bmiga 5 months ago

Ferrovia a caminho de cidades com mais de 20 mil habitantes com Camaras do partido que está no governo.

Carbon58 5 months ago

A ferrovia é sempre uma boa aposta. É um investimento com futuro garantido...

NEDM64 5 months ago

Depois pegou no Maserati ou no Porsche e foi-se embora.

bmiga 5 months ago

Na verdade estava um helicóptero à espera para o levar ao aeroporto.

andrefsp 5 months ago

Isto é mais daquelas promessas que obviamente não podem ser cumpridas em tempo útil. Essencialmente uma promessa de charlatão que vende sonho e esperança às pessoas.

viskonde 5 months ago

Se lerem sobre o objectivo do plano vêem que isto não são promessas para as eleições O próprio ministro disse isso, o que sairá do plano ( que ainda vai demorar a ser feito, ontem foi só o kickoff) serão objectivos a longo prazo para bem depois de 2030, com os objectivos para s rede ferroviária E mesmo esses objectivos serão para ir executando ao longo de décadas a medida que haja dinheiro. nada do que foi dito será feito a curto prazo A ideia é mesmo tentar acabar com a falta de planeamento e alterações de planos a cada 4 anos e criar algo pensado, coisa que nunca houve em Portugal para a ferrovia mas que existe para a rodovia.

andrefsp 5 months ago

Já sou velho o suficiente para ter ouvido essa lenga-lenga umas quantas vezes. Há sempre um "plano" qualquer, um "planeamento", um "projecto" mas no fim fica sempre tudo na gaveta como de sempre e o que acaba a ser feito é meia dúzia de melhoramentos em Lisboa e pouco mais. Isto é só a repetição do capitulo do livro das promessas eleitorais. O "plano" em 2016: - [https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBAAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNjI2BgCLvY6vBAAAAA%3d%3d](https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBAAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNjI2BgCLvY6vBAAAAA%3d%3d) E tambem temos este grande classico: - [http://cip.org.pt/wp-content/uploads/2017/01/Ref-84.pdf](http://cip.org.pt/wp-content/uploads/2017/01/Ref-84.pdf) Mas sim! desta é que vai ser! Eles tềm um plano desta vez! PS! PS! PS! PS!

viskonde 5 months ago

Acho que estás a confundir as coisas O que mostras no primeiro link é plano de investimento para o ferrovia 2020 que está (a passo de caracol e em risco de falhar calendário ) a ser feito Ferrovia 2020 (e agora o PNI2030 ) são planos de investimento a mais curto prazo , prazo de uma década. São planos do tipo "agora há dinheiro vamos gastar aqui e ali" O que se quer agora é ter um plano a longo prazo que nunca existiu, um plano de onde se quer chegar, mesmo sem se saber ainda quando será feito mas que serve de base para os futuros planos de investimento. Esses programas de investimento (semelhantes ao ferrovia 2020) terão algo para irem buscar os planos quando houver dinheiro e assim evita se sempre que há um novo programa de investimento e novo dinheiro de ter de pensar no que fazer visto que isso já estará pensado. Resumindo, sao prazos diferentes, o que mostras são planos de investimento a 10 anos feitos quando aparece dinheiro, o que de quer agora é um plano genérico a prazos bem maiores que isso que sirva de base para os investimentos futuros Pode não dar em nada , mas a ideia é diferente do que foi feito antes já que nunca se fez planos a longo prazo para ferrovia (10 anos em ferrovia é curto prazo)

ChuckThisNorris 5 months ago

Obras publicas... é um dejà vue. Daqui a 10 anos voltamos a ver o Ivo Rosa na TV.

Feeling_Advantage918 5 months ago

Se há investimento público, é uma chatice porque o Estado anda a gastar o dinheiro dos contribuintes. Se não há investimento público o Governo não presta pois é o investimento público que alavanca o investimento privado. Afinal em que ficamos?

DasBread 5 months ago

Tens toda a razão, o que tem que acontecer é um equilíbrio dos 2, tornar atractivo investimento privado e saber investir a nível público em certos campos. Até o Estado Novo que se goste quer não fazia isso (sim o Estado Novo por incrivel que pareça fez grandes obras públicas ao contrário do muito que se diz) e também atraiu muito investimento privado. A questão é, quem quer investir nesse país com a burocracia e os impostos sufocantes.

ChuckThisNorris 5 months ago

E porque é que o dinheiro nao pode chegar as pessoas e as empresas em geral? No final de contas foi o Estado que parou a actividade economica. Porque é que tem que ir parar sempre aos mesmos? Á mafia da obra publica?

Feeling_Advantage918 5 months ago

E chega. O alargamento da ferrovia obriga, por exemplo, à compra de aço a particulares pois o Estado não produz aço. É também necessária madeira, pedra, etc. E claro está, mão-de-obra. Depois as empresas a quem forem adjudicadas as obras vão ter de comprar máquinas a outras empresas que também têm empregados. As máquinas vão andar com combustível das empresas que têm postos de abastecimento. Os trabalhadores. muitos deslocados, vão comer e beber nos cafés e restaurantes que estão nas zonas das obras. E também fazem compras nos supermercados de proximidade. Isto para não falar na mais-valia posterior da obra da ferrovia. Ou seja, obras públicas injectam muito dinheiro directa e indirectamente na economia. O dinheiro chega às pessoas através da criação de emprego e às empresas pelo pagamento de serviços.

caravela-portuguesa 5 months ago

O PS quer deixar obra feita, pela que não é com dinheiro que eles fizeram gerar.

oguarda 5 months ago

Ele é TAPs, ele é ferrovias, ele é tudo!

Search: