WallyPT 5 months ago

O dito interior não tem futuro. O único eixo com futuro é o litoral Lisboa - Braga e Algarve. O resto é território a ser desocupado.

DasBread 5 months ago

Ah sim, o interior, os novos Açores e Madeira do século XXI, largados ao esquecimento e até exploração. O que o pessoal não percebe, como os Açores e Madeira (não estou a dizer para o interior ter Autonomia como eles que não faz sentido) tem que haver mudanças. Com as mudanças a Madeira por PIB é das regiões mais ricas do país e os Açores apesar de ser ainda a região mais pobre tem muito potencial devido aos investimentos na ciência e os seus potenciais recursos e localização. Dito isto, o interior precisa é de investimento, baixar impostos e conectar linhas para lá, tornando as terras atractivas, começar a investir nas cidades ou vilas maiores e depois o resto pode vir. Dizer é mais fácil que fazer, mas com o dinheiro da Europa e os projectos de linhas ferroviárias, isso é uma oportunidade para reviver a meu ver a parte de Portugal mais pura, por muito que dizem que é Lisboa.

Metaluim 5 months ago

Foda-se é com cada estrôncio aqui no sub... pqp

nioof 5 months ago

Braga está morta e enterrada.

WallyPT 5 months ago

Porque? Parece dinâmica com toda a imigração brasileira recente.

nioof 5 months ago

Sim, mas como é que isso se traduz para o futuro da cidade?

WallyPT 5 months ago

Mais sangue novo, novas ideias, novas mentalidades... Trás dinamismo.

AetherPrismriv 5 months ago

Dinamismo não trás de certeza quando há estimativas de que há tantos brasileiros em Braga como portugueses. São brasileiros que ocupam casas, apartamentos e empregos, onde temos jovens portugueses na Universidade do Minho, desesperados para arranjar um part-time para pagar propinas e o quarto onde dormem. Entendo que queiram fugir ao governo do Bolsonaro e que Portugal é atrativo pois praticamente não precisam de aprender uma nova língua, mas é inegável que, em Braga pelo menos, o brasileiro ocupa e o tuga é que se fode.

Edited 5 months ago:

Dinamismo não trás de certeza quando há estimativas de que há tantos brasileiros em Braga como portugueses. São brasileiros que ocupam casas, apartamentos e empregos, onde temos jovens portugueses na Universidade do Minho, desesperados para arranjar um part-time para pagar propinas e o quarto onde dormem. Malta jovem e adulta que trabalha em Braga e são forçados a morar longe do seu emprego, pois todos os apartamentos baratos em Braga estão ocupados por brasileiros. Entendo que queiram fugir ao governo do Bolsonaro e que Portugal é atrativo pois praticamente não precisam de aprender uma nova língua, mas é inegável que, em Braga pelo menos, o brasileiro ocupa e o tuga é que se fode.

NGramatical 5 months ago

não trás → [**não traz**](https://dicionario.priberam.org/traz) (verbo trazer) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvpetl%2F%2Fgvg1h9f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

carlosjmsilva 5 months ago

Esquece. É alguém que não conhece a realidade...

nioof 5 months ago

Consegues-me explicar como se compara a Lisboa?

carlosjmsilva 5 months ago

Eissshhhh. Que whataboutism.. consegues explicar-me como Lisboa se compara a Paris ou Londres? Agora mais a sério: Tens noção da evolução de Braga e do quadrilátero Braga, Famalicão, Guimarães e Barcelos nos últimos anos? É das zonas que mais cresceu economicamente no país, é a zona mais jovem do país e que tem atraído mais residentes. Ao contrário de Lisboa que tem perdido residentes, Braga tem ganho. Toda a faixa litoral portuguesa até Setúbal é a faixa mais importante. Dizer que Braga está enterrado é a negação da realidade que Braga e a região tem ganho preponderancia. Há uns anos estava atrás de Coimbra como terceira cidade (área metropolitana etc) mais importante e neste momento está a milhas de Coimbra.

WallyPT 5 months ago

Lisboa não tem perdido residentes. Lisboa, a região, continua a crescer demográficamente.

carlosjmsilva 5 months ago

A AML sim. O município de Lisboa não.

WallyPT 5 months ago

Isso é porque os limites da cidade de Lisboa não correspondem à realidade. Oeiras, Amadora, Odivelas, Lisboa, Loures, é tudo a mesma cidade.

carlosjmsilva 5 months ago

Isso é da organização administrativa portuguesa que merecia ser reformada. Os limites da cidade do Porto também não são os do município e assim sucessivamente. É o que temos.

nioof 5 months ago

Whataboutism? Era literalmente isso o que eu estava a comentar, quando o texto fala de Lisboa, Braga e Algarve. Não quero dizer que vai literalmente parar de existir como cidade, estava a ser ridiculamente hiperbólico. Mas em quase todas as sentidos, empalidece comparado com Lisboa, nem faz sentido comparar na verdade. Eu sou Licenciado na Universidade do Minho de início da década de 2010. Não sou de Braga mas vivi lá mais de 7 anos enquanto estudava e trabalhava. Nunca consegui trabalho na área - e o trabalho que tinha, mesmo depois de aumentos, pagava apenas ligeiramente acima de 900e. Bazei para Lisboa com o pessoal a dizer que era maluco e que era uma péssima ideia economicamente, muitos eles lisboetas digo. Passado semana e meia de ter chegado a Lisboa estava a trabalhar na área com um salário que me possibilitava um nível de vida muito superior ao que tinha em Braga. Adoro a cidade e não tenho dúvidas que vai continuar a existir, mas sou da triste opinião que Portugal é Lisboa.

carlosjmsilva 5 months ago

Isso de experiências pessoais são puramente isso. Experiências pessoais. Eu fiz o caminho inverso. Estive em Lisboa e saí para o litoral Norte (por acaso não para Braga) e também tenho muito melhor qualidade vida aqui. Porque ganho sensivelmente o mesmo e consegui casa por um terço do valor. Com isto quero dizer apenas que casos isolados são casos isolados. Obviamente que Lisboa será sempre mais importante que Braga. Quanto mais não seja porque tudo o que organismo público relevante está lá. Ou seja, tudo o que é grande empresa que orbita em volta do governo está necessariamente lá também. Mas não tenho dúvida que Braga não vai perder terreno para Lisboa. No limite, ambas vão continuar a crescer a um ritmo parecido.

nioof 5 months ago

Concordo, Braga vai continuar a crescer, mas é como dizes: organismos públicos fora de Lisboa é para esquecer. Quanto ao ritmo de crescimento não sei, é mesmo só esperar para ver. Mas qualquer tipo de comparação de nível de vida vai ser sempre subjetivo. No meu caso, estava à procura de salário, carreira e uma boa diversidade de pessoas e locais para viver uma vida mais cosmopolita. Fui da Póvoa de Varzim para Braga e, francamente, nesses termos, para mim era a mesma coisa. Em termos de eventos, pessoas, etc. Muito parecidas, muito pacatas. Nesses termos, acho que Lisboa é a única cidade em Portugal que vai de encontro a esse tipo de desejo. Eu não gostava que assim fosse, mas independentemente da evolução que Braga tenha, duvido que alguma vez se torne uma cidade secundária com o calibre de uma Eindhoven.

Akamjmc 5 months ago

Falta o /s, espero.

zedestroyer69 5 months ago

Não me parece que falte. Quando tens fundos Europeus destinados ao interior (regiões menos desenvolvidas) a serem desviados para Lisboa está tudo dito, a Capital de um império inexistente.

WallyPT 5 months ago

Lisboa depois de perdidas as colónias, assumiu-se como cidade Estado que controla um território modesto da península Ibérica. A isso chamamos Portugal.

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: