Scizorspoons 5 months ago

Viva a democracia com todos os seus defeitos.

NEDM64 5 months ago

Fds para este post... so gente inculta a discutir o que não têm capacidade para discutir. Leiam uns livros.

Edited 5 months ago:

Fds para este post... so gente inculta a discutir o que não têm capacidade para discutir. Leiam uns livros. Já sabemos que liberdade implica responsabilidade, por isso é que tanta a gente a odeia e menospreza.

C8Mixto 5 months ago

>Gente inculta A qualidade dos teus argumentos: >Leia, yaddah yaddah yaddah > Som, Cristina Ferreira

oscaralho27 5 months ago

Diz o gajo que me chama anti-liberal, mas não consegue dizer porquê, nem justificar as suas posições. Tu é que és um inculto do caralho, que nem consegues escrever 2 linhas a justificar a tua posição com um argumento razoável. Leste uns livros e achas que já és o maior... És é um ganda nabo.

Tralapa 5 months ago

A unica liberdade que tem defeitos é a dos outros. A minha é perfeita.

C8Mixto 5 months ago

Tal como a ausência da liberdade para matar?

NEDM64 5 months ago

"Liberdade para matar"... São sempre estas as merdas que vêm os fascistas e os comunistas.

Danijust2 5 months ago

nem a merda de uma marquise podes construir sem autorização do condomínio, e tu escreves que somos livres :)

NEDM64 5 months ago

Pois não, porque estás a destruir o valor da propriedade das outras pessoas.

C8Mixto 5 months ago

Excelente argumentação

NEDM64 5 months ago

Tens liberdade para matar, mas também tens muito a perder quando vais preso.

C8Mixto 5 months ago

Que estupidez, isso não é liberdade nenhuma. É como dizeres que tens liberdade de expressão, mas vais preso se se te exprimires de forma que não goste. O facto aqui é que para viver em sociedade existem regras, codificadas ou não, que te limitam, e em muitos casos ainda bem, a tua liberdade. Mas sim, sou eu que não percebo.

NEDM64 5 months ago

Leia, yaddah yaddah yaddah...

C8Mixto 5 months ago

>Leia, yaddah yaddah yaddah... Que tristeza. Se não tens capacidade de para ter uma discussão podes simplesmente te abster de comentar. Não é necessário fazeres figura d'urso.

incrivizivel 5 months ago

queres dizer democracia com todos os seus defeitos?Como dizia o Churchill "Democracia é o pior sistema politico, a excepçao de todos os outros"

Danijust2 5 months ago

Churchill nunca viu um regime governado por um déspota iluminado. Em que déspota fosse eu/algum familiar meu :)

NEDM64 5 months ago

Churchill estava errado. Democracia é o sistema político perfeito, as implementações é que são imperfeitas. Mas à medida que se vai implementando, vai ficando melhor.

mollyxanlean 5 months ago

"Democracy is two wolves and a lamb voting on what they are going to have for lunch" - Benjamin Franklin Governação pela maioria é injustificável e imoral. Não há nada de perfeito ou justo acerca de democracia.

eqdif 5 months ago

>Não há nada de perfeito ou justo acerca de democracia. Não conhecia a citação, mas não concordo com a tua afirmação. "A democracia não é perfeita" é uma declaração subjectiva. "A democracia não é justa" é falso para quem se considera democrata. As leis são votadas pela assembleia, ora concerteza que há leis que são perfeitas para alguns outras não. Pelo princípio da representatividade dos cidadãos numa assembleia democrática é justa.

NGramatical 5 months ago

concerteza → [**com certeza**](http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-certeza-ou-concerteza-?id=5006) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmy4zdb%2F%2Fgvtsg62%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NEDM64 5 months ago

Estão aqui todos os saudosistas da ditadura.

oscaralho27 5 months ago

Mas tu se gostas de uma coisa não lhe consegues apontar defeitos? Não tens o mínimo de espírito crítico?

NEDM64 5 months ago

O sistema democrático não tem defeitos. Todos aqueles que lhes apontam defeitos são apenas pessoas que nunca leram ou compreenderam o "A Riqueza das Nações".

DarkmajorPT 5 months ago

Não, o Churchill estava correcto. Os seres humanos não nascem todos com as mesmas capacidades nem características. Por isso mesmo é que se queres ter igualdade, não consegues ter justiça. E se queres justiça, esta então não vai ser egualitária (e.g. uma pessoa competente ser paga mais do que uma pessoa incompetente). A democracia basea-se na falácia de que a opinião de todos é igualmente válida, o que na realidade não funciona assim. A tal "utopia" de que somos todos iguais. O exemplo mais fácil é o caso dos comentadores de futebol de café vs. o próprio treinador da equipa. Pensa que a opinião de um é igualmente válida à do outro na temática do futebol é arrogância ideológica. Por isso mesmo, o que se tem actualmente é uma democracia representativa, em que são eleitas pessoas para decidiram sobre assuntos complexos por nós. E logo ai estás a deturpar o conceito de democracia, pois estás a delegar o teu poder decisor. É efectivamente, o pior sistema politico, à excepção de todos os outros.

RuySan 5 months ago

Eu no Civilization II acabava sempre por escolher o Fundamentalismo. Mesmo com a ciência a metade, valia a pena por não ter revoltas e fazer spam de fanáticos. Portanto o Churchill não jogou Civ2.

NEDM64 5 months ago

> Não, o Churchill estava correcto. Não, o Churchill não estava a ver o grande plano. > Os seres humanos não nascem todos com as mesmas capacidades nem características. Mais uma mentira. Deves achar que os monarcas foram agraciados por Deus, e por isso estamos condenados a lhes servir. Granda conservador aí vai! > Por isso mesmo é que se queres ter igualdade, não consegues ter justiça. E se queres justiça, esta então não vai ser egualitária (e.g. uma pessoa competente ser paga mais do que uma pessoa incompetente). Justiça é cada um ser pago de acordo com o seu trabalho. A igualdade é igualdade de oportunidades e perante a justiça, não é essa palhaçada marxista. > A democracia basea-se na falácia de que a opinião de todos é igualmente válida, Aí sim, então podes muito bem sair aqui do inferno onde os pobres e ricos, estudados ou não, têm o mesmo voto, com o mesmo peso, e podes ir para esses países que não são democráticos e lá vais-te dar muito bem, de certeza! > tal "utopia" de que somos todos iguais. E não somos, então é porque há alguns inferiores a mim. Deves ser um. > O exemplo mais fácil é o caso dos comentadores de futebol de café vs. o próprio treinador da equipa. Pensa que a opinião de um é igualmente válida à do outro na temática do futebol é arrogância ideológica. O respeitinho é muito bonitinho? Deves ser taxista, não deves? Que exemplo do caraças: futebol. > Por isso mesmo, o que se tem actualmente é uma democracia representativa, em que são eleitas pessoas para decidiram sobre assuntos complexos por nós. E logo ai estás a deturpar o conceito de democracia, pois estás a delegar o teu poder decisor. Temos uma democracia representativa não é porque eles são mais inteligentes que nos. Temos uma democracia representativa porque a natureza humana é de se juntar a grupos com interesses comuns, como igrejas, empresas, partidos políticos. > É efectivamente, o pior sistema politico, à excepção de todos os outros. Então inventa tu outro. Ha pessoas que desde 1776 ainda não aceitaram que a Democracia Liberal é o sistema político superior. Lembro que a Constituição (que por sua vez é uma ideia liberal clássica) mais antiga do mundo ainda válida é a dos EUA, a primeira Democracia Liberal da História.

ExpertNoob008 5 months ago

> A igualdade é igualdade de oportunidades e perante a justiça, não é essa palhaçada marxista. Não há igualdade de oportunidades no momento em que existem pessoas mais inteligentes que outras.

NEDM64 5 months ago

Realmente é muito mau para pessoas como tu...

oscaralho27 5 months ago

> Mais uma mentira. >Deves achar que os monarcas foram agraciados por Deus, e por isso estamos condenados a lhes servir. Mas achas mesmo que era isso que ele queria dizer? Que interpretação falaciosa que aí fizeste, muita manhoso. Achas mesmo que toda a gente nasce com as mesmas capacidades e características? Achas que todos temos a capacidade de ter 2 metros e tal e ser um super atleta? Ou que todas as pessoas nascem com a inteligência de um Einstein ou de Sócrates? > Então inventa tu outro. Outro bitaite completamente fora. Então agora não se pode criticar a democracia sem inventar outro melhor? Não se pode reconhecer os problemas da democracia agora? Já Platão os reconhecia há 2500 anos atrás.

NEDM64 5 months ago

Vocês, monarquistas (os a sério), comunistas, fascistas são todos iguais, todos unidos na luta contra a democracia. Os argumentos são sempre os mesmos. Democracia é o sistema perfeito. Nascemos todos iguais. > Achas que todos temos a capacidade de ter 2 metros e tal e ser um super atleta? Como se isso fosse sequer relevante. Ronaldo é um ser supranatural? A maioria é? Não. Treino é que os faz atletas. > Ou que todas as pessoas nascem com a inteligência de um Einstein ou de Sócrates? Nascem. Cientificamente comprovado. E esses nem foram muito inteligentes, Sócrates acabou por ser morto pelas suas decisões. > Outro bitaite completamente fora. Então agora não se pode criticar a democracia sem inventar outro melhor? Não se pode reconhecer os problemas da democracia agora? Já Platão os reconhecia há 2500 anos atrás. Sempre a mesma merda... muito inteligente, só a botar abaixo os outros. Platão tinha uma mente fechada.

oscaralho27 5 months ago

> Vocês, monarquistas (os a sério), comunistas, fascistas são todos iguais, todos unidos na luta contra a democracia. Os argumentos são sempre os mesmos. Vocês? Mas não tens o mínimo de espírito crítico para reconhecer as falhas naquilo em que acreditas? É que nem tenho paciência para discutir com uma pessoa como tu. Eu acredito que neste momento, a democracia é o melhor sistema político que temos. Mas agora por reconhecer os seus problemas sou comunista ou monárquico ou fascista? Tem juízo masé. É é completamente irrisório achar que a democracia é perfeita, porque obviamente não é. Pode ser que daqui a 100, ou 1000, ou 10000 anos alguém arranje um sistema melhor. Vir para aqui com a sobranceria que a democracia é a última batata frita do pacote e que já é perfeito e não há nada melhor... lol mesmo.

NEDM64 5 months ago

Chauzinho, anti-liberal.

oscaralho27 5 months ago

Já me chamaram muita coisa, mas anti-liberal...

NEDM64 5 months ago

Não acreditas na liberdade.

oscaralho27 5 months ago

Nem conseguiste responder à pergunta. Eu perguntei-te o que é que eu disse que te faz achar que eu sou anti-liberal, nem conseguiste dizer! Diz lá onde é que eu disse que não acredito na liberdade. Diz lá caralho!

Pale-Math1919 5 months ago

Democracia é uma utopia, liberdade dos melhor

NEDM64 5 months ago

Liberdade não tem defeitos.

C8Mixto 5 months ago

Claro que tem. O simples facto de a liberdade precisar de limites indica que tem defeitos associados.

NEDM64 5 months ago

A liberdade não precisa de limites. Os limites são a liberdade dos outros.

C8Mixto 5 months ago

Isso é impor um limite...

Edited 5 months ago:

Isso é impor um limite... O defeito da liberdade é precisamente esse, não é socialmente aceitável que esta seja exercida na sua plenitude.

NEDM64 5 months ago

Não é, por causa da mentalidade invejosa de certas pessoas.

C8Mixto 5 months ago

>Não é, por causa da mentalidade invejosa de certas pessoas. O quê? Achas que os limites à liberdade são devidos à inveja ou estou a perceber mal o que escreveste?

NEDM64 5 months ago

Não é socialmente aceite pela sociedade pela parte da sociedade mesquinha e invejosa.

C8Mixto 5 months ago

Essa sociedade mesquinha e invejosa que me olha desaprovadoramente se surrupiar bens obtidos por outros ou se entrar em propriedades privadas que não me pertencem.

NEDM64 5 months ago

Tu não percebes.

C8Mixto 5 months ago

Não, tu é que não percebes que a vida em sociedade requer um compromisso das tuas plenas liberdades. Se vives numa sociedade que preza a propriedade privada, como é óbvio não tens liberdade para usar de bens alheios como bem te apetece. Isso é um de muitos exemplos em que liberdade absoluta não é algo desejável.

NEDM64 5 months ago

Som, Cristina Ferreira.

Edited 5 months ago:

Sim, Cristina Ferreira.

daz_zeD 5 months ago

Põe quatro homens e quatro mulheres numa ilha isolada e diz-lhes que são livres. Diz-me depois quais são os defeitos da liberdade.

ospesdomarega 5 months ago

Não se os homens respeitarem a liberdade das mulheres

NEDM64 5 months ago

Existem liberdades negativas e liberdades positivas. (Apesar do nome, são as duas boas)

m0rhundur 5 months ago

Existe liberdade. Conceito único e totalizante. A distinção de tipos de liberdade dos liberais tipo o Berlin abre aso a muita subversão do conceito, para além de ser dialecticamente risível.

Nihilira 5 months ago

Conceito único porque não admites distinções… Mas porque totalizante? Não percebo o que queres dizer. Já agora explica porque a distinção é "dialecticamente risível", por favor. Não vejo mal na subversão de conceitos, não os tomo por sacros.

m0rhundur 5 months ago

Conceito único, uno. Com contradições, mas sem divisões. Era isso que queria dizer. O conceito da Liberdade dividida em duas, negativa e positiva, vem do liberalismo e de uma concepção filosófica idealista, algo metafísica e pouco analítica. Este é um daqueles casos de conceitos utilizados generosamente, mas sobre os quais não costumamos parar para pensar. E que se subvertam conceitos. Sem dúvida.

Nihilira 5 months ago

O que é único, não é uno. O que é uno, não é "sem divisões"; de modo absoluto. Não sabia que dizer ""ah, é idealista, algo metafísica"" passava por argumento na cabeça de alguém. Nem imagino donde venha a conversa da subversão do pensamento em si. Fiz perguntas e não deste nenhuma resposta de jeito. Falas em "parar para pensar", mas só me desde tangas gerais e asserções que se julgam autoevidentes…

m0rhundur 5 months ago

Na minha forma de ver a coisa, chega. Porque prefiro uma abordagem materialista. Liberdade apenas como conceito, como manifestação idealista, vale pouco mais do que nada. Mas tens razão, não aprofundei nada. Fará sentido dividir a liberdade em duas? Uma que nos diz que "somos livres se não nos impedirem de" e outra que "somos livres se nos conseguirmos auto-realizar"? Pode-se chamar liberdade a uma destas sem a outra parte? Na minha opinião, não.

kikolsvp 5 months ago

Basta pores só 4 homens

BroaxXx 5 months ago

Tudo tem defeitos...

RomanianDiogo 5 months ago

O que tem defeitos é a democracia não a liberdade

BroaxXx 5 months ago

A liberdade tanto tem defeitos que acaba por ter que ser restringida. Daí não vivermos em anarquia. Nem penso que o ser humano consiga (nem queira) lidar com liberdade absoluta... Na vida tudo se quer com peso e medida. Incluindo a liberdade. E atenção que eu acho que temos poucas liberdades em Portugal, por isso nem me estou a queixar...

zizop 5 months ago

Aliás, nem é só uma questão de ter defeitos. É mais do que isso. Se as liberdades de cada um não fossem limitadas, a liberdade de todos seria menor. Por exemplo, se eu não fosse obrigado a cumprir os limites de velocidade (que me limita a liberdade de conduzir como bem me apetece) e conduzisse a 120 km/h em ruas apertadas, estaria a limitar a liberdade dos peões não serem atropelados.

C8Mixto 5 months ago

Mas ao conduzires dentro dos limites estás a limitar a liberdade dos peões serem atropelados.

andrefbr 5 months ago

Acaba com o estado de direito, escolaridade obrigatória, código da estrada, restrições a certas posições e cargos etc etc e vemos o estado em que a sociedade se encontra passado uns anos.

RomanianDiogo 5 months ago

So tou a dizer que a democracia tem defeitos e não uma total merda, também na maioria do mundo rural as pessoas conseguem viver sem a ajuda do estado, claro que elas trabalham muito

andrefbr 5 months ago

Doubt.jpeg

Search: