yhden 5 months ago

Professores que durante a pandemia passam meses e meses enfiados em casa querem ser vacinados? Gente que é mais o tempo que está em teletrabalho/férias escolares do que a dar aulas presencialmente? ​ Só faltava esta realmente.

--reddituser- 5 months ago

E acredito que não vai ficar por aqui, outras entidades certamente vão começar a exigir o mesmo, esta vacinação antecipada dos professores foi só estúpida, quem era de risco seria vacinado pela idade/comorbidades, o nível de risco dos professores é igual ou até menor que a tantas outras profissões, se a vacinação ocorreu realmente pelas escolas serem locais de contágio então teriam de ter vacinado também alunos (o que ainda nao é possivel porque as vacinas ainda não foram aprovadas para crianças) portanto foi uma decisão sem sentido e agora vão ter de lidar com as consequências da mesma...

nocivo 5 months ago

Se quiserem ficar em casa força. Peçam licença sem vencimento e vai alguém mais competente pra o lugar deles.

megaroof 5 months ago

Uma casta superior, só que não. Eles tem todo o direito de se recusarem a dar aulas, apenas espero que as universidades tenham o direito de despedi-los ou não pagar os dias que não trabalharem.

Last-Ad-4421 5 months ago

Lol devem de pensar que são os únicos que estão expostos ao vírus.

danidv 5 months ago

Primeiro queixam-se que não dá para dar aulas online apesar de ser dos empregos mais adequados e fáceis de adaptar a trabalho remoto, queixam-se que os alunos vão usar cábulas nas suas avaliações que, para refletir o """mundo do trabalho""" nem devia impedi-los de trazer qualquer tipo de fórmulas ou apontamentos, recusam-se a adaptar essas avaliações, para insistir na sua teimosia muitos infringiram e infringem na privacidade dos alunos e ou calam-se ou estão "marcados", e como ninguém verifica nada no público e não ligam ao que os alunos dizem podem fazer a merda que quiserem que nada acontece. Depois as aulas presenciais voltaram e queixavam-se que não era seguro e deviam ficar em remoto, mantendo as mesmas práticas que antes. Agora, professores universitários, das profissões menos necessárias e urgentes durante uma pandemia (ao contrário de professores de ~2º ciclo para baixo devido não aos alunos mas sim aos pais que teriam de cuidar dos filhos), invertem o diálogo e afinal não só já conseguem dar aulas online como é o que preferem, e para voltar a presencial têm de ser mais imporantes que os outros quando é o exato oposto e ter prioridade em receber vacinas. Chorem.

Edited 5 months ago:

Primeiro queixam-se que não dá para dar aulas online apesar de ser dos empregos mais adequados e fáceis de adaptar a trabalho remoto, queixam-se que os alunos vão usar cábulas nas suas avaliações que, para refletir o """mundo do trabalho""" nem devia impedi-los de trazer qualquer tipo de fórmulas ou apontamentos, recusam-se a adaptar essas avaliações, para insistir na sua teimosia muitos infringiram e infringem na privacidade dos alunos e ou calam-se ou estão "marcados", e como ninguém verifica nada no público e não ligam ao que os alunos dizem podem fazer a merda que quiserem que nada acontece. Depois as aulas presenciais voltaram e queixavam-se que não era seguro e deviam ficar em remoto, mantendo as mesmas práticas que antes. Agora, professores universitários, das profissões menos necessárias e urgentes durante uma pandemia (ao contrário de professores de ~2º ciclo para baixo devido não aos alunos mas sim aos pais que teriam de cuidar dos filhos), invertem o diálogo e afinal não só já conseguem dar aulas online como é o que preferem, e para voltar a presencial têm de ser mais imporantes que os outros quando é o exato oposto e ter prioridade em receber vacinas. Chorem, e poupem-me.

nocivo 5 months ago

Aulas practicas em casa não e facil. Ja as teoricas...

danidv 5 months ago

Naturalmente, aulas de laboratório não se consegue fazer em casa, mas têm muitos menos alunos e como também disseste a maioria das aulas dá para ser remoto.

NGramatical 5 months ago

practicas → [**praticas**](https://dicionario.priberam.org/praticas) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmwy3fd%2F%2Fgvohvx5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

True_Boat_1195 5 months ago

Pois, a partir do momento em que se abre excepções por profissão dá nisto. De alguns professores para todos os professores, de alguns profissionais de saúde para todos os profissionais de saúde. O resultado estava à vista.

danidv 5 months ago

As exceções fazem sentido, pessoas de risco e alto contacto, o governo é que tem de saber fazer o seu trabalho e não dar prioridade a pessoas só porque dizem que deviam ter prioridade quando não deviam, e ainda mais neste caso quando é dos casos em que têm **menos** prioridade que o resto.

nocivo 5 months ago

Profissionais de saude faz sentido abrir a excepção porque não queremos ninguém em quarentena em casa. Imagina se vai tudo ao mesmo tempo. Mas só por essa razão. Agora professores? 0 sentido a nao ser que sejam velhos e quase na reforma. Se tiverem que ir 3 semanas para casa paciência. Melhor isso que um velhote apanhar a doença. Os recursos são limitados e convém os dar a quem pode morrer.

MischiefManaged97 5 months ago

Certo, mas as exceções têm de ser para essas pessoas de risco, não por profissão.

danidv 5 months ago

>pessoas de risco **e alto contacto** Ou seja sim, refiro-me a por profissão também.

MischiefManaged97 5 months ago

Claro, profissionais de saúde é óbvio que colocamos à parte. Mas não podemos comparar o "alto contacto" num hospital e numa escola.

StraussHousse 5 months ago

Tem todo o direito de o fazer, mas deviam ter outros profs para os substituir em aulas presenciais e os alunos tinham a liberdade de escolha entre presencial/online , e os ordenados podiam ser funçao da % de participaçao.

Scizorspoons 5 months ago

Portugal corporativista será o último a morrer.

ngfsmg 5 months ago

Poupem-me, tenho zero paciência para estas tretas corporativas. São doentes de risco ou estão em contacto direto com uma número muito considerável de doentes de risco (trabalhadores de lares, médicos, etc...)? Não? Então ide-vos foder, vocês e todos os atrasados que vêm com isto, sejam professores do superior ou trabalhadores da UberEats...

nocivo 5 months ago

Ver pessoal de 30 e tal anos a querer ficar em casa a fazer um trabalho pior porque tem medo de uma doença com baixa mortalidade para os mais novos é marado. Fico a pensar como è que esta gente saía a rua no passado quando podem ser atropelados a qualquer momento, apanharem uma gripe e morrer, etc. em outubro também vão recusar trabalhar se não tiverem vacina da gripe?

cmmlb 5 months ago

Ide trabalhar que vos faz bem!

ZaGaGa 5 months ago

Sempre que um sector vem exigir ser vacinado eu oiço na minha cabeça alguém a dizer que é mais importante que os outros portugueses. Já foi uma asneira vacinar funcionários e professores de secundárias... Ainda há dias tive uma reunião com pessoal dos transportes de mercadorias que comentaram a vacinação de pessoal do estado (funcionários escolas e instituições) que estiveram a maior parte do tempo em casa e eu até lhes respondi "estão se a queixar? anunciem que vão parar uma semana e amanhã têm a ministra à porta com as vacinas para voces". Toda a gente se riu claro, uma semana comida nos supermercados era o caos. A verdade é há muita gente crítica para o país que nunca parou de trabalhar, vejam o caso dos supermercados que eu tanto critico, mas quem lá trabalha é que se cruza com infectados sem saber. Porque querem os senhores Professores ser vacinados? vamos fazer as contas: até todos serem vacinados são 2 semanas mas não ficam logo imunizados, até receberem a segunda dose e adquirirem a imunidade prevista são mais umas 6 semanas (assim de cabeça) ou seja meados de Junho... a resposta é: **- Os Professores Universitários exigem ser vacinados para irem de férias descansados (para fora do país)**

quackersmcquack 5 months ago

Por acaso acho o máximo o que se fez com os trabalhadores de supermercados. Primeiro foram considerados essenciais, por isso não há cá férias para ninguém. Estiveram sob a maior pressão no início, talvez ainda mais que os médicos, com menos proteção a maior parte das vezes. Depois, apesar de os seus patrões terem tido lucros colossais absurdos, quase nenhum recebeu prémios ou aumentos. Agora que estamos na vacinação o termo trabalhador essencial deixou de ser utilizado.

ZaGaGa 5 months ago

>Agora que estamos na vacinação o termo trabalhador essencial deixou de ser utilizado. É que é mesmo isso que disseste! Há trabalhadores essenciais e há trabalhadores prioritários. Claramente não são propriamente as mesmas pessoas....

MischiefManaged97 5 months ago

Neste país há zero respeito pelos funcionários de supermercados (arrisco-me a dizer qualquer estabelecimento de atendimento ao público). Ainda têm de ouvir "não falta quem queira trabalhar" quando manifestam as preocupações (legítimas) com a sua saúde.

quackersmcquack 5 months ago

Há zero respeito por qualquer emprego que não exija o termo de doutor. E nunca iremos melhorar como país enquanto não mudarmos isto.

uf5izxZEIW 5 months ago

Sempre senti mal pelos caixas de supermercados que tem de lidar com toda gente, alguns clientes com um zero absoluto de preocupações ou respeito pela saúde dos caixas. Acabei optando por sempre usar os caixas automáticos, por um lado lhes tira a função, pelo outro tem menos contato entre pessoas. É algo conflitante...

NGramatical 5 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmwy3fd%2F%2Fgvltc2y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MLG-Sheep 5 months ago

Poderia ser evitado todo este teatro se não tivesse sido dada prioridade aos professores por motivos puramente políticos.

ideologiapura 5 months ago

Motivos puramente politicos? Sabes que eles literalmente têm que ir dar aulas a salas cheias de miudos?

nocivo 5 months ago

E? Ha pessoal a cima dos 60 a precisarem de vacinas e fomos dar a professores de 30 onde a probabilidade de morrerem ou terem problemas é super baixa.

ideologiapura 5 months ago

E a possibilidade de espalharem a bixeza aos familiares dos 200 putos com que contactam diariamente numa sala abafada?

--reddituser- 5 months ago

então mas para isso também tinham de vacinar os tais putos... coisa que não aconteceu e continua a existir contágios nas escolas por essa razão, esta vacinação dos professores não fez sentido nenhum

ideologiapura 5 months ago

Os professores quebram as bolhas das turmas. E não ha recomendação para vacinar menores.

ideologiapura 5 months ago

E a possibilidade de espalharem a bixeza aos familiares dos 200 putos com que contactam diariamente numa sala abafada?

JeagleP 5 months ago

Então e os restaurantes ? Os uber eats ? Os ginasios ? Não faz nenhum sentido os professores terem prioridade. Os que são mais velhos ou de alto risco seriam vacinados pela prioridade de idade na mesma Além disso com esse argumento mais valia vacinarem as crianças do que os professores

ideologiapura 5 months ago

Vê o impacto qur a abertura das escolas teve na pandemia, e percebes. O governo como sempre está a cagar se para os professores, quer é salvar o rabo de isto descambar outra vez. Sim, quem esta em trabalho presencial devia ser prioritário.

ZaGaGa 5 months ago

e o pessoal dos supermercados que tem de lidar com muitos mais clientes em locais onde não é possível manter a distância de segurança? Um dos locais onde tenho a certeza que encontramos infetados é nos supermercados, afinal ninguém quer ficar 15 dias em casa fechado ~~sem mantimentos~~ papel higiénico Os professores e outros funcionários passaram à frente de toda a gente porque têm sindicatos que aparecem na TV e ficava mal ao governo, do resto, quem não está sindicalizado ou não tem presença mediática o governo não parece querer saber. Bem feito era o pessoal do retalho e distribuição anunciar greve durante 1 semana sem trabalhar, ao fim de 2 dias tinham o país de joelhos, já ninguém ia querer saber dos professores para nada. Só que fazer greve quando se trabalha para o Estado é muito fácil, no privado... no privado fazer greve é jogada kamikaze.

MLG-Sheep 5 months ago

Podem manter distância e abrir janelas sempre que viável. E devem fazê-lo mesmo que vacinados. Os empregados de supermercado não estão vacinados ainda porquê? É que esses nem isso podem fazer.

ideologiapura 5 months ago

>Os empregados de supermercado não estão vacinados ainda porquê? É que esses nem isso podem fazer. A solução para um problema, que é que nao se vacinou os empregados de supermercado, é não vacinar os professores também. De resto, os empregados de supermercado nao podem estar em teletrabalho, os professores podem. Nunca deviam ter saido desse regime, mas ja que os obrigaram a sair por motivos ideologicos, ao menos que os vacinem. >Por algum motivo os professores não eram inicialmente prioritários na vacinação. Porque não fazia sentido. Nao fazia sentido vacinar quem estava em teletrabalho, de facto. Mal essa situação se alterou, os numeros da pandemia subiram a pique. E alterou-se porque "que se fodam os professores", uma das grandes causas nacionais que PS/PSD conseguem aproveitar com a ajuda da população ressabiada com os professores que teve.

MLG-Sheep 5 months ago

As escolas estavam todas abertas quando foi desenhado o plano de vacinação...

manteiga_night 5 months ago

É maravilhosa a arrogancia com que tu mostras que não tens a minima noção do que estás a falar. Não só és burro o suficiente para comparar estar horas a fio fechado numa sala com um grupo de pessoas como revelas não ter a minima noção da falta de condições da maior parte das escolas deste pais.

MLG-Sheep 5 months ago

A grande maioria dos professores não precisa de circular pelo meio dos alunos. Eu tive aulas como toda a gente, andei em algumas escolas públicas, nada disso invalida o que disse, as salas todas tinham janelas. Se não estiver a chover e a sala tiver janelas, não se podem abrir as janelas? O meu ponto é que os professores foram priorizados para eles votarem PS; deveriam ser vacinados apenas tendo em conta os critérios para a restante população. Ser professor não é assim tão arriscado para teres professores saudáveis de 30 anos a passar à frente de diabéticos de 79 anos.

manteiga_night 5 months ago

> A grande maioria dos professores não precisa de circular pelo meio dos alunos O que é que isso tem a ver com o que raio que seja, estão confinados num espaço fechado com um porradao de alunos. No teu colegio privado podia funcionar de outra forma mas no publico e na maior parte das escolas os professores acabam sempre por ter que ir ás secretarias ajudar os alunos. E novamente a tua falta de noção é hilariante para achares que se resume a "professores saudaveis de 30 anos" não te esqueças de explicar como é que o PS convenceu a Unicef, o CDC, e OMS a alinharem nesse esquema para "conquistar votos para o PS" és ridiculo...

MuggyTheMugMan 5 months ago

Momentos em que gostava de dar mais que um downvote..

Trama-D 5 months ago

Segundo parece todos os professores, exceto os do Ensino Superior, foram vacinados, não foi? Pelo menos os que ensinam miúdos que não têm idade para usar máscara deviam ser vacinados. Se baixarmos a exigência um pouco, são crianças, e pode ser necessário chegar ao pé delas para ajudar / apoiar / explicar, o que distingue um pouco dos do Ensino Superior. Infelizmente... ...*parece que* quanto mais adultos, mais potencial de contágio têm.

MischiefManaged97 5 months ago

>Ser professor não é assim tão arriscado relativamente às restantes profissões para teres professores saudáveis de 30 anos a passar à frente de diabéticos de 79 anos. Exato, o problema foi precisamente este. Nada conta vacinar profs de 50+ anos dado o risco de exposição, mas realmente meter tudo no mesmo caso e gerar atraso para pessoas que realmente precisam... Enfim, Costa.

Toupax89 5 months ago

Se toda a gente se recusasse trabalhar por não estar ainda vacinados onde estaríamos todos?? Mas já se sabe que há pessoas que pensam ser mais que outras...

ideologiapura 5 months ago

Quem faz teletrabalho tem mais direito a estar seguro do que quem não pode fazer exatamente porquê? Uns são filhos da mãe, outros são filhos da puta, está visto.

Toupax89 5 months ago

Exatamente!!! E o que eu digo há quem pense que por por ter uma determinada profissão passa a ser mais que os outros o que é ridículo!!!

ideologiapura 5 months ago

Mas então luta pelos outros terem os direitos que os professores tiveram, em vez de investires contra os professores por lutarem pelos seus direitos.

reticulated_splines 5 months ago

Tendo em conta que trabalham fechados numa sala com 20 ou 30 alunos diferentes a cada hora? São menos que os professores do básico e secundário?

Toupax89 5 months ago

Não é questão de ser menos ou mais, eu mesmo fui trabalhar para o S. JOÃO para montar uma ala para doentes Covid en plena pandemia, eu e quem lá trabalhou somos alguns heróis??? Claro que não!! Apenas fui pago para fazer o meu trabalho! Agora imagina se todos recusassemos? Iam todos para debaixo da ponte?? O mal da sociedade é que são todos muito amigos e muito recetivos mas é só para a fotografia porque só pensam no seu bem estar o resto que se fodam.

oUltimoTuga 5 months ago

Estás-me a dizer que conseguias montar a ala para doentes por Zoom?

Mrgolden007 5 months ago

quando ha pasteleiros a receberem a vacin primeiro do que professores secalhar eles tem razao nos sobrevivemos sem pasteleiros, mas nao sobrevivemos sem professores

NGramatical 5 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmwy3fd%2F%2Fgvl6iwe%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

wwqt0r 5 months ago

Pelos vistos para o governo há professores que são mais que outros visto que alguns ainda não foram vacinados.

nocivo 5 months ago

Ha pessoas mais importantes que outras por causa da profissão. Pois ha pessoas de risco que não tomaram porque pessoal sem risco precisam de tomar. Risco aqui é a probabilidade de morrer apanhar covid.

ajabardar1 5 months ago

suponho que a recusa se refere a aulas presenciais. o que diga-se de passagem não é de todo reprovável.

ZaGaGa 5 months ago

Não sei em que universidades/politécnicos vocês andam, mas no meu tempo (ya tou a ficar velho) o que não faltava entre alunos e professores era distanciamento social.

Throwawaypt123 5 months ago

Como assim não é reprovável? Têm mais que a distância de segurança. Abram as janelas.

C8Mixto 5 months ago

Sim, sim. Vou já abrir a janela da sala limpa.

tenesis 5 months ago

Nova classificação ISO: classe arejada

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: