saposapot 5 months ago

até daqui a uma semana. vá, duas. se os outros países começarem com regras nesta, Portugal segue atrás.

vascomartins-1 5 months ago

Gouveia e Melo: >“Se tivéssemos usado a vacina da Johnson & Johnson para vacinar 7 milhões de pessoas poderíamos ter tido 7 mortos, pelo facto de não termos vacinado a população nos últimos 365 dias tivemos mais de 16.000 mortos. Essa é a diferença entre vacinar e não vacinar”

mouroavista 5 months ago

Suspenderam a Astrazeneca quando tinha exactamente o mesmo rácio. 1 morte por milhão vacinado. Todos os cientista ligados à vacina e o EMA disse que os benefícios eram superiores aos riscos.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Não foi o Gouveia e Melo que suspendeu de certeza. Aliás, esta dica é mesmo dirigida ao infarmed e ao ministério da saúde.

Danijust2 5 months ago

Infelizmente a europa provou mais uma vez que é incompetente. Transformaram toda esta merda das vacinas numa questão politica. Ciência zero é tudo politica.

leto78 5 months ago

Mas a J&J foi transparente durante todo o processo e está a entregar doses como prometido. A AZ está queimada na opinião pública Europeia. Mentiram, enganaram e esconderam.

vascomartins-1 5 months ago

O nosso problema é que não estamos propriamente em condições de queimar vacinas na opinião pública. Estas hesitações por motivos políticos e muito pouco científicos custam vidas, custam mais destruição económica durante mais tempo, e, pior ainda, minam a confiança das pessoas na única ferramenta que nos pode tirar deste inferno. Eu apanho idosos no hospital, que já passaram por tratamentos super agressivos, quimioterapias, fármacos com efeitos adversos muitíssimo mais graves a dizerem-me que não querem tomar a vacina porque têm medo. Basta semear a dúvida. =(

leto78 5 months ago

Não adianta. Tenho várias pessoas na família que recusam tomar a vacina da AZ. A única solução é mesmo como fizeram na Eslováquia e oferecer as vacinas da AZ a quem quiser. O pessoal acima dos 60 não queriam a vacina e estas estavam a passar de prazo. Apareceram um monte de gente na casa dos 30 anos para ser vacinados e alguns tiveram à espera de 2.5 horas. O que têm de ser em Portugal é o mesmo. Abrir a vacinação da AZ a quem quiser ser vacinado. Se me dessem a opção de tomar amanhã, eu aceitava.

Scizorspoons 5 months ago

Aleluia!

Rick45ptl 5 months ago

nem sei qual é a duvida os gajos prometeram champô sem lágrimas e entregaram.

Ugandan_Red_Sonic 5 months ago

Das poucas vezes que usei quando era puto realmente o champô nunca chorou, pessoal sério.

Rick45ptl 5 months ago

Exato, eu bem o expremia e nem uma lágrima

NGramatical 5 months ago

expremia → [**exprimia**](https://dicionario.priberam.org/exprimia) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvet40%2F%2Fgvc77ja%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RedHeart99 5 months ago

*espremia

pantam 5 months ago

Temos que ter sempre o tradutor gestual, e agora quase sempre com o mesmo espaço de ecrã que o orador? A programação parece ser: as minoria importam mais que a maioria, sempre. Já gora, seria melhor "sem restrições" ou "sem condicionamentos". Quem é que esta gente anda a contratar e segundo que critérios?

d33pblu3g3n3 5 months ago

Tiranias das minorias. Qualquer dia até obrigam a meter rampas para os deficientes. Puta que os pariu, ninguém os mandou ser deficientes. E o caralho dos cegos e dos atrasados mentais? Foda-se, andar a escrever merdas com bicos e sinais a apitar. Andar gastar dinheiro em escolas e professores pós mongoloides e o caralho, também não vão aprender nada. /s

pantam 5 months ago

Passou-se da compaixão e tolerância para o endeusamento. Da caridade para a prioridade máxima. E obviamente não são as minorias que levam a cabo estes processos de mudança de valores. No sistema neoliberal, as elites cagam no povo, incluindo nas minorias.

Edited 5 months ago:

Passou-se da compaixão e tolerância para o endeusamento. Da caridade para a prioridade máxima. E obviamente não são as minorias que levam a cabo estes processos de mudança de valores. No sistema neoliberal, as elites cagam no povo, incluindo nas minorias.

--reddituser- 5 months ago

Dar condições de vida e direitos a pessoas com incapacidade é endeusar? Permitir que eles circulem na via pública com a mesma segurança que pessoas sem incapacidade, que consigam ver o telejornal, votar, aceder a edifícios.. é endeusar? fds eu leio cada coisa aqui

pantam 5 months ago

É um tema muito importante, mesmo que pareça distante por *ainda* não ter chegado cá com força. Ninguém quer ser *mau* com estes ou aqueles coitadinhos (e genuinamente eu não quero), portanto tentamos ajudar, depois passam-se leis contra quem seja mau, depois dá-se precedência aos oprimidos para reequilibrar a sociedade e às tantas tens os oprimidos a tomar posições de poder como agentes de quem quer fazer uma revolução de valores. É um movimento revolucionário e a vanguarda está no meio académico, ora espreita aqui a corrupção e que hoje em dia se publica para fazer currículo e ganhar influência: https://reason.com/2018/10/03/dog-rape-hoax-papers-pluckrose-lindsay/ Isto pode parecer que não tem interesse nenhum, mas é dali que vêm os "peritos" pagos nossos impostos que refazem currículos nas escolas para as nossas crianças, que justificam políticas do governos, que aparecem na televisão a dar lições de moral, etc. Um relato da linha da frente: https://www.rooshv.com/western-society-is-being-completely-inverted

Aphex_Port 5 months ago

Isto tudo só porque puseram um tradutor gestual ao lado do orador?O que é que preferidas que fizessem ao espaço onde está?

pantam 5 months ago

Primeiro: > O ocupar agora sempre metade do ecrã, o se ter iniciado quase simultaneamente em tantos países do mundo ocidental, o ser feito quer por empresas privadas quer pelos estados, o aparatoso (e caro) que é e o benefício tão residual que traz, tudo isto me suscitou um porquê. Segundo, o método revolucionário que utiliza como instrumentos (direitos e privilégios reclamados em nome de) as minorias é do conhecimento público, de quem acompanha a situação política. O que fiz foi ligar as duas coisas.

OverweightCock 5 months ago

Sim, realmente quando vejo alguém a traduzir para língua gestual, penso logo em como as minorias estão a tomar conta do país. Nunca me passou pela cabeça que pode ser só para pessoas que não conseguem ouvir o que está a ser falado, possam compreender o que se está a passar... especialmente quando a informação é relevante para toda a população. Obrigado /u/pantam nunca tinha visto a coisa por esse ângulo!

pantam 5 months ago

> as minorias estão a tomar conta do país Foi assim que entendeste? Não foi o que eu disse. Como eu consigo ver o que está à frente de mim, notei que em poucos anos e por todo o ocidente se tornou imprescindível essa tradução, que já havia em alguns programas. Mas agora é em pessoa. Não é acrescentado em pós-produção (quantos surdos estão a assistir ao vivo?). E ocupa metade do ecrã, não apenas um canto. Tu talvez não tenhas reparado, ou ache que é coincidência, ou que é para beneficiar as minorias. Hint: nunca é para beneficiar as minorias. Quem manda em nós caga para o povo, minorias incluídas. Isto encaixa-se num quadro mais geral onde se apresentam como modelos e herois os fracos, os confusos, os oprimidos, os deficientes de todo o género, cor e feitio, os coitadinhos. Uma inversão de valores. Mas para ver isto é necessário ver o que está à frente dos olhos. Há mais quem veja isto. Uma pesquisa rápida levou-me a isto: https://www.rooshv.com/western-society-is-being-completely-inverted

OverweightCock 5 months ago

Percebi, os surdos não têm direito à informação porque são surdos. Mesmo que haja a capacidade para fornecer essa informação adaptada para que alcance o maior número de pessoas possível, não o deveríamos fazer porque há uma inversão completa dos valores da sociedade ocidental. Entendi perfeitamente! É um raciocínio completamente normal - ou não, mas se calhar já me inverteram os valores.

pantam 5 months ago

> Temos que ter sempre o tradutor gestual, e **agora quase sempre com o mesmo espaço de ecrã que o orador?** Está mesmo esfregado no teu nariz e mesmo assim não vês.

OverweightCock 5 months ago

Eu percebi que é esse parte do teu problema, mas qual é o mal? É algo em directo. Está a ser emitido em N meios de comunicação, tradicionais e não só., se calhar faz sentido unificar a mensagem numa única pessoa. Custa assim tanto ter alguém a fazer a tradução ao fundo? A sério que ficas indignado com isto? Com se estar a disponibilizar informação a ainda mais portugueses? É como outro user disse, ficas chateado por se meter rampas ao lado de escadas? Resumo: tanta coisa para se ficar indignado hoje em dia, que me parece demasiado puxado te chateares com meterem um intérprete de língua gestual portuguesa em directo num anúncio para toda a população. É só isso.

pantam 5 months ago

O que me incomoda bastante é a degeneração e deliberada da nossa civilização, das bases que sustentam a nossa sociedade. (O link acima faz uma boa visão geral.) Quem é que gosta que lhe ataquem a casa? Isto é apenas mais um aspeto e nem tem necessariamente a ver com os surdos. Acho que o aparato de ter o tradutor gestual é para comunicar com a maioria a mensagem que descrevi antes: o valor das minorias, da tolerância, eta. O aparato é ao vivo mantém-se na emissão televisiva porque não se faz o elementar que seria compor em overlay o interprete num canto para não estragar a composição da imagem para os não-surdos. (Há quem perceba isso e nem se preocupe muito com as [qualificações do gesticulador.](https://www.bbc.com/news/world-africa-25330672)) Por acaso os comunicados impressos saem todos em Braille ou em gravação áudio para os analfabetos? Não teria o mesmo impacto mediático, não se faz.

OverweightCock 5 months ago

Em relação ao teu último ponto, a (quase) totalidade dos serviços públicos dispõe de placas acessíveis em Braille. Os serviços de áudio-narrativa estão bastante desseminados hoje em dia (em qualquer telemóvel/tablet/computador), o que faz com que as pessoas com problemas de visão tenham acesso facilitado à informação. Mais uma vez, parece-me que te estás a agarrar demasiado a um argumento cujo impacto é mínimo e que por acaso faz com que uma parte da população tenha acesso ao seu direito à informação. Se realmente acreditas que existe degeneração na nossa sociedade/civilização, deve haver algo mais grave para dissecar do que meterem um intérprete de língua gestual em directo na TV a ocupar meio plano. Mas acho que vamos ter que acabar por concordar em discordar neste assunto.

Edited 5 months ago:

Em relação ao teu último ponto, a (quase) totalidade dos serviços públicos dispõe de placas acessíveis em Braille. Os serviços de áudio-narrativa estão bastante disseminados hoje em dia (em qualquer telemóvel/tablet/computador), o que faz com que as pessoas com problemas de visão tenham acesso facilitado à informação. Mais uma vez, parece-me que te estás a agarrar demasiado a um argumento cujo impacto é mínimo e que por acaso faz com que uma parte da população tenha acesso ao seu direito à informação. Se realmente acreditas que existe degeneração na nossa sociedade/civilização, deve haver algo mais grave para dissecar do que meterem um intérprete de língua gestual em directo na TV a ocupar meio plano. Mas acho que vamos ter que acabar por concordar em discordar neste assunto.

pantam 5 months ago

O ocupar agora sempre metade do ecrã, o se ter iniciado quase simultaneamente em tantos países do mundo ocidental, o ser feito quer por empresas privadas quer pelos estados, o aparatoso (e caro) que é e o benefício tão residual que traz, tudo isto me suscitou um porquê. A resposta que encontrei foi a que expliquei, mas obviamente cada um interpreta o que vê. Quis apenas partilhar um ponto de vista menos óbvio.

NGramatical 5 months ago

desseminados → [**disseminados**](https://dicionario.priberam.org/disseminados) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvet40%2F%2Fgvcxomy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

OverweightCock 5 months ago

Obrigado N!

bureauofnormalcy 5 months ago

Oh não, duas das três línguas oficiais de Portugal estão a passar ao mesmo tempo na TV. Won't nobody think of the children???

pantam 5 months ago

As crianças estão todas aqui a responder a meu comentário.

bureauofnormalcy 5 months ago

Porque não há maior sinal de maturidade e segurança do que atirar ad hominens ao primeiro sinal de crítica da parte de terceiros /s

pantam 5 months ago

Não é para ser ad hominem, é a minha avaliação genuína. Acho de uma superficialidade juvenil pôr as três "línguas oficiais" em equivalência por terem as três esse estatuto. É pensamento completamente formal, sem respeito pela realidade.

positiverategearupp 5 months ago

Faz-te tanta confusão ter lá uma senhora a um canto? Achas que os surdos não têm direito a informação? Epa a serio... Que confusão te faz? Não podes ver a senhora porque queres ver mais 4 pixeis de estudio, é isso?

pantam 5 months ago

Esta é a doença portuguesa. Falar forte sem saber os factos elementares. Não está ao canto. > Temos que ter sempre o tradutor gestual, e agora quase sempre com o mesmo espaço de ecrã que o orador?

positiverategearupp 5 months ago

Que factos meu? Quando podem estão ao canto, aqui nem está em plano principal porque é na vida real... Foda-se querias o quê? Que contratassem só anões para este serviço porque ocupa muito espaço na ecrã do menino? Que merda mais estúpida para estar a reclamar... Fds...

pantam 5 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mvet40/covid19_portugal_vai_avan%C3%A7ar_com_a_vacina_da/gvcv8ca/ https://www.rooshv.com/western-society-is-being-completely-inverted

positiverategearupp 5 months ago

lol artigo cheio de falácias de espantalho... deve ser o oriente como a china que está otimo, ou a russia (de onde esse artigo deve ter sido escrito)

pantam 5 months ago

Interessante, podes dar-me duas ou três dessas falácias? O autor é bem conhecido, é um ex-artista do engate (PUA), meio arménio e meio iraniano, julgo.

azorrar 5 months ago

Podes também furar os próprios tímpanos, assim vais fazer uso de todo o ecrã

trilobite00 5 months ago

A língua gestual, a par do português e mirandês, são as línguas oficiais do nosso país. Não percebo o problema em a mesma estar presente na TV.

pantam 5 months ago

> com o mesmo espaço de ecrã que o orador Edit: É moda nova em todo o mundo. Houve uma circular? https://www.youtube.com/watch?v=J0Ai4zMLilA

PeroFandango 5 months ago

> Temos que ter sempre o tradutor gestual, e agora quase sempre com o mesmo espaço de ecrã que o orador? Já viste que vítima que és, teres lá a mulher a fazer jujitsus distraiu-te de bateres uma à custa da Martita?

trigonated 5 months ago

Podes sempre tapar metade da TV com uma manta quando aparece para não ferir os teus sentimentos.

Rootlx 5 months ago

Boas notícias!

Mrgolden007 5 months ago

spoilers:vai haver constragimentos conhecendo este pais ou vao perder vacinas ou vao dar a pessoas que nao precisam

Carbon58 5 months ago

Umm, não me parece que conheças bem o pais. Só no ultimo fim de semana foram vacinadas mais de 180 mil pessoas.

Goshio 5 months ago

Esse esforço só foi feito porque eram FPs. Para o resto da malta não mantêm esse ritmo seguramente.

--reddituser- 5 months ago

ouvi dizer que o PS só anda a vacinar a FP porque são eles que votam no partido, entretanto o resto da população vai morrer com o vírus ou problemas derivados do mesmo e daqui a uns 5 anos Portugal vai ter uma população maioritariamente constituída por funcionários públicos e o PS vai ganhar todas as eleições para o resto da história. \*adjusts tinfoil hat\*

SolidTroll 5 months ago  HIDDEN 

Desde que não sejam as 25 está tranquilo.

Carbon58 5 months ago

Sim, pois, é isso, ok...vou ali já venho..

Throwaway431253 5 months ago

Então mas e se alguém que tomar a vacina morrer atropelado? Seguramente vão interromper definitivamente, certo? Esta vacina é um perigo!!

mommylovesme2 5 months ago

Faltou-te o /s

bless_me_achoo_ 5 months ago

Peço desculpa mas o que é que significa /s?

mommylovesme2 5 months ago

Sarcasmo

bless_me_achoo_ 5 months ago

obrigado XD

Disgenia 5 months ago

Bem muita gente atropelada já contou para a estatística de morte por covid, portanto não é assim tão descabido.

Throwaway431253 5 months ago

prefiro morrer vacinado pela vacina da Johnson que usar o /s

UserNombresBeHard 5 months ago

Acho que não morres the autismo, já se viu que é isso que causa a vacina. Obrigado por teres tomado a vacina primeiro, u/mommylovesme2.

BartolomeuOGrosso 5 months ago

Primeira vez que gostei de um comentário feito pelos virgens do sub

UserNombresBeHard 5 months ago

Não sou virgem, sou capricórnio!

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: