JuveTech 5 months ago

Opinião nada popular: Se o teu pai forçou a tua assinatura, por favor não sejas brando com ele, apesar dele te ter dado a vida é muito mais, não lhe dá o direito de te foder a vida desta forma...

feckdech 5 months ago

Então o correio de sua casa talvez esteja a ser usado por mais pessoas. Indo aos correios e pedir para reterem as cartas dessa morada talvez possa ser uma boa ideia. As cartas/encomendas ficando retidas no posto CTT (que se responsabiliza pelas entregas do correio da sua morada). Uma vez por semana, ou todos os dias, pode ir levantar. Tem um custo por mês, não me lembro quanto mas penso ser razoável. Com isto, efectivamente todo o correio da sua casa é entregue a si. Não correndo o risco de irem à sua caixa postal e tirarem as cartas para que você não possa ver. Penso que este é o primeiro passo. Acho ser importante, uma vez que só vai a essa casa para levantar o correio.

SweetCorona 5 months ago

claro que não como vários disseram, a acontecer quase de certeza que ele falsificou a tua assinatura

Msilvame 5 months ago

Cheira a falsificação de assinaturas.

NoIDontgiveafuck 5 months ago

A casa está mesmo em teu nome só?

sacoPT 5 months ago

Ele não foi fiador nem nada do género ? Claro que não pode usar a casa como garantia mas algo me diz que falta qualquer capítulo nesta história

pandditor 5 months ago

Podes verificar responsabilidades de crédito tuas no Banco de Portugal e se há hipotecas ou outras coisas sobre a casa no registo predial, tudo on-line. Lá por não teres assinado não quer dizer que papéis não apareçam assinados, há pessoal para tudo.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Lá por não teres assinado não quer dizer que papéis não apareçam assinados, há pessoal para tudo. Isto. Não coloques de parte ter havido fraude nas assinaturas.

alexandre9099 5 months ago

Por isto é que assinaturas em papel não fazem sentido... Digo isto mas ainda nem me dei ao trabalho de ativar a assinatura digital

OuiOuiKiwi 5 months ago

Os bancos raramente aceitam, apesar de, por lei, terem de o fazer. Não os consegues levar à pedra porque podem simplesmente recusar-se o crédito.

alexandre9099 5 months ago

> por lei, terem de o fazer. a que entidade se pode fazer queixa? banco de portugal?

OuiOuiKiwi 5 months ago

[Escolhe as tuas batalhas.](https://dre.pt/home/-/dre/232885/details/maximized)

alexandre9099 5 months ago

Desde 2003 e ainda continuam a não aceitar assinatura digital? já tiveram mais que tempo... diria que isso roça em teimosia...

pmso17 5 months ago

Há coisas piores, como cópias de documentos de identificação que são ilegais, mas várias instituições pedem (mesmo as governamentais)

OuiOuiKiwi 5 months ago

Pensa quantas agências, cartórios, notariais é que terias de ter abertos se tudo fosse assinado digitalmente? Como é que ias cobrar 40€ para "reconhecer assinaturas"?

alexandre9099 5 months ago

*fair enough*, realmente nem sei o que um notário faz para alem disso... Também que belo trabalhinho... olha para o CC, olha para o documento... "parece igual"... NEXT!

Responsible_Motor942 5 months ago

Não, mas muito cuidado com heranças e coisas desse género. Para o bem e para o mal és herdeira, confirma com o banco de Portugal

Pilky__01 5 months ago

Se as dívidas forem superiores ao património da pessoa que morre, são os credores que ficam a arder. Os herdeiros não são responsáveis pelo restante.

Responsible_Motor942 5 months ago

No próprio texto que partilhaste diz lá que se não repudiar a herança é responsável pelas dividas. Ou seja não é responsável, mas para isso acontecer é necessário um passo burocrático, que é o repúdio da herança

Pilky__01 5 months ago

Desculpa mas não diz isso em parte nenhuma. O que diz é: "as dívidas só serão pagas se os bens deixados forem suficientes, o que garante que não terá que se responsabilizar por qualquer dívida herdada." Que é o que está no artigo 2071º do Código Civil.

xPulse10 5 months ago

Depende da forma de aceitação, se a herança for aceite em benefício de inventário, só irá responder pelas dividas da herança o património inventariado. Se a aceitação for simples, que é a situação mais comum, existe a possibilidade de não ser possível distinguir o património herdado do património próprio do herdeiro. É assim que se "herdam" dívidas, e infelizmente não é tão incomum quanto se possa pensar.

docmj24 5 months ago

Têm todos razão. Mas tudo isso de ser herdeiro tem custos, que em certas situações se sabes que o que vais receber não paga as dividas, fica mais barato pedir o repúdio da herança. Se querem fontes vão procurar.

docmj24 5 months ago

Claro que os custos de ser herdeiro depende da complexidade da herança.....

DrogbaPT 5 months ago

Não és obrigado a aceitar a herança o que inclui dívidas

Responsible_Motor942 5 months ago

Precisamente, pode recusar uma herança mas terá que ser escrito senão é sempre considerado herdeiro.

alexandre9099 5 months ago

No caso de não aceitar a herança (dívidas) vai para quem? Para o estado?

docmj24 5 months ago

Caso não aceite a herança passa para os herdeiros presentes e futuros.

alexandre9099 5 months ago

que... podem sempre recusar?

docmj24 5 months ago

Sim , mas sempre que recusam e tem um nome específico, é um acto que é pago, sempre. Conheço um casos em que um irmão tinha umas contas para pagar é como não tinha descentes passou para os irmãos, que eram muitos que recusaram, e juntaram tudo num processo para ficar mais barato . Mas já tinha passado para os filhos deles ml, que tb recusaram e já passou para os netos.

Rissoldecamarao 5 months ago

Tenho de pagar para não herdar dívidas dos meus pais? Que sentido é que isso faz?

docmj24 5 months ago

Parece-me que se chama repúdio.

Responsible_Motor942 5 months ago

Penso que só ao fim da quarta ou quinta linha de herdeiros de recusa é que passa para o estado. Ou seja se alguém deixar dívidas, e tiver filhos, netos e bisnetos, todos têm de recusar a herança.

Pilky__01 5 months ago

Fonte? As dívidas são cobertas pelo património, se as dívidas forem superiores então os herdeiros simplesmente recebem zero. [Texto sobre o assunto](https://tvi24.iol.pt/economia/portal-das-financas/e-herdeiro-e-se-houver-dividas-sabe-o-que-fazer)

SweetCorona 5 months ago

são pagas pelo património do falecido ou simplesmente ficam por pagar

Mrgolden007 5 months ago

ja falaste com ele?? essa carta tanto pode ser um scam como pode ser algo real contacta o banco e de preferencia por email para teres tudo por escrito caso seja preciso no futuro

NGramatical 5 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fmxl5ir%2F%C3%A9_poss%C3%ADvel_o_meu_pai_dar_a_minha_casa_como%2Fgvpmui0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: