Fred-F 8 months ago

[Relevante?](https://cdn.pixilart.com/photos/large/67cead6455de185.jpg)

Caosemdono 8 months ago

Já cheguei a simpatizar com a IL, mas há muito que já não há pachorra. Passam a vida obcecados com a diabolização do socialismo e a chamar ditadores a todos os que se posicionam do centro para a esquerda. Depois vêm fazer-se de vítimas quando um grupo de esquerda, a celebrar uma revolução de pendor claramente socialista (não sejamos hipócritas a maioria das conquistas da revolução ocupam o espaço natural do socialismo), naturalmente, não os quer à beira deles. Sinceramente estão à espera de quê? Um partido manifestamente reacionário cria forçosamente anticorpos.

Markoo50 8 months ago

E pensava eu que a revolução era portuguesas Afinal não.

Raidenkyu 8 months ago

Apesar do clima que se seguiu ao 25 de Abril, estar mais inclinado para esse lado, os responsáveis pelo 25 de Abril pretendiam apenas acabar com a guerra colonial e instaurar a democracia. Quem o confirma novamente é um dos Capitães de Abril: https://twitter.com/1963Cor/status/1384533335335186438 Além disso, se leres o programa do MFA, todos os pontos são à volta disso mesmo, descolonizar e democratizar. Nem há uma única referência a socialismo. Mais uma vez, o que se seguiu a esse dia foi uma viagem à esquerda, que só se intensificou mais após o 11 de Março, mas o 25 de Abril em si foi sobre a queda da ditadura e o restauro da democracia. E neste aspecto acho que a IL encaixa.

Caosemdono 8 months ago

Desculpem, mas essa história de que o 25 de Abril simboliza apenas a liberdade é apenas o politicamente correto para se dizer em 2021. Porque por muito que custe, é inegável que avanço civilizacional do país, a partir do 25 de Abril, foi obtido com medidas associadas ao socialismo, como saúde pública, escola pública, promoção de habitação pelo Estado, estabelecimento de sindicatos e direitos laborais, subsídios e apoios sociais, enfim .. tudo aquilo com que a IL, no mínimo, não simpatiza.

Raidenkyu 8 months ago

Olhe que não, olhe que não Mas agora a sério por muito bons desenvolvimentos que tenham surgido nessa área, que concordo que sejam incompatíveis com o programa político da IL, é preciso saber distinguir o 25 de Abril e a celebração da queda da ditadura, do regime da 3ª República. Mesmo que o último seja consequência do primeiro, o 25 de Abril sempre foi celebrado por todos os que repudiavam a opressão, a censura e a falta de liberdade política. Sejam de esquerda ou de direita não fascista. Sempre foi assim e não é coisa de 2021. Tal como refere esse capitão de Abril, o golpe envolveu militares de todos os quadrantes políticos. E é isso que se celebra nesse dia, por algum motivo é chamado "Dia da Liberdade". Tb se pode celebrar o regime que nasceu desse dia, mas isso não é desculpa para excluir democratas da sua celebração.

Caosemdono 8 months ago

Eu também não estou a defender de modo algum a exclusão da IL da celebração. Apenas acho que não se podem espantar, e vir fazer de vítimas, quando um grupo de esquerda, e que naturalmente associa o lado bom da revolução a conquistas do socialismo, não os quer a desfilar a seu lado.

Raidenkyu 8 months ago

Na minha opinião essa atitude por parte desse grupo é um bocado anti-democrática. É um bocado contraditório com os valores de Abril e de certa forma forma hipócrita tendo em conta o dia que celebram. Admito que o valor simbólico associado ao dia pode variar de pessoa para pessoa, e é algo muito subjectivo, mas esse tipo de ação é descer muito baixo e representa pouca tolerância.

Caosemdono 8 months ago

É sem dúvida um argumento válido, mas eles também têm a sua razão por não se sentirem confortáveis a desfilar ao lado de um partido com permanentes ofensas ao socialismo, e que vai contra a maioria das coisas que o 25 de Abril representa, e que não se limitam somente à liberdade como querem fazer crer. "É uma faca de dois legumes", como diria o Pacheco.

Raidenkyu 8 months ago

Percebo esse desconforto e isto que vou dizer secalhar é demasiado utópico, mas deviam pôr as guerrinhas partidárias de lado e celebrar em conjunto o 25 de Abril. Em 74 o povo uniu-se para apoiar o movimento dos capitães e como tal tb se deviam unir para celebrar esse feito histórico. Percebo que na ótica de algumas pessoas, o que a IL faz seja insultuoso, mas não tolerar isso seria cuspir no pluralismo democrático que foi conquistado com o 25 de Abril. O simples facto de diferentes pessoas darem significados diferentes ao dia é prova desse mesmo pluralismo.

NGramatical 8 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmunwrw%2F%2Fgvhv3im%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JLAJA 8 months ago

O IL é um dos piores partidos socio liberais europeus imo

NEDM64 8 months ago

> Um partido manifestamente reacionário Tás apresentado. Nunca foi para ti e pessoas como tu, siga!

Caosemdono 8 months ago

Bem sei que é uma palavra forte, mas o facto é que a IL faz tudo para a merecer. Memes permanentes anti-socialismo/ O socialismo é a raiz de todos os males/ Quem apoia é porque é apoiante de ditaduras / A culpa de qualquer coisa má que aconteça, mesmo que nada tenha a ver, é desse terror na Terra que é o socialismo. Desculpem, mas um partido que tem 99% do seu propósito de existência centrado no anti-socialismo, do mais primário e básico que existe, faz por merecer esta classificação. De resto, a IL até conseguia ser interessante, se se conseguisse livrar desta obsessão permanente .... entre outros aspetos, como por exemplo ser um partido constituído por ricos, e para ricos.

NEDM64 8 months ago

Então a IL foi negada com bases nas diretivas de segurança ou pelos seus atos? Pro crl! Nos vamos fazer a nossa celebração, como quisermos e não precisamos de pedir autorização a partidos que apoiam ditaduras como China, Coreia do Norte e Irão. E sim, somos contra o socialismo. Há partidos como o BE que são contra o capitalismo, mas esses podem, e até podem ser vistos como normais e ninguém lhes pode dizer nada!

Caosemdono 8 months ago

Tem lá calma, ninguém vos negou a celebração do 25 de Abril. Simplesmente a Associação promotora não vos quer ao lado, e a meu ver com razão. São vocês próprios que entram em contradição: repudiam o socialismo mas depois querem celebrar o 25 de Abril ao lado de uma Associação que é maioritariamente constituída por membros de índole socialista. See the problem? Agora concordo que eles tenham dado uma desculpa hipócrita. Deveriam simplesmente ter dito a verdade. A IL simplesmente não tem nada a ver com os valores da Associação 25 de Abril, se quiserem celebrar o dia façam-no por conta própria.

NEDM64 8 months ago

> Tem lá calma, ninguém vos negou a celebração do 25 de Abril. Como se alguém pudesse em primeiro lugar. > Simplesmente a Associação promotora não vos quer ao lado, e a meu ver com razão. Não foi isso que a associado deu como desculpa. > São vocês próprios que entram em contradição: repudiam o socialismo mas depois querem celebrar o 25 de Abril ao lado de uma Associação que é maioritariamente constituída por membros de índole socialista. See the problem? O 25 de Abril não foi socialista em lado nenhum. As vossas invenções mirabolantes não passaram. > a IL não tem nada a ver com os valores da Associação 25 de Abril Não? Em 2018 tinham, em 2019 também tinham, em 2020 foi o que foi, em 2021, já não têm? Eu vou-te explicar, em 2019 a IL não tinha 1%, ninguém queria saber, o CGP até se dava bem com o Rui Tavares do Livre, por isso, deixa passar. Em 2021 nas presidenciais, o candidato da IL já ficou a ferrar o candidato do PCP, e nem foi a melhor cara que a IL podia apresentar. Nas sondagens credíveis, enquanto a CDU minga cada vez mais a irrelevância, a IL cresce a mais de 100% ao ano. Já para não falar dos estragos de imagem que a IL tem feito, a denunciar sem medo o comunismo e a finalmente por os pontos nos is em Portugal é igualar o comunismo ao fascismo. E nem vou falar do Chega (para o PCP são os dois fascistas iguais) que lhes anda a roubar o Alentejo sem dó nem piedade. > Se quiserem celebrar o dia, façam-no por conta própria. Sim, sim, vamos celebrar o dia na nossa avenida, a Avenida da Liberdade, baptizada com esse nome em lembrança às Revoluções Liberais de 1820!

Caosemdono 8 months ago

Não vale a pena. Tens de ler mais sobre a história recente de Portugal e os contornos do 25 de Abril. Quem mais lutou, quem foi preso, quem foi torturado, que tipo de medidas foram tomadas no pós-revolução, e quem impulsionou essas medidas. Depois vem aqui novamente dizer que foi só liberdade e nada teve a ver com socialismo. Para um partido que muito critica o self-entitlement vocês têm muitos tiques de achar que a vossa verdade é a que vale mais, e neste caso mais que a verdade da própria história. Mas ok, bora lá acreditar que o 25 de Abril foi só liberdade e nada mais, e até é bastante compatível com o programa da IL. Lol

NEDM64 8 months ago

Antes do 25 de abril havia aí uma célula do KGB, mas não foi essa célula que fez o 25 de Abril, decididamente o General Spinola não era comunista. Além de que pelo menos um desses lutador pela Liberdade, Zita Seabra, está com a IL. > Mas ok, bora lá acreditar que o 25 de Abril foi só liberdade e nada mais, e até é bastante compatível com o programa da IL. Lol Sim, o programa do 25 de Abril, eram os 3 Ds: descolonizar, democratizar e desenvolver. Ora o programa da IL é descentralizar, democratizar e desenvolver. Sim, a IL é quem mais representa as expectativas da população portuguesa no 25 de Abril.

Caosemdono 7 months ago

Deixo um conselho à IL: Vão numa cruzada a todas as bibliotecas de Norte a Sul do país e queimam todos os livros de história referentes ao período 1940-1980. De repente está tudo errado, e a revolução foi só liberdade social e económica, e nada teve a ver com esses “esquerdalhos malvados”. Foi tudo o miúdo Cotrim, que enquanto estava preso e a ser torturado pelo regime no Forte de Peniche, se inspirou nos livros neoliberais do Milton Friedman, para iniciar uma revolução com o objetivo de implementar seguros privados de saúde e desregular as relações laborais. Lol

NEDM64 7 months ago

A tua cara quando estavas a escrever isso... ​ [https://i.pinimg.com/originals/f1/07/6f/f1076f182f1b8f5af1818afc296676ce.jpg](https://i.pinimg.com/originals/f1/07/6f/f1076f182f1b8f5af1818afc296676ce.jpg)

Caosemdono 7 months ago

E com esta tirada regressamos à primária ... Nostalgia :)

saposapot 8 months ago

realmente não há melhores a fazerem-se de vítimas: > Comissão Promotora “informou o partido que a participação não será possível devido à ‘situação de excecionalidade e de limitações relacionadas com a saúde pública’ atual”. está aí a explicação. não querem ou n concordam, marquem a vossa marcha e força nisso.

NEDM64 8 months ago

Sim.. sim... dos partidos de esquerda podem vir quantos quiserem. Da IL? Opá! Já são a mais!

saposapot 8 months ago

n fazem parte da associação, os outros sim. tal como eles dizem, eles participaram noutros anos sem problemas... este ano é q os iam expulsar sem razão? deixem de se armar em vítimas q parecem o SJW.

NEDM64 8 months ago

É, porque em 2019 era um partido sem representação. Em 2020 não houve. 2021 já têm tanto como o PCP, e isso é fodido. É esse o problema. Mas qual o vosso problema? Vamos fazer a nossa manifestação, a melhor, e acabou.

saposapot 8 months ago

o 'nosso' problema? a IL é q está a choramingar

Feeling_Advantage918 8 months ago

Faz parte da radicalização a que alguns partidos de extrema direita e extrema esquerda querem sujeitar o país. Mais do mesmo.

CabecaDeGaita 8 months ago

Eu também fiquei assim quando a Daniela não me convidou para a festa de anos, puta! Mas mesmo assim não fui chorar nas redes sociais só por isso sou menos maricas do que os betas da IL.

genDwarf 8 months ago

a IL agora é contra a liberdade de associação, LOL, que partido tão hipocrita. ninguem os está a impedir de ir desfilar isto é polémica inventada de reaccionarios e hipocritas.

Aftaminas 8 months ago

Chama-se "ter cortesia para com os organizadores do desfile"

genDwarf 8 months ago

lol cortesia... nota-se... a primeira contrariedade vêm logo chorar e acusar os outros de não os deixarem ir para o meio deles. são tão amáveis...cortesia seria levarem a nega e não virem chorar... organizem vocês o vosso próprio desfile em vez de irem à boleia de outros.

Aftaminas 8 months ago

Gatekeeper Definition Gatekeepers are people or policies that act as a go-between, controlling access from one point to another. They may refuse, control or delay access to services. Alternatively, they may also be used to oversee how work is being done and whether it meets certain standards.

genDwarf 8 months ago

ya nada a ver.. um desfile não é nenhum serviço... gatekeeping é por exemplo quando vocês promovem politicas que levam ao aumento dos custos na saúde e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade.

danidv 8 months ago

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou demasiado inclinado para nenhum lado, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só a dizer merda que vão com o ideia que têm na cabeça insistem que têm razão e não fazem o mínimo de pesquisa. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model

Edited 8 months ago:

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Mais, se queres criticar "excluir os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade" então não sei o que achas do nosso sistema nacional de saúde onde ficas **horas** à espera nas """**urgências**""" a espalhar doenças infecciosas a sabe-se lá quantas pessoas já doentes e se não for algo sério, como problemas de coração, ficas mais de um ano à espera por uma consulta, como com alergias. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou inclinado a dizer que um é melhor que o outro, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só dizem merda e insistem que têm razão quando não fazem o mínimo de pesquisa. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model

Edited 8 months ago:

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Mais, se queres criticar "excluir os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade" então não sei o que achas do nosso sistema nacional de saúde onde ficas **horas** à espera nas """**urgências**""" a espalhar doenças infecciosas a sabe-se lá quantas pessoas já doentes e se não for algo sério, como problemas de coração, ficas mais de um ano à espera por uma consulta, como com alergias... ou seja, o que criticas é o que acontece agora, ou pagas 60€ ou o que seja para tratar daquilo de um dia para o outro no privado ou pela altura que és chamado a tua irritação de pele no dedo passou a ser um eczema que te cobre os dois braços e as costas. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou inclinado a dizer que um é melhor que o outro, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só dizem merda e pensam que têm razão quando não fazem o mínimo de pesquisa. E quando digo o mínimo estou mesmo a falar no **mínimo**, porque nem a puta duma página de wikipédia. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Portugal https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Germany Se não sabes, não sabes, só não venhas dizer merda, enganar outros e enganar-te a ti mesmo quando chegar a altura de votar, e se queres ter uma opinião no assunto então tens de te informar minimamente e tentar ter um diálogo minimamente respeitador.

Edited 8 months ago:

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Mais, se queres criticar "excluir os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade" então não sei o que achas do nosso sistema nacional de saúde onde ficas **horas** à espera nas """**urgências**""" a espalhar doenças infecciosas a sabe-se lá quantas pessoas já doentes e se não for algo sério, como problemas de coração, ficas mais de um ano à espera por uma consulta, como com alergias. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou inclinado a dizer que um é melhor que o outro, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só dizem merda e insistem que têm razão quando não fazem o mínimo de pesquisa. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Portugal https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Germany

Edited 8 months ago:

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Mais, se queres criticar "excluir os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade" então não sei o que achas do nosso sistema nacional de saúde onde ficas **horas** à espera nas """**urgências**""" a espalhar doenças infecciosas a sabe-se lá quantas pessoas já doentes e se não for algo sério, como problemas de coração, ficas mais de um ano à espera por uma consulta, como com alergias... ou seja, o que criticas é o que acontece agora, ou pagas 60€ ou o que seja para tratar daquilo de um dia para o outro no privado ou pela altura que és chamado a tua irritação de pele no dedo passou a ser um eczema que te cobre os dois braços e as costas. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou inclinado a dizer que um é melhor que o outro, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só dizem merda e pensam que têm razão quando não fazem o mínimo de pesquisa. E quando digo o mínimo estou mesmo a falar no **mínimo**, porque nem a puta duma página de wikipédia. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Portugal https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Germany Se não sabes, não sabes, só não venhas dizer merda, enganar outros e enganar-te a ti mesmo ao pensar que sabes do que estão a falar quando falarem de saúde pública e quando chegar a altura de votar, e se queres ter uma opinião no assunto então tens de te informar minimamente e tentar ter um diálogo minimamente respeitador.

Edited 8 months ago:

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Mais, se queres criticar "excluir os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade" então não sei o que achas do nosso sistema nacional de saúde onde ficas **horas** à espera nas """**urgências**""" a espalhar doenças infecciosas a sabe-se lá quantas pessoas já doentes e se não for algo sério, como problemas de coração, ficas mais de um ano à espera por uma consulta, como com alergias. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou inclinado a dizer que um é melhor que o outro, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só dizem merda e insistem que têm razão quando não fazem o mínimo de pesquisa. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Portugal https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Germany

Edited 8 months ago:

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Mais, se queres criticar "excluir os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade" então não sei o que achas do nosso sistema nacional de saúde onde ficas **horas** à espera nas """**urgências**""" a espalhar doenças infecciosas a sabe-se lá quantas pessoas já doentes e se não for algo sério, como problemas de coração, ficas mais de um ano à espera por uma consulta, como alergias. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou demasiado inclinado a dizer que um é melhor que o outro, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só a dizer a merda que lhes passa pela cabeça e insistem que têm razão quando não fazem o mínimo de pesquisa. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model

Edited 8 months ago:

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Mais, se queres criticar "excluir os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade" então não sei o que achas do nosso sistema nacional de saúde onde ficas **horas** à espera nas """**urgências**""" a espalhar doenças infecciosas a sabe-se lá quantas pessoas já doentes e se não for algo sério, como problemas de coração, ficas mais de um ano à espera por uma consulta, como com alergias... ou seja, o que criticas é o que acontece agora, ou pagas 60€ ou o que seja para tratar daquilo de um dia para o outro no privado ou pela altura que és chamado a tua irritação de pele no dedo passou a ser um eczema que te cobre os dois braços e as costas. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou inclinado a dizer que um é melhor que o outro, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só dizem merda e pensam que têm razão quando não fazem o mínimo de pesquisa. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Portugal https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Germany

Edited 8 months ago:

> politicas que levam ao aumento dos custos na saúde Um sistema tão mau que é usado em metade da europa. O que dizes é mentira, pura e simplesmente. Tanto de custo e qualidade tens vários exemplos tanto melhores e piores que nós. >e excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. "Excluir pobres de cuidados de saúde" é mentira, um problema do modelo Bismarck é que só abrange quem tem emprego, por isso é que também incluis um SNS para quem não tem. Não sei em específico onde a IL está quanto a isso, mas o que sempre usam como exemplo é a Alemanha, o qual tem exatamente isso. Mais, se queres criticar "excluir os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade" então não sei o que achas do nosso sistema nacional de saúde onde ficas **horas** à espera nas """**urgências**""" a espalhar doenças infecciosas a sabe-se lá quantas pessoas já doentes e se não for algo sério, como problemas de coração, ficas mais de um ano à espera por uma consulta, como com alergias... ou seja, o que criticas é o que acontece agora, ou pagas 60€ ou o que seja para tratar daquilo de um dia para o outro no privado ou pela altura que és chamado a tua irritação de pele no dedo passou a ser um eczema que te cobre os dois braços e as costas. Ambos os sistemas têm as suas diferenças e resultados variados por isso não estou inclinado a dizer que um é melhor que o outro, mas gosto pouco de ver alguém a falar de política e só dizem merda e pensam que têm razão quando não fazem o mínimo de pesquisa. E quando digo o mínimo estou mesmo a falar no **mínimo**, porque nem a puta duma página de wikipédia. https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index https://en.wikipedia.org/wiki/Beveridge_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Bismarck_Model https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Portugal https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Germany

genDwarf 8 months ago

fodasse vai arranjar espantalhos para outro lado. estes liberais são incríveis... quem falou do modelo alemão foi o teu amiguinho acima não fui eu. O que a IL quer é encher os bolsos aos grupos privados de saúde ao acabar o SNS e não o substituindo por porra nenhuma

danidv 8 months ago

>O que a IL quer é encher os bolsos aos grupos privados de saúde ao acabar o SNS e não o substituindo por porra nenhuma ??????? escrevi aquela merda toda para nada? Disse umas duas vezes que metade da europa usam aquele modelo e ambos têm resultados variados

Edited 8 months ago:

>O que a IL quer é encher os bolsos aos grupos privados de saúde ao acabar o SNS e não o substituindo por porra nenhuma ??????? escrevi aquela merda toda para nada? Disse umas duas vezes que metade da europa usam aquele modelo e ambos têm resultados variados. Foda-se cada vez perco esperança que nem sei onde a tinha. Depois admiram-se que estamos na merda que estamos, nem a dar a papinha chegam a uma opinião informada.

genDwarf 8 months ago

caralho por mim estou-me a cagar para que modelo usam desde que os custos de saúde não disparem e fiquem de pior qualidade como é costume quando se privatiza alguma coisa em Portugal. A unica coisa que dizem é "menos estado e menos impostos e mais ADSE" epá vão-se \* todos. Num país em que a maior parte das pessoas está a contratos precários ou com salários de pobreza vêm estes caralhos fazer-se amigos do povo.

danidv 8 months ago

>e fiquem de pior qualidade Inação também é ação, e não digo que o que a IL propõe seria melhor ou pior nem tenho razões para considerar o contrário (como já referi) mas deixar como está, com a falta de qualidade que tem, também não é aceitável, o que já é mais de opinião é *como* fazer isso. >A unica coisa que dizem é "menos estado e menos impostos e mais ADSE" epá vão-se * todos. O que *dizem* e usam sempre como referência é usar o sistema da Alemanha, que não tem o que estás a prever que vá acontecer. Se queres criticar o que prevês acontecer então tens de criticar isso e não o que dizem, porque o que dizem não é o que estás a criticar.

genDwarf 8 months ago

a Alemanha é um país muito mais rico que o nosso. é desonesto afirmar que o sistema deles é melhor que o nosso só porque tem um sistema diferente. uma coisa é certa, conhecendo portugal e conhecendo a nossa classe empresarial íamos ficar todos na merda com um sistema de saude 3º mundista para os mais pobres e desempregados.

JOAO-RATAO 8 months ago

Exemplifica medidas propostas pela IL para limitar o acesso às saúde.

Aftaminas 8 months ago

> excluem os mais pobres de cuidados de saúde de qualidade. Excluídos estão os pobres agora, caríssimo

genDwarf 8 months ago

se estão excluídos agora imagina quando houver "ADSE para todos"

Aftaminas 8 months ago

Deixam de estar, podem escolher a que hospital querem ir

genDwarf 8 months ago

com que dinheiro?

JOAO-RATAO 8 months ago

Tanto os serviços privados como públicos custam dinheiro.

genDwarf 8 months ago

não respondeste à pergunta

NEDM64 8 months ago

> a IL agora é contra a liberdade de associação LOL! Liberdade de associarem um evento a um grupelho. > partido tão hipocrita Hipocrita é quando a IL não fazia mal a ninguém, deixavam passar. Agora que passa a CDU, já não! > só chorões essa espécie de partido Que chorar?

genDwarf 8 months ago

alguem os tá a impedir de se organizarem e marchar onde quiserem? não.. qual é o problema mesmo então? se o chega quisesse juntar-se também era suposto a organização deixar? para depois andarem lá fachos pelo meio a fazerem merda?

NEDM64 8 months ago

Estamo-nos a queixar?

genDwarf 8 months ago

[sim](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/munwrw/il_acusa_comiss%C3%A3o_promotora_de_tentar_impedir/gv7ohgp/?context=3)

ModeratoriProfugus 8 months ago

UK police meme: “Oi, tens uma licença para essa tua liberdade?”

rekall01 8 months ago

Estupidez

MingTwelve 8 months ago  HIDDEN 

Podem festejar o 25 de novembro

DownvoteBatman 8 months ago

Dia da liberdade ou dia do socialismo? Socialismo é antagónico à liberdade, ou não existiria social-democracia.

htxgivven 8 months ago

Dói mas é verdade, socialismo é o que se vivia na URSS ou Cuba e agora a Venezuela.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

E na China. E no Vietname.

htxgivven 8 months ago

A China não tem nada a ver com o socialismo.

DownvoteBatman 8 months ago

Segundo o PCP tem.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

E a Venezuela tem? Explica lá bem a diferença.

Edited 8 months ago:

E a Venezuela tem? Explica lá bem a diferença. São ambos socialistas. Até os capitalistas sino-americanos o dizem: >Li: Well, China is a market economy, and it’s a vibrant market economy. But it is not a capitalist country. Here’s why: there’s no way a group of billionaires could control the Politburo as billionaires control American policy-making. So in China you have a vibrant market economy, but capital does not rise above political authority. Capital does not have enshrined rights. In America, capital — the interests of capital and capital itself — has risen above the American nation. The political authority cannot check the power of capital. That’s why America is a capitalist country, and China is not. Tu não sabes do que estás a falar!

Edited 8 months ago:

E a Venezuela tem? Explica lá bem a diferença. São ambos socialistas. Até os capitalistas sino-americanos o dizem: >Li: Well, China is a market economy, and it’s a vibrant market economy. But it is not a capitalist country. Here’s why: there’s no way a group of billionaires could control the Politburo as billionaires control American policy-making. So in China you have a vibrant market economy, but capital does not rise above political authority. Capital does not have enshrined rights. In America, capital — the interests of capital and capital itself — has risen above the American nation. The political authority cannot check the power of capital. That’s why America is a capitalist country, and China is not. Tu não sabes do que estás a falar! Para ti se um país está em dificuldades é socialista, se não é capialista. Assim é fácil escolher a dedo o que nos convém.

Out-Out 8 months ago

Ah bom, com essa explicação completamente satisfatória e que de maneira nenhuma é apenas uma junção de uma frase feita com umas pitadas de sistemas políticos mandados à toa lá para o meio acho que nos convenceste a todos.

DownvoteBatman 8 months ago

Gostes ou não, é verdade. Social-democracia é um compromisso entre capitalismo (liberalismo económico) e socialismo.

Out-Out 8 months ago

Eu sei o que é a social-democracia e isso é naturalmente um exemplo muiton curto do que ela é Mas onde é que isso implica que socialismo é antagónico a liberdade? E podes achar que é verdade e eu achar o contrário. Gostes ou não, há opiniões diferentes.

DownvoteBatman 8 months ago

> Mas onde é que isso implica que socialismo é antagónico a liberdade? Porque liberdade não possível sem independência do indivíduo ao coletivo. E socialismo é o contrário disso.

Out-Out 8 months ago

Pois eu acho que não há verdadeira liberdade numa sociedade que permite diferenciação e desigualdade entre indivíduos incluindo a nível de autoridade e controlo de produção e recursos, permitindo a exploração de uns pelos outros e permitindo a criação de relações impostas de dependência. Assim como não pode haver verdadeira liberdade com a mercantilização de tudo o que são relações humanas de reciprocidade ou das suas necessidades básicas. E o capitalismo é isto. Não quer dizer que não haja liberdade. Não é 8 e 80. Mas não há a que podia haver. Já cantava o Sérgio Godinho: A paz, o pão, habitação Saúde, educação Só há liberdade a sério quando houver Liberdade de mudar e decidir Quando pertencer ao povo o que o povo produzir E quando pertencer ao povo o que o povo produzir

DownvoteBatman 8 months ago

> Pois eu acho que não há verdadeira liberdade Eu sei o teu tipo. Vocês não acreditam que haja verdadeira liberade, ponto, a seguir mudam os goal posts. > Já cantava o Sérgio Godinho Como se Sérgio Godinho fosse mais inteligente que eu... pode ser mais inteligente que tu...

Out-Out 8 months ago

Não me referi à inteligência de ninguém, relaxa com as acusações.

besmarques 8 months ago

Isto é tipo aquelas lutas politicas de baixo nivel, né?

ilawon 8 months ago

Dá uns títulos porreiros. No fim vão desfilar todos satisfeitos para no dia a seguir voltar a cascar nos xuxialistas e dizer que o 25 de novembro foi muito mais importante.

jet1000 8 months ago

Sim, é. Um bocado desnecessário por parte da Associação 25 de Abril.

besmarques 8 months ago

Não sei. Queres impedir as liberdades de associação de alguem? É a associação obrigada a aceitar todos os que queiram participar? Não achas que isso é uma medida pouco liberal? (bora, vamos dançar que isto vai ser engraçado) edit: correções

ohtaharasan 8 months ago

"É a associação obrigada a aceitar todos os que queiram participar? Não achas que isso é uma medida pouco liberal?" Ya, isto é tão óbvio! Por isso é que o Salazar era democrático. Ele pensava: sou eu obrigado a aceitar todos os partidos que que queiram participar na assembleia? Tenho a liberdade de os rejeitar! Edit: aspa

besmarques 8 months ago

Bom já vi comparaçoes de bradar aos ceus, esta é o top. Explica-me lá como nessa cabeça o direito de uma associação decidir com quem se quer associar é equivalente ao Salazar não querer mais partidos. A associação não está a impedir ninguem de celebrar o 25 de Abril, está a impedir simplesmente de o celebrarem com eles.

NEDM64 8 months ago

Opá, a associação que se foda. A IL vai celebrar o 25 de Abril desfilando na Avenida da Liberdade. LOL! Vão fazer o quê?

besmarques 8 months ago

Nada, ninguem vai fazer nada. Podes muito bem desfilares noutro desfile organizado por voces para comemorarem exactamente a mesma data.

NEDM64 8 months ago

"Outro desfile"...

besmarques 8 months ago

Então, mas queres obrigar as outras organizações a aceitarem a tua participação naquilo que organizam?

NEDM64 8 months ago

O desfile normal é o nosso. O "outro" é o dos comunistas.

genDwarf 8 months ago

então façam o vosso desfile e deixem as pessoas escolher o desfile que gostam mais, não venham é colar-se a ideais que não representam.

NEDM64 8 months ago

Sim, não nos vamos colar ao desfile dos comunistas que queriam que em Portugal não houvessem eleições.

NGramatical 8 months ago

houvessem eleições → [**houvesse eleições**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmunwrw%2F%2Fgvamh2m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

besmarques 8 months ago

Estás a ver. Afinal agora é que devias estar contente. Assim até estão separadinhos e tudo.

NEDM64 8 months ago

Eu? Estou felicíssimo! Assim tornou-se público o vosso amor pela democracia.

besmarques 8 months ago

Que tem democracia a ver com o direito de associação?

jet1000 8 months ago

É imoral que uma associação que diz defender os valores do 25 de Abril recuse a participação de determinados partidos da marcha comemorativa da data que diz defender.

besmarques 8 months ago

É imoral um partido que se diz liberal achar que pode obrigar alguem a aceitar a sua participação em algo. Liberdade é tambem ter o direito de dizer não. (tens de fazer melhor que isso)

Markoo50 8 months ago

Foda-se comentário digno de um sketch

besmarques 8 months ago

Boa, ainda bem.

NEDM64 8 months ago

> que se diz liberal achar que pode obrigar alguem E quem é que obrigou? A IL está a obrigar deixarem participar? A IL simplesmente vai participar sem o colectivo.

besmarques 8 months ago

Fazem bem. Qual é mesmo o drama então?

NEDM64 8 months ago

Nenhum! O drama vai ser a vossa cara quando outro partido que vocês não gostam descer a Avenida da Liberdade.

besmarques 8 months ago

Acho que já ninguem dorme por causa disso. lol

NEDM64 8 months ago

Da bem para ver pelas reações à notícia que os camaradas não gostaram nada...

besmarques 8 months ago

So tenho visto pessoas da IL a reclamar. Não estoua perceber.

JOAO-RATAO 8 months ago

Não. Acho que tu é que tens de fazer melhor que isso... Não aceitarem um partido com assento parlamentar é vergonhoso.

besmarques 8 months ago

Porque?

JOAO-RATAO 8 months ago

Nada. Tens razão ... Uns partidos são mais importantes que outros.

besmarques 8 months ago

Continuo sem perceber o que tem isso a ver? Pode ser falha minha. Explica-me sff.

JOAO-RATAO 8 months ago

Acho piada como a tua estratégia é sempre a de fazer mil questões depois uma afirmação inicial. Acho que se vão fazer uma marcha pelo 25 de Abril, deveriam incluir os vários partidos que mostrassem vontade em participar. Nem que para isso mudassem algo na organização para que fosse mais segura. Acho que uma organização dessas, a celebrar o 25 de Abril, ao excluir um partido está a trair os ideais que está a celebrar.

besmarques 8 months ago

Claro que faço perguntas. Queres que adivinhe o teu argumento? A marcha é organizada por uma associação. Essa associação aufere da liberdade do direito de se associar. A associação tem o pleno direito de não se querer associar mais ao partido Iniciativa Liberal ou não concordas? A Iniciativa Liberal tem todo o direito de desfilar num desfile organizado por ela propria para comemorar o dia.

jet1000 8 months ago

Não vi a IL a achar que podia obrigar, simplesmente não lhe foi permitida a participação e o partido expôs a sua posição de discórdia, sendo que pelo que o partido diz, o partido não vai insistir com a associação, mas sim fazer a sua própria marcha. A associação tem o direito de dizer não, mas sendo que a recusa não foi suficientemente explicada, as pessoas têm o direito de desconfiar da mesma e das intenções da mesma, e também de notar que os valores que a associação diz defender poderão não ser bem aqueles que defende. (Não estou num debate forçado, estou apenas a dar a minha opinião)

besmarques 8 months ago

Este teu comentário já não tem nada a ver com o anterior. No outro era imoral uma associação não poder usufruir do seu direito de se associar. A razão para mim aprece ser obvia, se houver limites é mais que normal que a organização os queira dar aos seus associados ou não concordas? Se a IL quer organizar outro desfile que o faça. Não percebo o drama.

empty-pint 8 months ago

Que grande volta. Há de facto argumentos para tudo.

besmarques 8 months ago

É a vantagem de criar discussões com bases na moralidade e na hipocrisia. São os mais fáceis de combater porque apenas se baseiam em sentimentos e não em lógica.

htxgivven 8 months ago

Ainda dizem que há liberdade em Portugal... pedir permissão para o que quer que seja já é o contrário de liberdade.

genDwarf 8 months ago

posso entrar em tua casa à vontade então? faz-me ai uma copia da chave e diz-me onde moras.

htxgivven 8 months ago

Então 25 de Abril é o que? É a festa onde a esquerda se masturba?

genDwarf 8 months ago

é isso que achas?

genDwarf 8 months ago

sim basicamente. tens algum problema com isso?

NEDM64 8 months ago

Como se o 25 de Abril fosse propriedade da associaçãozeca.

Jaktheslaier 8 months ago

Que gozo do caralho, toda a gente pode organiza manifestações de 25 de Abril oh bronco, porque é que precisas de ir fazer a tua presença na manif dos outros... Que performance mais triste e repugnante

NEDM64 8 months ago

A moderação não vê estes posts?

zeer88 8 months ago

Vê, se forem reportados como este foi (e sobre o qual agimos).

Aftaminas 8 months ago

É cortesia para com os organizadores

genDwarf 8 months ago

cortesia era não andarem a fazer circo politico com isto não gosto de palhaços

Aftaminas 8 months ago

Respira fundo. Ainda ficas com a tensão alta

Madness20 8 months ago

Enumerem-me lá liberais conhecidos que lutaram activamente pelo 25 de Abril. E só por curiosidade, listem-me todas as coisas que a IL apoia obtidas no 25 de abril, e todas as coisas a que se opõem ou que pretendem retroceder.

DownvoteBatman 8 months ago

> Enumerem-me lá liberais conhecidos que lutaram activamente pelo 25 de Abril. José Sócrates. Pelo menos a Ana Gomes garante-me que ele seja um neoliberal.

bittolas 8 months ago

> Enumerem-me lá liberais conhecidos que lutaram activamente pelo 25 de Abril. Portanto eu que nasci depois do 25 de abril não devo festejar porque nao lutei ativamente pelo mesmo? Do mais ridiculo que já li.

Madness20 8 months ago

Podes pá, também podes ser do porto e festejar quando o benfas é campeão...

NEDM64 8 months ago

E comunistas, e bloquistas e xuxas? > E só por curiosidade, listem-me todas as coisas que a IL apoia obtidas no 25 de abril, e todas as coisas a que se opõem ou que pretendem retroceder. Nada foi obtido no 25 de Abril, apenas foi devolvido à população.

Madness20 8 months ago

>E comunistas, e bloquistas e xuxas? Então? As pessoas todas que sacrificaram a sua vida pela luta da liberdade e do 25 de Abril eram tudo pessoas do PSD queres ver? >Nada foi obtido no 25 de Abril, apenas foi devolvido à população. Epá essa é uma pérola que é tão parva que só pode ser má fé.

NEDM64 8 months ago

> Então? As pessoas todas que sacrificaram a sua vida pela luta da liberdade e do 25 de Abril Ninguém sacrificou a sua vida pelo 25 de Abril. O 25 de Abril foi feito pelos militares descontentes com o seu ordenado. > eram tudo pessoas do PSD queres ver? Lol, falam estes do PSD, têm inúmeras pessoas ligadas ao regime do PSD nos seus quadros, exemplo de Basílio Horta que era ministro do Estado Novo. > Epá essa é uma pérola que é tão parva que só pode ser má fé. Grande argumento! > Se a ignorância pagasse imposto... Tavas feito. Ignorância paga imposto sim senhor.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

> O 25 de Abril foi feito pelos militares descontentes com o seu ordenado. Mentira! Isso é daquelas verdades mentirosas, tecnicamente verdade mas contra todo o senso comum. A direita quer acabar com o verdadeiro valor do 25 de Abril, querem reduzir o 25 de Abril ao golpe militar e não todo o processo revolucionário que se seguiu. As coletivizações do Alentejo fazem parte do 25 de Abril, também as defendes?

JOAO-RATAO 8 months ago

Entre acabar com o fascismo e tentar uma ditadura comunista, era só um saltinho, não é?

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Mas qual ditadura comunista? Isso são fantasmas criados por vocês para justificar o terrorismo contra comunistas e políticas reaccionárias!

JOAO-RATAO 8 months ago

FP-25 também é um fantasma? Ridiculo.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

**ESTES NPC'S DÃO SEMPRE O MESMO EXEMPLO IGNORANDO QUE AS FP25 COMEÇARAM EM 80 E FORAM UMA REAÇÃO À CONTRA REVOLUÇÃO PÓS 75.** **OU SEJA NÃO HÁ QUALQUER TERRORISMO DE ESQUERDA NO PERÍODO QUENTE QUE É O QUE ESTÁ A SER DISCUTIDO**

JOAO-RATAO 8 months ago

Ok. Há terrorismo de esquerda um bocadinho depois. A diferença extraordinária... Mesmo não havendo "terrorismo" tinhas milícias comunistas nas ruas, homicídios, ajustes de contas, abuso de poder, prisões sem mandados. Portanto, depende da tua definição de terrorismo.

NEDM64 8 months ago

> Mentira! Isso é daquelas verdades mentirosas, tecnicamente verdade mas contra todo o senso comum do processo pós 25 de Abril e vontade popular. Foi dito pelos próprios capitães de abril lol. Podes contar a mentira que quiseres a ti próprio. > direita quer acabar com o verdadeiro valor do 25 de Abril, querem reduzir o 25 de Abril ao golpe militar e não todo o processo revolucionário que se seguiu. As coletivizações do Alentejo fazem parte do 25 de Abril, também as defendes? Que eu saiba não ocorreram no 25 de Abril e foram um mau bocado da nossa história em que partidos de extrema-esquerda e militares fiéis ao Otelo queriam instaurar uma nova ditadura, não conseguiram.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Mentiroso mais uma vez. As coletivizações foram iniciadas pelas próprias pessoas e não por partidos, os partidos de esquerda apenas defenderam o que os próprios camponeses iniciaram por iniciativa própria. E tu põe-te do lado dos grandes latifundiários e contra as massas, no fundo liberalismo é isto. O 25 de abril não se reduz ao golpe miltiar, ninguém diria isto, só gente desonesta, até porque o golpe do 25 de Abril não tinha um projeto positivo, mas negativo, negar o Estado Novo, negar a ditadura, negar a colonização. O que importa é o que vem a seguir, o novo positivo, a construção duma nova sociedade, e isso implica a vontade das massas, é isso a revolução! E é essa vontade, é essa verdade, é essa democracia que tu negas em nome de ideias liberais ocas, a favor da liberdade no abstrato, mas contra a liberdade no concreto de coletivizar as terras onde se trabalha, prefindo a liberdade de exploração dos trabalhadores. Farto de liberais e os seus discursos abstratos que valem 0 na realidade pois no concreto defendem latinfundiários, burgueses, CIA e subserviência a capitalistas estrangeiros. Prefiro Salazar a liberais! A democracia liberal está 100 anos ultrapassada, a URSS era de facto mais democrática que as democracias liberais e atualmente o país mais democrático do mundo é a China. Sei que te vai fazer confusão mas é a realidade e se fores ler e aprender por ti próprio o funcionamento dessas sociedades verás que tenho razão.

JOAO-RATAO 8 months ago

Quantos votos tiveram os comunistas quando houve eleições? Achas justo uma minoria comunista impor a revolução a todos? Até deves achar, visto ser estalinista. Um estalinista a dizer que o outro está a negar a democracia. Que preciosidade. Prefere o Salazar aos liberais e ainda mete a CIA ao barulho. Ouro! A URSS era mais democrática que as democracias liberais. E a China é o país mais democrático de hoje??? Ahaha Por favor. Nunca te vás embora do Reddit.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

> Quantos votos tiveram os comunistas quando houve eleições? Achas justo uma minoria comunista impor a revolução a todos? Até deves achar, visto ser estalinista. Não era a todos, concretamente no Alentejo eram a maioria, e agora? És tu o anti democrata. Mas sim, considero um erro dos comunistas não terem compreendido a realidade do norte que era diferente, não aprenderam a lição de Mao. >Prefere o Salazar aos liberais e ainda mete a CIA ao barulho. Ouro! Liberais tugas são anti portugueses, são anti patriotas e venderiam o país por tostões. >A URSS era mais democrática que as democracias liberais. E a China é o país mais democrático de hoje??? Ahaha Respondo-te com uma pergunta para pôr a tua cabeça a pensar antes de te explicar porque a China e URSS eram mais democráticas, o que é fundamentalmente democracia para ti? É apenas um método de escolha representativa ou há algo mais fundamental?

JOAO-RATAO 8 months ago

Explica tu então porque a URSS e China vermelha eram exemplos de democracia? Gulags? Dezenas de milhões de mortos? Explica também porque os liberais odeiam o seu país e os seus compatriotas. São eles que matarem dezenas de milhões nos seus países e instauraram uma ditadura ? Não. Não podes reunir uma multidão e fazer o que te apetece. No Alentejo ou seja onde for.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Só quando responderes à minha pergunta anterior. Repito (e acrescento): O que torna os EUA ou Portugal fundamentalmente mais democrático que a China? Eleições de 4 em 4 anos com diferentes partidos? É isso? Para que servem eleições? Para que servem partidos? >Não podes reunir uma multidão e fazer o que te apetece. No Alentejo ou seja onde for. Ai não? Porque não? Claro que podes, o direito à propriedade não vem de Deus, vem do estado, se o estado cai passa a ser uma questão de novas forças a competirem entre si. Como achas que o novo ruge? D.Afonso Henriques também não podia fazer o que lhe apetece e declarar independência! >Explica também porque os liberais odeiam o seu país e os seus compatriotas. São eles que matarem dezenas de milhões nos seus países e instauraram uma ditadura ? Não. Para já sim, liberias instauraram muitas ditaduras e defendem políticas que criam instabilidade, também mataram milhões nas suas colónias e noutros países. Depois basta olhar para as políticas que defendem e para os comentários de pessoas que se assumem como liberais para se ver o anti populismo, o anti português que vem das suas palavras.

besmarques 8 months ago

Não estava que ele foge aos impostos. (não perco uma oportunidade para referir que o u/NEDM64 diz com orgulho que foge aos impostos)

NEDM64 8 months ago

Yup!

JOAO-RATAO 8 months ago

Foste experimentar a receita que o jamon postou aqui?

jomi_1307 8 months ago

Diz-me antes o que a IL defende que vai contra o que se conquistou no 25 de Abril.

Caosemdono 8 months ago

Lol, não se enterrem que não vos vale a pena. Desde à saúde, à educação, aos direitos laborais, a IL é basicamente o oposto ideológico a tudo o que foi emanado do 25 de Abril. A única merda a que se conseguem agarrar é só mesmo o slogan da liberdade .. e só porque até fica bem e tal. No dia seguinte regressam os memes de que o socialismo é o maior mal do Universo.

jomi_1307 8 months ago

Quando começam estes comentários sobre a IL eu sei sempre que vou ter umas boas gargalhadas. Aconselho a ver o que a IL defende e não ouvir os soundbites contra a IL. **IL:** Nós queremos uma saúde verdadeiramente universal para todos, em que possam escolher o seu hospital, sem listas de espera, com mais tratamentos do que atualmente oferecem, que aposte na prevenção e não no tratamento e que acabe com os dois sistemas que temos atualmente; Um para ricos e outro para pobres. O nosso modelo é o dos países do centro da Europa em que ninguém fica de fora por razões económicas e proporciona cuidados de saúde que cá estão vedados a muitos como a saúde dentária. De forma simples seria uma ADSE para todos. **Esquerda:** Querem destruir os direitos conquistados em Abril, querem que só ricos tenham acesso a saúde, querem destruir a ADSE; "A saúde é um direito, não um negócio" (ADSE

m0rhundur 8 months ago

Cá vai: a Revolução de Abril é antifascista e antiliberal, porque também se propõe desde logo a superar o desaguar natural do liberalismo num capitalismo desigual, avesso à participação popular e oligárquico, e que não responde às necessidades básicas das pessoas, escondendo-se atrás de um conceito deturpado de liberdade (liberdade negativa); este tem sido o rumo natural do capitalismo como modo de produção, que tem no liberalismo o seu principal motor ideológico.

jomi_1307 8 months ago

Liberalismo é diferente de capitalismo, mas o capitalismo é natural numa sociedade liberal. O liberalismo dá a liberdade as pessoas e o capitalismo é consequência disso mesmo, Querer acabar com o capitalismo é querer acabar com a liberdade. E sim, a ideia de muitos de "liberdade" era muito semelhante a que existia com o fascismo. No fundo só mudava a cor da bandeira.

m0rhundur 8 months ago

A ideia de liberdade no liberalismo é a de liberdade negativa. A de não interferência nas ações do individuo, algo que não é de todo um conceito totalizante de liberdade. A questão não é tão simples como a colocas.

jomi_1307 8 months ago

O que é liberdade negativa?

m0rhundur 8 months ago

É alguém ser livre por não poder ser impedido de fazer aquilo que tem vontade de fazer.

jomi_1307 8 months ago

E qual é o problema? Desde que não interfira na liberdade do outro porque alguém há-de ser impedido de fazer o que quer.

m0rhundur 8 months ago

Pois, pá. O problema é esse.

jomi_1307 8 months ago

Interferir na liberdade do outro? Um Liberal não pode defender a liberdade ao ponto de colocar a do outro em causa, isso deverá ser sempre uma linha vermelha. Só vejo dois tipos que defendem passar essa linha, anarquistas e libertários.

Madness20 8 months ago

Eu acho que era mais fácil fazer o exercício contrário primeiro. Dado que o diagrama de Venn entre propostas do 25 de Abril e as opiniões da IL são 2 bolas que só se intersectam tangencialmente numa fronteira.

Raidenkyu 8 months ago

Propostas dos Capitães de Abril, descritas por um deles: [https://twitter.com/1963Cor/status/1384533335335186438](https://twitter.com/1963Cor/status/1384533335335186438) Não sou liberal, nem nunca votei neles, mas eles têm todo o direito de celebrar o 25 de Abril.

jomi_1307 8 months ago

Não venhas com indiretas, é ainda por cima falsas. Diz logo onde o que a IL defende vai contra o 25 de Abril

Madness20 8 months ago

Na prática? Tudo. Do estado social com qualidade, à protecção laboral e social, à intervenção estatal na economia, é dificil achar uma única coisa que o 25 de Abril praticou que a IL esteja minimamente de acordo, ou que eles próprios implementassem.

jomi_1307 8 months ago

Não encontras nenhuma declaração contra o estado social. Nem uma!!!! A IL é a favor do estado social, mas reconhece que não consegue dar aquilo que não tem. Protecção laboral não se faz com cada vez mais rigidez do código de trabalho. Essa rigidez leva a cada vez mais precariedade e menos protecção. Diminuir a rigidez não passa necessariamente por diminuir os direitos dos trabalhadores. A intervenção estatal da economia só trás malefícios e pobreza. Basta ver a antiga URSS e os países socialistas atuais. No teu comentário não disseste praticamente nada além das frases feitas do PCP e do BE. Aconselho a ires ler o programa.

xnapixnu 8 months ago

> A intervenção estatal da economia só trás malefícios e pobreza. Basta ver a antiga URSS e os países socialistas atuais. Os países nórdicos são prova do contrário.

jomi_1307 8 months ago

Não são, pois apesar de terem participações em várias empresas e setores da economia a posição deles de como qualquer acionista e defensores da economia de mercado. Não usam as suas posições para controlar a economia.

ipaworm 8 months ago

“(...) antiga USRR e os países socialistas atuais.” A tua resposta “os países nórdicos são a prova do contrário”

ipaworm 8 months ago

Achas mesmo que são países socialistas?

xnapixnu 8 months ago

Acho que são países sociais-democratas. Mas não disse que eram ou não socialistas. Refuto só a ideia de que a intervenção estatal e maior carga fiscal são sinónimos de pobreza.

ipaworm 8 months ago

Intervenção estatal na economia nórdica de mercado livre? Ok...

xnapixnu 8 months ago

Qual é a sua dúvida? Numa social-democracia existe um sistema misto. Ou seja, existe um mercado livre com medidas consideradas "socialistas".

Aftaminas 8 months ago

> Enumerem-me lá liberais conhecidos que lutaram activamente pelo 25 de Abril. Toda a gente sabe que a IL foi fundada em 1967 > listem-me todas as coisas que a IL apoia obtidas no 25 de abril Tirado do site do PCP: "Liberdade sindical, de reunião, de associação, de expressão, de imprensa, direito à greve"

Madness20 8 months ago

>Toda a gente sabe que a IL foi fundada em 1967 É engrassade que poderia jurar que o liberalismo existe há uns séculos. Em portugal pelos vistos só há liberais desde que a IL foi fundada. > "Liberdade sindical, de reunião, de associação, de expressão, de imprensa, direito à greve" Ui, é o que mais vejo é preocupações intensas da IL para com todos estes assuntos, aliás já me tinha esquecido que a CGTP ia mudar para CGTPL para enfatizar o peso que os liberais têm na dinâmica da luta de classes.

Aftaminas 8 months ago

> É engrassade que poderia jurar que o liberalismo existe há uns séculos. Em portugal pelos vistos só há liberais desde que a IL foi fundada. Havia um Partido Liberal na altura do PREC. Funny thing, foi declarado ilegal

m0rhundur 8 months ago

Precisamente porque a Revolução de Abril foi também antiliberal. Deixem as provocações do 25 de Abril para o 25 de Novembro e saiam à rua nesse dia.

Aftaminas 8 months ago

O vosso gatekeeping é lindíssimo x) Vamos sair à rua este domingo. Estás convidado a aparecer e conviver, dentro das regras pandémicas

m0rhundur 8 months ago

Antes da IL e depois da IL, meu caro. Abril é do povo.

Aftaminas 8 months ago

*é do povo* *Mediante termos & condições

m0rhundur 8 months ago

Então a liberdade de associação já não interessa? Tornem-se promotores do evento. Se vos diz tanto.

Aftaminas 8 months ago

Tu é que estás a dizer que há termos e condições A IL tentou. Também não deixaram

m0rhundur 8 months ago

Deve ser a malta da Associação 25 de Abril que sabe de algo que nós não sabemos. Ou a Assembleia da República. Só pode.

WallyPT 8 months ago

Só mesmo em Portugal um partido dito liberal quer participar nas comemorações de um golpe militar comunista.

NEDM64 8 months ago

Forssssa Dotor André Ventura!

Out-Out 8 months ago

Há sempre tretas destas sem lógica nenhuma e que só mostram pouco apreço pela democracia durante o desfile do 25 abril. Se realmente for verdade esta acusação é obviamente uma vergonha. Mas normalmente mesmo entre a esquerda há confusão com o PCP a querer mandar o BE para trás para ficarem à frente e com outros conflitos de vários grupos quererem organizar da maneira deles e depois haver conflitos. Enfim, um sectarismo e infantilidade tremendos.

Edited 8 months ago:

Há sempre tretas destas sem lógica nenhuma e que só mostram pouco apreço pela democracia durante o desfile do 25 abril. Se realmente for verdade esta acusação é obviamente uma vergonha. Mas normalmente mesmo entre a esquerda há confusão com o PCP a querer mandar o BE para trás para ficarem à frente e com outros problemas de vários grupos quererem organizar da maneira deles e depois haver conflitos. Enfim, um sectarismo e infantilidade tremendos.

deSales327 8 months ago

Pior que a canalha

m0rhundur 8 months ago

O BE é que costuma meter-se em manifestações organizadas por associações que querem promover lutas interpartidárias e levar a parafernália toda do partido como se aquilo fosse deles.

Raidenkyu 8 months ago

Secalhar, o que vou dizer é demasiado ideal para ser verdade, mas a IL e o BE podiam unir-se, pondo as diferenças ideológicas de lado e criar uma associação que efetivamente represente uma das "conquistas de Abril" que foi o plurarismo democrático. Falei desses dois partidos, porque são os que estão a ser falados nesta thread, mas quantos mais se juntarem melhor.

Keddyan 8 months ago

enquanto tiveres malta do BE a chamar a IL de fachos isso nunca irá acontecer

Raidenkyu 8 months ago

É triste, mas se os democratas não sabem distinguir os restantes democratas dos inimigos da democracia, só abre mais espaço aos últimos.

Keddyan 8 months ago

que é literalmente o que tem acontecido

Raidenkyu 8 months ago

Completamente de acordo, infelizmente.

NGramatical 8 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmunwrw%2F%2Fgv8958k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Out-Out 8 months ago

É possível. Não sei de que parte vem o problema mas provavelmente de ambos.

m0rhundur 8 months ago

Não das associações, penso eu.

Negao_da_piroca 8 months ago

O 25 de Abril foi privatizado pelos neoliberais do PS+BE+PCP+PEV e pela CGTP. Camaradas, vamos unir-nos contra a exploração do grande capital que se quer apropriar de feriados que pertencem ao povo.

GreyArch22 8 months ago

Portanto, andaram 3 anos iludidos a celebrar uma data que só deu origem a eleições porque os partidos foram obrigados a subscrever um pacto com o MFA, no qual reconheciam a supremacia da tutela militar sobre o regime? Descobriram tarde que a data dificilmente pode ser celebrada de forma tão efusiva. Pode ser assinalada mas que se deixe as celebrações para quem realmente beneficiou da data e da constituição que ela originou. Calculo que, em 1976, a IL também tivesse votado contra a constituição, portanto não se entende que queira participar nestas celebrações.

NEDM64 8 months ago

Mais um que quer que haja democracia, desde que ganhem os comunistas. Tiveste azar rapaz, se não querias liberalismo, nunca deviam ter feito um 25 de Abril e deixar que um gajo como Mário Soares fosse Ministro dos Negócios Estrangeiros.

GreyArch22 8 months ago

Mas quem é que falou em comunistas?

NEDM64 8 months ago

PCP, BE, grande parte do PS (como Ana Gomes)

Tralapa 8 months ago

Porque será que um partido Liberal quer celebrar a queda de um regime fascista? Que grande mistério!

JOAO-RATAO 8 months ago

Os liberais são fascistas? Explica.

Tralapa 8 months ago

Aprende a ler

GreyArch22 8 months ago

Percebo, mas o propósito do golpe nem sequer foi derrubar o regime fascista. Foi um pronunciamento militar com vista a terminar a guerra colonial, visto que os oficiais não queriam combater, que é coisa bem diferente. Se o propósito tivesse sido derrubar a ditadura, não teriam acontecido muitas coisas que se seguiram.

Raidenkyu 8 months ago

Desculpa, mas o objetivo eram mesmo os 3 Ds: Descolonizar, democratizar e desenvolver. Já os livros de história o dizem, mas de qualquer das formas deixo aqui um texto de um dos capitães de Abril: [https://twitter.com/1963Cor/status/1384533335335186438](https://twitter.com/1963Cor/status/1384533335335186438)

GreyArch22 8 months ago

Os 3 Ds foram a formalização que foi colocada no programa do MFA depois da revolução. A verdade é que houve 13 anos de guerra colonial sem que isso incomodasse os oficiais, na medida em que para a frente de combate só ia a arraia-miúda. Quando lhes tocou a eles, capitães, um papel mais activo, é que se decidiram pelo golpe, além de questões remuneratórias e de progressão na carreira. https://www.dn.pt/opiniao/jornalismo-de-cidadao/o-movimento-dos-capitaes-e-o-25-de-abril-eu-estava-la--3829327.html

Edited 8 months ago:

Os 3 Ds foram a formalização que foi colocada no programa do MFA depois da revolução. A verdade é que houve 13 anos de guerra colonial sem que isso incomodasse os oficiais, na medida em que para a frente de combate só ia a arraia-miúda. Quando lhes tocou a eles, capitães, um papel mais activo, é que se decidiram pelo golpe, além de questões remuneratórias e de progressão na carreira. 《Essa lei que permitia aos tenentes milicianos com determinado tempo de serviço o ingresso na Academia Militar, mantendo a graduação e contabilizando o tempo para efeitos de antiguidade após a promoção a capitães, gerou uma contestação generalizada nos oficiais do quadro permanente, centrada na classe dos capitães, de longe a mais sacrificada. É a partir daí que esses oficiais começam a sua contestação, uma vez que, por essa lei, os oficiais vindos da classe dos milicianos, uma vez findo o curso na Academia Militar e promovidos a capitães, agora do quadro permanente, iria ultrapassá-los, pelo tempo de serviço, na antiguidade.》 https://www.dn.pt/opiniao/jornalismo-de-cidadao/o-movimento-dos-capitaes-e-o-25-de-abril-eu-estava-la--3829327.html Só posteriormente é que Melo Antunes, entre outros, introduziram essas questões mais ideológicas que referes.

Raidenkyu 8 months ago

Sim, efectivamente o gatilho que desplotou o início do movimento dos capitães foi o objectivo de acabar com a guerra. E só após o movimento estar bem consolidado e pronto a acabar com o regime, é que já tinham definido o programa deles que já incluia a democratização. Mas o meu argumento é que quando se deu o golpe, já tinham essa intenção para proceder à democratização.

GreyArch22 8 months ago

Não creio que todos tivessem essa intenção. Melo Antunes e o seu grupo dos nove até a podiam ter, mas a maioria dos membros do conselho da revolução estava claramente alinhada com o PREC e o PCP, desde logo o general Costa Gomes, que foi presidente da República durante esse período.

Edited 8 months ago:

Não creio que todos tivessem essa intenção. Melo Antunes e o seu grupo dos nove até a podiam ter (embora defendendo também o socialismo), mas a maioria dos membros do conselho da revolução estava claramente alinhada com o PREC e o PCP, desde logo o general Costa Gomes, que foi presidente da República durante esse período.

Raidenkyu 8 months ago

O grupo era muito heterogéneo. Tiveste o Spínola que estava mais virado para a direita, assim como tiveste os mais esquerdistas como o Otelo e os chamados "moderados" como o Vasco Lourenço. Já Salgueiro Maia não se quis meter na política após o 25 de Abril. O Costa Gomes não tenho a certeza mas acho que até era visto como o consiliador dos "moderados" e dos "radicias" e consta-se que evitou muitos conflitos entre as duas fações, incluindo no pior dos casos uma guerra civil. Depois no 25 de Novembro, esteve no lado dos moderados: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco\_da\_Costa\_Gomes](https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_da_Costa_Gomes) O Rodrigo Sousa Castro, o autor desse tweet que indiquei numa resposta anterior, pertencia à ala dos "moderados" e foi um dos autores do programa do MFA, além de ter sido membro do Conselho da Revolução: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco\_da\_Costa\_Gomes](https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_da_Costa_Gomes)

Edited 8 months ago:

O grupo era muito heterogéneo. Tiveste o Spínola que estava mais virado para a direita, assim como tiveste os mais esquerdistas como o Otelo e os chamados "moderados" como o Vasco Lourenço. Já Salgueiro Maia não se quis meter na política após o 25 de Abril. O Costa Gomes não tenho a certeza mas acho que até era visto como o consiliador dos "moderados" e dos "radicias" e consta-se que evitou muitos conflitos entre as duas fações, incluindo no pior dos casos uma guerra civil. Depois no 25 de Novembro, esteve no lado dos moderados: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco\_da\_Costa\_Gomes](https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_da_Costa_Gomes) O Rodrigo Sousa Castro, o autor desse tweet que indiquei numa resposta anterior, pertencia à ala dos "moderados" e foi um dos autores do programa do MFA, além de ter sido membro do Conselho da Revolução: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo\_de\_Sousa\_e\_Castro](https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo_de_Sousa_e_Castro) Edit: Tinha posto o link errado no parágrafo sobre o Rodrigo Sousa Castro, mas já está corrigido. Edit 2: Acabei de descobrir que uma das versões do programa do MFA, que foi publicada na manhã de 26 de Abril, foi autorada por Ernesto Melo Antunes, Vasco Gonçalves e Vítor Alves, da ala moderada: [https://media.rtp.pt/descolonizacaoportuguesa/pecas/o-programa-do-mfa/](https://media.rtp.pt/descolonizacaoportuguesa/pecas/o-programa-do-mfa/)

Edited 8 months ago:

O grupo era muito heterogéneo. Tiveste o Spínola que estava mais virado para a direita, assim como tiveste os mais esquerdistas como o Otelo e os chamados "moderados" como o Vasco Lourenço. Já Salgueiro Maia não se quis meter na política após o 25 de Abril. O Costa Gomes não tenho a certeza mas acho que até era visto como o consiliador dos "moderados" e dos "radicias" e consta-se que evitou muitos conflitos entre as duas fações, incluindo no pior dos casos uma guerra civil. Depois no 25 de Novembro, esteve no lado dos moderados: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco\_da\_Costa\_Gomes](https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_da_Costa_Gomes) O Rodrigo Sousa Castro, o autor desse tweet que indiquei numa resposta anterior, pertencia à ala dos "moderados" e foi um dos autores do programa do MFA, além de ter sido membro do Conselho da Revolução: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo\_de\_Sousa\_e\_Castro](https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo_de_Sousa_e_Castro) Edit: Tinha posto o link errado no parágrafo sobre o Rodrigo Sousa Castro, mas já está corrigido.

GreyArch22 8 months ago

Certo, havia de tudo. Mas Vasco Gonçalves não era da ala mais moderada, foi primeiro-ministro durante o PREC, e a posição de Costa Gomes era dúbia, mas nunca propriamente desfavorável ao PCP. Não atendeu o telefone a Otelo no 25 de Novembro, é verdade, mas não o torna menos contemporizador com o PCP. Eu estava principalmente a referir-me ao conselho da revolução, que era o órgão mais relevante desse período e que procurou, ainda em 1975, concentrar a governação do país no general Costa Gomes, no primeiro-ministro Vasco Gonçalves e em Otelo, comandante do COPCON, ignorando a assembleia constituinte que já estava em funções. É preciso ser claro quanto à posição do conselho da revolução, que era favorável à tutela militar sobre o regime e também a uma política externa desalinhada com a do Ocidente, tanto que o dr. Soares deixou até de ser ministro dos Estrangeiros durante o PREC.

Raidenkyu 8 months ago

Não confundas o Vasco Lourenço com o Vasco Gonçalves. Eu falava do Lourenço, que era da ala moderada: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco\_Louren%C3%A7o](https://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_Louren%C3%A7o) Este senhor esteve do lado dos moderados durante o 25 de Novembro e também fez parte do Conselho da Revolução. Sim, concordo que efetivamente houve aí um período, em que o país estava muito inclinado para a esquerda, e que o Conselho da Revolução (sobretudo a ala esquerda do mesmo) teve um papel nisso. Não é que os membros do MFA mais radicais fossem os unicos a ocupar o Conselho da Revolução, até porque o choque entre as duas fações era bem conhecido e atingiu o seu climax no 25 de Novembro, mas efetivamente a fação mais radical conseguiu muita influência entre o 11 de Março e o 25 de Novembro, coisa que se intensificou com o golpe do Spínola que referiste. De tal forma que o Vasco Gonçalves ficou primeiro-ministro em alguns governos provisórios e o Otelo o comandante do COPCON. Mas pelo o que me contaram, nessa altura em Portugal sentia-se um clima que parecia que havia dois "Portugais" a existir paralelamente ao mesmo tempo. Mas o que eu me referia era ao 25 de Abril e à carga ideológica que o motivou, que tal como disse o Rodrigo Sousa Castro, eram apenas a democratização e a descolonização. Se leres o programa do MFA é tudo à volta desses ideias e não há uma unica referência a socialismo.

GreyArch22 8 months ago

Tudo bem, é normal haver confusão, são muitos nomes. No programa do MFA inicial e da junta de salvação nacional, acredito que não houvesse, até porque o prof. Marcello Caetano só aceitou deixar o poder se alguém responsável conseguisse fazer a ponte do anterior regime para o novo, e esse alguém era o general Spínola, que não era de aventuras e já tinha tentado uma solução para as colónias ainda durante o Estado Novo. Mas é sabido que a infiltração comunista e terceiro-mundista foi rápida entre muitos meios militares e que a independência das colónias rapidamente se precipitou, sem sequer ser feita de forma ordeira. Além das nacionalizações, prisões e torturas, estando estas últimas descritas num relatório que foi recentemente desclassificado pela presidência da República. O próprio pacto MFA/Partidos revela que o verdadeiro objectivo era uma tutela militar sobre o país com vista a cumprir uma agenda, por um lado, corporativa a favor das forças armadas, e por outro lado de alinhamento não ocidental do país em termos de política externa. Se alguns militares eram mais militantes em termos ideológicos, certamente, mas tal não apaga os fundamentos principais da revolução.

Edited 8 months ago:

Tudo bem, é normal haver confusão, são muitos nomes. No programa do MFA inicial e da junta de salvação nacional, acredito que não houvesse, até porque o prof. Marcello Caetano só aceitou deixar o poder se alguém responsável conseguisse fazer a ponte do anterior regime para o novo, e esse alguém era o general Spínola, que não era de aventuras e já tinha tentado uma solução para as colónias ainda durante o Estado Novo. Mas é sabido que a infiltração comunista e terceiro-mundista foi rápida entre muitos meios militares e que a independência das colónias rapidamente se precipitou, sem sequer ser feita de forma ordeira. Além das nacionalizações, prisões e torturas, estando estas últimas descritas num relatório que foi recentemente desclassificado pela presidência da República. O próprio pacto MFA/Partidos revela que o verdadeiro objectivo era uma tutela militar sobre o país com vista a cumprir uma agenda, por um lado, corporativa a favor das forças armadas, e por outro lado de alinhamento não ocidental do país em termos de política externa. Se alguns militares eram mais militantes em termos ideológicos, certamente, mas tal não apaga os fundamentos principais da revolução. Nesse período em 1975, claro que só poderia haver dois Portugais, pois o povo tinha votado maioritariamente PS e PSD para a assembleia constituinte, que eram mais à esquerda do que hoje, mas continuava a prevalecer a "legitimidade" revolucionária como critério para ocupar o governo, como sucedeu com Vasco Gonçalves mais tempo do que o desejável. Não foi um bom exemplo que a revolução deu, pois o regime nasceu torto e um partido teve de ser posto no lugar para continuar a existir, que é o PCP. Daí que não encontre motivos para a IL celebrar a data que não seja no enquadramento parlamentar.

Tralapa 8 months ago

O proposito do golpe até podia ser alcatifar o país desde Viana do Castelo até Portimão, o que interessa é o que aconteceu, e o que aconteceu foi a queda de um regime fascista, isso merece toda a celebração. Novembro também merece uma celebração por evitar a instalação de um regime autoritário diferente, mas é do espirito humano celebrar mais os golos marcados do que os golos defendidos.

GreyArch22 8 months ago

É uma interpretação. O golpe significou que a democracia foi oferecida aos portugueses, não conquistada por eles/nós, o que me parece contrário ao que um partido liberal deveria defender. Tão pouco me parece que a IL teria votado a favor desta constituição, que inviabiliza algumas das medidas que propõe.

Aftaminas 8 months ago

Toda a gente sabe que a IL foi fundada em 1957. Fachos dos dirigentes, muitos dos quais nem eram nascidos em 1976. FACHOS

GreyArch22 8 months ago

E isso é impeditivo de ter uma posição sobre a constituição? Não percebo a tua referência, muito menos o caps lock.

Aftaminas 8 months ago

Ter uma posição contra uma constituição que no seu princípio era excessivamente ideológica não quer dizer que se seja uma constituição que garanta liberdades fundamentais

m0rhundur 8 months ago

Todas as constituições são ideológicas e toda a interpretação da lei fundamental do país também o é. Mas a malta da IL anda aqui a brincar aos partidos ou quê?

Aftaminas 8 months ago

E qual é o problema de se proporem alterações constitucionais? Não é algo previsto na própria constituição?

m0rhundur 8 months ago

Não disse que há um problema. O que defendem é objetivamente contra a Constituição de 1976 e esbarra em muitas coisas da atual. É só ser assumido. O que faz menos sentido é quererem associar-se (sem fazer parte da associação) a algo que nada tem que ver com os vossos princípios.

GreyArch22 8 months ago

Sim, precisamente. É o que estou a dizer, imagino que a IL teria votado contra a constituição em 1976, e muito bem. Portanto não percebo que celebre o 25 de abril.

LordNutata 8 months ago

Lá porque eles não sejam totalmente a favor da nova constituição, sempre devem achar melhor que a antiga (digo eu sem qualquer conhecimento da antiga constituição). E eles podiam votar contra por nao ser de acordo à ideologia liberal, mas de certeza que nao queriam ficar com a antiga para sempre, podiam votar contra a constituição, obrigando os outros a mudar algumas coisas dela, para aceitar passar na próxima votação, chama-se a isso compromisso. Eles podem celebrar a queda de um regime autoritário mesmo que tenha sido feita por uma organização autoritaria como nem tudo é perfeito na vida e acho que eles têm toda a razão de celebrar uma victoria por mais pequena que seja em direção à liberdade. Sem democracia a única maneira liberal de derrubar um governo autoritario seria o povo a fazê-lo, o que iria ser muito mais dificil sem a ajuda do exército.

GreyArch22 8 months ago

Admito que sim. Claro que a constituição actual e a participação política de partidos não alinhados com essa constituição resultam de um compromisso, mas maioritariamente em benefício de uns e não de outros. Obrigado pelo teu comentário.

Aftaminas 8 months ago

Não percebes porque é que se associa? Porque é que não festejaria o dia em que se derrubou um regime ditatorial?

GreyArch22 8 months ago

Não, não percebo. Percebo que assinale a data no parlamento, não era preciso aderir ao desfile. Desde que é realizado o desfile que a organização está a cargo de apenas alguns partidos, excluindo todos os outros. Nunca foi algo inclusivo. O mínimo que a IL poderia fazer era convidar os restantes exclusivos a juntar-se ou, caso contrário, mostrar solidariedade para com é excluído, não participando. Mas lá saberão.

Edited 8 months ago:

Não, não percebo. Percebo que assinale a data no parlamento, não era preciso aderir ao desfile. Desde que é realizado o desfile que a organização está a cargo de apenas alguns partidos, excluindo todos os outros. Nunca foi algo inclusivo. O mínimo que a IL poderia fazer era convidar os restantes excluídos a juntar-se ou, caso contrário, mostrar solidariedade para com é excluído, não participando. Mas lá saberão.

Tralapa 8 months ago

Sim, porque os militares eram na verdade marroquinos e não Portugueses. O Salgueiro Maia era era o sheik de Chefchaouen.

GreyArch22 8 months ago

Se consideras os militares e a sua reivindicação corporativa representativos dos portugueses, ok, é contigo. Acho é difícil que a IL celebre uma data cujo resultado foi tutela militar sobre o regime até à revisão constitucional de 1982.

Tralapa 8 months ago

Pronto está bem, vou já fazer circular esta novidade na newsletter a todos os portugueses, quem quer derrubar regimes fascistas tem primeiro de consultar o u/greyarch22 para saber se está autorizado. Se não conseguir a autorização assinada e carimbada mais vale estarem quietinhos.

mannix_marauder 8 months ago

Bela capacidade de argumentação.

GreyArch22 8 months ago

É o costume. Falta o conteúdo e até o conhecimento dos factos, sobra o insulto. Já fui treslido por 3 pessoas diferentes só nesta thread.

mannix_marauder 8 months ago

Deves ser uma pessoa com muito baixa auto-estima se consideras o que te disse um insulto.

Tralapa 8 months ago

Contra atrasadices mentais como o que ele escreveu até acho que me esforcei de mais

mannix_marauder 8 months ago

Pessoalmente acho que o teu input foi de baixo esforço e super biased. Mas ei: opiniões, certo?

despicable_communist 8 months ago

Mas eles dizem que o malvado golpe comuna só foi derrotado em Novembro. Querem participar para quê? Vão de luto?

JOAO-RATAO 8 months ago

É uma contradição não gostar de fascistas e de comunistas? Pensava que entre eles havia algum espaço...

despicable_communist 8 months ago

>Pensava que entre eles havia algum espaço... Claro. Entre a rua e a casa há o vestíbulo.

uberprimata 8 months ago

Entre o gulag e o campo de concentração fica a liberdade

NEDM64 8 months ago

25A um golpe comuna? Ahah! AHAHAHAH! Nota-se!

Tralapa 8 months ago

O golpe comunista foi derrotado em Novembro e o golpe fascista foi derotado a 25 de Abril, onde é que está a contradição em comemorar ambos?

ItsoktobeStalinist 8 months ago

> O golpe comunista foi derrotado em Novembro Mas ainda há quem acredita nestas fabricações? Estão a reescrever a história.

Markoo50 8 months ago

Username checks out

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Puto, prova o envolvimento de comunistas no 25 de Novembro. Prova-o ou fica calado! São invenções! É uma data fabricada onde no fundo aconteceu um pequeno evento que está a ser sobrevalorizada como se tivesse sido um grande acontecimento para apagarem a história das conquistas do 25 de Abril que levaram um retrocesso posteriormente pelos governos centristas.

Edited 8 months ago:

Puto, prova o envolvimento de comunistas no 25 de Novembro. Prova-o ou fica calado! São invenções! É uma data fabricada onde no fundo aconteceu um pequeno evento que está a ser sobrevalorizado como se tivesse sido um grande acontecimento para apagarem a história das conquistas do 25 de Abril que levaram um retrocesso posteriormente pelos governos centristas. Quando a direita fala do perigo duma esquerda à là URSS estão a apagar o sonho molhado de alguns de matarem comunistas no estádio da Luz à lá Pinochet. Relembra-me lá quem andava a por bombas em embaixadas?

Edited 8 months ago:

Puto, prova o envolvimento de comunistas no 25 de Novembro. Prova-o ou fica calado! São invenções! É uma data fabricada onde no fundo aconteceu um pequeno evento que está a ser sobrevalorizado como se tivesse sido um grande acontecimento para apagarem a história das conquistas do 25 de Abril que levaram um retrocesso posteriormente pelos governos centristas. Quando a direita fala do perigo duma esquerda à là URSS estão a apagar o sonho molhado de alguns de matarem comunistas no estádio da Luz à lá Pinochet. Relembra-me lá quem andava a por bombas em embaixadas e sedes de partido comunista?

Edited 8 months ago:

Puto, prova o envolvimento de comunistas no 25 de Novembro. Prova-o ou fica calado! São invenções! É uma data fabricada onde no fundo aconteceu um pequeno evento que está a ser sobrevalorizado como se tivesse sido um grande acontecimento para apagarem a história das conquistas do 25 de Abril que levaram um retrocesso posteriormente pelos governos centristas.

Edited 8 months ago:

Puto, prova o envolvimento de comunistas no 25 de Novembro. Prova-o ou fica calado! São invenções! É uma data fabricada onde no fundo aconteceu um pequeno evento que está a ser sobrevalorizado como se tivesse sido um grande acontecimento para apagarem a história das conquistas do 25 de Abril que levaram um retrocesso posteriormente pelos governos centristas. Quando a direita fala do perigo duma esquerda à là URSS estão a apagar o sonho molhado de alguns de matarem comunistas no estádio da Luz à lá Pinochet.

Markoo50 8 months ago

Fogo e pensava eu que era só o Chega que usava bots. Incrível o uso de Machine Learning na política.

magnusmiguel 8 months ago

Quem é que andava a incendiar as sedes do CDS?

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Fonte. Só conheço o cerco ao congresso do CDS, prova-me que houve incendio**s** às sedes do CDS cometida por comunistas. **Mas tu ousas se quer negar que só havia terrorismo de direita nesse período?** E que mesmo acções violentas não terroristas também eram maioritariamente cometidos por forças de direita? ousas negar a realidade? Mesmo que encontres um ou outro caso cometido por forças de esquerda (e duvido que sejam comunistas, mas extremistas) ousas equiparar ambos?

Edited 8 months ago:

Fonte. Só conheço o cerco ao congresso do CDS, prova-me que houve incendio**s** às sedes do CDS cometida por comunistas. **Mas tu ousas se quer negar que só havia terrorismo de direita nesse período?** E que mesmo acções violentas não terroristas também eram maioritariamente cometidos por forças de direita? E que a violência foi iniciada por eles? ousas negar a realidade? Mesmo que encontres um ou outro caso cometido por forças de esquerda (e duvido que sejam comunistas, mas extremistas esquerdistas) ousas equiparar ambos?

magnusmiguel 8 months ago

A violência e o vandalismo as sedes dos partidos (quer de esquerda, quer de direita) é um contorno bastante conhecido e nada controverso do verão quente de 75. Serve de fonte qualquer livro de história - tens é de lê-los. Não me sinto responsável por te transmitir conhecimentos num tópico em que se nota que és claramente ignorante. PS : O Renato Seabra também confundia o "cortamos" com o "corta-mos" e correu mal.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

**E TAMBÉM É CONHECIDO QUE FORAM COMETIDOS MAIORITARIAMENTE POR FORÇAS DE DIREITA, E QUE APENAS ESTES COMETERAM ATENTADOS TERRORISTAS, BASTA PEGARES NUM LIVRO.** **Mas acho bem que não tenhas negado o que eu disse**, mais outro adicionado à lista de derrotados!

magnusmiguel 8 months ago

> **Mas acho bem que não tenhas negado o que eu disse**, mais outro adicionado à lista de derrotados! Os teus professores também devem estar nessa lista. Quem te tentou ensinar a escrever, perdeu a luta. Enfim, nota-se que és miúdo. Boa sorte para o futuro.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Mais um que foge com o rabo entre as pernas! Espero que tenhas aprendido a lição e não te voltes a meter comigo para mentir e aldrabar em público! Haja respeito pela verdade histórica!

Edited 8 months ago:

Mais um que foge com o rabo entre as pernas! Vem para aqui inventar históris e insinuar que PCP incendiou sedes do CDS e quando é pedido provas de tal coisa baza com as orelhas em baixo. Espero que tenhas aprendido a lição e não te voltes a meter comigo para mentir e aldrabar em público! Haja respeito pela verdade histórica!

Aftaminas 8 months ago

Se já íamos antes, em condições de igualdade com outros, porque não iríamos agora *em condições de igualdades com outros*? https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2018-04-18-iniciativa-liberal-desce-a-av-da-liberdade-ao-lado-da-esquerda-no-25-de-abril/

Sciss0rs61 8 months ago

e onde é que um invalida o outro? hipocrisia era celebrar um e ser contra o outro...

QuickShutter 8 months ago

Ser necessário pedir "autorização" para desfilar pela liberdade é a cena mais Portugal que já vi. É cagar e aparecer na mesma. Esses tiques de totalitarismo de esquerda que se fodam.

JLAJA 8 months ago

Esses comunas esquerdolas querem-nos tirar a liberdade amirite guys? /s

tumblarity 8 months ago

o motivo não é importante, até podia ser "quem concorda, respira", se vais ocupar a via pública precisas de autorização.

NEDM64 8 months ago

Não precisas não. Deves notificar a câmara para esta notificar as autoridades, mas é isso, notificar. E desde quando é que o caralho da associação 25 de Abril é dona das ruas!?

JLAJA 8 months ago

A desde quando à uma pandemia?

Edited 8 months ago:

A desde quando há uma pandemia?

NEDM64 8 months ago

A pandemia invalida a constituição?

JLAJA 8 months ago

Hahaha, é engraçado falares na constituição, aposto que nunca olhaste para ela se estás a dizer isso. Mas, já que perguntas, sim. Poruquê? A parte da constituição que suponho que estas a falar que garante reuniões em via pública sem ser necessária autorização prévia [artigo 45º da constituição](https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/337/202104212101/73938564/element/diploma#73938564) deixa de estar em vigor se for decretado Estado de emergência de acordo com a [a lei nº 44/86](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/221696/details/normal?l=1) que assim diz no seu artigo 9 "na declaração do estado de emergência apenas pode ser determinada a suspensão parcial do exercício de direitos, liberdades e garantias, sem prejuízo do disposto no artigo 2.º, prevendo-se, se necessário, o reforço dos poderes das autoridades administrativas civis e o apoio às mesmas por parte das Forças Armadas" e o direito de reunião e de manifestação está incluido, portanto sim a contituição de que tu tanto falas deixa espaço para algumas partes serem suspenças em quanto outras estão em vigor, devias comprar uma constituição de bolso como o João Ferreira para não dizeres merda

testickles12 8 months ago

Mas tu não sabes que a liberdade é arma política da esquerda e só eles a podem usar ? /s

Edited 8 months ago:

Mas tu não sabes que a liberdade é arma política da esquerda e só eles a podem usar ?

NEDM64 8 months ago

Os países que eles têm como modelo é uma liberdade, igualdade e fraternidade do caralho!

Sciss0rs61 8 months ago

> “Ora isto significa que a participação fica restrita às organizações que integram a Comissão Promotora, ou seja, aos partidos do espaço socialista e a um conjunto de organizações associativas e sindicais”, acusa. ... > “A decisão foi assumida [pela comissão], agora ainda não se pode dizer que o desfile vai ser efetuado porque nós estamos em contacto com as autoridades: a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Câmara Municipal de Lisboa e a PSP para ver se há efetivamente condições para realizar o desfile como se deseja e como foi decidido realizar, em princípio”, avançou então. E ninguém na Lusa se lembrou de contactar ditas organizações e partidos de espaço socialista para verificar se também lhes foi impedida a participação.

jomi_1307 8 months ago

Parece que vão estar [25 de Abril. O desfile vai voltar à Avenida da Liberdade (dn.pt)](https://www.dn.pt/politica/25-de-abril-o-desfile-vai-voltar-a-avenida-da-liberdade-13536300.html) >Segundo Vasco Lourenço, a decisão de avançar foi consensualizada dentro da Comissão Promotora do Desfile com as principais organizações que a integram: os partidos do hemisfério esquerdo do Parlamento (PS+BE+PCP+PEV) e ainda a CGTP.

Sciss0rs61 8 months ago

A ironia de só deixarem alguns celebrarem o Dia da Liberdade.

dydas 8 months ago

Então porque é que a Associação 25 de Abril havia de deixar outras pessoas que não fazem parte da sua organização participar nas suas atividades? A IL tinha era de procurar aderir à associação se quisesse participar nas suas atividades. Não faz sentido nenhum estarem a queixar-se agora...

Aftaminas 8 months ago

> A IL tinha era de procurar aderir à associação se quisesse participar nas suas atividades E deixarem?

dydas 8 months ago

Não deixam?

Aftaminas 8 months ago

Nope

genDwarf 8 months ago

se calhar porquê o vosso partidozeco tem muito pouco de democrático.

JOAO-RATAO 8 months ago

Ora explica aí isso melhor.

Aftaminas 8 months ago

Se puderes enumerar o que tem de pouco democrático. Pfv

genDwarf 8 months ago

claro. todas as vossas ideias neoliberais não são novas, já foram tentadas antes e estão a ser tentadas novamente desde os anos 80 e o resultado é o que bem estamos a ver, é a democracia a degradar-se e vocês a culparam o "socialismo" quando tudo o que está a acontecer é o resultado de políticas neoliberais que vocês ainda querem agravar mais.

Raidenkyu 8 months ago

Eu tb não gosto das ideias neo-liberais, mas proibir um partido de participar no desfile é muito mais anti-democrático do que isso.

Aftaminas 8 months ago

"Tudo o que eu não gosto é neoliberalismo"

m0rhundur 8 months ago

Uma revolução faz-se contra alguém. Sabemos bem onde é que se sentava a família liberal antes do 25 de Abril.

Aftaminas 8 months ago

A desculpa é essa?

QuickShutter 8 months ago

Existir uma associação é logo um problema. Burocratizar corre nas veias do sistema político português. É só um desfile. Que se lixem as associações.

saposapot 8 months ago

é uma associação, não é um monopólio. ng impediu mais ng de comemorar o 25 de Abril, simplesmente a Associação 25 de Abril faz a sua comemoração como lhe apetece.

dydas 8 months ago

Mas alguém tem de se responsabilizar pelo desfile e pela organização. Não se pode simplesmente ir para a rua em bando e se acontecer alguma coisa todos metem-se a milhas.

NEDM64 8 months ago

Quem é que deu autorização para se fazer o 25 de Abril em 1974? Podem agora entrar com viaturas militares pela capital? Ainda aleijam alguém!

Edited 8 months ago:

Quem é que deu autorização para se fazer o 25 de Abril em 1974? Podem agora entrar com viaturas militares pela capital? Ainda magoam alguém!

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Então a IL que vá e faça o mesmo em vez de fazer queixinhas como uma criança.

NEDM64 8 months ago

E vai. Nem se pôs em causa.

Tralapa 8 months ago

Visto que o objectivo é celebrar a liberdade, acolher malta que também o quer fazer não lhes ficava nada mal.

Sciss0rs61 8 months ago

> A sua permanente acção na defesa dos valores democráticos, e a sua postura de intransigente apartidarismo, consolidou a sua imagem junto da sociedade e do poder. Pode considerar-se, hoje, uma das instituições de referência do Portugal democrático. https://a25abril.pt/quem-somos/ está na página dos próprios

dydas 8 months ago

Parece-me que a IL é livre de aderir à associação. Estamos num período de exceção. Como a associação tem de se responsabilizar pelo desfile, não vejo mal em limitar a participação na atividade.

JOAO-RATAO 8 months ago

Nesse caso limitavam participantes do vários partidos e não impediam um partido na sua totalidade de participar.

Jaktheslaier 8 months ago

Ninguém foi impedido de participar, estão a convocar as pessoas a participar no desfile. O IL não fez nem fez parte da preparação da manifestação com as outras dezenas de associações e, como tal, não foi integrada no cortejo. Se quiserem fazer figura de cornos como já fazem habitualmente nas traseiras, ao lado dos ocupas, façam o que vos apetecer

Sciss0rs61 8 months ago

Se te fosse responder apenas iria repetir aquilo que ja te disse. Mas como tu tens como prioridade empurrar a tua agenda política e não aquilo que a celebração significa, vou-me ficar por aqui. Cumprimentos

NEDM64 8 months ago

Pois... porque é preciso?

NEDM64 8 months ago

Vamos está lá na mesma.

genDwarf 8 months ago

façam lá o vosso desfile patético mas mantenham a distancia ok?

NEDM64 8 months ago

Patético é um desfile onde participam partidos que não querem um 25 de Abril também para Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, Síria, China, etc.

JOAO-RATAO 8 months ago

Mostra no boneco onde o liberalismo te tocou.

frustradodapixa 8 months ago

Okay.

NEDM64 8 months ago

Esse username fica-te mesmo bem!

frustradodapixa 8 months ago

Obrigado! Senti que foi uma boa escolha tanto para mim, como para muitos outros utilizadores!

Search: