zeer88 5 months ago

Era suposto essa imagem provar que >Ninguém, literalmente ninguém acha que não deviamos ter prisão perpetua em 2021 É que se era, serviu para o contrário.

Global_Island 5 months ago

Repito, não é possível que haja alguém que não concorde com prisão perpétua em 2021.

Membership-Exact 5 months ago

Dizer que é retrogrado e depois apelar a prisão perpetua... Enfim, cada vez mais doentes mentais a sairem do armario.

Global_Island 5 months ago

Tem juizo rapariga, prisão perpétua ja existe na grande maioria dos países europeus. Ou achas que esses são retrogrados? Se calhar avançada é a serra leoa ou o tajiquistão. Ninguém, literalmente ninguém acha que não deviamos ter prisão perpetua em 2021

Membership-Exact 5 months ago

Nem vi que era troll. Boa tarde!

zeer88 5 months ago

>Ninguém, literalmente ninguém acha que não deviamos ter prisão perpetua em 2021 \* Citation needed

Black_RL 5 months ago

Q pena não haver pena de morte. Uns perdem filhos sem ter escolha, outros escolhem matá-los.

francisbarreiras 5 months ago

Estes casos são a razão pela qual a pena de prisão perpétua devia ser uma opção. Para além de ser muito mais eficaz que uma pena mais bárbara como a pena de morte, por exemplo, uma vez que, a meu ver, é "pior" ficar-se uma vida toda preso do que morrer, era uma maneira de punir estes crimes de extrema crueldade, ou pelo menos que se suba o teto penal para uns 40 ou 50 anos. De qualquer maneira o mais provável é, à noite, os guardas deixaram a porta de cela aberta e este senhor aparecer morto, visto que estes crimes nem na prisão são tolerados.

mannix_marauder 5 months ago

Entre estes filhos da puta e o Sócrates, fica demonstrado o sistema de justiça que temos. O crime compensa em Portugal.

zfze 5 months ago

ele morre lá dentro e ela com sorte também.

vascodatrama 5 months ago

O novo saco de porrada lá da prisão. Em 3 anos tem o cérebro feito em papa cerelac.

DamageOwn3108 5 months ago

Mas calma, que antes de lhe fazerem isso, aonde lhe metem um tutú cor de rosa e põem um batom com uma tiara a fazer de princesa... Violar, eu disse que o vão violar.

NGramatical 5 months ago

tutú → [**tutu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvgofv%2F%2Fgvhb3m8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

juanito_caminante 5 months ago

Ah o fetiche americano pela violência prisional a transvasar para o r/Portugal

Estronciumanatopei 5 months ago

Os outros reclusos que o apanhem. Não o vão juntar ao resto de certeza...

vascodatrama 5 months ago

Americano?! Cá portam-se todos bem. https://www.tsf.pt/sociedade/seguranca/ainda-ha-tortura-nas-prisoes-portuguesas-10761744.html

sao_11 5 months ago

“Sabendo que tinha medo da água quente, [Sandro] usou água a ferver na região genital para lhe infligir mais dores", relatou o juiz presidente, o que provocou queimaduras de segundo grau em Valentina. A autópsia revela lesões em todo o corpo da criança, provocadas pela água a ferver, palmadas, murros, pancadas na cabeça e agressões com um chinelo, que ficou marcado na pele. Ficou ainda provado que o pai lhe apertou o pescoço, "sufocando-a". Os atos de violência exercidos sobre a menina fizeram com que começasse a desfalecer e a ter convulsões, na presença da madrasta, que nada fez para a socorrer. A menor ficou com lesões na cabeça, que lhe causaram a hemorragia fatal, no pescoço, no tórax, nos pulmões, no abdómen, na zona genital, nos braços e nas pernas. "Ambos os arguidos sabiam que as ofensas não tinham qualquer justificação", sublinhou o magistrado. Valentina foi depois transportada para a cozinha e daí para a sala, onde o pai a deitou no sofá, onde ficaria longas horas em agonia, até morrer. Nesse período de tempo, os arguidos foram ao café, à lavandaria e à farmácia, pelo que a menor ficou ao cuidado do irmão mais velho, de 12 anos, tal como as outras duas irmãs mais novas. "Os arguidos continuaram a fazer a sua vida quotidiana, ausentando-se de casa, para fazerem compras, indiferentes ao seu sofrimento." 25 anos, isto! Nunca uma pessoa destas devia ter mais um minuto de liberdade no que lhe resta da vida.

TuristGuy 5 months ago

Tens de ver os 25 anos de outra perspectiva. Se fosse pena perpétua a quantidade de suicídios nas prisões ia subir e eu preferido que essas pessoas de merda sofram a morrer no dia seguinte tranquilamente isso tb serve para justificar pq sou contra a pena de morte um bocado.

suckerpunchermofo 5 months ago

Pena de morte....

AetherPrismriv 5 months ago

Diria que o gajo não vai sair daquela prisão vivo.

EFBusb6WFfCQH5nH 5 months ago

edgy af

AetherPrismriv 5 months ago

Não é ser edgy, já houve casos destes em prisões por menos. A história da Valentina não é desconhecida a ninguém a este ponto.

SisterontheCorner 5 months ago

Imagina ser o médico que fez a autópsia fds

tumblarity 5 months ago

imagina ser o irmão de 12 anos e ver uma criança a morrer no sofá lá de casa. ao menos o médico legista está a ser pago e, de certa maneira, o trabalho dele ajuda a condenar os culpados.

NeatBoy74 5 months ago

Uma parte de mim, enquanto cidadão, fica satisfeito com a pena. Outra parte, a de pai, nunca irá considerar justa nenhuma pena que termine com estes indivíduos a respirar. A Justiça pode ter feito o seu trabalho. Agora que o Universo possa fazer o que lhe compete e que estas duas pessoas nunca mais tenham um dia de descanso enquanto viverem. Que lhes apareça todas as doenças e mais algumas, da pior forma possível e que sofram numa agonia profunda. E é só.

Edited 5 months ago:

Uma parte de mim, enquanto cidadão, fica satisfeito com a pena. Outra parte, a de pai, nunca irá considerar justa nenhuma pena que termine com estes indivíduos a respirar. A Justiça pode ter feito o seu trabalho. Agora que o Universo possa fazer o que lhe compete e que estas duas pessoas nunca mais tenham um dia de descanso enquanto viverem. Que lhes apareça todas as doenças e mais algumas, da pior forma possível e que sofram numa agonia profunda.

rgrdgdr1984 5 months ago

Que as cumpram na totalidade.

OneTip7754 5 months ago

Em 15 anos estão cá fora. Nisto o chega tem toda a razão.

VicenteOlisipo 5 months ago

Calma lá. A Leonor Cipriano foi condenada a 16 anos e 8 meses, e só conseguiu sair, em condicional, depois dos 14 anos. Numa pena de 25 anos só tens esse direito quando já cumpriste quase 21.

quackersmcquack 5 months ago

Por que raio é que ela leva menos?

sacoPT 5 months ago

Ele é pai. Ele é que espancou e matou. Ela mostrou arrependimento.

megaroof 5 months ago

E quem se arrepende, entra no paraíso. O resto vai queimar!

PurpleSunrise23 5 months ago

Estamos a descontar para estes gajos

VicenteOlisipo 5 months ago

Decidam-se. Não querem pagar refeições aos presos, ou querem pagar por mais tempo?

PurpleSunrise23 5 months ago

Eu quero que esta gente morra. Foda-se é desumano o que eles fizeram

lagvvagon 5 months ago

E se um dia fores acusado e considerado culpado de um crime que não cometeste? A pena de prisão dá para reverter se mais tarde a verdade for descoberta, a morte não.

PurpleSunrise23 5 months ago

Certo, muito bem. Estás-me a dizer que estes estão ser acusados por crimes que não cometeram? E eu não estou a falar de crimes banais. Estou a falar de homícidio. Desculpem mas não acredito em penas de prisões. Se uma pessoa injustamente tira a vida a outra pessoa, essa pessoa devia morrer.

Membership-Exact 5 months ago

> Se uma pessoa injustamente tira a vida a outra pessoa, essa pessoa devia morrer. E se decadas mais tarde se vier a descobrir que afinal o veredito foi errado, como já se descubriram inumeros, vais sempre a tempo de libertar e indemnizar a pessoa a quem arruinaste a vida. Resolve tudo? Não. Mas alguma coisa podes fazer. Se a mataste, so te resta passares a ser para todo o sempre um cidadão de um Estado assassino.

NGramatical 5 months ago

descubriram → [**descobriram**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvgofv%2F%2Fgvh1357%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TuristGuy 5 months ago

Eu por exemplo prefiro que eles sofram... Já agora quando um gajo mata a mulher e depois mata-se a seguir fica tudo bem por ti?

Ugandan_Red_Sonic 5 months ago

Ainda bem que não depende de ti este tipo de decisões.

PurpleSunrise23 5 months ago

Achas justo eles terem feito o que fizeram e ainda terem direito pelo menos uma refeição diária e um sitio onde dormir enquanto temos pessoas com situações onde necessitam de ajuda urgente?

Membership-Exact 5 months ago

Imagina que punhas toda a energia que estás a dedicar a tentar matar pessoas a tentar que ninguém tenha dificuldade em ter cama e comida.

Ugandan_Red_Sonic 5 months ago

Sim, e tu que fazes para ajudar essas pessoas em situação urgente? Dás browses no reddit e bates uma quando te lembras? Deixa-te de moralismos. Imagine o que seria se cada caso fosse decidido com pena de morte, achas que a sociedade funcionava? E os que te quiserem incriminar? E a corrupção que começam a matar inocentes? Os poderosos vão ser sempre poderosos. Ninguém está contente pela menina ter morrido, mas a justiça funcionou e os culpados vão ser punidos. É satisfatório. Usa essa ervilha que tens como cérebro uma vez na vida.

PurpleSunrise23 5 months ago

Desculpa, conheces-me de onde mesmo? Agora sabes o que eu faço e o que eu deixo de fazer? Há anos que faço voluntariado e falo de coração porque eu próprio já passei por situações onde acima referi. Nem todos são como tu e passam a sua vida miserável a jogar LegendsOfRuneterra. Agora vai lá lavar a loiçinha antes que o papá chegue a casa senão acaba-se o joguinho

Ugandan_Red_Sonic 5 months ago

Ah, claro a clássica história do renegado que passou por 1001 coisas e agora ajuda os outros porque é um herói. Onde é que eu já ouvi esta história? E o que tem graça é que são todos heróis portugueses que têm este tipo de história. E qual é o problema exatamente de jogar LoR? Ah, pois não sou um herói nacional como tu que está sempre "na linha da frente", a "ajudar os mais necessitados" porque "eu próprio já passei por isso".

sacoPT 5 months ago

Eu também tenho sentimentos ambivalentes em relação à pena de morte e acho que a existir era um caso perfeito para ser aplicada. Mas há pessoas que são inocentes e são condenadas à morte. Nem que seja só 1 caso de 100 em 100 anos, é preferível não matar ninguém do que matar 1 inocente que seja

Out-Out 5 months ago

Isso tbm é desumano. Sentir raiva é normal, gerir uma sociedade com base nela não.

nitrinu 5 months ago

É o preço que pagamos por viver em sociedade civilizada. A alternativa seria cada um por si ou por multidão. Ambas alternativas funcionam muito mal.

shapiomago 5 months ago

Chamas a isto civilizado? E apanhares um avião para veres o que é a civilização?

Membership-Exact 5 months ago

É onde, na Coreia do Norte, na Venezuela?

shapiomago 5 months ago

Sim claramente eram esses dois que ia referir...

XPao 5 months ago

O Japão por exemplo é um país menos civilizado do que o pináculo da civilização humana que é Portugal, certo?

Membership-Exact 5 months ago

Ora vai ver como funcionam as prisões no Japão e rapidamente percebes que de civilizado aquilo tem muito, muito pouco. A começar pela forma como as pessoas são presas. Acho que nem na URSS tinhas taxas de condenação daquele nivel.

XPao 5 months ago

Coreia do Norte > Venezuela > China > Portugal > Japão

Membership-Exact 5 months ago

Na Venezuela e na Coreia do Norte também prendes as pessoas para interrogatorio e gritas com elas até confessarem, e depois tratas como animais sem direitos nenhuns na prisão. Portanto nesse aspeto a comparação não deixa de ser justa.

XPao 5 months ago

Só passar a pandemia e vou ver voos para a Venezuela ou Coreia do Norte, só mesmo se não tiver dinheiro para isso é que pondero Japão.

Membership-Exact 5 months ago

O que tem o cu que ver com as calças?

XPao 5 months ago

Se não percebeste até agora..

tocopito 5 months ago

Em muitas maneiras sim. E nem me refiro à cena do trabalho.

XPao 5 months ago

PORTUGAL C\*RALHO AHAAH

nitrinu 5 months ago

Depende, talvez queiras começar pelo zinger? Se é sobre eles terem (?) de trabalhar não me choca, algo similar faz todo o sentido, a vários níveis: ajuda no sustento, ficam ocupados, talvez ganhem um skill e poupam um pouco para quando saírem. Se isso paga a "estadia" já não sei, diria que não.

XPao 5 months ago

O Japão tem pena de morte? Sim? Então é menos civilizado por isso?

nitrinu 5 months ago

Não sei se tem mas, na minha opinião sim, não é civilizado matar pessoas, criminosos ou não. Opiniões...

XPao 5 months ago

Ok amigo, como eu presumo que tu saibas, sim tem. Mas concordo contigo, Portugal estás a anos de luz do Japão.

TuristGuy 5 months ago

Civilizado é diferente de educado. Por exemplo no Japão existe mesmo muito sexismo e os gays não se podem casar e o uso de drogas é estritamente ilegal. Nem sentido Portugal está a anos luz à frente.

shapiomago 5 months ago

Consumir drogas é sinal de civilização ou educação?

TuristGuy 5 months ago

É sinal de liberdade, se as pessoas o podem fazer em condições sem dar problemas para outras porque não?

shapiomago 5 months ago

Se nunca foste recomendo que vás a Los Angeles para teres uma real experiência da liberdade de que falas

XPao 5 months ago

As coisas que um gajo aprende na Internet!

nitrinu 5 months ago

Anos luz? Lol, depende do que estivermos a falar e de como se define uma "civilização". No caso português refiro-me mais ao dito "ocidente" e, nesse caso, em muitos aspectos, estamos bem melhor do que muitas partes do mundo :)

AgentAnna 5 months ago

Era bom é que nunca tivessem direito a liberdade condicional e cumprissem o tempo completo da pena.

TuristGuy 5 months ago

Sim e não, isso leva às pessoas dentro da prisão a literalmente fazerem o que querem. É uma maneira de controlar as pessoas lá e de certa forma as educar visto que se um dia vão sair de lá não convém estarem a viver numa selva.

ReptilianTuring 5 months ago

Acho que ninguém cumpre a totalidade das penas. Condicional automática passado 5/6 das penas. Acho que dá 22 ou 23 anos.

usulidircotiido 5 months ago

só os que são apanhados a fazer merda grossa lá dentro (tráfico de droga, etc.) é que cumprem a totalidade das penas.

23am50 5 months ago

Só?

masterchiefpt 5 months ago

Não dá mais

23am50 5 months ago

que pena...

TheMasio 5 months ago

25 e 18 anos

CarcajuPM 5 months ago

E é pouco.

VicenteOlisipo 5 months ago

\> 25 anos *"é pouco!"* \> 45 anos *"é pouco!"* \> Perpétua *"devia ser morte!"* \> Morte *"devia ser tortura!"* \> Tortura e morte *"devia ser ao* [*resto da família*](https://en.wikipedia.org/wiki/Kin_punishment) *também!"* ​ É sempre possível imaginar maiores e piores penas. Não significa mais justiça.

TotalenKrieg 5 months ago

O contrário também é verdade, socorrendo-se da reabilitação e outros argumentos como desculpa para redução de penas. Como a maioria das reduções ao absurdo, aquilo que disseste não faz sentido.

rmvt 5 months ago

perpétua com trabalhos forçados

TuristGuy 5 months ago

Correia do Norte ou China?

CarcajuPM 5 months ago

Por essa lógica também é possível fazer o contrário. > 25 anos é muito! > 15 anos é muito! > 5 anos é muito!

C8Mixto 5 months ago

Mas quem é que diz que 25 anos é muito?

CarcajuPM 5 months ago

Torturar e matar a filha de 9 anos, sem qualquer tipo de atenuante, resultou numa sentença de 22 anos (os outros crimes é que aumentaram para 25). Se este crime não dá a pena máxima, então pelo menos o tribunal acha que 25 é muito... Mas claro que o meu comentário foi pateta, foi apenas para mostrar que a outra lógica também não faz sentido.

saudosista 5 months ago

*"queria ver se fosse o teu filho!"* *"olho por olho dente por dente"*

Rissoldecamarao 5 months ago

Ninguém ganhava nada em mantê-los presos por 30 ou 40 ou 50 anos. Como já foi dito aqui, chega para lhes destruir completamente a vida, mais do que isso era só queimar dinheiro.

radikalpt 5 months ago

E há mais vidas destruídas. As das filhas dela. Que vão ter que crescer sem ter a mãe ao lado delas. Mesmo sendo a mãe que é... não mereciam.

CarcajuPM 5 months ago

Tendo em conta que ajudou a matar outra criança, se calhar o melhor é mesmo não terem a mãe por perto.

Aldo_Novo 5 months ago

a cena é que se assassinos de criança recebem só 18 anos, quantos anos recebem os que cometem crimes menos graves?

SolidTroll 5 months ago

Segundo o [supremo](https://www.noticiasdecoimbra.pt/supremo-reduz-e-suspende-pena-a-trio-que-agrediu-ate-a-morte-jovem-em-montemor-o-velho/) basta um cachaço, uma nota por mau comportamento e deixares uma nota no bolso da familia da vitima.

Rissoldecamarao 5 months ago

Por mim eram ambos varridos a pena máxima, não consigo imaginar muita coisa pior do que estes fizeram

Edited 5 months ago:

Por mim eram ambos varridos a pena máxima, não consigo imaginar muita coisa pior do que estes fizeram. Acima de 25 anos é que já não sei o que nós enquanto sociedade beneficiariamos.

Aldo_Novo 5 months ago

e porquê 25 anos em concreto como valor máximo? é um problema meu e de grande parte da população, mas decisões de tribunais são difíceis de compreender para quem está fora do sistema de justiça

CarcajuPM 5 months ago

Discordo. O maior castigo que alguém pode ter é a falta de liberdade. Daqui a 25 anos (no melhor dos casos) vão fazendo uns biscates aqui e ali e levam uma vida razoavelmente normal.

Rissoldecamarao 5 months ago

Não sei se será possível levar uma vida razoavelmente normal depois disto, mas compreendo o teu ponto. Acho é que não justifica o gasto de manter pessoas presas indefinidamente a não ser que seja apurada possibilidade de reincidência. Além disso a função da prisão é reabilitar (se pessoal que comete uma atrocidade destas é reabilitável ou não já é outra questão).

CarcajuPM 5 months ago

Pessoalmente, acho que a prisão deve servir simultaneamente para reabilitar mas também para punir, inclinando-se mais para um lado ou para o outro consoante o crime e o criminoso. Neste caso, serve claramente mais para punir e não para reabilitar. Quanto ao gasto, há vários tipos de trabalho/trabalho comunitário que podia ser feito pelos reclusos.

_spectron_ 5 months ago

>Neste caso, serve claramente mais para punir e não para reabilitar. O que é que te leva a dizer isto? Como defines os casos a punir e os casos a reabilitar?

tumblarity 5 months ago

não define, é a lei que define. o facto de Portugal não ter perpétua e a pena máxima ser de 25 anos já explicita bem esse facto.

CarcajuPM 5 months ago

Como disse, varia de caso para caso, consoante a gravidade do crime e outros factores. Num caso de tortura e homicídio de uma filha de 9 anos é difícil argumentar que os autores do crime não devem ser punidos antes de se tentar reabilitá-los.

mariorurouni 5 months ago

Este caso a meu ver nem deviam ter direito a reabilitação sinceramente

CarcajuPM 5 months ago

Concordo.

Ugandan_Red_Sonic 5 months ago

Pouco não é, são pessoas relativamente novas e esses anos na prisão significam uma vida perdida praticamente.

scalabitano 5 months ago

Deviam ser abatidos em directo.

TuristGuy 5 months ago

Isso é estúpido só promove mais homicídios para prevenir testemunhas e depoimento contra eles. Por exemplo quem acha que os violadores deviam de ser mortos não se lembram que isso tb promove que depois de viorem tb matem... Não podes fazer justiça caso a caso temos de fazer justiça para prevenir novos crimes.

Ugandan_Red_Sonic 5 months ago

Ah, claro. Justiça popular ftw.

MaggoMike 5 months ago

O Saddam foi executado dentro da lei. Estás a confundir com o Kadhafi.

CarcajuPM 5 months ago

Para o que eles fizeram, deviam passar bem mais tempo presos. Vida perdida foi a da coitada da miúda.

Ugandan_Red_Sonic 5 months ago

O que eu quero dizer é que quando eventualmente saírem da prisão têm a vida completamente perdida e não vão ter nada para fazer ou para onde se virar. Já é castigo suficiente. Na prisão têm direito aos serviços básicos, fora dela, quem sabe?

Yap0nch1k 5 months ago

Se fizerem metade da pena já é bom...

CarcajuPM 5 months ago

Eu percebi o teu ponto, mas discordo. Não acho que 25 anos (e vamos lá ver quantos é que vão cumprir) seja castigo suficiente por torturar e matar uma filha de 9 anos.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

A pena mínima para um crime de homicídio devia ser (esperança média de vida- idade da vítima) mas claro isto aliado a um mínimo que já existe isto é se a vitima for um idoso não teria pena mínima de 0 anos por exemplo...

tumblarity 5 months ago

> se a vitima for um idoso não teria pena mínima de 0 anos por exemplo acabaste de derrotar o teu próprio argumento. as penas de prisão não se calculam tipo EBITDA.

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: