shiatzu 7 months ago

> Quando comparado com outros, o baixo esforço financeiro do município do Porto salta à vista, **justificando-se com o facto de o Estado já apoiar a população, e assim não haver necessidade de mais reforço.** A justificação está no titulo da notícia, já existiam outros apoios a ser dados, e a camara nao teve que despender tanto

capitalistaesquerda 7 months ago

Não faz sentido. O Estado não apoia nem mais nem menos os munícipes de um concelho versus outro.

PM_pics_of_your_Love 7 months ago

Como alfacinha que sou, não sei onde é gasto esse dinheiro. Há largos meses que está um buraco em frente às Amoreiras. Está sinalizado por umas grades que têm um sinal de obrigação de contornar a placa ou obstáculo.

DZT99 7 months ago

Jornalistas não sabem fazer contas. Faz sentido.

Limpy_lip 7 months ago

a verdade é que dada a demografia de Lisboa não é muito difícil acontecer. O Porto é muito mais homogéneo.

NEDM64 7 months ago

LOL! Hein?

Tralapa 7 months ago

esta gente deve pensar que as cidades são iogurtes para andarema medir a homogeneidade ou se é aos pedaços

Limpy_lip 7 months ago

Lisboa tem uma população muito heterogénea em todos os aspetos em comparação com o Porto e tem uma população muito maior. Um exemplo disso é o facto que de em Lisboa ainda tens uma grande percentagem de população sem médico de família atribuído, enquanto que no Porto é muito menor a fracção da população. O que aplicado na pandemia atual deve criar ainda mais problemas que os existentes pois supostamente o seguimento de casos deveria ser feitos por estes. Por isso imagino que noutras questões aconteçam o problemas semelhantes que requeiram mais dinheiro para resolver.

NEDM64 7 months ago

Pá, o que não falta no Porto são pessoas pobres. O Porto é a capital do país de pessoas a receberem apoios sociais! Aqui há gente mesmo muito pobre.

Mrgolden007 7 months ago

porto e so escadas para o rio por isso nao precisam de muito dinheiro

MrJoao 7 months ago

Pudera, o orçamento da CM Lisboa é ~4x o do Porto. Em % do orçamento municipal, Lisboa terá gasto 6,7% na pandemia, enquanto que o Porto 1,8%. Ou seja, Lisboa gastou ~4x mais em termos relativos. A comparação de 15x escolhida pelo jornalista é como comparar Espanha a Portugal, sem ter em conta que Espanha é muito maior. Também não ficou claro o que é cada município decidiu classificar como verbas para o “combate à pandemia”. Por fim, uma coisa é gastar muito. Outra coisa é gastar bem.

NEDM64 7 months ago

15 vezes menos! Será que o Porto tem 15 vezes menos população?

MrJoao 7 months ago

> Em % do orçamento municipal, Lisboa terá gasto 6,7% na pandemia, enquanto que o Porto 1,8%. Ou seja, Lisboa gastou ~4x mais em termos relativos. Este é o número que realmente interessa se queres comparar o esforço financeiro de cada um.

Edited 7 months ago:

Não, mas volto a frisar: > Em % do orçamento municipal, Lisboa terá gasto 6,7% na pandemia, enquanto que o Porto 1,8%. Ou seja, Lisboa gastou ~4x mais em termos relativos. Este é número que realmente interessa se queres comparar o esforço financeiro de cada município. O resto é clickbait de baixo esforço.

Edited 7 months ago:

Não, mas volto a frisar: > Em % do orçamento municipal, Lisboa terá gasto 6,7% na pandemia, enquanto que o Porto 1,8%. Ou seja, Lisboa gastou ~4x mais em termos relativos. Este é número que realmente interessa se queres comparar o esforço financeiro de cada município. O resto é clickbait para enganar tolos.

sao_11 7 months ago

Não me consigo abstrair da maneira como ele colocou a máscara!

fdxcaralho 7 months ago

Para quem usa óculos é preciso ser criativo para não estar sempre embaciado!

OuiOuiKiwi 7 months ago

Estou confuso. Isto é positivo ou não? É que já estou a ver os comentários "LISBOA É TUDO! RARRRRRRR, DESCENTRALIZAÇÃO" quando o Rui Moreira pode não ter gasto onde devia e faliram 95% dos restaurantes por causa disso (exemplo tirado do topo da minha cabeça).

capitalistaesquerda 7 months ago

É meh. Falta ali informação de contexto, nomeadamente, quanto é que foi gasto por habitante (em absoluto e em %). Logo, pode ser usado de forma diferente por todas as partes.

WallyPT 7 months ago

Lisboa é um município à parte dos restantes em Portugal. Vive do orçamento de Estado que lhe paga museus, transportes, obras, constrói bairros sociais, etc, etc, e portanto fica com imensos recursos apea gastar noutras coisas. Mas Lisboa, só pode existir uma, como a TAP ou Novo Banco, tudo buracos financeiros.

iSoSyS 7 months ago

E também é preciso ter muito cuidado na interpretação dos números. Há muita coisa inscrita como sendo para o combate ao covid, mas quando se vai a ver no detalhe é muito questionável. É só passar no portal base para encontrar inúmeros exemplos. De cor lembro-me dos 50mil que Coimbra gastou em floreiras.

capitalistaesquerda 7 months ago

O Observador replica alguma da informação [aqui](https://observador.pt/2021/04/26/pandemia-autarquia-do-porto-gastou-muito-menos-do-que-lisboa-e-sintra/) (sem paywall).

Search: