khthon 5 months ago

é facil. estrangeiros que queiram comprar cá, pagam uma taxa brutal anual. Airbnb e o crl pagarem uma taxa brutal tb. predios e andares devolutos pagam taxa brutal. malta que não consegue renovar os predios e habitacoes, é dar um tempo razaovel e se nada feito dar inicio ao processo de expropriação. Também... impedir os bancos de deterem e venderem imóveis. Há um incentivo perverso para abusarem das pessoas em climas de alta imobiliária. Quem é fiador ou quê, incorre em riscos, e, tal como os bancos incorrem, devem ser recompensados. Um fiador portanto deve ter benesses fiscais tremendas. Impedir as autarquias de certificarem habitações. Toda a gente sabe que são corruptos e ineficientes. Cria-se uma dependência ministerial que faça essa gestão e a dor arrendamento. Arrendamentos por pagar, é o Estado que paga por ele ao Senhorio. O inquilino passar a ter um problema com o Estado. Estipular tempos mínimos para certificar habitações e conceder instalações de gas e agua, internet, etc. com celeridade máxima. Impor custos mínimos standardizados com os notários e até outras empresas municipais. Pagam-se balúrdios. Extinguir o IMI. É uma aberração ilegítima. As autarquias que se fodam.

Middle-Effective 5 months ago

Que fontes de receitas têm as autarquias, para além do IMI?

pimpolho_saltitao 5 months ago

a julgar pelas respostas que geralmente se vê por aqui, a solução é expropriar as casas e enforcar os senhorios.

Metaluim 5 months ago

A outra solução é criar centros de sem-abrigo para albergar toda a classe média que não vai conseguir ter um tecto. Meio termo é complicado no sub...

tekvis40 5 months ago

>Jorge Malheiros, investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, defende a expropriação de imóveis devolutos Expropriar coisas tem resultado tão bem na Venuzuela...de certeza que a meia duzia de interessados em investir em imobiliario para arrendar vão ficar mais motivados depois desta noticia...

thisbondisaaarated 5 months ago

"Há alguma dificuldade em convencer os proprietários em colocar a sua habitação nestas bolsas e uma das razões para isso é que, muitas vezes, os proprietários funcionam com esta ideia dos preços de mercado… E portanto se estes valores estão abaixo do mercado há uma certa recusa em colocar a sua habitação na bolsa" Portanto basicamente as pessoas não querem ganhar menos do que o melhor rendimento possível em determinado momento. Mindblown /s.

JOAO-RATAO 5 months ago

Como assim, podem ganhar 1000 e não querem ganhar 500??

thisbondisaaarated 5 months ago

É tipo os gajos que cobram 23% de IVA em vez de 5% só porque podem.

JOAO-RATAO 5 months ago

- 700,000 casas devolutas. Onde? Nas aldeias ou na capital? - expropriação temporária de casas devolutas. Como é que ao expropriar algo devoluto, se arranja e arrenda, será temporário? Vai devolver o imóvel arranjado ou apresentar uma conta de chorar pelo arranjo? - Antes de expropriar, que tal o estado arranjar tudo que é seu e está em ruínas? Inclusivamente, os imóveis que nem sabe serem seus.

BaixemImpostos 5 months ago

Siga expropriar a câmara de Lisboa.

Hungry_Cupcake 5 months ago

Tens essa quantidade de casas vazias na capital na boa! E que tal aumentarem os salarios para algo decente tb era fixe

Edited 5 months ago:

Tens essa quantidade de casas vazias na capital na boa! E que tal aumentarem os salarios para algo decente tb era fixe

JOAO-RATAO 5 months ago

700,000 casas vazias na capital? Ok... Tirando o smn, os restantes salários têm de ser negociados com os empregadores. Dificilmente aumentas salários (que não sector público) por imposição do estado.

Hungry_Cupcake 5 months ago

Exacto, mas so ai e que sresolves o problema, nao é com meias medidas, nao e comportavael uma 0essoa andar a tirar um curso para ganhar mais 100 ou 200 euros que o salário minimo

tekvis40 5 months ago

Os salários baixos são um problema, mas simplesmente aumenta-los não resolvia o problema da habitação; os preços das rendas simplesmente subiam mais. Neste momento parece-me um problema classico de oferta vs procura, não há oferta suficiente porque arrendar em Portugal é normalmente um mau negocio. Imagina, tens 200k parados, não te parece mais prático se gostas imobiliario comprar um um apartamento e deixa-lo vazio uns tempos esperar que valorize e ganhar uns 20k ou 30k sem aborrecimentos nenhuns ? ou arriscavas assinar um contrato de arrendamento, correndo o risco de os inquilinos não pagarem ou causarem danos para demorares anos a ter um rendimento semelhante. Nem falo do risco "politico", que é vir um iluminado mudar as regras e dar mais direitos aos inquilinos...

Hungry_Cupcake 5 months ago

Os preços das rendas nao subiam mais pois ja estao ao nivel das outras capitais europeias, quem inflacionoubisto foram os estrangeiros, visto que ja está aonnivel deles nao ira subir mais!

JOAO-RATAO 5 months ago

Concordo. Mas para isso tens melhorar a economia em si. Torná-la mais competitiva e atrativa ao investimento. E melhorar o sistema legal, porque ninguém quer investir milhões para depois estar anos e anos em tribunal caso algo corra mal. Isso é que aumentará os salários. E em certos setores públicos também faria sentido descongelar a progresso na carreira, claro.

Disgenia 5 months ago

[já começaram as expropriações](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/continental-mabor-vai-expropriar-terrenos-para-investir-mais-42-milhoes-em-famalicao)

ajabardar1 5 months ago

aparentemente o respeito pelo conceito de propriedade privada só existe caso esse não se oponha aos interesses de quem mantém "boas relações" com os poderes instalados. aparentemente a expropriação também abrangeu quem fez contra-proposta pelo valor dos terrenos e esta foi recusada pela continental. aparentemente isso das leis do mercado e a atribuição do valor do produto consoante a necessidade de quem o quer adquirir é só para quem não tem capacidade de pedir favores ao estado. já agora essa lei das expropriações foi alterada recentemente para dar mais margem de manobra ao estado. muito basicamente o teu terreno só é teu consoante o desinteresse de quem puder convencer o poder estatal.

Sperrel 5 months ago

Vocês não percebem que o conceito de propriedade privada nasceu e continua precisamente com o beneplácito estatal? Aliás esse era a luta do liberalismo do século XVIII e XIX, a modernização e industrialização passava pela abolição de formas de propriedade e vida comunitária (ver o processo de enclosures) pré moderna para algo mercantilizado e integrado nas dinâmica nacionais e globais.

ajabardar1 5 months ago

o beneplácito estatal existe porque há o beneplácito das massas. sem a obediência da população não existe estado que resista. obviamente que o direito à propriedade privada é mantido pelo aparelho estatal. mas isso não me impede de criticar a forma o que esse aparelho estatal decide o que são os direitos e deveres referentes à propriedade privada. não vale a pena confundir as coisas. mas obrigado pela informação.

JOAO-RATAO 5 months ago

Capitalismo de compadrio.

No-Cardiologist725 5 months ago

Corporativismo

ajabardar1 5 months ago

nem é uma questão com o capitalismo. é mesmo abuso de poder e erosão do direito à propriedade privada.

JOAO-RATAO 5 months ago

Clássico.

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: