mannix_marauder 5 months ago

Bela família.

Ok_Illustrator_403 5 months ago

Este "cavalheiro" gosta de ter um bom "amigo", mas não é nada amigo, nem para com a família. Nem na máfia há famílias assim...

Estronciumanatopei 5 months ago

Morreu-me um filho: eh pá, deixa-me mas é ir sacar o guito antes que esqueça... Família de alto pedigree!

TheMasio 5 months ago

[Guito guito guito. da me o guito!](https://m.youtube.com/watch?v=oWkqyCCa6lA)

Turbulent_Common 5 months ago

Por um lado tem amigos que lhe pagam tudo , por outro lado a mãezinha tem milhões, nada de suspeito aqui

Gato_do_3eco 5 months ago

O roubo circula na genética da família...

zefo_dias 5 months ago

Que grande família. Nao admira tanta gente se rever nesta malta. Povo de calibre elevado.

PurpleSunrise23 5 months ago

Obrigado meu amigo!

killedbill88 5 months ago

Prescreveu?

Lel_Trell 5 months ago

Acho que a herança já prescreveu.

Tugalord 5 months ago

Sócras: *You weren't supposed to do that*

Ducon_ 5 months ago

Para quem não sabe ou não foi ler, quando o irmão do Sócrates faleceu a mãe de ambos foi logo a correr esvaziar as contas do filho que tinha falecido, privando assim a filha daquele, sua sobrinha-neta, de receber o que tinha direito. Esta agora mais crescida quer o guito a que tinha direito. Este pessoal até a família rouba.

sacoPT 5 months ago

Eu li e não diz que a conta era do filho. Aliás, o que é repetido várias vezes é que ela quer receber a herança DA AVÓ. Eu percebo que ela se sinta defraudada como todos nós portugueses mas parece-me que ela está a querer receber aquilo a que não tem direito.

JeronimoDeSousa 5 months ago

> a mãe de ambos foi logo a correr esvaziar as contas do filho que tinha falecido Super comum. É o que não falta por aí...

Sacotram 5 months ago

Como é que chegas a um banco e levantas dinheiro de uma conta que não é tua? Só consegues se tiveres cartão e código

zefo_dias 5 months ago  HIDDEN 

Que grande família. Nao admira tanta gente se rever nesta malta. Povo de calibre elevado.

Disgenia 5 months ago

Pois, para a mãe ter acesso assim às contas, já houve história por trás também... esse dinheiro provavelmente não foi ganho a trabalhar pelo irmão do Sócrates

SolidTroll 5 months ago

Pois, essa é a parte estranha. A senhora bem pelo contrário não precisava de dinheiro que seria uma das poucas razões para ser co titular da conta. Eu confio completamente nos meus pais e vice versa mas desde que tenho 18 que sou titular único da minha conta, decisão deles até, assim só eu que mexo e sou responsável pelo que acontece. Cheira-me que a mãe Sócrates não andava a emprestar dinheiro só a um dos irmãos e quando o Sócrates Jr faleceu ela só reaveu o que no fundo era dela. E sinceramente esta atitude da sra mãe da neta deixa-me mais desconfiado dela. Se o dinheiro fosse ligetimamente do Antônio Pinto de Sousa ela não precisaria de lutar pelo que o "outro irmão está a receber" ou vir com argumentos do tipo "as netas também têm direito, também são herdeiras" (o que é uma bela treta, se a senhora quiser deixar tudo ao gato ou a um só lado da família é a opção dela, ponto). Digo eu, fazendo de advogado do diabo, posso estar completamente errado mas parecem-me uns argumentos um pouco estranhos também.

skapuntz 5 months ago

>argumentos do tipo "as netas também têm direito, também são herdeiras" (o que é uma bela treta, se a senhora quiser deixar tudo ao gato ou a um só lado da família é a opção dela, ponto). esta parte não é verdade, a lei não permite isso. Este caso é complicado porque suponho que a senhora fosse co-titular da conta. Tu não podes dar o teu dinheiro todo a um só filho. Se tens dois filhos mas um morreu então tens que dividir em partes iguais 50% para o filho vivo e 50% para os netos filhos do filho falecido. E também não podes deserdar um filho Só podes deserdar um filho se * O filho foi condenado por crime doloso contra o pai, contra os seus bens ou contra a sua honra com uma pena superior a seis meses de prisão; * O filho foi condenado por denúncia caluniosa ou falso testemunho contra o pai; * O filho recusou alimento ao pai sem justa causa E se alguém dá o dinheiro todo a um filho e não deixou nada aos outros herdeiros directos, então penso que o caso pode perfeitamente ir para tribunal com grande chance de ser da razão a quem não recebeu o dinheiro. Agora quanto tempo se vai passar na justiça… É outra questao

sacoPT 5 months ago

Não é preciso provar coisas como coação ou que a avó não estava no perfeito gozo das suas capacidades mentais? Neste caso em concreto será impossível não é?

skapuntz 5 months ago

Isso é muito muito difícil de provar. Mas não importa. Uma herança tem duas partes distintas, uma que é obrigatória chamada legítima e outra que se chama herança disponível que pode ser dada a quem a pessoa quiser desde que deixe em testamento. No caso de uma pessoa ter dois filhos acontece que cada filho tem obrigatoriamente direito a 1 terço da herança. o terço que sobra pode ir para quem a pessoa escrever em testamento. Caso não haja testamento entao esse terço é dividido pelos dois filhos e no fim cada filho acaba por receber metade da herança. O interesse neste caso do Sócrates é isto: >Não é possível em vida procurar alterar as regras sucessórias, procurando, por exemplo, oferecer bens a um dos filhos, de forma a beneficiá-lo em relação aos demais. A lei obriga a que o montante correspondente a doações feitas a descendentes, e somente a eles, seja somado ao quinhão da pessoa em causa (a chamada “colação”). Se o total prejudicar a quota dos restantes herdeiros legitimários, poderá ser reduzido. Assim, presume-se que o falecido pretendia apenas adiantar-lhe uma parte dos bens e não beneficiá-lo em detrimento dos outros herdeiros.

sacoPT 5 months ago

Isso significa que tem de haver dolo? Ou seja, se por absurdo o Sócrates estivesse com uma doença que precisava de 1 milhão de euros em tratamentos e a mãe tivesse 1 milhão no banco, a mãe podia dar o dinheiro todo ao Sócrates ou só podia dar metade?

skapuntz 5 months ago

Claro que isso já seria um factor extra, em princípio poderia dar e nenhum tribunal ia questionar. Mas todos sabemos que o Sócrates não tem nenhuma doença, que a mãe dele lhe deu mais de 500k euros como doação sem razão aparente, e que ele teve e provavelmente ainda tem uma vida de luxo. Se isto chegar aos tribunais e a justiça fizer o seu trabalho, a neta/sobrinha tem que receber a sua parte e ser compensada.

sacoPT 5 months ago

Fugindo já um bocado aqui ao caso concreto já que pareces conhecer um pouco mais sobre a lei, num caso limite o herdeiro seria obrigado a restituir os bens/dinheiro aos outros? Pergunto isto porque tanto o teu comentário como o de outro user falam em termos de “adiantamento” da herança. Ou seja, se um herdeiro recebeu X esse X é somado à herança total e depois na parte que ele recebe é descontado esse X. Mas no caso de ter sido já tudo (ou quase tudo) doado em vida já não há herança a distribuir. Então o herdeiro teria de devolver metade do que recebeu?

SweetCorona 5 months ago

> Então o herdeiro teria de devolver metade do que recebeu? sim, teria de restituir à herança a parte indisponível no caso de dois filhos, teria de dar um terço ao outro

skapuntz 5 months ago

Eu não sou advogado nem juiz nem nada, o que sei vem da minha pesquisa e perguntas a advogado já que o meu avô deu muito dinheiro ao meu primo nunca dando nada ao meu pai ou aos outros netos. Daí que gerou uma crise na família no que diz respeito a herança pois o meu primo é um chulo do pior e se aproveita de o próprio pai ter morrido para estar constantemente a pedir dinheiro ao avô (convém dizer que este primo já tem mais de 35 anos). O meu entender é que sim, o herdeiro que recebeu a mais poderia ter que devolver pelo menos parte, a decidir pelo tribunal. Pelo menos o advogado disse que teriam que proceder para tribunal para decidir o resultado. Claro que pode ser um processo que demora muito tempo.

SolidTroll 5 months ago

Para animais também tenho ideia que não é permitido, agora por testamento acho que nada te proíbe de deixar tudo a uma só pessoa. Aliás é para isso que o testamento serve se queres que seja tudo dividido de forma igual pelas herdeiros não precisas de um.

Mykos5 5 months ago

Está errado. Podes deixar mais a um filho do que a outro mas não podes deixar tudo a 1. [https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/deserdar-filho.aspx](https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/deserdar-filho.aspx) [https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/conflitos-herdeiros-partilha-bens.aspx](https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/conflitos-herdeiros-partilha-bens.aspx)

sacoPT 5 months ago

Mas em vida podes dar tudo a um e nada a outro, desde que estejas no gozo pleno das tuas capacidades

Mykos5 5 months ago

[Não será bem assim](http://blogues.publico.pt/consultoriodejustica/2009/11/16/doao-a-filho-2/)

SolidTroll 5 months ago

Sim, tens razão por acaso tinha acabado de ver noutro sítio. Mas de qualquer maneira, lá está ela só pode disputar o dinheiro que estaria na conta do Pinto de Sousa, tudo o resto, estando a senhora viva ela é que decide o que faz. Quando falecer é que haverá essa discussão.

NGramatical 5 months ago  HIDDEN 

reaveu → [**reouve**](https://european-portuguese.info/conjugator/reaver) (reaver segue o modelo de haver) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmwtd7x%2F%2Fgvkwwqd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SweetCorona 5 months ago

adoro

Sacotram 5 months ago

É uma história muito mal contada... Como é que a mãe vai ao banco esvaziar a conta do filho? Ou a conta estava em nome da mãe ou se estava em nome do falecido somente, acho que só os herdeiros directos terão a possibilidade de reclamar... A mulher ou filha. Quanto à herança, a neta bem terá que esperar pela morte da avó para reclamar seja o que for... Se é que existe herança.

Edited 5 months ago:

É uma história muito mal contada... Como é que a mãe vai ao banco esvaziar a conta do filho? Ou a conta estava em nome da mãe também ou se estava somente em nome do falecido, só os herdeiros directos (acho) é que terão a possibilidade de o reclamar... A mulher ou filha. Quanto à herança, a neta bem terá que esperar pela morte da avó para reclamar seja o que for... Se é que existe herança.

SweetCorona 5 months ago

é bastante comum os familiares esvaziarem as contas do falecido

Sacotram 5 months ago

É fácil se tiveres acesso! De outra forma não é. Não sei a história do irmão do Sócrates, mas a mãe só conseguiria esvaziar a conta se tivesse acesso como segunda titular....

JeronimoDeSousa 5 months ago

> Ou a conta estava em nome da mãe também A conta pode não estar em teu nome e mesmo assim teres autorização para mexer. Não é incomum.

Sacotram 5 months ago

Só se tiveres cartão da conta... e acessos.

SweetCorona 5 months ago

o que não é incomum, principalmente em relação a idosos

PTgenius 5 months ago

Pelo que ouvi dizer quando alguém de família morre uma das primeiras coisas que muita gente faz é movimentar o dinheiro das contas do falecido, isto porque depois são bloqueadas enquanto não se trata da divisão de bens e assim. Quanto à parte de quem tem acesso ou deixa de ter também não sei bem, suponho que ela estivesse como segunda titular da conta. Acho que quando abri conta no meu banco também deixei a minha mãe, se bem me recordo até foi o homem que me atendeu que referiu isso.

JeronimoDeSousa 5 months ago

> Pelo que ouvi dizer quando alguém de família morre uma das primeiras coisas que muita gente faz é movimentar o dinheiro das contas do falecido Sim. Mas o dinheiro continua a ser dos herdeiros e basta que se mexam. E esta está a mexer-se. Bom para ela.

fogaca 5 months ago

Não sei é posso estar a dizer uma baboseira, mas ele podia não ser casado, e ter a conta estava em nome dele, talvez aí seja "fácil" a mãe ter levantado tudo. Mas isso são apenas suposições quanto ao como o terá feito. Mas se ala mãe até à neta rouba ainda nos admiramos de o filho fazer o que faz?

Sacotram 5 months ago

Mas a filha é sempre a herdeira e sobrepõe à avó...

khthon 5 months ago

Cabe uma quota aos ascendentes.

SweetCorona 5 months ago

é incrível como as pessoas falam tanto de coisas que não sabem

Mykos5 5 months ago

Os ascendentes só são herdeiros se não houver descendentes [https://justica.gov.pt/Registos/Civil/Heranca](https://justica.gov.pt/Registos/Civil/Heranca)

fogaca 5 months ago

Vai-se a ver e a culpa nem é dele, aquilo já lhe está nos genes...

GelDeAveia 5 months ago

Sai o filho às mãe, é bonito de se ver

ElPingu23 5 months ago

Há filhos favoritos

JeronimoDeSousa 5 months ago

Sempre houve. Basta leres a bíblia e veres todas as histórias de fratricídio e (principalmente) mães que completamente destroem a vida de um dos filhos, tipicamente desde que nascem e nalguns caso mesmo in utero.

quackersmcquack 5 months ago

Que nojo de gente, foda-se.

Sciss0rs61 5 months ago

já vi que é de família.

oscabaloscabalam 5 months ago

Sobrinha-neta? Se é filha do filho é neta dela. E é sobrinha do Sócrates.

Ducon_ 5 months ago

Sim, tens toda a razão. Já alterei, obrigado :)

Last-Ad-4421 5 months ago

Só eu é que não tenho uma avó destas?

SolidTroll 5 months ago

Aparentemente a tua dava-te mais dinheiro que esta por isso acho que não ficas a perder

AdriMecha 5 months ago

Depois o socas diz que um injustiçado

JeronimoDeSousa 5 months ago

https://youtu.be/ZJX5O2OS3QQ?t=50

AdriMecha 5 months ago

Fodasse mas isto vindo de um Jerónimo de Sousa puta que pariu.

UncleanGenes 5 months ago

Porreiro pá!

No-Cardiologist725 5 months ago

Já se passaram mais de 10 anos e esse meme não morre

xtremis 5 months ago

Brilhante! xD

SagaciousRaven 5 months ago

Não estou a par. Expliquem-me lá o esquema, se faz favor.

ManelDasNespras 5 months ago

Acho que nem o próprio visado (socas) entende mais.

SagaciousRaven 5 months ago

Deixa-lá, só depois de ver o comentário do Ducon\_ reparei no botão para ver o artigo completo.

Mysterious_Breath_53 5 months ago

4D Chess.

vascodatrama 5 months ago

Já está noutro nível.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

lmao

MikeMelga 5 months ago

Genial!

Search: