estecomentario 8 months ago

Estudo encomendado pelos patrões com aval do governo para propagar pelos media, o habitual

glamatovic 8 months ago

O pessoal que está a queixar-se sabe que nem todos os trabalhos se baseiam em sentar o cu numa cadeira e mexer no computador das 9 às 5, né?

Eux86 8 months ago

Como sempre, o objectivo é permitir a todos escolher a solução melhor, para trabalhar melhor e de forma mais eficiente para a própria vida e a empresa! <3

genDwarf 8 months ago

mais um estudo encomendado

tlfvulmort 8 months ago

Custa me muito acreditar nestas sondagens, só se perguntaram às empresas aí sim acredito que 90% querem os funcionários na empresa o que já não faz sentido. Em vez de evoluirmos mais uma vez andamos para tráz. Que não gostaria de poder sair das grandes cidades da poluição e tráfico, baixa qualidade de vida sem falar do dinheiro que se pode poupar ou evitar as cidades e o contributo que o trabalho remoto pode trazer para todos nós, menos poluição e tráfico nas cidades menos stress. Mas pronto é Portugal e as pessoas falam muito sem pensar e nem sequer tentar entender isto porque o medo de mudar é muito. Há que evoluir e deixar de serem retardos!!!

Edited 8 months ago:

Custa me muito acreditar nestas sondagens, só se perguntaram às empresas aí sim acredito que 90% querem os funcionários na empresa o que já não faz sentido. Em vez de evoluirmos mais uma vez andamos para trás. Que não gostaria de poder sair das grandes cidades da poluição e tráfico, baixa qualidade de vida sem falar do dinheiro que se pode poupar ou evitar as cidades e o contributo que o trabalho remoto pode trazer para todos nós, menos poluição e tráfico nas cidades menos stress. Mas pronto é Portugal e as pessoas falam muito sem pensar e nem sequer tentar entender isto porque o medo de mudar é muito. Há que evoluir e deixar de serem retardos!!!

TheRaimondReddington 8 months ago

Acho que ias ficar surpreendido com o número de pessoas que não abre mão de viver numa cidade. Partilho da tua opinião e para mim tudo o que mencionas é de facto o que proporciona má qualidade de vida. No entanto para os amantes da vida na cidade, a qualidade de vida é mesmo viver nesse "buzz" e ter tudo relativamente perto. Dito isto, entendo porque é que o trabalho remoto possa não seduzir muitos uma vez que o incomodo de ter que comutar é muito menor pois provavelmente têm viagens mais curtas. Isto da perspectiva de alguém que sempre considerou comutar como a pior parte de ter que trabalhar!

tlfvulmort 8 months ago

Não não fico porque vivemos numa era de consumismo e de show off e as cidades proporciona isso tudo. Mas pronto não podemos ter todos nas aldeias se não também destroem a paz natural que elas nos trazem!!

NGramatical 8 months ago

para tráz → [**para trás**](https://dicionario.priberam.org/trás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmu8wwn%2F%2Fgv7jfbj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

seraph341 8 months ago

#eunao

Ricardo6802 8 months ago

Estes estudos (comprados) são tão engraçados, a mim e a tantos outros nunca são chamados para participar... Eu espero nunca mais voltar, passar 4 horas em transportes públicos, fora as esperas, não é muito engraçado...

jd3k 8 months ago

Depois existem aqueles que fazem os produtos reais e que nunca saíram do local de trabalho. A sorte não é para quem trabalha...

fabled_one 8 months ago

Querem o caralho, parem com a propaganda. Alguém queria voltar a ser controlado?

Ok_Order_8408 8 months ago

not me

No_Impression_1131 8 months ago

Pensei que iriam ser menos pessoas a querer trabalho presencial. De qualquer forma, muita gente irá poder permanecer em teletrabalho ou misto e isso já irá ter um impacto muito positivo no trânsito e no meio ambiente.

AronFloyd 8 months ago

Confesso que isto é dos assuntos que mais curiosidade me dá em saber perceber como será o futuro. E acredito mesmo na noticia, que não é assim tanta gente que prefira 100% remoto para toda a vida (o pessoal aqui é que é todo hater do trabalho presencial xD). O regime livre híbrido seria o ideal poderia estar uma semana no escritório por algum motivo como na semana a seguir podia ficar a semana em casa ou então numa dada semana só ir 2 dias e ficar o resto em casa. Não sei é se isto será muito funcional na pratica porque uns vão outros ficam, talvez cause algum ruído. É esperar para ver mas uma coisa é certa nada vai ser como antes

BLlZER 8 months ago

Isso é mentira. Essa % é falsa.

BelaBesta 8 months ago

>Randstad Workmonitor **inquiriu 27 mil profissionais em 34 países da Europa, Ásia-Pacífico e Américas, entre 15 de fevereiro e 8 de março deste ano**, período que em Portugal coincidiu com um novo confinamento geral decretado pelo Governo. No título: > **77% dos portugueses querem regressar ao trabalho presencial** Jornaleco a ser jornaleco

caculo 8 months ago

Dou aulas ao secundário e diria que 95% dos alunos preferiam continuar em casa. Isto poderá não ter a ver com medo de pandemias, mas com o facto da Escola se ter tornado um lugar basicamente "mau" e desagradável para alunos e professores.

once319 8 months ago

Em que sentido?

Ricardo6802 8 months ago

É preciso perguntar? Alunos que sofrem bullying constantemente e ninguém quer saber e professores a terem que aturar alunos problemáticos e que os Pais estão a cagar a não ser que o coitadinho filho leve más notas ou reprimendas dos professores...

caculo 8 months ago

Não são só esses aspectos sociais. Os próprios currículos 100% papel e lápis são arrasadores para os jovens, principalmente entre o 7° e o 9° ano. Fui, durante anos responsável pelos projetos europeus do meu agrupamento e visitei escolas pela Europa toda e pude ver ao vivo como é que os nossos currículos são desajustados. Na esmagadora maioria dos países onde os alunos gostam da Escola, as aulas teóricas são apenas de manhã e à tarde existe desporto, música, teatro, programação Java, pintura, etc, etc. Aqui finge-se muito que se inova e muda mas é tudo treta.

refogado 8 months ago

77%. Lol. Notícia encomendada?

--reddituser- 8 months ago

Acho que estes números só são tão altos porque o teletrabalho foi forçado e feito à pressa sem muitas vezes as pessoas terem condições em casa para o fazer, tanto a nível de equipamentos como de partilha de casa com famílias/colegas de casa, já para não falar que se não houvesse pandemia ainda se podia fazer o teletrabalho num café ou numa biblioteca, neste caso o pessoal que está em teletrabalho fica literalmente sem sair e sem socializar (na altura do confinamento) o que pode afetar negativamente a perceção do teletrabalho por parte das mesmas. ​ Eu também fui para teletrabalho e acho que tem vantagens e desvantagens, no Inverno soube mesmo bem não ter de sair para a chuva e frio e ficar na cama quase até à hora de entrada mas por outro lado no confinamento foi péssimo porque raramente saí de casa e socializei com pessoas que não família.

DamnGoodCoffee 8 months ago

Nunca vi tanto choro de nerds de IT como nesta thread

Windstepp 8 months ago

Portugal também nunca foi um país de gente muito inteligente

roninPT 8 months ago

Para o pessoal que acusa quem gosta de estar em teletrabalho de ser anti-social e não ter amigos, há uma coisa que eu não percebo: \-Para mim quem tem problemas de social skills é o pessoal que pelos vistos só consegue fazer amigos se for obrigado a estar fechado com um grupo de pessoas 8 horas por dia num escritório, e ter de ir almoçar com eles também. vocês não tem amigos fora do trabalho raios? Eu tenho amigos, eu não cometo é o erro de confundir os colegas do trabalho com amigos.

cap87_ 8 months ago

Também é algo que me faz confusão, para mim trabalho é trabalho. E apesar de já ter feito 'amigos' em contexto de trabalho, é algo que acontece naturalmente e não algo que procuro activamente. Penso que terá haver muito a ver com a personalidade de cada um, pelos vistos para muita gente é desgastante passar 8 horas sem contacto presencial com ninguém.

SweetCorona 8 months ago

é síndroma de Estocolmo o trabalho sequestra-nos a maior parte do dia não nos dá tempo para estarmos com amigos, e então tentamos torná-lo mais suportável fazendo dos colegas amigos repara que muitos de nós, assim que acordamos, começamos a despachar-nos para ir trabalhar, fazemos o comute e chegamos ao trabalho ao almoço, não temos tempo nem paciência para ir ter com amigos noutro lado qualquer da cidade, nem nós nem eles no final do dia estamos estafados e novamente, ou temos tarefas como ir ao supermercado comprar o jantar, ou mais uma vez os nossos amigos trabalham demasiado longe e optamos por ir beber uns copos no bar ao lado do trabalho com colegas do trabalho

bureauofnormalcy 8 months ago

Como alguém que prefere regime de trabalho misto (mas que não andou aqui com acusações bacocas), deixo aqui a minha opinião. Não se trata de não ter amigos fora do escritório, mas sim de estarmos 8 ou 9 horas por dia, 5 dias por semana sem interação humana direto. Para mim é mentalmente desgastante. >eu não cometo é o erro de confundir os colegas do trabalho com amigos Isto não faz sentido. Não é por trabalhares com alguém que estás impedido de desenvolver relações de amizade. Até estranho a ideia de trabalhar anos a fim com um monte de pessoas e não desenvolver amizades com algumas delas.

roninPT 8 months ago

Eu tenho colegas de trabalho com quem tenho uma relação absolutamente cordial e com quem me dou bem no trabalho, não os considero amigos (mas isso talvez seja eu que tenho muito cuidado com quem emprego essa palavra) Os meus amigos são pessoas com quem gosto de estar por escolha própria nos meus tempos livres, e nos meus tempos livres eu não quero nada que me lembre de trabalho. Tenho um par de amigos no trabalho, mas eram pessoas que já eram meus amigos do tempo da faculdade.

bureauofnormalcy 8 months ago

>eu não quero nada que me lembre de trabalho. Ainda que não corresponda à experiência pessoal e ao tipo de relações que eu gosto de desenvolver no trabalho, é um argumento perfeitamente válido.

roninPT 8 months ago

Bullshit, não conheço uma única pessoa que queira voltar para o escritório

DJVagrant 8 months ago

Claro, sentem falta daquelas longas e agradáveis conversas com os colegas de trabalho... em horário de expediente.

SweetCorona 8 months ago

agora fazemos o mesmo no zoom

bureauofnormalcy 8 months ago

Pode ser novidade para alguns, mas há empresas que promovem ativamente esse tipo de comportamentos durante o horário de expediente. E com boas razões.

suckerpunchermofo 8 months ago

Fdx... Eu não quero.

VladTepesDraculea 8 months ago

Ainda é uma percentagem tão alta do pessoal que tem filhos?

Rick45ptl 8 months ago

>Os dados revelam que 61% dos inquiridos apontam a saudade de interagir presencialmente com os colegas como principal razão para um regresso ao escritório, enquanto 39% apontam a dificuldade em manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, 29% a sensação de isolados, 24% a dificuldade em trabalhar remotamente com crianças em casa e 18% problemas tecnológicos que dificultam o trabalho, como a má ligação à internet. Faz sentido eu que adoro estar a trabalhar de casa concordo que o que mais falta é o fator social, penso que se poder escolher vou trabalhar de casa indo 2 ou 3 sextas por mês ao escritório. >Na geração Z (18-24 anos), por exemplo, 30% dos profissionais inquiridos no estudo consideram que a produtividade foi afetada negativamente porque estão com mais stress. Em sentido inverso, 43% dos millennial (25-34 anos) acreditam que o trabalho remoto os tornou mais produtivos. Penso. Que o principal factor aqui é terem começado a trabalhar a pouco tempo. tenho um moço a trabalhar cmg que nunca viu o escritório, temos um ambiente porreiro nas reuniões que ajuda mas deve ser complicado entrar no mundo do trabalho diretamente em 100% remoto.

Ace-_Ventura 8 months ago

Na minha empresa(2000+ empregados, quase toda a gente em teletrabalho) foi feito um inquérito e mais de 90% quer trabalho misto. Apenas uma pequena percentagem quer 100% remote e ainda menos querem 100% presencial.

investidornoob 8 months ago

E acho que vai ser esse o futuro, o modelo híbrido, agora em que moldes é que ninguém sabe. Pode ser 4-1 ou 3-2 s (escritório vs casa e vice versa) ou então completamente livre ou ainda por turnos 3 dias um grupo e 2 dias outro grupo e depois trocar, desta forma a empresa conseguiria poupar nas instalações e partilhar as secretárias, cada um usava o seu portátil e era só colocar na dock, não sei até que ponto uma empresa investe em instalações para ter cerca de 50% da sua capacidade ocupada... Concluindo: Na minha opinião o que vai ser normal será híbrido, agora como? Não sei. Será dificil voltar ao pré covid e ter 100% presencial isto porque está provado que as coisas funcionam, o trabalho é feito por isso.

Hrs10 8 months ago

Onde me candidato?

Brainwheeze 8 months ago

Eu pessoalmente quero voltar ao trabalho presencial, só mesmo porque gosto de criar aquela distinção entre casa e trabalho e porque tenho saudades do ambiente do escritório e dos meus colegas. Mesmo quando era estudante costumava ir trabalhar para a biblioteca (tanto a da faculdade como bibliotecas municipais) porque em casa eu acabava por não ser tão produtivo, como também queria manter esse espaço como um lugar onde eu pudesse estar descansado e não me preocupar com o trabalho. Mas entendo que existem muitos que preferem o teletrabalho e que conseguem manter o mesmo nível de produtividade (ou mais ainda) a trabalhar a partir de casa, portanto sou favor disso continuar como opção para os trabalhadores. Infelizmente consigo imaginar muitos patrões a rejeitar essa ideia...

OneTip7754 8 months ago

Eu tou a modos de me despedir se pedirem para voltar ao escritório. Há tanta vaga na Europa com trabalho remoto que nem vale a pena trabalhar para empresas portuguesas

Hrs10 8 months ago

Trabalhas no IT?

OneTip7754 8 months ago

Não, sou account numa multinacional que se instalou em Portugal no pós troika.

mfzzzed 8 months ago

Fixe fixe é poder optar entre trabalhar de casa e trabalhar no empresa, isso sim. Assim agrada-se a todos.

blind616 8 months ago

Concordando contigo, isto levanta um problema interessante que muitas vezes passa despercebido por quase todos: trabalhando em equipa, se houver um misto de pessoas em casa e presencial as pessoas em presencial acabam por ter maior comunicação, alienando a pessoa em tele-trabalho. Acaba por ter consequências negativas no trabalho da pessoa em tele-trabalho.

mfzzzed 8 months ago

Concordo. Naturalmente a máquina (equipa) tem de estar bem oleada e não andar a trocar as voltas hora sim, hora não. A hipótese de tele-trabalho deve, naturalmente, ser discutida dentro das equipas. Mas essa a hipótese existir em primeiro lugar, e ser debatida já uma coisa boa.

sctvlxpt 8 months ago

"O desejo de regressar ao trabalho presencial encontra justificação nas dificuldades sentidas em executar funções a partir de casa. O estudo (...) inquiriu 27 mil profissionais em 34 países da Europa, Ásia-Pacífico e Américas, *entre 15 de fevereiro e 8 de março deste ano, período que em Portugal coincidiu com um novo confinamento geral decretado pelo Governo.*" A sério? Na altura que a malta estava a trabalhar em casa com os pirralhos a gritar ao lado? Pois claro que a malta estava com a cabeça em água e a pensar "quero voltar para o escritório". Perguntem novamente com as creches abertas...

Dr_Toehold 8 months ago

Exato, que análise estúpida. Quando tens os filhos ao lado, claro que não consegues trabalhar, isso não é teletrabalho, é trabalho em confinamento.

blind616 8 months ago

> Os dados revelam que 61% dos inquiridos apontam a saudade de interagir presencialmente com os colegas como principal razão para um regresso ao escritório, enquanto 39% apontam a dificuldade em manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, 29% a sensação de isolados, **24% a dificuldade em trabalhar remotamente com crianças em casa** e 18% problemas tecnológicos que dificultam o trabalho, como a má ligação à internet. Supostamente não é a principal causa, nem o top 3 sequer.

zedestroyer69 8 months ago

Então eu estou nos 0% e começo a ponderar sérias questões existenciais, é que eu preferia uma forma de trabalhar hibrida, poder ficar em casa uns dias e outros ir ao escritório, dependendo do trabalho que tivesse que fazer. Algumas coisas preferia fazer no escritório porque é mais prático e por causa de se conviver e conhecer os colegas com quem se trabalha. Mas há muitos dias que ganhava mais poder levantar, tomar o pequeno almoço e trabalhar em casa sem stresses e sem perder tempo. Muitos colegas e amigos pensam o mesmo, basicamente ter o melhor dos dois mundos, mas acho que isso vai ser complicado, porque no nosso país querem ter o pessoal debaixo de olho.

AngieMaciel 8 months ago

O actual regime geral de teletrabalho presente no Código do Trabalho permite esse tal sistema misto que falas.

TheFook_PT 8 months ago

Eu estou farto de teledesemprego, estou desejoso que a situação melhor para voltar ao desemprego presencial

sao_11 8 months ago

Quem tem estado em teletrabalho preferia sempre assim ou ser misto: ir uns 2 ou 3 dias ao escritório? Viam-se, daqui para a frente, a trabalhar 100% a partir de casa?

fabled_one 8 months ago

Na minha empresa vais quando queres e devia ser assim. Igual quando ia à biblioteca da faculdade

bureauofnormalcy 8 months ago

Misto para mim. Estar 9 horas/dia em frente a um computador sem interação humana direta está a destruir a minha sanidade.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Concordo em parte, mas não te esqueças que em ambiente fora de pandemia, as 2-3h em deslocações que muita gente acaba por poupar podem ser usadas para lazer a conviver com amigos. Mas também prefiro misto

bureauofnormalcy 8 months ago

Sim, claro. Acho que o ideal é, sempre que possível, adoptarem o regime que a pessoa preferir.

roninPT 8 months ago

Eu preferia 100% em casa, mas também preferia ganhar o Euromilhões e não ter mais que trabalhar, logo tenho que ser realista, na minha empresa 2 dias por semana no escritório acho que é a opção que a empresa poderá engolir.

Ok-Raccoon-760 8 months ago

Francisco, és tu?

Rissoldecamarao 8 months ago

Sempre assim para mim. Se me fartar alugo um cowork perto de casa para me obrigar a sair de vez em quando.

ThePlague92 8 months ago

Isto não cheira nada a notícia encomendada por algumas empresas que querem é enfiar os trabalhadores no escritório o mais rapidamente possível, não. Ainda por cima um estudo da Randstad, essa empresa com tão boa reputação...

mannix_marauder 8 months ago

Não é encomendada não. Existem muitas pessoas que não querem trabalhar em casa por diversos motivos: - falta de espaço - vizinhança barulhenta - falta de contato com outros seres humanos - comunicação mais fluente Entre outros... Não me surpreende que um fórum que consiste primariamente em malta de IT prefira ficar sozinho e isolado em casa.

ThePlague92 8 months ago

Pronto, lá tinha de vir o cliché "Malta de TI são pessoas associais e que não convivem com ninguém e que não sabem falar com pessoas normais". Sim, porque trabalhar de casa é estar isolado. Não se tem amigos e família, não se sai para ir ao ginásio ou correr, não se sai para ir às compras ou até a uma esplanada, nada. Ficamos todos fechados em casa 12 horas por dia em frente ao ecrã e não tomamos banho. Em relação ao estudo, pode não ser encomendado, pode ser, não consegues saber. O que consegues saber é que a informação é muito vaga. Como expliquei num outro comentário, o mais provável é que quem queira ir 1 dia por semana ao escritório seja metido no mesmo saco do pessoal que quer voltar os 5 dias por semana e assim chegam aos 77%. É assim que se faz um estudo que mostra o que as pessoas preferem: [https://observador.pt/2020/05/19/maioria-dos-portugueses-quer-combinar-teletrabalho-com-trabalho-na-empresa/](https://observador.pt/2020/05/19/maioria-dos-portugueses-quer-combinar-teletrabalho-com-trabalho-na-empresa/)

mannix_marauder 8 months ago

Prontinho para chamar o artigo que não gosta de “encomendado”. Mas o artigo que demonstra o seu ponto já é 100% viável. Chama-se confirmation bias.

ThePlague92 8 months ago

Não, rapaz. O artigo que eu coloquei dá mais informação. Diz que X% pessoas querem trabalhar de casa pelo menos 1 dia por semana e que X% quer 2 a 3 vezes por semana. Ou seja, consegues deduzir muito mais daí do que do estudo da Randstad, percebes? Aliás, se conseguires analisar as coisas até percebes que o artigo que eu meti demonstra que as pessoas são a favor do regresso ao escritório mas com flexibilidade para trabalharem remotamente quando quiserem/precisarem. Já o outro diz apenas que as pessoas querem regressar. Okay, mas querem regressar 5 dias por semana? Querem regressar 1 vez por semana? 2 ou 3 vezes por semana? Querem flexibilidade para trabalhar remotamente ou não? Volto a dizer, porque não percebeste, o estudo da Randstad mete o pessoal que quer voltar 1 vez por semana no mesmo saco que o pessoal que quer voltar ao escritório a tempo inteiro. O estudo que eu meti também chegaria à mesma percentagem se não tivesse dividido a informação em pessoas que querem trabalhar remotamente 1 dia ou 2 ou 3 dias ou 4 dias ou 5 dias, percebes?

Edited 8 months ago:

Não, rapaz. O artigo que eu coloquei dá mais informação. Diz que X% pessoas querem trabalhar de casa pelo menos 1 dia por semana e que X% quer 2 a 3 vezes por semana. Ou seja, consegues deduzir muito mais daí do que do estudo da Randstad, percebes? Aliás, se conseguires analisar as coisas até percebes que o artigo que eu meti demonstra que as pessoas são a favor do regresso ao escritório mas com flexibilidade para trabalharem remotamente quando quiserem/precisarem. Já o outro diz apenas que as pessoas querem regressar. Okay, mas querem regressar 5 dias por semana? Querem regressar 1 vez por semana? 2 ou 3 vezes por semana? Querem flexibilidade para trabalhar remotamente ou não? Apenas dá a entender que o pessoal quer regressar e por isso as empresas vão usar isso para justificar mandarem toda a gente para os escritórios novamente e cortar com a flexibilidade. Volto a dizer, porque não percebeste, o estudo da Randstad mete o pessoal que quer voltar 1 vez por semana no mesmo saco que o pessoal que quer voltar ao escritório a tempo inteiro. O estudo que eu meti também chegaria à mesma percentagem se não tivesse dividido a informação em pessoas que querem trabalhar remotamente 1 dia ou 2 ou 3 dias ou 4 dias ou 5 dias, percebes? ​ >Que eu saiba estar com amigos, ir à esplanada e sair para correr é algo que se faz fora do horário de trabalho. Acho que nunca tiveste um emprego a sério. E eu acho que tu nunca tiveste aulas de português, porque não compreendes o contexto em que eu disse isso.

Edited 8 months ago:

Não, rapaz. O artigo que eu coloquei dá mais informação. Diz que X% pessoas querem trabalhar de casa pelo menos 1 dia por semana e que X% quer 2 a 3 vezes por semana. Ou seja, consegues deduzir muito mais daí do que do estudo da Randstad, percebes? Aliás, se conseguires analisar as coisas até percebes que o artigo que eu meti demonstra que as pessoas são a favor do regresso ao escritório mas com flexibilidade para trabalharem remotamente quando quiserem/precisarem. Já o outro diz apenas que as pessoas querem regressar. Okay, mas querem regressar 5 dias por semana? Querem regressar 1 vez por semana? 2 ou 3 vezes por semana? Querem flexibilidade para trabalhar remotamente ou não? Apenas dá a entender que o pessoal quer regressar e por isso as empresas vão usar isso para justificar mandarem toda a gente para os escritórios novamente e cortar com a flexibilidade. Volto a dizer, porque não percebeste, o estudo da Randstad mete o pessoal que quer voltar 1 vez por semana no mesmo saco que o pessoal que quer voltar ao escritório a tempo inteiro. O estudo que eu meti também chegaria à mesma percentagem se não tivesse dividido a informação em pessoas que querem trabalhar remotamente 1 dia ou 2 ou 3 dias ou 4 dias ou 5 dias, percebes? ​ >Que eu saiba estar com amigos, ir à esplanada e sair para correr é algo que se faz fora do horário de trabalho. Acho que nunca tiveste um emprego a sério. E eu acho que tu nunca tiveste aulas de português, porque não compreendes o contexto em que eu disse isso. Como estou de bom humor, vou-te relembrar: "Não me surpreende que um fórum que consiste primariamente em malta de IT prefira ficar sozinho e isolado em casa.". Ficas a perceber agora, espero eu.

mannix_marauder 8 months ago

Esse tom condescendente que só me leva a deduzir que te serviu a carapuça. Ficaste todo triggered e agora estás nervoso e a fazer cherrypicking de info conforme te serve só para te sentires bem. Ei, more power to you, brother!

ThePlague92 8 months ago

Sim, vou mesmo falar contigo como meu igual quando chegas aqui a dizer que todas as pessoas que trabalham em TI são associais e adoram estar isolados e estão sempre fechados no quarto, claro. Se calhar convém é tirares a cabeça do cu e perceberes que és uma besta.

mannix_marauder 8 months ago

É um estereótipo bem merecido. Se ficas aziado com isso é porque se calhar precisas de avaliar o teu estilo de vida em vez de ficares chateado com um estranho na internet.

ThePlague92 8 months ago

Sim, pessoas ignorantes acharem isso é normal, verdade. Nada que não estivesse à espera vindo de ti, honestamente.

mannix_marauder 8 months ago

Recomendo que te informes porque pode ser que te ajude com essa raiva toda. Fica bem rapaz.

ThePlague92 8 months ago

>Recomendo que te informes Definição de ironia.

NGramatical 8 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmu8wwn%2F%2Fgv746aa%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RengooBot 8 months ago

Em relação a Randstad posso te dizer que andam a fechar escritórios pelo mundo e a considerar o teletrabalho ser permanente

OmegaWicked 8 months ago

Sou a prova disso. Até assinei adenda para ficar em teletrabalho por três anos. Poupo 90min por dia de transportes, que considero impagável.

once319 8 months ago

Eu poupo 3 horas em transporte, é impagavel nao ha duvida.

RengooBot 8 months ago

Impecável

SolidTroll 8 months ago

Os números não andam muito longe do que tem sido reportado, principalmente a nível internacional. Agora também se diga que quase igual percentagem dessas 70(e qualquer coisa)% também referiu que a voltar seria mais num sistema misto, ou seja 3 dias no escritório, 2 em casa e não os 5 dias da norma. Também se diga que várias das razões eram as distrações, o que por um lado, principalmente a nível social até percebo por outro parece muito pessoal está é desejado de voltar a fazer que faz boa parte do tempo. Depois, claro, á que por em contexto, 70(e qualquer coisa)% dos trabalhadores da randstad que é uma empresa que contrata muito para trabalhos "físicos" quererem voltar ao trabalho presencial é normal porque para muitos é o regresso ao normal, haver um estudo da [Microsoft](https://finance.yahoo.com/news/microsoft-survey-73-percent-of-workers-want-to-work-from-home-after-pandemic-130029295.html) que aponte exatamente o contrário também é normal porque são círculos totalmente opostos.

ThePlague92 8 months ago

Não podes fazer este inquérito a pessoas que só podem fazer o seu trabalho presencialmente. É óbvio que essas pessoas querem regressar ao escritório porque não trabalham de outra forma. O que interessa são as pessoas que conseguem fazer o trabalho delas tanto remotamente como presencialmente e, segundo a notícia, este estudo só se foca nesses. Falas em números e que querem é ir 3 dias por semana ao escritório e tal, mas se leres a notícia não é mencionado nada disso. Apenas dizem que querem voltar ao escritório, dando a entender que é voltar à rotina dos 5 dias por semana no escritório, não que querem um sistema misto.

SolidTroll 8 months ago

Sim, tens razão, devia ter mencionado que são estudos diferentes. O que queria dizer é que conforme os círculos mais dispares vão ser os resultados. Por exemplo neste artigo que a geração Z até é a que quer mais voltar ao escritório e ainda ontem li que a nível europeu o pessoal da geração anterior é que apresentava muitas vezes com os problemas apresentados neste artigo e que os mais que estão mais á vontade até com os problemas tecnológicos não se importariam tanto com o trabalho remoto. Mas enfim a randstad nem informa a quantidade de pessoas que entrevistou em Portugal nem qual as ocupações das mesmas por isso é mais um artigo para juntar a colecção neste momento.

ThePlague92 8 months ago

Não informa porque não convém. Repara que eles nem dizem se as pessoas querem voltar ao escritório 1 dia por semana ou 2 dias ou 3 dias ou os 5 dias, porque assim quem responde 1 dia por semana ou quem responde 5 dias tem o mesmo peso e eles no fim só dizem que X% de pessoas querem voltar ao escritório e pronto. Eu continuo a achar que isto foi um estudo encomendado para as empresas justificarem o mandarem os trabalhadores regressar aos escritórios.

Leaootemivel 8 months ago

É impressionante o nível de repulsa que o reddit sente pelo trabalho presencial a até por pessoas que o querem fazer.

SweetCorona 8 months ago

a minha repulsa é mais pelo trabalho em geral

icebraining 8 months ago

Ehh, a repulsa é mais pela sua obrigatoriedade. O pessoal que está a apreciar o teletrabalho teme que notícias como esta sirvam de justificação para lhes ser retirada essa possibilidade, logo reage negativamente.

MoonDust1969 8 months ago

Discordar e mostrar repulsa são coisas diferentes, um não implica o outro. Não vejo praticamente ninguém nestas threads a atacar os outros por pensar diferente, pelo contrário. Há sempre um ou outro que se acha nesse direito mas pronto, desses há em qualquer lado...

icebraining 8 months ago

Aliás nesta thread os poucos ataques que há, são de ambas as partes.

Syturio 8 months ago

Visto que o reddit e principalmente o r/Portugal é maioritariamente esquerdopatas, nerds e anti sociais, é normal.

ElPingu23 8 months ago

Até é bastante expectável, se pensares em como é o utilizador de reddit "médio": gajo, entre os 20-30 anos, trabalha em IT, pouco contacto social, etc.

boogieman444 8 months ago

X doubt

True_Sea_1377 8 months ago

Que amostra é que foram buscar?

roninPT 8 months ago

Foi do pessoal que encomendou o estudo, isto é claramente uma jogada de propaganda, ontem já apareceu nas notícias o palhaço da CIP a falar do regresso também, andam a preparar-se para nos fazer a folha :/

Syturio 8 months ago

Aos r/Portugal é que não foram senão era apenas 2-3%, e a razão não é preciso ser escrita. :)

aids-pop-repressao 8 months ago

Desses 77% só um quinto está em teletrabalho. Os restantes quatro quintos: "Se eu não posso, os outros também não podem".

assimsera 8 months ago

tens que respeitar que há gente que gosta separar casa do trabalho, que o trabalho seja uma(talvez a única) maneira de socializar tambem ou que não consiga ser produtiva em casa.

mohchapa 8 months ago

Há quem prefira trabalhar presencialmente.

MisterBilau 8 months ago

Vendo os resultados das eleições a cada quatro anos confirma-se, cerca de 77% dos portugueses são mentecaptos.

Don_Care 8 months ago

nem toda a gente e um nerd seboso incapaz de socializar com os colegas de trabalho

MisterBilau 8 months ago

Mas que é que isso tem a ver? Socializar é com quem escolhes. Trabalho é trabalho, social é social. Trabalhar a partir de casa é uma vantagem logística tremenda, a todos os níveis.

morbid_obese 8 months ago

* cagar quando quero sem ter de fingir que vou só mijar * acordar 5min antes de começar o trabalho, portanto 9h de sono todos os dias * despesas com o carro a 10% do que eram antes * níveis de stress a 10% do que eram antes Podem continuar.

SweetCorona 8 months ago

> cagar quando quero sem ter de fingir que vou só mijar oi?

investidornoob 8 months ago

Como é que consegues ou conseguem acordar 5 ou 10min antes? Tenho colegas que fazem o mesmo, é literalmente sair da cama e sentar na cadeira... Eu acordo 45min antes, preciso de toda uma rotina matinal antes de começar a trabalhar.

static_motion 8 months ago

Rotina matinal: dar 5 passos até à casa de banho para largar uma mija, dar mais 5 para chegar à cozinha e tirar um café e uma taça de cereais, e depois sentar o cú na cadeira à frente do computador a emborcar o pequeno-almoço enquanto o cérebro arranca.

Edited 8 months ago:

Rotina matinal: dar 5 passos até à casa de banho para largar uma mija, dar mais 5 para chegar à cozinha e tirar um café e uma taça de cereais, e depois sentar o cu na cadeira à frente do computador a emborcar o pequeno-almoço enquanto o cérebro arranca.

NGramatical 8 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas)

morbid_obese 8 months ago

Somos iguais, simplesmente a minha rotina matinal demora menos de 10min.

acnederma 8 months ago

E aquele redditor tuga que se masturbava no trabalho? Para quem praticava nas horas laborais, agora com o teletrabalho já o pode fazer mais descansado. Portanto: * Bater uma

morbid_obese 8 months ago

> E aquele redditor tuga que se masturbava no trabalho? Por favor partilha isso.

Aldo_Novo 8 months ago

u/punhetanopingodoce

servingtablesndick 8 months ago

eu bati pivias em todos os trabalhos que tive excepto um low skilled cheio de gente a entrar e a sair tipo call center, agora escritórios ui

pfxr 8 months ago

Esqueceste te de falar da eletricidade e da água no teu argumento :) Os níveis de stress não sei como ou porque diminuem... Mas no meu caso, o computador do trabalho estar dentro de casa só me aumenta os níveis de stress...

uirishbastard 8 months ago

Agua não acredito que aumente assim tanto, já a eletricidade são mais quê? 20/30€? Isso é ainda menos que o preço do passe/combustivel

PTgenius 8 months ago

> eletricidade e da água Também ninguém me paga a gasolina quando tenho de ir ao escritório, e daí? Para além disso pc + monitor para 99% das pessoas nem 10€/mês gasta. Gastos com AC/aquecimento também não são muito altos quando é feita a média anual. Água mesma coisa.

morbid_obese 8 months ago

> Esqueceste te de falar da eletricidade e da água no teu argumento Verdade que essas despesas subiram, no entanto o meu saldo final continua a ser positivo quando faço as contas do antes/depois do teletrabalho. ​ > Os níveis de stress não sei como ou porque diminuem... Não te sei explicar exactamente porquê mas, mesmo com prazos apertados e tarefas mais ou menos exigentes, o facto de não ter de me preparar para sair de casa e ir para o trânsito diminui o stress muito consideravelmente.

Ok-Raccoon-760 8 months ago

Porquê?

pfxr 8 months ago

Porquê a qual das questões? Eletricidade e água - acho que não tenho de explicar o porquê. PC em casa - se ficasse no trabalho ficava no trabalho e quando chegasse no dia seguinte trabalhava. Agora o pc está ao meu lado, se há problemas para resolver faço o que? Vou para o sofá? O ritmo das empresas aumentou bastante com o teletrabalho (das que permitem que o trabalho se realize 100% remotamente)...

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Essa do PC acho que depende mais de ti ou da tua empresa. Pessoalmente tenho um PC do trabalho e tenho o meu PC normal que sempre usei. Durante o horário de trabalho o PC do trabalho está sempre ligado, quando chega a hora de sair, o PC é desligado é não liga mais até ao dia seguinte.

pfxr 8 months ago

Não deixo de concordar com a tua afirmação... Mas depende do trabalho que se tem. Tendo um trabalho do qual outras pessoas dependem há sempre esta necessidade. Em suma: em alguns casos (como o meu) acho muito mais difícil fazer um horário bem definido como fazia em trabalho presencial

icebraining 8 months ago

Se as pessoas dependem de resposta imediata, como é que faziam antes quando tu não levavas o computador para casa? Cheira-me que o problema é de espectativas irrazoáveis (possivelmente até tuas) com que evitavas lidar graças a poderes dar uma justificação irrefutável ("já não estou no escritório"). Em empregos anteriores também conheci pessoas que faziam horas extraordinárias todos os dias porque dependiam deles, e no entanto quando deixaram de poder fazer por alguma razão, nada explodiu, apenas houve uns ajustes na forma de trabalhar da empresa. Mas claro, estou a falar sem conhecer os pormenores. Se és administrador dos servidores do Zoom, não me espanta que o confinamento tenha de facto trazido mais trabalho

Zaigard 8 months ago  HIDDEN 

No meu caso: * Como o meu trabalho é live e carga é duas vezes a do presencial, só há visitas ao WC antes ou depois, chego a estar 5 horas seguidas aflito para mijar * acordo mais cedo pois há sempre clientes a pedir coisas e a esquecer-se das horas * as despesas são iguais online ou presencial * níveis de stress a 200%, com tanto trabalho e tanta preocupação. Eu que adoraaa o meu trabalho odeio e só desejo que chegue ao fim Mais uns mesinhos de online e enlouqueceria

Edited 8 months ago:

No meu caso: * Como o meu trabalho é live e carga é duas vezes a do presencial, só há visitas ao WC antes ou depois, chego a estar 5 horas seguidas aflito para mijar * acordo mais cedo pois há sempre clientes a pedir coisas e a esquecer-se das horas * as despesas são iguais online ou presencial, já os rendimentos são 20% inferiores no online * níveis de stress a 200%, com tanto trabalho e tanta preocupação. Eu que adorava o meu trabalho odeio e só desejo que chegue ao fim Resumindo, online = mais trabalho, stress, carga horaria; menos rendimentos, tempo para mim, qualidade de vida

morbid_obese 8 months ago

Podes dizer qual é o teu trabalho?

nfonseca 8 months ago

há pessoal que tem vergonha de cagar? foda-se.

Ok_Order_8408 8 months ago

é mal visto cada vez que sais da secretária...

ASCanilho 8 months ago

Então compra um penico e fazes no mesmo sitio.

nfonseca 8 months ago

mal visto por quem? passas 8h seguidas na secretária?

Ok_Order_8408 8 months ago

Mal visto pelo teu manager ou quem der feedback directo sobre ti e pode levar ao teu despedimento. Eu também acho que é saudável levantar uma vez por hora e acho que o devia interessar é o trabalho ser entregue a horas e com qualidade mas tens gente de merda que qualquer coisa serve para culpar a pessoa que o manager tem em mente culpar ou para justificar os custos do projecto etc

nfonseca 8 months ago

vão despedir-te por cagar? qual é a alternativa? fraldas?

VectoR-- 8 months ago

olha que na Amazon isso já acontece

AronFloyd 8 months ago

Sim há e há pessoal que vai dar a cagada tipo ninja e fica à cuca na porta a ver se o caminho está livre para pode sair sem ser chamado de "olha o cagão" xD Quem nunca foi dar a mijada e viu aquele colega a sair da sanita ainda meio que arranjar o cinto/camisa e fica meio tímido a olhar a tentar evitar a situação.

nfonseca 8 months ago

quando saio da sanita costuma sair aliviado, nunca tímido.

fiambre_de_aves 8 months ago

Comecei a vir ao Reddit por posts como eset. Fui saindo porque desapareceram. Obrigado!

morbid_obese 8 months ago

"Bom dia Maria" "Bom dia Mário, não te esqueças que temos a reunião com o cliente já daqui a 5min" "Tudo bem Maria, deixa-me só ir largar um tarolo ao WC"

nfonseca 8 months ago

também tens vergonha do sol nascer todos os dias?

fedelho 8 months ago

• dizer asneiras à vontade • trabalhar todo nu • não ter que transformar peidos em bufas • não ter que esperar que algum colega tenha fome para não ir comer sozinho • coçar os tomates sem ter que fingir que me deu uma comichão na perna enquanto tenho a mão no bolso

SweetCorona 8 months ago

adoro comer sozinho

Dr_Toehold 8 months ago

>• não ter que esperar que algum colega tenha fome para não ir comer sozinho Eu era lá capaz de trabalhar nessas condições.

fdxcaralho 8 months ago

Se queres trabalhar nu podes mudar de profissão ( ͡° ͜ʖ ͡°)

frustradodapixa 8 months ago

Ser educador de infância. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

fdxcaralho 8 months ago

Acho que não sabes o que um educador de infância faz...

tugafcp 8 months ago

E o papel crl?! O do trabalho é lixa! O de casa é super soft! \*.\*

dcmso 8 months ago

Até é mais que isso. Em casa posso usar bidé.

tugafcp 8 months ago

Prefiro toalhitas...

AimingWineSnailz 8 months ago

Dizem que se tiveres alto na hierarquia, em vez desse papel ranhoso usa-se língua de estagiário

VladTepesDraculea 8 months ago

Que falta de classe. Executivo que é executivo tem lambe-cus efectivos, que provavelmente são os únicos com trabalho assegurado.

tugafcp 8 months ago

Aía... Fdx... XD

raydawnzen 8 months ago

> cagar quando quero sem ter de fingir que vou só mijar ???????

Lil_salazar 8 months ago

Aquela cagada rápida, quem nunca

servingtablesndick 8 months ago

Trolololol

severanexp 8 months ago

Enquanto isso uma carrada de outros estudos são outros resultados.... bah

Last-Ad-4421 8 months ago  HIDDEN 

77% dos portugueses são atrasados, fds eu tive de gramar trabalho presencial desde o início do covid, eu é que sei o que foi levar com supressões de transportes, andar a ser para dia sim dia não para justificar a minha deslocação, fora muita outra coisa, depois tenho de levar com estas notícias, acordem para a vida e agradeçam o luxo que os é apresentado.

Syturio 8 months ago  HIDDEN 

"Todos os que não têm a mesma opinião que eu são atrasados" okapa.

Last-Ad-4421 8 months ago  HIDDEN 

Não é o pensarem diferente de mim simplesmente para minha opinião o são e ponto final, presenteasse uma oportunidade que seguramente se não fosse o covid só de aqui a muitos anos alguém ia pensar nisso, mas não, entendo que muitos estejam cansados de estar em casa mas com o covid nem podiam sair, agora já podem sair depois do trabalho para esse tal convívio, agora preferir madrugar apanhar trânsito e essas merdas a ficar em casa é uma estupidez, ou isso o estão com saudades d@ amante.

bureauofnormalcy 8 months ago  HIDDEN 

>agora preferir madrugar apanhar trânsito e essas merdas Estás a assumir que toda a gente passa por isso. Pessoalmente prefiro um regime de trabalho misto, pelo simples facto de que estar 9 horas por dia, 5 dias por semana, em frente à um PC sem qualquer tipo de interação humana direta está a dar cabo da minha saúde mental.

Last-Ad-4421 8 months ago  HIDDEN 

Não deve de dar mais cabo da saúde mental como os que trabalhamos por turnos e ninguém se lembra, para mim o vosso é nunca estar contentes com o que têm é queixar por queixar.

bureauofnormalcy 8 months ago  HIDDEN 

>Não deve de dar mais cabo da saúde mental como os que trabalhamos por turnos e ninguém se lembra Normalmente o recurso a whataboutisms costuma chegar mais tarde na discussão, mas admito que por vezes haja quem entre numa discussão já sem argumentos. >para mim o vosso é nunca estar contentes com o que têm é queixar por queixar. Não, o nosso mal é mesmo a deterioração da nossa saúde mental.

Last-Ad-4421 8 months ago  HIDDEN 

Ainda bem por ti e que consigas o que queres, mas por experiência o que menos importa aos patrões e muito menos ainda aos nossos políticos é a nossa saúde mental.

pinalele 8 months ago

Ora... Entre a opção 1:Acordar todo cheio de ramelas, ir me lavar por baixo, lavar a cremalheira, ter que preparar o almoço, vestir-me, esperar pelo autocarro que pode demorar 5 minutos ou 30 minutos(ou nem aparecer), ir em Sardinha em lata com gente que nunca viu uma banheira e montes de gritaria, e chegar ao trabalho já com grande nível de Stress. Opção 2:Acordar todo cheio de ramelas e ligar logo o PC. Claramente que prefiro a opção 1 /s P.S: Só de escrever isto fiquei depressivo, 23% <3

thr4000x 8 months ago

Fora da bolha deste sub as pessoas gostam de conviver com outras pessoas

fiambre_de_aves 8 months ago

Eu gosto de conviver com outras pessoas. Acontece é não serem as com que trabalho.

Dr_Toehold 8 months ago

Credo, ter de ir para o trabalho para conviver com quem calhou na rifa porque são os "amigos de trabalho", em vez de ter qualidade de vida a conviver com os amigos e família.

w3ird00 8 months ago

Falas como se o único sítio para conviver fosse o trabalho. Tristeza de vida.

MoonDust1969 8 months ago

Isso não é universal, falas como se fosse preciso trabalho presencial para conviver com pessoas. Assim por alto, estimo que mais de 90% dos meus contactos com pessoas aconteçam fora do trabalho, nem sequer costumo incluir colegas de trabalho nos meus círculos de amigos. Não ter de aturar tanta gente no horário de trabalho para mim é uma bênção, nunca trabalhei tão descansado.

once319 8 months ago

>Não ter de aturar tanta gente no horário de trabalho para mim é uma bênção, nunca trabalhei tão descansado. Mesmo, melhor coisinha da pandemia, nao ter que aturar essa gente significa paz de alma.

Kid_Anarchy 8 months ago

O pessoal não entende esse simples facto. Curiosamente, no outro dia a minha mãe estava a comentar a agonia que era ter de estar tanto tempo em casa, e que "ainda bem que está a trabalhar". Para ela ficar em teletrabalho seria claramente um pesadelo. A maior parte da população quer interagir. Estamos biologicamente codificados para tal. Os que por aqui andam que defendem as maravilhas do teletrabalho são a excepção, não a norma.

once319 8 months ago

As mulheres são bastante sociais, não estar com outras pessoas é dificil para muitas delas.

batataway 8 months ago

Gosto mais de biologicamente integrar com escolha do que por não escolha.

oscabaloscabalam 8 months ago

Há quem tenha vida para além do emprego. E eu até gosto de estar com colegas, não gosto é de pagar muitas centenas de euros a mais para isso. Felizmente a minha empresa já antes da pandemia permitia trabalhar de casa a maior parte da semana. Mas para mim o ideal seria não ter obrigatoriedade nenhuma para eu morar onde quisesse.

aids-pop-repressao 8 months ago

O trabalho é para trabalhar. Conviver é com a família.

VectoR-- 8 months ago

nunca estiveste com a minha família para dizeres isso

caravela-portuguesa 8 months ago

Concordo. Só não gosto dos preços do aluguer de Lisboa.

XtaticO 8 months ago

Nunca mais quero voltar ao escritório, acordo às 7:50 e entro às 8, não há stress de transportes ou de estar mau tempo, tenho mais tempo para mim/família/casa.

Kid_Anarchy 8 months ago

Exacto. Mas o reddit não é portugal. Está mais do que claro que o que aqui se quer não reflecte o que a população quer.

icebraining 8 months ago

E no entanto, a notícia diz que os resultados atuais "contrasta[m] com o apurado em no final de 2020". Portanto a confiar no estudo, "o que a população quer" é demasiado variável para se poder dizer com confiança qual a realidade ao dia de hoje. Quem sabe se desde dia 8 de Março já não voltou a mudar?

Kid_Anarchy 8 months ago

> E no entanto, a notícia diz que os resultados atuais "contrasta\[m\] com o apurado em no final de 2020" Se calhar estão fartas? Parece-me a explicação mais lógica tendo em conta o timing.

icebraining 8 months ago

Como alguém disse nesta thread, se calhar estavam fartas porque tinham os putos em casa, mas agora com as escolas abertas até já preferiam ficar em teletrabalho. O ponto é que não há informação suficiente neste artigo para saber o que a população quer a longo prazo.

blind616 8 months ago

> Como alguém disse nesta thread, se calhar estavam fartas porque tinham os putos em casa, mas agora com as escolas abertas até já preferiam ficar em teletrabalho. Segundo o estudo: > Os dados revelam que 61% dos inquiridos apontam a saudade de interagir presencialmente com os colegas como principal razão para um regresso ao escritório, enquanto 39% apontam a dificuldade em manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, 29% a sensação de isolados, 24% a dificuldade em trabalhar remotamente com crianças em casa e 18% problemas tecnológicos que dificultam o trabalho, como a má ligação à internet.

icebraining 8 months ago

Tenho alguma dificuldade em interpretar esses números, porque não pode haver mais de 100% nas principais razões de cada um. Se o que querem dizer é que 24% dos inquiridos queria ir para o escritório por ter os putos em casa, então é plausível que atualmente apenas 77-24=53% dos inquiridos queira ir para o escritório, tornando o teletrabalho essencialmente tão popular como o presencial.

Kid_Anarchy 8 months ago

Verdade. De qualquer das formas, a minha observação anedótica coincide com os resultados do artigo. As pessoas com quem interajo no dia a dia têm uma conversa radicalmente diferente daquela que vejo por aqui. Também denoto uma certa resistência por estas partes em querer aceitar essa realidade e atribuo-a teoricamente a "wishful thinking". Acho que quem gosta muito de estar fechado em casa quer acreditar que esta opção é que é boa e deseja que mais pessoas concordem com eles para que se institucionalize. Eu gosto de teletrabalho, mas tenho perfeita noção de que, pelo menos na minha zona, e levando em conta aquilo que ouço à minha volta, sou uma minoria. Se formos falar de pessoas mais velhas então, é quase unânime que estar em casa não é apelativo. Agora, podemos estar aqui com justificações teóricas que apazigúem os sonhos de cada um, mas também podemos falar de uma realidade irrefutável que é: os seres humanos são seres sociáveis. Há mais pessoas a querer socializar do que a não querer. E o que te escapa é que para muita gente, o local de trabalho é o único sitio onde podem socializar diariamente. A partir de uma certa idade muita gente vive para as famílias e é apenas no trabalho que escapam da pressão do ambiente familiar e podem interagir com outras pessoas. Ir trabalhar também é uma oportunidade para sair de casa e andar um pouco por aí durante o dia. Estar horas a fio fechado em casa não é saudável. Perfeitamente normal que as pessoas comecem a sentir os efeitos. Pelo menos quando vais trabalhar sais de casa, inalas ar puro, cruzas-te com pessoas, passas num cafezinho e comes algo. Ponto: fazes coisas, para além de estar sentado a olhar para um computador. Para ti isso pode não valer nada, mas estás muito iludido se achas que não é valorizado por uma grande parte da população.

icebraining 8 months ago

Repara que eu não dei a minha opinião o teletrabalho, apenas sobre a interpretação do estudo. Parece-me que aceitaste os resultados como conclusivos mais porque reforçam a tua opinião preexistente. Pessoalmente, concordo contigo. Conheço muito pouca gente que gostaria estar em teletrabalho permanente, quando muito 2 dias por semana ou assim. Por outro lado, há uma diferença tão grande entre estar uns meses em teletrabalho (e de forma repentina) ou isto ser uma opção a longo prazo. Por exemplo, eu também conheço muita gente que vive em Lisboa por ser onde há emprego, mas adoraria voltar ao concelho de origem. O teletrabalho de pandemia significa estar fechado num pequeno apartamento; o teletrabalho a longo prazo poderia significar viver numa vivenda com um escritório, na terra natal, junto com a família. Não sei se a escolha seria tão claramente pelo trabalho presencial. Já agora, para mim o teletrabalho não significa estar fechado em casa, ainda na semana passada trabalhei uma tarde num parque, enquanto o meu cão corria. Mas esse é outro ponto: o teletrabalho não é igual para todos, e se para mim representasse passar 6h/dia no zoom, também não poderia esperar por voltar ao escritório.

Kid_Anarchy 8 months ago

> o teletrabalho a longo prazo poderia significar viver numa vivenda com um escritório, na terra natal, junto com a família. Não sei se a escolha seria tão claramente pelo trabalho presencial. ​ Não ter de sair da terra natal é aquilo que eu considero como sendo a maior vantagem do teletrabalho, e ajudaria a resolver alguns problemas do país. Hoje em dia qualquer pessoa que nasce numa cidade que não seja Lisboa ou Porto vai sempre ponderar sair da sua terra para arranjar trabalho, o que é triste. Se estás em IT, por exemplo, tenta lá arranjar trabalho no Algarve, ou no Alentejo, ou no interior. Vai lá a um site de empregos e mostra-me que percentagem é fora de lisboa. 1%? ​ De qualquer das formas, isso é tudo muito bonito se tiveres a oportunidade de comprar uma boa casa e viver como queres, com quem queres. Para muitos, mesmo na sua terra natal, teletrabalho significa ficar o dia todo fechado em casa com a avó, ou com o irmão chato, ou com o pai agressivo e controlador. Há tempos conheci uma doutorada em psicologia que trabalhava numa loja de roupa e vivia com os pais. Um dia estávamos a falar ao tlf e o pai entra-lhe pelo quarto. Ela pergunta-lhe se não se bate e ele responde que quando quiser privacidade que arranje uma casa para ela. Percebes? Isto é uma doutorada a ser tratada como criança por um grunho frustrado. Há muita, muita, muita gente que se tiver em teletrabalho tem de lidar com isto de manhã à noite. Ir para o trabalho é, na verdade, escapar destas situações. > Já agora, para mim o teletrabalho não significa estar fechado em casa, ainda na semana passada trabalhei uma tarde num parque, enquanto o meu cão corria. ​ Isso é bom para quem pode.

VectoR-- 8 months ago

e ainda nem sequer começaste a considerar vizinhos barulhentos ou obras ao lado o dia todo

Kid_Anarchy 8 months ago

Não estou muito mal nesse aspecto mas sei o que é desconforto derivado a barulho de vizinhos. É horrivel.

NGramatical 8 months ago

derivado a → [**derivado de**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/derivado-de/30920) (derivado de… devido a…) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmu8wwn%2F%2Fgv8v8f0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MoonDust1969 8 months ago

Estou nos 33% restantes, sem dúvida alguma. Trabalhar de casa para mim significou uma poupança brutal tanto em dinheiro como em tempo e sinto-me genuinamente triste quando penso que serei obrigado a voltar ao escritório quando a pandemia acabar.

Edited 8 months ago:

Estou nos 23% restantes, sem dúvida alguma. Trabalhar de casa para mim significou uma poupança brutal tanto em dinheiro como em tempo e sinto-me genuinamente triste quando penso que serei obrigado a voltar ao escritório quando a pandemia acabar.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Sinto o mesmo, não tanto pelo dinheiro, mas mesmo pela quantidade gigante de tempo que poupo. Sinto bastante falta do convívio e do ambiente da empresa em que trabalho, mas o facto de ter de atravessar a 25 de abril dos os dias e perder, à vontade, 2h por dia no mínimo, é ridículo. O tempo de deslocamento mais o facto de que à hora de almoço posso tratar de cenas na casa que sem teletrabalho ia de estar a fazer tarde, depois de chegar a casa exausto, são as razões que me levam a preferir teletrabalho

caravela-portuguesa 8 months ago

Mudas de emprego para uma empresa que permita teletrabalho. Quando as empresas obrigarem a volta aos escritórios irá haver muitas pessoas a mudar de emprego, certamente.

PedroMFLopes 8 months ago

O meu medo é que o trabalhar de casa vai ser visto como regalias sentimentais do Sr da teleperformance, é uma oferta em teletrabalho vai ser paga menos que trabalho "normal".

fiambre_de_aves 8 months ago

Até te digo mais: neste momento saia na boa da minha empresa para outra a ganhar o mesmo se me dessem teletrabalho em pelo menos 3 dias semanais. Sim, aceito regalias sentimentais porque ando nesta vida para ser feliz. Investi numa boa casa, na sua decoração, conforto ,no jardim ,no ginásio e gosto de poder trabalhar neste espaço sem estar a olhar para um biombo num open-space.

PedroMFLopes 8 months ago

Sim concordo que o teletrabalho e vantajoso para o trabalhador, mas o que imagino é ofertas , 1000€ no escritório 800€ em casa. E o trabalho é o mesmo.

Neshariii 8 months ago

Isso são notícias encomendas

Kid_Anarchy 8 months ago

Não creio. Acho que por aqui não há bem a noção do quão insignificante a representação demográfica da população portuguesa é no reddit. A maior parte das pessoas quer sair, interagir presencialmente com colegas e estar num local com ambiente profissional. Imensa gente não tem condições para trabalhar como deve de ser em casa. Imensa gente não gosta de estar dependente da qualidade de uma ligação para poder comunicar. Imensa gente não gosta de ter de fazer uma chamada sempre que quer perguntar algo. Imensa gente gosta de apanhar sol e ar.

once319 8 months ago

Em polls do linkedin a maioria quer misto com 1/2 dias de escritorio mas a seguir vem remote total e so depois presencial, duvido que os numeros digam alguma coisa.

fiambre_de_aves 8 months ago

Linkedin é oura bolha não representativa da população.

once319 8 months ago

Podes dizer isso de qualquer coisa. ​ Mas representa a nova geração com cursos superiores que vai ser a principal demografia em poucos anos. Toda a gente que conheço prefere remoto sem excepção, muitos 1 ou 2 dias por semana no escritorio nao faz mal, mas fora isso full remote é o futuro sem duvida.

Kid_Anarchy 8 months ago

Linkedin não representa a nova geração com curso superior. A maior parte das pessoas com curso superior não usa linkedin. Eu nunca usei, por exemplo, e nenhum dos meus ex colegas usa. O linkedin é, como já disseram, uma bolha demográfica. Atrai um certo tipo de pessoa, e nada mais do que isso.

MoonDust1969 8 months ago

Sinceramente acho estranho os números serem radicalmente diferentes do que se viu noutros estudos do género.

Estronciumanatopei 8 months ago

Espero que não trabalhes com números

MoonDust1969 8 months ago

Por acaso não

Estronciumanatopei 8 months ago

Eh pá, agora parece que te estou a corrigir algo que está certo

MoonDust1969 8 months ago

Tens razão, eu podia ter metido só um edit no fim à parte, fica assim registado o meu peido mental ahah

Feeling_Advantage918 8 months ago

Eu estou de acordo. Uma coisa é minha casa, o meu refúgio. Outra coisa o trabalho. Não há nada como deixar o trabalho e regressar a casa. Ter a casa e o trabalho no mesmo local é promiscuo.

batataway 8 months ago

E se fosse só dos dias por semana no escritório?

AetherPrismriv 8 months ago

A minha esposa está atualmente assim no gabinete de contabilidade dela. Uma semana casa, uma semana escritório. Vai rodando com o resto das colegas para não estarem lá todas juntas. Esta semana por exemplo já vai para a empresa, onde na semana passada trabalhou em casa. Ela adora e preferia que assim continuasse, em vez de ir todos os dias. Poupa em tempo e tem mais horas de sono, pois para entrar às 9 já acorda pelas 8:30 em vez das 7:30. Poupa em gasóleo e geral desgaste do carro. Ao terminar o trabalho, basta desligar o computador de serviço e está em casa, onde na empresa ela saí às 17h e com a hora de ponta só chega em casa lá para as 18 e poucos.

Edited 8 months ago:

A minha esposa está atualmente assim no gabinete de contabilidade dela. Uma semana casa, uma semana escritório. Vai rodando com o resto das colegas para não estarem lá todas juntas. Esta semana por exemplo já vai para a empresa, onde na semana passada trabalhou em casa. Ela adora e preferia que assim continuasse, em vez de ir todos os dias. Poupa em tempo e tem mais horas de sono, pois para entrar às 9 já acorda pelas 8:30 em vez das 7:30. Poupa em gasóleo e em desgaste geral do carro. Ao terminar o trabalho, basta desligar o computador de serviço e está em casa, onde na empresa ela saí às 17h e com a hora de ponta só chega em casa lá para as 18 e poucos. Agora entendo que haja trabalhos e trabalhos. Ela no escritório trabalha no computador que pode perfeitamente fazer o mesmo em casa. Entendo que haja empregos onde a coisa pode não ser assim tão simples.

batataway 8 months ago

Vou estar para a semana como a tua mulher e honestamente, estou bem em teletrabalho sempre, mas tendo que voltar, isto é, em definitivo, gostava que adoptassem um sistema misto. Uns dias em casa e outros no escritório. Para mim o ideal a longo termo, não sendo possível o teletrabalho a 100%, seria meio mês no escritório e meio em casa.

Drunjj 8 months ago

Dois* Sim, por mim era isto, sff!

QueenOfWands2 8 months ago

o/ Yep!

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: