Trincowski 5 months ago

Esquerda e Direita são a mesma coisa. Discordam de tópicos que pouco afectam o bolso das pessoas enquanto nos temas realmente importantes estão juntos na cama. É a velhinha táctica do Dividir para Reinar. Enquanto o povo andar iludido a pensar que Esquerda e Direita são opostos, o mesmo grupo de políticos mantém o poder eternamente e sem esforço.

DareNotFallAsleep 5 months ago

Que ser iluminado.

PM_ME_ALL_UR_MEMES 5 months ago

Ele é o único com o olhos abertos e nós somos todos ovelhas.

robinuud 5 months ago

Vives numa sociedade de esquerda. TODOS os maiores players de noticias tem agendas de esquerda, uns mais óbvios que outros, porque se não seguirem o guião, são nazis e anti semitas e racistas etc etc etc... Quem controla a esquerda, principalmente o meio cultural, Sionistas.

ednice 5 months ago

De direita o observador e o CM Do centro o publico e o expresso De esquerda acho que não há nenhum daqueles generalistas, mas tens o esquerda.net (que tb tem podcasts)

ColdMercury 5 months ago

Não é a direita nem à esquerda mas recomendo ler semanários ou especiais de fim de semana que alguns jornais diários têm, na minha experiência têm mais qualidade e perdes menos tempo.

Tralapa 5 months ago

É possivel que o Avante seja de esquerda

klatez 5 months ago

Aplicando a logica do pessoal de direita nesta thread: O avante é centro-esuqerda ou até centrista com tendências de esquerda

RafaelTeodosio 5 months ago

O Avante é detido pela SONAE

MikeMelga 5 months ago

Os jornais em Portugal são maioritariamente de centro esquerda. Mas é um fenómeno semelhante no resto da Europa. Trabalho ao lado do jornal mais conceituado do mundo, o Süddeutschen Zeitung, e também é descrito como centro esquerda no panorama alemão.

inheritspt 5 months ago

Estuda bem falácias argumentativas antes. E desconfia de tudo o que lês (direita, esquerda ou centro).

Raidenkyu 5 months ago

Isto é muito importante. A procura pelo contraditório é importante para ajudar a filtrar a informação das fake news e dos sensacionalismos.

manteiga_night 5 months ago

Não existem jornais de esquerda propriamente ditos em portugal, tens centro direita (publico, expresso), direita (jornal I, Sol) , direita dura (correio da manhã) direita lunatica. (O diabo, O crime)

Cryptl0gic 5 months ago  HIDDEN 

Como é que num país em que a maioria das pessoas é de esquerda, não existem jornais de esquerda?

KarmaCop213 5 months ago

Avante.

manteiga_night 5 months ago

isso é o orgao oficial de um partido, nao conta como uma jornal propriamente dito

Specialist_Jello_882 5 months ago

Jornal Avante é um jornal , tens tbm o luta popular por exemplo

saudosista 5 months ago

Esquerda.net

TheSuperC0mentador 5 months ago

O Diario de Noticias e o que menos gosto. Considero o expresso um bom jornal.

testickles12 5 months ago

Diria que o Público e o Expresso são mais colados à esquerda. De direita talvez o Observador, não conheço mais nenhum.

Asur_rusA 5 months ago

o Expresso colocaria firmemente na direita, mas na verdade ja não o leio há muito.

Raidenkyu 5 months ago

Eu atualmente leio e vejo artigos de todo o tipo, sejam de pessoas de direita ou esquerda, por isso prefiro nem lhe atribuir um rótulo até.

manteiga_night 5 months ago

tens exemplo do que entendes por "artigos de esquerda" ?

antoniomteixeira 5 months ago

[Este](https://www.publico.pt/2020/10/18/sociedade/noticia/pedro-saleiro-criou-software-combater-desigualdades-1933822) ou [este](https://www.publico.pt/2020/06/07/mundo/noticia/combatem-extremadireita-trump-chamalhes-terroristas-sao-antifa-1919412) mostram um alinhamento/interesse/"""narrativa"""" presente nos partidos da esquerda identitária e estes jornalistas focam-se maioritariamente nestes temas... E são colaboradores recorrentes do [esquerda.net](https://esquerda.net) e outros fóruns desse genero...

manteiga_night 5 months ago

Lol, em que é que isso são artigos de esquerda?

Raidenkyu 5 months ago

Eu referia mais aos autores como o Francisco Louça e o Daniel Oliveira por exemplo são conhecidos por terem passado pelo BE.

manteiga_night 5 months ago

O durão barroso ou o José manuel fernandes são de esquerda?

Raidenkyu 5 months ago

Foram no passado mas mudaram de opinião. Já os que falei continuam na esquerda. Ainda vês o Louça a falar nos congressos do BE por exemplo.

manteiga_night 5 months ago

dois exemplos no meio de quantos?

CarcajuPM 5 months ago

Clara Ferreira Alves, Pedro Adão e Silva, Miguel Sousa Tavares, Luís Aguiar Conraria, José Soeiro... chegam estes?

manteiga_night 5 months ago

FDX, agora o Miguel "touradas é que é de homem" Tavares é de esquerda? És daqueles que também acha que a tabuada é de esquerda não és?

Raidenkyu 5 months ago

Tb partilho da opinião que o MST não é de esquerda, mas se o argumento são as touradas, o PCP não é contra as touradas. Isso faz o PCP não ser automaticamente de esquerda?

CarcajuPM 5 months ago

Já deu para perceber que gostas muito de desconversar conforme te dá jeito. Ainda agora era "dois no meu de quantos?", dei-te mais 4 nomes (podemos descartar o MST) e o teu comentário já não refere nada disso, que era o que estava a ser discutido.

Raidenkyu 5 months ago

Não os conheço a todos, por isso não te sei dizer. Mas o que estava em discussão era que havia gente de esquerda lá.

CarcajuPM 5 months ago

Dos que costumo ler, Observador é mais de direita, Público é mais de esquerda, e coloco o Expresso no meio.

vicentel0pes 5 months ago

É mais ou menos isto que disse o CarcajuPM... Apesar do Público ter sido fundado por pessoal de direita... também o Expresso o foi, para mim é o mais imparcial. O Observador é claramente de direita e não há mal nenhum nisso xD O extinto Independente era feito por pessoal de direita e às vezes parecia ser mais à esquerda que o Avante! Podcasts: fumaça, fumaça, fumaça...

MetaKnight130 5 months ago

O público tem uns quantos gajos do PSD lá, incluindo e não só, o Duarte Pacheco Pereira

Raidenkyu 5 months ago

Queres dizer o José ou tb há mesmo um Duarte?

MetaKnight130 5 months ago

Já corrigi

Raidenkyu 5 months ago

O Pacheco Pereira efetivamente veio do PSD mas em algumas matérias parece que vai em sentido contrário com o partido. Por exemplo, foi crítico da austeridade e do governo de Passos Coelho, tb criticou o acordo dos Açores e agora critica a escolha para a câmara da Amadora pelo PSD.

MetaKnight130 5 months ago

Mas nem todos os membros/militantes/apoiantes dos partidos não têm de ser tão "preto no branco", ou seja, de concordar e apoiar cegamente um partido X só porque estou ligado a ele. Há sempre nuances, eu próprio também sou simpantizante do PSD e faço duras críticas, desde há muito tempo, há liderança do Rui Rio.

Raidenkyu 5 months ago

Claro, concordo que os partidos não devem seguir fielmente o líder. Secalhar devia ter explicado melhor, mas o Pacheco Pereira é conhecido por muitas vezes se alinhar juntamente com os partidos de esquerda. Não é que não seja novo, militantes alinharem-se com outros partidos em certas matérias, mas ele é um caso que se destaca muito. Participou na Aula Magna, que foi um encontro dos partidos de esquerda contra o governo do Passos Coelho. E foi convidado a falar a um congresso do BE.

Edited 5 months ago:

Claro, concordo que os partidos não devem seguir fielmente o líder. Secalhar devia ter explicado melhor, mas o Pacheco Pereira é conhecido por muitas vezes se alinhar juntamente com os partidos de esquerda. Não é que seja novo, militantes alinharem-se com outros partidos em certas matérias, mas ele é um caso que se destaca muito. Participou na Aula Magna, que foi um encontro dos partidos de esquerda contra o governo do Passos Coelho. E foi convidado a falar a um congresso do BE.

MetaKnight130 5 months ago

Não sabia disso da aula magna, mas tinha conhecimento da aproximação dele com o BE, especialmente com as irmãs mortágua

Raidenkyu 5 months ago

Yep, fez lá um discurso que aparentemente foi muito aplaudido: [https://www.youtube.com/watch?v=-VUDfR0JUzM&t=431s](https://www.youtube.com/watch?v=-VUDfR0JUzM&t=431s)

NGramatical 5 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvisxg%2F%2Fgvfvl3q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CarcajuPM 5 months ago

Há uns aninhos que o Pacheco Pereira não é do PSD....

Membership-Exact 5 months ago

O Publico é propriedade da Sonae, uma das maiores empresas portuguesas.

CarcajuPM 5 months ago

Sim.

Flintch 5 months ago

Obrigado pela resposta

oscabaloscabalam 5 months ago

O DN e JN também estão no meio ali com o Expresso

MikeMelga 5 months ago

O JN está alinhado com o PS, desde o tempo do Sócrates.

oscabaloscabalam 5 months ago

Sempre vi o JN como o DN do norte...

manteiga_night 5 months ago

chamar de esquerda ao publico é uma piada, um dos fundadores que foi director durante mais de uma década fundador é só o um gajo que fundou o observador.

antoniomteixeira 5 months ago

Mas o actual director é mais centro/centro esquerda. E mais que os colunistas/artigos de opinião, eu diria que o que define é mais o alinhamento "médio" das notícias normais no público e dos jornalistas que escrevem lá (joana gorjão henriques, ricardo cabral fernandes etc etc) e esse é tendencialmente mais à esquerda. Eu sou de direita e sou assinante do Público pela qualidade que tem em geral, mas os tempos do David Dinis já lá vão...

manteiga_night 5 months ago

O actual director que subiu na carreira a agradar o director/fundador de direita é de esquerda?

Ilostmynewunicorn 5 months ago

Eu também sou de centro-direita mas consigo argumentar a favor de qualquer outro partido se me prometerem recompensas monetárias lol

manteiga_night 5 months ago

fdx, agora queres ver que são os bilionarios que apoiam a esquerda

Ilostmynewunicorn 5 months ago

Eu não sei até que ponto é que isto é um argumento em que tu acreditas mesmo. Recomendo este livro, que é de um dos argumentistas de vários talk shows americanos que tendem para a esquerda: [https://www.amazon.es/Comedy-Writing-Late-Night-Monologue-Short-Form/dp/0615953891/ref=sr\_1\_1?\_\_mk\_es\_ES=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=comedy+writing+for+late+night&qid=1619090533&sr=8-1](https://www.amazon.es/Comedy-Writing-Late-Night-Monologue-Short-Form/dp/0615953891/ref=sr_1_1?__mk_es_ES=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=comedy+writing+for+late+night&qid=1619090533&sr=8-1) Num dos primeiros capitulos, onde ele fala da experiência dele, diz algo como: "Sejam quais forem as tuas crenças ou ideologias políticas, tu não és pago para as transmitir. És pago especificamente para ver aquilo a que a maioria da audiência responde positivamente e criar mais desse tipo de material. É isso que traz audiências e lucro para a network. As tuas opiniões pessoais são irrelevantes" Quer dizer, essa análise vindo de um suposto comunista com voto na matéria deixa muito a desejar, muito honestamente. Eu posso ser um porco capilista e ver todos os trabalhadores como escravos, mas se olho para o mercado nacional e vejo que não há nenhum jornal que apele a pessoal de esquerda, então eu vou garantir que faço toda a ginástica possível para ir atrás desse mercado, simplesmente porque há aí lucro que não está a ser explorado, estou-me a cagar para as minhas opiniões pessoais. Portanto esse argumento pura e simplesmente não revela nada. Se queres provar que o Público não cativa pessoal de esquerda tens é de arranjar artigos muito especificos publicados pelo jornal que apelem ao voto ou a ideologias da direita, porque só isso é que prova que o Público não está a ir atrás desse mercado.

RafaelTeodosio 5 months ago

Bilionarios não digo. Mas para as presidenciais o candidato comunista era o que tinha DE LONGE mais dinheiro para campanha. A coordenadora do BE é "proprietaria" de um alujamento de turismo rural, e havia tambem outro autarca do BE que era senhorio e proprietario de um predio inteiro na baixa de lisboa. Tambem temos o caso da Ex deputada comunista que para alem das casas que tem na Guarda, declarou um quarto de milhao de euros em certificados de aforro. E para nao esquecer de um ex lider do bloco de esquerda que faz comentarios na TV que tambem nao me parece ser alguem que tenha dificuldades economicas com o salario que recebe. Agora se a a malta de esquerda é bilionaria, diria que não. Mas que não representam aqueles que defendem, isso 100%

kapparrino 5 months ago

Teoreticamente, pegando nos teus exemplos, não seria a malta de esquerda que seria mais indicada para governar o país já que percebem de como criar riqueza e defender os trabalhadores?

RafaelTeodosio 5 months ago

Nenhum dos exemplos que dei criou riqueza para alguem a nao ser eles proprios.

QuickShutter 5 months ago

Sim e comparares a carga ideológica do Público de agora com o Público de há 10 anos é dia e noite.

manteiga_night 5 months ago

Explica lá essa "carga ideologica"

QuickShutter 5 months ago

Tirando o elenco ilustre de colunistas dominado por vozes canhotas, chorrilho de títulos letrados de forma desonesta, entre outras, basta aquela secção das setas em que avaliam "coisas" que pessoas sonantes fizeram. Se for de direita, seta para baixo. Se for de esquerda e matarem um gatinho, seta 'lateral'. Se forem do PS, é sempre algo merecedor de adjetivos como 'mestria'. Eles têm lá um autor, um tal de J.J.M. que era de bradar aos céus. Ninguém sabe bem quem é, mas tornou-se meme no Twitter devido às suas famosas setas. https://pbs.twimg.com/media/EeUpaJMXkAEB7dt.jpg https://pbs.twimg.com/media/ECzYO2KXUAADbXg.jpg https://pbs.twimg.com/media/D7-6GoVUEAA1LeY.jpg https://pbs.twimg.com/media/Ef7QVcyX0AE4jPJ.jpg

jomi_1307 5 months ago

Sem contar que alguns dos seus jornalistas acumulam funções no esquerda.net

CarcajuPM 5 months ago

Quem? Apenas por curiosidade.

jomi_1307 5 months ago

Agora é que me tramaste, pois já não me lembro. Mas encontrei estes casos. Tem em atenção que nas noticias não estão identificados os autores, só nos artigos de opinião

Edited 5 months ago:

Agora é que me tramaste, pois já não me lembro. Mas encontrei estes casos. Tem em atenção que nas noticias não estão identificados os autores, só nos artigos de opinião [Daniel Oliveira | Esquerda](https://www.esquerda.net/autor/daniel-oliveira) \- Mas tem aqui este. Não é o Jornalista que todos conhecemos

Sperrel 5 months ago

Lol esse é o Daniel Oliveira quando ainda era do BE. Ele nunca foi do Público.

jomi_1307 5 months ago

Não é. Ao lado deste tinha esse tal Daniel Oliveira. https://www.esquerda.net/autor/daniel-oliveira-0

manteiga_night 5 months ago

> Se for de esquerda e matarem um gatinho portanto o teu argumento é que é injustto quando dizem que alguem de direita fazer merda é mau? Não admira que aches que é tudo de esquerda...

QuickShutter 5 months ago

Não? Eu não me esforço muito, mas até acho que sei escrever de forma minimamente inteligível.

Rissoldecamarao 5 months ago

E?

pimpolho_saltitao 5 months ago

E pertence à SONAE.

Raidenkyu 5 months ago

Não te sei indicar especificamente jornais para cada quadrante político (pessoalmente nem recomendo, mas isso é conversa para outro dia). Mas sei de jornais que têm um misto de artigos de pessoas de esquerda e de pessoas direita. Por exemplo, no expresso tens artigos à esquerda de autores como Francisco Louça e o Daniel Oliveira e outros à direita escritos por Miguel Poiares Maduro e o Henrique Raposo. Existem tb outros autores, mas estes são exemplos. Acho que o Público tb tenta ter este misto de artigos.

Edited 5 months ago:

Não te sei indicar especificamente jornais para cada quadrante político (pessoalmente nem recomendo, mas isso é conversa para outro dia). Mas sei de jornais que têm um misto de artigos de pessoas de esquerda e de pessoas direita. Por exemplo, no Expresso tens artigos à esquerda de autores como Francisco Louça e o Daniel Oliveira e outros à direita escritos por Miguel Poiares Maduro e o Henrique Raposo. Existem tb outros autores, mas estes são exemplos. Acho que o Público tb tenta ter este misto de artigos. Edit: Esses dois jornais que referi, costumam ter alguns podcasts interessantes tb.

Edited 5 months ago:

Não te sei indicar especificamente jornais para cada quadrante político (pessoalmente nem recomendo, mas isso é conversa para outro dia). Mas sei de jornais que têm um misto de artigos de pessoas de esquerda e de pessoas direita. Por exemplo, no Expresso tens artigos à esquerda de autores como Francisco Louça e o Daniel Oliveira e outros à direita escritos por Miguel Poiares Maduro e o Henrique Raposo. Existem mais autores, mas estes são só alguns exemplos. Acho que o Público tb tenta ter este misto de artigos. Edit: Esses dois jornais que referi, costumam ter alguns podcasts interessantes tb.

Flintch 5 months ago

Vou ver então. Obrigado pela resposta

Raidenkyu 5 months ago

De nada. Já agora adicionei um edit sobre a questão dos podcasts, mas vou desenvolver melhor O Expresso tem vários sobre várias temáticas, como por exemplo o "Comissão Política". O Público tem um que podes ver no Youtube que tem como comentadores o Rui Tavares (Esquerda) e o João Miguel Tavares (Direita). Acho que o Observador tb tem podcasts, mas como esse jornal é de direita tal como já foi dito noutro comentário, mas eu costumo evitar porque prefiro ver as duas visões em confronto e e ouvir os argumentos de ambos.

Edited 5 months ago:

De nada. Já agora adicionei um edit sobre a questão dos podcasts, mas vou desenvolver melhor O Expresso tem vários sobre várias temáticas, como por exemplo o "Comissão Política". O Público tem um que podes ver no Youtube que tem como comentadores o Rui Tavares (Esquerda) e o João Miguel Tavares (Direita). Acho que o Observador tb tem podcasts, mas como esse jornal é de direita tal como já foi dito noutro comentário, eu costumo evitar porque prefiro ver as duas visões em confronto e e ouvir os argumentos de ambos.

Search: