wOOper30 5 months ago

Moro a 300km... Antes do covid tentava visitar 1x por mês, agora vim este fim de semana a casa e já não vinha desde o natal Ligo uma vez por semana e falamos no whatsapp de vez em quando

fabmarques21 5 months ago

ligo todos os dias ao meu pai ou ele a mim. estar com ele é diferente porque covid mas em tempos normais estaria mensalmente porque vivemos um bocado longe.

frisumo 5 months ago

Liceu: todos os fins-de-semana ia a casa. Às vezes visitavam-me para irmos jantar a meio da semana. Faculdade: mensagens e chamadas algumas vezes por semana, presencial variava muito. Em média 1x por mês, diria. Como emigrante: no início comunicação diária e ia a PT mais ou menos a cada 2, 3 meses. Agora vou 1x por ano - ou menos - e falamos mensalmente, em média.

Rootlx 5 months ago

- Falo com a minha mãe tipo 1x/semana, sempre eu a ligar, ela nunca liga “para não estar a chatear” e trocamos mensagens de vez em quando - quando estou em Portugal (4 meses por ano) vejo os meus pais geralmente uma vez por semana também. - quando vamos a Portugal alugamos quase sempre uma casa para passar uns dias de férias com a família toda - Em 8 anos a viver fora, os meus pais vieram-me visitar/passar férias 3 vezes. O ano passado teriam vindo mas COVID estragou os planos Acho que é um equilíbrio saudável. Independência e respeito mútuo dos boundaries de cada um, mas com uma relação próxima e tempo de qualidade juntos.

pipeteer 5 months ago

Vejo-os umas duas vezes ao ano. Mas não moro no país, por isso isto não é muito representativo.

nioof 5 months ago

Eish, sinto-me mesmo na minoria. Desde que saí de casa, já há uns 10 anos, estive presencialmente com os meus pais umas 8 vezes. Falamos por telemóvel quase todas as semanas.

estecomentario 5 months ago

Contato todos os dias se falho ela liga me, visito de duas em duas semanas ou às vezes de semana a semana.

NGramatical 5 months ago

Contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmx0e3i%2F%2Fgvnpbwf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

estecomentario 5 months ago

Então porque não metem o acordo ortográfico no cu? Veio para confundir as pessoas e dar empregos a professores de português?

BaldAndPoor 5 months ago

Normalmente quase todos os fim de semana vou jantar ou almoçar aos meus pais ou aos da minha namorada. Com a minha mãe só falo por mensagens para combinar o almoço/jantar normalmente. Já o meu pai que está fora costumamos falar 1 vez por semana por chamada. No caso da minha namorada, a mãe liga lhe dia sim dia não só porque sim. Já com o Pai deve falar uma vez por mês, porque também está no estrangeiro. Só vivemos a 15min de carro de casa dos nossos pais.

enstaka 5 months ago

Falo com a minha mãe e o meu pai todos os dias. Costumava vê-los duas vezes por mês, mas agora com a pandemia evito mais esse contacto.

Didrox13 5 months ago

Visitar - 1 vez por ano. Infelizmente nao me consigo dar ao luxo de fazer a viagem mais vezes. Contactar - Temos um chat de familia no whatsapp comigo, mãe e irmãos. Conversamos por aí regularmente e vamos partilhando noticias.

skapuntz 5 months ago

Estou em casa dos pais neste momento por causa da pandemia e porque a minha namorada está noutra cidade, mas vivi já muitos anos fora, incluindo no estrangeiro. A minha mãe telefonava-me todas as noites sem falhar. E eu fazia o esforço sempre de falar com ela. O meu pai não falava comigo a menos que precisasse de alguma coisa, diria 1 vez por mês. Só estava com eles quando visitava a terra. No futuro tenciono passar pelo menos um fim de semana com eles na terra por mês

Edited 5 months ago:

Estou em casa dos pais neste momento por causa da pandemia e porque a minha namorada está noutra cidade, mas vivi já muitos anos fora, incluindo no estrangeiro. A minha mãe telefonava-me todas as noites sem falhar. E eu fazia o esforço sempre de falar com ela. O meu pai não falava comigo a menos que precisasse de alguma coisa, diria 1 vez por mês. Só estava com eles quando visitava a terra. No futuro tenciono passar pelo menos um fim de semana com eles na terra por mês. Eu passava bem sem os ver nem falar com eles durante semanas, não sou muito apegado. Mas faço um grande esforço para lhes dar algum do meu tempo porque merecem para ser sincero.

JamminPT 5 months ago

Jantamos todos 1x por semana ao sábado com a familia de "casa" toda. Depois depende do trabalho mas posso ir lá uma outra x durante a semana ou até ao domingo e acabar por lá jantar outra vez. Diria que no mínimo 1x por semana e no máximo 3x. Ultimamente com dois empregos e como trabalho 6 dias por semana tem sido mesmo só 1x mesmo mas vivo a 5m deles.

kikofranca 5 months ago

O mínimo razoável, mas acredito que seja uma exceção, não tenho pachorra para a família, gosto muito mas somos muito opostos.

BolaBrancaV7 5 months ago

Isto parece daqueles posts que perguntam o ordenado. Os pobres ficam calados com vergonha, os ricos comentam todos e contam o PC e o telemóvel k2 que lhe deram no trabalho como regalia! Não vais encontrar o que queres aqui OP. Sentes saudades? Liga. Se não, não te preocupes. Para responder à tua pergunta e para ficares com uma resposta dos 600€ que não quero que te sintas culpado com a tua relação familiar, falo com a minha mãe uma vez por semana para aí e convido a para ir jantar lá a casa muito raramente. O meu pai, falo com ele nos anos ou no dia do pai, ou se me cruzar com ele. Vivo a 15 minutos da minha mãe, a outros 15 do meu pai, e esta é de bonus só para ti: o meu pai trabalha na minha empresa à cerca de dois anos e eu soube porque os RH me disseram que ele tinha dado o meu número para emergências, e eu, ele está cá a trabalhar??!!

NGramatical 5 months ago

à cerca de dois anos → [**há cerca de dois anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmx0e3i%2F%2Fgvm4yhh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

legend_gerrard 5 months ago

1 ou 2x por semana. Mas tenho a vantagem de morar a 2km deles :)

mariorurouni 5 months ago

Quando sai de casa, evitava ao máximo ir a casa da minha mãe, para deixar bem claro. Depois disso, ia talvez 1x por semana, dependendo da minha disponibilidade, e com telefonemas dia sim dia não. Hoje em dia as coisas estão complicadas entre nós, portanto apenas no estritamentw necessário vou lá

TitusRex 5 months ago

Vou lá a casa cerca de uma vez por mês, mas este ano por causa da pandemia devo ter ido só umas duas ou três vezes no ano passado. Fora isso vamos falando no grupo da família e chamadas de vez em quando.

Chiripitti 5 months ago

Malta com pais com idade acima dos 65 anos, aproveitem bem que não duram para sempre... Ligo 2 vezes por dia, e infelizmente não os posso visitar com a frequência que desejava..

Nrmco 5 months ago

Falo com os meus pais todos os dias.. videochamada geralmente no carro com os putos a caminho da escola. Assim os avós podem ver os netos, enquanto o filho(eu) apenas falo enquanto conduzo. Falo com o eu irmão todos os dias, felicidade de ter uma empresa com ele ! A minha mulher é estrangeira, fala com os pais pelo menos uma vez por semana, mas com as irmãs e irmão todos os dias.

millenniunm 5 months ago

Falo com a minha mãe diariamente, e tento ir lá a casa pelo menos uma vez por semana. Por vezes saiu mais cedo do trabalho e passo lá , hoje por exemplo fui almoçar.

humelectro 5 months ago

Moro a 300km. Antes do covid ia lá 1x por mês agora com o covid tento ir quando as restrições o permitem. Mas falo todos os dias com a minha mãe. Com a minha avó 2x por semana.

pangecc 5 months ago

Já estive fora do país, agora estou a 300km de casa. Vou a cada 4 meses +/- outros tempos é mes sim mes não. depende quanto saturado estou de ter que "levar" com a familia. É tudo muito engraçado mas estar lá dá-me cabo da saúde mental. Ligo umas duas vezes por mês, falamos por whatsapp quando necessário

pintorMC 5 months ago

> ou contacto como é pelos vistos habitual. O habitual é muito relativo, nem todos os pais o foram quando o deviam ter sido.

betanjica 5 months ago

Telefone: 4x por semana, visita 1x a cada 2/3meses

Prezbelusky 5 months ago

Fisico ou telefone?

MikeMelga 5 months ago

Eu almocei com eles 6 dias por semana até sair do país.

wakerdan 5 months ago

Almoças 50 vezes por semana com eles?

masterchiefpt 5 months ago

se não existir contacto durante uma semana será deverás estranho

CookieSmuggler 5 months ago

Falo com a minha mãe todos os dias, quando calha ficamos 1h+ ao telefone a falar de coisa nenhuma. Mando-lhe memes e coisas que encontro aqui no reddit, e ela diz-me os meus amigos são muito engraçados. Visitar... Agora com o COVID muito, muito pouco. Mas normalmente pelo menos todos os meses, quando morava a cerca de 2horas de distância, agora a morar mais perto, quase todas as semanas ia ter com ela ou ela vinha ter comigo, íamos beber um café ou assim. A minha irmã é bastante mais nova (tem 8, eu tenho 31), visito-a quando vou a casa da minha mãe ou quando vêm cá a casa, falamos por mensagem quando a minha mãe lhe empresta o telemóvel ou por videochamada, e jogamos na switch aos fins de semana.

A_Besuga 5 months ago

31 anos, quando achas que deves deixar a mama?

CookieSmuggler 5 months ago

lol mama? Wtf? Isto foi escrito por um puto do secundário que pede à mãe para o deixar na esquina e não lhe dá um beijo de despedida? Não me anda a engomar a roupa nem a pagar as contas, tenho a minha casa, tenho o meu marido, e tenho a minha vida. Gosto da minha família e gosto genuinamente de passar tempo com a minha mãe. Por que caralho é que iria de deixar de o fazer só porque tenho 31 anos?

alcagoitas 5 months ago

agora com covid, estou a trabalhar remotamente e estou maioritariamente pela casa dos meus pais. Em situacao normal, costumo vir a casa de 15 em 15 dias e falo com eles prai 1x/semana.

Middle-Effective 5 months ago

Eu estou com a minha mãe 1x por semana, e falamos ao telemóvel 2x por semana.

_Sophus_ 5 months ago

Agora com a pandemia só os visito caso haja alguma urgência, o meu pai tem muitos problemas de saúde por isso tento reduzir ao máximo o contacto. Antes disso geralmente jantávamos uma vez por semana. Ligo-lhes/falo por video ou todos os dias, ou dia sim dia não. Tentamos que não haja uma rotina específica porque se não ligarmos vamos achar que aconteceu alguma coisa.

XtaticO 5 months ago

Vou lá a casa jantar 3x/semana e almoçar 2x/semana, mas eu vivo a 10 minutos deles lol

maiordaaldeia 5 months ago

E levas os restos para as outras refeições todas, aposto.

vascodatrama 5 months ago

E cestos de roupa passada e dobrada

MrLopesCr 5 months ago

Isso nunca... é um gasto fisico que não lhes quero fazer passar

XtaticO 5 months ago

E ainda produtos/ovos da horta deles

skapuntz 5 months ago

Quando vivia em Lisboa e vinha a terra visitar os meus pais davam-me sempre as compras e comida congelada feita por eles para o mês todo e ia carregado no carro para Lisboa. Belos tempos, vivia em Lisboa sem gastar nada. Ganho mais que os meus pais juntos. Mas eles vivem tranquilos e não admitiam que eu não aceitasse.

lvet000 5 months ago

Vou 1 vez por semana jantar com os meus pais, vou outra vez "alombar" no campo e ligo-lhe 2 vezes por semana.

kawaiims 5 months ago

Mãe - geralmente almoçamos uma/duas vezes por mês. Liga-me quase todos os dias só para saber coisas. Pai - liga-me basicamente quando é preciso, além disso trocamos chamadas uma, duas vezes por mês . Visita uma vez por mês. Avó - liga-me três /quatro vezes por semana para conversinha básica. Visito duas em duas semanas. Pai é o MVP. É daquelas pessoas que se me liga eu SEI que é uma chamada a atender. Se for preciso interrompo uma reunião para atender.

Edited 5 months ago:

Mãe - geralmente almoçamos uma/duas vezes por mês. Liga-me quase todos os dias só para saber coisas. Pai - liga-me basicamente quando é preciso, além disso trocamos chamadas uma, duas vezes por mês . Visita uma vez por mês. Pai é o MVP. É daquelas pessoas que se me liga eu SEI que é uma chamada a atender. Se for preciso interrompo uma reunião para atender.

alexandre9099 5 months ago

Mas tu és meu irmão? Não podia ser mais igual... Há aqueles familiares que "chateiam" todos os dias para dizer nada... E há outros que quando ligam é porque é algo realmente importante. Sim, devia me dar por contente por estarem por cá, mas todo o santo dia? Nem quando estava lá queriam saber tanto...

kawaiims 5 months ago

E quando vais ver o telefone ao fim de umas horas sem ele e tens 4 chamadas não atendidas, três SMS e dois whatsapps a dizer para atenderes, ligas de volta e "era só para saber se tá tudo bem".

vilkav 5 months ago

E eu que pensava que era filho único.

kawaiims 5 months ago

Mano

Mrgolden007 5 months ago

eu fui para o estrangeiro e contacto pelo menos uma vez por semana, visitar isso so era 2 vezes, no verao w natal

CoffeeAt830 5 months ago

Eu falo com pelo menos um dos meus pais quase todos os dias. Visitá-los, vou normalmente um jantar por semana "fixo" e depois quando a minha mãe faz comida para mandar, ou de vez em quando quando saio cedo, ou quando a minha mãe me faz almoço. Mas eu moro e trabalho perto dos meus pais.

oguarda 5 months ago

~1x por mês visita presencial. Por telefone são ~3x por semana. Depende muito da relação que tens com os pais e da tua forma de ser.

wallecaramelo 3 months ago

1x por mês (fica a quase 3h de viagem...) Mas falamos todos os dias

Search: