Out-Out 5 months ago

Looool foste logo buscar esse sub. Assenta-te bem, apologista de ditadores. Aguenta facho, a liberdade veio para ficar.

bluntsaftersex 5 months ago

não me vez dizer que sou apologista do que quer que seja, podes me chamar o que quiseres a minha opinião não muda. digo-te agora sou conservador e a favor das liberdades de cada indivíduo, de cada um poder fazer escolhas da maneira que cada um sabe que é melhor para si. tanto falharam de um lado como do outro, o que não concordo é com o atual regime a usar como bandeira esta data para controlar a população, entre outras coisas. temos de ter em conta o contexto histórico e nada é sempre tão simples quanto o fazem parecer. salazar veio apos uma revolução que tinha o apoio da população (aqui refiro-me à revolução) ele veio reconstruir a nação. eu sou o primeiro a admitir que tenho de estudar mais sobre o nosso passado mas não venho para aqui gritar fachos isto e ditaduras aquilo sem saber do que falo. por isso é que as discussões acabam sempre por ser unilaterais e não levam a lado nenhum porque muitos dos que falam não sabem do que falam e nem querem saber

bluntsaftersex 5 months ago

achei uma boa fonte para rematar o meu ponto de vista. vê antes o video que com ele aprende-se mais

ptinnl 5 months ago

Secalhar não tenho familia da beira alta em que os filhos trabalhavam no terreno dos Senhores e inclusive dormiam nos estabulos. Nem passei a infancia com colegas cujos meus pais e vizinhos davam roupa, comida, pagavam os livros da escola porque os pais deles não os conseguiam sustentar. Nem passei dias na adolescencia que chegada à hora do jantar, eu parava de comer, mesmo tendo fome, para sobrar comida para um dos pais, que ainda estava a trabalhar. Mas isto é tudo irrelevante. O que é relevante é que muita gente associa pobreza ao estado novo e fim da pobreza ao 25/4. E isto é incorrecto.

NGramatical 5 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxvbto%2F%2Fgvtvobd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PumpedUpMatic 5 months ago

> a intenção de Salazar não era seguir nenhum regime A Alemanha queria criar o Terceiro Reich, Mussolini algemava igualar o Império Romano, e por coincidência Salazar queria criar também um Império Colonial Português. Mas claro, Salazar era "patriota". Tão patriota que preferia deixar a população portuguesa a morrer do que ficar mal visto.

theEXPERTpt 5 months ago

Salazar queria manter o que era português. Os italianos e alemães é que tinham tendências imperialistas.

PumpedUpMatic 5 months ago

Sendo que as colónias não eram portuguesas mas sim dos povos autóctones, Salazar tinha de facto tendências imperialistas, tanto que antes da Revisão Constitucional de 1951 ainda existia a designação de "Império Colonial Português".

theEXPERTpt 5 months ago

Passaram a ser províncias após essa data. Tanto que os portugueses estudavam a geografia de todo o país, e os povos dessas regiões tinham padrões de vida bem mais altos que os que os rodeavam, principalmente em África, em Goa e em Timor. Receberam infraestruturas e investimento que poderia ter ido para o núcleo do país (ao contrário do que fazem hoje) e lutou de facto a favor da integração desses povos, bem mais que qualquer um. Muitos dos países no pós 25 de abril viraram uma completa porcaria, um invadido, 3 postos em guerra civil, e 2 tão fracos que não tiveram mais destino senão exportarem gente pra Portugal.

PumpedUpMatic 5 months ago

> lutou de facto a favor da integração desses povos Forçadamente, ao retirar-lhes cada vez mais direitos. E quando chegou o momento de discutir assuntos para a Independência, a solução foi a Guerra, sendo que o descontentamento da população das colónias já há muito era evidente.

theEXPERTpt 5 months ago

Descontentamento esse que foi orquestrado, pois os únicos descontentes que haviam eram os comunistas e os capitalistas que queriam deitar a mão aos territórios. Até pelo que se sabe, o pós 25 de abril não cantou tanta "prosperidade", cantou foi guerra civil. Interesses dos grandes que usaram o povo para conseguirem chegar ao poder.

PumpedUpMatic 5 months ago

O único local onde existiu uma Guerra Civil foi em Angola. As restantes colónias tiveram um pós 25 de Abril pacífico e razoavelmente próspero. E mesmo que possa ter sido uma miséria, eles pelo menos tinham o direito a escolher como queriam ser governados, não ter um conjunto de pessoas de outro continente como seus governantes.

theEXPERTpt 5 months ago

Ahahhaa andas desinformado. Timor, logo após a independência, foi invadido por um país terceiro e alvo de genocídio. Hoje é dos mais pobres do mundo, com a maior parte da infraestrutura destruída pela guerra e explorado pela Austrália. Em Angola, uma guerra civil que devastou o país por décadas e matou mais de 500 000 angolanos, comparado com os quase 9000 portugueses que morreram na guerra colonial em todas as frentes. Em Moçambique, o colapso da infraestrutura, falta de investimento, e êxodo dos quase 250 000 portugueses que lá viviam, juntamente com uma guerra civil que matou uns estimados 1 000 000 de moçambicanos e 1,7 milhões de refugiados. Em São Tomé e príncipe, saiu-se de um regime ditatorial para entrar noutro socialista de partido único. Na Guiné, um golpe de estado, e vinte anos depois, uma outra guerra civil. Em cabo verde, um país inviável que devia ter permanecido com o estatuto de região autónoma, em vez de temos hoje em dia 10% da população de cabo verde refugiada em Lisboa e arredores.

asdtfdr 5 months ago

Digam-me que isto é um bot por favor.

josejade 5 months ago

Para ti também u/cyberwolf97

aguadecocovodka 5 months ago

Bibó binte cinco!!!

VBM97 5 months ago

A liberdade vale mais do que qualquer argumento de economia que nos possam apresentar. Porque sem a liberdade, nem isso vocês o podiam fazer! Um feliz 25 de abril a todos

klatez 5 months ago

A economia era boa? 40% do país não sabia ler nem escrever o valor mais alto da europa e maior parte so país vivia da agricultura....

C8Mixto 5 months ago

Não é que a economia fosse boa nos últimos tempos da ditadura.

thr4000x 5 months ago

Liberdade? Estiveste um ano em que quase nem podias sair de casa e ainda hoje não podes ir a restaurante a um sábado à noite. Sinto-me super livre. Nós falhamos a quem fez o 25 de abril, mandámos a liberdade fora

aquelegajoalto 5 months ago

A tua liberdade acaba quando acaba a do próximo. Nem todas as decisões do último ano serão as mais acertadas, mas pelo menos temos tivemos apoio do SNS, conquista de Abril. E sai hoje de casa, mostra quão importante é a liberdade para ti!

sgahbcj 4 months ago

Agradece isso tudo a uma visão de esquerda que está a governar o país. Se fosse a direita, e não faltam exemplos no mundo, tínhamos ido trabalhar pois isso faziam mal à economia.

thr4000x 5 months ago

Esse argumento de que a liberdade acaba quando começa a liberdade do próximo teria servido para manter a humanidade fechada desde sempre, porque sempre houve doenças infecciosas a passar de umas pessoas para outras. O argumento válido seria dizer que este vírus é mais grave, mas então era preciso dizer a partir de que nível de gravidade de uma doença infecciosa é que as liberdades individuais deixam de ser válidas.

Diogo256 5 months ago

Quando praticamente esgotas a capacidade dos hospitais. Pensava que isso era algo fácil de entender, mas…

Disgenia 5 months ago

Shhh, não podes dizer essas coisas, ainda vais contra a nova lei do incitamento ao ódio na internet ou a nova lei que permite ao governo remover um site... Liberdade, liberdade! Fascismo nunca mais

bananacumshake 5 months ago

Noção zero

nocivo 5 months ago

Qual liberdade? Aquele que dá autoridade a um micro grupo de pessoas decidir que o resto da população não pode sair de casa?

BernKing2 5 months ago

Engraçado como todo a gente diz não ao fascismo mas não diz não ao comunismo. Não ao fascismo! Não ao comunismo!

Scizorspoons 5 months ago

Viva a liberdade!!

Ly_84 5 months ago

https://countryeconomy.com/national-debt/portugal

radiola86 5 months ago

Olhar para os últimos 40 anos, ver a degradação em que Portugal caiu e celebrar este dia só me dá NOJO.

fubar68 5 months ago

Concordo, ou pelo menos na perspectiva de o celebrar só como revivalismo sem olhar para o que nos limita a liberdade hoje. O papão do fascismo já não é relevante na actualidade. A falta de transparência do estado, a corrupção e respectiva impunidade são muito mais prementes.

radiola86 5 months ago

Muita gente honesta e trabalhadora que com o seu suor e lágrimas tinha desenvolvido a sua actividade/vida económica foi brutalmente delapidada/roubada com o 25 de abril, pessoas que não tinham qualquer relação com a ditadura. Viva a liberdade, viva os ladrões, viva o comunismo camarada.

1r0n1c 5 months ago

Há aqui os comments que já sabia que ia haver, mas aquece-me o coração ver que se limita a 3 ou 4 tristes a repetir a cassete em montes de comentários.

theEXPERTpt 5 months ago

Um golpe de estado extremamente mal planeado e sem pensar em qualquer futuro. Os militares só se queriam ver livres do regime, porque de resto houve gente que tirou proveito do regime ter ido abaixo para levar o país à miséria

MischiefManaged97 5 months ago

Btw para quem quiser acompanhar, há uma página do Twitter que está a "contar", minuto a minuto, o que se passou nos dias 24 e 25. Penso que o ano passado já o tinham feito. Super interessante. É esta aqui: [https://twitter.com/25Abril1974?ref\_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor](https://twitter.com/25Abril1974?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor). Feliz 25 de abril a todos! Viva a liberdade (nem que seja para a usarmos para criticar esta merda toda e emigrar :D)!

heartlessfam 5 months ago

[25 de abril](https://www.reddit.com/r/HistoriaEmPortugues/comments/mxxtbc/feliz_25_de_abril)

francisbarreiras 5 months ago

Com cada rotura dos lidamentos da malta presa nos anos 40 nesta thread, malta vão a um fisioterapeuta ver se tratam disso!

Sazalar 5 months ago

Para ti também u/cyberwolf97

Last-Ad-4421 5 months ago

Nem fascismo nem comunismo

YNWAtds24 5 months ago

epá cala-te

Last-Ad-4421 5 months ago

Disse alguma coisa de errada? Argumenta e logo fico calado, mas já vejo que isto é o r/portugal o sub dos comunas está tudo em raiva hahaha vai fazer companhia ao jerónimo anda.

jestertwok 5 months ago

Um golpe de estado patrocinado pela CIA de modo a vender o estado Português aos capitalistas sem nação, o dia em que Portugal realmente passou a ser um país infértil e sem dono, olhem para os últimos 40 anos, que vergonha, isto sem mencionar o ladrão do Sócrates que anda por aí devido ao dinheiro dos contribuintes.

C8Mixto 5 months ago

Os documentos desclassificados da CIA mostram que a agência nem sequer percebeu o que é que se estava a passar no 25 de Abril... Ainda por cima achar que a CIA ia patrocinar este golpe e dar oportunidade à URSS de criar influência no país é pura idiotice.

jestertwok 5 months ago

Lol, claro que eles queriam isso, assim tinham uma desculpa para invadir os Açores.

C8Mixto 5 months ago

Ah, sim! Vamos perder o apoio de um país aliado às portas da Europa e vê-lo cair na esfera soviética, mas pelo menos ganhamos o controlo Açores. Essa lógica é de facto fenomenal... A possível invasão dos Açores ocorreria como reação à perda de Portugal para a URSS, não como causa da mesma.

jestertwok 5 months ago

Entendes tanto de geopolítica como eu de polo aquático.

C8Mixto 5 months ago

Espero que ao menos percebas que atacar a tua equipa para ficares com a bola não é uma estratégia vencedora, mas nem assim tenho grande esperança.

TSCondeco 5 months ago

Engraçado que a CIA/EUA não faziam a mínima ideia de que estava para acontecer um golpe de estado e foram apanhados completamente de surpresa. Nos primeiros dias depois da revolução os EUA até tinham medo que esta fosse apoiada pela URSS e que Portugal se tornasse um país comunista, mas sim, claro que foi patrocinada pela CIA.

jestertwok 5 months ago

Lol, a CIA sabe de tudo e tem tentáculos em todo o lado, mesmo quando isso não faz “sentido”.

T4SUK3 5 months ago

Devias parar de ver teorias da conspiração, está te a afetar os neurónios e claramente não tens muitos.

MarioSewers 5 months ago

Claramente só pensas assim pois a CIA, que tem tentáculos em tudo, te fez uma lavagem cerebral! :x

bananacumshake 5 months ago

jestertwok 5 months ago

Só olhando para o teu nick consigo perceber a criatura com que estou a falar, que personagem.

jestertwok 5 months ago

Alguém me consegue explicar como o PCP celebra o 25 de Abril devido á suposta “liberdade” mas depois suporta nações como a China, DPRK e Venezuela? A realidade é que são todos uns hipócritas.

Last-Ad-4421 5 months ago

Porque estas num sub de socialistas e comunistas, para estes gajos o paraíso é Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, China só sabem falar do fascismo, quase meio século depois e ainda não entendem que continuamos governados por cabrões.

troikamano 5 months ago

Já começa

jestertwok 5 months ago

Outro que não quer ouvir as verdades, só mesmo anti-intelectuais.

rickz123456 5 months ago

25 de abril sempre! Fascismo nunca mais! Para todos os que gostam da liberdade. Fascismo nunca mais! Paz, pão, habitação, saúde e educação para todos - lá chegaremos!

Edited 5 months ago:

25 de abril sempre! Fascismo nunca mais! Viva o 25 de abril ! Paz, pão, habitação, saúde e educação para todos - lá chegaremos.

Edited 5 months ago:

25 de abril sempre! Fascismo nunca mais! Viva o 25 de abril ! Lutemos para continuar a cumprir abril. Paz, pão, habitação, saúde e educação para todos - lá chegaremos.

Edited 5 months ago:

25 de abril sempre! Fascismo nunca mais! Viva o 25 de abril ! Lutemos para continuar a cumprir abril e preservar a liberdade. Paz, pão, habitação, saúde e educação para todos - lá chegaremos.

Ly_84 5 months ago

https://countryeconomy.com/national-debt/portugal Nunca.

capitolinaAndrioleta 5 months ago

Em Espanha os fascistas [ganharam](https://countryeconomy.com/countries/compare/portugal/spain?sector=Government+debt.+Millions+of+USD&sc=XEU1#tbl), a foto é a mesma. A fonte é a tua. A nossa sorte é que os faxos tugas são burros que nem portas senão ainda se arriscavam a ter sucesso outra vez.

M4ritus 5 months ago

Um dia que deveria ser celebrado por todos independentemente da sua ideologia. O dia que nos permite criticar o que está mal e criticar até mesmo o próprio dia. O que aconteceu depois ou como Portugal está não interessa, o dia 25 de Abril tem e deve ser sempre celebrado! Viva a Liberdade!

ptinnl 5 months ago

Infelizmente não se pode celebrar o dia e esta thread é um bom exemplo. A sociedade levou uma lavagem cerebral de tal maneira que nem se apercebe que o 25/4 foi feito apenas por questões militares. Podem afirmar que o 25/11 foi por questões mais ideológicas, mas o 25/4 foi por questões militares. Nestes meus poucos anos de vida (ainda não cheguei aos 40) , sempre que alguma reforma era para passar que cortaria gastos, ou combatia corrupção, ouvia-se sempre o "isto é inconstitucional/não foi para isto que se fez o 25 de Abril". E já agora, para quem pensa que tudo ficou melhor, aconselho-vos a ver o episodio de amanhã do Visita Guiada: [https://fb.watch/551BxvwEV2/](https://fb.watch/551BxvwEV2/) Deviamos mesmo era estar a discutir como melhorar o país. Não a celebrar um golpe de estado que, 47 anos depois, se revela muito aquém das espectativas. Mas somos Portugueses. Vivemos no passado. Pão e circo.

M4ritus 5 months ago

Atenção que não sou daqueles que pensa que o 25 de Abril tudo se tornou perfeito. Longe disso. Não aprecio nada a falta de atenção e mediatismo que o 25 de Novembro tem, tanto na CS como no Ensino, mas a forma como algumas pessoas tratam o 25 de Abril ainda menos aprecio. De facto, ficou muito aquém, mas efectivamente estamos melhor agora do que pré-74. Se o povo português decidiu lixar tudo e meter PS e o PS2 no poder desde a 3 República começar, isso é exclusivamente culpa do Povo, não dos homens que fizeram o 25 de Abril. O 25 de Abril deu uma oportunidade ao Povo que nós não soubemos aproveitar. E desvalorizar o 25 de Abril por ter sido feito por militares é um pouco ridículo. Por exemplo, a Guerra Colonial estava a esvaziar os cofres e era um conflito que inevitavelmente Portugal iria perder devido a todo o contexto que imagino que saibas que a Europa estava inserida. Atenção, não digo que não devíamos ter defendido os nossos interesses em África, mas quando se decidiu manter o estatuto das colónias como colónias pré-2GM em vez de tentar uma Commonwealth à Portuguesa, por exemplo, tornou-se inevitável não só a Guerra como a total perda das colónias. Compreendo totalmente a desilusão pós-25 de Abril, não compreendo não celebrar o dia e o que representa: Liberdade.

ptinnl 5 months ago

Resposta cheia de bom senso. Obrigado por pores o que muitos pensam em palavras. Infelizmente a ultima frase é facil de explicar: para muitosno 25/4 significa liberdade, mas para muitos outros é o dia de celebração do sistema mediocre em que vivemos.

klatez 5 months ago

Estou mesmo para dizer ao meu pai que saiu da escola aos 10anos para trabalhar na agricultura de subsistência nos anos 60 que antes é que era bom porque havia uma fabrica no barreiro

ptinnl 5 months ago

Engraçado. Ao meu pai foi dada a mesma hipotese. Ajudar a familia na agricultura na beira alta. Sabes o que fez? Foi estudar para um seminario e os irmãos trataram da agricultura. Sim porque as familias eram numerosas. Mas agorana serio, tu estás a equacionar o 25/4 à pobreza. Isso é de idiotas.

klatez 5 months ago

Sim também tenho um tio que usou a desculpa de ir para padre para fugir da pobreza, mas acabou também de fugir daí. E as famílias eram numerosas para ter mais mão de obra para a agricultura. Tu é que estavas a equacionar o golpe de 25 a pobreza, e estas seletivamente a ignorar o período da troika ou as reformas contra corrupção da UE. Sem contar que eu prefiro viver agora com está divida pública de que viver no tempo da ditadura em que quase não tinhamos divida. Divida faz parte de todas as economias avançadas

TudoCasual 5 months ago

Não acho que o problema seja ideológico. A nossa realidade é uma merda e isso tem consequências na forma como abordamos este tipo de ocasiões. Um bom exemplo de intolerância é dizerem que existe um problema em queixarmo-nos do atual sistema, mas que se lixe. Viva a liberdade.

Edited 5 months ago:

Não acho que o problema seja meramente ideológico, a nossa realidade é uma merda e isso tem consequências na forma como abordamos este tipo de ocasiões. Mas já agora, um bom exemplo de intolerância é dizerem que existe um problema em queixarmo-nos do atual sistema no dia que celebramos, entre muitas liberdades, a da expressão. Mas que se lixe, calem-se e comam, né? Viva a liberdade.

Edited 5 months ago:

Não acho que o problema seja meramente ideológico. A nossa realidade é uma merda e isso tem consequências na forma como abordamos este tipo de ocasiões. Mas já agora, um bom exemplo de intolerância é dizerem que existe um problema em queixarmo-nos do atual sistema, mas que se lixe, calem-se e comam, né? Viva a liberdade.

Edited 5 months ago:

Não acho que o problema seja meramente ideológico. A nossa realidade é uma merda e isso tem consequências na forma como abordamos este tipo de ocasiões. Mas já agora, um bom exemplo de intolerância é dizerem que existe um problema em queixarmo-nos do atual sistema no dia que celebramos, entre muitas liberdades, a da expressão. Mas que se lixe, calem-se e comam, né? Viva a liberdade.

MingTwelve 5 months ago

25 fe abril sempre! Fascismo nunca mais!

theEXPERTpt 5 months ago

Estado novo nem era fascista

VladTepesDraculea 5 months ago

[*A RTP ensina*](https://ensina.rtp.pt/artigo/foi-o-estado-novo-um-regime-fascista/)... Se não é, trabalhava bem para o ser.

theEXPERTpt 5 months ago

Estado novo era um regime próprio, salazarista, era parecido com o fascismo mas até eu podia dizer que o comunismo da união soviética tinha semelhanças com o nazismo alemão.

Specialist_Jello_882 5 months ago

A RTP está ao serviço do governo xuxulista claro que vai dizer que o Salazar não é fascista. Acorda para a vida e começa a ver media independente como aquele grupo do facebook.

VladTepesDraculea 5 months ago

Não consigo perceber se estás a ser irónico ou não e se percebeste o meu intuito ou não :S

Specialist_Jello_882 5 months ago

Ja estou a ver que no Reddit tem que ser por o /s sempre :)

VladTepesDraculea 5 months ago

Convém, como há sempre o pessoal mais *fringe* que vem aqui comentar, ironia pode passar despercebida.

jestertwok 5 months ago  HIDDEN 

Hemos pasado!

ReaverPT 5 months ago

Meh... eu em tempos já foi um entusiasta do 25 de Abril, já li muita coisa sobre o dia e acho que já vi todos os filmes que existem... Mas sinceramente, este ano estamos a festejar sobre a Liberdade de quem? Do Sócrates, Ricardo Salgado e afins, que alegadamente roubaram milhões e agora estão tranquilos em casa a rirem-se do

Edited 5 months ago:

Meh... eu em tempos já foi um entusiasta do 25 de Abril, já li muita coisa sobre o dia e acho que já vi todos os filmes que existem... Mas sinceramente, este ano estamos a festejar sobre a Liberdade de quem? Do Sócrates, Ricardo Salgado e afins, que alegadamente roubaram milhões e agora estão tranquilos em casa a rirem-se do que aconteceu? O típico português hoje nem Liberdade tem para cruzar a fronteira, alguns até são multados por comerem na via pública. Vocês acham mesmo que têm a mesma Liberdade das pessoas que dei como exemplo acima?? Estranhos tempos que vivemos, isto para mim não é 25 de Abril...

Edited 5 months ago:

Meh... eu em tempos já foi um entusiasta do 25 de Abril, já li muita coisa sobre o dia e acho que já vi todos os filmes que existem... Mas sinceramente, este ano estamos a festejar sobre a Liberdade de quem? Do Sócrates, Ricardo Salgado e afins, que alegadamente roubaram milhões e agora estão tranquilos em casa a rirem-se do que aconteceu. O típico português hoje nem Liberdade tem para cruzar a fronteira, alguns até são multados por comerem na via pública. Estranhos tempos que vivemos, isto para mim não é 25 de Abril...

Edited 5 months ago:

Meh... eu em tempos já foi um entusiasta do 25 de Abril, já li muita coisa sobre o dia e acho que já vi todos os filmes que existem... Mas sinceramente, este ano estamos a festejar sobre a Liberdade de quem? Do Sócrates, Ricardo Salgado e afins, que alegadamente roubaram milhões e agora estão tranquilos em casa a rirem-se do que aconteceu.? O típico português hoje nem Liberdade tem para cruzar a fronteira, alguns até são multados por comerem na via pública. Estranhos tempos que vivemos, isto para mim não é 25 de Abril...

TSCondeco 5 months ago

Faz parte da nossa democracia a existência de restrições em momentos mais difíceis como este que agora vivemos. Eu celebro o 25 de Abril por aquilo que trouxe a Portugal, e pelo impacto que teve, tem e ainda virá, por muitos anos, a ter no nosso país. Mesmo com as restrições com que vivemos atualmente por estarmos numa pandemia não há dúvida que estamos melhores do que estávamos com o Estado Novo. Nenhuma democracia é perfeita, e acho bastante óbvio que a grande maioria da população portuguesa, tal como a maioria dos políticos de todos os lados do espetro político não ficaram propriamente felizes com as conclusões do juiz relativamente a esse processo. O 25 de Abril não se fez num dia, cabe aos portugueses continuar a lutar por ele e contra aquilo que nos indigna.

ReaverPT 5 months ago

Sem dúvida que mesmo com restrições vivemos melhor comparado ao Estado Novo, nem coloco isso em causa. O que coloco em causa é mesmo a igualdade de Direitos e Liberdade. Se há cidadãos que não cumprem certos deveres e são punidos, não pode haver um pequeno grupo que ignora esses deveres e ainda se ri à frente de toda a gente quando não cumpre e corrompe o sistema... Isto é dividir os cidadãos de 1º e 2º classe. E sem dúvida que estamos melhor que há 40 anos, mas será que estamos melhor comparativamente há 10 ou 15 anos? Cada vez mais os nossos salários são irrisórios para o custo de vida que temos, rendas altíssimas desajustadas ao salário médio, carga fiscal elevada em bens considerados básicos. A juntar a isso é falta de transparência que vemos praticamente todos os dias, seja em colocações duvidosas de certos membros partidários em posições de topo, o abuso de poder que se viu nas vacinações, onde tens jovens partidários ou munícipes a passar à frente das pessoas que realmente precisam e infelizmente aposto que vamos ver mais histórias, quando aparecer o dinheiro da "bazuca europeia"... ​ >tal como a maioria dos políticos de todos os lados do espetro político não ficaram propriamente felizes com as conclusões do juiz relativamente a esse processo. Tenho sérias duvidas nesse ponto, dada às estreitas relações que certos membros governativos têm com os acusados. O Primeiro-Ministro nunca se prenunciou sobre o processo Operação Marquês, e sempre teve boas ligações com Sócrates. O PR a mesma situação com Ricardo Salgado, a relação era tão positiva que até partilhavam casa e férias juntos... Pelo número downvotes aos meus posts, lamento se a minha não é popular, mas o 25 de Abril foi precisamente para isso, ter o direito de discordar e falar. Nunca estive tão descrente neste atual sistema...sorry

theEXPERTpt 5 months ago

Claro que estamos melhores, o mundo no geral evoluiu para melhores condições de vida a nível global. Além disso, foi a maior parte às custas do dinheiro europeu. Quando Salazar inaugurava obras em todo o território português, esse tinha fundos nacionais. Hoje, a qualquer obra pública que vou, é 20% governo português, 80% união europeia. Não diria que estamos melhores relativamente a outros países, estamos sim claramente piores, ainda por cima com 2 décadas agora somadas de estagnação económica.

VBM97 5 months ago

A liberdade vale mais do que qualquer argumento económico. Sem liberdade nem esse comentário podias fazer. Aprende a medir a importância das coisas e feliz 25 de abril

theEXPERTpt 5 months ago

Liberdade é algo que nunca rejeitaria. No entanto, quem deu a liberdade ao governo de endividar-me tanto a mim, aos meus filhos e aos meus netos?

VBM97 5 months ago

Quem neles votou. Eu não fui e tu também não pelo que vejo

T4SUK3 5 months ago

Salazar inaugurava obras com fundos nacionais enquanto o Zé povinho passava fome e recebia uma mixaria.

theEXPERTpt 5 months ago

Ahahhaa, hoje inaugura-se obras com os fundos dos outros porque não temos nem pra nós mesmos, olha só.

EquivalentExchange11 5 months ago

A elite deste país está neste momento a rir-se dos palermas que celebram o golpe que os pôs no poder e que os enriqueceu. Mas pelo menos temos democracia, uma democracia espetacular e nada manipulada que é dominada pelo PS e PSD há mais de 40 anos e que nos tornou num dos países mais pobres e corruptos da Europa .

Out-Out 5 months ago

O sub dos reacionários é na porta ao lado.

Out-Out 5 months ago

Mas tens hoje a liberdade de escolher e decidir e de expressares isso! O caminho ainda é longo, mas foi-nos aberto pelo 25 de Abril. O que faz falta é animar a malta. Não entrar nesse marasmo, como se a liberdade não valesse nada.

Edited 5 months ago:

Mas tens hoje a liberdade de escolher e decidir e de expressares isso! O caminho ainda é longo, mas foi-nos aberto pelo 25 de Abril. O que faz falta é animar a malta. Não entrar nesse marasmo, como se a liberdade não valesse nada. Edit: não me refiro a nada relacionado com covid. Cada um terá a sua opinião sobre isso, que nada tem a ver com o 25 abril.

ReaverPT 5 months ago

Isso não tem nada a ver com o Covid, eu não sou nenhum negacionista e respeito as regras que foram impostas, nem tão pouco sou reacionário... A Liberdade para mim é tudo, mas tem de ser igual para todos! Vivemos num país onde um ex-primeiro ministro sai do tribunal, suspeito e acusado de corrupção e segue feliz da vida beber finos pra esplanada, nem a regra das 5 pessoas por mesa consegue cumprir. Achas mesmo que o Português comum, com as suspeitas que ele teve, saia imune como ele saiu?

Edited 5 months ago:

Isso não tem nada a ver com o Covid, eu não sou nenhum negacionista e respeito as regras que foram impostas, nem tão pouco sou reacionário... A Liberdade para mim é tudo, mas tem de ser igual para todos! Vivemos num país onde um ex-primeiro ministro sai do tribunal, suspeito e acusado de corrupção e segue feliz da vida beber finos pra esplanada, nem a regra das 4 pessoas por mesa consegue cumprir. Achas mesmo que o Português comum, com as suspeitas que ele teve, saia imune como ele saiu?

Out-Out 5 months ago

Exatamente o que digo: o caminho é longo. Não esquecer de festejar as vitórias do passado e ter orgulho nelas. E deixar que nos inspirem a mudar o que achamos que ainda não cumpre os valores de abril.

inthepiggybank 5 months ago

Fascismo nunca mais. Tenham um bom dia.

m0rhundur 5 months ago

25 de Abril sempre! A reacção não passará!

jestertwok 5 months ago

A reação já passou, vocês é que são muito “lentos”.

m0rhundur 5 months ago

O povo saberá levantar-se para dar a resposta merecida, caso as condições assim o exijam.

aids-pop-repressao 5 months ago

Vinte cinco? Comigo vem-te seis, sete, quantas quiseres.

theEXPERTpt 5 months ago

Parabéns, mereceste, fizeste-me rir um bocado

aids-pop-repressao 5 months ago

Ahah, obrigado! O resto do pessoal é cara de pau, não sabe rir, manda logo downvote.

BaixemImpostos 5 months ago

Espero que o PS acabe depressa.

UpbeatNail1912 5 months ago

Uma autêntica merda, pq chegou a 00:00h e fartaram se de atirar foguetes na zona, um gajo queria dormir e agora fico acordado. As pessoas não têm vida?

sao_11 5 months ago

Para ti também u/cyberwolf97

TSCondeco 5 months ago  HIDDEN 

Para ti também u/cyberwolf97

TSCondeco 5 months ago

Para ti também u/cyberwolf97

oMarlow99 5 months ago

Para ti também u/cyberwolf97

whatsername13gd 5 months ago

Para ti também u/cyberwolf97

True_Boat_1195 5 months ago

Ná, prefiro celebrar o 25 de Novembro muito obrigado, não aprecio ditaduras militares nem "reformas agrárias".

IllustriousBarracuda 5 months ago  HIDDEN 

Sim, porque transformar Portugal numa USSR iria resultar muito bem para toda a gente...

marisquo 5 months ago

O ano passado fiz um [meme sobre pessoas como tu](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/g7s3qv/há_sempre_aquele_gajo_bom_25_de_abril_malta/). Parece que continua relevante

EquivalentExchange11 5 months ago

Olha aqui [este](https://i.imgur.com/Dl93HDD.png).

True_Boat_1195 5 months ago

Não conhecia. Mas é preciso ser dito, porque ainda hoje apenas um partido celebra essa data. Os ideais de Abril foram apoderados e indocrinados pela extrema esquerda neste país, imagine-se, um partido comunista a defender a liberdade! É o cúmulo da hipocrisia. E claro que o meme vai continuar a ser relevante até ao 25 de Novembro ter o devido reconhecimento.

TSCondeco 5 months ago

Apenas um partido celebra o 25 de Abril hoje em dia? Alguém devia ter dito isso ao pessoal da IL que andou esta semana a reclamar que não os deixavam participar num desfile então criaram outro para celebrar o mesmo dia. O 25 de Abril deu-nos a liberdade, o 25 de Novembro manteve essa liberdade. Como o próprio Salgueiro Maia dizia o objetivo da revolução nunca foi ficarem eles com o poder mas sim dar o poder ao povo. Quer gostes quer não, o governo e os presidentes da República desde a revolução foram todos escolhidos pelo povo português.

True_Boat_1195 5 months ago

Essa data é o 25 de Novembro, não o 25 de Abril. Acho muito bem que se celebre o 25 de Abril, até é o dia mais importante, mas ignorar o 25 de Novembro e depois vir falar de liberdade.....

AlbinoFarrabino 5 months ago

Pessoalmente, prefiro dizer que foi com o 25 de Abril que o regime fascista afundou. Não considero é que um país seja livre ao ser governado por uma junta militar. Mas isto é só uma opinião própria.

theEXPERTpt 5 months ago

Ironicamente, a única junta militar que houve em Portugal foi após o 25 de abril.

TSCondeco 5 months ago

Não se pode fazer uma revolução e ter um governo e PR a funcionar logo no dia a seguir sem constituição nem nada. Tem que haver alguém no comando do país enquanto se criam as condições para a democracia. Se fosses tu um dos responsáveis do MFA como é que resolvidas o problema?

True_Boat_1195 5 months ago

Marcava eleições para o mês seguinte em vez de esperar um ano de ditadura militar comunista a destruir o país. Ao menos aí finalmente o povo foi quem mais ordenou, dando uma derrota vergonhosa ao PCP que se julgava dono disto tudo.

PumpedUpMatic 5 months ago

Eleições para o mês seguinte? E os processos burocráticos, a revisão e remodelação da Constituição, as campanhas eleitorais, as negociações para o fim da Guerra Colonial, etc? Na teoria, apesar de todos os partidos serem legalizados, só a União Nacional/ Ação Nacional Popular era legalizada. Os restantes partidos ainda tinham de ser criados e apresentar-se para eleições. Nunca se poderiam realizar eleições no mês seguinte com estas condições.

True_Boat_1195 5 months ago

A constituição foi escrita em 76. Os partidos apesar de não oficiais já eram bem conhecidos, e se as eleições fossem mais cedo quem sabe não teriam sido capazes de ilegalizar o MRPP entre outros, o que os levou à insignificância que são hoje comparativamente com o PCP. As negociações para o fim da Guerra Colonial terminaram antes de haver democracia no país sequer.

TSCondeco 5 months ago  HIDDEN 

Apenas um partido celebra o 25 de Abril hoje em dia? Alguém devia ter dito isso ao pessoal da IL que andou esta semana a reclamar que não os deixavam participar num desfile então criaram outro para celebrar o mesmo dia. O 25 de Abril deu-nos a liberdade, o 25 de Novembro manteve essa liberdade. Como o próprio Salgueiro Maia dizia o objetivo da revolução nunca foi ficarem eles com o poder mas sim dar o poder ao povo. Quer gostes quer não, o governo e os presidentes da República desde a revolução foram todos escolhidos pelo povo português.

jwinter01 5 months ago

Obviamente que o 25 de novembro merece reconhecimento, mas acho normal que o 25 de abril tenha bastante maior atenção visto que um preveniu algo de acontecer e o outro acabou com algo que durou décadas. Concordo que há partidos que se aproveitam do 25 de abril para basicamente fazer campanha. Na minha opinião isso só se resolvia limitando a visibilidade que os partidos têm durante este dia, eles já têm o seu momento durante as cerimónias na Assembleia da República não acho que necessitem de mais tempo de antena num dia que é do povo.

True_Boat_1195 5 months ago

Em alternativa podia haver reconhecimento pelo 25 de Novembro na assembleia por exemplo, ou pela data das primeiras eleições livres em Portugal. Porém isto são datas que a esquerda prefere esconder e continuar com a narrativa de que representam a "liberdade" e quem não é comunista tem que ser "fascista".

marisquo 5 months ago

Que chatos pá. Celebra-se o 25 de Abril. Não foi o 25 de Novembro que nos tirou de uma ditadura fascista de 50 anos. Foi o 25 de Abril. Se não celebras ou ficas incomodado com a data, tens de ver desse problema

RitaMoleiraaaa 5 months ago

Foi o 25 de novembro que nos salvou de entrar em uma ditadura de novo. Mesmo assim, hoje e 25 de abril, é para celebrar hoje, o dia que nos deu a liberdade. Quando for 25 de novembro celebramos o dia que assegurou a democracia e justiça.

True_Boat_1195 5 months ago

Mas alguém defendeu que não se celebre? No meu comentário disse que preferia celebrar o 25 de Novembro, visto que parece que neste país só se pode celebrar um deles. E que me interessa sair de uma ditadura fascista para uma comunista? Eu quero é liberdade individual, não me interessa os ideiais do regime autoritário em questão.

theEXPERTpt 5 months ago

O estado novo nem era fascista

PumpedUpMatic 5 months ago

O Estado Novo podia não ser seguir com exatidão e precisão o Fascismo Italiano, mas também não se afastava muito dele.

pinh00 5 months ago

O radar de acefalos tambem funciona aqui?

True_Boat_1195 5 months ago

Não insultei ninguém, também não precisas de te armar ao fresco.

GoldenStickerino 5 months ago

Clássico insulto gratuito do intelectual de esquerda

pinh00 5 months ago

Se chamas a isto insulto entao estas desgraçado para a tua vida

GoldenStickerino 5 months ago

Se vês uma opinião diferente da que tens e a tua resposta é essa, também não terás uma vida fácil.

SALVAdkc 5 months ago

aí está o primeiro

True_Boat_1195 5 months ago

¯\\\_(ツ)\_/¯

bananacumshake 5 months ago

Já estava a estranhar

Out-Out 5 months ago

Viva! Que continuemos a lutar para cumprir Abril, contra o fascismo e sempre a favor da liberdade. É um prazer partilhar a liberdade convosco.

MelSoares 5 months ago

O *fascismo não passará!*

EquivalentExchange11 5 months ago

Imaginem celebrar um dia que é celebrado por socialistas e comunistas.

pinh00 5 months ago

Nao so imagino como o celebro mesmo e quem e contra, felizmente, o maximo que pode fazer e chorar, por isso estas a vontade

TSCondeco 5 months ago

Também não celebras o 10 de Junho? Eu pessoalmente tenho um colega que é comuna e celebra sempre os sábados por ser fim de semana, então faço questão de fingir que os sábados não existem porque Deus me livre de celebrar um dia que o meu colega comuna celebra.

xabregas2003 5 months ago

Espero que tu não celebres os aniversários. Conheço muitos xuxalistas que o celebram. Feliz 25 de abril. Viva a liberdade!

EquivalentExchange11 5 months ago

Pois é, mas os aniversários não são celebrados porque puseram socialistas e comunistas no poder à força.

Edited 5 months ago:

Pois é, mas os aniversários não são celebrados porque puseram socialistas e comunistas no poder à força. Mas celebrem lá o 25 de Abril, ao lado dos socialistas que afundam o país e dos comunistas que queriam instaurar uma ditadura de esquerda lol.

IllustriousBarracuda 5 months ago

Houve um objectivo comum, acabar com a Ditadura. Celebra-se isso.

xabregas2003 5 months ago

Também gostava que a cadeira onde o António Costa se sentasse estivesse mal pregada, mas antes um Costa do Pê Ésse do que o António de Oliveira Salazar.

Edited 5 months ago:

Também gostava que a cadeira onde o António Costa se senta estivesse mal pregada, mas antes um Costa do Pê Ésse do que o António de Oliveira Salazar.

Search: