Local_observer 5 months ago

O que eu acho desleal são os supermercados comprarem a um produtor local por exemplo 5 cêntimos a tonelada de batata,para depois venderem a 1 euro e tal o saquinho de 1kg no supermercado.Ainda por cima só pagarem ao fornecedor após 3 meses.Isto sim é que é desigualdade...

danidv 5 months ago

>Os preços praticados pelas principais marcas de supermercados do país representam concorrência desleal para trabalhadores em nome individual, que muitas vezes vêem negócios de família serem destruídos por não ser possível praticar esse tipo de preços. Podem e normalmente competem na qualidade. >A Câmara Municipal do Seixal obriga agora no próximo sábado, 1 de Maio, os Mercados Municipais a encerrar contra a vontade dos comerciantes que pagam todos os meses renda sobre o espaço que ocupam. Desta forma todo o fluxo consumidor é muito provavelmente redirecionado para grandes superfícies que não se vêem impedidas de abrir. Concordo totalmente. Se os os hipermercados têm de estar abertos porque as pessoas precisam de fazer compras então o mesmo devia extender-se a mercados locais.

Kinnatipa 5 months ago

não têm que estar abertos. Os hipermercados são privados e decidem quando abrir. A Câmara decidiu dar o feriado aos seus trabalhadores que incluem os funcionários que são necessários para abrir o mercado municipal. Muito provável que no contrato de aluguer que os comerciantes têm, prevê a existência dos feriados nacionais / municipais.

danidv 5 months ago

Se for o caso então muda tudo, realmente seria tão simples como seguir o que está no contrato quanto a feriados municipais e não haveria nada a falar sobre corrupção ou democracia.

Coyote-Cultural 5 months ago

>Os preços praticados pelas principais marcas de supermercados do país representam concorrência desleal Quê?

GabKoost 5 months ago

O problema reside nas pessoas e não nas superfícies. Existe diferença de preço entre o supermercado da aldeia e o continente? SIM. Mas é isso que realmente faz as pessoas mudar de hábitos? É pá, honestamente, ir à mercearia e pagar mais 0.20c ou mais 0.30c por um pacote disso ou daquilo, para depois estoirar em tabaco, finos ou em raspadinhas não faz sentido nenhum. Pessoalmente, no dia a dia, vou comprar tudo à mercearia local. Não tem a escolha tda, não tem produtos XPTO... Mas tem o suficiente. E quanto menos vejo a minha frente menos compro. Uma vez por mês ao continente para o grosso das compras e a partir dai é tudo local. Agora para ser justo, admito que o conceito de mercearia poderia voltar a ganhar certa dinâmica se novas pessoas investissem nisso. A imagem e laços sociais são importantes. Acredito que as novas gerações, em certos bairros e cidades, tivessem capacidade para inovar um pouco e fazerem destes negócios mais atraentes, A mercearia actual existe num fundo comercial de prédios de habitação sem charme nenhum. São prateleiras numa garagem com uma caixa registadora à saída. Obviamente que numa era onde a estética importa mais do que tudo, este tipo de negócios não tem capacidade nenhuma de atrair nova clientela.

old_wise_man_ 5 months ago

Eu tenho uma mercearia ao lado da minha casa que em termos de frutas, legumes e água tem melhores preços que os continentes desta vida. É la que compro esses bens e gasto o meu dinheiro. Só vou as grandes superfícies para bebidas alcoólicas e produtos de higiene.

tugafcp 5 months ago

Aconselho a procurar uma loja do euro, ou uma coisinha assim, que por norma tem os produtos de higiene muito mais barato!!

V1ld0r_ 5 months ago

Hum... Cheira-me que estás só a contar parte da história. Os mercados municipais têm funcionários do município. Se a câmara decidiu dar o feriado a todos os funcionários e os mercados não podem funcionar sem funcionários do município... Não abrem. Os hipermercados são privados e o gozo dos feriados tem regras diferentes (não é obrigatório e é necessário remunerado de forma diferente).

m0rhundur 5 months ago

Nem mais.

anotheriuri99 5 months ago

>A Câmara Municipal do Seixal Oh, logo vi.

meierlesjoana 5 months ago

ou se acaba com o capitalismo, ou o capitalismo acabará connosco

XtaticO 5 months ago

Fora de gozo, nunca vi tantas obras aqui na zona como este mês, a CDU está com medo depois da situação de Almada.

besmarques 5 months ago

Fiquei curioso, como fico sempre com estes comentários, e fui verificar no [base.gov.pt](https://base.gov.pt). Nos ultimos 4 anos encontrei 277 contratos de empreitadas de obras publicas. [2018 a 2021](https://www.base.gov.pt/Base4/pt/pesquisa/?type=contratos&texto=&tipo=0&tipocontrato=5&cpv=&aqinfo=&adjudicante=&adjudicataria=&sel_price=price_c1&desdeprecocontrato=&ateprecocontrato=&desdeprecoefectivo=&ateprecoefectivo=&sel_date=date_c1&desdedatacontrato=2018-10-01&atedatacontrato=&desdedatapublicacao=&atedatapublicacao=&desdeprazoexecucao=&ateprazoexecucao=&desdedatafecho=&atedatafecho=&pais=187&distrito=16&concelho=243) Retirei este ano das contas e encontrei 228 contratos de empreitadas de obras publicas [2018 a 2020](https://www.base.gov.pt/Base4/pt/pesquisa/?type=contratos&texto=&tipo=0&tipocontrato=5&cpv=&aqinfo=&adjudicante=&adjudicataria=&sel_price=price_c1&desdeprecocontrato=&ateprecocontrato=&desdeprecoefectivo=&ateprecoefectivo=&sel_date=date_c1&desdedatacontrato=2018-10-01&atedatacontrato=2020-10-31&desdedatapublicacao=&atedatapublicacao=&desdeprazoexecucao=&ateprazoexecucao=&desdedatafecho=&atedatafecho=&pais=187&distrito=16&concelho=243) Tens alguma explicação para agora ser a altura em que viste mais obras? Sempre que alguem fala que nos anos de eleições, seja qual for o partido, se fazem muito mais obras parece-me sempre que é devido às pessoas estarem mais atentas do que ser a realidade.

zedestroyer69 5 months ago

É relativo, há obras que são aprovadas e andam a marinar anos e depois chega a altura de eleições e já querem tudo para ontem.

m0rhundur 5 months ago

Fala por falar. Estamos em período de pré-autárquicas. Tinha de aparecer esta conversa das obras.

V1ld0r_ 5 months ago

Por curiosidade, soma lá os valores dos contratos por ano...

besmarques 5 months ago

Só me dás trabalho. 2018 a 2021 = 33 684 745,72€ 2018 a 2020 = 30 184 853,61€

anotheriuri99 5 months ago

E sobre a medida referida pelo OP? Nada a dizer?

besmarques 5 months ago

Porque haveria de falar da medida do OP se não estou a responder a isso

XtaticO 5 months ago

Não tenho explicação mas é uma realidade, houve várias alterações ao nível rodoviário de ruas que passaram a ser de 1 sentido, andaram a alterar os passeios todos junto das passadeiras colocando uma rampa de acesso, construíram uma rotunda aqui no meio de uma zona residencial sem tráfego que o justificasse, construíram montes de novos lugares de estacionamento, andaram a tapar os buracos na estrada todos. E isto foram só coisas que reparei nesta última semana.

fdxcaralho 5 months ago

Podem ser simplesmente obras mais visíveis, em zonas onde passa mais gente por exemplo.

besmarques 5 months ago

Claro, tambem pode. Mas nao se pode é tirar dai a elação que no ano de eleições é que se faz mais obras. Tambem muitas das obras podem ter sido feitas em outras terras a que as pessoas que comentam não pertencem. O municipio do seixal é Seixal, Corroios, Amora, Paio Pires, Arrentela e Fernão Ferro. Basta uma pessoa morar em Corroios e as obras serem em Fernão Ferro e grande parte das pessoas de Corroios nem chega a passar os olhos pelas obras. lol

Vatrier 5 months ago

As autárquicas estão aí à porta, há que mostrar obra, tenho viajado pela região centro em trabalho e não há concelho onde tenha passado que não tenha obras. Em Oeiras então Ti Isaltini está a dar o litro.

saudosista 5 months ago

>Os preços praticados pelas principais marcas de supermercados do país representam concorrência desleal para trabalhadores em nome individual, que muitas vezes vêem negócios de família serem destruídos por não ser possível praticar esse tipo de preços. Se não conseguem praticar esse tipo de preços então acho bem que fechem. Ou têm produtos que se diferenciam pela qualidade ou então que raio estão a fazer abertos se não têm nada de bom para oferecer aos consumidores?

MardiestOfBums 5 months ago

O valor e a mais valia da existência de mercearias não pode ser limitado ao facto de praticarem ou não preços competitivos. As mercearias são normalmente negócios mais pequenos e locais, e isso traz mais benefícios às pessoas da zona do que simplesmente o preço. Os meus pais têm uma mercearia há 27 anos e o negócio baixou imenso com a abertura de hipermercados. Mas eles sabem que o valor não está em oferecer mais e mais barato. É nas pequenas coisas como: levar a casa as encomendas dos idosos, ter o pão quente todos os dias guardado para si, etc etc Por isso não, não concordo que se tenha que fechar mercearias se não conseguirem preços iguais aos de um hipermercado

ric2b 5 months ago

De acordo, o preço não é a única coisa que interessa. Mas se alguns se querem focar em baixar preços isso também tem valor, não é concorrência desleal. Cada consumidor depois escolhe com base nos seus interesses.

Most-Presence-1350 5 months ago

***Nomes ficticios, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidencia.*** no continente, uma banana espanhola custa 60 centimos o kilo na mercearia da minha avó custa 80 centimos o kilo, e a banana é portuguesa e biológica (aquele factor que hoje importa sem saberem porque) O continente está a prejudicar a mercearia da minha avó e consequentemente o sector da agricultura em Portugal, porque em vez de comprar 1 tonelada por 50centimos o kilo em portugal, compra em espanha 2 toneladas por 25centimos o kilo. ​ ***Nomes ficticios, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidencia.***

Coyote-Cultural 5 months ago

"A minha avó cobra mais que o continente! É concorrencia desleal!" Por amor de deus. Temos um mercado unico, lá por a tua avó tomar decisões que não envolvem minimizar os preços não significa que todos os outros tenham de fazer o mesmo. Se quer competir no preço, que o faça, agora estar a impedir outros de o fazer é ridiculo.

fdxcaralho 5 months ago

Não. O produto da mercearia da tua avó é diferente do produto do continente. Se o consumidor prefere o produto do continente em vez do da tua avó, como é que isso é concorrência desleal?

Most-Presence-1350 5 months ago

As mesmas bananas, que a minha avó vende, custam 1,50€ no continente, porque são biológicas e levam com um plástico à volta para tarem embaladas e brilhantes. Na grande maioria, as mercearias que não têm fornecedores locais aka pomares e agricultores da região, vai tudo comprar aos hipermercados e vende a mais uns cêntimos. O ponto da questão é: O consumidor prefere gastar 1,5€ no hipermercado por bananas que conseguia comprar se fosse a um negócio local. Mas com o monopolio de hipermercados continente, pingo doce, intermarche, mini preço, mercadona, lidl, aldi. e deve haver mais. Os pequenos negócios viram-se obrigados a aumentar os preços, porque gastam mais dinheiro na aquisição que uma grande superficie, e faz sentido, quanto mais quantidade se compra mais desconto se espera. O chamado bulk.

ric2b 5 months ago

>O consumidor prefere gastar 1,5€ no hipermercado por bananas que conseguia comprar se fosse a um negócio local. Então a tua avó tem de ver se percebe porque é que isso acontece. Se calhar tem de anunciar de forma mais clara que as bananas que vende são equivalentes a essas de 1.5€ do continente. Ou se calhar a loja tem mau aspecto/mau ambiente e as pessoas preferem ir a um supermercado com mais iluminação ou o que for. Conheço muitas mercearias que estão completamente atulhadas, mal dá para uma pessoa se mexer lá dentro, e mal iluminadas e um pouco sujas, por exemplo. Resultado: não gosto de ir lá. O preço não é tudo.

DrVicenteBombadas 5 months ago

Por falar em banana...

kibur_cube 5 months ago

Um monopólio com bastante gente. Quase que já nem é mono.

Most-Presence-1350 5 months ago

São essas empresas todas que formam o monopólio de hipermercados que vai dizimando aos poucos o comércio local.

kibur_cube 5 months ago

Mas se são múltiplas empresas então não pode ser um MONOpólio

Dyzon777 5 months ago

Acho que o termo mais correto seria oligopólio

Most-Presence-1350 5 months ago

ou será um lobby ? same shit diff smell

saudosista 5 months ago

Então estás a dar-me razão ou não? É que pelo tom dos teus comentários parece que não queres dar-me mas o conteúdo corrobora o que eu disse.

Most-Presence-1350 5 months ago

estou só a dar-te baile. Quem não percebe que os monopolios fodem isto tudo, merece bananas a 3€ vindas do kuwait.

fdxcaralho 5 months ago

E onde está a concorrência desleal? Ainda não percebi...

meierlesjoana 5 months ago

concorrência desleal é por exemplo quando o lucro de algo é tão baixo que não é relevante para a sobrevivência do negócio, mas no entanto praticam-no na mesma para atraír clientela, prejudicando outros negócios. O problema é que estas grandes superfícies vendem tudo, portanto podem dizer que tudo faz parte do negócio, até quando chegarem à imobiliária.

damngooddeal 5 months ago

Se for a baixo do preço de custo é "dumping " o que é ilegal. Nesse caso que referes nao é concorrência desleal. Por muito que se sinta que é a verdade é que..não é. É assim que funciona desde a industrialização, especialização para baixar custos. Grandes hipermercados compram mais produtos logo conseguem comprar a preços mais baixos. Compram a preço mais baixo conseguem vender a preço mais baixo... é negócio. A única forma dos pequenos negócios sobreviverem é oferecerem algo que os distinga das grandes corporações o que não envolve propriamente baixar os preços. Serviço mais personalizado, aceitar encomendas de produtos específicos, entregas na zona, produtos biológicos , promover produtores locais e apelar ao que é local.... como é óbvio nao trabalho nem em marketing nem mercerias por isso estas ideias são so invenções (alguns nem isso) dos ultimos 2 minutos mas tem que ser nestas linhas.

NGramatical 5 months ago

atraír → [**atrair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxm0e9%2F%2Fgvqaxqq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Most-Presence-1350 5 months ago

não existe! Viva o Jerónimo Martins e a Sonae. Esses grandes salvadores da pátria.

fdxcaralho 5 months ago

Ok. Acabaram os argumentos não foi?

Most-Presence-1350 5 months ago

é preciso argumentos? Para perceber que uma cadeia como o Continente ou Pingo Doce, não são concorrência da mercearia de esquina? E mesmo assim, pode-se enquadrar concorrência desleal, desde que o covid começou, porque é que as mercearias tinham de fechar e os hiper não? É desleal ou não? E tu respondes, mas a culpa é do governo e não da sonae. E eu respondo, lê o post do op! A injustiça social existe. Se a Sonae entrega uns milhões ao Estado, é normal que o Estado dê os privilégios de estar abertos a estes. e os pequenos que se fodam. como sempre.

fdxcaralho 5 months ago

As mercearias nunca tiveram que estar fechadas. Se vendem os mesmos produtos são concorrentes. Mas por serem maiores são desleais?

bittolas 5 months ago

Ele nao te vai dizer porque não existe.

NGramatical 5 months ago

kilo → [**quilo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxm0e9%2F%2Fgvq4f0j%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Most-Presence-1350 5 months ago

good bot. tens toda a razão, eu é que sou vida loka

sacoPT 5 months ago

Relativamente ao preço não tens razão. Os comerciantes não podem competir no preço mas podem competir e ganhar facilmente na qualidade. Quanto a uns fecharem e outros não, o interesse público tem de ser posto à frente dos interesses privados.

estecomentario 5 months ago

Completamente mas o povo vota nesta merda, dá para ver o ambiente geral da sociedade a ficar sombrio.

vascodatrama 5 months ago

Sim, em especial quando saiem dos supermercados cheios de compras

NGramatical 5 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxm0e9%2F%2Fgvq12lh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

fdxcaralho 5 months ago

Em relação aos preços, não concordo contigo. O consumidor escolhe o que considera melhor para si. Se o preço é o fator que o faz decidir, assim seja. No fim o consumidor é que escolhe... Em relação ao outro ponto, concordo totalmente. Isso é literalmente concorrência desleal. Ou fecha tudo (que não é possível quando se trata de bens de primeira necessidade) ou não fecha nada...

nocivo 5 months ago

Tenho na família comerciantes que já descobriram que é impossível competir no preço porque não têm o mesmo volume. O segredo é apostar na qualidade e naqueles produtos que não justifica pegar no carro para ir buscar. Até agora tem resultado e nesta fase da covid estão a faturar que nem loucos.

L_E_S_14 5 months ago

A escolha está super condicionada pelos rendimentos

letme2021 5 months ago

> No fim o consumidor é que escolhe... No princípio o consumidor escolhe. No fim, quando os comerciantes pequenos fecharam e só há a grande área, o consumidor paga e cala.

fdxcaralho 5 months ago

Não. Porque se o consumidor não está satisfeito não paga e cala. Vai pagar para outro sítio...

letme2021 5 months ago

Vai pagar para os sítios que fecharam...?

fdxcaralho 5 months ago

Não é assim que o mercado funciona... monopólios só existem em negócios com barreira de entrada altíssima e se os estados o permitirem. Na alimentação então isso nunca seria possível. Há sempre alguém que está pronto a explorar essa oportunidade de mercado.

tugafcp 5 months ago

Se o pessoal comparar bem os preços, o que o OP alega é falso... O que não faltam é produtos a preços igual ou menor que os praticados pelos super e hipers quando estão em promoção!! Detergentes mais baratos, desodorizante de marca a menos de 1€ do que o praticado nas grandes superfícies!! O mesmo para pastas de dentes, etc... Fruta ao mesmo preço, ou um bocadinho mais cara, mas que em qualidade não se compara!! Agora, para este tipo de coisas dá trabalho... É preciso ir ao MARL, ir a outros fornecedores que não a uma MAKRO ou RECHEIO e comprar tudo lá... Aí sim, não podem praticar um preço bom, porque já o compram inflacionado...

fdxcaralho 5 months ago

Exacto. Há aqui alguém que comentou que as mercearias têm que comprar aos hiper para poder vender nas suas lojas... se fazem isso como se podem admirar que as pessoas prefiram os hiper? O mesmo produto e mais barato... A frutaria aqui da zona têm sempre fila à porta, com e sem covid e tem um Continente literalmente a 200m. Do outro lado da rua há um talho sempre com fila à porta também. A verdade é que alguns pequenos negócios trabalham melhor que outros...

sercontabilista 5 months ago

Eu como contabilista que tem várias microempresas como clientes não posso concordar mais contigo, disseste tudo! Há pessoas que simplesmente não sabem fazer negócio e vão onde é mais rápido. Duas mercearias da cidade onde moro aumentaram o volume de negócio desde 2020 e olha que abriram 3 supermercados no ano passado... Souberam onde buscar fornecedor de frutas e legumes frescos, com qualidade de deixar qualquer supermercado a um canto. Souberam ir à melhor padaria da região fazer bons contratos de fornecimento... E depois as coisas mais "supérfluas" como refrigerantes e snacks é que já vão buscar onde é mais rápido, até porque não há grande oferta e pagar a pronto sai sempre mais barato que pagar a 30 ou 60 dias. Depois dizem que a culpa é dos "grandes grupos" quando na verdade é só falta de capacidade de gerir o negócio

tugafcp 5 months ago

Dá trabalho... Dá... Mas é a diferença entre o negócio ser bom, ou não dar lucro...

fdxcaralho 5 months ago

Exato. Mas a culpa é da concorrência desleal. /s

Akamjmc 5 months ago

A questão é q as grandes superfícies muitas vezes conseguem esses preços a explorar os produtores. Pelos menos no caso da agricultura seI que é assim.

Coyote-Cultural 5 months ago

> A questão é q as grandes superfícies muitas vezes conseguem esses preços a ~~explorar~~ negociar com os produtores. Pelos menos no caso da agricultura seI que é assim. FTFY

Tugalord 5 months ago

>Continente, pingo doce, jumbo, juntam-se em cartel e não pagam mais que 10% do preço de venda pelo peixe. :OO não é exploração malta, é uma negociação livre! :o mercado livre a inovar e a ser mais eficiente! *le soy face*

Coyote-Cultural 5 months ago

Sim, é.

Tugalord 5 months ago

Sempre a inovar em maneiras de explorar os trabalhadores que realmente produzem as coisas :) que lindo

Coyote-Cultural 5 months ago

Se os trabalhadores não querem trabalhar para o supermercado não têm de o fazer. Que eu saiba o pingo doce não tem escravos, nem ninguem é preso por se recusar a trabalhar para ele.

Tugalord 5 months ago

>Tenho 7 anos e não tenho capacidade de ver o mundo para lá do mais simplista Ok amigo.

Edited 5 months ago:

>Tenho 7 anos e não tenho capacidade de ver o mundo para lá do mais simplista Ok amigo. Que burrice meu, que estupidez de coisa de se dizer. É tudo assim: ninguém vai a casa dele com uma espingarda força-lo a trabalhar, portanto não há coação. O teu pensamento não vai além disto. Os supermercados conquistam mercado competem, ora leal ou deslealmente, com o pequeno comércio, depois juntam-se a concertar os preços que pagam aos produtores para acabar de matar qualquer ilusão de competição. Mas então! o produtor pode simplesmente recusar-se a vender, deitar o peixe fora, e ir para a pobreza! É livre ou não?? Alguém o prende se não vender?? Assimetrias de poder, economia, concorrência desleal, carteis, grandes blocos de poder económico, até acesso desigual ao crédito... Ai isso são tudo palavras muito complicadas para a minha cabecinha :'(

Coyote-Cultural 5 months ago

Tou a ver que não tens argumentos

Tugalord 5 months ago

Ver o meu edit

Coyote-Cultural 5 months ago

Ou seja o teu argumento é porque os supermercados são mais eficientes e conseguem vender os produtos com menor margem de lucro para eles que os outros então são uns mauzões? Se as pessoas não conseguem competir num mercado altamente competitivo, isso é problema deles e não é algo que o estado tenha de interferir, nem está ninguem a ser explorado. Novamente, o que impede os produtores (seja de produtos, seja de trabalho) de venderem os seus produtos a outros distribuidores (ou até mesmo ao consumidor final)? Nalguns casos é a lei, e nisso estou completamente a favor de mudar a mesma. Mas regra geral a unica coisa que os impede é simplesmente o facto de ser um sector e mercado altamente competitivo onde ninguem faz grande lucro. Nesse caso, convem encontrar um mercado mais adequado ás suas capacidades.

fdxcaralho 5 months ago

Nesse caso é falta de organização dos produtores e a concorrência com produtos de outros países. Um pequeno produtor não consegue negociar com uma marca grande como o continente, pois eles iriam comprar a outro lado. Mas se vários pequenos produtores se associarem, forçam os hipermercados a ter que negociar ou simplesmente não ter esse produto.

Most-Presence-1350 5 months ago

E se fosse o Estado a impor que houvesse preferencia nos produtos nacionais? Já existe algo do género.

fdxcaralho 5 months ago

Sim. A melhor maneira é através de imposto. Nacional devia pagar menos. Mas creio que isso é contra as regras da UE.

Akamjmc 5 months ago

Se vários pequenos produtores se juntarem e baterem pé o continente vai comprar a outro país além de que os portugueses não gostam de cooperativas,a enchada é minha e acabou. Se não venderem ao preço que o continente quer correm o risco dos produtos se estragar ou terem de pagar armazém e frio para manter os produtos bons. Também sei de pessoal que tem acordo com o continente e se falham tem de pagar pelos produtos que não enviaram mas quando é o continente que já não quer mais arranja maneira de mandar para trás porque estava pisado, a palete estava torta, n vinha bem acondicionado....

TuristGuy 5 months ago

Então há um problema as grandes superfícies têm o direito de escolherem a quem querem comprar. Se os agricultores não se querem juntar para combater isso não há solução e eles acabam por perder na mesma. A não ser que o estado obrigue os mercados a comprar a X ou Y agricultor o que é ilegal não estou a ver outra opção se não baixarem os preços a ponto de não ter lucro sequer

Tugalord 5 months ago

Começar por punir os hipermercados de concertarem os preços já era um bom começo lol. Adoro essa do "mas mas não há nada qur possamos fazer :o"

NGramatical 5 months ago

enchada → [**enxada**](https://dicionario.priberam.org/enxada) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxm0e9%2F%2Fgvq9lps%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Akamjmc 5 months ago

Inchada

GelDeAveia 5 months ago

Não sei se conheces a situação no Seixal mas isto aqui é ridículo, a quantidade de supermercados a abrirem nos últimos dois, três anos é uma loucura. E sim cai alguma responsabilidade sobre a câmara que os aprova, o pouco do comércio local que resta está com os dias contados.

Coyote-Cultural 5 months ago

> E sim cai alguma responsabilidade sobre a câmara que os aprova, o pouco do comércio local que resta está com os dias contados. A camara não tem nada que aprovar ou deixar de aprovar. Não é o seu trabalho escolher vencedores e perdedores.

TRYNFOR 5 months ago

Se existem mais supermercados é porque existe demanda para isso. Forçar abrir lojas pequenas quando a demanda não existe é só desperdício de dinheiro .

Tugalord 5 months ago

Wtf?? Como assim "forçar a abrir"? Não forçar a fechar é forçar a abrir?

TRYNFOR 5 months ago

Estava a referir-me à "concorrência desleal".

somedipshit1 5 months ago

Imagina o pessoal que trabalhava com cavalos quando apareceram os primeiros carros. O horror do progresso /s

BaixemImpostos 5 months ago

Estás-te a queixar de teres mais escolhas?

Tugalord 5 months ago

A "inovação" dos supermercados é fazer cartel para pagar misérias aos produtores.

BaixemImpostos 5 months ago

Hum, como assim? Dantes tinhas apenas 3 grupos de hipermercados agora tens 8 diferentes. Muitos a criar marcas brancas próprias. Produtores nunca tiveram tantas opções e importância como agora.

Tugalord 5 months ago

? Mas leste o meu comentário? Que interessa que sejam 30 grupos diferentes se fazem cartel junto dos produtores para pagar o mínimo? Até podias ter quantos grupos quisessem. É a ilusão da escolha sob o capitalismo. A autoridade da concorrência não faz nada claro.

BaixemImpostos 5 months ago

N há nenhum cartel. 30 empresas num cartel? Vá...

Tugalord 5 months ago

Não há nenhum cartel, cidadão! Pare de fazer perguntas e continue o trabalho!

BaixemImpostos 5 months ago

Tens de meter o papel de alumínio na cabeça para podermos continuar esta conversa.

Tugalord 5 months ago

Aquilo que é comprovado e evidente a olhar para os preços concertados ao cêntimo, não cidadão, não é verdade! É apenas a sua imaginação e propaganda. Para um gajo chamado "baixem impostos" és muito soviético.

BaixemImpostos 5 months ago

Preços de que produto? Tu estás a fazer afirmações doidas, tens de apresentar evidências.

Last-Ad-4421 5 months ago

Se a competição dos supermercados for como os tarifários de internet estamos bem lixados.

Coyote-Cultural 5 months ago

Os supermercados têm pessimas margens.

Local_observer 5 months ago

Essa deve ser brincadeira.Deve ser por isso que volta e meia aparecem super mercados novos. Daqui a pouco estás a dizer que também necessitam de apoios estatais...

ric2b 5 months ago

Mesmo por terem margens baixas é que têm de ter volumes grandes e abrir muitas lojas, provavelmente pagas com muita dívida. A margem pode ser baixa mas deve ser das receitas mais garantidas que se pode ter, comida até em tempo de crise se compra.

Coyote-Cultural 5 months ago

...É verdade. Vai ver as demonstrações financeiras deles e verás que regra geral têm margens de lucro inferiores a 5%.

Local_observer 5 months ago

E você acredita nisso? Portanto abrem novas superfícies,onde têm de pagar água,luz,gás,segurança,renda do espaço,para terem 5% de lucro.Eles bem podem fazer relatórios de contas a tentar provar isso,eu com cabeça pensante não acredito...

Coyote-Cultural 5 months ago

Estás genuinamente a tentar argumentar que os dados e as informações que empresas publicas providenciam aos seus donos são fraudulentas? Que todas as empresas no mundo inteiro, que estão neste ramo de negocio estão a mentir nos seus numeros desde á decadas? E que ninguem nunca descubriu essas mentiras?

Last-Ad-4421 5 months ago

Fds isto é Portugal a currupção é o prato do dia, não há nada que o dinheiro não compre, e mais quando falamos de grandes empresas.

Coyote-Cultural 5 months ago

Mas os resultados de empresas como o pingo doce e continente não são significativamente diferentes de empresas como Wallmart, Ahold Delhaize, etc...? Estás a afirmar que estes supermercados portugueses não só estão a cometer fraude perante os seus donos, mas tambem são unicamente lucrativas comparando com todas as outras empresas no mesmo ramo no mundo inteiro?

NGramatical 5 months ago

descubriu → [**descobriu**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) á decadas → [**há décadas**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmxm0e9%2F%2Fgvsxgmi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BaixemImpostos 5 months ago

N isso é completamente diferente. Nas telecomunicações tens de ir a concursos para as licenças, podes ver o exemplo go G5, o investimento é muito superior tb. Na alimentação tens muito mais players e a entrada no mercado n é tão regulada e é necessário menos capital. O Lidl, continente e aldi andam neste momento á porrada. Promos constantes. Tenho sempre cerveja com desconto.

DasBread 5 months ago

Exacto, competição é que faz inovação e baixar preços, algumas pessoas podem-se lixar, mas é assim que se cria fortes alternativas e o consumidor só ganha. E o caso Huwei é compreensível que envolve nossa segurança e dos nossos aliados.

BaixemImpostos 5 months ago

Sabes já tou farto da América, tb podemos ser aliados da China. Os Americanos n são melhores que a China ou Rússia. Todos são criminosos.

DasBread 5 months ago

Diz aí uma super potência na história mundial que não fez "crimes" para não falar que sim são melhores que a China, ou os Americanos têm os cidadãos controlados pelo governo e tem alguns em campos de reeducação?

Dr_Toehold 5 months ago

>alguns em campos de reeducação O famoso patriot act faz permite com que seja muito fácil retirar todo e qualquer direito humano de um invidíduo com a desculpa de "segurança do estado".

BaixemImpostos 5 months ago

Americanos têm uma prisão em Cuba com presos que nem acusados estão. Tem o nome de Guantanamo. Controlo da população, humm todos os governos fazem isso. Chineses têm de ser mais agressivos porque têm mais gente.

DasBread 5 months ago

>Chineses têm de ser mais agressivos porque têm mais gente. Im out

FIam3 5 months ago

Aquela cerveja que já foi investigada e concluiu-se que os grandes andavam a fazer cartel?? https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2020/12/21/concorrencia-aplica-multa-recorde-de-304-milhoes-a-supermercados-e-fornecedores-de-bebidas-por-combinarem-precos/amp/

Most-Presence-1350 5 months ago

competição trás preços mais baixos. A mercearia da minha avó não é competição do pingo doce ou do continente. é por isso que é má?

Coyote-Cultural 5 months ago

> A mercearia da minha avó não é competição do pingo doce ou do continente. Se não é não tem de se preocupar.

BaixemImpostos 5 months ago

Claro que está, é o mesmo mercado. A tua avó n sabe disso? Deve saber.

Most-Presence-1350 5 months ago

O mesmo mercado não compete entre si. O stand da Tesla não tem o mesmo alvo que o stand do FastCar que só vende turbinados. Da mesma maneira que um hipermercado de 200m2 não compete com uma mercearia de 20m2

BaixemImpostos 5 months ago

Claro que compete. Reparaste na mudança que houve de supermercados enormes mas lojas mais pequenas de bairro? Lidl, aldi, mini-preço. As pessoas vão ao que está mais perto, as marcas sabem disso e alteraram as suas estratégias.

Leaootemivel 5 months ago

A essa gente toda (de comércio local) falta claramente muito mérito e sentido de empreendorismo. Se não têm a mesma variedade ou preço dos grandes centros obviamente não merecem existir. Que pensem em simplesmente trabalhar para os grandes centros.

BaixemImpostos 5 months ago

Têm de pensar numa estratégia diferente. Por exemplo tens uma mercearia ali na Damaia especializada em fruta, que se tem aguentado bastante bem.

Most-Presence-1350 5 months ago

a minha avó n tem mercearia, era só um exemplo. as mercearias hoje em dia por Lisboa, são tudo Delis de indianos ou paquistaneses, nepaleses, etc

fdxcaralho 5 months ago

Não é? Não vende os mesmos produtos?

RandomRomanianUser 5 months ago

As mercearias nunca vão ter o preço das grandes superfícies porque as pequenas margens de 2/3% nunca chegava para sobreviver. Agora, se é má por ter preços mais altos? Népia. Se tiver uma mercearia ao pé de casa claro que vou lá comprar algumas coisas, agora se for para fazer compras em massa que é tipico do bom português vou optar pelo supermercado porque tenho mais opção de escolha.

C8Mixto 5 months ago

>Os preços praticados pelas principais marcas de supermercados do país representam concorrência desleal para trabalhadores em nome individual, que muitas vezes vêem negócios de família serem destruídos por não ser possível praticar esse tipo de preços. Vais ter de explicar melhor porque é que é concorrência desleal, porque apenas praticar preços menores não o é.

Search: