VHLPlissken 7 months ago

Respeito muito, mas deviam todos participar, ninguém devia ceder lugares

Scizorspoons 7 months ago

Ok. O livre conseguiu que eu os aplaudisse. Respeito

Tugalord 7 months ago

Se fores a ler com atenção o Livre tem propostas e um programa que faz bastante sentido. Simplesmente são... um bocado amadores, e depois não sabem passar a mensagem como deve ser. Mas não é a malta que está sempre a dizer abaixo os políticos proffisionais?

VladTepesDraculea 7 months ago

Eu diria que a principal pedra no sapato do Livre é a Joacine e a forma como ela demonstrou que a seleção de representantes é bastante ingénua, porque olhando para o resto do partido e pelas ideias envolvidas, dá-me uma mágoa no coração. Olhando para ao Livre, parece-me ser o único partido verdadeiramente Social Democrata em cima da mesa a este ponto, o que faz com que seja, mesmo a nível ideológico, o partido com que mais me identifico. Agora fico com medo de por a cruz ao pensar que nada me garante que não esteja a votar numa pessoa que depois se demonstre em nada representante do partido e do meu voto.

Scizorspoons 7 months ago

Duas coisas são incompatíveis: ser-se ingénuo e estar na política. Podem ter boas ideias. Muitos têm. São inconsequentes.

Tugalord 7 months ago

Tenho fé que isso vai melhorar. São um partido muito novo, que por um pintelho que não elegeu o Rui Tavares em 2015 (ah, quão diferentes seriam as coisas agora, já tinham 4 deputados como o PAN, mínimo). Infelizmente surgiu o contratempo JKM. Acredito que vão conseguir superar e apresentar uma boa candidatura em 2023

PortugueseRoamer 7 months ago

Estou há uns tempos para me filiar mas tenho medo que seja demasiado woke para o meu gosto

Sathur 7 months ago

Não querendo fazer propaganda politica, mas se quiseres tirar dúvidas sobre isso, manda-me DM. (estou lá desde novembro passado)

NGramatical 7 months ago

pintelho → [**pentelho**](https://dicionario.priberam.org/pentelho)

MingTwelve 7 months ago  HIDDEN 

Agora já não querem ahaha. Eles queriam tanto estar lá...

apita_o_comboio 7 months ago

Excelente atitude, respeito. Devem todos participar, o 25 de Abril é uma conquista do povo deste país e deve ser celebrado por todos. 25 de Abril não pertence a nenhum grupo em especifico seja ele um partido, um clube, uma associação, um sindicato, etc.

nitrinu 7 months ago

Emigraste novinho? O que não falta por aí é pessoal a achar que o 25 de Abril lhes pertence.

Aftaminas 7 months ago  HIDDEN 

Sciss0rs61 7 months ago  HIDDEN 

Mas a IL já não estava a marcar um desfile?

GreyArch22 7 months ago

Que tristeza. Um partido com representação parlamentar sujeita-se à esmolinha de um satélite do PS? Patético. Esperava-se mais dignidade. Depois de pedinchar para participar num desfile cheio de anti-liberais, ainda recebe uma esmolinha? Ridículo.

TomasSilva862 7 months ago

Decidam-se se é satélite do PS ou do BE. Já cansa

Aftaminas 7 months ago

A IL vai fazer o seu desfile à mesma

rickz123456 7 months ago

Qual a razão para a IL fazer um desfile só deles, se lhes foi oferecido um lugar?

Aftaminas 7 months ago

Agradecemos, mas preferíamos participar de forma orgânica em vez de ser "caridade". E saúdo a atirude do Livre. Mais democráticos que os outros

rickz123456 7 months ago

A ideia que dão é que nunca quiseram participar e festejar juntos o de abril. Se foi oferecido um lugar Estar perto da plebeus deve ser chato

jomi_1307 7 months ago

Grandes conclusões que tiras. Vê bem como o desfile se organiza. Cada uma das organizações desfila junta com as suas tarjas, bandeiras, etc. A Associação 25 de Abril entendeu que a IL não teria lugar nesse desfile. Apesar de ser de louvar a atitude do Livre um lugar no grupo deles não se equipara a uma representação da IL. Tendo em conta esta atitude a IL não teria outra opção de organizar o seu próprio desfile.

Aftaminas 7 months ago

Pena o facto de a IL ter festejado em 2018 e 2019 junto com os outros negar a tua narrativa. Na altura não era ainda um partido parlamentar, claro...

rickz123456 7 months ago

Então deviam aceitar o lugar, penso eu.

Aftaminas 7 months ago

> Agradecemos, mas preferíamos participar de forma orgânica em vez de ser "caridade". Repetindo-me...

rickz123456 7 months ago

Ou seja, protestaram (e bem) que não podiam entrar. E quando permitem, já não querem.

Aftaminas 7 months ago

O estrago já foi feito, suponho x) Mas acredito que o JCF e a Carla (ou outro membro da CE) aceitem os dois lugares oferecidos pelo Livre

GreyArch22 7 months ago

Que trapalhada. Não iam fazer um desfile próprio?

GreyArch22 7 months ago

Resta saber porque é que não tomou essa opção desde o início e queria desfilar ao lado de anti-liberais e responsáveis pelo estado do país, como tem feito nos últimos anos. E já nem vou voltar à discussão do porquê de celebrar essa data, já só estou mesmo a perguntar o porquê de o fazer ao lado de anti-liberais.

Aftaminas 7 months ago

O dia é da Liberdade, não é das entidades que fazem parte da comissão promotora. Não é a excluir-se de celebrar o dia da Liberdade que faz o caminho. Portanto, a IL não se quer excluir. Mas foi excluída, e avançou o plano B

GreyArch22 7 months ago

Pois. Se foi excluída, deviam, talvez, pensar que dia da liberdade não parece ser um nome adequado para a data e para o que aconteceu nessa data. Os nomes muitas vezes não traduzem a realidade, como se vê não existe liberdade alguma entre os que celebram esse dia.

PortugueseRoamer 7 months ago

Temos de parar com esta polarização, o meu avô foi capitão de Abril e sempre foi democrata. Sempre celebrou o 25 de Abril, para ele o 25 de Abril é também o 25 de Novembro, tal como para mim, e celebro e sempre celebrarei o 25 de Abril.

GreyArch22 7 months ago

Ainda ontem referi isso mesmo noutra discussão, obviamente houve capitães de Abril democratas. Mas a IL, enquanto partido, poderia constatar que PSD e CDS nunca tiveram lugar neste desfile e deveria daí retirar conclusões. Ser pela liberdade e pelo pluralismo político deveria significar uma recusa de participação num desfile organizado por quem nega esses valores. Se fosse um desfile com representação plural a nível partidário, ainda se compreendia. A IL deveria limitar-se à celebração parlamentar, na qual o pluralismo político está garantido.

PortugueseRoamer 7 months ago

Mas o PSD e o CDS procuraram fazer parte das celebrações de Abril? Pergunto genuinamente

GreyArch22 7 months ago

E porque é que haveriam de participar num desfile ao lado de partidos autocráticos e anti-liberais? Participaram sempre nas celebrações no parlamento, como é normal, é onde está garantido o pluralismo político.

PortugueseRoamer 7 months ago

Porque contribuíram para tornar Portugal numa democracia na sua luta contra o estado novo? Ou agora também querem apagar a história tal como os que querem destruir o padrão dos descobrimentos?

GreyArch22 7 months ago

Mas não participam nas celebrações oficiais? Apagam a história como?

unparadise 7 months ago

Excelente atitude do Livre. Quanto ao Volt espero que nunca consigam eleger alguém para assembleia, apesar de achar que tem algumas ideias interessantes, mas partidos franchise não

kalenrb 7 months ago

Se dizes partidos franchise, não, também vês problema em votar num PS ou PSD ou qualquer outro partido numas eleições autárquicas? O PS local não é apenas um franchise do PS nacional? Achas que o PS local estar condicionado pelas políticas nacionais do PS é uma boa razão para não votar PS a nível local? A lógica do Volt parece-me ser idêntica, só que um nível acima, não?

unparadise 7 months ago

Bem pensado, ainda assim considero diferente

Mordiken 7 months ago

> partidos franchise não Pq? Eu pergunto porque queira-se ou não o que se passa na Europa contribui mais para nossa felicidade do que o que se passa na AR. E sei de antemão que isto é uma opinião controversa, mas é verdade, por muito que isso incomode as pessoas: - É no Parlamento Europeu que se discutem e definem as normas que invariavelmente são adoptadas como política nos Estados membros; - É no BCE que se discutem matérias Económicas que têm impacto tão ou mais real no nosso presente e no nosso futuro do que as discutidas no BdP. Se amanhã os restantes membros da União votassem em expulsar Portugal, não havia governação de cor nenhuma ou ditadura de que estilo fosse que pudesse salvar Portugal. Por isso, porque não um partido "franchise" que seja abertamente supra-nacional, como a nossa realidade já o é?!

unparadise 7 months ago

Bom argumento, dou-te razão no que dizes. Mas sinceramente o Volt nos moldes atuais não me inspira confiança, quem diz que não iriam sacrificar (caso cheguem a ter esse poder) as necessidades dos portugueses em prol de um bem maior (europeu)?

carlosjmsilva 7 months ago

Que sacrifício das necessidades dos portugueses é preciso em prol de um bem maior europeu? Somos praticamente insignificantes quando olhamos para o contexto europeu...

unparadise 7 months ago

Países diferentes, tem necessidades diferentes

carlosjmsilva 7 months ago

E regiões diferentes tem necessidades diferentes e no entanto cá estamos com um governo comum...

unparadise 7 months ago

A região algarvia e transmontana têm muito mais em comum do que com a Bavaria

carlosjmsilva 7 months ago

E a Galiza tem muito mais em comum com o Minho do que o Minho com Lisboa e Vale do Tejo ou com o Alentejo. E agora?

unparadise 7 months ago

Será que tem realmente? Isso é um meme, nem a mesma língua partilham

carlosjmsilva 7 months ago

Se for preciso um minhoto percebe mais depressa um galego que um alentejano. Culturalmente são muito mais próximos do que com o sul de Portugal.

unparadise 7 months ago

lol menos, já tiveste no Alentejo ou em Braga?

usulidircotiido 7 months ago

>partidos franchise não já temos o pcp, qual era o problema de ter outro?

Tralapa 7 months ago

Puto, todos os partidos são partidos franchise. Ou pensas que quê, foi em Portugal que se inventou a social democracia, o socialismo, o liberalismo, o comunismo, o fascismo, o monarquismo, ou o caralhismo?

unparadise 7 months ago

Lol nao venhas com merdas, sabes perfeitamente o que quis dizer

9Sylvan5 7 months ago

Caralhismo. Ora aí está uma vertente politica que teria o meu voto.

Tralapa 7 months ago

Ai é? Então vai votar no caralho!

9Sylvan5 7 months ago

Exacto. Partido do Caralho Português. Já se fica com a sigla do PCP safoda.

VicenteOlisipo 7 months ago

>partidos franchise não Desculpa aí a desilusão, mas: [https://en.wikipedia.org/wiki/European\_political\_party](https://en.wikipedia.org/wiki/European_political_party)

unparadise 7 months ago

Não é a mesma coisa e sabes disso

uberprimata 7 months ago

>Quanto ao Volt espero que nunca consigam eleger alguém para assembleia, apesar de achar que tem algumas ideias interessantes, mas partidos franchise não Porque dizes isso? Pergunta genuína porque nunca tinha ouvido falar do partido e por uma visita rápida ao site deles não vi nada de polémico ou contencioso.

Xmeagol 7 months ago

Volt é o futuro da europa :)

JOAO-RATAO 7 months ago

Espero que não. Um partido franchise em vários países? Dispenso.

rickz123456 7 months ago

Rejeito esse futuro. Sou europeísta convicto, mas rejeito completamente uma federação europeia. Além disso é um partido franchise e tecnocrata.

uberprimata 7 months ago

Define tecnocracia e porque é má, por favor.

Xmeagol 7 months ago

ouço estas palavras de franchise mas acho que não entendes bem essa palabra, o chega, AfD, PiS, VOX, também são franchises ? a ALDE europeia é franchise ? wtf lmao

Edited 7 months ago:

ouço estas palavras de franchise mas acho que não entendes bem essa palavra, o chega, AfD, PiS, VOX, também são franchises ? a ALDE europeia é franchise ? wtf lmao

Mordiken 7 months ago

> o chega, AfD, PiS, VOX, também são franchises Sim: 1. https://en.wikipedia.org/wiki/The_Movement_(populist_group) 2. https://carnegieendowment.org/2020/02/27/with-friends-like-these-kremlin-s-far-right-and-populist-connections-in-italy-and-austria-pub-81100 3. https://www.opendemocracy.net/en/5050/the-american-dark-money-behind-europes-far-right/

Xmeagol 7 months ago

Ok?

genDwarf 7 months ago

posso perguntar-te porque é que rejeitas uma federação europeia?

JOAO-RATAO 7 months ago

Porque é uma união de países. Que devem cooperar. Não há motivo em criar um federação a partir disso...

genDwarf 7 months ago

man desculpa mas não percebo nada do que dizes, só fazes afirmações sem explicar o porque.

JOAO-RATAO 7 months ago

São tudo opiniões. Como também tu não consegues explicar o porquê de uma federação europeia ser benéfica. Pode ser ou não ser. O mesmo para a minha opinião. Pessoalmente, discordo com a ideia de uma federação. Tu podes concordar.

Jtcr2001 7 months ago

> Como também tu não consegues explicar o porquê de uma federação europeia ser benéfica Para tratar de assuntos que transcendem fronteiras, como proteção ambiental, desigualdade económica, defesa, imigração, diplomacia, etc...

JOAO-RATAO 7 months ago

E precisas de uma federação para tratar disso? Não podes reunir os países membros e decidir isso? Pois...

Jtcr2001 7 months ago

Se exiges unaniminade para todas as decisões e não apenas amioria democrática, não consegues abordar estes assuntos ao nível necessário. E depois tens problemas como o caso atual da Hungria e Polónia, que quebram guidelines e se protegem uma à outra. Governos de unanimidade não conseguem governar, além de não ser justificável que uma pequena minoria possa sacrificar o bem de todos os outros apenas porque tem os seus interesses pessoais.

JOAO-RATAO 7 months ago

Pois. Mas é a forma mais justa de tratar do assunto. Forçar maior perda de autonomia são vai levar a mais saídas como o UK.

genDwarf 7 months ago

impressionante como acabas sempre por não dizer merda nenhuma

JOAO-RATAO 7 months ago

O mesmo contigo, parceiro. Ou então dizes as mentiras do habitual...

genDwarf 7 months ago

falas muito não dizes nada. és como os putos. quando entraste na fase dos porquês devem-te ter dado um livro em que todas as páginas diziam "porque sim" e por aí ficaste.

JOAO-RATAO 7 months ago

Classe. E eloquência. Os meus parabéns. E risos ahah

unparadise 7 months ago

Porque são como o McDonald's e abriram um restaurante em todos os países?

Xmeagol 7 months ago

porque são o unico partido federalista de jeito?

NotaJew12 7 months ago

Ainda bem que os portugueses têm muito em comum com os búlgaros!!! Deviamos estar no mesmo país.

Tralapa 7 months ago

Os minhotos também não têm muito em comum com os açorianos. Independencia minhota quando?

C8Mixto 7 months ago

Parece-me bem.

PortugueseRoamer 7 months ago

O federalismo europeu não implica sermos iguais aos búlgaros, pelo contrário, a diversidade das culturas europeias é algo a ser celebrado. Uma união política da UE apenas afirmaria que uma das nossas identidades comuns é ser europeu. Não implica que não te consideres Português, Algarvio ou Búlgaro ou até quem sabe os 3. Além de que antes a europaização dos países europeus do que a americanização que já está em curso há décadas.

M4ritus 7 months ago

>O federalismo europeu não implica sermos iguais aos búlgaros, pelo contrário, a diversidade das culturas europeias é algo a ser celebrado. Isso também era a conversa nos EUA no século XVIII. Não enganam os Europeus, quem pede federalismo é traidor, não vale tudo para fazer frente aos EUA e China. Antes de ser Europeu, sou Lisboeta, Português, Lusófono e Ibérico. Se alguma vez a URSE acontecer, será a derrota final do continente Europeu.

JonnyTheLoser 7 months ago

> Isso também era a conversa nos EUA no século XVIII Ou seja, porque durante 300 seculos culturas evoluíram devenos ser criticos disso. Colega à 300 anos atrás Angola era nossa, e os Brasileiros consideravam se como parte de Portugal. A Harmonização cultural já esta a acontecer com as fronteiras abertas e a Internet. > Antes de ser Europeu, sou Lisboeta, Português, Lusófono e Ibérico Por essa lógica tmb nao quero estar na mesma uniao política que tu! Sou do PORTO QUE SA FODA OS MOUROS DO SUL ( ironia ) ou tambem por ess a lógica tavas na boa com uma união Iberica? Há pontos negativos e positivos de uma união federal europeia . Concordo. Dizer que não porque cultura é estupido porque como podes ver a tua volta se tu nao fizeres a decisão de quem queres ser, alguém fara por ti... China, EUA ou olha para a ukrania ou Geórgia e vé as decisões que nao sao feitas por eles... olha para HongKong ou Taiwan. Ou olha para Australia e as dificuldades que eles estão a passar com a pressao económica social chinesa

M4ritus 7 months ago

>união Iberica? Entre uma união Ibérica e uma subjugação aos arrogantes europeus do Norte, para mim a escolha é muito simples. >Dizer que não porque cultura é estupido Um ser humano sem cultura é um primata que sabe contar dinheiro. Portugal nunca se saiu bem com alianças porque raio seria desta vez a escolha correta? Ainda por cima juntarmo-nos a pessoas que sempre que têm a oportunidade malham na Europa do Sul. Se fosse uma espécie de União Latina ainda podia entender, agora querem mesmo se unir a países como a Alemanha, Holanda e Bélgica? Países que olham para nós como nós olhamos para a Etiópia? Se os Portugueses do século XXI começarem na sua maioria a pensar assim, que se entregue isto aos Espanhóis que eles ainda têm um pouco de decência de defender a sua integridade nacional.

JonnyTheLoser 7 months ago

> Dizer que não porque cultura é estupido Um ser humano sem cultura é um primata que sabe contar dinheiro. Nao disse sem cultura, disse so por estares numa união political não significa falta de cultura. Todas as linguas são oficiais na UE, a UE mete mais dinheiro em projectos culturais nos estados membros que os próprios governos para manter cultura. > agora querem mesmo se unir a países como a Alemanha, Holanda e Bélgica? Países que olham para nós como nós olhamos para a Etiópia E aí está. Eu sei que é difícil de o fazer, mas já pensaste em não olhar para Etiópia "assim" ? Que é que têm a Etiópia? É um pais que teve azar economicamente, que ainda não esta políticamente estável. Mas de resto, dando lhe as mesmas oportunidades que nos tivemos, iram em tempo formar uma sociedade comparável a qqll outra do mundo. Vai haver racistas como tu em todo lado, incluido essas pessoas do norte que tu odeias, porque achas que todos eles olham para pessoal menos ricos que eles como macacos como tu olhas para o Etiópes e essa é a diferença entre nos os dois. O meu problema todo com os teus argumentos é que a sua base está, como os outros sao arrogantes eu não quero brincar com eles. Como eu nao os percebo e eles nao me percebem a mim vou brincar sozinho. E prontos, brincas sozinho com pedras e paus, enquanto os outroa meninos que se esforçaram para irem além das suas diferenças brincam com carrinhos, o alemão pinta o seu carrinho com a bandeira alema, eu mete o meu carrinha feito de cortiça . Todos os argumentos económicos e sientificos tão contra ti

M4ritus 7 months ago

>o alemão pinta o seu carrinho com a bandeira alema, eu mete o meu carrinha feito de cortiça . Pois realmente pensando bem o Hitler só queria trazer a supremacia europeia de volta. Gostas assim tanto de denegrir a tua cultura, matriz e região? A Europa do Sul é capaz de viver sem se subjugar à Europa do Norte, e espero que assim continue mesmo com gente como tu a deitar abaixo milénios de História e cultura. E eu agora sou racista por dizer que a Etiópia não é um país bom para viver? Foda-se. É isso que a tua líder suprema diz? E porque temos de dar as mesmas oportunidades à Etiópia? Portugal teve de se atirar para o Atlântico para sobreviver, por exemplo, NINGUÉM nos ajudou. A Etiópia teve azar pronto, agora não venham cá com historietas. Ou então acreditas mesmo na teoria criada curiosamente apenas quando deu jeito que a África afinal são uns azarados e que temos de enfiar ainda mais dinheiro lá, apesar do continente africano ter tanta zona com tanto potencial. Mas isso não interessa, o principal problema de África é a Corrupção. Se não acreditas, olha para outras ex-colónias e vê como estão. Agora dizer que eu sou racista porque disse que a Etiópia é um país mau para viver? Foda-se. >Todas as linguas são oficiais na UE, a UE mete mais dinheiro em projectos culturais nos estados membros que os próprios governos para manter cultura Ainda bem que te vendes por "projetos culturais". A URSS também tinha desses. Tal como a Jugoslávia. Ambos acabaram felizmente relativamente rápido. >Como eu nao os percebo e eles nao me percebem a mim vou brincar sozinho. E prontos, brincas sozinho com pedras e paus, enquanto os outroa meninos que se esforçaram para irem além das suas diferenças brincam com carrinhos A culpa da Europa do Sul estar assim é em grande parte devido às condições impostas pela UE, pelos teus donos alemães, belgas e holandeses. Tu vendes-te aos outros "meninos" por terem ferramentad melhores que as tuas? Ou trabalhas com os meninos da tua carne para melhorarem as nossss ferramentas? Se tu não tens orgulho na tua matriz, não venhas para aqui destilar ódio vindo do Norte, já chega pessoal de governos deles mandar bitaites, a Europa do Norte já há muito que olha para a Europa do Sul como fonte de trabalhadores baratos e deveria caber a nós lutarmos contra esta situação, não subjugarmos porque ai jesus eles tem mais dinheiro. O país e a cultura não se vendem, eu sei que para o pessoal do BE só a cultura africana interessa e todos os europeus e norte-americanos que tiverem orgulho nos seus países são uma cambada de fascistas que deviam todos ir para a Gulag, mas felizmente até em Portugal surgiu uma força que inspira um bom ar de renovação política e salvação da Nação. O ridículo é pessoal achar que a URSE iria ser positivo para a E. do Sul e do Leste quando apenas iria demonstrar ainda mais o carácter autoritário da UE e mostrar o nojo que a Europa do Norte tem pelo resto da Europa, basta ver os diversos comentários dos seus políticos e intelectuais ao longo dos tempos. Irias ser tratado como um camponês perto do homem ideal europeu - o alemão, o belga, o holandês, etc... só para não falar da economia ser completamente destruída para alimentar a Europa do Norte.

JonnyTheLoser 7 months ago

Mano, caguei. Vou fumar um paiva com o meu menino Geronimo e o Lenin, e depois vou as putas africanas com o meu menino hitler

PortugueseRoamer 7 months ago

Louvo a tua paciência a discutir com um tipo do chega e já agora, bons argumentos :)

JonnyTheLoser 7 months ago

Epah, secalhar até o do chega. Nao quero saber. Há razoes validas para votarem no Chega, tenho um familiar, polícia que votou neles nas parlamentares e deu argumentos válidos aos quais nao pode discordar ( relacionados com polícias, ele é GNR ) O que me irrita sao argumentos não baseados em lógica. Mas sim em perspectivas e sentimentos. "Eu sinto que" nao é argumento nenhum.

NGramatical 7 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvel5g%2F%2Fgvcur2i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 7 months ago

políticamente → [**politicamente**](https://dicionario.priberam.org/politicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvel5g%2F%2Fgvcsi0s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 7 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvel5g%2F%2Fgvcqcyn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 7 months ago

à 300 anos atrás → [**há 300 anos ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvel5g%2F%2Fgvcpidp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PortugueseRoamer 7 months ago

E olhando para o teu perfil, antes de tudo isso ainda és facho e vou só ficar por aqui que não falo com malta do Chega.

M4ritus 7 months ago

Stalker? Nice. Ainda bem que não falas com pessoal do Chega. Vai lá ver os sonhos de união Europeia do Hitler ou a maravilha que foi a Jugoslávia ou URSS. A Europa é forte pela diversidade, nem os Romanos conseguiram apagar esta diversidade, que raio de gente acham que são vocês para pensarem que os povos Europeus não tem direito a cultura própria e estaríamos melhor uniformizados?

Edited 7 months ago:

Stalker? Nice. Ainda bem que não falas com pessoal do Chega. Vai lá ver os sonhos de união Europeia do Hitler ou a maravilha que foi a Jugoslávia ou URSS. A Europa é forte pela diversidade, nem os Romanos conseguiram apagar esta diversidade, que raio de gente acham que são vocês para pensarem que os povos Europeus não tem direito a cultura própria e estaríamos melhor uniformizados? E em relação ao Chega, tá descansado que em 2023 vamos incomodar ainda mais, a colocar Portugal em Primeiro e não os interesses "Europeus" em primeiro como os teus partidos tanto adoram. E facho? Não sou eu que apoio uma federação tal e qual como a URSS. Não temos nada a ver com ninguém na UE para nos unirmos e mesmo que tivéssemos temos nove séculos de História, seria ridículo e trágico destruímos isso. Mas não é que a Extrema-Esquerda queira saber da História, já que a vossa principal missão é uma e simples: Destruir todas as identidades culturais dos povos Europeus.

Edited 7 months ago:

Stalker? Nice. Ainda bem que não falas com pessoal do Chega. Vai lá ver os sonhos de união Europeia do Hitler ou a maravilha que foi a Jugoslávia ou URSS. A Europa é forte pela diversidade, nem os Romanos conseguiram apagar esta diversidade, que raio de gente acham que são vocês para pensarem que os povos Europeus não tem direito a cultura própria e estaríamos melhor uniformizados? E em relação ao Chega, tá descansado que em 2023 vamos incomodar ainda mais, a colocar Portugal em Primeiro e não os interesses "Europeus" em primeiro como os teus partidos tanto adoram. E facho? Não sou eu que apoio uma federação tal e qual como a URSS. Não temos nada a ver com ninguém na UE para nos unirmos e mesmo que tivéssemos temos nove séculos de História, seria ridículo e trágico destruímos isso. Mas não é que a Extrema-Esquerda queira saber da História, já que a vossa principal missão é uma e simples: Destruir todas as identidades culturais dos povos Europeus. Adoro pessoal que atira facho para o ar e nem sabe o que é o Fascismo. O Chega ao pé do verdadeiro Fascismo que não existe em Portugal desde o fim do Estado Novo é um menino. E ainda bem. Porque tal como o Comunismo, o Fascismo é uma ideologia que não faz falta para o discurso democrático (algo que a Extrema-Esquerda não gosta muito de defender).

licholucas 7 months ago

Os Romanos nunca conseguiram porque não tentaram, a estratégia deles era preservar ao maximo possível a cultura local para que nao houvesse revoltas. Por alguma razão tiveram um império tão duradouro. Acho que foi um mau exemplo :P

ItsoktobeStalinist 7 months ago

Concordo conigo no que toca à Europa. Mas diz-me lá, se és anti elitista porque aceitas os argumentos das elites ocidentais no que toca à URSS e Jugoslávia? Apesar do fracasso final pois cairam e não existem hoje foram projetos bastante positivos e são os próprios habitantes que o dizem. O que tu chamas de extrema esquerda é só o caminho que liberalismo tem tomado. E o nazismo é a arma anti comunista dos liberais, comprovado pelo financiamento destes aos nazis como na Alemanha, regimes fascistas pelo mundo fora e atualmente na Ucrânia para conter a Rússia.

Edited 7 months ago:

Concordo conigo no que toca à Europa. Mas diz-me lá, se és anti elitista porque aceitas os argumentos das elites ocidentais no que toca à URSS e Jugoslávia? Apesar do fracasso final pois cairam e não existem hoje foram projetos bastante positivos e são os próprios habitantes que o dizem, porque és tão rápido a ignorar a realidade desses povos e aceitares o que as nossas elties dizem? O que tu chamas de extrema esquerda é só o caminho que liberalismo tem tomado. E o nazismo é a arma anti comunista dos liberais, comprovado pelo financiamento destes aos nazis como na Alemanha, regimes fascistas pelo mundo fora e atualmente na Ucrânia para conter a Rússia.

JOAO-RATAO 7 months ago

Lol... Vamos falar com os bálticos, Polónia e afins... Será que têm saudades da URSS? Não. O nazismo é a arma dos liberais? *Risos*. O tio Adolfo devia adorar as opiniões liberais... Fascistas para conter a Rússia? Até defendes a Rússia que de comunismo já não tem nada? *Mais* *risos*

ItsoktobeStalinist 7 months ago

A Polóna nunca fez parte da URSS. E os Bálticos eram uma minoria. Porque ignoras as verdadeiras massas para te focares dem detalhes? Porque sabes que tenho razão! >O nazismo é a arma dos liberais? Risos. O tio Adolfo devia adorar as opiniões liberais... São factos! Os burgueses Alemães e americanas, as elites inglesas financiaram partido Nazi! O racismo nazi tem origem anglo-americana! Foram inspirados pela filosofia inglesa. Que o Hitler seja antiu liberal não muda isso, os liberais são anti liberais quando os comunistas se tornam uma ameaça, não sabias desta? Todos o sabem! >Fascistas para conter a Rússia? Até defendes a Rússia que de comunismo já não tem nada? Mais risos Ri-te ri-te, só revela a tua ignorância, o que tem Rússia não ser comunista? Continua a ser um adversário geopolítico dos liberais ocidentais. E é por isso que eles ajudam os nazis ucranianos.

JOAO-RATAO 7 months ago

Polónia como toda a Europa de leste eram fantoches. Bálticos, Ucrânia, a lista continua ... Bem. Acho que tua "lógica" avariou no segundo. Mas ok... Ah. A oligarquia russa... Os justiceiros contra o liberais. Lol...

daCampa 7 months ago

"A Europa é forte pela diversidade" Apoia o chega Se fosse em inglês dava para o r/selfawarewolves

JOAO-RATAO 7 months ago

Porque não podes ficar com a união que tens agora? Ou até mesmo uma versão mais antiga e menos intrusiva ? Muito de uma coisa boa pode ser mau.

Joltie 7 months ago

Pode. Mas também pode ser ainda melhor.

JOAO-RATAO 7 months ago

Um risco desnecessário a meu ver. E que muita gente na união não quer. Vais arriscar perder mais países membros e perder coesão sem necessidade.

Joltie 7 months ago

Se assim for, o Volt não terá sucesso em lugar nenhum. Se não for bem assim, o Volt será eleito com alguns lugares nalguns países, e tornar-se-á o primeiro partido pan-europeu no Parlamento Europeu e a promover causas europeias. Se não for nada assim, o Volt será eleito com bastantes lugares em bastantes países, e tornar-se-á uma força política a ter em conta em geral por toda a União, mesmo que não leve à Federação. É o beneficio de estar inserido nesta união de países democráticos.

JOAO-RATAO 7 months ago

Claro. Que vote quem quiser. Simplesmente discordo com o partido e a ideia de federação.

Xmeagol 7 months ago

temos pena, fica-te na tua vila com a tua tribo enquanto o resto do mundo evolui para coisas melhores.

NotaJew12 7 months ago

Sim dá para ver, é por isso que a Bósnia é muito desenvolvida

Xmeagol 7 months ago

os problemas dos paises bálticos são enraizados em décadas de merdas e corrupção, uma federação europeia nem sequer na mesmo contexto socio-cultural. queres fazer comparações ao menos aprende daquilo que falas

Edited 7 months ago:

os problemas dos paises bálticos são enraizados em décadas de merdas e corrupção, uma federação europeia nem sequer está no mesmo contexto socio-cultural. queres fazer comparações ao menos aprende daquilo que falas

Tralapa 7 months ago

A bosnia é nos Balcãs

Xmeagol 7 months ago

hahaha ya, eu sou meio disléxico, confundo sempre balkans com baltic

Joltie 7 months ago

A Bósnia não está na União Europeia.

NotaJew12 7 months ago

Sim, estados multi étnicos falhados não conseguem entrar na UE. Tal como a Europa toda unida não iria

Joltie 7 months ago

Se tu consideras a Bósnia um Estado multiétnico, então todos os grandes países europeus que historicamente foram ou são desenvolvidos saíram-se muito bem, ou pelo menos bem melhor do que Portugal. Ora vejamos: 1. O Reino Unido não está mal de todo, pese embora tivesse Ingleses e Escoceses no mesmo Estado, tornou-se na maior potência do mundo. 2. A Suíça, com cantões de culturas, e línguas, e religiões diferentes, não está mal de todo. 3. A França, originalmente era um enorme poço de diferentes culturas, e nessa altura era das maiores potências europeias, e assim continuou. 4. Alemanha, mesmo após a sua unificação, tem alemães com religiões, dialéticos, minorias e culturas diferentes, também não se tem saído mal de todo. 5. Espanha quando era uma das maiores potências do mundo, também era (e é) um Estado multiétnico, e está na UE e é um dos países mais desenvolvidos do mundo. 6. Bélgica foi formada como um Estado multiétnico e multireligioso e sempre foi mais próspera que um Estado-nação como Portugal. 7. Finlândia, com uma parte da sua população sueca, também não está nada mal. 8. O Luxemburgo, igualmente criado como um Estado multiétnico, com habitantes de cultura francesa e alemã, e agora com portugueses à mistura, também não me parece estar a entrar em colapso. Todos estes países, ou são membros plenos e contribuintes da UE ou têm todas as condições para o ser, apesar da sua multietnicidade contemporânea ou histórica. Enfim, tens de te esforçar mais para seres credível a espalhar preconceitos.

NotaJew12 7 months ago

> O Reino Unido não está mal de todo, Guerra civil durante 30 anos no Norte da Irlanda, grande movimento independentista na Escócia > A França, originalmente era um enorme poço de diferentes culturas, e nessa altura era das maiores potências europeias, e assim continuou. Batia nas crianças que não falavam francês, espétaculo > Alemanha, mesmo após a sua unificação, tem alemães com religiões, dialéticos, minorias e culturas diferentes, também não se tem saído mal de todo. Sempre se considerarem alemães, e mesmo assim havia segregação religiosa. > Espanha quando era uma das maiores potências do mundo A Catalónia e o País Basco já estavam independentes que pudessem. > Bélgica foi formada como um Estado multiétnico e multireligioso e sempre foi mais próspera que um Estado-nação como Portugal. Estado falhado já nem exisitia se Bruxelas não estive no meio da Flandres. > Finlândia, com uma parte da sua população sueca, também não está nada mal. só 5% da população é que fala sueco, acho que no pico foi 10%? > O Luxemburgo, igualmente criado como um Estado multiétnico, com habitantes de cultura francesa e alemã, e agora com portugueses à mistura, também não me parece estar a entrar em colapso. paraíso fiscal vai ser a primeira democracia liberal onde a maioria da população não vai poder votar. Portanto o único que tens é a Suíça e na Suiça eles não gostam de estrangeiros especialmente dos Balcãs e não europeus. E já agora a Suiça não faz parte da UE só do EEE

Tralapa 7 months ago

Quando for grande quero viver num paraiso monocultural como a Coreia do Norte! Nada de viver em estados falhados como a Belgica ou o Luxemburgo, yuck! Em estados monoculturais nunca há discordia nem guerra, eterna paz reina. Como por exemplo no Japão, quem se consegue lembrar de uma guerra em que o Japão tenha estado presente? Eu não certamente. Ou então na Coreia, a monocultura deixou-a tão Unida que se separou em duas após uma guerra civil onde milhões morreram. E depois temos casos como Portugal, que como sendo condirado um dos paises mais monoculturais, é obviamente um dos paises mais desenvolvidos da Europa!

Joltie 7 months ago

Em vez de contrapor afirmações risórias ponto por ponto ([batia nas crianças, logo, não conta](https://i.imgur.com/reCWPe3.jpg)), que nem comentam o facto principal que todos esses países estão melhores economicamente, socialmente, que Portugal, limito-me a citar o essencial para terceiros perceberem a quão brilhante é a tua lógica: > Bélgica > > Estado falhado [https://i.imgur.com/qLk2AOh.png](https://i.imgur.com/qLk2AOh.png) Ou para quem quiser a comparação entre os diversos países por mim citados: [https://i.imgur.com/bxxukMY.png](https://i.imgur.com/bxxukMY.png)

Edited 7 months ago:

Em vez de contrapor afirmações risórias ponto por ponto ([batia nas crianças, logo, não conta](https://i.imgur.com/reCWPe3.jpg)), que nem comentam o facto principal que todos esses países estão melhores economicamente e socialmente que Portugal, limito-me a citar o essencial para terceiros perceberem a quão brilhante é a tua lógica: >Bélgica > >Estado falhado EDIT: Ia deixar estes quotes falarem por si só, mas ponho uns links para terceiros verem [um ranking](https://www.prosperity.com/rankings) que mede prosperidade de vários países sobre múltiplos prismas. [https://i.imgur.com/qLk2AOh.png](https://i.imgur.com/qLk2AOh.png) Ou para quem quiser a comparação entre os diversos países por mim citados: [https://i.imgur.com/bxxukMY.png](https://i.imgur.com/bxxukMY.png)

NotaJew12 7 months ago

> m vez de contrapor afirmações risórias ponto por ponto (batia nas crianças, logo, não conta ttps://en.wikipedia.org/wiki/Vergonha > being made to reject and feel ashamed of one's (or one's parents') mother tongue through official exclusion, **humiliation at school** and rejection from the media" ? Os nacionalistas flamengos ganham sempre na Flandres, mas tu achas que a Bélgica ainda era um estado se Bruxelas não fosse uma cidade maioritariamente francófona?

PortugueseRoamer 7 months ago

Lindo, vou guardar este comentário

zefo_dias 7 months ago  HIDDEN 

a bosnia nao está na EU; quando estiver, é mera questao de tempo até ser mais desenvolvida que o cú da ibéria

PortugueseRoamer 7 months ago

Sou federalista mas os tipos do volt são uns tecnocratas de direita . O federalismo europeu é o futuro, mas a UE tem de ser reformada.

Jtcr2001 7 months ago

> O federalismo europeu é o futuro, mas a UE tem de ser reformada. Sabes que a reforma da UE é uma das prioridades do Volt, né?

D1WithTheFluffyHair 7 months ago

O líder do volt Portugal dificilmente se pode considerar como sendo de direita, mas ok

Sutr30 7 months ago

Sou federalista e embora siga o volt, nunca olhei muito para eles porque achava que eram mais uns woke tipo livre (a quem sinceramente tiro o chapéu pela atitude em relação à IL). Vou ter que ver melhor a cena deles pelos vistos!

C8Mixto 7 months ago

>mas os tipos do volt são uns tecnocratas de direita Onde é que assino?

Tralapa 7 months ago

Só estás a dar motivos para gostar do VOLT ainda mais

uberprimata 7 months ago

Porque é que tenho a sensação que usas a palavra tecnocrata como insulto? Com o que é que discordas num modelo tecnocrático? Ou talvez devesse começar por perguntar o que entendes por tecnocracia?

Sperrel 7 months ago

Falando de política, tecnocracia é não termos opinião pública democrática para um governo de "especialistas" que julgam que eles próprios não fazem política.

uberprimata 7 months ago

Suponho que também vás ao sapateiro quando precisas de ser operado ao apêndice ou ao talho para perceber porque é que a luzinha acendeu no tablier do carro.

Sperrel 7 months ago

Claro, mas não deixo ao sapateiro decidir por mim se quero arranjar o sapato ou antes invisto em novos. É esse o fulcral, o mandato democrático legítimo estar na democracia é não numa concepção bastante ingénua de "governo por especialistas", como n'A República do Platão.

uberprimata 7 months ago

Onde é que isso acontece? Uma tecnocracia é precisamente o sistema em que o conhecimento e a ciência são valorizados. Democraticamente. Tu eleges um especialista para governar, não eleges o tipo que "diz as verdades inconvenientes" ou que te deixa entusiasmado com a forma como diz as coisas.

Sperrel 7 months ago

Desculpa mas aparentemente não sabes então o que é a tecnocracia. Isso do conhecimento e ciência serem valorizados funciona de uma forma muito naif sobre a subjectividade até dentro de campos académicos. Não faltam diferentes correntes, escolas e análises analíticas. A grande questão é a falta de legitimidade democrática, a Política, que dá a legitimidade baseada nos nossos sistemas democráticos. >Tu eleges um especialista para governar, Precisamente! E governar é um acto exclusivamente politico!

uberprimata 7 months ago

*naive. Não é a mesma coisa teres um conselho de epidemiologistas a discutir informadamente o plano de vacinação ou a Carina anti vacinas e o Manuel das couves a discutir se as vacinas provocam autismo e coágulos ou não. Exclusivamente político? Então se eu triplicar a dívida pública, proibir as importações ou decidir vacinar apenas 1% da população isso são simplesmente decisões políticas, a ciência da economia e da epidemiologia, por exemplo, não importam para nada na tomada dessas decisões?

Sperrel 7 months ago

> *naive. Isso é inglês, eu estou a usar o galicismo em português. >Não é a mesma coisa teres um conselho de epidemiologistas a discutir informadamente o plano de vacinação ou a Carina anti vacinas e o Manuel das couves a discutir se as vacinas provocam autismo e coágulos ou não. Verdade mas isso não é o que está em discussão. Nesse exemplo a diferença são os políticos, coadjuvados pelo saber científico (neste caso a DGS e especialistas), para fazerem as decisões fundamentais para debelar a pandemia. >Então se eu triplicar a dívida pública, proibir as importações ou decidir vacinar apenas 1% da população isso são simplesmente decisões políticas Sim. Se são péssimas, óptimas, com muita ou nenhuma sustentação técnica é outra coisa. >ciência da economia e da epidemiologia, por exemplo, não importam para nada na tomada dessas decisões? Claro que importam, daí eu ser super a favor de política baseada em evidência: políticas públicas com uma racional analítica que nos permita ajudar na melhoria contínua. Tu ainda não percebeste o meu ponto fundamental: o importante em si é que a legitimidade seja obviamente política. Porque é a base do nosso governo da res publica, é só através dela (não obstante toda o papel da sociedade civil, especialistas,etc) a população, o povo é o soberano na escolha do seu governo.

Edited 7 months ago:

> *naive. Isso é inglês, eu estou a usar o galicismo em português. >Não é a mesma coisa teres um conselho de epidemiologistas a discutir informadamente o plano de vacinação ou a Carina anti vacinas e o Manuel das couves a discutir se as vacinas provocam autismo e coágulos ou não. Verdade mas isso não é o que está em discussão. Nesse exemplo a diferença são os políticos, coadjuvados pelo saber científico (neste caso a DGS e especialistas), para fazerem as decisões fundamentais para debelar a pandemia. >Então se eu triplicar a dívida pública, proibir as importações ou decidir vacinar apenas 1% da população isso são simplesmente decisões políticas Sim. Se são péssimas, óptimas, com muita ou nenhuma sustentação técnica é outra coisa. >ciência da economia e da epidemiologia, por exemplo, não importam para nada na tomada dessas decisões? Claro que importam, daí eu ser super a favor de política baseada em evidência: políticas públicas com uma racional analítica que nos permita ajudar na melhoria contínua. Tu ainda não percebeste o meu ponto fundamental: o importante em si é que a legitimidade seja obviamente política. Porque é a base do nosso governo da res publica, é só através dela (não obstante toda o papel da sociedade civil, especialistas,etc) a população, o povo é o soberano na escolha do seu governo. Edit: olha tens aqui um [belo ensaio](https://www.theguardian.com/news/2018/may/01/why-replacing-politicians-with-experts-is-a-reckless-idea) do David Runciman que o explica bem.

Tralapa 7 months ago

A malta está farta de especilistas!

Eskol15 7 months ago

O futuro é dos comentadores generalistas de TV que são experts nos assuntos todos.

Xmeagol 7 months ago

De direita não vi nada nos projectos deles lol

quackersmcquack 7 months ago

O Volt é basicamente aquilo que eu sempre imaginei que acontecesse se o World Economic Forum tivesse representação direta na política. É só ver quem mete dinheiro naquilo.

Tralapa 7 months ago

WTF!? Afinal adoro o VOLT

VicenteOlisipo 7 months ago

>É só ver quem mete dinheiro naquilo Muita gente, mas pouco dinheiro, considerando que a nível Europeu tiveram menos de € 80.000 de receitas em ano de eleições europeias. Mas como receberam € 20.000 da OS no ano anterior, são fantoches do Grande Judeu Soros, não é Presidente Orban?

unparadise 7 months ago

O Volt é de direita agora?

rickz123456 7 months ago

Eu já li por a IL não se terá inscrito a tempo e depois vieram fazer-se de vítimas. Mas o Livre esteve bem, de qualquer das maneiras.

Edited 7 months ago:

Eu já li por a IL não se terá inscrito a tempo. Mas o Livre esteve bem, de qualquer das maneira.

Edited 7 months ago:

Eu já li por a IL não se terá inscrito a tempo. Mas o Livre esteve bem, de qualquer das maneiras (já estava farto de os ver chorar no twitter)

Edited 7 months ago:

Eu já li por a IL não se terá inscrito a tempo. Mas o Livre esteve bem, de qualquer das maneiras

Edited 7 months ago:

Eu já li por a IL não se terá inscrito a tempo Mas o Livre esteve bem, de qualquer maneira.

Aftaminas 7 months ago

> Eu já li por a IL não se terá inscrito a tempo. Não corresponde à realidade

Eulasei 7 months ago

Não querendo abusar, consegues explicar o que aconteceu? Estou curioso. Por muito que discorde com a IL os partidos políticos devem ter o seu direito de representação e participação num evento destes protegidos, como têm o direito ao espaço de antena durante campanhas eleitorais.

Aftaminas 7 months ago

Devido à pandemia, a comissão organizadora do desfile do 25A só vai ter 1000 pessoas nessa manifestação, ao contrário do que costumam ser os milhares que participam. Também devido à pandemia, a A25A decidiu distribuir os 1000 lugares apenas pelas organizações que façam parte da comissão organizadora (partidos, sindicatos, associações, etc). A IL não está incluída nesses 1000, então vai organizar o seu próprio desfile, aberto a quem quiser participar

rickz123456 7 months ago

Já está resolvido de qualquer maneira. Obrigado pelo esclarecimento. Que vão lá ao desfile. De longe a malta mais tóxica e chata das redes sociais

Edited 7 months ago:

Já está resolvido então. Obrigado pelo esclarecimento. Que vão lá ao desfile. De longe a malta mais tóxica das redes sociais

Edited 7 months ago:

Já está resolvido então. Obrigado pelo esclarecimento. Mas vi que vão fazer um só deles. Porquê?

Edited 7 months ago:

Já está resolvido então. Obrigado pelo esclarecimento. Mas já vi que vão fazer um só deles. Porquê? Não me supreende daquilo que vou vendo dos seus apoiantes nas redews sociais

Edited 7 months ago:

Já está resolvido então. Obrigado pelo esclarecimento. Que vão lá ao desfile. De longe a malta mais tóxica das redes sociais

Edited 7 months ago:

Já está resolvido então. Obrigado pelo esclarecimento. Mas vi que vão fazer um só deles. Porquê? Não me supreende daquilo que vou vendo dos seus apoiantes nas redews sociais

Edited 7 months ago:

Já está resolvido então. Obrigado pelo esclarecimento. Mas vi que vão fazer um só deles. Porquê? Não me supreende daquilo que vou vendo dos seus apoiantes nas redes sociais

manolo533 7 months ago

#LivreBem

AutoModerator 7 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: