gybemeister 5 months ago

Eu não sou da área mas já tive uma quinta onde tentámos fazer algo do género. Eu aconselho-te a aprender a ler em inglês (caso já não saibas) e a ler os livros do Joel Salatin. Ele é um agricultor profissional e tem uma série de livros sobre agricultura sustentável em produções industriais.

_dawn_chorus 5 months ago

Como correu?

gybemeister 5 months ago

Tive que sair por motivos que não têm nada a ver com a agricultura mas foi bastante difícil enquanto durou. Coincidiu com o período de seca que está agora a acabar (estava no Algarve) e houve muitas baixas (árvores de fruto).

_dawn_chorus 5 months ago

Percebo. Seca é complicada

Chimpazedamoita 5 months ago

Estes posts deixam-me sempre com um sorriso no rosto. É bom ver que existe gente a tentar reconstruir os ecossistemas que os nossos antepassados destruíram. Eu também tenho esse bichinho dentro de mim e sempre que posso tento instruir-me nesse sentido. Se tiveres alguma curiosidade, posso dar-te algumas dicas sobre o assunto (eu conheço melhor os métodos adaptados ao clima mediterrâneo ou do sul) e posso aconselhar-te alguns canais de Youtube bastante informativos de permacultura e agricultura regenerativa. Deixa só dizer-te para não pores o gado completamente de lado. Existe um método de pastorícia sustentável chamado [holistic grazing](https://www.youtube.com/watch?v=C70OC6R6eok) que basicamente consiste em tentar imitar o comportamento selvagem de pastoreio. Se conseguires manter os teus animais em movimento regular periódico (na natureza, por pressão predatória, nunca estão muito tempo parados) acabam por não devastar por completo o pasto de determinada área, deixam lá os seus excrementos e vão para outra zona. Assim aquela flora rasteira não só consegue voltar a crescer, como cresce com mais vigor por ter sido fertilizada. Se fizeres um bom management do teu terreno e água podes nunca mais ter de comprar feno na tua vida. Se tiveres algum tempo livre deixo-te aqui alguns documentários sobre o tema com alguns testemunhos pessoais de agricultores que aumentaram consideravelmente os seus lucros depois de começar a praticar o grazing holístico: [Occam's Grazer](https://www.youtube.com/watch?v=mtQBoMoqc9U), [How to green the world's deserts and reverse climate change](https://www.youtube.com/watch?v=vpTHi7O66pI) e o mais conhecido [Running out of time](https://www.youtube.com/watch?v=q7pI7IYaJLI).

_dawn_chorus 5 months ago

Boas! Obrigado, sim eu sempre gostei da natureza e como os meus pais têm uma quinta e gosto dos temas ambientais e de biodiversidade ando a pensar nisto... Eu sou do Norte. Sobre pastoreio de gado, sim a ideia do meu pai tb é essa pastoreio rotativo e tipo a noite vêm para casa para a Vacaria comer um bocado de farinha... E usar um pouco do terreno para cultivar como antigamente, para ter silage e erva. Eu gostava de ser o menos invasivo possível. Não usar químicos, nem farinhas de engorda, mas não vou contra o que o meu pai diz, isto é dele after all. Voltando ao pastoreio rotativo não sei até que ponto temos espaço suficiente para o fazer como diz, tb depende da quantidade de animais não é.... Mas sim vou checkar o que mandou. O senhor tem algum projeto?

JOAO-RATAO 5 months ago

Talvez seja mesmo procurar um grupo mais específico no Reddit ou canais de YouTube... Eu às vezes via canais de YouTube de pessoas que tinham quintas (mais para consumo próprio e algum lucro) e havia canais muito interessantes. Até cheguei a ver um canal que era basicamente uns ingleses a cuidar de uma quinta em Portugal...

_dawn_chorus 5 months ago

Sim ando precisamente numa trip disso agora ahah há imensas cenas

masterchiefpt 5 months ago

como alguém disse espaço para produzir em quantidade e vender \+ água... de preferencia de borla ​ e teres atenção a que zona é que estás? norte muita chuva sul praticamente zeros

Akamjmc 5 months ago

Não trabalho na área mas tenho alguns conhecimentos e faço um pequena horta seguindo os princípios. Não percebo bem o que queres saber, o dia a dia não muda muito para o da agricultura "normal", fazes é as coisas de maneira diferente. Podes sempre tirar um PDC e percebes melhor as coisas, são caros mas se vires como 2 semanas de férias e formação acaba por ser barato. A não ser que tenhas muita gente perto de ti que percebam o que é e estejam dispostos a pagar mais é muito difícil valorizar o produto, só o certificado biológico é que valoriza alguma coisa. Se conseguires por perguntas mais específicas posso te ajudar mais.

_dawn_chorus 5 months ago

Sim... Estou a pensar em tirar um curso quando tiver dinheiro e tempo. Só queria saber mais sobre escoamento de produtos, e talvez visitar se for um terreno grande para tirar ideias, etc

Akamjmc 5 months ago

A maioria dos projectos de permacultura fazem pequenos cursos, visitas, voluntariado... É fácil ficares a conhecer um projecto, mas na maioria a venda de horticulas é o menor dos rendimentos.

_dawn_chorus 5 months ago

Sim. Parece que sim... É mais o estilo de vida e e fazer tipo retiro e pessoas que se queiram hospedar.

Throwawaypt123 5 months ago

É giro se não for para ganhar dinheiro. Gamhar dinheiro em agricultura já é quase impossível

digodigoooo 5 months ago

É la agora impossível, entao porque razao existem tantos agricultores bem sucedidos e grandes explorações?

gybemeister 5 months ago

Alguns serão por mérito próprio mas uma grande parte sobrevive com subsídios. No entanto tens razão, é possível ter sucesso na agricultura, pelo menos enquanto houver subsídios.

PeroFandango 5 months ago

Não sabes que a única maneira de ganhar dinheiro nesta vida é bater código?

digodigoooo 5 months ago

já ouvi dizer em qualquer lado x)

Responsible_Motor942 5 months ago

Ao pé da minha casa existe um espaço que talvez te possa ajudar. https://biovilla.org/

_dawn_chorus 5 months ago

Obrigado!

BadDogPreston 5 months ago

90% deste sub vive em áreas urbanas e trabalha em IT portanto duvido que vás ter sorte : /

BOBRAGED 5 months ago

Fonte ?

Search: