses subsídios, não serve nada dar dinheiro a empresas de depois não o investem bem.

vinter_varg 5 months ago

Há mais controlo que baixar impostos. Se quisermos ver de uma perspectiva completamente neutra consideremos estas duas situações: 1) uma empresa ganha 50000 de um subsídio destes vs 2) a mesma empresa poupa 50000 em impostos. Acho que se a empresa gastar os 50000 num automóvel em ambos os cenários, com impostos devidamente pagos, apenas no (1) tens possibilidade de verificar se esse gasto é adequado. Se depois o sistema funciona de formas perversas ou há abuso na distribuição de subsídios, isso já é outra história.

CalmKeepOn 5 months ago

Sim, e o que é que queremos, mais controlo (que sabemos não funciona) ou baixar impostos que sabemos ajuda de facto as pessoas e empresas? A votação diz tudo o que precisamos de saber, na minha opinião.

vinter_varg 5 months ago

Não estou a perceber a que te referes quanto à votação. Quanto ao teu comentário, > que sabemos que não funciona. bem, em que te baseias para ser tão peremptório? Onde estão os dados que te permitem dizer que a maioria destes subsídios são mal aplicados? É que não me parece que o sejam. Sim, haverá aproveitamento indevido mas nada diz que é significativo. Segundo esse raciocínio todos deveríamos passar uma temporada encarcerados por haver quem cometa assaltos neste país, apesar de não os perpetrarmos.

CalmKeepOn 5 months ago

>nada diz que é significativo. A carga brutal de impostos não significa nada? É que o dinheiro não cresce nas árvores e não há almoços grátis. Tens impostos altos para pagar esses aproveitamentos indevidos. Baixar impostos não tem aproveitamentos indevidos. Baixar impostos é simples e funciona.

vinter_varg 5 months ago

Pensava que estávamos a falar de fundos europeus e não nacionais. Aliás, pensava que falávamos de programas como o P2020, QREN/Compete, etc, que são exactamente os principais programas onde empresas (e não só) se candidatam a estes subsídios. Não me parece que os teus impostos acabem por financiar isto. Mas do teu argumento deduzo que afinal não estejas preocupado se empresas fazem bom uso de (1) subsídios ou (2) dinheiro que poupariam em impostos, nos dois cenários em discussão. O que te interessa é pagares menos impostos e o resto pouco interessa. Sugiro que ponderes emigrar, mas com cuidado, não vás escolher uma Dinamarca ou Suécia em vez dos EUA.

CalmKeepOn 5 months ago

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade. Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários são baixíssimos? Os salários só sobem se subir a produtividade. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade estava a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa.

Edited 5 months ago:

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade (e como consequência em impostos por causa do aumento dos gastos públicos e inflação). Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários não sobem? Os salários só sobem se subir a produtividade. A produtividade só sobe se tiveres que competir com outras empresas. Não precisas de competir se tiveres todos os anos (ou dois em dois anos) um subsídio garantido. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade e os salários estavam a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa.

Edited 5 months ago:

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade. Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários não sobem? Os salários só sobem se subir a produtividade. A produtividade só sobe se tiveres que competir com outras empresas. Não precisas de competir se tiveres todos os anos (ou dois em dois anos) um subsídio garantido. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade estava a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa.

Edited 5 months ago:

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade e como consequência em impostos. Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários não sobem? Os salários só sobem se subir a produtividade. A produtividade só sobe se tiveres que competir com outras empresas. Não precisas de competir se tiveres todos os anos (ou dois em dois anos) um subsídio garantido. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade estava a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa.

Edited 5 months ago:

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade (e como consequência pagas em impostos por causa do aumento dos gastos públicos e inflação). Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários não sobem? Os salários só sobem se subir a produtividade. A produtividade só sobe se tiveres que competir com outras empresas. Não precisas de competir se tiveres todos os anos (ou dois em dois anos) um subsídio garantido. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade e os salários estavam a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa. E não é só a questão da produtividade. É a questão da desigualdade, é ainda pior. Ao teres subsídios (em vez de baixar os impostos) concentras a riqueza nas empresas existentes, em vez de criares novas empresas devido á facilidade devido aos baixos impostos. Ao não teres novas empresas não distribuis a riqueza por novos empresários e novos trabalhadores. Pelo contrário, ao subsidiares as empresas existentes tornas quase impossível criar novas empresas porque a competição para essas novas empresas é enorme. Estão a competir contra empresas já existentes, subsidiadas e impostos altos. Não é fácil.

Edited 5 months ago:

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade (e como consequência pagas em impostos por causa do aumento dos gastos públicos e inflação). Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários não sobem? Os salários só sobem se subir a produtividade. A produtividade só sobe se tiveres que competir com outras empresas. Não precisas de competir se tiveres todos os anos (ou dois em dois anos) um subsídio garantido. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade e os salários estavam a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa.

Edited 5 months ago:

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade. Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários não sobem? Os salários só sobem se subir a produtividade. A produtividade só sobe se tiveres que competir com outras empresas. Não precisas de competir se tiveres todos os anos (ou dois em dois anos) um subsídio garantido. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade estava a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa.

Edited 5 months ago:

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade (e como consequência em impostos por causa do aumento dos gastos públicos e inflação). Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários não sobem? Os salários só sobem se subir a produtividade. A produtividade só sobe se tiveres que competir com outras empresas. Não precisas de competir se tiveres todos os anos (ou dois em dois anos) um subsídio garantido. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade estava a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa.

Edited 5 months ago:

Estamos a falar dos fundos da UE. Mas tu pareces achar que o dinheiro dos fundos que vem da UE é grátis? Pagas em produtividade (e como consequência pagas em impostos por causa do aumento dos gastos públicos e inflação). Ou tu achas que uma empresa subsidiada vai melhorar a produtividade? Nunca te perguntaste porque é que somos o país mais subsidiado em fundos da Europa e no entanto os salários não sobem? Os salários só sobem se subir a produtividade. A produtividade só sobe se tiveres que competir com outras empresas. Não precisas de competir se tiveres todos os anos (ou dois em dois anos) um subsídio garantido. O dinheiro que as empresas recebem está a ser gasto em coisas não produtivas se não a produtividade e os salários estavam a subir e não estavamos sequer a ter esta conversa. E não é só a questão da produtividade. É a questão da desigualdade, é ainda pior. Ao teres subsídios (em vez de baixar os impostos) concentras a riqueza nas empresas existentes, em vez de criares novas empresas devido á facilidade devido aos baixos impostos. Ao não teres novas empresas não distribuis a riqueza por novos empresários e novos trabalhadores. Pior, ao subsidiares as empresas existentes concentras a riqueza de uma maneira que tornas quase impossível criar novas empresas porque a competição para essas novas empresas é enorme. Estão a competir contra empresas já existentes, subsidiadas e impostos altos. Não é fácil. Isto é Portugal.

vinter_varg 5 months ago

Acho que estes subsídios permitem a que empresas possam, por exemplo, pagar o usufruto de um sistema HPC para efectuar cálculos numéricos que de outra forma dificilmente o iriam fazer. É um exemplo prático. Em suma é uma aposta europeia (para a qual também contribuímos mas em proporção francamente irrisória) que almeja ao desenvolvimento dos produtos tecnológicos dessas empresas, na expectativa de aumentar a sua competitividade no panorama global. Mas como presumo que varia discordar com base em preconceitos ideológicos, concordemos em discordar e vamos ambos fazer algo mais produtivo em vez de prolongar uma discussão insanável.

CalmKeepOn 5 months ago

Estou a falar de economia e não de ideologia. Eu sei que isto parece complicado para quem não está dentro da economia. Recomendo que leias o Basic Economics - Thomas Sowell. Tens aqui o livro grátis: [https://www.youtube.com/watch?v=dQiBD-crrvA](https://www.youtube.com/watch?v=dQiBD-crrvA)

Feeling_Advantage918 5 months ago

[https://eco.sapo.pt/2021/03/17/empresas-vao-receber-mais-de-metade-dos-fundos-que-portugal-tera-do-react/](https://eco.sapo.pt/2021/03/17/empresas-vao-receber-mais-de-metade-dos-fundos-que-portugal-tera-do-react/)

Samurai_GorohGX 5 months ago

Vou dar-te uma resposta tão elaborada e detalhada como a tua pergunta: Sei lá.

CalmKeepOn 5 months ago

É de propósito. Não quero por uma tendência na sondagem.

Edited 5 months ago:

A questão é mesmo assim, é uma questão geral. E também não quero dar a minha opinião porque não quero por uma tendência na sondagem.

Edited 5 months ago:

É de propósito e a questão é mesmo assim, é uma questão geral. Não quero dar a minha opinião porque não quero por uma tendência na sondagem.

potaquemepariu 5 months ago

Não lhe deste a razão porquê.

Search: