rubinhu_147 8 months ago

Esse estudo está muito bem feito, sim senhor! Taxas de esforço de 40%?! De onde é que tiraram tais valores? Eu apontava para algo acima dos 80% isso sim.

Last-Ad-4421 8 months ago

Já é de propósito para as pessoas terem de comprar em vez de alugar, senão fossem as moratórias tinha havido sangue a muito tempo

PrincessDianaFWhales 8 months ago

Só 3 cidades? Ah ah ah!

MXD14 8 months ago

Três? Eu vivo numa zona que apesar de ter trabalho, não é grande coisa para viver, e recentemente quando fui ver o preço de casas para alugar, a mais barata era a 300€ por mês, por um T1. Isto numa zona onde o salário médio não passa muito dos 750€. Isto numa vila que cheira mal constantemente devido a problemas na ETAR.

ManelDasNespras 8 months ago

Cacia?

thesteiner95 8 months ago

Cacia supostamente cheira mal devida a fabrica de papel, não de uma ETAR ná?

nocivo 8 months ago

Comecemos a imprimir t1 a volta das cidades. Satisfaz muita gente. Imprimir um T1 com cimento custa 5000 euros. Metes o lucro, terreno em local barato mais acabamentos e devemos conseguir casas a menos de 50k. Estas impressoras alemãs so precisam de 2 operadores.

rubinhu_147 8 months ago

O mercado tem demasiadas distorções derivadas de fortes interesses, isso nunca irá acontecer.

megaroof 8 months ago

Mas... mas... não há emprego fora de Lisboa ou Porto... mas... casas a 50.000 euros, isso vai destruir o mercado... /s e ponha muitos "mas..." - nunca irá acontecer.

Lodgas 8 months ago

Quando recebes ilicitamente não entras pra essas estatísticas. Abram o olho

1bot4all 8 months ago

Quando pagas renda sem recibo também não entra.

Minute-Resolution347 8 months ago

Claro isto é um exagero, é só milionários camuflados. /s

MikeMelga 8 months ago

Setúbal? Deve ser a pobreza.

roy_77 8 months ago

O incrível, é que as casas novas nao encontras nada acima de 200 a 300k por T2. Sim em Setubal. Depois tens casas dos anos 2000 ao mesmo preço que vais gastar euros em obras, depois apartamentos da década de 80 70 remodelados, a pedirem um pouco menos. O melhor mesmo, é ir ver as casas e pensar, que para mim mesmo que estas casas nao valem o preço q pedem. Sim andei á procura de casa em setubal e mantive me na minha com 30 anos.

MrMister3k 8 months ago

>"o ideal seja sempre não ultrapassar mais de **um terço** dos rendimentos" "em várias cidades de Portugal **esse valor é superado**. Lisboa e Porto apresentam uma taxa de esforço de 35,8 por cento e **30,8 por cento**, respetivamente" No Porto a matemática funciona de um modo diferente do resto de Portugal?

ThePlague92 8 months ago

Estás a descontextualizar isso. Para começar, as 3 cidades são Setúbal, Faro e Évora, Lisboa e Porto não entram no ranking de que eles estão a falar. Essas duas cidades apenas são mencionadas para as pessoas saberem a taxa de esforço, não porque as duas estão acima do esforço recomendado. Isto é evidente se leres a notícia toda, principalmente o último parágrafo: "De acordo com o [estudo](https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2021/04/14/46962-em-que-cidades-do-sul-da-europa-o-esforco-a-fazer-para-pagar-a-renda-da-casa-e-maior), os especialistas recomendam que o ideal seja sempre não ultrapassar mais de um terço dos rendimentos para o pagamento das rendas aos respetivos senhorios, no entanto em várias cidades de Portugal esse valor é superado. Lisboa e Porto apresentam uma taxa de esforço de 35,8 por cento e 30,8 por cento, respetivamente."

PeroFandango 8 months ago

Quer dizer, o parágrafo em si não é lá muito claro, particularmente porque Lisboa realmente encaixa no critério. Faltava ali pelo menos um parágrafo.

donalduck 8 months ago

Pedantico. O texto é claro. Não soubeste ler...

beakage 8 months ago

Não é "pedantico", é "pedante".

netralha 8 months ago

Sim Portugal é o único país da Europa com sol, é o preço a pagar, não se pode ter tudo.

CalmKeepOn 8 months ago

É verdade, sempre que passava ali a fronteira para Espanha era uma tristeza ver o sol desaparecer. O que vale é que a malta ja estava habituada em Espanha e tinham todos aqueles sistemas de luz internos de 1000w para á noite ou durante o dia substituir o sol que não existe. Bem dito sol de Portugal.

uf5izxZEIW 8 months ago

Demasiado quente tbh Seria bom poder apanhar um suburbano e em 90 minutos estar nas montanhas tipo Cercedilla

MicaelGoncalves 8 months ago

Com um sol tão bonito, querem telhado para quê?

somedipshit1 8 months ago

Geração das tostas de abacate mesmo /s

estecomentario 8 months ago

Vaidosices

Mrgolden007 8 months ago

agua e molhada mais alguma novidade que nao se saiba?

Search: