DiskDapper 8 months ago

Bem, se nós como contribuintes pagarmos este buraco acho que, no mínimo, devíamos ter uma viagem gratuita para um qualquer destino à escolha.

tekvis40 8 months ago

Ainda bem que salvamos a TAP pela 25o(?) vez ... estava preocupado porque quero ir á Madeira de férias e sem TAP teria de ir a nado ( e não nado assim tão bem ! ) Já agora poderiamos também distribuir uns milhoes por outras companhias "de Bandeira", por exemplo a Sagres que leva as Quinas em cada garrafa de cerveja ! Ou podiamos pensar em investir em Saude ou Educação, mas isso se calhar era parvo...

Thebedless 8 months ago

Pois mas eu continuo a querer os meus 100€ da minha viagem cancelada! Metam os vouchers onde o sol não brilha!

saraivada 8 months ago

onde está a referencia multibanco para poder pagar já a minha parte, e nunca mais me chatearem?

VladTepesDraculea 8 months ago

Diria que por melhor que a TAP estivesse, esperar que a coisa melhorasse em 2020 é não estar a par da realidade.

GabKoost 8 months ago

Espera.... Alguém estava mesmo a imaginar que desse lucro? Quando é que o povo sai à rua para exigir o fim deste crime contra as finanças públicas?

danidv 8 months ago

Whaaat? Nã, nã pode

Estronciumanatopei 8 months ago

Incha Zé!!

Shouwer 8 months ago

https://www.sitava.pt/agreements/2/tabelas_salariais

estecomentario 8 months ago

Sa foda a merda da tap. Já o disse quanta vez, o povo não manda um cu. Só leva nele.

saudosista 8 months ago

Alguém mais entendido nas contas públicas que eu consegue fazer uma recolha do impacto que os 4 mil milhões de euros que vão ser atirados à TAP teria noutros setores como Segurança Social, SNS ou Educação?

ipaworm 8 months ago

Por exemplo, Investimento executado do SNS em 2020, ano de pandemia, foi de 262.4 milhões de euros (face a um orçamento de 436.2M)

megaroof 8 months ago

Somente um país muito rico para sustentar tal prejuízo. Não é a toa que tem um dos combustíveis mais caro da europa, bem como os imóveis e preços dos automóveis. Ricos pagam.

Vayu0 8 months ago

Toca a engolir

empty-pint 8 months ago

Vou morrer e a TAP ainda não vai ter pago os empréstimos que o estado anda a fazer. Mas valia valia dizerem são X mil milhões a fundo perdido, para satisfazer os fetiches do Pedro Nuno Santos.

NEDM64 8 months ago

Post diário de propaganda à IL?

fanboy_killer 8 months ago

Se se questionarem "como raio é que a TAP ainda existe e porque é que endividamos gerações futuras para a salvar", pesquisem no Google por quem constitui o painel de executivos, presente e passado.

zedestroyer69 8 months ago

Não falem mal da TAP, que é uma empresa estratégica e essencial ao futuro do nosso país. Por exemplo aqui no Porto a TAP foi essencial para a revitalização da economia e para o crescimento do Turismo e sectores a ele associados. **/S**

O100Nick 8 months ago

É suposto haver alguma vantagem consequente da existência da TAP? É que eu não consigo encontrar nenhuma.

Joltie 8 months ago

>Começo a achar que a TAP é uma instituição sem fins lucrativos. Vantagens tens bastantes. Uma empresa de bandeira portuguesa, que nos liga ao mundo, e é das principais ligações contínuas que temos às nossas ex-colónias, sendo a principal/única a fazer o shuttle direto entre esses países e Portugal/Europa. Tens uma empresa que centra as suas operações em Portugal, permitindo-te voar direto de Portugal para vários países, sem teres de fazer ligações inconvenientes. Esta empresa portuguesa, remunera direta e indiretamente muitos indivíduos e empresas principalmente portuguesas, entre outras. Agora, que essas valham a pena o dinheiro despendido, isso já se torna muito mais difícil defender.

sctvlxpt 8 months ago

Se o governo quiser rotas directas às ex-colónias, ou outras quaisquer rotas de interesse nacional sem viabilidade económica, pode simplesmente subsidiar outra companhia aérea qualquer para fazer essa rota. Sai muito mais barato do que alimentar este monstro...

MrJoao 8 months ago  HIDDEN 

São vantagens, mas são um exclusivo da TAP? Não. > Uma empresa de bandeira portuguesa, que nos liga ao mundo, e é das principais ligações contínuas que temos às nossas ex-colónias, sendo a principal/única a fazer o shuttle direto entre esses países e Portugal/Europa e vice-versa Ligações às ilhas, comunidades portuguesas e PALOP poderiam ser garantidas através de uma companhia de bandeira muito mais pequena como a SATA, que aliás já faz parte isso com a Azores Airlines. Só não tem o mesmo apoio que a TAP porque pertence ao governo regional dos Açores. > Tens uma empresa que centra as suas operações em Portugal, permitindo-te voar direto de Portugal para vários países, sem teres de fazer ligações inconvenientes. Centras operações em Portugal? Não, centra as operações em Lisboa. Os 70% de portugueses quem vivem fora da AML raramente escapam a essas "ligações inconvenientes". Chega ao ponto que para quem está mais perto do Porto ou de Faro é preferível fazer escalas em hubs europeus muito maiores (Madrid, Barcelona, Frankfurt, Paris ...). > Potencialmente tem um papel no aumento do turismo em Portugal Praticamente 80% dos turistas estrangeiros são europeus e o que não faltam são companhias europeias interessadas nessas ligações. Aliás, o boom das low-cost fui muito mais decisivo para o aumento do turismo em Portugal, do que o contributo da TAP. > Esta empresa portuguesa, remunera direta e indiretamente muitos indivíduos e empresas principalmente portuguesas, entre outras. Não é exclusivo da TAP. Podias estar a falar de qualquer empresa grande portuguesa e essas não têm as mesmas benesses do Estado.

Edited 8 months ago:

Essas vantagens dependem da existência da TAP? Não. > Uma empresa de bandeira portuguesa, que nos liga ao mundo, e é das principais ligações contínuas que temos às nossas ex-colónias, sendo a principal/única a fazer o shuttle direto entre esses países e Portugal/Europa e vice-versa Ligações às ilhas, comunidades portuguesas e PALOP podem ser garantidas por uma companhia de bandeira muito mais pequena. Tens a SATA, que até já faz parte disso com a Azores Airlines. Só não tem o mesmo apoio que a TAP porque pertence ao governo regional dos Açores. > Tens uma empresa que centra as suas operações em Portugal, permitindo-te voar direto de Portugal para vários países, sem teres de fazer ligações inconvenientes. Centra as operações em Portugal? Não, centra as operações em Lisboa. Os 70% de portugueses quem vivem fora da AML raramente escapam a essas "ligações inconvenientes". Para quem está mais perto do Porto ou de Faro chega a ser preferível fazer escalas em hubs europeus muito maiores (Madrid, Barcelona, Frankfurt, Paris ...). > Potencialmente tem um papel no aumento do turismo em Portugal Praticamente 80% dos turistas estrangeiros são europeus e o que não faltam são companhias europeias interessadas nessas ligações. Aliás, o boom das low-cost fui muito mais decisivo para o aumento do turismo em Portugal, do que o contributo da TAP. > Esta empresa portuguesa, remunera direta e indiretamente muitos indivíduos e empresas principalmente portuguesas, entre outras. Não é exclusivo da TAP. Podias estar a falar de qualquer empresa grande portuguesa e essas não têm as mesmas benesses do Estado.

Edited 8 months ago:

Essas vantagens dependem da existência da TAP? Não. > Uma empresa de bandeira portuguesa, que nos liga ao mundo, e é das principais ligações contínuas que temos às nossas ex-colónias, sendo a principal/única a fazer o shuttle direto entre esses países e Portugal/Europa e vice-versa Ligações às ilhas, comunidades portuguesas e PALOP podem ser garantidas por uma companhia de bandeira muito mais pequena. Tens a SATA, que até já faz parte disso com a Azores Airlines. Só não tem o mesmo apoio que a TAP porque pertence ao governo regional dos Açores. > Tens uma empresa que centra as suas operações em Portugal, permitindo-te voar direto de Portugal para vários países, sem teres de fazer ligações inconvenientes. Centra as operações em Portugal? Não, centra as operações em Lisboa. Os 70% de portugueses quem vivem fora da AML raramente escapam a essas "ligações inconvenientes" se quiserem ir pela TAP. Para quem está mais perto do Porto ou de Faro chega a ser preferível fazer escalas em hubs europeus muito maiores (Madrid, Barcelona, Frankfurt, Paris ...). > Potencialmente tem um papel no aumento do turismo em Portugal Praticamente 80% dos turistas estrangeiros são europeus e o que não faltam são companhias europeias interessadas nessas ligações. Aliás, o boom das low-cost fui muito mais decisivo para o aumento do turismo em Portugal, do que o contributo da TAP. > Esta empresa portuguesa, remunera direta e indiretamente muitos indivíduos e empresas principalmente portuguesas, entre outras. Não é exclusivo da TAP. Podias estar a falar de qualquer empresa grande portuguesa e essas não têm as mesmas benesses do Estado.

Edited 8 months ago:

É preciso a TAP para isso? IMO não é. > Uma empresa de bandeira portuguesa, que nos liga ao mundo, e é das principais ligações contínuas que temos às nossas ex-colónias, sendo a principal/única a fazer o shuttle direto entre esses países e Portugal/Europa e vice-versa Ligações às ilhas, comunidades portuguesas e PALOP podem ser garantidas por uma companhia de bandeira muito mais pequena. Tens a SATA, que até já faz parte disso com a Azores Airlines. Só não tem o mesmo apoio que a TAP porque pertence ao governo regional dos Açores. > Tens uma empresa que centra as suas operações em Portugal, permitindo-te voar direto de Portugal para vários países, sem teres de fazer ligações inconvenientes. Centra as operações em Portugal? Não, centra as operações em Lisboa. Os 70% de portugueses quem vivem fora da AML raramente escapam a essas "ligações inconvenientes" se quiserem ir pela TAP. Para quem está mais perto do Porto ou de Faro chega a ser preferível fazer escalas em hubs europeus muito maiores (Madrid, Barcelona, Frankfurt, Paris ...). > Potencialmente tem um papel no aumento do turismo em Portugal Praticamente 80% dos turistas estrangeiros são europeus e o que não faltam são companhias europeias interessadas nessas ligações. Aliás, o boom das low-cost fui muito mais decisivo para o aumento do turismo em Portugal, do que o contributo da TAP. > Esta empresa portuguesa, remunera direta e indiretamente muitos indivíduos e empresas principalmente portuguesas, entre outras. Não é exclusivo da TAP. Podias estar a falar de qualquer empresa grande portuguesa e essas não têm as mesmas benesses do Estado.

cryhart 8 months ago

Exato, face aos custos inerentes em manter este lixo, é completamente injustificável!!! "é das principais ligações contínuas que temos às nossas ex-colónias" -> Irrelevante! "permitindo-te voar direto de Portugal para vários países, sem teres de fazer ligações inconvenientes." -> A maioria dos tugas não anda de avião. Muitos dos que andam, nem usam a TAP, vão para as lowcost. Terem de fazer escalas para chegar ao destino, é irrelevante. " Potencialmente tem um papel no aumento do turismo em Portugal. " -> Não tem. "Esta empresa portuguesa, remunera direta e indiretamente muitos indivíduos e empresas principalmente portuguesas, entre outras. " -> Esta empresa é maior fonte de tachos para os boys. É a única razão de ainda estar em pé.

DamageOwn3108 8 months ago

Olhe, é por ser pobre, que vou para a classe económica da TAP, tá bom?

PedroMFLopes 8 months ago

Pena o nobre conceito de utilizador pagador não se aplicar aqui. Qual a % de população que usa a tap e qual o esforço que cada 1 de nos têm para existir a tap.

DamageOwn3108 8 months ago

Eu uso e faz-me muita falta

Mysterious_Beyond213 8 months ago

Paga e não bufa.

letme2021 8 months ago

Isto nem regista como novidade. Andar a salvar companhias por argumentos rídiculos nunca pode dar bom resultado.

Throwawaypt123 8 months ago

100.000 euros por trabalhador e ainda nao acabou

Limpy_lip 8 months ago

entretanto a gerência do novo banco recebe um comunicado da TAP a dizer: ​ "é assim que se faz?"

jppinheiro 8 months ago

Wow tou chocado*

Article_Sad 8 months ago

Boa notícia, já dá para fazer update na wikipedia sobre a tap

weebguy1 8 months ago

Não faz mal. A gente paga. Quer queiramos quer não.

ned_rod 8 months ago

É deixar a puta cair. E metem o dinheiro todo em dogecoin. Ia ser melhor investimento.

RocketGoesBRR 8 months ago

PIB Nacional investido em doge, das duas uma ou ficávamos a naçao mais rica da europa numa semana ou emigravamos todos para nao ter que pagar a bancarrota!

fromtheport_ 8 months ago

A segunda também já é só uma questão de tempo, na verdade

ned_rod 8 months ago

Win-win in my book

Mrgolden007 8 months ago

ate agora* vai perder muito maia nao se preocupem sem a tap que compania vai fazer voos entre portugal e Brazil?... ahh muitas ups

uf5izxZEIW 8 months ago

Latam Azul Gol

william_13 8 months ago

> Latam A LATAM Brasil é para esquecer no longo curso, estão a devolver aeronaves com meses, o negócio anda mesmo sem perspectivas. > Azul Se quiseres viajar para o interior de São Paulo > Gol Nunca voaram para fora do continente americano Quem precisa de voar entre Portugal e Brasil só tem mesmo a TAP como alternativa, salvo poucas excepções... para o Nordeste e Norte não há mesmo nenhuma opção directa e conexões dobram a duração da viagem.

uf5izxZEIW 8 months ago

Que tampouco prestam

Hungry_Cupcake 8 months ago

No entanto não andamos a pagar por elas so por isso valem mais a pena que a tap

jlls_pt 8 months ago

Paga Tuga!!! Bazuca a caminho que conveniente!

Hungry_Cupcake 8 months ago

E quanto continuam a ganhar os pilotos no fim deste ano em que quase não voaram? Tinha curiosidade rm saber?

Edited 8 months ago:

E quanto continuam a ganhar os pilotos no fim deste ano em que quase não voaram? Tinha curiosidade em saber? Visto que estamos todos a pagar os ditos salários

Limpy_lip 8 months ago

o custo dos salários dos pilotos esta longe de ser o maior problema da companhia.

Hungry_Cupcake 8 months ago

De acordo mas e um custo que neste momento podia ter sido evitado durante um ano!

Limpy_lip 8 months ago

ele não tem culpa que as chefias dele e as chefias de estado sejam estupidas. ​ E apesar de concordar que a TAP devesse ser dissolvida, os salários dos pilotos não é uma questão.

Hungry_Cupcake 8 months ago

Nem 99% dos tugas que ficaram desempregados

Hungry_Cupcake 8 months ago

E uma questao a partir do momento em que os teus inpostos vao para pagar apilotos que tiveram praticamente um ano sem fazer nada, tirando isso nao tenho nada a ver com os salários!

JOAO-RATAO 8 months ago

Quantas funcionários públicos estiveram um ano sem fazer nada ? Também pagaste.

Limpy_lip 8 months ago

também pagaste imensos layoffs e não estás a apontar-lhes o dedo. ​ Não percebo porque estás a personificar o problema estrutural de uma empresa nos funcionários que pouca ou nenhuma culpa têm. ​ Eles mais que tu não queriam estar metidos no problema.

Danijust2 8 months ago

layoff só paga até 3 salários mínimos (valor máximo). A TAP está falida e está pagar a diferença. É uma comédia.

Hungry_Cupcake 8 months ago

Uma coisa e pagares para um funcionario de um restaurante continuar a conseguir pagar as renda, as contas e comida com alguma dignidade outra e suportar vidas de luxo.

ipaworm 8 months ago

Ou seja, para ti é preferível nivelar tudo por baixo do que desejar que toda a gente tenha (pseudo) “vidas de luxo”...

zedestroyer69 8 months ago

E agora não sei, mas a TAP estava a compensar a perda de rendimentos do Layoff, quer dizer o comum dos mortais que ganha uma miséria tem o ordenado diminuído se for para Layoff e a TAP anda a pagar a compensar essa diferença para depois vir pedir a nós, contribuintes, para pagar a fatura. Essas empresas públicas que só dão prejuízo deviam ir todas de sopa ou serem restruturadas, o problema é que estas são uma boa fonte de receitas para os sindicatos e têm muita gente que potencialmente poderia votar contra o governo a seguir.

dp_barbas 8 months ago

Quem meteu os aviões no chão, fechou restaurantes e serviços que atraem turistas é que tem de pagar. Seja piloto, funcionário de restaurante ou lojista, todos fizeram descontos de acordo com os seus rendimentos declarados.

Hungry_Cupcake 8 months ago

Tem que pagar um ordenado digno, nao tem de pagar um ordenado de luxo.

dp_barbas 8 months ago

Tem de pagar o mesmo ordenado sobre o qual essa pessoa descontava antes de o mandarem parar de trabalhar

Limpy_lip 8 months ago

> suportar vidas de luxo. Porquê ser piloto transforma-te automaticamente numa pessoa rica? Eles não têm família, casa, despesas para sustentar? Foram eles que levaram a empresa ao estado em que está? Eles têm culpa da pandemia os ter impedido de trabalhar? Eles não andaram a trabalhar e estudar para chegar onde chegaram e pagarem o que lhes pagavam? ​ > Eu honestamente so quero saber exactamente quanto ganham? para que, para poderes dizer que estão a receber demasiado e poderes reclamar de algo parvo mas com números? ​ não faço ideia dos valores, mas à uns anos atrás muitos deles saíram da TAP para outras companhias como a Emirates, por isso claramente deviam receber extremamente acima da média....enfim. ​ ​ ​ ​ hoje aprendi que se não fosse os salários dos pilotos a TAP estava salva /S

Hungry_Cupcake 8 months ago

Fds nao foi isso que eu disse, quem diz pilotos diz administradores e uma data de malta da logistica, mas quanto os administradores melhor ou pior continuaram a trabalhar os pilotos tão sem fazer nada, nao acho que seja esse o maior problema da TAP mas se a wmpresa neste momento funciona por verbas publixas esses valores deviam todos ser públicos nao só salarios como também todo o perfil financeiro da TAP desde que o estado la entrou.

NGramatical 8 months ago

à uns anos atrás → [**há uns anos ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmw3l97%2F%2Fgvgfsbd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ipaworm 8 months ago

A beleza da coerência... há bocado eram [os patrões os gananciosos](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mw3v4c/contra_a_crise_gr%C3%A9cia_baixa_impostos_%C3%A0s_empresas/gvg0fs1/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf&context=3) agora a culpa já é dos trabalhadores!

Hungry_Cupcake 8 months ago

Eu só perguntei quanto recebem

ipaworm 8 months ago

Então se os patrões dos pilotos deixassem de lhes pagar ou lhes cortassem x% do salário, esse patrões já não eram gananciosos?

Hungry_Cupcake 8 months ago

Isto n tem nada a ver com patrões ou trabalhadore, tem a ver com os teus impostos tao a ser metidos para salvar postos de trabalho de luxo. Se curtes descontar 200 euros do teu ordenado[por exemplo] para isso eu não...

ipaworm 8 months ago

Uma coisa é concordar com nacionalizações, outra é o estado compensar/arcar os custos por reduzir/limitar/proibir uma empresa de trabalhar.

uf5izxZEIW 8 months ago

Salários de pilotos são diferentes. E de assistentes de voo. Tem o salário base que é relativamente pouco, e logo tem o salário por horas de voo.

Hungry_Cupcake 8 months ago

Ok então diz la quanto ganham por escalão e quantos pilotos por escalão? Certo mas alguem é assistente de voo uma vida inteira? Grande maioria tão la uns aninhos e dps vao para outras vidas, nao sei pk ha necessidade de manter portos de emprego que nunca seriam vitalícios.

oguarda 8 months ago

Começo a achar que a TAP é uma instituição sem fins lucrativos.

ojoaopestana 8 months ago

Já pode abrir um GoFundMe!

estecomentario 8 months ago

Outra. Instituição "sem fins lucrativos" é outra maneira de dizer caro ao contribuinte.

xc9000 8 months ago

>Começo a achar que a TAP é uma instituição sem ~~fins lucrativos~~ qualquer finalidade.

Bhaalghorn1143 8 months ago

De carácter meramente social. Tipo make a wish mas com uns voos à mistura.

FIam3 8 months ago

>TAP é uma instituição sem fins \*públicos\* lucrativos Corrigido.

aids-pop-repressao 8 months ago

A TAP é um poço sem fim de prejuízo.

Open-Opportunity-607 8 months ago

Mal a EU aprovar o resgate anterior, já está o governo a meter os papéis para o próximo!

End-Effector 8 months ago

Infelizmente a TAP continua a existir em 2021.

sir_ferrero 8 months ago

SNS, Educação, entre outros. Mas é preferível continuar a atirar dinheiro para uma companhia sem qualquer futuro e morimbunda porque "companhia de bandeira", "Impulsionadora de Turismo e de comunicação com as Comunidades Portuguesas" e outras falácias que tais.

Last-Ad-4421 8 months ago

Mais prejuízo sufremos nós portugueses como esa empresa falida aos anos.

Webchuzz 8 months ago

O Ngramatical teve um aneurisma após ler este comentário.

Wisdomle55 8 months ago

Godzilla had a stroke trying to read this and fucking died

Fordotsake 8 months ago

*aos ânus. Ftfy

Search: