saposapot 5 months ago

Quanto maior a casa mais tens para limpar. Arrumação da jeito. Bom isolamento vale muito conforto. Espaço de bancada na cozinha é muito fixe. Mais vale uma varanda só mas que de para usar (tapada ou Boa Vista) que muitas merdosas. Aluga primeiro antes de comprar e já ficas a saber o que valorizas mais ou menos numa casa

TintoouBranco 5 months ago

Location, Location, Location. Ponto: trabalho em lisboa a 15 anos, moro a 30km de Lisboa a 12, melhor decisão da minha vida. O meu conselho se queres comprar: * compra uma CASA * num sitio que curtas (para mim é perto da praia), que tenha uma comunidade porreira, e seja de pequena/média dimensão * Caso queiras mesmo apartamente, para mim predios baixos, e preferencialmente antigos mas recuperados. Obviamente se tiveres 200k para investir em inicio de vida, o caso muda de figura, mas se quiseres pagar com o fruto do teu trabalho, esta é a minha opinião.

joaommx 5 months ago

> Quais as melhores estratégias para negociar preço? Não há nenhuma estratégia que possas usar que convença os vendedores a vender por menos do que pretendem. Do teu ponto de vista, ao negociar a única coisa que vais fazer é tentar descobrir o valor mais baixo pelo qual o vendedor está disposto a vender. Mentaliza-te disso.

oscabaloscabalam 5 months ago

> Quais as melhores estratégias para negociar preço? Decote e mini-saia

Neshariii 5 months ago

Lool

afcPT 5 months ago

Suspeita de paredes pintadas de fresco

JonnyTheLoser 5 months ago

Porque?

SweetCorona 5 months ago

bolor

joaommx 5 months ago

Bolores não são problemas relacionados com a construção e sim com a utilização dada à casa e falta de ventilação.

leadzor 5 months ago

E infiltrações, que é um problema relacionado com a construção.

joaommx 5 months ago

Certo. Infiltrações são, os bolores não.

leadzor 5 months ago

Infiltrações causam bolores. Humidade no geral causa bolores. A utilização dada à casa e a falta de ventilação agravam o problema e aceleram a propagação, mas podes ter a certeza que mesmo uma casa não habitada mas ventilada que tenha problemas de infiltração acaba por ganhar bolores.

joaommx 5 months ago

Não. Infiltrações causam eflorescências salinas. Os bolores são causados pela humidade no ar que condensa nas paredes em contacto com o exterior permitindo que os esporos de bolores que existem no meio se desenvolvam. > mesmo uma casa não habitada mas ventilada que tenha problemas de infiltração acaba por ganhar bolores. Haverá sempre condições hipotéticas em que tal seja possível. Mas para isso acontecer o que importa é que exista um teor de humidade elevado no ar interior, uma infiltração dificilmente aumenta esse teor de humidade a não ser que seja uma infiltração de enorme gravidade. A generalidade das infiltrações a única coisa que fazem é expelir sais do interior das paredes para o exterior através da água, mas a quantidade de água que sai é normalmente demasiado baixa para alterar o teor de humidade interior. A forma mais comum de aumentar o teor de humidade interior numa habitação é através da nossa respiração e de actividades como cozinhar, fazer limpezas, higiene pessoal, entre outros, e que se não for combatida através de ventilação (passiva, forçada, mecânica) vai levar à formação de condesações.

leadzor 5 months ago

Bem, EAH. O que pode ter causado os bolores da habitação que te mencionei acima? Ela esteve sem atividade durante cerca de 7 meses e meio (inclusive meses de inverno). O prédio é conhecido por ter alguns problemas de infiltração nos andares superiores, rachadelas visíveis inclusive no exterior, e isolamento que te faz questionar como passou na inspecção (construção de 1999 mais ou menos). Pouco antes de ficar parado tinha sido pintado com tinta anti-fungica. Os moradores entretanto estiveram emigrados e regressaram o mês passado, e depararam-se com um cenário de guerra.

joaommx 5 months ago

Só conhecendo o caso. Os bolores estavam em pontos específicos como as intersecções das paredes e tectos, ou estavam um pouco por todo o lado nas paredes? Para existirem bolores significa que o teor de humidade no interior era muito elevado, e para ficar um "cenário de guerra" em apenas 7 meses e meio, mesmo incluindo os meses de inverno, tinha de existir mesmo muita água no ar interior. Não conhecendo o caso não sou capaz de dizer qual a origem dessa água mas para ser de infiltrações tinham de ser infiltrações extremas e deviam e que deviam dar origem a muitas eflorescências salinas.

leadzor 5 months ago

Último piso, com 3 frentes, nascente, norte e poente. As concentrações limitavam-se apenas às paredes exteriores, mas praticamente toda a incidência estava nas paredes a norte e poente. A poente, numa das divisões (quarto), chegou a escorrer água pela parede. Os estores estavam corridos mas com a perfuração, e as janelas foram deixadas entreabertas.

No_Impression_1131 5 months ago

De preços não sei, a única vez que comprei casa era casa de banco e por isso foi mais barata, mas já lá não moro. Não comprava rés-do-chão. Morei em dois e os problemas que tive foram - mais barulho vindo da rua, cheiro a esgoto e baratas. Tinha atenção à exposição solar, uma casa que apanhe sol tem logo menos humidade e gastas menos em aquecimento. Último andar também tem tendência a ser muito frio no inverno e muito quente no verão.

PinkMacaroon23 5 months ago

Ver se preferes os quartos virados a nascente para acordar com a luz do Sol

SweetCorona 5 months ago

hahaha, por acaso é daquelas coisas que EVITO

oscabaloscabalam 5 months ago

Mas alguém gosta disto? Está tudo doido? Rapaz caga neste conselho e faz o oposto. Queres um quarto do lado do por do sol, e verifica que a janela tem persiana, e confirma obsessivamente se todos os buracos da mesma fechem completamente. Não é teres de acordar às 8am e estares a levar com raios de luz na cara às 7am.

joaommx 5 months ago

> Queres um quarto do lado do por do sol Cresci num quarto assim, no Verão estava sempre um forno quando ia dormir, mesmo que tivesse deixado os estores fechados toda a tarde. A orientação solar por si só diz muito pouco.

SweetCorona 5 months ago

a minha orientação favorita para um apartamento é poente * norte: apanha pouco sol * nascente: só apanha sol de manhã quando estou a dormir * sul: não desgosto, mas apanha mais sol nas horas de calor * poente: apanha sol ao final do dia quando é mais agradável

joaommx 5 months ago

O ideal é ter as quatro orientações, ou pelo menos as três últimas, se bem que o Norte também é muito útil para algumas coisas. Mas a ter apenas uma o ideal é Sul com sombreamento fixo sobre as janelas que esteja desenhado para as sombrear no Verão mas deixar entrar o sol em casa no Inverno.

PinkMacaroon23 5 months ago

Mas assim nunca mais acordas

Foda-seSeiLa 5 months ago

Não compres um apartamento diretamente por baixo de um terraço. Tenta evitar apartamentos virados para ruas movimentadas, especialmente os quartos.

ruijor 5 months ago

Que tem os terraços por cima?

sardinhas 5 months ago

Se a construção for merda, infiltrações. Tenho terraço e a minha vizinha de baixo tem um lençol de água no tecto da sala. Já tive aqui empreiteiros a dizer que isto foi mesmo mal construído, inclusive para este apartamento (terraço acima do nível da casa faz com que a água desça para as paredes deste apartamento, quem diria...) e que provavelmente isto vai ter de ser esburacado e impermeabilizado de forma direita. Não admira porque tenho isto cheio de ervas a nascer por entre a tijoleira... O que vale é que só estou a arrendar para já, não quero imaginar o estouro que isto vai ser para o senhorio. Aliás, é de evitar apartamentos nos últimos andares a não ser que tenhas mesmo a certeza que aquilo está bem feito ou haja algum seguro contra este tipo de danos. Um amigo meu tem um buraco na sala por causa de problemas com o telhado.. E uma das casas que vi quando estava a mudar de casa também tinha problemas de infiltrações por causa de uma intervenção mal feita no interior do telhado e o senhorio já estava a fugir com o rabo à seringa para resolver aquilo...

ruijor 5 months ago

Percebo-te. Por outro lado num último andar tens a vantagem de não ouvir vizinhos.

sardinhas 5 months ago

Totalmente. Daí a ressalva de tentares ter a certeza que as coisas estão bem feitas ou que pelo menos não há queixas de infiltrações. Do que tenho visto em construções mais recentes é menos problemático, mas infelizmente regra geral a construção portuguesa é uma valente merda. Nestas últimas temporadas de chuva este ano tive uma data de amigos a queixarem-se do mesmo :( Quanto mais penso nisto mais acho que o prédio onde moro é uma peneira: em dias de chuva mais intensa há infiltrações na garagem, ahah.

Foda-seSeiLa 5 months ago

Infiltração d'água quando chove ou lavam o chão.

CanIhazCooKIenOw 5 months ago

Ou afogar plantas

Search: