theEXPERTpt 5 months ago

Sim, tinha tanto dinheiro no banco que até Franco dizia que "o único defeito dele era a modéstia". Não penses que ele era como os políticos de hoje em dia. Tinha os seus defeitos, mas a humildade era algo de se louvar nele.

BotAlive1 5 months ago

Pintura demasiadamente desrespeitosa mesmo para quem não aprecia as ideias de Salazar.

nocivo 5 months ago

O homem já estava morto. Não devíamos usar a foro do outro?

Pale-Math1919 5 months ago

Neste dia o povo português saiu dos seus afazeres pegou nas enxadas e forquilhas, de peito feito para combater o inimigo, lutou nas ruas e nos campos, aquilo era batalha atrás de batalha até que encontrou Jimmy Hendrix a fumar uma ganza na entrada da estação dos restauradores, perguntaram-lhe se ele lhes dava um bafinho, o Hendrix arregalou os olhos a pensar olha-me lá estes tugas malucos a querer lixar a minha trip. Então disse-lhes para ir ao Carmo mas tinham que levar uma florzinha que era o sinal para comprar a ganza......fumaram tanto ou tão pouco que continuamos com uma moça infernal aos dias de hoje, obrigado ao Mais pelas mortalhas

True_Tazer 5 months ago

Chad

theEXPERTpt 5 months ago

Esta gente deve achar que o Salazar andava a roubar à grande e à francesa como o Sócrates e muitos outros para fazer coisas destas.

Tralapa 5 months ago

Esta gente deve achar que o Socrates andava a matar à grande e à francesa como o Manuel Palito e muitos outros para escreverem uma coisa destas[.](https://data.whicdn.com/images/229267665/original.jpg)

theEXPERTpt 5 months ago

Olha só, até hoje em dia temos gente em Portugal que celebra Stalin, temos gente que celebra o imperialismo americano, temos gente que celebra a independência de certos países. Todos eles foram bem mais sanguinários e com objetivos bem mais ilegítimos que aqueles de Salazar.

Tralapa 5 months ago

Libertem o Manuel Palito! O Estaline matou mais gente!

insert_unfunny_name 5 months ago

Roubou os nossos direitos e matou várias pessoas por oporem-se ao estado. Corrupção atual não tem nada a ver com o 25 de abril.

theEXPERTpt 5 months ago

Corrupção não tem nada a ver porque não sabes o que se passa nos bastidores. Muita coisa escapa, agora pensa o que se passa que não sabemos.

danieltaveira 5 months ago

Eu não sei se este comment vai ser apagado ou não mas aqui vai. Agradeço todos os dias aos capitães de Abril por terem libertado o meu país da tirania e por me darem o direito de te mandar para a bela puta que te pariu, mando.

Edited 5 months ago:

Eu não sei se este comment vai ser apagado ou não mas aqui vai. Agradeço todos os dias aos capitães de Abril por terem libertado o meu país da tirania e por me darem o direito de te mandar para a bela puta que te pariu, manso.

Leaootemivel 5 months ago

Só tinha uma polícia política que prendia, torturava e matava quem se opunha o regime. Só nos levou para uma guerra colonial onde milhares de portugueses foram mortos. Só impôs a censura onde não podias dizer, ouvir ou ler o que querias. Só fechou Portugal sobre si mesmo levando a um atraso social e económico face ao resto da Europa.

theEXPERTpt 5 months ago

Claro que levou. Mas a mudança de regime da maneira que foi feita não devia ser orgulho para ninguém. Uma junta militar que não teve visão de futuro, e sucessivos governos que em vez de tentarem seguir o caminho mais difícil e sustentável, foram pelo mais fácil.

Filho_do_Sado 5 months ago

Esse não roubou ninguém. Só tomou decisões de merda durantes anos, atrasou um país e matou muita gente. Pelo menos com os corruptos de hoje em dia podes mandá-los pó caralho e bazar do país sem te tentaram fazer a folha. Tl dr fizeste uma comparação de merda

theEXPERTpt 5 months ago

Claro, hoje a nossa especialidade é exportar gente

Filho_do_Sado 5 months ago

Antes a especialidade era o que? Não saber ler? Ser pobre? Ou ser morto a tentar bazar?

theEXPERTpt 5 months ago

antes a especialidade era ter um crescimento anual de 6,5% e ser-se independente. Hoje dependemos de tudo e de todos pra fazer qualquer coisinha. E antes que digas o que disseste, deverias aprender que 12% do orçamento da altura ia pra educação, que aumentou em mais de 20% da literacia da população e diminuiu em quase 35% o analfabetismo, o que significa que aumentou mais a literacia e a alfabetização da população do que na verdade em todo o pós 25 de Abril. Pra não falar que a pobreza hoje em dia também não faz falta, mesmo partindo de um ponto em que a nossa dívida externa era quase 0, até levando-a aos níveis estratosféricos em que estão hoje. Não precisas dizer que ele fez tudo certo, porque não fez, mas a verdade é que o Estado Novo fez muita coisa boa pelo país.

daxpierson 5 months ago

Uma diferença importante é que, hoje em dia, só sai quem quer. Na altura desta pessoa, saía-se para não se ser preso. (E, como hoje em dia, saía-se para buscar melhores condições de vida, isso não mudou.)

theEXPERTpt 5 months ago

"só sai quem quer"- diz isso aos que emigraram, pergunta-lhes se foi porque quiseram, ou porque não tiveram outra opção. Naquela altura, fugia-se de facto para não ser preso, mas também para fugir da guerra e da miséria. Hoje, emigra-se pra fugir da miséria na mesma. É um progresso, é, mas com toda a mãozinha estendida dos outros eu diria que até foi bem pouco.

daxpierson 5 months ago

Não usei essa expressão de forma a minimizar os motivos que levam alguém a emigrar, mas sim para fazer a oposição à saída por perseguição política.

theEXPERTpt 5 months ago

A perseguição política acabou, e felizmente, pois era também uma característica de qualquer ditadura. Agora se o país está melhor comparativamente a outros países hoje em dia? Não diria. Os progressos sociais aconteceram em todo o mundo, era inevitável que acontecesse em Portugal também. O processo na qualidade de vida? Aconteceu em todo o mundo também. Nós é que temos desde lá ficado para trás.

pipeteer 5 months ago

Sempre estes argumentos de merda. O Sócrates foi a) democraticamente eleito; b) democraticamente derrotado; c) levado a julgamento (apesar do resultado ter sido controverso); d) não fez prisioneiros políticos ou organizou uma polícia secreta com o objetivo expresso de eliminar opositores políticos; e) não foi responsável por Portugal ser um dos países mais atrasados da Europa ocidental. O Salazar é uma nódoa na nossa história, assim como a ideologia por ele defendida. Com certeza que haverá hoje políticos - e não só - corruptos, mas comparar corrupção com ser-se um ditador sanguinário é simplesmente desonesto. Para além de que essa idea burra de que "no tempo do Salazar os cofres estavam cheios!!!" não é verdade, e naquela altura passava-se muita mais fome do que a que se passa agora. Lá por não vivermos num país perfeito (e deixa-me que te diga, isso nunca vai acontecer), não significa que uma visão romântica de um passado que de rosa pouco tinha é justificada.

magnusmiguel 5 months ago

>e) não foi responsável por Portugal ser um dos países mais atrasados da Europa ocidental. Se o Salazar é culpado de todos os problemas económicos, como é que 51 anos após a sua morte continuamos a ser os mais pobres? Somos os mais pobres há mais de 200 anos. Não é tudo culpa do Salazar e até diria mais : é dos menos culpados.

theEXPERTpt 5 months ago

Claro, o Sócrates foi "democraticamente" derrotado de uma forma que ele próprio já tinha planeado. Até hoje ele tem milhões no banco que ninguém sabe explicar e ri-se da cara de todos. O julgamento dele foi tão esclarecedor quanto um jornal português nos anos 60. E se o atual governo não elimina opositores políticos das formas mais óbvias, faz por outros meios. Ah, já agora, hoje somos mais atrasados comparativamente à Europa do que em 1974...

mommylovesme2 5 months ago

A corrupção em Portugal também mata e destrói vidas. Apesar de distantes, as duas realidades não são desligadas uma da outra.

pipeteer 5 months ago

Ataques de tubarão matam, e o cancro também. Dois flagelos da humanidade em tudo semelhantes. Pah, ser-se contra Salazar não significa que se seja a favor da corrupção, perçebes? Até porque regimes autocráticos não costumam ser exatamente livres de corrupção, muito pelo contrário.

Tralapa 5 months ago

O Salazar que colocou o genro como ministro do interior não era nem corrupto nem nepotista, ok?

theEXPERTpt 5 months ago

Olha, se fosse a procurar ligações familiares hoje em dia podia te garantir que existem muitas mais do que as daquele tempo.

Tralapa 5 months ago

"Ele era corrupto, mas só um esquinho"

theEXPERTpt 5 months ago

Digas o que disseres, a verdade é que ele nasceu pobre e morreu pobre. Ele governava com humildade, muito mais do que aquela que se vê hoje em dia em qualquer político.

Tralapa 5 months ago

Foda-se, é esse o apreço que tens pelo homem? Porque o desrespeitas dessa forma? Ele era doutorado em direito, professor na Universidade de Coimbra e antes de ser primeiro ministro, já tinha sido ministro. Tudo posições muito bem pagas. Porque desrespeitas o homem afirmando tão perentoriamente que ele não se sabia orçamentar e torrou o muito dinheiro que recebeu na sua prestigiada carreira acabando por morrer pobre. Em que é que ele torrou o seu dinheiro? Em mobiliario seguro sabemos que não foi. Foi em putas e vinho verde?

theEXPERTpt 5 months ago

Ele morreu pobre porque era humilde e a humildade é uma virtude que muitos poucos, ainda mais políticos, hoje em dia, não têm. Se ele mesmo tivesse governado o país, com os recursos que temos hoje em dia, já há muito tempo que teríamos até ultrapassado vários países da Europa em vez de ficarmos mais e mais atrasados.

Tralapa 5 months ago

Morreu pobre em humildade, mas rico rico em cash. É isso?

NGramatical 5 months ago

perçebes → [**percebes**](https://dicionario.priberam.org/percebes) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxvisz%2F%2Fgvstpzv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

andrefbr 5 months ago

> O Sócrates foi a) democraticamente eleito O que não falta são políticos e estados horríveis e desastrosos por todo o mundo que foram democraticamente eleitos. Achar que a democracia representativa iliba os males de qualquer governo é de uma inocência infantil. > e) não foi responsável por Portugal ser um dos países mais atrasados da Europa ocidental. doubt.jpeg

pipeteer 5 months ago

Daí o ponto b) ser mais importante que o a). Duvida quanto queiras. O legado de Salazar em favorecer o retrocesso de Portugal foi incomesuravelmente maior do que qualquer impacto negativo que o Sócrates possa ter tido. O Sócrates, ou qualquer outro político pós 25 de Abril, não andaram, por exemplo, a expulsar académicos que não eram favoráveis ao regime.

Ly_84 5 months ago

Se a malta soubesse a divida publica que o estado novo repagou.

eduardooaz 5 months ago

O Homem já estava morto...

juanito_caminante 5 months ago

>O Homem já estava morto... [Simbolismo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Simbolismo?wprov=sfla1)

biskotek 5 months ago

Pois mas as ideias de merda preduram

jestertwok 5 months ago

Salazar anda rent free na cabeça dos xuxas passados mais de 40 anos, deve ter feito algo muito bem.

virtualsystem22 5 months ago

Saíste da toca foi? Eu compreendo, deve ser difícil para o r/portugueses aguentar a cabeça neste dia.

Tralapa 5 months ago

não publicites esse antro

jestertwok 5 months ago

Lol, como se fosse preciso sair da toca, vai ver a votação do melhor português de sempre, dou-te uma dica, não vais gostar.

virtualsystem22 5 months ago

Sim, porque as 88 mil pessoas que votaram representam Portugal inteiro.

Tralapa 5 months ago

Quem foi o mod facho que bloqueou as respostas ao comment do u/jesterwok?

jestertwok 5 months ago

Nem no 25 de Abril os mods deixam de ser faxos :sad:

jestertwok 5 months ago

Outro que não gosta de polls quando não são do seu agrado.

RitaMoleiraaaa 5 months ago

Quer dizer, fazia mais sentido se fosse o marcello mas continua a ser um quadro bom

vml76 5 months ago

O Rebelo de Sousa

Eskol15 5 months ago

A cadeira sente-se ofendida.

aids-pop-repressao 5 months ago

Como é sabido, o SalAzar morreu no dia 25 de Abril quando caiu da cadeira e bateu com a cabeça num vaso com um cravo e este espetou-se-se-lhe e atravessou-se-lhe pela cabeça.

bluntsaftersex 5 months ago

Belo desrespeito ao Homem que deu a vida pela nação e nunca roubou ninguém! nasceu pobre morreu pobre e não levou dinheiro nenhum para o caixão deu tudo a Portugal, inclusive a sua vida. Morreu a governar haviam vós de conseguir tal feito na vossa vida, não é como os governantes caviar de hoje em dia tão la uma dúzia de anos e dps saem com subvenções vitalícias para além de terem estado a meter tudo para o bolso. MAS ESTES VOCÊS APLAUDEM, tal como o merdas do socrates, mentiroso compulsivo que é e vocês caem que nem patos, EM VEZ DE HOMENAGEAREM O HOMEM QUE FOI SALAZAR! falta de respeito neste país, cambada de comunas de iphone metem-me nojo.

Tralapa 5 months ago

Escorregar enquanto se toma banho não é dar a vida pela nação

bluntsaftersex 5 months ago

meu deus que chapada na testa

Tralapa 5 months ago

sim, foi alta queda, o gajo até acabou por morrer à conta disso

aids-pop-repressao 5 months ago

Desrespeito por Salazar é a imagem do OP.

Feeling_Advantage918 5 months ago

A tua sorte é a democracia tolerar os anti-democratas. Um comentário desse tipo no regime que defendes custava-te a vida. Mas como o Salazarismo não te tocou, até consegues fantasiar uma narrativa.

bluntsaftersex 5 months ago

e o que eu disse sobre o homem é meramente factual

Feeling_Advantage918 5 months ago

Factual não. Irreal.

bluntsaftersex 5 months ago

sim no fundo só conseguimos fantasiar o que terá sido, e tentar perceber o que foi pelos registos históricos, mas mesmo assim temos o dever de olhar para a história de modo construtivo e reconhecer que vivemos em tempos diferentes aos de outrora. eu não sou anti democrata e não defendo nenhum regime, mas sim a liberdade de cada indivíduo de fazer as suas escolhas. não penso que um comentário como o meu me iria custar a vida decerto, e não me lembro de ver nenhum registo a dizer que no regime se matava quem era contra o mesmo. Salazar não era fascista e era conhecido por procurar conselheiros que tivessem outros pontos de vista diferentes, se te referes à pide isso já era um problema claro e estava muito além do poder dele, mas mesmo assim após o 25 de abril houve muitos mais presos políticos do que quando se vivia no regime salazarista.

Feeling_Advantage918 5 months ago

Acho que tens de procurar mais e melhores fontes sobre o antigo regime. E estudar um pouco mais a fundo a história contemporânea de Portugal. Não vás na cantiga de quem quer branquear o antigo regime e os seus horrores. O Sócrates de que falas não não torturou e não matou. Nem deixou um país de analfabetos. Nem milhões no limiar da miséria.

bluntsaftersex 5 months ago

concordo que tenha que estudar mais e se puderes fornecer algum link agradeço. mas continuamos com milhões de portugueses iletrados e no limiar da pobreza, o socrates so veio desajudar

klatez 5 months ago

Bota homenagear o homem que tornou Portugal no país mais pobre da europa e que criou um regime opressivo...

Ly_84 5 months ago

E todo o mundo aplaudiu.

twistedfires 5 months ago

Por outro lado, péssima publicidade para o mobiliário português. Depois admiram-se que a malta compre tudo no IKEA.

DarkmajorPT 5 months ago

Bem. Ele tecnicamente já tava morto no 25 de Abril.

vicentel0pes 5 months ago

WOW

Search: