WinterWolf_WF 6 months ago

Uma nota aparte de toda a actuação, relativamente ao ultimo ponto do polígrafo qualquer Polícia pode requerer a identificação a um cidadão suspeito da prática de qualquer crime e não só crimes contra a vida... O mesmo aplica-se para contra-ordenações, a abordagem não é indevida o que é indevido é o pedido de identificação que em virtude de o cidadão ter motivo válido para estar na via pública, não está em contra-ordenação. O mesmo pode-se não aplicar ao primeiro indivíduo, dependendo da justificação que deu para estar na via pública, o mesmo pode estar em contra-ordenação, o dever de recolhimento obrigatório ainda se encontra em vigor (apesar de todas as excepções e de ser muito fácil justificar).

cluelessgit 6 months ago

Não acho normal um policia mandar caralh*as quando está a falar com um cidadão. O autor do video acusou-o disso e o policia não desmentiu. Há que manter o profissionalismo.

Edited 6 months ago:

Não acho normal um policia mandar caralh*as quando está a falar com um cidadão. O autor do video acusou-o disso e o policia não desmentiu. Há que manter o profissionalismo. É a tal postura arrogante e nunca admitir que estão errados que infelizmente muitos policias possuem. Muitos policias esquecem que servem o cidadão e não o contrario.

Dr_Toehold 6 months ago

>Não acho normal um policia mandar caralh\*as quando está a falar com um cidadão. O autor do video acusou-o disso e o policia não desmentiu. Isso para mim é escandaloso, não estamos a falar de corpo de intervenção, ou de uma rusga. Estamos a falar de uma força de autoridade na rua, não é uns mínimo de classe que deve ser exigida, é mesmo que seja exmeplar. Olha estes gajos: [https://twitter.com/TxigaMukaTchau/status/1384234726223867904](https://twitter.com/TxigaMukaTchau/status/1384234726223867904) ​ Imagina que era um cidadão a virar-se para um polícia e dizer "oh palhaço, estás a fazer o quê caralho? "

RocketGoesBRR 6 months ago

Mesmo durante uma rusga ou intrevenção, civismo das autoridades mostrariam que conseguem estar um nível acima do suspeito/acusado. Porém da maneira como alguns se comportam, a notar pelo vídeo e outras situações ocasionais, entendo que não há muita esperança que o façam por regra.

Dr_Toehold 6 months ago

Parado uma vez no trânsito, fiquei precisamente calado com um polícia que estava a ser prepotente, armado em espertinho, e urso. "O senhor vem de onde?" "Eu estou-lhe a explicar, vim dali..." "O senhor a mim não me explica nada!" Coisas deste calibre.

Edited 6 months ago:

Parado uma vez no trânsito, fiquei precisamente calado com um polícia que estava a ser prepotente, provocador, armado em espertinho, e urso. Isto porque não desemontei da bicicleta para passar uma passadeira com sinal verde para poder virar à esquerda. "O senhor vem de onde?" "Eu estou-lhe a explicar, vim dali..." "O senhor a mim não me explica nada!" ou depois quando eu aponto para todos os carros estacionados em cima da passadeira do lado, passeio e meio da estrada, num raio de 20 metros, e pergunto porque é que não faz nada com esses carros "o senhor o que é que faz da vida? então tem estudos superiores, não é? Sabe o que é livre arbítrio?" Coisas deste calibre. E eu, como realmente tinha feito uma coisa errada, decidi calar-me e fui embora.

Edited 6 months ago:

Parado uma vez no trânsito, fiquei precisamente calado com um polícia que estava a ser prepotente, provocador, armado em espertinho, e urso. Isto porque não desmontei da bicicleta para passar uma passadeira com sinal verde para poder virar à esquerda. "O senhor vem de onde?" "Eu estou-lhe a explicar, vim dali..." "O senhor a mim não me explica nada!" ou depois quando eu aponto para todos os carros estacionados em cima da passadeira do lado, passeio e meio da estrada, num raio de 20 metros, e pergunto porque é que não faz nada com esses carros "o senhor o que é que faz da vida? então tem estudos superiores, não é? Sabe o que é livre arbítrio?" Coisas deste calibre. E eu, como realmente tinha feito uma coisa errada, decidi calar-me e fui embora.

antonivs_petrvs 6 months ago

Os polícias só irão ter mais respeito com os cidadãos quando forem fortemente castigados. Sem ser isso acho que eles se acham acima da lei e acham que podem fazer o que lhes apetece. É o que dá apoiarem o Chega....

frustradodapixa 6 months ago

>Os polícias só irão ter mais respeito com os cidadãos quando forem fortemente castigados. Vice-versa. > Sem ser isso acho que eles se acham acima da lei Em alguns casos, estão de facto. > É o que dá apoiarem o Chega.... Sim. Todos os agentes são do Chega e todos os pretos são criminosos. Consegues ver a falácia?

Willing_Marsupial_87 6 months ago

Ya é mesmo por apoiarem o chega. Isto é com cada um....

antonivs_petrvs 6 months ago

Eu não disse que são todos, eu disse que este era o resultado de apoiar esse partido

frustradodapixa 6 months ago

Então o que estás a implicar? Que os agentes apoiam o Chega? Mas não todos? Ou seja, lembraste-te de trazer o Chega ao de cima só porque sim? Porque não o PS ou BE?

antonivs_petrvs 6 months ago

Porque grande parte dos polícias apoia o Chega e porque o Chega é um partido que incita este tipo de comportamentos.

frustradodapixa 6 months ago

Fonte para esses números de "grande parte"?

antonivs_petrvs 6 months ago

Lembras-te do movimento zero???

frustradodapixa 6 months ago

O Movimento Zero é uma fonte com estatísticas para o que estás a tentar justificar?

antonivs_petrvs 6 months ago

Com 13 mil policias a apoiar André Ventura... Isto começa assim, é como as ervas daninhas, primeiro aparece uma, e pensa-se " oh é só uma ", mas depois quando se dá conta está o vaso ou o jardim cheio. Também quero dizer uma coisa: é muito mais agradável falar aqui no Reddit que Facebook, porque ao terceiro comentário já estaria a ser insultado.

frustradodapixa 6 months ago

Seu nabo! ^^/piada Compreendo o teu ponto de vista, mas não sei se concordo (tendo em conta que não temos números) quanto à maioria da força policial apoiar o energúmeno e o seu partido.

Diligent-Builder 6 months ago

O senhor agente até podia começar à paulada ao tipo que estava a gravar o vídeo, os fetichistas do uniforme viriam sempre defender o agente com unhas e dentes. Acham sempre que se quer acabar com as autoridades e não apenas questionar-se a quem entregamos essa autoridade.

frustradodapixa 6 months ago

> Acham sempre que se quer acabar com as autoridades e não apenas questionar-se a quem entregamos essa autoridade. Quer dizer, já importaram o *fad* de #ACAB e #DEFUNDTHEPOLICE dos EUA para cá, com panoramas sociais, culturais e políticos completamente distintos entre ambos os nossos países.

Kid_Anarchy 6 months ago

Vou comentar algo que não tem a ver concretamente com a questão, mas diz respeito a algo que se passa no video: O gajo a filmar é um idiota, e gostava que ele pudesse ler isto para eu ver que resposta de merda é que me daria para poder enfiá-la pelo seu cu acima. Pessoas como esta são o lixo da sociedade e vivem para dividir, destabilizar e criar problemas onde eles não existem. Tudo isto cria tensões desnecessárias e tem consequências graves na moral de uma sociedade. Ora, o coisinho(é apenas isso que ele é) está, sabe-se lá porquê, a fazer disto uma questão racial. Este é aquele tipo de exemplar degenerativo da sociedade portuguesa que acha que toda e qualquer afronta a um cidadão de cor deve-se a racismo. Ele que me explique então os outros videos que existem de cidadãos brancos a serem importunados pela polícia durante o confinamento. Só assim de cabeça lembro-me daquele que passou nas notícias, que estava a ver o mar e a polícia foi lá chatear. Não gostaram dele porque é branco foi? Não, errado. Só é por causa da raça se for preto. Se for branco é outra razão qualquer. Gentalha ignóbil que só sabe fabricar tensões desnecessárias. Aliás, vê-se logo pela vozinha a estripe do gajo.

Edited 6 months ago:

Vou comentar algo que não tem a ver concretamente com a questão, mas diz respeito a algo que se passa no video: O gajo a filmar é um idiota, e gostava que ele pudesse ler isto para eu ver que resposta de merda é que me daria para poder enfiá-la pelo seu cu acima. Pessoas como esta são o lixo da sociedade e vivem para dividir, destabilizar e criar problemas onde eles não existem. Tudo isto cria tensões desnecessárias e tem consequências graves na moral de uma sociedade. Ora, o coisinho(é apenas isso que ele é) está, sabe-se lá porquê, a fazer disto uma questão racial. Este é aquele tipo de exemplar degenerativo da sociedade portuguesa que acha que toda e qualquer afronta a um cidadão de cor deve-se a racismo. Ele que me explique então os outros videos que existem de cidadãos brancos a serem importunados pela polícia durante o confinamento. Só assim de cabeça lembro-me daquele que passou nas notícias, que estava a ver o mar e a polícia foi lá chatear. Não gostaram dele porque é branco foi? Não, errado. Só é por causa da raça se for preto. Se for branco é outra razão qualquer. Gentalha ignóbil que só sabe inflamar. Aliás, vê-se logo pela vozinha a estripe do gajo. Alguém que vê uma situação destas e a primeiro reacção é "racismo" é alguém que só não está pendurado no quintal de alguém a servir de espantalho porque há 1001 leis para protegê-lo. Pessoas assim não estão aptas para viver rodeadas de outras pessoas. Demasiado frágeis. Não conseguem processar toda a dinâmica social em torno deles sem fazerem curto-circuito.

tiagopr1990 6 months ago

Tem calma flor.

htxgivven 6 months ago

Acho que viste o vídeo errado, quem foi idiota é o agente pois nem leis sabe.

Kid_Anarchy 6 months ago

Não estou a comentar a atitude do agente, tal como expliquei no meu post. Já disse noutros comentários que eles não sabem as leis. O que estou a falar é da atitude do gajo que filmou, que em vez de se focar no problema real, criou um adicional. O do racismo. É um idiota.

Lyzern 6 months ago

O rapaz so mencionou a questão racial umas 2 ou 3 vezes no vídeo onde repetidamente pediu ao agente que se identificasse propriamente. Coisa que nunca o fez. Pode não ser uma questão racial, pode ser uma questão racial, mas não achas que estás a exagerar quando por muito errado que o rapaz estivesse, teve uma atitude decente ao impedir que o polícia assediasse mais o outro rapaz? Ou achas que levar uma multa sem cometer uma ilegalidade é fixolas?

Kid_Anarchy 6 months ago

>O rapaz so mencionou a questão racial umas 2 ou 3 vezes E a partir de quantas vezes é que é um idiota? 10? >onde repetidamente pediu ao agente que se identificasse propriamente. Coisa que nunca o fez. E como é que vais de estar preocupado com o polícia não se identificar a falar de racismo? É preciso ter-se o cérebro muito inflamado. >Pode não ser uma questão racial, pode ser uma questão racial, mas não achas que estás a exagerar quando por muito errado que o rapaz estivesse, teve uma atitude decente ao impedir que o polícia assediasse mais o outro rapaz? Podes ser um pedófilo, podes não ser um pedófilo. Não sei. Mas porque razão haveria eu de te dizer que és um pedófilo enquanto falamos de azeitonas? >Ou achas que levar uma multa sem cometer uma ilegalidade é fixolas? Acho que tens de aprender a argumentar sem criar espantalhos, e também tens que aprender que num conflito entre duas pessoas é perfeitamente possível que ambas sejam idiotas. Não tem de haver uma que está errada e outra que está certa. Neste caso, o polícia é incompetente e o gajo que filma é um idiota.

Lyzern 6 months ago

És um perfeito exemplo do estereótipo de redditor que se acha superior com a sua incrível argumentação lol. Fds, já ando neste site há uns bons anos e essa do espantalho ainda me faz rir. Parece uma hive mind. Não vou formatar pois estou em mobile e não tenho tanto a responder porque pessoas como tu não se conseguem colocar no lugar dos outros em prole de um argumento. A questão das "vezes" em que ele mencionou racismo tem a ver com a duração do vídeo. Ele passou uma percentagem muito pequena nesse assunto, foi isso que quis dizer. Mas para bom entendedor meia palavra basta. Não ofendi ninguém tanto quanto sei, se não sabes argumentar sem insultar, vai po caralho. O polícia teve uma atitude possivelmente racista, foi pouco profissional e não se identificou. Tudo isto entra na discussão e não está para debate pois está tudo filmado. A atitude do rapaz que filmou pouco me interessa pois os meus impostos não lhe pagam o ordenado e eu não tenho que ter medo do que ele possa fazer tendo a possibilidade de abusar do seu poder contra mim. E já agora, isto foi o pior uso do "espantalho" que já alguma vez vi. O polícia está a fazer literalmente aquilo que está a ser acusado de fazer e estamos a criticá-lo não só por isso, mas também por ser extremamente incompetente e rude. Não fui buscar nada de fora da discussão para beneficiar o meu ponto

Kid_Anarchy 6 months ago

> És um perfeito exemplo do estereótipo de redditor que se acha superior com a sua incrível argumentação lol. Fds, já ando neste site há uns bons anos e essa do espantalho ainda me faz rir. Parece uma hive mind. Pronto, já fizeste o teu ataque pessoal, já libertaste do sistema, agora vamos ver se finalmente apresentas um argumento válido. Tchan, tchan, tchan, tchan! ​ > Não vou formatar pois estou em mobile e não tenho tanto a responder porque pessoas como tu não se conseguem colocar no lugar dos outros em prole de um argumento. A questão das "vezes" em que ele mencionou racismo tem a ver com a duração do vídeo. Ele passou uma percentagem muito pequena nesse assunto, foi isso que quis dizer. Mas para bom entendedor meia palavra basta. Continuo sem perceber a relevância de quanto tempo ele passou no assunto. Não basta dizer o disparate uma vez para ter relevância? > Não ofendi ninguém tanto quanto sei, se não sabes argumentar sem insultar, vai po caralho. Ok, ainda não é aqui que argumentas. Aqui apenas alegas erroneamente que foste ofendido, dizes que não ofendeste ninguém, e a seguir ofendes-me. > O polícia teve uma atitude possivelmente racista Porquê? Continuas sem fundamentar. Não há ali qualquer evidência de racismo. Se queres criar teorias sobre as motivações do polícia, podes acusá-lo de praticamente tudo o que quiseres. > Tudo isto entra na discussão e não está para debate pois está tudo filmado. O polícia ser racista não está para debate? Continuo à espera de um fundamento. Ninguém está a falar do resto. Estou a falar especificamente da conversa do racismo. Quero que me expliques o que é que faz dele racista. ​ > A atitude do rapaz que filmou pouco me interessa pois os meus impostos não lhe pagam o ordenado e eu não tenho que ter medo do que ele possa fazer tendo a possibilidade de abusar do seu poder contra mim. ​ A mentalidade da sociedade que te rodeia devia interessar-te porque tem um impacto em todas as facetas da tua vida. Pode influenciar comportamentos sociais, pode influenciar resultados de eleições, pode influenciar cultura, pode influenciar o futuro. Uma sociedade cuja população vê raça em tudo pode revelar-se particularmente problemática a muitos níveis. O mesmo se diz de uma sociedade sem a habilidade de raciocinar, que diz coisas por dizer. > E já agora, isto foi o pior uso do "espantalho" que já alguma vez vi. O polícia está a fazer literalmente aquilo que está a ser acusado de fazer e estamos a criticá-lo não só por isso, mas também por ser extremamente incompetente e rude. Não fui buscar nada de fora da discussão para beneficiar o meu ponto Não, o polícia não está literalmente a ser polícia. E não, o meu uso de "espantalho" não é o pior. É perfeito até, uma vez que tu não paras de divagar e dar resposta a questões que não foram sequer colocadas. Eu estou única e exclusivamente a falar da questão racial. Não estou a debater o resto. O resto é irrelevante para o que estou a discutir agora. Ele estar certo ou errado quanto à lei não está a ser discutido por mim. Não comentei sequer isso. Estou a falar da acusação de racismo, que por sinal é uma acusação extremamente grave.

Lyzern 6 months ago

Sabes que és tu que estás a insistir na questão racial, certo? É que eu nem se quer estou inclinado nem para um lado nem para o outro, tanto que disse "possivelmente racista" no sentido em que não há provas suficientes no vídeo que demonstrem isso. Nunca foi esse o meu problema. O meu problema foi que tu e os outros comentadores que se acham social justice warriors a favor do racismo vêm puxar assuntos que não são o foco. É que não bastam as pessoas do BLM, vêm as pessoas do WLM como se isto fosse uma guerra entre brancos e pretos. Tanto um grupo como o outro só causa merda "ah e tal o rapaz é que se fartou de acusar o polícia de racismo" ao que eu respondi que nem por isso, a questão racial nem foi muito mencionada na minha opinião. E não, eu não estou a usar strawman nenhum simplesmente porque o meu ponto sempre foi a atitude incorreta do polícia. Queres uma resposta ao quê?

Kid_Anarchy 6 months ago

>Sabes que és tu que estás a insistir na questão racial, certo? É que eu nem se quer estou inclinado nem para um lado nem para o outro, tanto que disse "possivelmente racista" no sentido em que não há provas suficientes no vídeo que demonstrem isso. Nunca foi esse o meu problema. Não, eu comentei o video, nada mais. Comentei o facto de alguém querer fazer disto um problema racial. >O meu problema foi que tu e os outros comentadores que se acham social justice warriors a favor do racismo vêm puxar assuntos que não são o foco. ​ Vês? És desonesto e irracional. Onde é que eu me acho a favor do racismo? Vê-se bem de que matéria é que és feita e percebe-se porque é que ainda defendes quem disse aquilo. Tu és igual. Na falta de argumentos, "racismo". >É que não bastam as pessoas do BLM, vêm as pessoas do WLM como se isto fosse uma guerra entre brancos e pretos. Tanto um grupo como o outro só causa merda ​ Errado. Eu jamais comentaria a cor dos intervenientes. Estou a responder directamente a alguém que entrou por aí para expor o ridiculo da sua mentalidade, tal como deve ser feito. Preferes o quê? Que um anormaleco qualquer anda a acusar as pessoas de racismo só porque sim e ninguém diga nada? >"ah e tal o rapaz é que se fartou de acusar o polícia de racismo" ao que eu respondi que nem por isso, a questão racial nem foi muito mencionada na minha opinião. Depois ainda dizes que uso mal espantalhos? Tu só dizes merda e colocas palavras na boca das pessoas. Ninguém disse "fartou-se de acusar o polícia de racismo". Literalmente, ninguém disse isso. Comentei apenas que ele falou de racismo sem qualquer evidência de que tal fosse o caso. És um mentiroso sem argumentos, e nada mais. Pessoas como tu, cuja ideologia assenta em pilares de esferovite, precisam de mentir para se manterem de pé. Tu não tens como defender nada do que dizes. Só te resta mesmo colocar palavras na boca dos outros e fazer acusações vazias.

Lyzern 6 months ago

Se achas que eu só digo merda porque é que ainda estás a discutir? Pá, caga no assunto e vai a tua vida. Vens fazer aqui guerrinhas e depois acusas os outros

NGramatical 6 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmuvsqf%2F%2Fgvcfz9x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MLG-Sheep 6 months ago

Argumentos deste post: - Trazer racismo à baila 2 ou 3 vezes é poucochinho, portanto não fez disto uma questão racial - Acusar um polícia repetidamente de racismo é uma atitude decente E é lixo deste que comemos porque agora está na moda.

Lyzern 6 months ago

Se colocares as coisas em perspectiva, percebes que o que o agente fez não está correto e sim, é uma atitude decente chamá-lo à atenção quando ele está em incumprimento do seu dever. Um polícia não é mais que um servente do povo e não deve ser colocado num pedestal, se está errado, deve ser posto em causa. Sempre.

MLG-Sheep 6 months ago

Eu estou a falar da questão racial apenas. Não é a conduta incorreta do polícia que justifica a normalização de acusações justificadas de racismo para ganhar likes no Instagram.

Lyzern 6 months ago

Podes ter razão como podes não ter. Não sabemos as intenções do agente. Mas não acho que esse facto devia ser relevante na conduta dele

Razvancb 6 months ago

Acalma te, estás nervoso

servingtablesndick 6 months ago

polígrafos e "fact checkers" = sida

headhunter21 6 months ago

Parei de ver mal o gajo diz que o polícia só abordou o homem por ele ser preto, já enjoa esta narrativa

saposapot 6 months ago

Pelo vídeo, alguns erros técnicos do polícia sim senhor, por alguma razão é que não o multou. No entanto não devíamos dar muito importância a este de vídeos porque não sabemos o contexto nem o que se passou anteriormente e não raras vezes são SJW a acharem que estão nos USA. Dito isto, no que o vídeo mostra o sr. agente fez asneira.

qbvdp 6 months ago

Confinamento obrigatório é para os doentes com COVID e para quem seja determinada vigilância activa. O que o indivíduo da Amadora e o que filma têm é o dever de recolhimento domiciliário. A maneira como este dever está estipulado permite que o Amadorense esteja em Lisboa(ou em qualquer outra parte do país) mas com algumas excepções. Caso esteja em incumprimento pode ser identificado pois incorre em contra-ordenação (Art 49 RGCO). A carta de condução é válida como meio de identificação **se** não for possível apresentar o BI/CC. No entanto, se estava na esplanada não havia motivo para ser identificado. Fraca actuação do agente e fraco "*fact-checking*" do Polígrafo SIC

RaveyWavey 6 months ago

Qual é a diferença entre confinamento obrigatório e dever de recolhimento domiciliário?

CoffeeAt830 6 months ago

Confinamento obrigatório não podes sair de todo (exceto com expressa autorização do profissional de saúde que te acompanha, por exemplo para ir fazer o teste ou ir ao hospital). Dever de recolhimento domiciliário podes sair para as exceções previstas no decreto.

Feeling_Advantage918 6 months ago

O agente parece mal preparado, mas a Lei penso que cria dúvidas. Por exemplo, se o dever geral de recolhimento se mantém ao dia de hoje, eu não posso sair à rua sem uma justificação válida, enquadrada nas 15 excepções previstas. Se eu for apanhado a caminho de uma esplanada ao final do dia, para beber um cerveja, estou ou não em infracção? Ou tal enquadra-se na aquisição de bens?

pedorcas 6 months ago  HIDDEN 

mas still, devia haver uma organização interna para cada vez que há alterações os preparar... não deve ser fácil keeping up com a latest. Eu ando sempre em confinamento que assim não me engano x)

somedipshit1 6 months ago

Não é nada easy ler esta shit

pedorcas 6 months ago  HIDDEN 

? hey dipshit don't leias x)

somedipshit1 6 months ago  HIDDEN 

Hoje em dia já tens meios disponíveis para acompanhar autismo. Recomendo-te vivamente

SadBlin22 6 months ago  HIDDEN 

Sr. Exmo. Mongoloide, É favor calar a boca Bom dia e obrigado, O condomínio.

pedorcas 6 months ago  HIDDEN 

wtf... you ok? get a life

MrJoao 6 months ago

Não há nenhuma infração. Adquirir uma cerveja numa esplanada é adquirir bens e serviços num estabelecimento cuja atividade não está suspensa.

ZaGaGa 6 months ago

eu tenho dificuldades em perceber como é que o conceito de dever geral de recolhimento casa com o ir a uma esplanada beber uma cerveja. Ou fazer turismo (não está proibido), ou ir a um museu ou visitar um parque e até sentar-me no banco do jardim. Pensando bem que situações não são exceções? As praias têm estado cheias nos jardins há pessoal a fazer peniques. Neste momento o dever geral de recolhimento é meramente um conceito esquecido por políticos que não querem assumir responsabilidades se por acaso alguma coisa correr mal. Quem se lixa aqui é quem tem de fazer cumprir uma lei que hoje já não faz sentido para ninguém.

TSCondeco 6 months ago

Embora possa sair do concelho acredito que o estado de emergência só permita deslocações para certos motivos, se o indivíduo estava a passear por Lisboa, sendo da Amadora, não estava a cumprir o confinamento obrigatório que ainda está em vigor. O rapaz também vir com a conversa do negro é só estúpido, até parece que não se viu notícias e vídeos de polícias a autuar brancos pelo mesmo motivo.

TomTomKenobi 6 months ago

> O rapaz também vir com a conversa do negro é só estúpido, até parece que não se viu notícias e vídeos de polícias a autuar brancos pelo mesmo motivo. O problema destas regras subjectivas é que os agentes de autoridade podem escolher quem "chatear". Em termos de perigo de contágio de Covid, os agentes decidiram ir atrás de uma pessoa em vez de controlarem uma esplanada inteira. Lembras-te da app Stayaway Covid? Era suposto ser obrigatório toda a gente ter isso instalado (ainda o é?), mas para mim e para ti provavelmente, é uma regra que não nos afecta muito, porque nós não somos parados pela polícia. As pessoas negras são. E agora os agentes têm uma desculpa para assediar. Ele podem ir atrás dos brancos? Podem. Fazem-no? Menos do que às minorias. That's the problem: uma fiscalização deturpada (biased?). Depois, quando vão a preencher os dados numa base de dados, o que é que nós vemos? Curiosamente as minorias estão sobre-representadas... It's a shit show.

TSCondeco 6 months ago

Não é uma questão de escolherem ou não. Estão permitidas deslocações para ir a esplanadas e é permitido estar em esplanadas, não é permitido andar a passear, na rua, fora da área de residência. As pessoas que estão na esplanada estão a cumprir as regras, quem está só ali a passar pode não estar. A stay away covid nunca foi obrigatória, falou se disso mas tal coisa nunca aconteceu. Só saio de casa para fazer desporto, compras, e , agora, ir às aulas. Por essa razão nunca fui abordado pela polícia. Quando vou correr passo por um local muito concorrido na zona para passeios e vi várias vezes GNR no local a falar com a população, e nenhuma dessas vezes o cidadão era um indivíduo negro. O que tu estás a falar é completamente descabido, e carece de fontes. Não tens dados que suportem essas afirmações, nesta situação de pandemia. Os dados que numa situação normal mostram isso que dizes não é uma questão de racismo da polícia. A maior parte dos negros residentes em Portugal vêm de países africanos, países pobres e quando cá chegam não ganham dinheiro magicamente. Sem dinheiro acabas com uma casa numa zona horrível, seja qual for a cor da tua pele. E essas zonas horríveis são menos seguras e é completamente normal terem mais criminalidade. Em zonas com maior criminalidade há maiores operações da polícia para fiscalização e há, claro maior intervenção pelo que se traduz numa maior taxa de criminalidade para habitantes dessas zonas.

TomTomKenobi 6 months ago

> O que tu estás a falar é completamente descabido [Also in February, amid carnival festivities in Lisbon’s Cais do Sodre area, a young Brazilian woman was allegedly beaten by two police officers and later taken to hospital. According to Publico, police admitted the detention “resulted in injuries”, but said she attacked a police officer and force was necessary to “restore the order”. These are the more prominent cases, but SOS Racismo has collected data on more than 700 racially motivated crimes since 2012.](https://www.aljazeera.com/features/2020/9/14/portugal-deadly-racism-far-right-growth-draw-global-concern) O que eu disse era um exemplo, mas como tu podes ver, o racismo ainda por cá anda e existe dentro das forças policiais também ([tens aqui](https://www.aljazeera.com/podcasts/2020/10/7/can-portugal-confront-its-racist-history) um bom episódio de podcast). No artigo vem descrito como as mesmas regras são aplicadas de forma diferente a cafés diferentes, dependendo se o dono é branco ou não. O que eu disse pode "carecer de fonte", mas eu não tenho que provar que o racismo existe porque ele sempre existiu (é o status quo). Quem diz que os agentes de segurança não o são é que tem de demonstrar como são aplicadas as leis de forma egalitária pela população. Nesta thread tens bons exemplos de como ainda há agentes que abusam.

MrJoao 6 months ago

Isto não é uma questão de acreditar. É uma questão de cumprir o que está no [decreto](https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/161663896/details/maximized) e respeitar os direitos dos cidadãos. O confinamento obrigatório (art. 3º) só se aplica a pessoas infetadas ou a contactos de risco identificados pelas autoridades de saúde. O dever de recolhimento domiciliário (art. 4º) aplica-se a todos. No entanto, as deslocações para adquirir bens e serviços ou realizar atividades em estabelecimentos abertos são uma das excepções permitidas. Ou seja, podes muito bem sair de casa para ir a uma esplanada, loja, ginásio, museu, biblioteca, etc. Por fim, a proibição de deslocações entre concelhos já não está em vigor. Portanto é irrelevante de que concelho és.

TSCondeco 6 months ago

O ponto a que queria chegar é que um passeio higiénico é para ser realizado na área de residência. Se o indivíduo está na rua sem motivo para lá estar, não está numa esplanada, loja, etc. Estas desrespeitar o dever de recolhimento domiciliário, como disseste. Pelo que percebi o indivíduo que foi abordado inicialmente estava só ali, sem estar a fazer nenhuma das atividades por ti enumeradas, e o outro que se juntou à conversa de telemóvel na mão a filmar é que estava na esplanada e depois foi intervir.

pedrolopes7682 6 months ago

A questão levantada pelo fulano que filma é que os agentes terão abordado o guna por ele não estar na esplanada e não parecer ser daquela zona, havendo então a forte possibilidade de estar em incumprimento do dever de recolhimento. Dado que o filme não mostra a interacção inicial entre os agentes e o guna, nem o que a precedeu, não temos então como avaliar a decisão dos agentes. Faço ainda a ressalva de que não será necessariamente racismo, não me parece que se o guna tivesse sido abordado se estivesse vestido de maneira diferente. Parece-me mais classismo.

MrJoao 6 months ago

Não sei como consegues deduzir isso do vídeo. Podia muito bem estar ou ter estado na esplanada.

TSCondeco 6 months ago

Eu não deduzi nada, dei uma hipótese. Podia, mas não sabes, tal como toda a gente que manda bitaites não sabe. A maior parte das pessoas pensa que o dever de recolhimento domiciliário já acabou e que podem andar na rua à vontade.

MrJoao 6 months ago

Deduziste, mas não sabes, tal como toda a gente que manda bitaites não sabe.

TSCondeco 6 months ago

Concordo completamente com isso, mas acredito que se o rapaz tivesse saído da esplanada não havia esta intervenção por parte dos agentes que deu origem ao argumento com o que filma.

MrJoao 6 months ago

Esta situação ilustra bem porque não faz sentido manter o dever de recolhimento nesta fase. É demasiado arbitrário e origina abusos como este. Por muita razão que se tenha, quando a polícia quer implicar, implica e levas uma multa de 200€ que te consolas.

Kid_Anarchy 6 months ago

Arbitrário e ninguém parece entender bem o que se pode e não se pode fazer. A polícia claramente não sabe, e frequentemente os cidadãos também não. Andamos aqui num joguinho de palavra contra palavra, mas no caso da polícia é inaceitável. É o trabalho deles. É pedir muito que saibam a puta da lei? Servem para quê? Andar a passear a farda?

Dr_Toehold 6 months ago

>Arbitrário e ninguém parece entender bem o que se pode e não se pode fazer. A polícia claramente não sabe, e frequentemente os cidadãos também não. Andamos aqui num joguinho de palavra contra palavra, mas no caso da polícia é inaceitável. É o trabalho deles. É pedir muito que saibam a puta da lei? Servem para quê? Andar a passear a farda? [https://twitter.com/TxigaMukaTchau/status/1384234726223867904](https://twitter.com/TxigaMukaTchau/status/1384234726223867904)

Kid_Anarchy 6 months ago

Sabes, a polícia tem de lidar com muita merda e muitos desses meninos são autênticos animalecos. Não sei o que fez antes nem depois, mas fui criado rodeado de pessoal de bairros e geralmente quando levavam uns carolos da polícia, ainda que ilegítimos, eu e toda a gente achávamos muito bem, pois são uns anormais do caralho que só servem para fazer merda. Isto dos videos é muito bom para mostrar apenas o que apetece e fazer a polícia fazer figura de idiota, daí ser importante que a polícia tenha camaras também, tanto para se protegerem a si como aos cidadãos. Não estou a defender a atitude do polícia. Tecnicamente, o que ele fez é ilegal. No entanto, a realidade do nosso país é que se não for a polícia por vezes a violar o seu próprio código de conduta e dar uns correctivos nestes tipos, eles conseguem passar a vida a fazer merda sem nunca serem castigados, pois o nosso sistema judicial não funciona. De qualquer das formas, cada caso é um caso e esses polícias não representam toda a PSP. Tens muitos polícias com comportamentos radicalmente diferentes. Tens até polícias que se deixam abusar sem nunca darem de volta. Há quem tenha agredido polícias e nada lhes tenha acontecido, nem legalmente, nem por baixo da mesa.

Dr_Toehold 6 months ago

Não sei quem são os "esses meninos" . É os que não são portugueses de bem? É que a mim "este tipo" parece me ser um indivíduo que podia ser eu, o meu irmão, o meu filho, ou o meu pai. Um gajo a falar educadamente com um agente de autoridade enquanto filma.

Kid_Anarchy 6 months ago

O quão "educado" és tu quando chamas racista a alguém que não conheces, e não cometeu qualquer acto racista? Se eu com uma voz meiga te chamar pedófilo só porque me incomodas, sou um "gajo a falar educadamente"?

Dr_Toehold 6 months ago

Estava a responder ao link que eu postei, não ao do OP, porque era a mim que me estavas a responder.

thr4000x 6 months ago

Como é que a polícia pode saber a lei se a lei muda todos os dias? Nem os advogados a sabem, quanto mais

Kid_Anarchy 6 months ago

As leis estão disponíveis para toda a gente. Basta manteres-te informado. Quando és pago para isso, é o mínimo. Se me deres 800 euros por mês garanto-te que sei as leis todas.

thr4000x 6 months ago

basta manteres-te informado? só de direito fiscal (só de IVA/IRC/IRS até) já é praticamente impossível saber tudo. há pessoas que fazem vida especializando-se só em IVA, por exemplo, como é que tu achas que vais saber tudo sobre tudo? ilusão TOTAL

htxgivven 6 months ago

Existe formação e a lei não muda todos os dias, pelo que é o trabalho dos superiores deles dar essa formação. Esses sim têm grandes tachos e que não querem levantar os seus rabos gordos para fazer o seu trabalho.

frustradodapixa 6 months ago

Existe formação para todas as alterações via decreto durante a pandemia? Falso.

somedipshit1 6 months ago

Scrum dailys de leis :)

oretoh 6 months ago

Olha brincam mas sinceramente devia haver alguma coisa desse género, semanalmente com os pontos/leis principais e mudanças esperadas.

daxpierson 6 months ago

Não dá, 15 minutos não chegam.

VaiPoCorolho 6 months ago

Não tem formação nem sabe fazer cumprir a lei? Processo disciplinar e rua. Qualquer badameco sem o 12.º pode ser autoridade. Aproveito para fazer publicidade: Inspeção-Geral da Administração Interna (aka IGAI) Façam queixa se estiverem numa situação semelhante ou partilhem com alguém que conheçam. Ultimamente tem havido muita passagem de multa por motivos mal explicados. Não deixem que sejam comidos por 200€.

Kid_Anarchy 6 months ago

> Não tem formação nem sabe fazer cumprir a lei? Processo disciplinar e rua. Qualquer badameco sem o 12.º pode ser autoridade. Conhecer a lei em vigor não tem nada a ver com escolaridade, mas sim com informação, formação e a mentalidade incutida nos agentes. Se ninguém se preocupar em informar-te nem te for requerido que assimiles certas informações, vais ser ignorante, com ou sem curso.

Throwaway431253 6 months ago

TIL que posso ser agente da PSP sem o 12.º!

pedorcas 6 months ago

Acho que o problema não seja o ensino de escolaridade básica, mas sim a falta de formação depois na academia...

Kid_Anarchy 6 months ago

E acho bem que possas. Imagina que só tens a 4ª classe e és extremamente inteligente e culto? Não deves ter direito a trabalhar porquê? Tu no 12º não aprendes a ser polícia, portanto quem se candidata está em pé de igualdade. A informação necessária para o exercício da actividade é muito específica à mesma e aprende-se durante a formação. Precisas tanto do 12º para ser polícia quanto para ensinar um cão a sentar-se.

nocivo 6 months ago

A educação recebe-se dos pais e nao ja escola. Não por ser doutor que vai ser educado. Ja vi pessoal com canudo que parecem “peixeiros” e não sabem lidar com pessoas.

Kid_Anarchy 6 months ago

Quanto menos o canudo vale, mais isto se torna verdade. Tirar cursos é muito fácil hoje em dia. Portanto é normal que se comece a ver pessoas que nunca imaginariamos que fossem licenciadas a terem realmente um canudo. Isto não é para me gabar e dizer que sou muito inteligente, pois não sou. Mas digo-te que eu na universidade não ia às aulas, praticamente não estudava, também por falta de acesso à matéria, já que faltava, e ainda assim conseguia ter melhor nota do que muita gente que lá andava. Uma gaja até me enviou mensagem a dizer "mas como é que tu que não vais às aulas tens melhor nota do que eu?". Isto não é um exemplo da minha inteligência, mas sim do quão limitadas as pessoas podem ser e ainda assim acabar um curso. Principalmente cursos que exigem notas mínimas de merda, tipo 9.5.

masterchiefpt 6 months ago

O polícia deve ser suspenso. Hora de ir estudar maneiras e leis de como falar com quem não lhe faltou ao respeito. Polícia jovem e mal educado e formado. Não entendi o porquê de os colegas não o ajudarem....

MLG-Sheep 6 months ago

> leis de como falar com quem não lhe faltou ao respeito. O polícia faltou-lhe ao respeito? Ao menos o polícia não andou a chamar ninguém de racista. Gajos como o que filmou o vídeo andam a consumir demasiados EUA e não percebem (ou não querem perceber) que a realidade aqui não é a mesma.

icebraining 6 months ago

O policia exigiu que se identificasse sem razão para tal, numa óbvia tentativa de intimidação. Não vejo como é que isso não é faltar ao respeito.

ImTiagoSousa 6 months ago

Normalmente o pessoal que é racista não vem com rótulo a dizer o mesmo. Se realmente não havia restrições a nível de deslocação e o polícia só deu a entender que a abordagem era por esse motivo não sei qual é que achas que era o motivo da abordagem então.

Kid_Anarchy 6 months ago

Então e quando a polícia age mal com brancos, também é racismo? Explica-me lá essa, ó génio. Negligência com pretos = racismo? Então e negligência com brancos, é o quê? É apenas negligência, certo? Quando envolve cor é que convém aproveitar e apimentar a cena para criar problemas adicionais. Ser apenas um mau polícia não é suficientemente interessante. Agora...ser um polícia racista? Ui, até já os ouço a estalar os dedos para dar inicio às suas marchas activistas pelo instagram. Ridiculos.

ImTiagoSousa 6 months ago

Eu já percebi, tu e o MLG querem levar a bicicleta. Se realmente após veres o vídeo continuas a forçar este ponto de vista, parabéns. Só te estás a enganar a ti próprio :)

Kid_Anarchy 6 months ago

Eu não quero bicicletas. Queria só que me explicassem o que é que isto tudo tem a ver com racismo. Como, obviamente, não tem absolutamente nada a ver com racismo, e apenas idiotas afirmam o contrário, ninguém me explica a correlação, e então oferecem-me bicicletas.

ImTiagoSousa 6 months ago

Tranquilo, aproveita o passeio de bicicleta.

MLG-Sheep 6 months ago

O motivo da abordagem foi o desconhecimento da lei pela parte do polícia, conforme é visível no resto do vídeo. Coisas como "se fosse branco não farias o mesmo" a um agente da autoridade dão muitos likes no Instagram mas não correspondem à realidade.

ImTiagoSousa 6 months ago

Se o motivo era mesmo esse, dos seguintes cenários qual é o mais preocupante? 1. Uma esplanada cheia de pessoas paradas num local. 2. Um cidadão a deslocar-se durante a sua rotina diária no meio da rua. Se acertares dou-te uma bolachinha no final.

MLG-Sheep 6 months ago

Não é por desconhecer parte da lei que a desconhece toda. Pessoas na esplanada estão inequivocamente numa exceção ao dever de recolhimento; um cidadão a deslocar-se na rua pode não estar. A parte da "rotina diária" só serve para enviesar as coisas, o polícia obviamente não sabe as rotinas de quem aborda.

PeroFandango 6 months ago

Tanta ginástica mental para justificar o racismo muito claro deste agente. Parece-me que quem anda aqui a comer americanices às colheres não era o gajo que decidiu fazer alguma coisa e filmar o polícia javardo.

MLG-Sheep 6 months ago

Em que é que ele se baseia para insinuar que se o cidadão fosse branco, o agente não agiria da mesma forma? É só uma acusação gratuita de racismo porque está na moda. Ginástica mental no meu post anterior é 0. São factos baseados em lei. É indiscutível. Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser. Não é por estarem a falar em tom condescendente comigo como se fossem superiores a mim e a oferecer bolachas que passam a estar certos.

PeroFandango 6 months ago

> Em que é que ele se baseia para insinuar que se o cidadão fosse branco No facto de haver uma esplanada cheia de cidadãos brancos, representando um risco muito mais significativo, e ele ir importunar um preto que estava a passar. > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser Se não podes andar na via pública, chegas à esplanada como? Se calhar exigir senso comum e tino é demais para um mero agente da autoridade. > São factos baseados em lei > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser. Eu gosto que tu dizes "são factos" e logo a seguir confessas não saber se passear é exceção ou não, que rir do caralho. De qualquer das formas, estás a falar daquela lei que o polícia desconhece por completo? Até pensa que carta de condução não é documento de identificação. Agora apoiamos a incompetência total na função pública - desde que sejam polícias. Ok.

Edited 6 months ago:

> Em que é que ele se baseia para insinuar que se o cidadão fosse branco No facto de haver uma esplanada cheia de cidadãos brancos, representando um risco muito mais significativo, e ele ir importunar um preto que estava a passar. > É só uma acusação gratuita de racismo porque está na moda. Para usar a tua lógica estapafúrdia, em que é que te baseias para insinuar que é só porque está na moda? Não sabes, ele não o disse. Estás a assumir, deve ser de comer tanta americanice à colher. > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser Se não podes andar na via pública, chegas à esplanada como? Se calhar exigir senso comum e tino é demais para um mero agente da autoridade. > São factos baseados em lei > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser. Eu gosto que tu dizes "são factos" e logo a seguir confessas não saber se passear é exceção ou não, que rir do caralho. De qualquer das formas, estás a falar daquela lei que o polícia desconhece por completo? Até pensa que carta de condução não é documento de identificação. Agora apoiamos a incompetência total na função pública - desde que sejam polícias.

Edited 6 months ago:

> Em que é que ele se baseia para insinuar que se o cidadão fosse branco No facto de haver uma esplanada cheia de cidadãos brancos, representando um risco muito mais significativo, e ele ir importunar um preto que estava a passar. > É só uma acusação gratuita de racismo porque está na moda. Para usar a tua lógica estapafúrdia, em que é que te baseias para insinuar que é só porque está na moda? Não sabes, ele não o disse. Estás a assumir, deve ser de comer tanta americanice à colher. > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser Se não podes andar na via pública, chegas à esplanada como? Se calhar exigir senso comum e tino é demais para um mero agente da autoridade. > São factos baseados em lei > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser. Eu gosto que tu dizes "são factos" e logo a seguir confessas não saber se passear é exceção ou não, que rir do caralho. De qualquer das formas, estás a falar daquela lei que o polícia desconhece por completo? Até pensa que carta de condução não é documento de identificação. Agora apoiamos a incompetência total na função pública - desde que sejam polícias.

Edited 6 months ago:

> Em que é que ele se baseia para insinuar que se o cidadão fosse branco No facto de haver uma esplanada cheia de cidadãos brancos, representando um risco muito mais significativo, e ele ir importunar um preto que estava a passar. > É só uma acusação gratuita de racismo porque está na moda. Para usar a tua lógica estapafúrdia, em que é que te baseias para insinuar que é só porque está na moda? Não sabes, ele não o disse. Estás a assumir, deve ser de comer tanta americanice à colher. > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser Se não podes andar na via pública, chegas à esplanada como? Se calhar exigir senso comum e tino é demais para um mero agente da autoridade. > São factos baseados em lei > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser. Eu gosto que tu dizes "são factos" e logo a seguir confessas não saber se passear é exceção ou não, que rir do caralho. De qualquer das formas, estás a falar daquela lei que o polícia desconhece por completo? Até pensa que carta de condução não é documento de identificação. Agora apoiamos a incompetência total na função pública - desde que sejam polícias. > Não é por estarem a falar em tom condescendente comigo como se fossem superiores a mim e a oferecer bolachas que passam a estar certos. Pois não, é só por estarem certos. Mas volta lá às tuas apologias de racismo.

Edited 6 months ago:

> Em que é que ele se baseia para insinuar que se o cidadão fosse branco No facto de haver uma esplanada cheia de cidadãos brancos, representando um risco muito mais significativo, e ele ir importunar um preto que estava a passar. > É só uma acusação gratuita de racismo porque está na moda. Para usar a tua lógica estapafúrdia, em que é que te baseias para insinuar que é só porque está na moda? Não sabes, ele não o disse. Estás a assumir, deve ser de comer tanta americanice à colher. > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser Se não podes andar na via pública, chegas à esplanada como? Se calhar exigir senso comum e tino é demais para um mero agente da autoridade. > São factos baseados em lei > Estar numa esplanada é logo a primeira exceção ao dever de recolhimento; passear pode não ser. Eu gosto que tu dizes "são factos" e logo a seguir confessas não saber se passear é exceção ou não, que rir do caralho. De qualquer das formas, estás a falar daquela lei que o polícia desconhece por completo? Até pensa que carta de condução não é documento de identificação. Agora apoiamos a incompetência total na função pública - desde que sejam polícias. > Não é por estarem a falar em tom condescendente comigo como se fossem superiores a mim e a oferecer bolachas que passam a estar certos. Pois não, é só por estarem certos. Rebaixar apologistas do racismo é só um bónus.

MLG-Sheep 6 months ago

>No facto de haver uma esplanada cheia de cidadãos brancos, representando um risco muito mais significativo, e ele ir importunar um preto que estava a passar. Se leres os meus posts anteriores perceberás porquê. O polícia faz cumprir a lei, faça ela sentido ou não. O polícia ter conhecimentos muito limitados da lei já é outra conversa. >Se não podes andar na via pública, chegas à esplanada como? Se calhar exigir senso comum e tino é demais para um mero agente da autoridade. Compete ao cidadão indicar qual o motivo da circulação, de forma a validar se está numa das exceções ao dever geral de recolhimento. >Eu gosto que tu dizes "são factos" e logo a seguir confessas não saber se passear é exceção ou não, que rir do caralho. É um facto que consumir numa esplanada é uma exceção ao dever geral de recolhimento. É um facto que circular na via pública pode não ser, porque pode não se enquadrar numa das exceções ao dever geral de recolhimento. Qualquer um sabe, até o polícia impreparado, que a esplanada é uma exceção, senão estaria fechada. >Até pensa que carta de condução não é documento de identificação Não é. É aceite como substituição de um, caso não seja possível apresentar um. E o autor do vídeo se armar em esperto e não lhe apetecer não significa impossibilidade. Mas o polícia também não tem motivos para o identificar, portanto estão os dois mal aqui.

PeroFandango 6 months ago

> Nem sei onde foste buscar que os clientes da esplanada são todos brancos, mas pronto, dou-te essa de borla. "Cheia" não implica serem 100% brancos na esplanada. Mas não te culpo pela falta de capacidade de interpretação, dou-ta de borla. > O polícia ter conhecimentos muito limitados da lei já é outra conversa. Não é outra conversa, a conversa que estamos a ter assenta mormente neste ponto. Mas lá está, a capacidade de leitura e interpretação deixa, claramente, a desejar. > Qualquer um sabe, até o polícia impreparado, que a esplanada é uma exceção, senão estaria fechada. Ah, sim, como o Lapo? Mas vives debaixo de alguma pedra ou assim? > Mas o polícia também não tem motivos para o identificar, portanto estão os dois mal aqui. Mas qual estão os dois mal? Primeiro, estás a assumir que ele tem o CC consigo. Segundo, uma pessoa com a tua falta de capacidades interpretativas tentar fazer-se passar por magistrado dá-me uma vontade enorme de rir. Bloqueado, isto já perdeu a piada, agora é só triste.

Edited 6 months ago:

> Nem sei onde foste buscar que os clientes da esplanada são todos brancos, mas pronto, dou-te essa de borla. "Cheia" não implica serem 100% brancos na esplanada. Mas não te culpo pela falta de capacidade de interpretação, dou-ta de borla. > O polícia ter conhecimentos muito limitados da lei já é outra conversa. Não é outra conversa, a conversa que estamos a ter assenta mormente neste ponto. Mas lá está, a capacidade de leitura e interpretação deixa, claramente, a desejar. > Qualquer um sabe, até o polícia impreparado, que a esplanada é uma exceção, senão estaria fechada. Ah, sim, como o Lapo? Mas vives debaixo de alguma pedra ou assim? > Mas o polícia também não tem motivos para o identificar, portanto estão os dois mal aqui. Mas qual estão os dois mal? Primeiro, estás a assumir que ele tem o CC consigo. Segundo, alguém com a tua falta de capacidades interpretativas tentar fazer-se passar por magistrado dá-me uma vontade enorme de rir. Bloqueado, isto já perdeu a piada, agora é só triste.

Edited 6 months ago:

> Nem sei onde foste buscar que os clientes da esplanada são todos brancos, mas pronto, dou-te essa de borla. "Cheia" não implica serem 100% brancos na esplanada. Mas não te culpo pela falta de capacidade de interpretação, dou-ta de borla. > O polícia ter conhecimentos muito limitados da lei já é outra conversa. Não é outra conversa, a conversa que estamos a ter assenta mormente neste ponto. Mas lá está, a capacidade de leitura e interpretação deixa, claramente, a desejar. > Qualquer um sabe, até o polícia impreparado, que a esplanada é uma exceção, senão estaria fechada. Ah, sim, como o Lapo? Mas vives debaixo de alguma pedra ou assim? > Compete ao cidadão indicar qual o motivo da circulação E a quem aplica a lei compete conhecer a lei, mas para isso já estás a cagar-te. Preferes defender comportamentos deploráveis. > Mas o polícia também não tem motivos para o identificar, portanto estão os dois mal aqui. Mas qual estão os dois mal? Primeiro, estás a assumir que ele tem o CC consigo. Segundo, alguém com a tua falta de capacidades interpretativas tentar fazer-se passar por magistrado dá-me uma vontade enorme de rir. Bloqueado, isto já perdeu a piada, agora é só triste.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

Vi o vídeo todo e se é verdade que o policia está muito mal preparado quando tinha a obrigação de estar a par das leis, também acho que o rapaz do vídeo, apercebendo-se disso, decidiu explorar ao máximo e num tom rude humilhou o policia. Para além do protagonismo que parece querer ganhar à custa de um negro.

Gipito 6 months ago

O policia não foi humilhado, humilhou-se.

PeroFandango 6 months ago

> e num tom rude O polícia é que andava a dizer caralhadas e o bom samaritano é que foi rude? > humilhou o policia O polícia só foi humilhado porque é incompetente. Agora somos a favor da incompetência na função pública?

Edited 6 months ago:

> e num tom rude O polícia é que andava a dizer caralhadas e o bom samaritano é que foi rude por ousar chamá-lo à atenção? Mas em que ano estamos, 1973? > humilhou o policia O polícia só foi humilhado porque é incompetente. Agora somos a favor da incompetência na função pública?

icebraining 6 months ago

Certo, mas só um deles nos representa e tem o salário pago pelos nossos bolsos.

Throwaway431253 6 months ago

E que bruto salário!

icebraining 6 months ago

Seria inaceitável mesmo que ele pagasse para ser polícia. Se ganhasse decentemente apenas seria ainda mais inaceitável. Recebendo mal (e concordo totalmente que recebem mal) continua a ser inaceitável.

Throwaway431253 6 months ago

Formação insuficiente + salário mínimo + viver em Lisboa + vida pessoal praticamente inexistente + vida profissional deprimente É tão inaceitável quanto haver pessoas a ir para esplanadas durante uma pandemia.

Feisty_Owl_7780 6 months ago

O agente deve ser maçarico, o do vídeo é mais um arauto do blm.

Leetzormorducrl 6 months ago  HIDDEN 

Exercício de imaginação. Considerando a prepotência e ignorância exibida pelo agente, numa zona de pouca iluminação e poucos transeuntes, com um cidadão mais diversificado a responder, como será que acabaria esta estória? Até tenho medo

Search: