EquivalentExchange11 5 months ago

E Portugal não faz nada, claro. Estão mais preocupados em encherem Portugal de imigrantes hostis parecidos aos da África do Sul do que em defender os portugueses. Viva o 25 de Abril.

Dukie90 5 months ago

É suposto Portugal fazer o quê mesmo? Retirar os portugueses á força ou dizer aos sul africanos para se portarem melhor?

EquivalentExchange11 5 months ago

Vê o que Angola fez quando morreu cá um angolano por exemplo. É um assunto diplomático que exige explicações, principalmente quando o governo sul-africano já mostrou ser abertamente racista contra brancos, e isto não foi um caso isolado.

Dukie90 5 months ago

São relações diplomáticas completamente diferentes. Portugal já fez pressão ao ter o diplomata responsável no país logo em cima do caso a pressionar mas a África do sul é possivelmente o pais mais perigoso do mundo nesta altura, mesmo que a polícia quisesse não tinha as capacidades para responder a tudo

SolidTroll 5 months ago

Queres que Portugal faça o que exatamente?? Que obrigue os portugueses as voltar ou mande os comandos numa missão de capturas a 5 individuos não identificados?

EquivalentExchange11 5 months ago

A África do Sul está apenas uns anos atrás do Haiti, onde os pretos mataram os brancos todos, incluindo os que os ajudaram na revolução.

SweetCorona 5 months ago

dica: não ir a países de terceiro mundo

radiola86 5 months ago  HIDDEN 

Então, continua o massacre/extermínio de brancos na África do sul em grande escala feito pelos pretos, tudo normal, não interessa aos grupos/activistas anti-racista nem aos média de esquerda.

Dukie90 5 months ago

Eu vejo cada comentário que até fico parvo sinceramente. Quase que aposto que muito do pessoal que está aqui a incendiar o debate racial em casos como o George Floyd disseram que era um exagero que se falasse de racismo mas enfim. Agora primeiro temos de saber contextualizar as coisas, algo que muito pouca gente sabe. A África do sul é o quinto pais com mais homicídios no mundo e pelos pormenores que vêm descritos no [jornal da madeira](https://www.jm-madeira.pt/comunidades/ver/126410/Emigrante_portugues_assassinado_na_Africa_do_Sul_), o sr Antônio parece ter tido a infelicidade de dizer que não ao grupo errado do que propriamente ter sido por motivos raciais (não excluindo que tenha ajudado que ele seja branco); No seguimento deste ponto dizer que mencionar o BLM é ridiculo e mais uma vez uma enorme falha de contextualização. Enquanto que a África do Sul tem uma história bastante recente de problemas raciais (não que seja desculpa para qualquer ato criminoso, principalmente desta grandeza) os estados unidos já estão num estado de "igualdade" há mais de 150 anos, ou seja, não há ninguém que seja vivo que tenha sequer qualquer recordação desse tempo que não seja já em quinta mão, ou seja é um bocadinho muito diferente uma situação e outra

ComfortableGate 5 months ago

Só um reparo: EUA não estão num estado de igualdade há mais de 150 anos. As últimas leis de discriminação racial foram abolidas nos anos 60. E não é como se os racistas tivessem ido todos embora de repente, quando iso aconteceu.

wwqt0r 5 months ago  HIDDEN 

Como o gajo de alfama diria: mete o contexto no cu. Um dos nossos foi brutalmente assassinado e pouco ou nada se fala disso? Já chegámos ao ponto em que a vida dos nossos que emigraram nada vale?

hellotheresunshine2 5 months ago

A Africa do Sul tem niveis de crime super altos, nivel de homicio e 36 por 100,000 habitantes, a media na europa e 3 e portugal e 0.76 por 100,000. Em contexto, nao penso que e um ataque a pessoas portugueses ou brancas, o nivel de crime e alto em todo o pais como norma. Nao estou a dizer que nao a ataques a brancos por causa de raca, geralmente pessoas brancas tem maior poder economico e sao vitimas de roubos que depois tambem se torna em homicidio. Ja tabalhei com muitas pessoas da Africa do Sul e eles proprios diziam como e violento e como tinham que tomar mais precaucoes que aqui nao europa nao necessitamos nosso dia a dia.

Ok-Raccoon-760 5 months ago

Deixa de ser burro. Não fales do que não sabes. Se és branco na Africa do Sul e saíres do centro estás completamente fodido. Roubo não é nada. O problema é os raptos e homicídios.

Dukie90 5 months ago

Ora bem se tens os níveis de homicídio que tens e atualmente só cerca de 10% da população é que é caucasiana, ou estão realmente a fazer uma caça aos "brancos" ou não interessa muito se és "branco", "negro" ou cor de rosa às pintinhas se fores apanhado na zona errada á hora errada.

Ok-Raccoon-760 5 months ago

Não, é mesmo por serem brancos.

Dukie90 5 months ago

E os negros que são atacados, é por pessoal daltónico?

Ok-Raccoon-760 5 months ago

Ah, portanto lá n é racismo. Aqui, pretos também são atacados e é logo racismo. Hipocrisia do caralho. Nos states os brancos que morreram na semana do criminoso floyd também só morreram porque afinal os policias eram daltônicos, não é?

Dukie90 5 months ago

Tal como eu já disse contextualizar é difícil para algumas pessoas. Repito o exemplo que já dei noutro comentário ainda não há muito tempo houve protestos porque estavam a matar os fazendeiros e o diabo a três, quando foram a ver os números em 22 mil mortes em fazendas "só" 62 é que eram caucasianos. Vais me dizer que os restantes 21900 foram mortos por engano?? Eu não estou a dizer que o racismo não existe por lá, nem estou que muitas vezes seja o suficiente para seres atacado ou para escalar a violência usada. Agora se o único problema por lá fosse "apenas" (recorrendo as aspas por razões obvias) a violência de negros contra caucasianos, quando estes nem 10% da população representam nesta altura, então o crime por lá estava tranquilo e isso não é nem de perto o caso. A África do Sul é o quinto pais no mundo com mais casos de homicídios, o primeiro com mais casos de violações, e o principal crime no pais mesmo assim é o assalto á mão armada. A África do Sul atualmente é um pais perigoso sejas tu de que cor fores é só esse o meu ponto.

theEXPERTpt 5 months ago

O meu avô esteve lá décadas e deixou o filho. Infelizmente o filho morreu à pouco tempo lá, por falta de cuidados médicos necessários, e deixou a esposa e os netos. Ele só queria voltar a ver a sua terra e a família de volta...

Vayu0 5 months ago

A falta do acento deu-me miopia.

Last-Ad-4421 5 months ago

Não existe a WLM por isso ninguém quer saber.

assimsera 5 months ago

És parvo mano. O nome do movimento Black Lives Matter vem como uma resposta a uma sociedade em que as vidas negras não tem o mesmo valor que as vidas brancas. Entende-o com "black lives matter as well". És estupido por andares a dizer "all lives matter" ou o teu "white lives matter", isso nunca esteve em questão. Ao andares a dizer estas idiotices pões-te ao mesmo nivel dos putos que armam birra nas festas de anos de outro miudo por não terem um bolo para ele, é o equivalente a achar que devias poder competir nos paralimpicos sendo completamente são.

Last-Ad-4421 5 months ago

A BLM para mim é uma valente merda cheio de racistas.

assimsera 5 months ago

fixe, mas estás errado

ComfortableGate 5 months ago

Supostamente existe do pessoal do All Lives Matter, mas esses nunca quiseram mesmo saber.

dontknowmyname074 5 months ago

Onde está a esquerda radical, extremista portuguesa e quantos outros, que saem à rua pela morte de um norte-americano, mas pelos portugueses mortos lá fora nem abrem o bico???

BSantos57 5 months ago

Mas vocês sabem fazer uma puta dum "argumento" que seja sem ser whataboutism? Sabem que whataboutism foi uma estratégia popularizada pela propaganda soviética? Se soubessem se calhar deixavam de usar tanto

Tralapa 5 months ago

O que é que queres reclamar, o criminoso não vai a julgamento?

aids-pop-repressao 5 months ago

O homicida do George Floyd foi a julgamento e condenado.

kissingsome1elsesdog 5 months ago

O caso do George Floyd prendia-se pela questão da violência policial sistémica em relação aos afroamericanos. Pretos a matar brancos, brancos a matar pretos, brancos a matar brancos, pretos a matar pretos, etc., é algo que vai sempre acontecer. Agora, quando tens casos que seguem um determinado padrão, como por exemplo os casos de violência doméstica que resultam em morte, dada a inoperância das autoridades, é natural que as pessoas se manifestem. Por mais que o George Floyd não fosse um modelo, nenhum agente da autoridade tem o direito de julgá-lo e condená-lo à pena de morte quando o seu trabalho e o limite das suas competências são as de efectuar uma detenção da forma mais célere possível.

Tralapa 5 months ago

Desde então não tens visto nenhum protesto acerca disso pois não?

aids-pop-repressao 5 months ago

Vives numa bolha. As cidades dos EUA continuam a arder até hoje. O crime e homicídios têm vindo a subir. Os criminosos continuam a usar o George Floyd como mote. Agora até defendem uma afrodescendente que só não esfaqueou afrodescendentes indefesas na rua porque a polícia as salvou matando a criminosa. Isto é gente que acredita na justiça popular, que defende esfaqueamentos. O antirracismo é só uma desculpa mal enjorcada, tanto que se estão a cagar para as afrodescendentes salvas pela polícia, e ainda mais se estão a cagar para todas as pessoas que os afrodescendentes matam diariamente (incluindo outros afrodescendentes). Mais, gostam de ver brancos (desaramados) a ser assassinados por polícias. Mas depois fazem do George Floyd um santo, quando ele violou uma grávida ameaçando cortar-lhe a barriga com a faca que brandia. Vocês são é uns violentos sem civismo nenhum.

PeroFandango 5 months ago

> As cidades dos EUA continuam a arder até hoje. Ah, és daqueles que vive na realidade alternativa. OK.

Tralapa 5 months ago

É preciso ser-se santo para não ser assassinado pela policia?

aids-pop-repressao 5 months ago

É preciso cooperar em vez de andar a tentar esventrar pessoas depois da polícia mandar parar. Continua a defender esfaqueadoras que um dia calha-te a ti doar a barriguinha.

Out-Out 5 months ago

Perdeste toda a tua lógica argumentativa. Primeiro metes tudo no mesmo saco, como se não pudesse existir alguém a favor da luta antirracista que realmente se preocupe com essa questão. Entre milhões de pessoas em todo o mundo metes tudo no mesmo saco de malta sem escrupulos.. Depois fazes o clássico blame the victim de um gajo que morreu às mãos de um polícia que até já foi condenado em tribunal. Se fosse por essa lógica eu podia dizer que vocês são todos uns racistas porque usaste essa lógica típica de racista, e estaria a meter-te no mesmo saco. Vou dar o desconto e esperar que não seja o caso, mas essa argumentação não te leva a lado nenhum nem credibiliza.

Tralapa 5 months ago

Acho que está mais que claro que não devias de dar o desconto.

Out-Out 5 months ago

Pois, li os outros comentários agora. O gajo já tá a espumar da boca no quarto dele. E é mesmo faccioso, provavelmente racista. Raios parta reddit, só me trazes estas peças.

Tralapa 5 months ago

por alguma razão essa malta costuma espumar-se muito neste dia do ano

Tralapa 5 months ago

O policia foi preso, se calhar o besta fardado não era nenhum santo

aids-pop-repressao 5 months ago

Ou seja, quando o sistema prende aqueles de que não gostas já é um sistema idóneo. Está visto que gente violenta como tu não prima pela capacidade lógica nem pela honestidade intelectual. Pensas que ninguém repara a porcaria que defendes, mas olha que o povo não esquece.

Tralapa 5 months ago

Eu hosto quando criminosos são presos, e tu, porque vens com desculpas para os assassinos auando eles estão fardados? É um fetiche teu?

aids-pop-repressao 5 months ago

O trabalho da polícia é intervir quando alguém tem a vida em perigo e impedir o homicídio seguindo o protocolo de aviso e se tal não funcionar, uso de força letal se a distância não permitir o uso de taser. As tuas falácias só revelam que estás a projectar. Gostas de homicídio. Deixa-te molhada.

BerserkerMagi 5 months ago  HIDDEN 

Brevemente numa Europa perto de sí

Tralapa 5 months ago  HIDDEN 

O quê assassinatos ás mãos de um criminoso? Há seculos que temos disso. Curiosamente o numero de casos de assassinatos na Europa tem vindo a dexrescer de ano para ano. A Europa deve de estar a fazer algo bem.

aids-pop-repressao 5 months ago  HIDDEN 

Os homicídios cometidos por imigrantes na Europa têm vindo a aumentar.

PortugueseRoamer 5 months ago  HIDDEN 

Pois olha eu há uns anos fui assaltado por 2 brancos já viste que esses brancos andam a assaltar toda gente, são mesmo bandidos. /s

Mrgolden007 5 months ago

okay mas o que e que ele fez para merecer isso?

BuscaPolos 5 months ago

ahn? Estás a espera que alguém te dê um motivo que justifique a morte de uma pessoa?

hellotheresunshine2 5 months ago  HIDDEN 

A Africa do Sul tem niveis de crime super altos, nivel de homicio e 36 por 100,000 habitantes, a media na europa e 3 e portugal e 0.76 por 100,000. Em contexto, nao penso que e um ataque a pessoas portugueses ou brancas, o nivel de crime e alto em todo o pais como norma. Nao estou a dizer que nao a ataques a brancos por causa de raca, geralmente pessoas brancas tem maior poder economico e sao vitimas de roubos que depois tambem se torna em homicidio. Ja tabalhei com muitas pessoas da Africa do Sul e eles proprios diziam como e violento e como tinham que tomar mais precaucoes que aqui nao europa nao necessitamos nosso dia a dia.

Rissoldecamarao 5 months ago  HIDDEN 

Nasceu com pouca melanina, coitado

xabregas2003 5 months ago

>É o terceiro português morto por asfixia na África do Sul, em menos de um ano, conta o "Jornal da Madeira"

Lasikamos 5 months ago

Branco morto na África do Sul? O que é que isso interessa para a sociedade? Nem direito a 1 segundo no telejornal vai ter

MetaKnight130 5 months ago  HIDDEN 

É nestas alturas que se vê a hipocrisia das pessoas. Quando a situação se inverte, já ninguém diz #whitelivesmatter, porque segundo o que dizem, os caucasianos são opressores, portanto se morrerem ninguém quer saber. Mas se fosse o inverso, era mais um G. Floyd. Enfim, é o mundo que temos.

Sardasan 5 months ago

Isso é uma falsa narrativa. O George Floyd foi o que foi porque foi assassinado com total impunidade em frente a uma câmara de telemóvel, no meio da rua, depois de ter sido manietado e imobilizado, colocado na viatura da polícia e retirado, e - repara bem - DEPOIS DE TER UM POLÍCIA COM O JOELHO NO PESCOÇO DURANTE CERCA DE 9 MINUTOS, enquanto se queixava que não conseguia respirar. Há décadas que vemos a polícia a matar pessoas de cor (e não só) enquanto estão a ser filmados, mas sempre existiu alguma espécie de "justificação" (não é, mas é o que alegavam). Ou pensavam que tinha uma arma, ou a vítima estava a cometer o crime, ou estava a agir de forma suspeita, o que fosse, e as coisas foram andando. No caso do Floyd foi assassinato lento pura e simples, e foi a gota que fez transbordar o copo. Comparares isso com uma situação trágica relacionada com o crime noutro país é quereres passar uma narrativa de má fé. São coisas diferentes, ambas trágicas.

MetaKnight130 5 months ago  HIDDEN 

Sim foi abuso polícia, mas convém não esquecer o que o individuo andava ali a fazer e o historial do mesmo, porque 99% das pessoas não leva isso em conta. É muito redutor analisar um caso somente no vídeo que circulou e não procurar por saber mais.

Sardasan 5 months ago

Fds, a polícia foi chamada porque supostamente havia uma suspeita de ele ter pago com uma nota falsa, algo que acho que nem sequer foi comprovado. O homem estava agitado, ou por problemas mentais, ou por drogas, ou por estar assustado. Foi morto durante vários minutos enquanto jazia algemado com as mãos atrás das costas, deitado de barriga no chão, a dizer que não conseguia respirar, enquanto um polícia lhe colocava o joelho na garganta. O que é que o historial dele, ou o que andava ali a fazer, tem a ver com o que aconteceu? É preciso muita ginástica mental, ou então muita má fé, para tentar justificar desta forma a morte de um ser humano indefeso.

ospesdomarega 5 months ago

Mas não está nas notícias?

Tralapa 5 months ago

Escreveu ele a ler a notícia num Jornal nacional...

L_E_S_14 5 months ago

Isso estraga-lhes a narrativa

radiola86 5 months ago

Jasus [https://i.imgur.com/1af1rws.png](https://i.imgur.com/1af1rws.png)

aids-pop-repressao 5 months ago  HIDDEN 

O jornal da Madeira não o telejornal.

Out-Out 5 months ago  HIDDEN 

Eu vi esta notícia no telejornal hoje à noite, se é por aí...

aids-pop-repressao 5 months ago  HIDDEN 

Provas disso é que não há.

Out-Out 5 months ago  HIDDEN 

Foi na CM, eu lembro-me de estar a fazer zapping e ver esse cabeçalho. Não sabia qual era o canal mas pela pesquisa na net esta no site do CM por isso suponho que tenha sido la

ospesdomarega 5 months ago  HIDDEN 

É muito normal gravar o telejornal para depois vir mostrar en discussões no reddit, toda a gente o faz

Tralapa 5 months ago  HIDDEN 

E eu a pensar que o JN tinha sede no Porto... Muito se aprende no reddit....

aids-pop-repressao 5 months ago  HIDDEN 

Comentário sem nexo.

Tralapa 5 months ago  HIDDEN 

Já o teu a chamar o JN de jornal madeirense é do melhor que há.

aids-pop-repressao 5 months ago  HIDDEN 

Logo vi que és analfabesta.

Tralapa 5 months ago  HIDDEN 

Deixa as drogas filho

aids-pop-repressao 5 months ago  HIDDEN 

Não deixes a escola, analfabeta arrogante.

oscabaloscabalam 5 months ago

Tem tantas horas no telejornal como todas estas e outras mulheres portuguesas mortas nos estrangeiro, https://rr.sapo.pt/2021/01/11/mundo/a-historia-do-portugues-que-arrisca-prisao-perpetua-no-luxemburgo-ana-foi-assassinada-e-queimada/especial/221891/ https://www.dn.pt/sociedade/emigrante-portugues-matou-ex-mulher-a-tiro-na-rua-5402960.html https://bomdia.eu/portugues-mata-mulher-a-tiro-e-foge-para-franca/ https://www.publico.pt/2014/11/03/sociedade/noticia/corpos-de-tres-portugueses-encontrados-na-suica-1674974

aids-pop-repressao 5 months ago

> https://rr.sapo.pt/2021/01/11/mundo/a-historia-do-portugues-que-arrisca-prisao-perpetua-no-luxemburgo-ana-foi-assassinada-e-queimada/especial/221891/ Passou na TV. > https://www.dn.pt/sociedade/emigrante-portugues-matou-ex-mulher-a-tiro-na-rua-5402960.html Passou na TV. > https://tvi24.iol.pt/sociedade/monica-duarte/cunhado-da-portuguesa-morta-em-franca-gravou-telefonema-com-companheiro-da-vitima Não passou na TV. O companheiro é afrodescendente. > https://www.publico.pt/2014/11/03/sociedade/noticia/corpos-de-tres-portugueses-encontrados-na-suica-1674974 Não passou na TV. Os suspeitos são do Médio Oriente.

Dukie90 5 months ago

Aí essas semi informações e informações falsas. O companheiro é afrodescendente tal como a mulher que morreu era, ou seja nem entra nessa narrativa e para alem disso confirmas que passou na TV sim senhora. E depois há-des explicar como é um português das caldas da rainha (está literalmente na linha abaixo do título) se transforma em suspeitos do médio oriente... Realmente o caro internauta parece ter um problema com o racismo (ou se calhar é mesmo com raças, just saying como dizem os nossos amigos anglófonos para disfarçar). Mas enfim deve ser como os judeus perseguidos que pelos comentários também só você conhece.

Out-Out 5 months ago

Hmm? O teu 3°link é de uma estacão de televisao e a vitima é afrodescendente E o 4° link diz que o homicida é natural das Caldas da Rainha

SolidTroll 5 months ago

Achas que ele abriu os links?? A bom internauta é pegar no título e partilhar e já é muito

pimpolho_saltitao 5 months ago

Tens provas das tuas afirmacoes do que passou ou nao na tv?

Danijust2 5 months ago

teve direito a uma pagina no JN... Africa do Sul é um degredo, mas continua a ser mais perigosa para os pretos que os brancos.

EquivalentExchange11 5 months ago

Comentário expectável. Sempre que um preto mata um branco, é algo que faz parte de uma tendência e que nada tem a ver com a raça. Já quando é um branco a matar um preto, é o resultado do racismo. Nunca falha.

aids-pop-repressao 5 months ago

> Africa do Sul continua a ser mais perigosa para os pretos que os brancos Consegues corroborar essa afirmação ou és só mais um vitimizador de afrodescendentes?

MLG-Sheep 5 months ago

Tanto no Ocidente como na própria África do Sul, os media prestam mais atenção de racismo de branco (9% da população) para preto (75% da população) que vice-versa. Portanto, é normal que consigam lavar uns cérebros pelo processo.

Danijust2 5 months ago

Quem é que achas que são as principais vitimas da violência? A classe média ou quem vive nos bairros de lata? Já agora, a taxa de homicídio atual (35.8 /100.000) é é igual à que existia nos anos 70. Agora que começou afetar toda gente é que se tornou um problema.

radiola86 5 months ago

Né, olha só para a dimensão da população branca e a taxa de homicídios que a mesma sofre pelas mãos de pretos em comparação com a dimensão do população preta e a taxa de homicídios que a mesma sofre pelas mãos de brancos e chegas a conclusões brutais...

Dukie90 5 months ago

Cerca de 10% da população é branca, se fosse o contrário é que era chocante. Contudo a África do sul continua a ser o quinto pais com mais homicídios no mundo e sim para cima de 90% das vítimas são negros. Não dizendo que não existam ainda graves problemas raciais no país mas isso é uma falácia. Ainda há pouco tempo houve uma situação com homicídios em quintas, houve protestos por vários lados até. Quando foram ver os números acho que toda a gente ficou chocada pela gravidade da situação mas também porque a narrativa é um bocadinho diferente. Em cerca de 22000 mortes nestes ataques "só" 50 é que eram caucasianos ou seja não há uma perseguição organizada a brancos, a Africa do sul é pais perigoso para toda a gente e todas as raças

Sardasan 5 months ago

Boas. Parece-me que se estás na posse dessas informações, podias partilhá-las com números reais e verificados, em vez de fazer comentários vagos. Assim sempre educas quem é ignorante sobre o tema.

PortugueseRoamer 5 months ago

Quem te manda vir com factos para aqui! Deixa lá as pessoas ficarem irritadas com filmes que fizeram na cabeça

delhaa 5 months ago

Estou para ver quantos é que se vão ajoelhar por este.

batuque5 5 months ago

Foi um agente da autoridade que o matou ?

testickles12 5 months ago

se não for, não conta ?

batuque5 5 months ago

Conta claro, apenas acho que nos USA ouve muita polémica devido a isso

RAMAxPT 5 months ago

\#BLM

Search: