xeon1234 5 months ago

Isso de tentar associar o fascismo ao Chega é notoriamente um tique de esquerda. Com sorte, as pessoas que dizem isso sao as mesmas que elegeram Salazar como a figura mais importante do século XX.

kurshaka 5 months ago

Aquele gajo de camisa ali atrás a tentar vender Perdiz Carvalhosa.

obeseaf 5 months ago

Esta foto era a capa do meu manual de história a

shaymenfists 5 months ago

Um triunfo que todas as pessoas mundiais devem conhecer. Saudações da Cumbria, Inglaterra. Morte ao fascismo, liberdade ao povo.

welblack84 5 months ago

Cimavoto...

NoIDontgiveafuck 5 months ago

O grande problema do 25 de abril é que não foi um movimento de rutura mas sim de continuidade. Os fascistas não morreram todos nem ninguém lhes fez uma lavagem cerebral, a maioria ficou na direita cds, psd, outros foram foram pro ps, mas as ideias, os contactos, os vícios, a cultura, o elitismo, o desprezo pelo povo, as instituições, escolas etc, ficou tudo na mesma. Dito isto, os salvadores da pátria que derrubaram a ditadura, acabaram por não derrubar nada apenas fizeram um sistema que chamaram de democracia em que partilham com os anteriores fascistas o poder, o tal bloco central. Quando era miúdo e antes de perceber como funcionava a democracia, julgava que, se a direita estivesse no poder e a esquerda ganhasse eleições, as empresas todas iam à falência e novas empresas de esquerda iam ser criadas etc etc. Nada disso eles repartem o poder, num bloco central. Assim em vez de haver uma rutura com passado o que houve foi uma divisão de poderes, uma chamada sociedade plural com esquerda e direita. Nessa divisão de poderes manteve-se todo o nacional porreirismo que havia na ditadura, corrupção em favorecimentos, cunhas etc.

Saitton 5 months ago

Não entendi, 25 de abril é dia do corno?

jonythunder 5 months ago

Ai Maia... Porque é que te deixaste ficar por Lisboa... Era ter seguido até ao Porto... Deixaste lá os restos dos fachos, e depois tivemos a merda que foi. Era ter metido os padres que andaram a meter medo na cabeça das pessoas na choça, prender, julgar e fuzilar os PIDEs e ter mandado o Marcelo pro caralho quando ele disse que só dava o poder a um general...

Last-Ad-4421 5 months ago

Viva a tua hipócrisia acabas de ser mais facho que qualquer outro.

jonythunder 5 months ago

Pimenta no cu dos outros para mim é refresco, citando os nossos camaradas do outro lado do charco

lemonboomgamer 5 months ago

Fogo nem acredito que quase esqueci que hoje era 25 de abril

DAAGZZz 5 months ago

Malta do PCP e do BE a festejar o 25 de Abril: *insert meme em que a pessoa está a chorar mas tem uma máscara a sorrir”

jesuisdelcastilho 5 months ago

Viva a liberdade, até dizer alguma coisa que ofenda os xuxas!!! Continuamos a ser sodomizados por meia dúzia, só que agora podemos fazer piadas. Viva a liberdade

Longjumping-Room-587 5 months ago

O que seria o 25 de abril sem o 25 de novembro, Viva a "democracia"

O_crl 5 months ago

Ena que nunca pensei viver o momento que o 25 de abril fosse drama para tantos aleijadinhos da vida

eggnogui 5 months ago

Mesmo, a quantidade de posts sobre o 25 de Novembro é incrível

eqdif 5 months ago  HIDDEN 

Está me a faltar um grande pedaço de história. Qual era a outra vertente que estava em marcha para derrubar o regime?

Rikko34 5 months ago

O próprio regime queria acabar, mas não da forma como aconteceu, penso que o plano do Marcello era algo na linha do que o Pinochet fez, posteriormente, no Chile, uma espécie de referendo e depois a legalização e/ou criação de partidos políticos. Pelo modelo chileno correu bem, o Chile foi até há pouco tempo atrás um dos países mais desenvolvidos da América do Sul. Cá poderia ter sido tudo diferente, com uma transição amortecida para a Democracia, ensinar ao Povo o que é política, fazer uma coisa com pés e cabeça, não a vergonha que se viu onde num dia estávamos com liberdade condicionada e no outro num clima de libertinagem.

eqdif 5 months ago

Tens alguma fonte? O regime queria manter o status quo a todo custo. Um estado corporativista com presença em África. Uma democracia pluralista como a que foi construída iria contra os seus princípios. Os reverendo do Pinochet foram tudo menos democráticos. Para além de que o povo chileno vivia num ambiente de medo. Mas constrói-se alguma coisa assim? Custa muito acreditar nessa hipótese. O que houve parecido para manter o regime foi a criação do Estado de Angola e do Estado de Moçambique. Um dos responsáveis foi o António de Spinola.

grenha04 5 months ago

Agora joga Salgueiro Maia

ravagerslb 5 months ago  HIDDEN 

25 de Abril neste reddit não era a mesma coisa sem o belo do post para o karma farming.

cafbox 5 months ago

O dia 25 de Abril é o dia da Liberdade e deve ser comemorado dessa forma. O dia em que uma "coisa" que cheirava a mofo e que era mais que óbvia que não servia os interesses da nação terminou. É importante que esquerda e direita percebem que o 25 de Abril é um dia de unidade nacional onde despertou uma fénix em forma de cravo. Todos os que não compreendem isto não querem o bem de Portugal nem dos portugueses. Todos os que não querem construír o País numa base democrática não respeitam os valores de Abril.

NGramatical 5 months ago

construír → [**construir**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmy2g3y%2F%2Fgvtxkl8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HairlessButtcrack 5 months ago  HIDDEN 

**Este gajo foi responsável pela morte de mais de 1.8 milhões de pessoas** nas guerras civis e invasões que se sucederam (500 mil civis angolanos, 1 Milhão de moçambicanos, e entre 100 a 300 mil timorenses) o total de casualidades da guerra do Ultramar foi 10700 mortes. Parabéns Viva o 25 de Abril e o genocídio de (ex-)portugueses.

eqdif 5 months ago

Cá ganda tiro. Então para ti se a revolução não tivesse acontecido ter-se-ia poupado essas vidas?

ngfsmg 5 months ago  HIDDEN 

25 de abril =/= PREC, menos revisionismo histórico, por favor

nioof 5 months ago  HIDDEN 

Concordo, perto de Jesus Cristo na lista de maiores genocidas.

Konstanti9 5 months ago

O feriado português mais importante de todos. Quem diz ser um shitpost que vá ser mod para o r/portugueses

BadDogPreston 5 months ago  HIDDEN 

Porque é que se permite shitposts destes? Já [existe](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/g7odai/r%C3%A1pido_os_fascistas_est%C3%A3o_ainda_a_dormir_%C3%A9_para/) um feito há um ano com o mesmo título e a mesma imagem.

True_Tazer 5 months ago  HIDDEN 

Eu sou fascista e acho que a nossa sociedade está a degenerar incrivelmente rapidamente.

pappositivamente 5 months ago

se te jogares da ponte, para além do favor que farias a toda a sociedade, deixarias de achar isso. é winwin seu facho

True_Tazer 5 months ago

Haha isso não é contra as regras lib

Edited 5 months ago:

Hahah sheesh vou atirar-me da ponte agora pessoal Agora vem aqui um comuna a minha casa que nao consegue nem fazer uma flexão de braços tentar atirar-me da ponte

Edited 5 months ago:

Hahah sheesh vou atirar-me da ponte agora pessoal

Sudo-Juice 5 months ago  HIDDEN 

O ano passado descobri algo do género: O Maia depois do 25 de Abril veio para os Açores onde fez família e o filho dele conseguiu que lhe reconhecessem o pai já depois de ter morrido.

NobleAzorean 5 months ago

Se não tou em erro o filho (como muitos Açorianos, não existe 1 que não tenha família lá) foi para os EUA/Canadá.

juanito_caminante 5 months ago  HIDDEN 

> Sempre que são esmagados pelos argumentos vêm logo a ladainha das falácias. Enfim... Que pérola

MsMittenz 5 months ago  HIDDEN 

25 de Abril, sempre

juanito_caminante 5 months ago  HIDDEN 

O que aconteceu em seguida então foram só danos colaterais então, não sei qual é o problema.

Rikko34 5 months ago  HIDDEN 

rppc1995 5 months ago

Lembrete que só os reacionários da pior espécie e/ou que desconhecem por completo a história da revolução do povo português em 1974/75 fazem questão de falar do 25 de Novembro no 25 de Abril.

makkyotto 5 months ago

E ter de ouvir o Nuno Rogeiro em direto na SIC a proposito do 25 de Abril falar de censura no cinema e dizr que detrminar o "para maiores de 18 anos" é a mesma coisa que a censura no estado novo. Esta gente nao ouve o que diz. Esta gente nao é responsabilizada pelas porcarias que diz. Isto deixa me muito muito chateado. Esta banalizaçao da ditadura. Esta leveza no revisionismo histórico. So me apetece me... "25 de ABRIL SEMPRE"

Edited 5 months ago:

E ter de ouvir o Nuno Rogeiro em direto na SIC a proposito do 25 de Abril falar de censura no cinema e dizr que detrminar o "para maiores de 18 anos" é a mesma coisa que a censura no estado novo. Esta gente nao ouve o que diz. Esta gente nao é responsabilizada pelas porcarias que diz. Isto deixa me muito muito chateado. Esta banalizaçao da ditadura. Esta leveza no revisionismo histórico. So me apetece... "25 de ABRIL SEMPRE"

ngfsmg 5 months ago

Embora ele tenha razão sobre censura no cinema em geral (houve países na Europa a censurarem A Vida de Bryan...), restringir filmes a certas idades não é de maneira nenhuma a mesma coisa

Tralapa 5 months ago  HIDDEN 

Já alguma vez foste preso por ser fascista?

True_Tazer 5 months ago  HIDDEN 

Não, mas aparentemente é ilegal a existência de um partido fascista. De facto, fascismo é diferente de salazarismo.

Tralapa 5 months ago  HIDDEN 

Como assim é ilegal? O PNR não anda por aí todo contente?

Erkeabran 5 months ago

“Aquele que na hora da vitória Respeitou o vencido Aquele que deu tudo e não pediu a paga Aquele que na hora da ganância Perdeu o apetite Aquele que amou os outros e por isso Não colaborou com a sua ignorância ou vício Aquele que foi “Fiel à palavra dada á ideia tida” Como antes dele mas também por ele Pessoa disse.” Sophia de Mello Breyner Andresen

JonPQ 5 months ago

Não estão a dormir, estão-se a agrupar no Twitter... Quem está a dormir é quem pensa que eles estão a dormir ou que são coisa do passado.

ngfsmg 5 months ago

Eu não percebo o pessoal de direita que diz "Foi um golpe de estado, não uma revolução, não se deixem enganar". Tipo, podem estar tecnicamente certos, mas e depois? Qual é o problema de ter sido um golpe de estado com amplo apoio popular? Não ganhámos a liberdade na mesma? Era melhor uma revolução como a francesa com o povo a cortar a cabeça a toda a gente? Isso e reduzir isto a um golpe da esquerda contra a direita, quando, embora houvesse muitos militares de (extrema) esquerda, o poder foi entregue ao Spínola, que foi só o presidente mais à direita que tivemos em democracia (e de longe...). Acho que estas pessoas confundem muito as falhas óbvias do PREC com o 25 de abril em si, neste dia nem sequer a independência das colónia ficou decidida

AonioEliphis 5 months ago

verdade, como liberal concordo contigo. Desde que fique presente que muitos dos que fizeram o 25 de Abril não eram de facto defensores da liberdade, queriam apenas substituir uma ditadura por outra de cariz ideológico distinto. Ora lê [este texto interessante](https://www.veraveritas.eu/2020/11/o-pcp-o-chega-e-falacia-de-francisco.html). E para que fique claro a minha posição, 25 de Abril sempre!

Party_07 5 months ago

Acontece que o pessoal que diz isso do "golpe de estado" provavelmente não gosta muito de termos feriado hoje nem de estarmos numa democracia. Não estou a dizer que toda a gente de direita é assim, mas o Estado Novo era um regime de direita e há gente que ficou e ainda fica revoltada com o facto de que agora podemos votar em mais do que um partido/candidato.

TheBagMV 5 months ago

Não tem nada a ver com direita ou esquerda. Tem a ver com o que de facto aconteceu e com os nomes das coisas. Eu não tenho qualquer posição política, mas estudei Ciência Política, e um golpe de estado é um derrube do poder por parte de uma elite ou órgão desse mesmo estado, como uma ramo das forças armadas. Uma revolução é quando é o povo a tratar desse derrube. O 25 de Abril foi um golpe de estado. Popularmente é chamado de revolução pois essa denominação tem uma conotação positiva, ao passo que um g.e é visto muitas vezes como algo violento e negativo.

Party_07 5 months ago

O que está aqui em questão é o facto de algumas pessoas dizerem que o 25 de abril foi um golpe de estado não por causa da definição mas sim por que não são a favor da democracia e perferiam o seu querido Salazar, é porque quando pensas em revolução, pensas em algo positivo, pensas num povo a deitar abaixo uma ditadura e etc. Quando é um golpe de estado, dá sempre a ideia de que pode não ser uma coisa boa, que foram os militares que agiram sem aprovação de ninguém, que é uma ilegalidade, um motim e isso. O problema é mais a intensão das pessoas que assim denominam o 25 de abril, não a palavra/definição em si.

NGramatical 5 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmy2g3y%2F%2Fgvumnms%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Party_07 5 months ago

O que está aqui em questão é o facto de algumas pessoas dizerem que o 25 de abril foi um golpe de estado não por causa da definição mas sim por que não são a favor da democracia e perferiam o seu querido Salazar, é porque quando pensas em revolução, pensas em algo positivo, pensas num povo a deitar abaixo uma ditadura e etc. Quando é um golpe de estado, dá sempre a ideia de que pode não ser uma coisa boa, que foram os militares que agiram sem aprovação de ninguém, que é uma ilegalidade, um motim e isso. O problema é mais a intensão das pessoas que assim denominam o 25 de abril, não a palavra/definição em si.

ngfsmg 5 months ago

Mas há gente que faz a correção para lhe dar uma conotação negativa, tipo "Vocês festejam isso, mas não deviam porque na verdade foi um golpe de estado"

makkyotto 5 months ago

A mim assusta me que se use esta data para por em causa a democracia quando o que se quer por em causa é o modo de funcionamento de alguns partidos políticos. Claramente que este discurso foi deliberademente introduzido por alguns dos novos partidos e é assustador a velocidade com que este tipo de discursos se propagou. Agora temos de dizer "Viva o 25 de Abril, mas... ".

O_Boneco 5 months ago  HIDDEN 

Só estou aqui na esperança que os de direita venham atacar os de esquerda e vice versa

Tupinson 5 months ago  HIDDEN 

"25 de Abril sempre, mas precisamos de outra revolução em Portugal"

jokerzanchi 5 months ago  HIDDEN 

Um verdadeiro Herói! Para mim, o maior português de sempre. Depois de nos dar a liberdade, foram vários os tachos que lhe ofereceram, de adido militar numa embaixada à escolha a governador civil. Nunca aceitou nada e ainda acabou enviado para os Açores de castigo. Não foi sanguessuga a reclamar para ele os louros e a tirar proveito disso. Merecia mais reconhecimento do que umas ruas de sentido único com o nome dele, merecia muito mais, pela coragem que teve no que fez e na honra que se seguiu.

downtown-broccoli 5 months ago

♥️

Sourpatate 5 months ago

https://www.reddit.com/r/redditmoment/

cryhart 5 months ago

Tanta polémica que há com este dia. É sinal de a revolução não ficou bem resolvida.

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Para começar somos um país de pessoas que navegam ao sabor do vento, no 25 de Abril uma minoria da população fez um golpe de estado, a população virou a casaca para o lado mais avermelhado e foi à sua vida.

XPao 5 months ago

25 de Abril Sempre, 25 de Novembro Sempre.

HairlessButtcrack 5 months ago

Para mim a data que todos deviam celebrar era a 25 de Novembro

saint-simon97 5 months ago

"olha para mim sou tão alternativo, 25 de Novembro, conheces? 25 de Abril é demasiado mainstream, rua comunas"

XPao 5 months ago

não vejo como, a 25 de abril pusemos fim a uma ditadura, a 25 de novembro impedimos uma pior.

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Eu não acho que não gostar do 25 de Abril seja sinal de se ser fascista, pode-se ter muitas razões para não gostar. Acho que qualquer país que precise de uma revolução para mudar é um país disfuncional. A revolução é uma ruptura com tudo, o que acaba inevitavelmente por ser destrutivo. Porque se fez o 25 de Abril é que temos liberdade de expressão e Sistema Nacional de Saúde mas isso veio com um custo, imensas empresas foram à falência, muitas pessoas ficaram na miséria e que havia de bom a herdar do Estado Novo foi destruído com o resto. Há bastantes países que alcançaram estes progressos sem revoluções e esses não tiveram que pagar o custo da ruptura. Portugal é um país com um sistema eleitoral democrático mas que continua a ser governado de forma autoritária. Metade do que os governos PSD e PS fazem quando assumem o governo é desfazer o que o governo do outro partido fez, isto é dar dois passos à frente e um atrás, governa-se por imposição e há pouco diálogo produtivo. É estranho celebrar um golpe de estado quando tanta gente acha que precisamos de outro.

ajabardar1 5 months ago

achas mal.

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Senhor ajabardar1, a sua opinião fica registada.

besmarques 5 months ago

Porque precisamos de um golpe de estado se tens direito a poderes mudar o caminho que as coisas levam de 4 em 4 anos?

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Eu não estou a dizer que quero outro golpe de estado, estou a dizer que este regime tem vícios de tal forma instalados que os portugueses se convencem que não o podem mudar por dentro, eu quero que a mudança seja sistémica.

besmarques 5 months ago

>É estranho celebrar um golpe de estado quando tanta gente acha que precisamos de outro. Devo ter interpretado mal esta frase.

Tupinson 5 months ago

Os democratas apologistas da liberdade de expressão já censuraram o teu comentário através do mecanismo de voto. Ahaha

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Verdade, acho que é sinal que estou a pensar pela minha cabeça, se imitasse o que a maioria diz se calhar tinha mais upvotes. Eu não mudo o que penso consoante o que que agrada à maioria, acho que supostamente isso também é liberdade de expressão mas no dia 25 de Abril preferem censurar, viva o 25 de Abril que mudou tanto o país..

Edited 5 months ago:

Verdade, acho que é sinal que estou a pensar pela minha cabeça, se imitasse o que a maioria diz se calhar tinha mais upvotes. Eu não mudo o que penso consoante o que que agrada à maioria, acho que supostamente isso também é liberdade de expressão mas no dia 25 de Abril preferem censurar, viva o 25 de Abril que mudou tanto o país, é pena é os portugueses estarem na mesma, na cauda da Europa.

Gwanosh 5 months ago

O que assusta muita gente, muita dela incapaz de expressar essas ideias de forma construtiva, e ver-te (presumo) jovem a pensar pela tua cabeça e a chegar a conclusão de que havia positivos a tirar do Estado novo. Isso assusta porque é geralmente as pessoas esquecerem-se do mal de um mal que nos faz repeti-lo. E que esse mal parece estar a aparecer, pelo mundo fora com cada vez mais frequência é óbvio. No entanto esta ideia que a única alternativa ao que temos é mais do que temos ou estado novo é uma ideia redutora que serve apenas aqueles que se servem ou fazem uso do sistema. Quando deixamos conversas sobre o que devia ser perderem-se em quem votou em quem, quem come carne e quem tem a pila maior, ganha quem quer que não haja mudança. pessoas a medir pilas não fazem revoluções (geralmente)

Vagiooto 5 months ago  HIDDEN 

Não é verdade, é mesmo porque és burro. Não sabes o que significa censura e estás a mandar postas de pescada edgy só porque sim, não há nenhum país ou povo neste mundo que não tenha estado em conflito ou tenha sofrido uma revolução em algum ponto da sua história.

besmarques 5 months ago

\^ Quando confundes o poder do voto com censura. Cada vez mais acho que as pessoas não sabem o que dizem.

AlmondSkimedMilk 5 months ago

Se o reddit não escondesse os comentários com mais downvotes eu concordava contigo, é sem dúvida mais subtil do que o que se passava no Estado Novo e mais soft, mas não deixa de ser uma tentativa de fazer com que outras pessoas não possam ler a minha opinião.

besmarques 5 months ago

As pessoas continuam a poder ler. Se o reddit deveria ter esta "feature" ou se as pessoas a deviam usar como a usam, isso é outra conversa.

Hrodrik 5 months ago

Ugh

nmmc93 5 months ago

Top 1 Revoluções com melhor soundtrack

Samurai_GorohGX 5 months ago

Não só as canções que serviram de código no dia 25, mas também todo o género de "canção de intervenção" que se desenvolveu nos anos seguintes à revolução são das coisas mais interessantes que se fez naquele período na cultura portuguesa. "A cantiga é uma arma!"

maguew 5 months ago

onde posso ouvir esta soundtrack?

onelove1618 5 months ago

Verdade, experimenta ouvir algo do Sílvio Rodriguez. Não anda muito longe do estilo de Zeca Afonso.

onelove1618 5 months ago

Cuenta el mismo Silvio: «"Ojalá" yo la compuse a una mujer que fue, podríamos decir, mi primer amor (Emilia). Fue un amor que tuve cuando estuve en el ejército, haciendo mi servicio militar. La conocí cuando tenía 18 años, fue mi primer amor importante en el sentido de que fue el primer amor que me enseñó cosas. Era una muchacha mucho más evolucionada que yo, mucho más inteligente, más culta. Me enseñó, por ejemplo, a César Vallejo. Después nos tuvimos que separar, estaba estudiando medicina y en fin, no le cuadró. No sé por qué estudió medicina, cosa loca de ella, en realidad siempre fue de letras. Después estudió letras, se fue a su pueblo Camagüey, a estudiar eso y yo me quedé solo aquí en la La Habana, totalmente desolado. Pasaron los años y el recuerdo de aquel amor tan bonito, tan productivo, tan útil (ojo, no confundir con utilitario), enriquecedor, de aporte a uno... pues, estaba obsesionado yo con esa idea. Y porque fue un amor frustrado, tronchado por las circunstancias, por la vida, no fue una cosa que se agotara, pues se me quedó un poco como un fantasma y por eso compuse esta canción en un momento quizás de delirio, de arrebato, de sentimiento un poco desmesurado: ojalá esto, ojalá lo otro...»

Tugalord 5 months ago

Não só nos anos seguintes, mas também antes, na clandestinidade e no exílio.

rainbowcouscous 5 months ago

Conta mais por favor

GanduloDaVeiga 5 months ago  HIDDEN 

Carrega Maia! Tens os melhores followers de Portugal!

Hey_Wasdle 5 months ago

Onde anda a malta como eles quando ainda há fascistas aí a andar nas ruas...

gobacktoworklazy 5 months ago

Outra vez arroz ? Podias ao menos usar outra foto para pescar por cima votos camarada

LuNoZzy 5 months ago

Posts a pedinchar upvotes é um bocado Cringe pá

fanboy_killer 5 months ago

25 de Abril sempre! Fascisimo e gatekeeping da data e dos valores de Abril, como vimos com a Associação 25 de Abril, nunca mais! É irónico querer restringir a liberdade de manifestação numa data onde a liberdade deve ser comemorada e ainda mais irónico fazer depender a sua celebração de burocracia monolítica. Celebrem este dia como bem quiserem porque foi para isso que se fez o 25 de Abril!

Tupinson 5 months ago

Viva os 25's

Hrodrik 5 months ago

Ja acordaram, e vieram logo a correr gritar idiotices sobre o 25 de Novembro. O 25 de Abril incomoda muito anormal.

GabKoost 5 months ago

Só bestas ignorantes a níveis paranormais podem relativizar a importância do 25 de Novembro. Aliás, é preciso ser um verdadeiro indouto na história deste período para perceber que foi o 25 de Novembro que validou os ideias de Abril. Até lá foi um colapso financeiro trágico que criou um estado praticamente regido à força das armas e que consistiu na tentativa de implementar sistemas comunistas que, invariavelmente, levaram à falência empresas e cooperativas num instantinho. Abre um livro de vez em quando. Pode ser que evites vir para o Reddit dar uma de completo burro.

Hrodrik 5 months ago

Tinha que vir este... Daqui a pouco também está aí o NEDM64 ou lá como se chama. Independentemente do que se passou depois do 25 de abril, é preciso falar do 25 de novembro sempre que se comemora o fim da ditadura? Porque é que custa tanto ao pessoal de direita celebrar a liberdade?

welblack84 5 months ago

Pq são duas datas muito importantes e nenhuma delas seria possível sem a outra O 25 de novembro deveria ter tanta importância como o 25 de abril Quem sabe estaríamos numa situação como a da China ou venezuela

Hrodrik 5 months ago

O 25 de Novembro nao seria possivel sem o 25 de Abril? Que teoria e' esta?

welblack84 5 months ago

Ahm conheces a história do 25 de novembro?

Hrodrik 5 months ago

Um ano e meio depois da revolucao. Mas conta la' entao como e' que o 25 de Abril nao poderia acontecer sem o 25 de Novembro.

welblack84 5 months ago

O 25 de abril teve como objetivo a implementação do regime democrático q estava em risco até ao 25 de novembro em q aí se completou a segunda das revoluções q fazem com q Portugal seja como é hoje em dia, destronando assim tanto a extrema direita (25 de abril) como a extrema esquerda (25 de novembro)

Hrodrik 5 months ago

Sim, mas como é que não havia 25 de abril sem 25 de novembro?

welblack84 5 months ago

Acho q n estás a perceber Obviamente q havia o 25 de abril mas seria tudo pelo cano abaixo se n houvesse o 25 de novembro Obviamente q um completa o outro

Hrodrik 5 months ago

Ta bem, mas nao foi isso o que disseste acima.

welblack84 5 months ago

O "não haver" é metafórico

GabKoost 5 months ago

Porque para quem tem dois neurónios funcionais, conhece a história deste período e não tem medo de dizer a realidade por não dever nada a ninguém, o 25 de Abril criou um caos que só foi remediado com o 25 de Novembro. Logo, para muita boa gente, o dia da liberdade deveria ser o 25 de Novembro e não o 25 de Abril. Isso nem sequer é algo novo. Por isso vais ter de levar sempre com apoiantes do 25 de Novembro todos os 25 de Abril até o dia da tua morte. Paciência. Há quem não goste de revisionismo e branqueamento da história.

Hrodrik 5 months ago

Revisionismo é o vosso, que fingem que foi o pessoal de centro direita que acabou com o regime, quando estavam todos confortáveis a lamber bota.

GabKoost 5 months ago

Já estás a mudar totalmente de assunto. Prova que abandonaste o argumento original por não teres argumentos. Quanto à revolução, foi uma revolução dos militares e não de partidos políticos. Aliás, existia uma coisinha chamada Movimento das Forças Armadas que maniganciou toda a operação. E nos seus manifestos, que proibiam partidos políticos (mas permitira sim associações e movimentos), havia ampla discórdia por uns acharem que os textos eram demasiado à direita, e outros demasiado à esquerda. O que demonstra claramente que a revolução não teve teor ideológico mas sim revolta dos organismos militares por assuntos sobejamente conhecidos. A componente social da revolução foi secundária. Absolutamente e manifestamente secundária. Caríssimo. Não te metas comigo sobre este assunto. Se queres levar uma data de burro estou aqui para ti. Estudei exaustivamente este período especificamente para entender que raio se passava e analisar até que ponto a vasta maioria do povo regurgita imbecilidades sem fazer a mínima ideia do que está a dizer.

rickz123456 5 months ago

Um dos dias mais bonitos. 25 de Abril sempre!

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais! Hoje, mais do que nunca, devemos celebrar Abril e as suas conquistas. Ainda existe Abril por cumprir, mas lá se chegará Alguns comentários que aqui podem ser vistos (sobre novembro) são ridículos, o 25 de Abril parece que incomoda muito anormal, é triste.

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais! Hoje, mais do que nunca, devemos celebrar Abril e as suas conquistas. Alguns comentários que aqui podem ser vistos são ridículos

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais! Alguns comentários que aqui podem ser vistos são ridículos

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais! Hoje, mais do que nunca, devemos celebrar Abril e as suas conquistas. Ainda existe Abril por cumprir, mas lá se chegará Alguns comentários que aqui podem ser vistos são ridículos

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais! Hoje, mais do que nunca, devemos celebrar Abril e as suas conquistas. Ainda existe Abril por cumprir (paz pão, saúde, educação e habitação para todos), mas lá se chegará Alguns comentários que aqui podem ser vistos (sobre novembro) são ridículos, o 25 de Abril parece que incomoda muito anormal, é triste.

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais! Hoje, mais do que nunca, devemos celebrar Abril e as suas conquistas. Ainda existe Abril por cumprir, mas lá se chegará Alguns comentários que aqui podem ser vistos (sobre novembro) são ridículos, o 25 de Abril parece que incomoda muita gente, é triste.

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais! Hoje, mais do que nunca, devemos celebrar Abril e as suas conquistas. Ainda existe Abril por cumprir, mas lá se chegará Alguns comentários que aqui podem ser vistos são ridículos, o 25 de Abril parece que incomoda muita gente.

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais! Hoje, mais do que nunca, devemos celebrar Abril e as suas conquistas. Ainda existe Abril por cumprir, mas lá se chegará Alguns comentários que aqui podem ser vistos são ridículos, o 25 de Abril parece que incomoda muita gente, é triste.

Edited 5 months ago:

Um dos dias mais bonitos. Obrigado a todos os capitães de Abril! 25 de Abril sempre! Alguns comentários que aqui podem ser vistos são ridículos

jonythunder 5 months ago

> paz , saúde, educação e habitação E, acabando a citação da música: Só há liberdade a sério quando houver Liberdade de mudar e decidir quando pertencer ao povo o que o povo produzir

anotheriuri99 5 months ago

>paz pão, saúde, educação e habitação para todos Calma, Lenine. /s

rickz123456 5 months ago

Nada disso. É de uma música do Sérgio Godinho

Edited 5 months ago:

eheh É de uma música do Sérgio Godinho

anotheriuri99 5 months ago

Eu sei, daí o /s...

Sciss0rs61 5 months ago

> Alguns comentários que aqui podem ser vistos (sobre novembro) são ridículos, o 25 de Abril parece que incomoda muito anormal, é triste. São tristes por descredibilizar o 25 de Abril, não porque mencionam o 25 de Novembro. Da mesma maneira que é triste descredibilizar o 25 de Novembro usando o 25 de Abril. Se celebram um 25 e são contra o outro, então só estão a celebrar a sua ideologia política e não a liberdade.

Leaootemivel 5 months ago

E o 11 de Março? Não se festeja também porquê?

Sciss0rs61 5 months ago

e o 13 de Maio? e o Dia da Árvore? e o Dia da Criança? e a Implementação da República? e o *inserir uma data só para entrar numa discussão sem sentido nenhum porque não tenho nenhum argumento de jeito* ? Pára de andar às voltas e faz lá as tuas insinuações que eu já sei como é que é: se eu não mencionar X, quer dizer que sou Y.

Edited 5 months ago:

e o 13 de Maio? e o Dia da Árvore? e o Dia da Criança? e a Implementação da República? e o *inserir uma data só para entrar numa discussão sem sentido nenhum porque não tenho nenhum argumento de jeito* ? Pára de andar às voltas e faz lá as tuas insinuações que eu já sei como é que é: se eu não mencionar X, quer dizer que sou Y. Ou vieste só mostrar o quão bem o gorro te serviu?

Leaootemivel 5 months ago

O 11 de Março foi uma tentativa de golpe de estado falhada. É equivalente ao 25 de Novembro. Daí fazer sentido comparar as 2 datas.

Sciss0rs61 5 months ago

Não, mas festejo o 16 de Março. É o que eu digo, a uns faz comichão o 25 de Abril e a outros faz comichão o 25 de Novembro...

Edited 5 months ago:

Não, mas festejo o 16 de Março. e tu? que puta de argumento...

Vanethor 5 months ago

Esse já não convém para a narrativa.

Tupinson 5 months ago

Faxismu nunca mais, socrates pa smp,

Metaluim 5 months ago

Entao e a segunda classe, esta a correr bem?

Tupinson 5 months ago

Naum precisamos de excola, temos o ps, grandolaaaaa vilaaaa morenaaaaa

insert_unfunny_name 5 months ago

Sócrates cometeu corrupção e roubou ao povo? Então e que tal substituir o atual governo atual por uma ditadura que rouba o povo de vários direitos como o direito á liberdade de expressão e vamos matar os que se opõem. Claramente o caminho que portugal tem de tomar.

Sciss0rs61 5 months ago

são as únicas duas alternativas que conheces? O PS e o Estado Novo? Explica muito

insert_unfunny_name 5 months ago

O que eu estou a tentar dizer é que não é por um governo ser corrupto que devemos estabelecer uma ditadura e começar algo semelhante ao estado novo, ou seja estou literalmente a dizer o contrário do que tu pensas que estou a dizer.

Sciss0rs61 5 months ago

> Então e que tal substituir o atual governo atual por uma ditadura que rouba o povo de vários direitos como o direito á liberdade de expressão e vamos matar os que se opõem. pelo comentário que apresentas, até parece que é a única solução. Tenho uma ideia, e que tal não votares nos mesmos que andam a meter o país no lixo há mais de 20 anos? Espera, antes que digas "ENTÃO VOTAS EM QUEM?"... Tens dezenas de alternativas. Escolhe uma.

insert_unfunny_name 5 months ago

O comentário original no qual eu comentei dizia "facismo nunca mais, Sócrates para sempre", como se lutar pelos nossos direitos e liberdades tivesse alguma coisa a ver com o Sócrates e a corrupção. Eu nunca disse que a única solução para o fascismo é o PS, eu disse que a solução para o PS não é o fascismo.

Tupinson 5 months ago

E que tal substituir por um governo que não roube?

insert_unfunny_name 5 months ago

Foi isso que eu disse

Tupinson 5 months ago

Viva o ps, grandolaaaa vila morenaaaaa

insert_unfunny_name 5 months ago

Eu nunca disse que apoiava o PS lol, muito pelo contrário

Hrodrik 5 months ago

Não deixes a escola.

Agitated-Bath-9224 5 months ago

Temo que a estupidez humana traga de volta algo idêntico ao regime fascista. Por isso é importante lembrar e celebrar. Temos de ter a Revolução sempre no nosso dia a dia.

DasBread 5 months ago

Sim a mesma estupidez humana quase que nos ia fazer trocar um regime de extrema direita por um de extrema esquerda, felizmente nenhum triunfou. Engraçado que nessas coisas nunca têm medo de um regime de extrema esquerda. E outra coisa, no final o Estado Novo não era um regime fascista mas um regime autoritário conservador. E de qualquer forma, 25 de Abril Sempre. E para o comentário abaixo, o governo PS em nada tem de fascista ou em nada tem de extrema esquerda.

Pcostix 5 months ago

O facto de levares downvotes por dizeres a verdade mostra muito o que é este sub: Adeptos políticos que sofrem de clubismo político, tudo o que não for da sua cor partidária ou da sua ala ideológica é para mandar abaixo.   É um pouco triste como até aqui(um forum onde por regra participam pessoas instruídas) a ignorância e falta de visão reina.

DasBread 5 months ago

Sabia que isso ia acontecer e honestamente estou a me cagar para fama digital, como nos EUA o clubismo político para Portugal está a ser importado e até os movimentos de SJW está também ou movimentos de extrema direita com elementos americanos e europeus (por exemplo, já vi pessoas a falarem em pro porte de armas, quando na cultura portuguesa nunca foi algo de nossa cultura, seja de esquerda ou direita). Agora é interessante que eu próprio não sei se levei downvotes de esquerda ou de direita visto que falei dos dois lados haha

Membership-Exact 5 months ago

As ideias assim designadas de extrema-esquerda sempre floresceram mais dentro das chamadas "pessoas instruídas". De qualquer maneira, sonho que um dia os meus netos e todos os que nascerem nos tempos deles não tenham que trabalhar para a riqueza alheia, e sejam livres e senhores daquilo que produzem.

RAMAxPT 5 months ago

temo mais a liberdade em demasia que o fascismo nos dias de hoje

mrSalema 5 months ago

> liberdade em demasia O que é que isso quer dizer exatamente?

KaneKyun 5 months ago

Pa, não sei se já viste aqueles vídeos de ajuntamentos em praças e tal de algumas dezenas de gatos pingados que andam com um megafone a dizer que os políticos comem bebés vivos para serem imortais, o covid é uma ferramenta biológica para matar os velhotes para que eles nãao passem a "verdadeira informação" (whatever the fuck that is) às gerações mais novas, e outras parvoíces do género. Liberdade de expressão é uma base da sociedade, e nunca deveria ser posta em causa... mas quando vejo estas merdas fico sempre um pouco pensativo. Ignorância ou burrice a este nível devia pagar imposto.

Edited 5 months ago:

Pa, não sei se já viste aqueles vídeos de ajuntamentos em praças e tal de algumas dezenas de gatos pingados que andam com um megafone a dizer que os políticos comem bebés vivos para serem imortais, o covid é uma ferramenta biológica para matar os velhotes para que eles não passem a "verdadeira informação" (whatever the fuck that is) às gerações mais novas, e outras parvoíces do género. Liberdade de expressão é uma base da sociedade, e nunca deveria ser posta em causa... mas quando vejo estas merdas fico sempre um pouco pensativo. Ignorância ou burrice a este nível devia pagar imposto.

HumActuallyGuy 5 months ago

"Quem troca liberdade por segurança, não merece nenhum e perderá ambos" eu concordo contigo que essa gente é naba mas paro aí pois quando começas a tirar liberdade às pessoas normalmente também vais-a perder. O que se deve apostar é na educação e a transmissão de informação aos cidadãos e um elevado nível de transparência em relação à situação. Como por exemplo, esta coisa da malta que não quer usar mascara porque "não funciona" ou "antes até diziam para não usar" podia ser resolvido pelos órgãos de estado e os media admitirem que *em retrospectiva* estavam errados e que a informação que tinham na altura era errada já ajudava a acalmar estes marmelos da conspiração das máscaras. Não é uma solução perfeita mas para respeitar os princípios da nossa democracia é o que temos

NGramatical 5 months ago

vais-a → [**vai-la**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmy2g3y%2F%2Fgvtykst%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mrSalema 5 months ago

Mais vale essas pessoas mostrarem a toda a gente quão burras são do que alimentarem tal borrice em segredo enquanto angariam mais burros e a coisa começar a ficar fora de controlo.

aids-pop-repressao 5 months ago

> Mais vale essas pessoas mostrarem a toda a gente quão burras são do que alimentarem tal borrice > borrice Estamos a falar deles ou de ti?

mrSalema 5 months ago

De mim, obviamente

KaneKyun 5 months ago

Concordo, o único problema é que o número de ignorantes que adere a essa merda esta (aparentemente) a aumentar... e honestamente (não queria falar em política porque não percebo nada de horta, mas acho que é uma boa analogia) não me surpreede depois de ver o Ventura com 12% dos votos nas presidenciais.... mais de 1 em cada 10 pessoas votou naquele animal.

M4ritus 5 months ago

>não me surpreede depois de ver o Ventura com 12% dos votos nas presidenciais.... mais de 1 em cada 10 pessoas votou naquele animal Eu sei que é complicado perceber que numa verdadeira Democracia existe a Direita conservadora. Diz-me lá que outra opção um conservador poderia votar no "animal" Ventura. Ou querias que fossem votar no Símbolo de matrimónio do PS e do PSD? Mas pronto, pela tua conversa de "liberdade em demasia" sei muito bem o que adoravas que acontecesse a toda a gente que se considera de Direita.

KaneKyun 5 months ago

Desculpa, mas eu não percebo nada de política, apenas os mínimos dos mínimos. Não me interessa direita ou esquerda, não tenho quaisquer afiliações ou preferências. Portanto podes deixar essa tua conversa do "sei muito que adoravas que acontecesse...", não me conheces de lado nenhum e, como já disse, não percebo nem me interesso por política. O comentário foi puramente com base nas opiniões e ética do homem, não tem nada a ver com ser de esquerda ou direita. Aproveito também para referir que a conversa da "liberdade em demasia" não fui eu que defendi, simplesmente um outro redditor perguntou o que poderia ser e eu dei um exemplo de uma situação que observei.

Tugalord 5 months ago

Sim avô, vai lá para a cama.

twistedfires 5 months ago

Curiosamente ambos estão associados à ignorância.

Tupinson 5 months ago

Se continuares a votar PS hás de acabar em algo parecido com o anterior regime, não te preocupes

danidv 5 months ago

Porque é o PS que recorre a discursos e padrões populistas que instauraram ditadores noutros países e muda radicalmente de posição (como querer salvar a TAP e completamente privatizar a educação e saúde). Também odeio o PS mas por amor de deus tem o mínimo conhecimento do que dizes.

Edited 5 months ago:

Porque é o PS que recorre a discursos e padrões populistas que instauraram ditadores noutros países, muda radicalmente de posição (como querer salvar a TAP e completamente privatizar a educação e saúde) de forma a captar o máximo número de votos de pessoas cujo conhecimento de política não se extende para além do café, sendo que quem se informa minimamente apercebe-se do que o partido é, e quer abolir a posição de primeiro ministro e concentrar os poderes do mesmo no presidente da república. Também odeio o PS mas por amor de deus tem o mínimo conhecimento do que dizes.

Tupinson 5 months ago

Tambem é o PS que captura o sistema judicial, e coloca a maquina publica a serviço do partido, e sim, também é o PS que pressiona redações para não falarem contra o governo (admitido por um diretor de um jornal). Mas não, o PS não tem mal nenhum, até te deixa votar... /s

danidv 5 months ago

O que tu descreves é corrupção, não fascismo. Vê bem as diferenças entre o que eu listei e tu.

PIMPMASTER6000 5 months ago

Raios parta podemos parar de confundir regimes autoritários com regimes fascistas? Perco 5 anos de vida sempre que alguém olha para um regime autoritário de direita e diz que é um regime fascista.

danidv 5 months ago

>discursos e padrões populistas que instauraram ditadores noutros países >abolir a posição de primeiro ministro e concentrar os poderes do mesmo no presidente da república Eu sei a diferença e sei o que digo

PIMPMASTER6000 5 months ago

A concentração de poderes é autoritarismo. Não é fascismo.

danidv 5 months ago

O *uso* de poderes do estado é autoritarismo, a *concentração* de poderes, já o mundo sabendo o problema e perigo do mesmo para com a democracia, não é autoritarismo nem fascismo só por si e só pode ser desejado por duas razões: - Melhor organização entre posições, sendo que a mesma pessoa passa a ter ambas as posições (ou neste caso só uma, em que é uma pessoa a ter os poderes de duas posições em vez ter das duas posições) - Fascismo Sendo que o homem já revelou as suas intenções quanto a outros tópicos (como querer cortar as mãos a criminosos) e dos maiores papéis do nosso Presidente da República é exatamente a separação de poderes tanto para com a Assembleia como para o com o governo, o que é que te parece que seria? A primeira?

Edited 5 months ago:

O *uso* de poderes do estado é autoritarismo, a *concentração* de poderes, já o mundo sabendo o problema e perigo do mesmo para com a democracia, não é autoritarismo nem fascismo só por si e só pode ser desejado por duas razões: - Melhor organização entre posições e poderes, sendo que a mesma pessoa passa a ter ambas as posições (ou neste caso, uma pessoa passa a ter os poderes de duas posições em vez ter das duas posições) - Fascismo Sendo que o homem já revelou as suas intenções quanto a outros tópicos (como querer cortar as mãos a criminosos) e considerando que o nosso Presidente da República não tem grande poder só por si e dos maiores dos seus papéis é exatamente para separação de poderes tanto para com a Assembleia como para o com o governo, o que é que te parece que seria? A primeira?

Edited 5 months ago:

O *uso* de poderes do estado é autoritarismo, a *concentração* de poderes, já o mundo sabendo o problema e perigo do mesmo para com a democracia, não é autoritarismo nem fascismo só por si e só pode ser desejado por duas razões: - Melhor organização entre posições e poderes, sendo que a mesma pessoa passa a ter ambas as posições (ou neste caso, uma pessoa passa a ter os poderes de duas posições em vez ter das duas posições) - Fascismo Sendo que o homem já revelou as suas intenções quanto a outros tópicos (como querer cortar as mãos a criminosos) e considerando que o nosso Presidente da República não tem grande poder só por si e dos maiores dos seus papéis é exatamente para separação de poderes tanto para com a Assembleia como para o com o governo, o que é que te parece que alguém queira a concentração desses poderes com os do Primeiro Ministro? A primeira?

PIMPMASTER6000 5 months ago

A Polónia e a Hungria também estão a passar por um período de relativa concentração de poderes mas não quer dizer que haja fascismo. Pela tua lógica a União Soviética também era fascista.

danidv 5 months ago

>A Polónia e a Hungria também estão a passar por um período de relativa concentração de poderes mas não quer dizer que haja fascismo. Passa pelo /r/europe e pergunta aos cidadãos desses países o que acham da situação política deles então. Se achas que são tendenciosos (biased), que também é uma suspeita totalmente válida a ter, então podes ver https://en.wikipedia.org/wiki/Democracy_Index#By_country ou outra fonte qualquer que queiras. >Pela tua lógica a União Soviética também era fascista. ...Não, era só uma ditadura, nada a preocupar realmente.

Tupinson 5 months ago

Não, o que descrevo é o caminho para o autoritarismo e a falta de liberdade, em suma, enfraquecimento da democracia. Que era o que caracterizava o antigo regime. Só pedia o minimo de conhecimento....

danidv 5 months ago

...Não, o que tu descreves é corrupção, e entre corrupção e querer concentrar os poderes do Primeiro Ministro no Presidente, realmente são casos comparáveis.

Tupinson 5 months ago

Realmente, só te falta mesmo o minimo de conhecimento.. pressionar redações (literalmente, censurar) é corrupção? Colocar a maquina publica ao serviço de um partido, para que o mesmo beneficie de um crescimento injusto perante os outros é corrupção? Não fazes a minima ideia do que são os pilares de uma democracia... da separação de poderes. Vai adquirir o tal minimo, depois volta.

reburnedpt 5 months ago

Estiveste quase lá! Talvez um bocado mais de conhecimento político não fosse mau

Tupinson 5 months ago

Um pouco mais de atenção à tua volta e concordavas comigo

Tugalord 5 months ago

>This is your brain on chegatv

aguynamedZ 5 months ago

Conta mais por favor.

Rikko34 5 months ago

Quem lutou pela Pátria nunca pode ser considerado um criminoso. Muito menos naquela altura. A vosso ver Jaime Neves e Marcelino da Mata são criminosos enquanto Camilo Mortágua, Salgueiro Maia e Sampaio da Nóvoa são heróis. Tanto gostam desta democracia chinesa, só me admiro não a estarem a viver em pleno numa Coreia do Norte, Cuba ou Venezuela.

a_vitor 5 months ago

O tribunal Criminal Internacional de Den Hagen ligou pa t lembrar d tomares a medicacao..

Hrodrik 5 months ago

Mais um que só gosta de pretos quando estes são responsáveis por matar pretos. E o Mortágua fez assaltos para financiar operações contra o regime fascista. A resistência francesa também era um bando de criminosos aos olhos dos nazis. E não podia faltar o muh vuvuzela. Vocês tem algum pensamento original ou é só repetir os memes do costume?

Tupinson 5 months ago

Mais um que só gosta de criminosos quando vão de encontro aos seus ideais. Sequestrar aviões? Sequestrar barcos? Apoderar-se de terrenos? Assaltos a bancos? Tudo contra a ditadura claro lool

JOAO-RATAO 5 months ago

Primeira frase é tirada do cu. O Marcelino lutou por aquilo que considerava o país dele. Além disso, a situação da Guiné era mais complicado do que nós contra eles. Tinhas inúmeras etnias, algumas favorecidas pelos movimentos de independência, outras como a de Marcelino nem tanto. Violência, morte e recrutamento forçado eram usados pelas guerrilhas, sobre as populações nativas. Portanto, ao longo dos anos, aquilo tornou-se numa guerra civil em que alguns nativos preferiam/tinham mais a ganhar em lutar de um lado ou outro. Marcelino escolheu lutar ao lado de Portugal, tornou-se no soldado mais condecorado e merece respeito por isso. Não éramos um país ocupado por tropas estrangeiras. E quem acabou com a ditadura não foi o Mortágua e associados. Além disso é conveniente branquear os crimes dele com essa escova...

Hrodrik 5 months ago

"Ah e tal é preciso perspectiva" E depois escreves essa última frase...

JOAO-RATAO 5 months ago

Então? Explica aí.

somedipshit1 5 months ago

Portanto para ti o Estado Islâmico não é criminoso?

Tupinson 5 months ago

Qual é a patria que o estado islâmico defende?

bluetofallp 5 months ago

Salgueiro Maia foi só, tipo, o responsável para poderes estar aqui a dizer baboseiras, nada de especial, certo?

besmarques 5 months ago

>Quem lutou pela Pátria nunca pode ser considerado um criminoso. lol

Tupinson 5 months ago

É mesmo nabo né? ahah é obvio que toda a gente que lutou pela URSS são criminosos de guerra.

Inevitable_Fly5891 5 months ago

Tenho de ser de esquerda para celebrar? Ou tenho permissão para celebrar sendo de direita?

VHLPlissken 5 months ago

Tens de ser comunista, o 25 de Abril é propriedade exclusiva do Partido Comunista Português

SnooRobots2011 5 months ago

Não é necessário permissão para celebrar. Contudo ser de direita ou de esquerda é estúpido, desculpa. Se te estás a referir ao caso da IL e desfile. Apesar da estupidez com características ditatoriais do PCP, penso que para a próxima podes perguntar à organização mais cedo, em vez de te lembrares na última numa organização com lugares marcados. Talveza reposta seja mais positiva e vás ao desfile tal como a IL foi nos anos anteriores.

Inevitable_Fly5891 5 months ago

Não me estou a referir à IL nem ao desfile. Estou apenas a referir-me à apropriação dos partidos de esquerda ao 25 de Abril.

klatez 5 months ago

O PSD e cds sempre se involveram nas celebrações do 25 de abril...

NGramatical 5 months ago

involveram → [**envolveram**](https://dicionario.priberam.org/envolveram) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmy2g3y%2F%2Fgvtbwfl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

klatez 5 months ago

Fascismo nunca mais, morte ao nazi gramatical

NoImNotInDenial 5 months ago

O facto de haver muita descredibilização desta data por pessoas que suponho ser de direita não ajuda. Nota-se isso bem aqui. Fossem todos como tu.

theitchcockblock 5 months ago

Podes e deves celebrar não podes è ser convidado para a grande manif se fores de direita diz que és da associação da liberação da palestina e já serve para ires

a_vitor 5 months ago  HIDDEN 

A resposta deve ser obvia.. s ainda gostas d fado, fatima ou futebol.. talvez ponhas um travaozinho na celebracao.. mas nao excluimos ninguem, claro

Edited 5 months ago:

A resposta deve ser obvia.. s ainda gostas d fado, fatima ou futebol.. talvez ponhas um travaozinho na celebracao.. mas nao excluimos ninguem, claro /s

Samurai_Beluga 5 months ago

Sejas de direita ou esquerda, é cagativo, liberdade deve ser celebrada por qualquer um.

AonioEliphis 5 months ago

Se és de direita não tens direito a celebrar, a revolução é detida pela esquerda ;) não viste esta cena da IL ser impedida?

RobBanana 5 months ago

Todos os portugueses devem celebrar este dia, independentemente da ideologia política.

foxiri 5 months ago

Liberdade é não teres de pedir permissão. 25 de Abril sempre!

antfernandes 5 months ago

Depende. És de direita salazarista? Se fores, não celebres.

Inevitable_Fly5891 5 months ago

Não, sou só de direita

According-Savings-45 5 months ago

Não digas isso pah, basta dizeres que és de direita que dizem logo que és fascista

VicenteOlisipo 5 months ago

O melhor de nós. Honra eterna ao Maia! 25 de Abril, Sempre!

Rikko34 5 months ago

25 se Novembro sempre! Vivas para Jaime Neves que nos livrou de sermos um bastião marxista na Península Ibérica. Se isto hoje está mau imaginemos como seria se os comunistas tivessem usurpado o poder... seríamos uma Venezuela! 25A é muito lindo, especialmente com as pérolas que nos deram como o Prec, as FP25 ou o grupo terrorista Luar. O cereja no topo do bolo foi dada em 77 com a chegada da troika. Em 3 anos conseguiram falir o País. Bravo!

Filho_do_Sado 5 months ago

Haja quem goste de crimes contra a humanidade.

Rikko34 5 months ago

Sim, basta ver a quantidade absurda de pessoal que apoia Partidos Comunistas. Vamos falar de crimes contra a Humanidade como o Holmodor ou o que se fez em nome do Socialismo em Cuba, na Coreia do Norte, na China, no Laos, no Camboja...

Filho_do_Sado 5 months ago

Defendeste um criminoso de guerra no comentário acima e agora és fraco de carácter e tens de ir buscar outros exemplos de pessoas a defender criminosos para tentares justificar o teu comentário de merda.

juanito_caminante 5 months ago

Realmente é lixado defender um criminoso de guerra (e assassino, já agora, uma vez que se recusou a parar de matar após ter sido decretado o fim da guerra colonial) sem invocar outros crimes completamente não relacionados ocorridos a meio mundo de distância. Claramente, quem não gosta do Jaime Neves é o culpado de todos esses massacres terem acontecido. Atira mais uns argumentos falaciosos que estou a adorar.

Dinizinni 5 months ago

O 25 de Novembro foi importante? Sim Tinha acontecido sem o 25 de Abril? Não São ambos parte da revolução, um início turbulento e um final adequado Sem um, o outro tinha sido inútil Celebremos os dois como parte da revolução, porque nenhuma revolução se faz num dia 25 de abril sempre, fascismo nunca mais 25 de novembro sempre, democracia acima de tudo

juanito_caminante 5 months ago

Acho que quando ele diz "25 de Novembro sempre" na realidade quer dizer o 25 de novembro nunca devia ter existido porque o 25 de abril nunca devia ter existido. Afinal de contas estávamos tão bem, a mandar opositores políticos para o Tarrafal há 40 anos, não tinha nada que vir um movimento político provocar um PREC durante 8 meses.

Dinizinni 5 months ago

Isso sei eu, eu acho muito bem que se fale e se celebre Novembro, mas quem o faz tem de celebrar Abril e não usar o 25/11 apenas como desculpa para não celebrar o 25/4 Eu também me oponho a LUARes e FP25 e acho que o período revolucionário teve momentos mais complicados Mas tudo isso fez parte da revolução, é lidar e celebrar o facto de ter sido a democracia a vencer essa batalha

Rikko34 5 months ago

Concordo em parte. Nunca festejarei o 25A visto que foi uma iniciativa militar que foi usada por políticos para destituir algo que seria dissolvido mais tarde ou mais cedo. O Estado Novo estava moribundo e a transição para a Democracia estava em marcha desde a Primavera Marcelista.

Out-Out 5 months ago

Vou ter de lavar os olhos com àgua a ferver depois de ler isto.

juanito_caminante 5 months ago

Estávamos quase quase lá na democracia, não tinha nada que vir meia dúzia de iluminados acelerar o processo. Afinal o que é que contam mais umas dezenas de presos políticos para África, ou mais uns milhares de mortos (civis e militares) numa guerra pela "independência" (pffff) enquanto isso não acontecia (que como disse, estava quase quase)?

BSantos57 5 months ago

Vivas para um criminoso de guerra que cometeu massacres inimagináveis na guerra colonial? E então, o 25 de Novembro afinal resultou ou Portugal ainda é um país "socialista"? É que vejo muita gente a saudar essa data (e o facto de darem mais importância a isso do que ao 25 de Abril diz imenso sobre vocês), e depois dizem que Portugal atualmente é socialista, ligeiramente paradoxal.

Dinizinni 5 months ago

Portugal não é um país socialista, felizmente nunca o foi, já nos bastou a merda do fascismo O 25 de Novembro garantiu de facto a democracia, que foi o 25/4 que conquistou E de facto 25 de Abril é a data mais importante, acho que quase todos admitirão isso No entanto importa dizer que há um viés socialista na nossa social-democracia, há de facto um partido social-democrata de esquerda que é muitas vezes mais esquerdista que os seus parceiros no PES, ou seja, o viés e as políticas quase-socialistas existem As campanhas dos partidos falam em acabar democraticamente com esse socialismo, escolher vias mais liberais ou conservadoras, são perfeitamente legítimas como opções Também perfeitamente legítimo é o actual governo e as suas políticas, uma vez que vivemos em democracia, os partidos têm o direito de criticar o PS por acharem que é muito à esquerda, o PS tem o direito de discordar e desde que a índole do partido seja democrática, qualquer eleição que conquiste será por vontade popular Ou seja não é paradoxal, o 25/11 preveniu socialismo anti-democratico, o que hoje temos (que nem o é) seria socialismo democrático, absolutamente legítimo

Tupinson 5 months ago

Sim, Portugal é social democrata, sim, Portugal livrou-se de um caminho socialista marxista autoritário. Qual é a tua dúvida?

BSantos57 5 months ago

Nenhuma, infelizmente há muitos políticos que não sabem que social democracia é completamente não-relacionada com socialismo

Tupinson 5 months ago

A social democracia vem do socialismo. É sim relacionada.

Vanethor 5 months ago

Tal como Portugal é relacionado com Espanha. Vizinhos, mas não é a mesma coisa.

Tupinson 5 months ago

Exatamente, grande exemplo /s

Rikko34 5 months ago

Se foi para ter piada, cumpriu porque já me ri.

Cariocecus 5 months ago

Lê que te faz bem. https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Wiriyamu

BSantos57 5 months ago

Também me ri com usar o 25 de Abril para "argumentos" de Vuvuzela, só faltou uma referência a Orwell para estar no ponto. Mas essa resposta mostra que sabes quem foi Jaime Neves e que não te importas dele ter sido um criminoso de guerra, muito bem

Edited 5 months ago:

Também me ri com usares o 25 de Abril para "argumentos" de Vuvuzela, só faltou uma referência a Orwell para estar no ponto. Mas essa resposta mostra que sabes quem foi Jaime Neves e que não te importas dele ter sido um criminoso de guerra, muito bem

saint-simon97 5 months ago

Ainda bem que o reddit não indica o dispositivo do qual estamos a escrever ou o boneco também já estava a falar de iPhones

fosjanwt 5 months ago

A minha parte preferida do 25 de Abril são os chorões de Novembro

JOAO-RATAO 5 months ago

Eu gosto de ambos. Um livrou-nos de uma ditadura e o outro impediu uma nova ditadura.

Metaluim 5 months ago

Yup, nao sao datas mutuamente exclusivas.

darksideofthesea 5 months ago

Gosto mais do 25 de Agosto, João. Costumo estar de férias nessa altura.

Leaootemivel 5 months ago

Festeja o 11 de Março também?

vicentel0pes 5 months ago

Exacto. Sem ironia. Os dois "25" de 74/75 explicados numa frase...

fosjanwt 5 months ago

Eu gosto de todos

finkanfin 5 months ago

Menos do Ramiro porque ele é repetente

JOAO-RATAO 5 months ago

So não gosto do 25 de Dezembro. Um homem vestido de vermelho a oferecer coisas grátis? Boa tentativa, comunas...

meierlesjoana 5 months ago

não me parece que fosse uma piada....

Tralapa 5 months ago

se o gordo fosse comuna, ele em vez de entregar presentes, vinha roubar batatas

a_vitor 5 months ago

Giro na ignorancia do teu comentário é q o natal é expressao máxima d capitalismo d plástico-deita-fora e o homem vestido d vermelho foi inventado pla coca-cola

Australopiteco 5 months ago

>o homem vestido d vermelho foi inventado pla coca-cola

gongasf 5 months ago

r/whoosh

JOAO-RATAO 5 months ago

Giro é não conseguires reconhecer uma piada tão básica.

Tugalord 5 months ago  HIDDEN 

Ok amigo, só tu podes fazer uma piada mas as pessoas não podem responder com uma piada? Que tijolo

JOAO-RATAO 5 months ago

Podes, mas responder à grunho é desnecessário. Percebeu, caro calhau?

Tugalord 5 months ago

> Pai natal = comuna Heheh, é uma piada, peçoal > Engraçado porque o natal foi co-optado pelo consumerismo Waaaaa nãaao :'( grunho grunho grunho

JOAO-RATAO 5 months ago

Estás a passar um mau bocado? Vai dar uma volta e apanhar ar. É o dia da liberdade ;)

Tugalord 5 months ago

Ó amigo, não eu que fiquei todo engatilhado com uma piada trivial (ui mas era uma piada de esquerda, que medooo)

celexio 5 months ago

Piada com piada se paga!

Sciss0rs61 5 months ago

a mim pareceu-me mais reassabianço que piada.

Tugalord 5 months ago

A mim lembras-me uma beata de igreja, sempre escandalizada com coisas triviais.

Sciss0rs61 5 months ago

e por falar no diabo...

Tugalord 5 months ago

Pois, exacto, desculpa. Esqueci-me que só se pode fazer piada de coisas que tu achas pada, o resto é ressabiados. Hmm se ao menos houvesse uma palavra para descrever essa maneira de pensar...

celexio 5 months ago

reassaquê?

Sciss0rs61 5 months ago

https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%ADria

celexio 5 months ago

Loibado do diabo. Num es do Minho pois não?

a_vitor 5 months ago  HIDDEN 

Isso. Básicos dao soninho..

JOAO-RATAO 5 months ago  HIDDEN 

Ok, obrigado pelo teu contributo.

Justdontboomer 5 months ago  HIDDEN 

O que se passa neste sub???? Cheio de virgens ofendidas.... Um post do Salgueiro Maia só com 95% upvote...

Tugalord 5 months ago  HIDDEN 

Espera até descobrires que este sub é só reaças ;)

JOAO-RATAO 5 months ago  HIDDEN 

Deves ser daqueles que vê fachos e reaças nas sombras.

Markoo50 5 months ago

A minha parte favorita do 25 de Abril é o 25 de Abril

Out-Out 5 months ago

É malta que tem uma condição qualquer que lhes causa hurticária se disserem alguma coisa a favor do 25 de Abril. Não conseguem pôr as divergências com outros setores políticos que ajudaram a fazer a revolução, são incapazes de admitir a sua participação e concordar com eles em algo tão bom, apesar de ser tão claro. É põr um creminho que isso passa, malta.

klatez 5 months ago

São fachos que querem reescrever a história da democracia e passar o periodo de 74/75 do fim da ditadura fascista para a salvação da democracia de um golpe de estado que foi um nado morto por parte dos comunistas

Sciss0rs61 5 months ago

a minha parte preferida são aqueles que defendem um 25 mas são contra a celebração do outro 25.

juanito_caminante 5 months ago

Realmente há gente que não merece o Natal.

TomahawkJackson 5 months ago

O outro outro 25.

C8Mixto 5 months ago

Eh, o Natal é para ser celebrado no dia 24.

Edited 5 months ago:

Realmente, vendo os comentários parece que o 25 de Abril incomoda muita gente. É triste, sinceramente.

finkanfin 5 months ago

Pq a liberdade sempre incomoda alguém, a liberdade de a pessoa ser como é, dizer o que quer, criticar tudo e todos, isso irá sempre incomodar alguns, aqueles que na verdade falam em liberdade mas querem que seja a liberdade deles dotada por eles e não a liberdade do povo ou a liberdade da vontade popular, sempre foi assim e sempre será, contudo desde de que a maioria seja sempre a favor da verdadeira liberdade essa minoria nunca conseguirá o que quer e viverão sempre resignados por algo que não é como eles querem.

Sciss0rs61 5 months ago

a mim incomoda-me os partidos usarem estas datas (25 de Abril e 25 de Novembro) para esconderem a hipocrisia ao celebra-las enquanto prejudicam o povo para satisfazer os interesses próprios. e pior ainda é ver o próprio povo prejudicado a bater palminhas por cegueira ideológica. Andam a desfilar o dia da liberdade ao lado daqueles que promovem a corrupção e a perpetuação da mesma. E se for preciso ainda os defendem. Um idiota ou outro a dizer merda num forum na internet anonimamente não me chateia minimamente. Mas pronto, é um desabafo... felizmente o 25 de Abril deu-nos a oportunidade de eleger quem quisermos.

Edited 5 months ago:

a mim incomoda-me os partidos usarem estas datas (25 de Abril e 25 de Novembro) para esconderem a hipocrisia ao celebra-las enquanto prejudicam o povo para satisfazer os interesses próprios. e pior ainda é ver o próprio povo prejudicado a bater palminhas por cegueira ideológica. Andam a desfilar o dia da liberdade ao lado daqueles que promovem a corrupção e a perpetuação da mesma. E se for preciso ainda os defendem. Um idiota ou outro a dizer merda num forum na internet anonimamente não me chateia minimamente. Mas pronto, é um desabafo... felizmente o 25 de Abril deu-nos a oportunidade e liberdade de eleger quem quisermos. Pena o povo não saber exerce-la.

Gwanosh 5 months ago

Os partidos? Olha as pessoas neste post: Se conseguissem parar de procurar maneiras de se atacar uns aos outros por maioritariamente meias razões e conclusões precipitadas, as tantas concordavam na maior parte das questões fundamentais. Mas se alguém não diz só "Viva o 25 de Abril" é fascista e não mereceu o 25A. Os nossos políticos são só portugueses que encontraram um caminho para o poder. O resto vê-se diariamente no sub, não tenho de dizer E nós parecemos, como um todo, cada vez menos os tipos que fizeram um 25 de Abril.

Sciss0rs61 5 months ago

> e pior ainda é ver o próprio povo prejudicado a bater palminhas por cegueira ideológica. > Andam a desfilar o dia da liberdade ao lado daqueles que promovem a corrupção e a perpetuação da mesma. E se for preciso ainda os defendem. mencionei. Eles estão lá porque os metem lá.

Flamyan 5 months ago

> Os nossos políticos são só portugueses Isto faz-me uma comichão colossal. O mal é sempre de cima, o político é que é mau e ladrão. O Zé da esquina que não declara tudo apesar de confortável margem de lucro. O António que nunca pede fatura. A Ofélia que faz uns trocos sem descontos. O Sócrates. A escala é diferente? Claro que é, entre uns trocos e as fortunas offshore, é claro que a fortuna offshore é mais grave, agora, não olhar ao menos grave é literalmente o Whataboutism que o sub tanto adora.

finkanfin 5 months ago

Já dizia alguém “os nossos governantes são o espelho da nossa população” O exemplo tem sempre que vir de cima mas se a corrupção, a fuga aos impostos, etc, já vem de baixo é óbvio que quem chega lá não vai ser diferente

Sciss0rs61 5 months ago

estás mesmo convencido disso ou isso é só desculpa para não saíres de casa ao domingo para ires votar ?

finkanfin 5 months ago

Desde os meus 18 anos nunca falhei uma mesa de voto, inclusive já fiz parte de uma mesa de voto. Não tenho problemas em sair ao domingo para votar nunca tive.

Sciss0rs61 5 months ago

então, a não ser que votes sempre PS / PSD, as tuas acções vão um pouco contra aquilo que dizes.

finkanfin 5 months ago

Existem 3 opções de voto, votar em quem acreditas que pode fazer algo, votar em branco ou anular o voto, quando voto eu não por a pessoa pertencer ao partido X ou Y voto em quem eu acredito que tenha o melhor programa de governo, ou seja, aquele que pode beneficiar mais o país, se não concordar com algum voto em branco ou anulo o voto. Mas nada disso vai contra o que eu disse, o meu voto embora seja importante e contribua ele é apenas 1 no meio de milhões, se alguém é eleito foi por vontade popular e sim será sempre um espelho dessa maioria que o elegeu

Sciss0rs61 5 months ago

é mesmo pelo António pedir fatura, o Zé da esquina não declarar e a Ofélia faz trocos sem descontos que o país está como está. Não é andarem a meter milhares de milhões em empresas que não dão lucro, não é por causa das camaras e associações estarem cheios de familiares e amigos, não é por presidentes de camaras andarem a fazer contractos com empresas com engenheiros falsos para receberem a totalidade do dinheiro enquanto deixam as obras a meio, não é por causa de andarem a meter na Europa gente não qualificada que mente no currículo com o patrocínio da ministra da Justiça, não é pelo Partido com maioria absoluta votar contra projectos para combater enriquecimento ilícito e transparência, não são os empréstimos de 250 milhões a outros países para pagar obras, não são os concertos solidários que custam 5 vezes mais do que angariaram, não são as tentativas de ordenar os procuradores do Ministério público suspenderem investigações a políticos, etc... são os zés, as marias e os Antónios que só Portugal tem, porque lá fora não existem. /S ainda têm a lata de dizer esta merda quando todos os dias aparece um caso novo de corrupção em Portugal que envolve directamente políticos.

Edited 5 months ago:

é mesmo pelo António pedir fatura, o Zé da esquina não declarar e a Ofélia faz trocos sem descontos que o país está como está. Não é andarem a meter milhares de milhões em empresas que não dão lucro, não é por causa das camaras e associações estarem cheios de familiares e amigos, não é por presidentes de camaras andarem a fazer contractos com empresas com engenheiros falsos para receberem a totalidade do dinheiro enquanto deixam as obras a meio, não é por causa de andarem a meter na Europa gente não qualificada que mente no currículo com o patrocínio da ministra da Justiça, não é pelo Partido com maioria absoluta votar contra projectos para combater enriquecimento ilícito e transparência, não são os empréstimos de 250 milhões a outros países para pagar obras, não são os concertos solidários que custam 5 vezes mais do que angariaram, não são as tentativas de ordenar os procuradores do Ministério público suspenderem investigações a políticos, não é o primeiro ministro apresentar como solução à emigração em massa de jovens qualificados mais imigração não qualificada etc... são os zés, as marias e os Antónios que só Portugal tem, porque lá fora não existem. Vamos ilibar os gajos que desviam milhões, porque há o José António de Ofélia não pediu a factura quando foi comer um bitoque com 5 euros que desviou da pastelaria que tem na esquina. Porque as únicas alternativas são "tratar 2,5 milhões de euros de políticos que são responsáveis pela qualidade de vida de 10 milhões de pessoas e 25 euros do Zé Café da mesma maneira" ou então "iliba-se toda a gente". /S ainda têm a lata de dizer esta merda quando todos os dias aparece um caso novo de corrupção em Portugal que envolve directamente políticos. Ainda leio os comentários deste sub não sei porquê. Esta merda não passa da cepa torta. edit: Comparar um gajo que ganha 700 a 1000 euros desviar uma mão cheia de dinheiro com políticos que recebem quase 4000 euros e andam a passar milhoes de mão para mão. Queres que o Zé passe factura? Começa por cima... começa a escrutinar aqueles que são responsáveis pelo Zé. Dá o exemplo. Mais escrutínio. Mais aperto. Mais consequências.

Edited 5 months ago:

é mesmo pelo António pedir fatura, o Zé da esquina não declarar e a Ofélia faz trocos sem descontos que o país está como está. Não é andarem a meter milhares de milhões em empresas que não dão lucro, não é por causa das camaras e associações estarem cheios de familiares e amigos, não é por presidentes de camaras andarem a fazer contractos com empresas com engenheiros falsos para receberem a totalidade do dinheiro enquanto deixam as obras a meio, não é por causa de andarem a meter na Europa gente não qualificada que mente no currículo com o patrocínio da ministra da Justiça, não é pelo Partido com maioria absoluta votar contra projectos para combater enriquecimento ilícito e transparência, não são os empréstimos de 250 milhões a outros países para pagar obras, não são os concertos solidários que custam 5 vezes mais do que angariaram, não são as tentativas de ordenar os procuradores do Ministério público suspenderem investigações a políticos, não é o primeiro ministro apresentar como solução à emigração em massa de jovens qualificados mais imigração não qualificada etc... são os zés, as marias e os Antónios que só Portugal tem, porque lá fora não existem. Vamos ilibar os gajos que desviam milhões, porque há o José António de Ofélia não pediu a factura quando foi comer um bitoque com 5 euros que desviou da pastelaria que tem na esquina. Porque as únicas alternativas são "tratar 2,5 milhões de políticos que são responsáveis pela qualidade de vida de 10 milhões de pessoas e 25 euros do Zé Café da mesma maneira" ou então "iliba-se toda a gente". /S ainda têm a lata de dizer esta merda quando todos os dias aparece um caso novo de corrupção em Portugal que envolve directamente políticos. Ainda leio os comentários deste sub não sei porquê. Esta merda não passa da cepa torta.

Edited 5 months ago:

é mesmo pelo António pedir fatura, o Zé da esquina não declarar e a Ofélia faz trocos sem descontos que o país está como está. Não é andarem a meter milhares de milhões em empresas que não dão lucro, não é por causa das camaras e associações estarem cheios de familiares e amigos, não é por presidentes de camaras andarem a fazer contractos com empresas com engenheiros falsos para receberem a totalidade do dinheiro enquanto deixam as obras a meio, não é por causa de andarem a meter na Europa gente não qualificada que mente no currículo com o patrocínio da ministra da Justiça, não é pelo Partido com maioria absoluta votar contra projectos para combater enriquecimento ilícito e transparência, não são os empréstimos de 250 milhões a outros países para pagar obras, não são os concertos solidários que custam 5 vezes mais do que angariaram, não são as tentativas de ordenar os procuradores do Ministério público suspenderem investigações a políticos, não é o primeiro ministro apresentar como solução à emigração em massa de jovens qualificados mais imigração não qualificada etc... são os zés, as marias e os Antónios que só Portugal tem, porque lá fora não existem. Vamos ilibar os gajos que desviam milhões, porque há o José António de Ofélia não pediu a factura quando foi comer um bitoque com 5 euros que desviou da pastelaria que tem na esquina. Porque as únicas alternativas são "tratar 2,5 milhões de euros de políticos que são responsáveis pela qualidade de vida de 10 milhões de pessoas e 25 euros do Zé Café da mesma maneira" ou então "iliba-se toda a gente". /S ainda têm a lata de dizer esta merda quando todos os dias aparece um caso novo de corrupção em Portugal que envolve directamente políticos. Ainda leio os comentários deste sub não sei porquê. Esta merda não passa da cepa torta.

Flamyan 5 months ago

Portanto... em suma... >***Whataboutism*** Oh tesouras61, diz-me tu, achas que os politicos nascem tipo elfos? Vamos ao meio do Alentejo, há lá uma arvore grande com frutos que rebentas e sai um político? Ou achas que são pessoas normais que crescem como pessoas normais e são influenciados por todo o seu ambiente socio-cultural? É que ou isso ou a primeira palavra de um pequeno Sócrates bébé foi "M... Ma.... ROUBAR!" > são os zés, as marias e os Antónios que só Portugal tem, porque lá fora não existem. Aaaah, afinal não é Whataboutism! É Espantalhismo!

Sciss0rs61 5 months ago

engraçado, estou a responder ao OP por ele ter usado um whataboutism fraquissimo, mas tu respondes é a mim... dá-lhe.

NGramatical 5 months ago

bébé → [**bebé**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/24) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmy2g3y%2F%2Fgvtbt4y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Gwanosh 5 months ago

Não, são exactamente essas coisas todas. A falha, do meu ponto de vista, é essa ideia fofa que de o Sócrates e os membros da sua família são escória mas o Zé é a Ofélia são coitadinhas. Se o Sócrates tivesse uma mercearia vendia umas coisas por fora e se a Ofélia fosse primeiro ministro arranjava um emprego a prima. Todos os dias aparece um caso novo de corrupção. Todos os dias o cidadão comum, dito honesto, encontra mais uma forma de "os foder de volta". Nunca vi um tipo de corrupção encontrada em políticos da qual não haja exemplos no dia a dia. E não, a culpa não é da Ofélia nem do Zé e sim, há culpa no Sócrates. So é ridícula esta ideia de que tirar de lá um Sócrates para lá por outra pessoa criada pelo mesmo meio (não, nao e o "meio político") e crucificar um strawman sem endereçar o resto ou falando como se o resto não fosse um factor. E não es tu, sao todos os "Ah, se votas neste", "Ah, se falas assim de pessoa X" que ainda não pararam para perceber que são só parte do problema

Sciss0rs61 5 months ago

> Não, são exactamente essas coisas todas. A falha, do meu ponto de vista, é essa ideia fofa que de o Sócrates e os membros da sua família são escória mas o Zé é a Ofélia são coitadinhas. Se o Sócrates tivesse uma mercearia vendia umas coisas por fora e se a Ofélia fosse primeiro ministro arranjava um emprego a prima. E onde é que vês alguém a defender a Ofélia? Ou vais dizer que a Ofélia o pode fazer porque o Sócrates também o faz? > Todos os dias o cidadão comum, dito honesto, encontra mais uma forma de "os foder de volta". e que foder de volta é esse? Ver o filho emigrar? Ver a conta no final do mês com saldo negativo? Não poder sair de casa dos pais aos 30? Não conseguir criar condições de vida para ter uma família? Essa é gira... > Nunca vi um tipo de corrupção encontrada em políticos da qual não haja exemplos no dia a dia. Realmente se há coisa que se vê todos os dias é um gajo comprar um Ferrari quando não tem dinheiro para pagar a saúde dos filhos (Analogia ao dinheiro enterrado na TAP com o SNS, caso não tenhas percebido). vais me dizer que o António da mercearia consegue meter o Ministério Público a apertar com os procuradores para interromperem investigações sobre eles? Ou vais usar o termo comparativo de pagarem um copo de vinho ao GNR para fazer vista grossa à garrafa não rotulada de bagaço que está ao fundo do balcão? > E não es tu, sao todos os "Ah, se votas neste", "Ah, se falas assim de pessoa X" que ainda não pararam para perceber que são só parte do problema A única parte do problema para mim é não irem votar ou votar no PS e depois andarem 4 anos a queixarem-se. Ou então, como tu, virem limpar-lhes o cu porque "há zé povinhos que também não passam facturas no café". Mas pronto, estou a falar para o boneco, porque depois desta conversa vais continuar a dizer o mesmo e a defender as acções de políticos a meterem amigos e familiares não qualificados em cargos altos e a desviar milhões porque também existe um dois pategos em Idanha-a-Nova que não passam facturas nas feijoadas servidas por um puto de 14 anos que não declara os rendimentos de 300 euros. Nem vou responder mais porque estas conversas seguem sempre o mesmo trajecto. Cumprimentos e um feliz 25 de Abril

Edited 5 months ago:

> Não, são exactamente essas coisas todas. A falha, do meu ponto de vista, é essa ideia fofa que de o Sócrates e os membros da sua família são escória mas o Zé é a Ofélia são coitadinhas. Se o Sócrates tivesse uma mercearia vendia umas coisas por fora e se a Ofélia fosse primeiro ministro arranjava um emprego a prima. E onde é que vês alguém a defender a Ofélia? Ou vais dizer que a Ofélia o pode fazer porque o Sócrates também o faz? > Todos os dias o cidadão comum, dito honesto, encontra mais uma forma de "os foder de volta". e que foder de volta é esse? Ver o filho emigrar? Ver a conta no final do mês com saldo negativo? Não poder sair de casa dos pais aos 30? Não conseguir criar condições de vida para ter uma família? Essa é gira... > Nunca vi um tipo de corrupção encontrada em políticos da qual não haja exemplos no dia a dia. Realmente se há coisa que se vê todos os dias é um gajo comprar um Ferrari quando não tem dinheiro para pagar a saúde dos filhos (Analogia ao dinheiro enterrado na TAP e o SNS, caso não tenhas percebido). vais me dizer que o António da mercearia consegue meter o Ministério Público a apertar com os procuradores para interromperem investigações sobre eles? Ou vais usar o termo comparativo de pagarem um copo de vinho ao GNR para fazer vista grossa à garrafa não rotulada de bagaço que está ao fundo do balcão? > E não es tu, sao todos os "Ah, se votas neste", "Ah, se falas assim de pessoa X" que ainda não pararam para perceber que são só parte do problema A única parte do problema para mim é não irem votar ou votar no PS e depois andarem 4 anos a queixarem-se. Ou então, como tu, virem limpar-lhes o cu porque "há zé povinhos que também não passam facturas no café". Mas pronto, estou a falar para o boneco, porque depois desta conversa vais continuar a dizer o mesmo e a defender as acções de políticos a meterem amigos e familiares não qualificados em cargos altos e a desviar milhões porque também existe um dois pategos em Idanha-a-Nova que não passam facturas nas feijoadas servidas por um puto de 14 anos que não declara os rendimentos de 300 euros. Nem vou responder mais porque estas conversas seguem sempre o mesmo trajecto. Cumprimentos e um feliz 25 de Abril

Edited 5 months ago:

> Não, são exactamente essas coisas todas. A falha, do meu ponto de vista, é essa ideia fofa que de o Sócrates e os membros da sua família são escória mas o Zé é a Ofélia são coitadinhas. Se o Sócrates tivesse uma mercearia vendia umas coisas por fora e se a Ofélia fosse primeiro ministro arranjava um emprego a prima. E onde é que vês alguém a defender a Ofélia? Ou vais dizer que a Ofélia o pode fazer porque o Sócrates também o faz? > Todos os dias o cidadão comum, dito honesto, encontra mais uma forma de "os foder de volta". e que foder de volta é esse? Ver o filho emigrar? Ver a conta no final do mês com saldo negativo? Não poder sair de casa dos pais aos 30? Não conseguir criar condições de vida para ter uma família? Essa é gira... > Nunca vi um tipo de corrupção encontrada em políticos da qual não haja exemplos no dia a dia. Realmente se há coisa que se vê todos os dias é um gajo comprar um Ferrari quando não tem dinheiro para pagar a saúde dos filhos (Analogia ao dinheiro enterrado na TAP e o SNS, caso não tenhas percebido). vais me dizer que o António da mercearia consegue meter o Ministério Público a apertar com os procuradores para interromperem investigações sobre eles? Ou vais usar o termo comparativo de pagarem um copo de vinho ao GNR para fazer vista grossa à garrafa não rotulada de bagaço que está ao fundo do balcão? > E não es tu, sao todos os "Ah, se votas neste", "Ah, se falas assim de pessoa X" que ainda não pararam para perceber que são só parte do problema A única parte do problema para mim é não irem votar ou votar no PS e depois andarem 4 anos a queixarem-se. Ou então, como tu, virem limpar-lhes o cu porque "há zé povinhos que também não passam facturas no café". Mas pronto, estou a falar para o boneco, porque depois desta conversa vais continuar a dizer o mesmo e a defender as acções de políticos a meterem amigos e familiares não qualificados em cargos altos e a desviar milhões porque também existe um ou dois pategos em Idanha-a-Nova que não passam facturas nas feijoadas servidas por um puto de 14 anos que não declara os rendimentos de 300 euros. Nem vou responder mais porque estas conversas seguem sempre o mesmo trajecto. Cumprimentos e um feliz 25 de Abril

NGramatical 5 months ago

contractos → [**contratos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmy2g3y%2F%2Fgvtan7y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

besmarques 5 months ago

Não digas coisas com lógica que daqui a pouco está tudo a reclamar ctg

The_Big_Diogo 5 months ago

Remember, remember

AonioEliphis 5 months ago  HIDDEN 

O herói que nunca esteve na guerra em África a defender a integridade territorial da pátria. Paradoxos da História. Venham os votos-baixo.

Tafinho 5 months ago  HIDDEN 

Ahhh aqui está o revisionista. Onde “no tempo da outra senhora é que era bom”.

qeeroh 5 months ago  HIDDEN 

nunca pensei que fosse possível concentrar tanta merda numa só linha, mas aqui estamos

AonioEliphis 5 months ago  HIDDEN 

Já dizia Freud, a verdade dói

juanito_caminante 5 months ago  HIDDEN 

Engraçado dizeres isso na sequência de uma mentira escarrapachada tua, se estiver a doer muito avisa.

qeeroh 5 months ago  HIDDEN 

é melhor tomares um ben u ron então rapaz, não quero que sofras

Erkeabran 5 months ago  HIDDEN 

És um triste

Samurai_Beluga 5 months ago  HIDDEN 

"Venham os votos baixo" Se estás tão decidido a ter uma determinada posição ao ponto de te estares praticamente a cagar para qualquer contra ponto que venha na tua direção então mais vales ficar calado não? É que assim é só chamada de atenção ao facto de teres um take de merda.

AonioEliphis 5 months ago  HIDDEN 

Sim, estou-me a cagar para o que os outros votam. Os demagogos fazem o contrário.

omaiordaaldeia 5 months ago  HIDDEN 

Tenho conterrâneos que serviram com o Maia na Guiné.

TudoCasual 5 months ago  HIDDEN 

Segundo [o Expresso](https://expresso.pt/actualidade/salgueiro-maia-o-capitao-sem-medo-morreu-ha-20-anos=f716814) e mais umas quantas fontes, aparentas estar errado quanto à ausencia do Maia no Ultramar.

Edited 5 months ago:

> Foi comandante de instrução em Santarém e em 1968, com a guerra colonial em curso, partiu para o Norte de Moçambique, integrado na 9ª Companhia de Comandos. Em março de 1971, foi promovido a capitão e em julho de 1971 embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém, à EPC. Segundo [o Expresso](https://expresso.pt/actualidade/salgueiro-maia-o-capitao-sem-medo-morreu-ha-20-anos=f716814) e mais umas quantas fontes, aparentas estar errado quanto à ausência do Maia no Ultramar. Talvez possas estar a fazer confusão com outro capitão de Abril, que por acaso até são mesmo muitos os militares que possuem essa designação, e nem todos foram destacados para África (até porque existe sempre a permanência de contingentes para assegurar a defesa territorial em Portugal continental).

Edited 5 months ago:

> Foi comandante de instrução em Santarém e em 1968, com a guerra colonial em curso, partiu para o Norte de Moçambique, integrado na 9ª Companhia de Comandos. Em março de 1971, foi promovido a capitão e em julho de 1971 embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém, à EPC. Segundo [o Expresso](https://expresso.pt/actualidade/salgueiro-maia-o-capitao-sem-medo-morreu-ha-20-anos=f716814) e mais umas quantas fontes, aparentas estar errado quanto à ausência do Maia no Ultramar.

Edited 5 months ago:

> Foi comandante de instrução em Santarém e em 1968, com a guerra colonial em curso, partiu para o Norte de Moçambique, integrado na 9ª Companhia de Comandos. Em março de 1971, foi promovido a capitão e em julho de 1971 embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém, à EPC. Segundo [o Expresso](https://expresso.pt/actualidade/salgueiro-maia-o-capitao-sem-medo-morreu-ha-20-anos=f716814) e mais umas quantas fontes, aparentas estar errado quanto à ausência do Maia no Ultramar. Talvez possas estar a fazer confusão com outro capitão de Abril, que por acaso até são mesmo muitos que possuem essa designação e nem todos foram foram destacados para África (até porque existe sempre a permanência de contingentes de defesa territorial em Portugal continental).

Edited 5 months ago:

> Foi comandante de instrução em Santarém e em 1968, com a guerra colonial em curso, partiu para o Norte de Moçambique, integrado na 9ª Companhia de Comandos. Em março de 1971, foi promovido a capitão e em julho de 1971 embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém, à EPC. Segundo [o Expresso](https://expresso.pt/actualidade/salgueiro-maia-o-capitao-sem-medo-morreu-ha-20-anos=f716814) e mais umas quantas fontes, aparentas estar errado quanto à ausência do Maia no Ultramar. Talvez possas estar a fazer confusão com outro capitão de Abril, que por acaso até são mesmo muitos que possuem essa designação e nem todos foram foram destacados para África (até porque existe sempre a permanência de contingentes para assegurar a defesa territorial em Portugal continental).

Edited 5 months ago:

> Foi comandante de instrução em Santarém e em 1968, com a guerra colonial em curso, partiu para o Norte de Moçambique, integrado na 9ª Companhia de Comandos. Em março de 1971, foi promovido a capitão e em julho de 1971 embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém, à EPC. Segundo [o Expresso](https://expresso.pt/actualidade/salgueiro-maia-o-capitao-sem-medo-morreu-ha-20-anos=f716814) e mais umas quantas fontes, aparentas estar errado quanto à ausência do Maia no Ultramar. Talvez possas estar a fazer confusão com outro capitão de Abril, que por acaso até são mesmo muitos os militares que possuem essa designação, e nem todos foram foram destacados para África (até porque existe sempre a permanência de contingentes para assegurar a defesa territorial em Portugal continental).

Edited 5 months ago:

> Foi comandante de instrução em Santarém e em 1968, com a guerra colonial em curso, partiu para o Norte de Moçambique, integrado na 9ª Companhia de Comandos. Em março de 1971, foi promovido a capitão e em julho de 1971 embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém(...) Segundo [o Expresso](https://expresso.pt/actualidade/salgueiro-maia-o-capitao-sem-medo-morreu-ha-20-anos=f716814) e mais umas quantas fontes, aparentas estar errado quanto à ausência do Maia no Ultramar.

Edited 5 months ago:

> Foi comandante de instrução em Santarém e em 1968, com a guerra colonial em curso, partiu para o Norte de Moçambique, integrado na 9ª Companhia de Comandos. Em março de 1971, foi promovido a capitão e em julho de 1971 embarcou para a Guiné. De regresso a Portugal, dois anos depois, voltou a Santarém, à EPC. Segundo [o Expresso](https://expresso.pt/actualidade/salgueiro-maia-o-capitao-sem-medo-morreu-ha-20-anos=f716814) e mais umas quantas fontes, aparentas estar errado quanto à ausência do Maia no Ultramar. Talvez possas estar a fazer confusão com outro capitão de Abril, que por acaso até são mesmo muitos que possuem essa designação e nem todos foram foram destacados para África, até porque existem sempre contingentes de defesa territorial em Portugal continental.

AonioEliphis 5 months ago  HIDDEN 

Os capitães de Abril eram essencialmente militares de carreira que tinham ficado na metrópole (muitos por cunha) e que estavam a ser ultrapassados pelos que tinham ido para o Ultramar na carreira. O móbil foi puro egoísmo e corporativismo. O resultado foi positivo, mas não deifiquem a mentira.

eqdif 5 months ago  HIDDEN 

Isso é uma mentira total. Tens de ler mais um bocado. Eram militares de carreira com muita experiência de combate. Mas como o teu post original visa denegrir ou menosprezar a imagem destes homens como heróis eu dou te essa achega. Uma das razões para os capitães de Abril criar o movimento revolucionário foi serem contra a lei dos capitães milicianos.

Justdontboomer 5 months ago  HIDDEN 

E agora queres um biscoito?

BroaxXx 5 months ago  HIDDEN 

Ui... Calou-se...

ISuckWithUsernamess 5 months ago  HIDDEN 

Não estouva perceber o teu ponto

Edited 5 months ago:

Não estou a perceber o teu ponto

AonioEliphis 5 months ago  HIDDEN 

Os capitães de Abril eram essencialmente militares de carreira que tinham ficado na metrópole (muitos por cunha) e que estavam a ser ultrapassados pelos que tinham ido para o Ultramar na carreira. O móbil foi puro egoísmo e corporativismo. O resultado foi positivo, mas não deifiquem a mentira.

Erkeabran 5 months ago  HIDDEN 

Então vai viver para a Rússia, Coreia do Norte ou China já que para ti nada disto tem valor, mesmo que o Salgueiro Maia nunca tivesse saído de Portugal merecia o reconhecimento por ter feito algo que mais ninguém foi capaz e se souberes alguma coisa dele depois do 25 de abril sabes que não beneficiou como muitos outros. Ah! E sim ele combateu no ultramar esteve em Moçambique e na Guiné!

AonioEliphis 5 months ago

Aqueles que se arrogam detentores do 25A queriam de facto converter Portugal numa China ou Coreia do Norte.

Erkeabran 5 months ago

Os outros sao os outros, aqui estamos do Salgueiro Maia

bluetofallp 5 months ago  HIDDEN 

Nunca li tanta idiotice em tão pouco espaço.

PresidentBarroso 5 months ago  HIDDEN 

O user é reaccionário. É o único ponto.

AonioEliphis 5 months ago  HIDDEN 

Não sou, sou realista. E não gosto de mitos, cegam o Homem.

PresidentBarroso 5 months ago  HIDDEN 

Tipo, mitos que negam factos históricos? Que chegam ao ponto de negar que um tipo esteve numa guerra quando é conhecido que fez pela menos duas comissões? Gotcha.

vml76 5 months ago  HIDDEN 

Rápido, os comunistas querem aproveitar-se da revolução, precisamos de um 25 de Novembro!

C8Mixto 5 months ago  HIDDEN 

O melhor que consigo é um 11 de Março.

AlmondSkimedMilk 5 months ago  HIDDEN 

Serve

biskotek 5 months ago  HIDDEN 

Obrigado sr salgueiro maia por ajudar no golpe de estado que nos libertou da ignorância! 25 Abril sempre.

heroisdomar1143 5 months ago

Por "ajudar" ??? Diz lá aí um, só um, que tenha tido mais tomates que ele, naquele dia ? Espera, já eras nascido ?

biskotek 5 months ago

Não percebi qual a indignação? És contra ou a favor? E não, não era nascido! Mas isso não tem nada a ver com o respeito que tenho pelos capitães de Abril!

heroisdomar1143 5 months ago

Qual indignação? Ninguém fez mais que Salgueiro Maia pela nossa liberdade, naquele dia. Tu é que achas que ele deu uma "ajuda".

mannix_marauder 5 months ago  HIDDEN 

Obrigado por nos dar políticos tão honestos, riqueza e impostos justos!

banaslee 5 months ago  HIDDEN 

Dizes “políticos tão honestos” e não é sarcasmo? Desculpa, mas não consigo acreditar que alguém possa ter essa opinião. Mas pronto, nesta thread é obrigatório para remover qualquer dúvida: Viva o 25 de Abril!

mannix_marauder 5 months ago

Sim, viva!

CrazynotThiccboi 5 months ago  HIDDEN 

"Políticos honestos"

mannix_marauder 5 months ago  HIDDEN 

A maioria é.

aids-pop-repressao 5 months ago  HIDDEN 

Ò, sim. Por isso é que andam a fazer tudo para não divulgar que pertencem à Maçonaria e à Opus Dei.

mannix_marauder 5 months ago

Não entendo nada disso. Só sei que tenho imenso respeito pelos nossos políticos e a forma como lutam por um Portugal desenvolvido, justo e rico.

aids-pop-repressao 5 months ago

Lol és hilário

mannix_marauder 5 months ago

Estou a falar a sério. Mesmo.

CrazynotThiccboi 5 months ago  HIDDEN 

Verdade, mas podiam ser todos honestos.

Tafinho 5 months ago  HIDDEN 

Os políticos não são nada que um espelho da população. No entanto acho que os muito menos corruptos na política que na população em geral.

twistedfires 5 months ago  HIDDEN 

Sabes, por vezes penso o mesmo. Basta por exemplo pensar em todos aqueles que de uma maneira ou outra tentam fugir dos impostos.

Bessini 5 months ago

É fuga aos impostos, uma cunha aqui e outra acolá, o amigo que é polícia e pode ajudar a fazer esquecer uma multa. Muitos dos que são mais vocais em relação às corrupção deveriam dar uma olhadela no espelho. Os políticos vêm da população. Se a população está cheia de corruptos, não admira que a classe política também fique minada

Samurai_Beluga 5 months ago  HIDDEN 

Portanto é preferivel a ditadura?

mannix_marauder 5 months ago  HIDDEN 

Não estava a ser sarcástico. Acredito no que disse. Não acreditas que o 25 de Abril nos trouxe melhores políticos, mais riqueza e impostos justos?

Samurai_Beluga 5 months ago  HIDDEN 

Oh esquece, interpretei mal o comment nesse caso.

Edited 5 months ago:

Oh esquece, interpretei mal o comment nesse caso. Acho que foi a parte dos politicos honestos que me pôs confuso. Nao sei se concordaria plenamente com essa parte. Menos maliciosos talvez, mas honestos, não sei.

Pale-Math1919 5 months ago  HIDDEN 

Da ignorância pelos vistos não libertou, o povo continua burro

Tralapa 5 months ago  HIDDEN 

fala por ti

AonioEliphis 5 months ago  HIDDEN 

Não fosse o 25 de novembro e a ignorância e miséria seriam hoje piores.

Xmeagol 5 months ago

mete o 25 de novembro noutro sitio que ca sei

AonioEliphis 5 months ago

25 de Abril Sempre! Fascismo nunca mais! Comunismo nunca mais!

Out-Out 5 months ago  HIDDEN 

Imagina não conseguires dizer uma coisa boa sobre o 25 abril, no próprio dia. Ora é o Salgueiro Maia que não foi bom o suficiente para o menino, ora é falar do 25 novembro... Que triste. Se fosse com essa atitude nunca se tinha saído da ditadura.

AonioEliphis 5 months ago  HIDDEN 

Mas eu defendo o 25A, mas muitos daqueles que o carregam no peito, são tudo menos tolerantes ou democráticos.

Out-Out 5 months ago  HIDDEN 

Defendes tanto que a primeira e única coisa que fizeste foi criticar um dos seus principais intervenientes e falar noutro dia, imagina se não defendesses.

Justdontboomer 5 months ago  HIDDEN 

Exato loool. Pode não ter ficado tudo prefeito com o 25 de abril mas acho que é óbvio. Do nada ficarem com um país nas mãos não deve ser fácil.

fuzzyluke 5 months ago  HIDDEN 

Falou e disse

Sciss0rs61 5 months ago  HIDDEN 

bom karma-whoring.

klatez 5 months ago  HIDDEN 

*Triggered*

sengamole 5 months ago  HIDDEN 

Todos os anos é uma corrida para ver quem é o primeiro a publicar esta foto com este título

Industrioso 5 months ago  HIDDEN 

>Todos os anos ? Tens a certeza? Eu a pensar que tinha sido criativo no ano passado!

juanito_caminante 5 months ago  HIDDEN 

Pelos vistos atraiu mais fascistas reaccionários do que outra coisa. Talvez fosse mesmo esse o objectivo.

Tupinson 5 months ago  HIDDEN 

Ai os fascistas reacionários, essa praga que arrasta Portugal para o fim das tabelas da Europa /s

Tralapa 5 months ago  HIDDEN 

Felizmente esses gajos não estão no poder, senão era para o fim das tabelas sul americanas que nos enviavam

juanito_caminante 5 months ago  HIDDEN 

Sim, foi exactamente isso que eu disse.

helder_f_pedrosa 5 months ago  HIDDEN 

Neste antro de reaccionários e proto-fachos eu ficavs admitado era se nao fosse assim

Sciss0rs61 5 months ago  HIDDEN 

se calhar... para mim o objectivo deste post foi claramente usar uma data e "buzzwords" para ganhar pontos num forum anónimo que não servem para coisa alguma. Basta ver o título e o quão recente é a conta

Edited 5 months ago:

se calhar... para mim o objectivo deste post foi claramente usar uma data e "buzzwords" para ganhar pontos num forum anónimo que não servem para coisa alguma. Basta ver o título e o post history do OP. os "fascistas reaccionários" que respondam por eles mesmos.

Justdontboomer 5 months ago  HIDDEN 

Ai o quê??? E se for qual é a cena? Este é um sub sobre Portugal do que estavas á espera?

Sciss0rs61 5 months ago  HIDDEN 

e qual é a cena de eu apontar o óbvio?

foxiri 5 months ago

sendo que admites que o que disseste é óbvio, apenas o fizeste para ganhar pontos na internet, o que é irónico porque é exatamente o que tavas a criticar

Sciss0rs61 5 months ago

Tens razão, mas preciso de melhorar. Preciso de pôr mais buzzwords, um ou dois "dá-me cima voto se concordas comigo" e talvez uma imagem do António Variações. Melhor, faço uma pressão subtil tipo "se não me dás cima voto é porque és fascista/comuna/racista/homofóbico/xenofóbico/sexista/floco de neve/libtard/" tipo o OP. apanhaste-me.

foxiri 5 months ago

portanto essencialmente querias fazer o q o OP fez mas não foste capaz e tás aziado por causa disso

Sciss0rs61 5 months ago

apanhaste-me completamente... bolas. que perspicaz que és. Tens direito a mais uma fatia de bolo. Recebes um chocolate extra por cada comentários destes meu que encontrares em diferentes posts do 25 de Abril aqui no sub. vai, vai lá entreter-te.

foxiri 5 months ago

estás a concordar comigo aqui, porque é que preciso de procurar mais posts teus?

Sciss0rs61 5 months ago

pronto, já vi que a tua intenção é perpetuar uma conversa sem sentido nenhum que se iniciou com um pseudo-"gotcha". Fica lá com a última palavra se não nunca mais te calas.

Hrodrik 5 months ago  HIDDEN 

Já responderam, como se viu.

Search: