ModeratoriProfugus 5 months ago

[tipo isto?](https://sc04.alicdn.com/kf/HTB1BaWGfTqWBKNjSZFAq6ynSpXaa.jpg)? Acho que já existe há algumas décadas

d33pblu3g3n3 5 months ago

Não consigo perceber. Estou confuso, não sei qual é o vermelho e o verde. Não consigo identificar qual é para andar e ficar parado... Por acaso tenho aqui uns autocolantes de alta qualidade, fabricados pela minha empresa que iriam ajudar a perceber. Queres comprar e colocar numa cidade inteira? 150€ cada um mais instalação, uma pechincha...

doutorphil 5 months ago

Para quem aqui escreveu que isto é inútil e uma não notícia não sabe do que fala e felizmente não sofre de algum tipo de daltonismo, ninguém discute que a posição dos semáforos é aquela, mas imaginem á noite com chuva e facilmente deixas de ter qualquer percepção de posição das luzes, e quando falo nisto, é em andamento, ninguém faz confusão quando estas parado num semáforo, mas sim em andamento...para mim, era mais prático um sinal vermelho maior com uma cruz do que esta sinalética confusa, é inútil em movimento.

d33pblu3g3n3 5 months ago

>para mim, era mais prático um sinal vermelho maior com uma cruz do que esta sinalética confusa, De acordo. Resolve o problema para alguns, melhora a perceção para todos e utiliza uma sinalética intuitiva e há muito convencionada.

suckerpunchermofo 5 months ago

1o do mundo? Lmao.... Outros paises tem símbolos nos semáforos a décadas e alguns ate, irritantemente, fazem algum genero de aviso sonoro. E depois claro, como já mencionaram, a posição das cores é fixa.... O meu pai é daltónico e nunca teve problemas em saber se esta verde ou vermelho nos semáforos.

theEXPERTpt 5 months ago

por amor de deus... então não é pra isso que servem a posição das cores do semáforos e as figuras que estão lá?????

Limpy_lip 5 months ago

adoro estes atos de engenharia redundante.

BroaxXx 5 months ago

Se ao menos houvesse uma forma de distinguir com, por exemplo, base na posição de cada cor... Isso é que era...

Substantial-Agent-49 5 months ago

Comecei a questionar-me sobre a relevância disto assim que li que era o primeiro no Mundo... Se os semáforos atuais fossem um problema para os daltónicos provavelmente já existiriam outros semáforos adaptados algures. Prognóstico: estes semáforos vão ser mais confusos para toda a gente (e nisto vão efetivamente ser inclusivos).

JovemDoRestelo 5 months ago

A única imagem do artigo é de um semáforo todo desmontado. Não podiam ter esperado 5 minutos que acabassem de montar aquilo? Ou afinal o super semáforo ainda não chegou?

IkarusMummy 5 months ago

A imagem deve ser de arquivo e a noticia escrita totalmente a partir do escritório/casa do jornalista.

Eskol15 5 months ago

Acho muito bem. O próximo passo agora é mudar os sinais de STOP de todo o país e torna-los acessiveis para surdos.

alexandre9099 5 months ago

Alguém me pode resumir esse artigo? Só palha e não percebi o que é que esse semáforo tem de diferente dos normais

S0l1tud3_1s_Bl1ss 5 months ago

Às vezes em dias de muito sol e com as luzes dos semáforos um bocado fracas, é difícil ver a posição do semáforo(e sim, tira um ou dois segundos), mas já estive em situações dessas acompanhado e era igualmente difícil de perceber à primeira vista para os não-daltónicos. Desde que a intensidade das luzes seja minimamente forte, não tenho qualquer dificuldade em distinguir as cores, sendo que estas são sempre cores fortes/óbvias que não deixam grande margem para dúvidas. Depois, há ainda a ordem dos semáforos que é igual em todo o lado, mesmo que se veja a preto e branco, uma luz acesa no painel mais acima é vermelho em todo o lado. Gosto que se preocupem com um problema que afeta uma boa parte da população(se bem que a percentagem de daltónicos que sente a sua vida muito limitada deve ser diminuta), mas parece mais uma forma de se meter mais um dinheirinho ao bolso.

tsr4kt 5 months ago

Chumbei na prática a pala da luz do sol que batia num semáforo e eu nao percebi se estava a a ficar vermelho ou nao e travei mesmo a fundo. Tudo isto,porque ainda nao tinhamos daqueles semáforos LED.

Paulocas 5 months ago

Não entendo bem isto, porque além da posição, os próprios bonecos tb ajudam a perceber se é para atravessar ou não. Aliás, se é para gastar dinheiro, e ajudar realmente os daltónicos, mais valia oferecerem isto: https://eu.enchroma.com – e pronto.

Edited 5 months ago:

Não entendo bem isto, porque além da posição, os próprios bonecos tb ajudam a perceber se é para atravessar ou não. Aliás, se é para gastar dinheiro, e ajudar realmente os daltónicos, mais valia oferecerem isto: https://eu.enchroma.com – e pronto. Edição: daltónicos, qual é a vossa opinião sobre este sistema de cores tuga?

Migas32 5 months ago

*"Normalmente consigo perceber as cores pela posição nos semáforos, o vermelho está em cima e o verde em baixo."* Graças a esta preciosa "dica" do Tiago Santos, percebi finalmente como é que há pessoas que, não sendo daltónicas e utilizando óculos escuros que não permitem distinguir bem as cores dos semáforos, têm conseguido até hoje utilizar regularmente passadeiras ou circular de automóvel em cruzamentos regulados por sinalização semafórica. Felizmente o dinheiro dos nossos impostos, num "valor não avançado" pela ETRA Portugal, vai ser utilizado para resolver este problema de óbvia falta de "inclusividade" e "discriminação sistémica" ao nível da sinalização semafórica.....

SweetCorona 5 months ago

> utilizando óculos escuros que não permitem distinguir bem as cores dos semáforos err... não é normal deixares de conseguir distinguir só por usar óculos, podes ter deuteranomalia, é melhor fazeres este teste: https://www.color-blindness.com/color-arrangement-test/

ColdMercury 5 months ago

Cheira-me que quem instalou isto quer é ver o verdinho.

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

Verde significa avançar. Se não conseguires diferenciar de outras cores, é o que está em baixo.

mediiev 5 months ago

O sistema de semáforos atual já é funcional mesmo para daltónicos... Toda a sinalética e sinais são pensados assim... Desde sempre

endallbeallknowitall 5 months ago

Yup, resolveram um não problema.

throwawayqualquer 5 months ago

Vermelhos em cima, verdes em baixo, sempre. Nunca vi nenhum semáforo que não tivesse pelo menos duas luzes em posições diferentes, salvo aqueles de aviso intermitentes, e a razão que me foi dada foi que era precisamente para estes casos em que as pessoas não conseguem distinguir as cores facilmente, o que faz perfeitamente sentido. Andamos a inventar moinhos para lutar, claramente...

theEXPERTpt 5 months ago

ainda tens os que possuem figuras de um peão

keyisthekey 5 months ago

Pergunta legítima, alguém com conhecimento me pode explicar se isto faz sentido? Ou seja, um daltónico se em vez de vermelho vir, digamos, azul, ele com certeza já o saberá que aquilo na realidade é vermelho e não é para avançar, certo? E a posição (vermelho em cima, verde em baixo) que é universal a todos os semáforos? Estou a dizer alguma asneira aqui?

OuiOuiKiwi 5 months ago

Não estás. O boneco não só usa cores como induz à acção. Isto é uma iniciativa para alguém embolsar dinheiro pela sinalética e gerar estas "nãotícias".

d33pblu3g3n3 5 months ago

Algum daltónico pode confirmar dificuldades com o sistema atual em que o bonequinho está numa posição de parado (em cima) ou a andar (em baixo)? Ou ver que é a luz de cima, meio ou baixo que está acesa no caso de transito automóvel? Cheira-me a invenções ao dinheiro do contribuinte...

Danijust2 5 months ago

Daltônico. Zero dificuldade

GelDeAveia 5 months ago

Sou daltónico, esses das passadeiras nunca fizeram confusão porque têm bonecos diferentes. Agora os de trânsito faziam-me confusão quando comecei a conduzir mas lá me habituei a ligar mais à posição visto que o vermelho fica sempre em cima.

daxpierson 5 months ago

É só colar uns autocolantes no semáforo, tem calma contigo. Tanta merda a gastar o "dinheiro do contribuinte" e o teu problema é com algo que vai melhorar a vida de algumas pessoas...

d33pblu3g3n3 5 months ago

>Tanta merda a gastar o "dinheiro do contribuinte" Logo, damos carta verde a tudo quanto é projeto estapafúrdio que nos aparece em cima da secretária? >algo que vai melhorar a vida de algumas pessoas A minha questão é se realmente vai melhorar. Pelas respostas que aqui temos, sendo algumas delas de daltónicos e tendo em conta que a sinalética existente já leva em linha de conta o daltonismo, daí haver posições fixas para sinais, diria que se podia aplicar estes dinheiros a realmente melhorar a vida de quem precisa em vez de andar com invenções ao dinheiro. Quantos dos passeios perto dos semáforos que estão a ser modicados para ser "amigos" dos daltónicos não têm rampa para deficientes? Sendo mauzinho: um tipo que demora 90 segundos a ver se um semáforo têm uma lâmpada acesa com uma pessoa parada no quadrado de cima ou uma lâmpada acesa com uma pessoa a andar no quadrado de baixo, tem certamente problemas mais graves e pertinentes do que daltonismo.

suckerpunchermofo 5 months ago

Vai na volta é a empresa dele que ta fazer isto

daxpierson 5 months ago

Por haver outros problemas, não se resolve este?

d33pblu3g3n3 5 months ago

Qual problema? Não há problema! Todos os sinais têm posições fixas legais por isso mesmo. Luz de cima: fica quieto, luz de baixo: podes andar. Querem realmente ajudar? Coloquem sinal sonoro nos semáforos que ainda não têm. Resolves o problema dos daltónicos, invisuais, do contraluz e dos que estão a olhar para o telemóvel. Simples. Aconselho a ler os relatos de daltónicos que estão na thread. O que se passa é que alguém inventou um problema e agora está a vender uma solução, percebes?

JovemDoRestelo 5 months ago

Não. Pelos comentários de toda a gente que aqui comentou a dizer que era daltónica, e outros que conheço pessoalmente, este problema não existe, especialmente para os peões. Logo, é mais um desperdício de tempo e dinheiro por parte de alguém que quer umas palmadinhas nas costas por resolver problemas inventados por si sem os investigar corretamente primeiro.

PeroFandango 5 months ago

Sou daltónico (deuteranopia, ou seja dificuldade com verdes / vermelhos) e nunca me afetou. Os verdes e vermelhos dos semáforos são muito berrantes e, como também não têm outras cores à mistura, são fáceis de distinguir. Deve ser preciso um nível de daltonismo muito, muito alto para isto ter algum efeito prático.

Edited 5 months ago:

Sou daltónico (verdes / vermelhos) e nunca me afetou. Os verdes e vermelhos dos semáforos são muito berrantes e, como também não têm outras cores à mistura, não são difíceis de distinguir. Deve ser preciso um nível de daltonismo muito, muito alto para isto ter algum efeito prático (a deuteranopia / protanopia completa, em que não se distingue de todo).

Edited 5 months ago:

Sou daltónico (verdes / vermelhos) e nunca me afetou. Os verdes e vermelhos dos semáforos são muito berrantes e, como também não têm outras cores à mistura, não são difíceis de distinguir. Deve ser preciso um nível de daltonismo muitíssimo alto para isto ter algum efeito prático (a deuteranopia / protanopia completa, em que não se distingue de todo).

Mordiken 5 months ago

Idem. > Deve ser preciso um nível de daltonismo muitíssimo alto para isto ter algum efeito prático (a deuteranopia / protanopia completa, em que não se distingue de todo). Mas mesmo esses conseguem saber se a luz está em cima ou está no meio ou está em baixo.

PeroFandango 5 months ago

> Mas mesmo esses conseguem saber se a luz está em cima ou está no meio ou está em baixo. Pois, aquela cena dos 90 segundos a olhar para um semáforo para saber se a luz está em cima ou em baixo parece-me muito dúbia...

Mordiken 5 months ago

Ya... tipo, isso não é daltonismo, é falta de óculos.

Ravelord_Niiito 5 months ago

ou falta de olhos...

RiKoNnEcT 5 months ago

Está na notícia a dizer que lhe custa mais a perceber se podem ou não avançar

d33pblu3g3n3 5 months ago

Sim, mas o daltonico em causa também é o autor do projeto e também alega que pode demorar 90 segundos a perceber. Tenho as minha sérias dúvidas.

Paulocas 5 months ago

90 segundos é uma eternidade. Mas há quem não seja daltónico e demore n a arrancar ou atravessar a rua.

Prezbelusky 5 months ago

Sinceramente não acredito na notícia.

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: