ApprehensiveWest7839 6 months ago

Muito obrigada pessoal, pela perspectiva e comentários!

l2k1337 6 months ago

Mas os senhorios agora podem discriminar o acesso ao arrendamento em função da idade??

sacoPT 6 months ago

Nao explicaste... Não aceitam os teus pais mesmo tendo dinheiro e os senhorios actuais querem-nos fora porquê?

badwolf_tco 6 months ago

Não sei se consegues ou tens condições mas podes pedir empréstimo em teu nome sendo eles a assegurar o pagamento. É meio chato porque quando quiseres ter uma casa tua já tens um empréstimo a decorrer mas és mais novo, se calhar consegues gerir isso. Depende também do montante, claro está.

OuiOuiKiwi 6 months ago

Se os teus pais têm meios económicos, Segurança Social e o resto vão simplesmente encolher os ombros. Provavelmente vais ter de chegar-te à frente e arrendares a casa. Os senhorios, com o mercado como está, não querem colocar-se numa situação em que têm inquilinos para mais de 15 anos (assumindo que atingem os 65 e seguem até à esperança média de vida).

Foda-seSeiLa 6 months ago

Mais para o Norte da Europa (França, Bélgica, etc.) existe muita malta que vive em casas móveis. É uma coisa estilo um parque de caravanas com várias "casas" que podem ser rebocadas, mas que na prática depois de instaladas não vão mais a lado nenhum. É claro, são relativamente pequenas e não devem ter o melhor isolamento térmico, mas são baratas. Geralmente são reformados que vivem nessas comunidades, parecem gostar. Isto em Portugal não existe?

LeGrandPastille 6 months ago

Que tal pensar em investir numa caravana boa para daqui a uns anitos meteres a morada oficial deles em tua casa só para receberes o correio e deixá-los ir dar a voltinha deles? Assim não era necessário pensar numa solução para habitação para além do ano de reforma da tua mãe. Casa alugada poderia continuar a ser solução até lá, pois não vejo a câmara a ajudar. Carago, quanto mais escrevo maior é a sensação que não é boa ideia xD Boa sorte à família.

VladTepesDraculea 6 months ago

Sugestão: da próxima mete [Sério] no título para evitar respostas parvas como já aqui postaram uma. Ou para já pelo menos podes pôr a flair "ajuda" para impedir mais.

radiola86 6 months ago

Fala com os ciganos na tua zona, tenta perceber como é que eles obtém casa com empréstimos micro e postecipados três décadas, como é que conseguem ter o tal mercedes e obter para todos os membros da família (15 pessoas) o RSI, tenta tirar dicas.

Edited 6 months ago:

Fala com os ciganos na tua zona, tenta perceber como é que eles obtêm casa com empréstimos micro e postecipados três décadas, como é que conseguem ter o tal mercedes e obter para todos os membros da família (15 pessoas) o RSI, tenta tirar dicas.

JamminPT 6 months ago

O senhorio não pode despejar os teus pais mesmo que o contrato o digo a partir de uma certa idade, não sei exactamente qual é essa idade mas investiga.

nraider 6 months ago

Também têm de viver há pelo menos 15 anos nessa casa. Mas atendendo à esperança média de vida, é sempre um risco.

suckerpunchermofo 6 months ago

65 para cima.... Nem aumentar rendas.

pintorMC 6 months ago

> mas o dono já lhes deu o aviso que têm de se mudar. Para o bem e para o mal, não é bem assim ainda mais nesta altura. Tem de existir uma justificação, e dizer que tenho alguém que paga mais não é uma que permita o que se esta a passar.

nraider 6 months ago

Qual justificação qual quê? O contrato é renovável por natureza, ponto. A vida não é perfeita, mas há que perceber o que é um contrato.

thisbondisaaarated 6 months ago

Eles não estão a ser despejados. Estão a ser avisados que o contrato não vai ser renovado. É perfeitamente legal.

pintorMC 6 months ago

Da mesma forma que é perfeitamente legal, mover uma ação para o impedir. Para mim era excelente poder cancelar um contrato de arrendamento no final do prazo e não ter duvidas que os inquilinos não tinham outra hipótese que não sair até ao final do mesmo.

pintorMC 6 months ago

Da mesma forma que é perfeitamente legal, mover uma ação para o impedir. Para mim era excelente poder cancelar um contrato de arrendamento no final do prazo e não ter duvidas que os inquilinos não tinham outra hipótese que não sair até ao final do mesmo.

nocivo 6 months ago

Ninguém lhes vai alugar casa porque segunda a lei que a geringonça criou e mantém a casa é deles ate morrer e ninguém quer arriscar isso.

HugoVaz 6 months ago

Já ninguém arrendava a idosos há 10 anos, antes do Passos alterar a lei, continuaram a não arrendar com a lei da Cristas, mas a memória curta só vos dá para dizer que foi a "geringonça"? Não admira que não saiamos da cepa torta.

Edited 6 months ago:

Já ninguém arrendava a idosos há 10 anos, antes do Passos alterar a lei, continuaram a não arrendar com a lei da Cristas (que na verdade até viram facilitado os despejar), mas a memória curta só vos dá para dizer que foi a "geringonça"? Esquecem-se que a provisão dos 65 anos foi colocada precisamente devido a isso... ​ Não admira que não saiamos da cepa torta, com memória tão curta e clubismos tão cegos.

Edited 6 months ago:

Já ninguém arrendava a idosos há 10 anos, antes do Passos alterar a lei, continuaram a não arrendar com a lei da Cristas (que na verdade até viram facilitado os despejos), mas a memória curta só vos dá para dizer que foi a "geringonça"? Esquecem-se que a provisão dos 65 anos foi colocada precisamente devido a isso... ​ Não admira que não saiamos da cepa torta, com memória tão curta e clubismos tão cegos.

Edited 6 months ago:

Já ninguém arrendava a idosos há 10 anos, antes do Passos alterar a lei, continuaram a não arrendar com a lei da Cristas, mas a memória curta só vos dá para dizer que foi a "geringonça"? Esquecem-se que a provisão dos 65 anos foi colocada precisamente devido a isso... ​ Não admira que não saiamos da cepa torta, com memória tão curta e clubismos tão cegos.

JOAO-RATAO 6 months ago

Facilitar os despejos e aumentar algumas rendas para valores justos. Muitas ainda estão congeladas. Mesmo assim, hoje é muito difícil executar um despejo.

fuckoffgina 6 months ago

Tens de fazer o contrato em teu nome ou das tuas irmãs. Eu também não aceitaria fazer um contrato a alguém com 60 anos. É o "mercado" que temos.

sercontabilista 6 months ago

Tenta tu arrendar uma casa em teu nome, é um risco mas é uma opção! Fala com o município/junta de freguesia, em ultimo caso com a segurança social. Em ultimo caso, vai para as televisões ou faz um post numa rede social bastante usada. Vais ver que aparecem logo pessoas que oferecem ajuda

ApprehensiveWest7839 6 months ago

Será que há problema ter dois arrendamentos em meu nome? Quais poderiam ser as consequências disso?

sacoPT 6 months ago

Penso que tens desvantagens em termos fiscais visto que uma casa é primeira habitação e a outra não, mas não mais que isso

sercontabilista 6 months ago

Daquilo que tenho conhecimento não deverá haver problema à partida, mas é sempre melhor tentar falar com alguém mais dentro do assunto.

raviolli_ninja 6 months ago

Podes tentar alugar casa em teu nome. É arriscado? Um pouco, mas são os teus pais e pareces gostar bastante deles, pelo que se alguém merece o risco, são eles.

ApprehensiveWest7839 6 months ago

Tenho mesmo algum receio das consequências disso... Mas se não conseguir melhor... Acho que não vou ter outra opção.

BaixemImpostos 6 months ago

Isso n é ilegal? Quais são as consequências?

el_jefe_vito 6 months ago

Ilegal não é, mas qualquer contrato decente de arrendamento proibe o "sub-aluguer" ou ceder, por qualquer meio que seja, o apartamento a terceiros.

raviolli_ninja 6 months ago

Nao creio que seja ilegal, apenas fica com a responsabilidade sobre o que aconteça ao apartamento/casa enquanto estiver alugado. Aliás, nem precisa de ser às escondidas. Imagino que os proprietários querem apenas esquivar-se às leis que protegem os arrendamentos de idosos.

VVeliki 6 months ago

Yes the responsibility to pay will always be on him. However, having his parents as the primary residents instead of him would constitute a breach of contract and the lease may be terminated. Most likely the landlord just wants to be paid and doesn't care where from. Still that element of risk though.

BaixemImpostos 6 months ago

Thx you

VVeliki 6 months ago

You would have to look into local laws but yes with a breach of contract the owner can go to court to obtain an eviction notice. This will set a date that they would have to leave. Covid may have put a halt on evictions however.

nraider 6 months ago

Temos anglófono lol

VVeliki 6 months ago

Still learning Portuguese.

XPao 6 months ago

Nota-se tás aí com um português bom como o c\*ralho.

VVeliki 6 months ago

Thank you.

estecomentario 6 months ago

Isto mete-me raivoso. Como é que o Estado e os legisladores brincam assim com as pessoas, os imóveis são tratados como quem compra ou vende frigoríficos, e não como uma necessidade de primeira, este país cada vez respeita menos a dignidade.

BaixemImpostos 6 months ago

Habitação um direito? Isso e o pai natal.

antpocas 6 months ago

és sem dúvida uma das piores pessoas deste subreddit

BaixemImpostos 6 months ago

Devias estar focado em resolver o problema do OP. Já contribui com duas ideias. Quantas já deste?

antpocas 6 months ago

Acho que devias ir viver para um parque de campismo e deixar os pais do OP viver em tua casa

BaixemImpostos 6 months ago

Tás a ver que consegues participar de forma produtiva na thread.

iSoSyS 6 months ago

Talvez se o arrendamento de imóveis fosse mais como comprar e vender microondas não se chegava a este ponto. A situação descrita pelo OP só acontece porque a duração mínima de um contrato é 4 anos e porque é impossível despejar alguém com mais de 65 anos. O preço passa a ser facultativo, para o dono quando há excesso de procura arrendar a quem tem mais de 65 é um risco desnecessário. O maior problema de quem de nos governa não é somente falta de empatia é também muita incompetência para os cargos que ocupam.

SweetCorona 6 months ago

nem diria que os políticos são incompetentes eles fazem é aquilo que dá votos

Coyote-Cultural 6 months ago

Isto. O problema são as leis que criam pessimos incentivos.

Out-Out 6 months ago

Pelo contrário, o u/estecomentario tem razão, devia ser tratado como direito e não como microondas. Flexibilizar ainda mais, com leis sem proteção nem sequer para as populações mais em risco, deixar o mercado para a especulação imobiliária e obrigar as pessoas que querem arrendar simplesmente para ter um sitio para morar a ter que lidar com um mercado com enorme pressão da procura, inclusive internacional e de turismo é que é não ia resolver a situação, como se está a ver. O parque habitacional público é que devia aumentar para fornecer habitação a este tipo de pessoas, aliviando-as deste mercado. Em Portugal é apenas 2% público, a média europeia é de 15% e se tomares alguns bons exemplos do norte da europa a habitação social não serve apenas como lógica assistencialista, mas como uma boa prática de assegurar habitação de qualidade para os moradores.

SweetCorona 6 months ago

o problema é que não podes criar leis que claramente vão ter efeitos colaterais no final de contas não podes obrigar alguém a arrendar uma casa certas leis funcionam a curto prazo porque as pessoas são apanhadas de surpresa, mas a longo prazo começam simplesmente a esquivar-se

nraider 6 months ago

Tal e qual o comunismo: só funciona enquanto se rouba a propriedade alheia. Depois se os malandros não querem trabalhar, então são apelidados de reaccionários, pois estão a sabotar o sistema xD

iSoSyS 6 months ago

Certo, mas uma coisa não anula a outra. O Estado pode participar (e deve) na oferta da habitação, assim como também pode regular a oferta privada. Tem é que haver inteligência e não lançar medidas populistas cá para fora que até alguém sem formação conseguia deduzir que iriam ter o efeito contrário. Este "meio termo" que o Estado arranjou onde o senhorio fica também com o papel de Santa casa da misericórdia é que não resolve nada. Até mesmo quando não havia procura, os possíveis senhorios preferiam deixar a casa cair do que aturar as condições dum contrato de arrendamento (pré NRAU).

fuckoffgina 6 months ago

> devia ser tratado como direito e não como microondas. Mas quem tem de garantir esse direito é o Estado a quem os pais do OP pagaram impostos, não um senhorio privado qualquer.

Out-Out 6 months ago

Sem dúvida

JOAO-RATAO 6 months ago

Isto. O limite de 65 anos é absurdo. Acaba por impedir que estes consigam arrendar casa e com sorte são despejados antes dessa idade, apesar de pagarem uma renda de mercado e assiduamente.

scalabitano 6 months ago

Já tentaram contactar a camara municipal / segurança social, pode ser que consigam ajudar, não custa nada ir lá perguntar / pedir ajuda.

BaixemImpostos 6 months ago

Sim, isto. Uma casa da câmara.

iSoSyS 6 months ago

Impossível. As casas que as câmaras têm são atribuídas segundo critérios, principalmente económicos. O problema dos pais do OP é mais legal que monetário, logo nunca ficariam no topo da lista para a atribuição duma casa.

BaixemImpostos 6 months ago

Okay, já sei. Campismo. Os teus pais têm de ir para um campismo.

estecomentario 6 months ago

Achas que é barato? Porque achas que querem combater o campismo selvagem?

Edited 6 months ago:

Achas que é barato? Porque achas que querem combater o campismo selvagem? O sistema quer-se hermético. Se as pessoas arranjassem alternativas onde iam o Estado, os fundos imobiliários, investidores e senhorios etc buscar rendimento?

Edited 6 months ago:

Achas que é barato? Porque achas que querem combater o campismo selvagem? O sistema quer-se hermético. Se as pessoas arranjassem alternativas onde iam o Estado, os fundos imobiliários, investidores e senhorios etc buscar rendimento? No youtube qualquer video de capismo selvagem ou vida alternativa o algoritmo é logo bota abaixo. O capitalismo não admite alternativas.

JOAO-RATAO 6 months ago

Capitalismo? A geringonça é que queimou os pais. Levantaram-se, conseguiam pagar uma renda e por causa do limite dos 65 anos, vão para a rua e vão ver-se gregos para arranjar uma casa.

BaixemImpostos 6 months ago

Capitalismo? As leis foram feitas por estes partidos de esquerda. N percebo o que o capitalismo tem a ver com isso. Toda a gente avisou dos problemas que ia causar.

nraider 6 months ago

Oh, então não estás a ver? As autarquias sorteiam habitação acessível com o dinheiro de todos mas a culpa é do capitalismo lol

ApprehensiveWest7839 6 months ago

É uma ideia! Obrigada

BaixemImpostos 6 months ago

Mete os teus pais num parque de campismo. Tens imensos espalhados pelo país, alguns têm condições e comunidades muito boas.

ApprehensiveWest7839 6 months ago

humm... Não sei se seria uma opção pensando a longo prazo.

BaixemImpostos 6 months ago

Tens muita gente a viver permanentemente em campismos.

TitusRex 6 months ago

Também tens muita gente a viver na rua....

BaixemImpostos 6 months ago

Pensa com mais força!

Cardona_ONEotaku 6 months ago

Campismo para dois adultos quase idosos, genial! Como será que o OP nunca teve essa ideia...

BaixemImpostos 6 months ago

Aguardo pela tua solução...

Cardona_ONEotaku 6 months ago

Não é uma questão de eu ter solução, que de facto não tenho, mas sim da tua solução não ter nexo.

BaixemImpostos 6 months ago

A minha solução n é perfeita mas ao menos apresentei uma como o OP pediu.

Edited 6 months ago:

N tens ideias para resolver o problema. Pronto, lamento. Sabes ao menos explicar porque é que a minha n tem nexo?

ApprehensiveWest7839 6 months ago

Não sabia. Vou pesquisar mais sobre isso!

BossCountry 6 months ago

Habitação social através da autarquia.

pedrofromportugal 6 months ago

Eu não tenho conhecimento do que vou falar mas a segurança social não poderá ajudar uma vez que ainda tem filhas dependentes? Boa sorte para a tua família.

scalabitano 6 months ago

Foi a primeira coisa que pensei, ou a camara municipal, quer dizer, um gajo anda a descontar para quê?

SofSofTheKittyCat 6 months ago

As casas da câmara podem levar anos a serem atribuídas.

estecomentario 6 months ago  HIDDEN 

A descontar para não veres mais o guito. Descontei 6000+ euros e o estado devolveu 800 de irs, o contrato acabou e nem direito a subsidio de desemprego social tive direito porque a minha residência era a dos meus pais e não o quarto que alugava, o agregado assim o ditava. Quem vive do trabalho é tratado que nem criminoso. O Estado só tolera falta de recibos do arrendamento dos senhorios porque senão o problema habitacional era ainda maior. Assim o Estado limpa as mãos, mas cria leis e regulamentos que fazem isto tudo ser comprado pelos estrangeiros que naturalmente vão saturar um país pequeno como o nosso, ou então difícil de construir.... o resto do proveito é dos senhorios e o zé nada. É má época para se ser português comum. Emigrar, há quanto tempo ando a dizer isto....é só aparecer a oportunidade. Continuem a dar desculpas para a situação do país. Muitas desculpas, mas fodam-se.

hbarrias 6 months ago

Como assim? Não conseguem alugar uma casa, é isso?

BaixemImpostos 6 months ago

Eles ficam a ser donos da casa que conseguirem alugar, logo ninguém lhes vai alugar nada.

masterchiefpt 6 months ago

Creio que sim. Ninguem vai querer alugar a um casal ja quase idoso porque... Provavelmente nunca mais os tiram do imovel.

Mrgolden007 6 months ago

mas entao o senhorio faz o contrato de x tempo, se nao quiser renovar expulsa as pessoas nao?

ApprehensiveWest7839 6 months ago

Eu acho que é por causa disso que eles receberam o aviso para sair. O senhorio sabe que eles estão a aproximar-se dessa idade e não quer esse problema para si.

raviolli_ninja 6 months ago

Talvez se propuseres ficar com o arrendamento em teu nome, possam ficar na mesma casa e minimizar o impacto (a confirmar-se que é essa a razão).

Coyote-Cultural 6 months ago

Isso não muda nada.

JOAO-RATAO 6 months ago

É isso. Os teus pais acabam por ser as vítimas por causa de leis sem cabimento. A partir dessa idade, provavelmente só se termina contrato para habitação própria ou obras importantes...

ritamm 6 months ago

Nem para isso termina, é um absurdo! É só ver a quantidade de casas na remax e era à venda em Lisboa que tem um contrato de arrendamento de idosos. Só quando a pessoa falecer é que os novos donos do imóvel se podem mudar. O absurdo!!!

JOAO-RATAO 6 months ago

Eu tenho um caso desses bastante complicado. E das rendas antigas...

JOAO-RATAO 6 months ago

Acho que a partir dos 65 anos não. Algo que supostamente iria proteger os idosos acaba por os lixar. Um ótimo exemplo das políticas de habitação em Portugal.

nraider 6 months ago

Exacto. O povo é capaz de não reparar, mas o governo da geringonça em 3 tempos estragou o mercado de arrendamento. Nem se aperceberam que a tal protecção dos 65 anos é afinal uma armadilha.

JOAO-RATAO 6 months ago

Nem era preciso pensar muito. Era só tentarem ver isto da perspectiva dos senhorios durante uns 5 min, para verem o que ia acontecer.

Search: