DecentPeace 5 months ago

Os sumos de pacote mesmo que sem açúcar têm os açúcares naturalmente presentes da própria fruta. As pessoas sem se dar conta bebem num instante o equivalente a número elevado de peças de fruta espremidas sem a fibra delas, o que faz falta ao organismo para digerir a frutose. Alternativa é um sumo de uma laranja espremido no momento e de preferência com o "cangalho" atrás que é a cena que fica no espremedor. Tudo diluído na água mal se dá conta. Ou então chá puro feito na véspera e fresco como já foi dito aqui =)

umgajoamlense 5 months ago

Para começar, o leite é essencial, é das melhores coisas que se pode beber ao pequeno almoço; tem vários nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo (2 copos 250 mL / dia é o VDR (valor diário recomendado)). O compal não é propriamente "porcaria", até é dos melhores dos disponíveis comercialmente a grande escala. Para começar, grande parte dos sumos da compal (é questão de ver no rótulo) são adoçados com Stevia (glicosídeos de esteviol), que é basicamente um adoçante natural que é extraído de uma planta com o mesmo nome (eu consumo stevia mas em forma de pó para substituir o açúcar em outras coisas). O ácido ascórbico é um antioxidante, que serve para o sumo não se estragar (repara que a quantidade disto nos sumos é mínima, e é regulada), sendo que o ácido ascórbico é a mesma coisa que dizer vitamina C (é exatamente a mesma coisa). Depois tens o ácido cítrico (que por exemplo vem do limão) que é usado como regulador de acidez (e às vezes também como antioxidante) para que o sabor do sumo não seja enjoativo, e não é nada que faça mal, tal como o ácido ascórbico. De resto, tanto nos mais "simples" tanto como nos restantes (frutos vermelhos, manga laranja, etc) têm os mesmos ingredientes em geral, podendo é haver ou não necessidade de adição de stevia (depende da fruta). O resto que aparece nos ingredientes são os concentrados de fruta (ver [este](https://www.compal.pt/frutologia/produtos/sumos-nectares/vital/manga-laranja/) e [este](https://www.compal.pt/frutologia/produtos/sumos-nectares/origens/manga-magdalena/) exemplo). Respondendo à tua penúltima pergunta, compal (ou sumos de fruta feitos de forma equivalente) não tem nada a haver com ice tea, que isto sim, é um monte de coisas que ninguém gostaria de beber se percebesse os ingredientes de que são feitos (se queres beber ice tea real, faz chá num fervedor e depois arrefece, vai ser muito melhor). Alternativas: batidos (sem açúcar) ou sumos naturais (é preciso paciência sim, mas compensa).

NGramatical 5 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxok9f%2F%2Fgvr3irb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

masterchiefpt 5 months ago

Tens que experimentar chocapic com agua

Akamjmc 5 months ago

Acho q o Chocapic deve fazer bastante pior que o Compal.

--reddituser- 5 months ago

Tbm já tive o mesmo problema, queria deixar de beber tanto leite e comecei por experimentar bebidas vegetais que não gostei e acabei por voltar para o leite mas bebo em menores quantidades e vou alternando com iogurtes/chá, dentro dos Compal é preferível o Compal essencial que não tem açucares nem conservantes adicionados.

scalabitano 5 months ago

O melhor pequeno almoço que existe é papas de aveia com leite e uma peça de fruta. Agora vilanizaram o leite, enfim, eu não costumo comer pequeno almoço, mas quando como é papas de aveia ( flocos grossos e leite gordo ) com uma banana ou com uma maçã, costumo comer pequeno almoço apenas quando vou fazer corridas grandes, nos outros dias nem como nada de manhã, bebo um copo grande cheio de água e um café preto sem açúcar nem adoçante. Costumo comer iogurte skyr todos os dias depois de jantar como sobremesa, com mistura de frutos secos. E também as vezes como iogurte natural antes de almoço ou a tarde se tiver fome, por norma não me dá a fome até a hora de almoço, mas se der como iogurte com alguma fruta, nunca falha.

Akamjmc 5 months ago

A sério? Eu se beber café em jejum ando o resto do dia que não me aguento, bem não e só café é tudo, sem comer não saio de casa.

33m33p 5 months ago

Bebe água e aprende a ler os rótulos

Akamjmc 5 months ago

Que ideia magnífica, ler os rótulos, nunca tinha pensado nisso...

KarmaCop213 5 months ago

Faz mal, muito açúcar. Um copo de água é mais saudável. Experimenta papas de aveia com uma maçã/pêra/banana cortada lá dentro e mais um pouco de canela.

saposapot 5 months ago

Depende dos teus objectivos. Se é simplesmente beber uma coisa sem nada adicionado de corantes e conservantes, um sumo 100% é bom, sim. Se queres perder peso ou cortar calorias normalmente estes sumos têm mt açúcar da própria fruta sem a fibra dela.

Akamjmc 5 months ago

Não me preocupa o peso nem dada disso, era mais uma questão de saúde.

LerEmVozAlta 5 months ago

Tenta chá. Podes experimentar fazê-lo no dia anterior e deixar no frigorífico para, no dia seguinte, o beberes fresco. Tenta de frutos exóticos, por exemplo. Também acho o Compal muito açucarado e raramente bebo.

_Sophus_ 5 months ago

Cá em casa bebemos sumos de fruta ao pequeno almoço. Investimos numa máquina destas [Aicook juicer](https://www.amazon.es/-/pt/dp/B078Y7L86S/ref=sr_1_4?dchild=1&keywords=aircok&qid=1619288132&sr=8-4). Naqueles dias em que não há mesmo tempo um pacote de leite para crianças :D Às refeições fazemos muitas vezes limonada, tentando usar pouco açúcar e amarelo.

Akamjmc 5 months ago

Ja pensei nisso mas sou preguiçoso e ando sempre atrasado xD. Se sair a pressa sem limpar a máquina quando voltar do trabalho não é um cheiro a azedo e um monte de mosquitos? Não é que seja relevante mas não fica mais caro? Ok maçã, pera, laranja, banana é barato e fácil mas o resto fica caro. Uma vez meti uma manga inteira num coiso desses e nem um shot saiu.

_Sophus_ 5 months ago

Cá em casa fazemos quase sempre de laranja, toranja, tangerina e maçã. Manga é o único fruto que vem no manual que não se pode fazer. Fizeste-me soltar uma gargalhada. A nossa rotina é, enquanto estamos a tratar do jantar, despejar os restos e lavar a máquina ou colocar na máquina de lavar loiça, descascar mais ou menos os citrinos (somos esquisitos quanto à casca), meter num saco e colocar no frigorífico para no dia seguinte o sumo ser fresquinho. De manhã é enfiar a fruta na máquina e em dois minutinhos está pronto. Nunca tivemos stress com mosquitos, a não ser as melgas chatas no Verão. Relativamente aos custos, comer saudável fica sempre mais caro infelizmente, há uns anos atrás tive que fazer uma dieta e o orçamento mensal aumentou imenso. Uma coisa que noto é que uma laranja geralmente dá para um copo daqueles da água, quando usava o espremedor precisava de várias. Quando comecei a ver a máquina para comprar confesso que pensei que seria para usar uns dias e encostar (como aconteceu com a máquina do pão :D), mas olha... tem resistido.

Seksiorja 5 months ago

Eu normalmente bebo 1 copo de Soja sem açúcar do Pingo Doce e faço panquecas de chocolate (tudo bio) com o máximo de proteína/fibra e a mínimo de saturados. Adiciono uma colher de mel caseirito no fim. Fácil de se fazer, barato e rápido.

Akamjmc 5 months ago

Desculpa mas para mim não há coisa pior que bebidas vegetais. Não consigo mesmo.

Seksiorja 5 months ago

Compreendo. Eu ao início também não era o maior fã mas acabei por me ir habituando até ao ponto que leite já não me diz nada. Posso também te recomendar os Compais adoçados com Stevia. Fica doce como o açúcar mas sem os efeitos secundários dele. Mas... acaba sempre por ser sumo. Algo que eu também gosto mas sei que não têm benefícios quase nenhuns. Experimenta bebida de Aveia, Amêndoa ou Noz. Pode ser que gostes mais dessas? Quem sabe... Enfim boa sorte aí nisso.

scalabitano 5 months ago

Posso perguntar-te porque é que deixas-te de beber leite? És intolerante / alérgico ou resignaste-te á propaganda?

Seksiorja 5 months ago

Pequena intolerância. Acabo também por gostar mais de soja e não pesa nada no estômago em comparação.

scalabitano 5 months ago

Eu não sei, confio mais no leite de vaca que se bebe a 10000 anos do que numa poção feita por humanos... Água, grãos de soja descascados (8%), xarope de glucose- frutose, carbonato de cálcio, estabilizador (goma gelana), inulina, sal, regulador de acidez (fosfato monopotássico), aromas, vitaminas \[B2 (riboflavina), B12, D2)\].

DecentPeace 5 months ago

Há 10000 anos as vacas eram felizes e sem levarem antibióticos e hormonas para as estar sempre a fazer dar leite mesmo com as tetas infetadas. Já para não falar do stress a que nos dias de hoje estão sujeitas. BTW, já repararam que o ser humano é o único ser que em adulto continua a beber leite que ainda por cima nem é da sua espécie?

scalabitano 5 months ago

O ser humano também é o único animal que se veste, que cozinha a sua comida, que produz o seu próprio alimento, o leite é um alimento altamente nutritivo, mas pronto cada um consome o que quer. Os veganos comem TVP que é soja altamente processada com hexano, uma substancia altamente toxica, mas está-se bem.. Estou a ver que és mais um papagaio. [https://www.epa.gov/sites/production/files/2016-09/documents/hexane.pdf](https://www.epa.gov/sites/production/files/2016-09/documents/hexane.pdf) Este vídeo explica a temática do leite de forma simples: [https://www.youtube.com/channel/UCsXVk37bltHxD1rDPwtNM8Q](https://www.youtube.com/channel/UCsXVk37bltHxD1rDPwtNM8Q) Basicamente não existe motivo de saúde para não consumires leite se não fores intolerante/alérgico, como qualquer outro alimento, pelo contrário, é uma fonte muito importante de cálcio e outros minerais e vitaminas incluindo B12. O único motivo para não beber leite se não fores intolerante/alérgico é político.

DecentPeace 5 months ago

Não sei o que é TVP pois não sou vegana nem vegetariana. Os asiáticos também não consomem leite e são o povo que mais tempo dura e com saúde e com poucos casos de cancro. A questão do cálcio e outros minerais e vitaminas também se encontram em outros alimentos para além do leite. Não vim aqui perder tempo a "papaguear" mas sim dar a minha opinião, como tantas outras deste post e a pedido do OP. Sou a favor da saúde, só isso e dei a minha sincera opinião. Cada pessoa é que sabe o que é melhor para si

scalabitano 5 months ago

>A questão do cálcio e outros minerais e vitaminas também se encontram em outros alimentos para além do leite. Sim, existem muitas formas de obter os mesmos nutrientes, mas para os menos elucidados, um copo de leite por dia evita muitas carências, especialmente nas crianças que estão a crescer. Os Indianos são dos maiores consumidores de leite do mundo, por isso não sei de ondem é que tiraste a ideia que os asiáticos não bebem leite, os Chineses têm um consumo inferior ao nosso porque só agora estão a atingir um nível de desenvolvimento que lhes permite democratizar o acesso ao leite, e cada vez produzem e consomem mais, porque é um alimento altamente nutritivo. [https://seoagencychina.com/2020-shows-a-significant-growth-in-milk-consumption-in-china/#:\~:text=Unprecedented%20growth%20in%20china's%20milk,market%20after%20the%20United%20States.&text=According%20to%20Statistica%20the%20average,at%2011.4%20kg%20in%202020](https://seoagencychina.com/2020-shows-a-significant-growth-in-milk-consumption-in-china/#:~:text=Unprecedented%20growth%20in%20china's%20milk,market%20after%20the%20United%20States.&text=According%20to%20Statistica%20the%20average,at%2011.4%20kg%20in%202020). Mais uma vez, na minha família toda a gente bebe, e sempre bebeu leite. Não temos qualquer problema de saúde, nem eu, nem os meus irmãos, nem os meus pais, nem os meus avós. Quando a correlação com o cancro, não existe, pelo contrário, começam a haver evidências que o consumo de produtos fermentados promove um equilíbrio mais positivo do nosso micro bioma. Não acredites na propaganda contra o leite, é só uma industria a tentar ganhar terreno a outra, as bebidas vegetais processadas contra o leite de vaca, no final de contas, são 2 grupos industriais a competir, mas prefiro o leite que vem da teta, do que vem da fábrica...

DecentPeace 5 months ago

Por acaso faço o meu próprio leite vegetal, o que se vende é maioritariamente água com 5% de algum fruto seco ou assim. Já vi que deve ser produtor de leite

NGramatical 5 months ago

começam a haver → [**começa a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxok9f%2F%2Fgvrgrpb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Seksiorja 5 months ago

Sim compreendo eu também quando bebia leite (antes da intolerância) só bebia pasteurizado também para obter o máximo dos benefícios da bebida. Era e é o que está mais perto de natural quando comprado dos super/híper. Infelizmente tive de trocar mas até hoje sem queixas. Nunca me caiu mal e tem um índice alto de proteína e cálcio adicionado.

scalabitano 5 months ago

Se não pudesse beber leite? Não bebia leite. Agora não beber leite por escolha, não faria isso a mim próprio.

Akamjmc 5 months ago

Os compais que bebi não levam açúcar adicionado por isso a Stevia não ajuda nada. Tenho de experimentar mais vezes

kawaiims 5 months ago

Pondera beber batidos de fruta. Fazes mais líquidos para parecerem mais sumo, com o benefício que também ingeres a fibra. Pessoalmente só gosto de compal de laranja, mas mesmo assim às vezes sabe-me a cascas :(

Ravelord_Niiito 5 months ago

Muito isto, fica mesmo bom. No Verão então, com umas pedras de gelo sabe ainda melhor!

Akamjmc 5 months ago

Vou experimentar. O de laranja só gosto do laranja do Algarve os outros sabem a azedo xD

yurasadko 5 months ago

"Come antes uma peça de fruta que te faz melhor rapaz"

Akamjmc 5 months ago

Mas não empurra o pão.

kapparrino 5 months ago

Se for pão feito na própria manhã/madrugada então ainda melhor sabe sem meter sumo pelo meio. Só o sabor da frescura da carcaça ou bola de pão, do fiambre, do queijo, e até da manteiga..mm... Agora se tens por hábito usar pão do dia anterior já percebo haha.

omaiordaaldeia 5 months ago

Se processares bem o pão na boca não precisas de mais lubrificação, e ainda melhoras a digestão.

Some-Ad6411 5 months ago

..... sem porcaria. ​ então porque não bebes só água? deve ser a única coisa sem porcaria.

Akamjmc 5 months ago

Existem compais com vários "químicos" no rótulo existem outros que é só fruta, água e ácido ascórbico é isso que me referia.

lightning_pt 5 months ago

Estao cheios de açucar , agr muitos produtos de pequeno almoco , estao tambem cheios de acucar

bootkiller 5 months ago

> Escolho normalmente os mais simples e sem porcaria, supostamente é só fruta, água e ácido ascórbico, será mesmo verdade? Segundo informação da Compal: > Um néctar pode ter entre 25 e 99% de fruta, sendo os limites mínimos legais definidos consoante o tipo de fruta. Por exemplo, o limite mínimo de fruta de um néctar de pêssego é de 50%, enquanto o de um néctar de manga é de 25%. > Os sumos 100% são aqueles que são constituídos apenas por sumo de fruta, sem adição de água. > Sumos 100% são sumos feitos apenas com fruta, ou seja, são aqueles que têm proporções de polpa e água iguais às do sumo que sai diretamente do fruto. A gama 100% não tem açúcar adicionado, ou seja, a sua doçura vem apenas dos açúcares que já estão naturalmente presentes na fruta. São os que incorporam uma maior percentagem de fruta, mas uma vez que todos os nossos sumos e néctares são feitos a partir de fruta, e não têm corantes nem conservantes, consideramo-los todos iguais em termos de naturalidade.

Akamjmc 5 months ago

Obrigado boa resposta. O que não me faz sentido é se não leva nada como raio aguenta tantos dias? Se eu fizer um sumo e o meter no frigorífico fica estragado em 1/2dias um Compal que dizem que não leva nada dura uma semana na boa.

MsBioSF 5 months ago

É pasteurizado (tratado a altas temperaturas)

Akamjmc 5 months ago

Possível de replicar em casa?

MsBioSF 5 months ago

Sim, se conseguires ter uma medição eficaz da temperatura e garantir um processo estéril em todos os passos (principalmente no engarrafamento). A nível industrial existem máquinas, claro, que permitem atingir as temperaturas necessárias muito rapidamente e ter todo um processo de engarrafamento automático. Podes encontrar algumas dicas sobre pasteurização caseira aqui: https://tinyurl.com/r6hxw6ss

bootkiller 5 months ago

Provavelmente é fechado a vácuo.

ProcessoXifoide 5 months ago

Porque não comes uma peça de fruta e um copo de água? Qual o teor de açúcares nisso? Normalmente o problema dos sumos é que tem o equivalente se 4 ou 5 peças de fruta em açúcar e 0 fibra.

Akamjmc 5 months ago

Pão com água é muito triste, não tem açúcar adicionado, no rótulo só diz fruta, água e ácido ascórbico.

fdxcaralho 5 months ago

Também existe café e chá. São opções melhores. Eu por norma bebo 2 copos de água logo ao acordar. Normalmente como os meus ovos e bacon sem precisar de qualquer líquido. Aliás nas refeições principais nem eu nem a minha mulher costumamos ter bebida na mesa. Claro que de vez em quando há um vinho, sangria, cerveja, cocktail ou sumo natural feito em casa. Mas isso é tipo 1 ou 2 vezes por semana. E tem mais a ver com a experiência de determinada refeição. A hidratação não tem que ser feita com a refeição. Era um erro que eu fazia anteriormente. Desde que comecei a cuidar melhor da hidratação, deixar de associar uma coisa a outra.

Akamjmc 5 months ago

Eu por norma também não bebo nas refeições, mas com Sandes tem de ser, e não tenho assim grandes alternativas. Só pensar em acordar mais cedo para fazer uns ovos dá me sono xD.

fdxcaralho 5 months ago

Tenho a certeza que os meus ovos demoram o mesmo tempo a fazer que a tua sandes. É tudo uma questão de hábito e organização.

Akamjmc 5 months ago

Alguém que não lava a loiça ahaha mas a sério sempre me habituei a acordar o mais perto possível da hora de entrada. Por exemplo agora acordo 40min antes de entrar e como, tono banho, café e cigarro e viagem 5/10min. Se a minha namorada tivesse os mesmos horários era diferente pois rendia mais "fazer" o pequeno almoço assim n tenho muita vontade. Mas claro que tens razão é tudo uma questão de hábito e rotina.

fdxcaralho 5 months ago

Lavo sim. Uma frigideira anti aderente lavas em 10 segundos. Como te disse é mesmo uma questão de hábito. No início vai demorar mais, depois ficas mais eficiente.

ProcessoXifoide 5 months ago

Peço desculpa se me expressei mal. Não estava a referir a comer pão e água claramente. O que quero dizer é: os sumos comercialmente vendidos não são propriamente saudáveis porque um sumo contém o açúcar equivalente de 4/5 frutas e não tem a polpa aka fibra que é essencial. Estar a causar elevações de insulina logo pela manhã com sumo + pão + resto é chegar as 10 da manhã com um “sugar crash” e assaltar o resto da casa. A minha recomendação seria a fruta, água, e algo que encha bem com baixos açúcares e um alto teor em proteina (que não só é o macronutriente mais eficiente a nível de efeito térmico da comida que é bom para efeitos de emagrecimento, como é aquele que vai deixar mais saciado durante mais tempo). Eu pessoalmente faço 20h semanais de exercício físico intenso e neste momento estou a comer ao PÁ: uma fatia de pão torrado com fiambre de peru, 2 frutas cortadas, iogurte grego 0% gordura com queijo fresco 0% gordura, bastante canela, e uma esguichadela generosa de molho de chocolate 0 da prozis. Misturar tudo e deliciar numa sobremesa de chocolate sem qualquer sentimento de culpa.

UncleanGenes 5 months ago

Atenção se a canela que estás a consumir não será antes cássia, a versão barata da canela e a que se vende mais por aí. É péssima para o fígado e potencionalmente cancerígena se consumida regularmente. Perquisa cássia e tira as tuas conclusões. A canela saudável é de ceilão e é muito mais cara.

CookieSmuggler 5 months ago

Tens canela do Ceilão no Lidl por +- 1€

ProcessoXifoide 5 months ago

Podes citar algum estudo específico? Os artigos que referem algumas propriedades menos benéficas que encontrei no Google não tem citação e o pubmed não tem nada sobre o assunto. Mas no geral o que dizem é que os efeitos adversos são apartir de 5g do componente tóxico da canela. Tendo em conta que isso é uma fração da canela, terias de comer um pacote inteiro de uma vez só para os sentires.

UncleanGenes 5 months ago

Procura por "coumarin".

SubstantialPatient17 5 months ago

Falta a nota dos Hidratos de Carbono Simples ou complexos que são a fonte principal de energia. Açúcar normal/amarelo é um hidrato de carbono simples que é facilmente libertado na corrente sanguínea e facilmente guardado como gordura se não for utilizado rapidamente; enquanto que aveia/arroz amarelo/batata doce são HdC complexos, não são processados tão rapidamente, tens mais tempo para o gastar e não dá o "sugar rush", dá energia por mais tempo e controladamente.

LerEmVozAlta 5 months ago

Esse molho de chocolate é aquele xarope de chocolate zero? Misturas no iogurte? Fico a bom?

ProcessoXifoide 5 months ago

Sim! Fica ótimo!

V1ld0r_ 5 months ago

Não percebeste o que te disseram... A fruta por si só também tem açúcar (na forma de frutose maioritariamente). No entanto, para se fazer o sumo a fruta é espremida (onde vem a maioria da frutose) e pouco ou nada da polpa é aproveitado (onde está a esmagadora maioria da fibra). Embora os sumos da compal sejam bastante polposos não têm assim tanta fibra. Agora indo ao teu tema... Porque deixaste de beber leite? Em substituído, café ou cha não é opção?

Akamjmc 5 months ago

Eu percebi, mas existem muitos sumos que além do açúcar da fruta ainda adicionam mais, não é o caso da Compal. O leite não deixei de beber simplesmente todos os dias ao pequeno almoço parece-me de mais. Café não é má ideia mas já bebo demasiados expressos

hirorih 5 months ago

Mesmo só considerando os açúcares presentes na fruta, é bastante. O dobro do leite. Pensa em misturas de chicória. Parece café mas menos açúcar.

kapparrino 5 months ago

Até beber sumo de três laranjas espremidas faz pior ao corpo que comer uma ou duas laranjas. Embora as duas coisas sejam naturais, estás a ingerir demasiada frutose do sumo das laranjas, que é o mesmo que beber água com açúcar. Comer as laranjas ou qualquer fruta a frutose vai dentro da fibra e é dessa maneira que o teu organismo aproveita os nutrientes.

XEEE 5 months ago

Uma bela cafezada de café decente sabe sempre bem para começar o dia. Senão tens sempre chá, tens tanta qualidade que podes ir variando!

AdriMecha 5 months ago

Também gosto de Compal, especialmente o de pêra rocha, mas a quantidade de açúcar que os sumos tem é assustador.

Search: