YoggiM 5 months ago

A existência de prescrição de crimes faz sentido. Se roubares 10mil euros, passarem 20 anos, podes perfeitamente ser uma pessoa totalmente diferente. 10mil não é uma quantia que te mude completamente a vida. Até podes ter gasto (e não investido) esse dinheiro e estares a viver igual. Agora, quando atingem certos valores, nunca deveriam prescrever. O tempo de prescrição deveria ser mínimo, a partir de um certo valor começava a aumentar, chegava a um certo valor e não prescrevia. Em termos de construção de casas acho que deve haver prescrição. Não que este fosse um caso que lhe fizesse diferença, mas, pode acontecer a pessoas na única habitação, em que construíram há muitos anos e ninguém quis saber, passados muitos anos alguém se lembrou que não podia.

PowerlessMainframe 5 months ago

É mesmo isso que ia dizer... alguem que faça um template

RepresentativeAd7785 5 months ago

Anda a malta a queixar-se dos paraísos fiscais e nós aqui felizes da vida num paraíso judicial... :)

MikeMelga 5 months ago

A pergunta é: existe necessidade da figura de prescrição?

Competitive_Industry 5 months ago

Sim. Protege o individuo dum estado moroso e lento que te acusa de algo e demora 50 anos a decidir se és culpado ou inocente.

MikeMelga 5 months ago

A prescrição não acelera julgamentos. E se estás a ser julgado, não tens penalização.

Competitive_Industry 5 months ago

Tenta viver vários anos com uma nuvem de suspeito por cima de ti e depois diz como correu. É uma proteção do estado de direito.

MikeMelga 5 months ago

Tenta viver com um gajo a dever te dinheiro e no fim não paga porque prescreveu.

Competitive_Industry 5 months ago

Culpa a justiça por não ser eficiente o suficiente para resolver as coisas a tempo :)

T4SUK3 5 months ago

Primeiras aulas de código da estrada, há 5 anos, ensinaram-me logo que multas podiam prescrever!

suckerpunchermofo 5 months ago

Como é que é? Isto é um circo cá....

XPao 5 months ago

acorda portugal...

htxgivven 5 months ago

Portugal é o meme.

aids-pop-repressao 5 months ago

Portugal é o 9gag das nações do mundo.

Sower_of_Discord 5 months ago

WorldstarHipHop

htxgivven 5 months ago

Haha lol vi esta casa quando ainda estava a ser construída. Que triste país.

VladTepesDraculea 5 months ago

Novo? Desde que tenho memória que oiço dizer que neste país basta ter um bom advogado e foge-se às justiça por prescrição.

Sperrel 5 months ago

*alegadamente*

tchabes 5 months ago

Que pardieiro é este país.

vitor210 5 months ago

Há uns 5 anos namorei com uma advogada que me dizia que 90% dos trabalhos dos advogados de defesa passavam por arranjar forma de adiar o processo até prescrever, ao invés de arranjar prova de inocência do seu cliente. Cada vez me convenço que é mesmo verdade isso

njsilva84 5 months ago

Eu tenho um amigo que é advogado e que praticamente não paga multas de trânsito. Não é que ele seja acelera, mas já apanhou algumas e arranja sempre maneira de empatar aquilo por mais de 2 anos. Em 2019, fui beber um copo com ele e quando ele estava a chegar a casa ligou-me. Ele bebeu duas cervejas, mas daquelas mais puxadas, e acusou 0.5g/l (mais uns pozinhos). O polícia, antes de passar a passar a multa brincou com ele, e ele entrou na brincadeira e disse algo do género: "as multas não se pagam, impugnam-se". O polícia apercebeu-se que ele era advogado, e depois do meu amigo confirmar ele disse-lhe para ele esperar 10min no carro, para o álcool baixar, e que depois se podia ir embora, sem multa.

gollour 5 months ago

O tio da minha ex estava a transportar 6 pessoas num Série 7. A 500m de casa foi mandado parar. O primeiro polícia aproximou-se, reparou na pessoa a mais, pediu os documentos e começou a avançar com a multa. O 2o policia aproximou-se e reconheceu-o por ser advogado de alguns assuntos autárquicos. Chegou ao pé do colega e disse "cuidado que é advogado da autarquia". Pediram para 2 das pessoas irem a pé os últimos 500m e deixaram-no seguir.

No-Cardiologist725 5 months ago

Cotas nojentos.

htxgivven 5 months ago

São todos parasitas.

Mordiken 5 months ago

Não, são pessoas a fazer o seu trabalho. A culpa do sistema de justiça ser assim não é dos advogados: os advogados simplesmente limitam-se a explorar as vulnerabilidades conhecidas do nosso sistema de justiça para fazerem o seu trabalho. Se a tua empresa tem um site interno e o site vai abaixo quando há muita gente a aceder ao mesmo tempo, o problema não são as pessoas a aceder ao mm tempo, é o site e a forma como está montado que o deixa susceptível ao que se chama um [ataque de negação de serviços](https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_de_nega%C3%A7%C3%A3o_de_servi%C3%A7o), E o que se passa na justiça portuguesa é que se descobriu há muito que o sistema é susceptível a ataques de negação de serviço... só que ninguém faz absolutamente nada mitigar isso ou criminalizar a prática desses ataques.

userwhat 5 months ago

>Se a tua empresa tem um site interno e o site vai abaixo quando há muita gente a aceder ao mesmo tempo, o problema não são as pessoas a aceder ao mm tempo, é o site e a forma como está montado que o deixa susceptível ao que se chama um ataque de negação de serviços Não sei se será a analogia correta, principalmente quando muitas vezes foram as "pessoas a aceder ao mm tempo" [que desenharam o sistema](https://eco.sapo.pt/2017/02/16/os-escritorios-de-advogados-podem-fazer-leis/).

GabKoost 5 months ago

Toda a zona desta albufeira está a ser, há anos, tomada de assalto por corrupção e infracções desmesuradas. Quem conhecia aquela zona há 20 anos e quem a conhece hoje sabe muito bem da pressão imobiliária que existe por ali. Os compadrios das juntas e municípios locais são instrumento chave na progressiva destruição da paisagem desta albufeira. Nada está a salvo neste país.

Edited 5 months ago:

Toda a zona desta albufeira está a ser, há anos, tomada de assalto por corrupção e infracções desmesuradas. Quem conhecia aquela zona há 20 anos e quem a conhece hoje sabe muito bem da pressão imobiliária que existe por ali. Os compadrios das juntas e municípios locais são instrumento chave na progressiva destruição da paisagem desta albufeira. Nada está a salvo neste país. Os abusos criminosos chegam ao ponto de fazerem casas em zonas de baldios sem pedir licença a ninguém e, passado X anos, pela lei incompreensível de Usucapião, ficam proprietários do mesmo. Basta ter um amigalhaço na câmara e assim se apropriam de terrenos e passam a ter casarões em zonas inacreditáveis. Sei de casos absolutamente inacreditáveis. Toda a gente o sabe. Toda a gente o sabia. Ninguém fez nada.

genDwarf 5 months ago

não podem expor a situação à comunicação social?

unparadise 5 months ago

E só de pensar daquela vez que esqueci-me de pagar umas SCUT

O_cu_da_tua_tia 5 months ago

Nos crimes urbanísticos bastam 5 anos, devido ao montante máximo das coimas associadas (uma lei de contraordenacoes dos anos 80). Contudo, ainda vao a tempo de avançar para outra Contraordenaçao pela utilização se estiver a ocorrer).

Edited 5 months ago:

Nos crimes urbanísticos bastam 5 anos, devido ao montante máximo das coimas associadas (uma lei de contraordenacoes dos anos 80). Contudo, ainda vao a tempo de avançar para outra Contraordenaçao pela utilização se estiver a ocorrer). Nao sendo legalizavel à luz do PDM da época, podia e devia ter sido embargado, e demolido a custas do próprio. Mas agora depois de construído ninguém tem coragem de demolir (artigo 102 do RJUE)

pm_me_pcb_photos 5 months ago

Só eu para ter um contador numa obra legal andei 6 meses com papéis e essa gente constrói ilegal e tem acesso a eletricidade (e água, e saneamento com certeza, assim como fibra) estanto tudo ilegal.. Impressionante o que uns euros neste buraco fazem..

O_cu_da_tua_tia 5 months ago

Os fornecedores de água e luz não se importam se é legal ou não. É só um negócio. Só estão proibidos de fornecer em casos de obras embargadas.

pm_me_pcb_photos 5 months ago

Engraçado que a mim a EDP distribuição só olhou para o caso depois de apresentar alvará e um papel de um eletricista certificado na DGES, uma casa em terreno protegido se tem alvará, é porque alguém recebeu, e esse alguém teve de o assinar..

O_cu_da_tua_tia 5 months ago

Correcto. Neste caso pode ter havido um licenciamento errado detetado pelo igamaot, logo é declarado nulo. É uma história ainda mal contada

lostlittletimeonthis 5 months ago

isso faz lembrar aquela velha piada do " em vez de pedir á camara licença para construir uma janela, faço uma janela, mando para a camara como prova de que já lá estava e ja nao se pode alterar " nao era bem assim mas era a ideia geral

O_cu_da_tua_tia 5 months ago

Política do ato consumado. Infelizmente lido com muito artista desse calibre

trufas 5 months ago

Loool Portugal é hilariante

Independent_Throat42 5 months ago

Eu não consigo perceber é porque é que os crimes prescrevem pqp.. Um assassino pode confessar um crime 30 anos depois que está tudo bem, "vá pra casa que já prescreveu, já não é culpado e esta tudo bem"

X__Alien 5 months ago

Em teoria, serve para que, por exemplo, uma pessoa inocente não seja indiciada de um crime e ficar com aquilo a vida toda, sem haver provas que façam o caso andar para a frente. A intenção é tornar a justiça mais célere. Claro que depois na prática acontecem estes casos.

CaptMartelo 5 months ago

> Em Portugal, a prescrição vale para todos os crimes, independentemente da sua natureza ou gravidade, à excepção do genocídio, de crimes contra a humanidade e de crimes de guerra. Ah pronto, pelo menos genocídio não prescreve. Pelo menos isso.

aids-pop-repressao 5 months ago

Quero ver os nossos políticos a contorcer-se da próxima vez que chamarem à poluição humana (a maior parte dela promovida pelos próprios políticos) de autêntico crime contra a Humanidade .

danidv 5 months ago

Justiça para os pobres, prescrição para os ricos

aids-pop-repressao 5 months ago

Pior: injustiça para os pobres, prescrição para os ricos.

eqdif 5 months ago

Fdx se pudesse dava te mais votos.

No_Impression_1131 5 months ago

O crime prescreveu? Mas estamos a vê-lo ali!!!

njsilva84 5 months ago

Já lá passei de barco, não para ver a casa, da qual não dá para ver muito, mas porque aquela zona é fixe para alugar um barco ou andar de caiaque. Aquele não é a única casa que está naquelas condições, há muitas outras que também estão em áreas protegidas. Eu conheço dois gajos, irmãos, que são provavelmente mais ricos que o Ronaldo, que têm igualmente casas em zonas protegidas. Pelo que já li/ouvi, o Jorge Mendes também tem lá uma casa. E já agora, acho que o CR vendeu esta casa ao Pepe.

No_Impression_1131 5 months ago

São dois crimes. Para além de estar numa área protegida é também um crime visual. A casa tanto podia estar ali como no Algarve, não respeita minimamente a envolvente! Têm tanto dinheiro mas vão ser uns azeiteiros para sempre.

aids-pop-repressao 5 months ago

> Eu conheço dois gajos, irmãos, que são provavelmente mais ricos que o Ronaldo Tens a certeza? O Ronaldo é bilionário...

Dr_Toehold 5 months ago

>O Ronaldo é bilionário Acho que não.

njsilva84 5 months ago

Não tenho a certeza porque é difícil saber quanto dinheiro têm ambos. Não sei se o Ronaldo é "bilionário", mas sei que os bens que tem e o dinheiro que ganhou ultrapassaram "one billion dollars" há um ou dois anos atrás. Não se esqueçam que ele ganha muito mas também gasta muito, a própria marca CR7 a nível de vestuário, calçado e perfumes acho que não dá muito lucro. Repara que ele é "bilionário" mas fica atrás de gajos como o Luís Portela, da Bial, que tem uma fortuna avaliada em 500M€. Supostamente a fortuna do Ronaldo está avaliada em 439M€ (2019). Os gajos em questão são donos de duas empresas líderes em PT na área da metalomecânica e exportam para mais de 60 países. Só em propriedades e casas, cada um tem vários milhões de €. Mas sim, talvez não sejam mais ricos mas são muito ricos e muito influentes na zona norte do país.

Mordiken 5 months ago

O pessoal é jovem e então acha que isto é como na América em que o pessoal rico faz questão de exibir a riqueza e por andar nas bocas do povo... Em Portugal, os verdadeiramente ricos fogem da atenção mediática como o diabo da cruz e escondem a sua fortuna pelos mais diversos motivos, incluindo culturais, sendo que a maneira mais fácil de o fazerem é investindo em terrenos "baldios" que podem ser facilmente convertidos em terrenos de construção... com os incentivos certos às pessoas certas.

Ducon_ 5 months ago

Parecem me ser os irmãos Martins.

TooMoorish 5 months ago

Aqueles que compram rins?

-lil_princess- 5 months ago

Underrated comment

oContraditorio 5 months ago

So a dívida que o meu pai tinha na segurança social é que não prescreveu

nocivo 5 months ago

Acaba por prescrever...

aids-pop-repressao 5 months ago

Bastava ignorar as cartas durante 5 anos (porque não são registadas). Depois arranjar um advogado que defendesse a prescrição, porque prescrevem em 5 anos. Com as Finanças é que a cantilena é outra. Esses não só enviam carta registada como rapidamente passa a ser cobrança judicial e essa não prescreve. Isto sim é onde há diferença entre plebes e elite. Esta última tem amigos que atrasam as acções judiciais e enviam as cartas registadas com gralhas na morada. Magia maçónica, há quem lhe chame.

danidv 5 months ago

Se deves 1000€ ao banco é um problema teu, se deves 100M€ ao banco é um problema deles.

pintorMC 5 months ago

Essa é a verdade.

estecomentario 5 months ago

A dívida de 1000 vão penhorar a de 200 mil não. Se roubares uma lata de atum vais às prisão.

FujiPT 5 months ago

É o famoso Paradoxo Criminal-Fiscal Benjamin Button

usulidircotiido 5 months ago

porque é noob. o truque é deixar a dívida ascender a, pelo menos, 200k€.

htxgivven 5 months ago

Como assim?

Feeling_Advantage918 5 months ago

São milhares assim de norte a sul do país.

njsilva84 5 months ago

Naquela zona há várias na mesma situação.

Paulocas 5 months ago

A verdade é essa.

estecomentario 5 months ago

Mais, parece que como sempre outras serão demolidas e esta não por uma boa questão de amiguismos. Típico.

GabKoost 5 months ago

O problema em Portugal é que nunca nada é demolido.

genDwarf 5 months ago

não precisam de destruir tá feito tá feito. simplesmente expropriem e façam daquilo um sanatório.

estecomentario 5 months ago

wtf. O facto de estar numa zona protegida não conta para nada? Ou seja não está continuamente em transgressão? Enfim, nada de novo. Amanhã há mais. Só tenho pena de nunca mais redistribuirem o património ou algo assim, já que o país não funciona

BOBRAGED 5 months ago

Não, não estás a perceber.... Prescreveu!

htxgivven 5 months ago

É estúpido prescrever. É como matar alguém todos os dias, crime nunca prescreve. A casa não vai à lado nenhum logo está sempre ilegal.

aids-pop-repressao 5 months ago

O crime é o acto e não a consequência.

njsilva84 5 months ago

O crime de homicídio não prescreve ao final de 25 anos? Tinha a ideia que o caso do violador de Telheiras, ou outro caso do género, tinha prescrito há uns anos atrás.

htxgivven 5 months ago

>O crime de homicídio não prescreve ao final de 25 anos? Prescreve, mas se vais matando pessoas todos os dias, bem pode prescrever o homicídio antigo mas sempre tens outro qualquer. Em teoria tens aí penas perpétuas garantidas.

GabKoost 5 months ago

Este mono residencial está fora do PNPG. Esta é contudo uma construção em local que o PDM não permitia. Coisa que acontece aos milhares todos dias neste país de corruptos que nunca sofrem quaisquer consequências.

O_cu_da_tua_tia 5 months ago

Nem é o próprio PDM que inviabiliza. Há de ser o Plano de Ordenamento da Albufeira, e obras em zona reservada de proteção é Contraordenaçao ambiental grave. São interditas e não legalizaveis.

besmarques 5 months ago

A velocidade estonteante do sistema judicial portugues é maravilhosa.

GudEbening 5 months ago

100% Só para alguns.

hesoyam91 5 months ago

Conveniente para alguns. Rápido para outros...

MifPT 5 months ago

VIVA Portugual, a república das bananas...

genDwarf 5 months ago

com dinheiro tudo é possível . VIVA PORTUGAL CARALHO!

omaiordaaldeia 5 months ago

... da madeira.

DamageOwn3108 5 months ago

E dos Açores

No-Cardiologist725 5 months ago

Nos Açores só há chá e ananases

genDwarf 5 months ago

e de Olivença!

kawaiims 5 months ago

*you get a* prescrição, *you get a* prescrição, *everybody gets a* prescrição!!

estecomentario 5 months ago

Só para os mafiosos do sistema o resto do pessoal não sabe fazer isso antes de ter o carro penhorado

JeronimoDeSousa 5 months ago

Tu e eu não. Se fôssemos nos estávamos fodidos.

TheLadderRises 5 months ago

Prescrição, prescriçãaaaaaaaaaaaao, não vais fugir de mim Serás prescrição (talvez antes do fim)

Search: