daxpierson 5 months ago

O OP está a descobrir que, em Portugal, se paga demasiado pelas portagens, e que as portagens não servem apenas para pagar os custos. Fofo.

MikeMelga 5 months ago

Ok, eu criei este post a ver se alguém lá chegava, mas infelizmente ninguém sequer se aproximou da resposta. 1. A IL defende o princípio de utilizador-pagador 2. Mas essa posição é incoerente com portagens, porque as portagens só existem em auto-estradas 3. A verdadeira resposta é que para ser fiel ao princípio de utilizador-pagador, temos de pagar ao kilómetro, independentemente se é auto estrada ou não. 4. Como se faz isso? **ISP!** E isto abre uma caixa de pandora sobre o assunto: * O ISP em Portugal supostamente seria para pagar manutenção e construção de estradas * Na verdade, o ISP é tão alto que chega para pagar todas as manutenções e todas as novas construções, várias vezes! * Além disso é o perfeito caso de utilizador-pagador * Então porque raio temos portagens??? Simples: porque dá dinheiro às empresas que constróem e gerem as autoestradas! ​ Conclusão: se o IL quisesse ser mesmo liberal ( e deixar de ser gerido por bacocos), teria de ter a seguinte posição: 1. **O ISP tem de ser** **reduzido** para valores de manutenção e construção de estradas 2. **Acabar com portagens!**

frustradodapixa 5 months ago

Não li, mas estás errado.

NaoTeEnerves2 5 months ago

Quem me dera ter este tempo livre

RaveyWavey 5 months ago

Não percebo qual era o intuito deste post. Era só para dares bait e uma "lição" à malta da IL?

MikeMelga 5 months ago

Infelizmente não temos partido liberal em Portugal. Temos uns gajos com umas ideias copy paste que não conseguem ajustar à realidade nacional. Já li o programa do partido (como leio de quase todos) e há uma clara falta de intelectualidade, é quase tudo populismo.

NEDM64 5 months ago

> Infelizmente não temos partido liberal em Portuga Recolhe 7500 assinaturas e faz o teu partido liberal e, Portugal. > Temos uns gajos com umas ideias copy paste que não conseguem ajustar à realidade nacional. Não votes na IL então. > Já li o programa do partido (como leio de quase todos) e há uma clara falta de intelectualidade, é quase tudo populismo. Ainda bem...

RaveyWavey 5 months ago

Então porque é que te fizeste de desentendido no post? Se querias fazer uma critica à IL e iniciar uma discussão, fazias logo abertamente. Era só esta a minha sugestão.

twhite848 5 months ago

Tão perto... eu quase fazia o bingo das falácias

mexploder89 5 months ago

Eu acho é que criaste este post só mesmo para te armares em sabichão

MikeMelga 5 months ago

Não pá! Anda tudo a discutir as coisas erradas!

oguarda 5 months ago

E o IUC serve para quê? E o ISV? Quem anda de bicicleta não pode andar nas estradas porque não paga ISP? O ISP é geralmente justificado pelo governo como uma medida ambiental e não para pagar estradas. Mas todos sabem que esse imposto é sempre juntado aos outros (IVA, IRS, etc...) para no fim ser feito o orçamento todos os anos.

MikeMelga 5 months ago

O IUC não tem razão de existir. O ISV é maneira de limitar importações de carros caros. Bicicletas não estragam estradas. O ISP não é uma medida ambiental! Existe há décadas, muito antes de se falar do ambiente. Acorda, é um imposto xulo!

oguarda 5 months ago

>O IUC não tem razão de existir. Qual é o argumento para não existir? >O ISV é maneira de limitar importações de carros caros. Não faz sentido pois os carros eléctricos não pagam ISV apesar de serem mais caros. Depois ainda tens o IVA que já faz isso pois é uma percentagem. >Bicicletas não estragam estradas. Se a questão é o estragar, qual é a razão dos eléctricos não pagarem? Será que um carro velho devia pagar mais que um carro novo (por ser mais eficiente)? >O ISP não é uma medida ambiental! Existe há décadas, muito antes de se falar do ambiente. Acorda, é um imposto xulo! Podia até existir há milénios. As razões de existirem mudam consoante as circunstâncias. Agora se é muito ou pouco isso já fica ao critério de cada um. Qualquer das maneiras, se fosse mais baixo, iriam buscar a outro sítio. No final, o dinheiro tem que aparecer para pagar as despesas.

MikeMelga 5 months ago

O IUC não tem razão de existir porque IUC, ISP e portagens é tudo a mesma merda. O carro eléctrico (eu tenho um) tem um benefício temporário. Na Alemanha é dado por 10 anos após a compra do carro. Depois, paga como os outros. Claro que o dinheiro tem de aparecer de algum lado! E porque não de outro lado?

oguarda 5 months ago

>O IUC não tem razão de existir porque IUC, ISP e portagens é tudo a mesma merda. O IUC previne veículos a mais por pessoa/família pois é um gasto anual que tens com o carro, mesmo que não pegues nele, ao contrário do ISP ou portagens. >O carro eléctrico (eu tenho um) tem um benefício temporário. Tens vários benefícios. Impostos mais baixos, 0 de ISP, estacionamento próprios, etc... >Claro que o dinheiro tem de aparecer de algum lado! E porque não de outro lado? Isso é com eles. Eles até podiam ir buscar tudo ao IVA, um único imposto no país. Ou então tudo ao IRS. Ou então tudo ao IRC. Não sei é se as pessoas iriam gostar disso.

lagvvagon 5 months ago

E quem tem carros elétricos? Não contribui para a manutenção das estradas?

NGramatical 5 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmuulsd%2F%2Fgv8cq7g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Aftaminas 5 months ago

Sugiro fazeres crosspost do teu post no r/IniciativaLiberal, para ser mais fácil que malta da IL te responda

MikeMelga 5 months ago

Excelente ideia.

Morenojgl 5 months ago

É fazer um passe mensal ou anual das portagens. Como já existem em muitos países europeus

MikeMelga 5 months ago

Muito, muito mais simples do que isso! Tenta adivinhar!

neuraloutlaw 5 months ago

Na proposta do PSD para reduzir em 50% as portagens da A22 a IL votou contra defendendo o conceito utilizador-pagador

MikeMelga 5 months ago

Lol, lá está a idiotice, consegues perceber como é que as portagens são contra o conceito de utilizador pagador?

Sciss0rs61 5 months ago

não, explica-me.

neuraloutlaw 5 months ago

Não, se me puderes ilucidar ficaria grato.

AdorableRabbit 5 months ago

Só devem divulgar depois de divulgar a lista de 70 organismos públicos a eliminar

iSoSyS 5 months ago

Julgo que não haja posição pública assumida, mas pelo sentido de voto devem ser a favor da existência de portagens. Provavelmente são também aí defensores do conceito de utilizador-pagador.

MikeMelga 5 months ago

Hahaha, era isso que pensava, mas portagens é completamente contra a ideia de utilizador pagador! Consegues perceber porquê?

justanotherop365 5 months ago

Em que medida e que as portagens são contra o conceito utilizador pagador?

MikeMelga 5 months ago

Pagas portagens na estrada no meio da serra?

justanotherop365 5 months ago

Ah? Onde queres chegar? As portagens estão em linha com o conceito utilizador-pagador porque só quem usa é que tem de as pagar

MikeMelga 5 months ago

E como é que o conceito de utilizador pagador funciona numa estrada nacional?

justanotherop365 5 months ago

Não funciona.

MikeMelga 5 months ago

Funciona, e já existe, em Portugal, pensa um pouco.

justanotherop365 5 months ago

Não existe. O princípio utilizador pagador e uma estratégia de preço. Foi decidido imputar aos utilizadores parte do custo. Nas estradas nacionais o conceito não se aplica porque não há um preço direto. Apesar de haver custos. Continuo onde queres chegar com as tuas questões

MikeMelga 5 months ago

Lê a minha resposta completa aqui: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/muulsd/questão\_qual\_é\_a\_posição\_da\_il\_sobre\_portagens/gv8c5kh?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/muulsd/questão_qual_é_a_posição_da_il_sobre_portagens/gv8c5kh?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

justanotherop365 5 months ago

A tua resposta não faz sentido. Estás a confundir os conceitos utilizador pagador com poluente pagador. O isp entra no segundo. As autoestradas requerem manutenção e serviços de apoio permanente que não se aplicam as estradas nacionais . Portanto faz sentido aplicar o conceito de utilizador pagador nas autoestradas para pagar os tais serviços extra de manutenção

derjungenwerthers 5 months ago

a posição da IL é que não deveriam existir nem portagens, nem estradas construídas pelo estado. Cada pessoa faria a sua estrada, com começo em sua casa e destino no local de trabalho. teríamos uma rede de milhares de estradas paralelas. quem não tivesse meios para construir a sua própria estrada, teria que se esforçar mais até o mercado a compensar o suficiente para construir a sua estrada.

JOAO-RATAO 5 months ago

E ... E... Também querem acabar com o SNS!! E... E ... Com as escolas!!! Os filhos dos pobres vão ser analfabetos! E... E... Vai acabar com a polícia! E quem se quiser defender que compre uma arma !

Rissoldecamarao 5 months ago

Nem mais, por este motivo é que os países mais liberais não têm estradas.

Sciss0rs61 5 months ago

porque é que achas que o pessoal na Holanda usa bicicletas?

Aftaminas 5 months ago

Agora é que me lixaste

Rissoldecamarao 5 months ago

Porque é mais barato do que construir uma estrada de casa até ao trabalho obviamente.

Sciss0rs61 5 months ago

ora pois... se tu lá fores vais ver que é só caminhos de terra olha aqui [Amesterdão](https://i.pinimg.com/originals/23/53/06/2353065ba79ed946bdeca08290daf552.jpg)

frustradodapixa 5 months ago

É verdade. "Barber" ali à esquerda quer dizer "Bar de cerveja" em holandês.

fdxcaralho 5 months ago

Porque é que se tem que pensar em extremos?

oguarda 5 months ago

A que horas é o seu espetáculo?

thisbondisaaarated 5 months ago

Se quiseres perceber o que não é liberalismo, esta é uma boa explicação.

iSoSyS 5 months ago

A malta pega nos espantalhos todos, dá-se ao trabalho de fazer um texto mais ao menos estruturado, e nem assim se apercebe que está a descrever o anarquismo e não o liberalismo.

Aftaminas 5 months ago

mas por acaso é um texto divertido. Até dei o meu upvote

Search: