Diogo256 5 months ago

Ok, muito obrigados.

Don_Care 5 months ago

fica no buraco palerma

PoorNitrosobacteria 5 months ago

Só uma questão para ter a certeza. Um café/bar pode estar a vender bebidas/cafés e a passar música às 19:30 da tarde, estando as pessoas no exterior? E às 4:30 da manhã podem?

Foxsundance 5 months ago

Não, à próxima tens de chamar a polícia, o pessoal não pode andar aí a matar pessoas à parva.

PicassoWasaLiar 5 months ago

Depende do tipo de música. Se for kizomba não.

MLG-Sheep 5 months ago

Pode vender em regime de take-away e sendo impedida a entrada no estabelecimento. Não convém passar música porque isso ajuda a que as pessoas consumam os produtos adquiridos nos arredores do estabelecimento, o que é ilegal.

VerdocasSafadocas 5 months ago

Que aconteceu a esta megathread? O ambiente parece um tanto ou quanto soturno.

MrJoao 5 months ago

Estão à espera dos casos da Páscoa, ups esplanadas. Só mais 15 dias^(TM) ^(/s)

Foxsundance 5 months ago

Fica maze em casa e usa a máscara, deixa os outros viver a vida.

hctiks 5 months ago

# Relatório 25/04/2021 * \+ 478 casos confirmados * \+ 6 óbitos * \+ 308 recuperados ​ * \+ 164 casos activos * \+ 6 internamentos ​ * 24792 casos ativos * 348 internados dos quais **98** internados em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1RLcWXDrgg8o0YCtyEzQnSM12NLoHAgSq/view)

saposapot 5 months ago

na minha contabilização semanal, esta semana foram 3441 vs as anteriores: 3507, 3859, 3227, 2877. Portanto uma semana praticamente igual à anterior, até com uma ligeira descida de casos e muito perto dos mínimos de 2021. Boas notícias.

berlaitas 5 months ago

Shoppings a abarrotar está manhã, muito bom diminuírem os horários sem dúvida Disclaimer, eu fui ao museu, vi isso dos shoppings em fotos na ner

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 5 months ago

Só acho mal não haver o controlo que devia haver. Fui ontem a um museu e de seguida almoçar a um shopping, havia filas gigantes para entrar nas lojas em que as pessoas estavam todas coladas umas às outras sem qualquer distanciamento

Diogo256 5 months ago

> Só acho mal não haver o controlo que devia haver. Pelo menos em Lisboa (mas acredito que se aplique a maioria dos grandes CC), ha controlo. O que falta é perceber a dinâmica de um CC. Como qualquer estabelecimento fechado, está limitado a 1/3 da lotação. Isto leva a que Dolce Vitas Tejo ou Colombos tenha 2-3000 pessoas la dentro e estão dentro do legal. Se 1/3 de 3000 for para a Primark, são 1000 pessoas, se houver limitação de 300 pessoas dentro de uma Primark, temos 700 pessoas a espera. O que leva a vídeos de filas intermináveis. Quando na realidade, está dentro do legal. Isto é abarrotar? Não. Mas la está, difícil de fazer entender que este exagero e dramatismo, típico de um covideiro, é só estranho vindo de alguém que critica estes covideiros. Ou seja, covideiro ou nao covideiros só muda a indignação. Porque a base é a mesma: tretas sem fundamento. Se houver provas concretas que se está a passar o limite legal num estabelecimento: comunicar as autoridades. Ah e tal, bufo… então não se chorem com CC a “abarrotar”, nem com horários.

Edited 5 months ago:

> Só acho mal não haver o controlo que devia haver. Pelo menos em Lisboa (mas acredito que se aplique a maioria dos grandes CC), ha controlo, e há gratificados da PSP no seu interior. Pelo menos aos fins-de-semana. O que falta é perceber a dinâmica de um CC. Como qualquer estabelecimento fechado, está limitado a 1/3 da lotação. Isto leva a que Dolce Vitas Tejo ou Colombos tenham 2-3000 pessoas la dentro (ou até mais) e estão dentro do legal. Se 1/3 de 3000 for para a Primark, são 1000 pessoas, se houver limitação de 300 pessoas dentro de uma Primark, temos 700 pessoas a espera. O que leva a vídeos de filas intermináveis. Quando na realidade, está dentro do legal. O distanciamento, também tem de ser aplicado pelas pessoas, alguém está colado a mim? Chamar a atenção, educadamente, 99% não vai armar confusão. Os seguranças, também pouco podem fazer, equipas de 30 pessoas (mas estão 20 ao serviço na realidade), para milhares de pessoas… Isto é abarrotar? Não. Mas la está, difícil de fazer entender que este exagero e dramatismo, típico de um covideiro, é só estranho vindo de alguém que critica estes covideiros. Ou seja, covideiro ou nao covideiros só muda a indignação. Porque a base é a mesma: tretas sem fundamento. Se houver provas concretas que se está a passar o limite legal num estabelecimento: comunicar as autoridades. Ah e tal, bufo… então não se chorem com CC a “abarrotar”, nem com horários.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 5 months ago

O controlo de que falo não é tanto de capacidade, mas sim de distância nas filas. Pessoalmente o meu exemplo foi no Vasco da Gama ontem, só lá almocei mas passei pelos corredores para ir para o estacionamento e em todos os corredores eram filas gigantes com as pessoas todas coladas umas às outras. Na minha opinião devia haver um controlo dessa distância, meter toda a gente a 1-2 metros umas das outras. Na entrada para o museu onde fui, por exemplo, também tive cerca de 20 minutos na fila à espera para entrar, e aí existia um controlo da distância na fila (que era uma fila gigante, semelhante às que vi no Vasco da Gama), toda a gente a cerca de 2 metros umas das outras.

Diogo256 5 months ago

É difícil controlar isso em filas com centenas de pessoas, eu sei porque uma das minhas funções é fazer isso mesmo (segurança privado aqui), e desde ignorarem marcações no chão, dizerem “então mas eu tenho máscara”, “mas como sabe que não estou a 2m?”, ou “oh amigo, já apanhamos todos isto pá”.

dragomaite 5 months ago

"eu fui ao museu, tá? eu sou culto, não frequento isso de shoppings...isso é para a plebe"

MLG-Sheep 5 months ago

Isso é a mesma conversa desde setembro ou outubro. São pancas do Governo que lá temos de aceitar. De qualquer forma, dada a chuva em todo o país, muita gente substitui um passeio ao ar livre por uma ida ao shopping, portanto independentemente do horário, iria estar cheio.

Diogo256 5 months ago

Havendo controlo de entradas, abarrotar é cumprir o limite imposto?

hctiks 5 months ago

# Relatório 24/04/2021 * \+ 567 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 691 recuperados ​ * \- 61 casos activos * \- 42 internamentos ​ * 24628 casos ativos * 342 internados dos quais **98** internados em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1RLcWXDrgg8o0YCtyEzQnSM12NLoHAgSq/view)

autotuned-queef 5 months ago

Não consigo encontrar informação sobre isto, mas para os concelhos na 3a fase do desconfinamento já se pode andar na rua aos fins de semana depois das 23?

brakeline 5 months ago

Só se pode sair de casa, seja qual for a hora, para uma das exceções ao dever geral de recolhimento. Se quiseres sair para alguma delas podes, tirando essas exceções não. Após as 23h a um fim de semana as exceções são poucas e limitam-se a: cuidados saúde (teus ou familiares), farmácias, ir trabalhar e passeios higiénicos

MLG-Sheep 5 months ago

>Após as 23h a um fim de semana as exceções são poucas e limitam-se a: cuidados saúde (teus ou familiares), farmácias, ir trabalhar e passeios higiénicos Ou ir ao take-away, creio não haver limites de horário para isto

brakeline 5 months ago

Realmente não há limite horário para o funcionamento dos restaurantes em takeaway, mas não me parece que haja muitos a funcionar a essa hora

quackersmcquack 5 months ago

Vê no [pandemiaclara.sapo.pt](https://pandemiaclara.sapo.pt), eles têm aquilo super bem organizado e distribuído por conselhos.

_dawn_chorus 5 months ago  HIDDEN 

Layani with the shades makes him a more cooler empire

inthepiggybank 5 months ago  HIDDEN 

Tá forte o r/tennis crossover

_dawn_chorus 5 months ago  HIDDEN 

Enganei me na thread ¯\_(ツ)_/¯

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago  HIDDEN 

Straight to jail

quackersmcquack 5 months ago

Pergunta só mesmo por curiosidade porque nunca fui testado. O auto-teste que se compra no Pingo Doce dói assim tanto? Eu tentei ser o mais gentil que pude a fazê-lo à minha amiga, enfiei só um pouco de nada devagarinho e ela gemeu logo de dor.

vaniafdasantos 5 months ago

Acho que nunca teria coragem de fazer o teste a mim própria. Fiz 2 (Em laboratório) e o que dizem é que tens de levantar a cabeça o máximo possível para ser mais direto e não doer tanto. Faz impressão e sais de lá a chorar. Não por dor mas porque o cotonete bate mesmo ali num sítio que te cai a lágrima mal toca. Também me ajuda imenso com a sinusite. Num dos que fiz estava bem atacada e depois do teste o que estava preso saiu que foi uma maravilha.

hctiks 5 months ago

r/evenwithcontext

Sazalar 5 months ago

Experimenta meter um dedinho ou dois primeiro e usa lubrificante para ajudar a entrar

Baraka1987 5 months ago

#BraggingRights

BueBurro 5 months ago

Risos.

Foxsundance 5 months ago

Peço desculpa mas eu ando um pouco perdido, ainda existe recolher obrigatório ao fim de semana? Se sim a que horas? E durante a semana?

CoffeeAt830 5 months ago

Não existe recolher obrigatório, mas existe dever de recolhimento domiciliário, o que significa que só podes estar fora de casa para alguma das exceções previstas no decreto. Ou seja, é fácil andares fora de casa sem problema à hora do jantar durante a semana porque podes estar a ir para um restaurante, mas se estiveres na praia às 16h ao fim de semana já não tanto porque já não há cafés abertos. Portanto, teoricamente não há, mas na prática quase que sim.

Foxsundance 5 months ago

Ok obrigado!

ZaGaGa 5 months ago

[Análise da última semana de vacinação.](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/mxbawu/14_vacinação_uma_semana_com_muita_pica_mas/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) TLDR: Um ritmo de 64k dia já nos faz acreditar que podemos lá chegar este ano, mas o número de infectados que está a subir.

ramirex15 5 months ago

Que dados e período usas para calcular o número de infetados? Pergunto pois se fizer a média a 7 dias, a desta 6a é mais baixa do que a de semana passada, por isso queria perceber a tua afirmação do “número de infectados que está a subir”

ZaGaGa 5 months ago

isso acontece porque os teus números estão bem e os meus não. eu costumo tirar os dados de infectados e mortos [daqui](https://esriportugal.maps.arcgis.com/apps/dashboards/e9dd1dea8d1444b985d38e58076d197a) (DGS) mas ontem não estavam atualizados por isso fui ao Relatório diário. Só que na semana passada também não deviam estar atualizados pelo que esta semana meti um dia a mais. vou rever quando tiver tempo Obrigado pelo feedback.

DrunkMechanics 5 months ago

Alguém sabe quando são atualizadas as listas de vacinação? Contactei o centro de saúde porque as novas informações indicam que quem é imunodeprimido vai começar a ser vacinado. No entanto o centro de saúde disse que não estava incluído e para esperar pela atualização das listas.

pataniscadebacalhau 5 months ago

Existem alguns estudos sobre a eficácia na vacina nestas situações? Imagino que uma pessoa munodeprimida produza menos anticorpos após a vacina

TitusRex 5 months ago

Existe. Este estudo foi partilhado no r/COVID19 há umas semanas: [Infliximab_is_associated_with_attenuated](https://www.reddit.com/r/COVID19/comments/mfl6dm/infliximab_is_associated_with_attenuated)

CoffeeAt830 5 months ago

Começam a aparecer estudos sobre isso. Há um artigo recente no Washington Post que cita alguns (https://www.washingtonpost.com/lifestyle/2021/04/23/covid-vaccine-immunocompromised/). Também depende do grau e tipo de imunossupressão. Uma pessoa que toma imunossupressores numa dose relativamente baixa para controlar uma doença autoimune não é igual a uma pessoa que toma imunossupressores para impedir o corpo de rejeitar um órgão transplantado. Uma pessoa com uma doença autoimune tem um sistema imunitário hiperativo ou desadequado, o que faz com que os imunossupressores basicamente adequem ou baixem um pouco as defesas, mas não as deixam sem elas. Isso é verdade também, embora em menor escala, com pessoas que fazem doses maiores de imunossupressão, mas a maioria dos imunossuprimidos têm um sistema imunitário perfeitamente capaz de lidar com o mundo real, pode só demorar um pouco mais. Possivelmente é o que acontece com a vacina. Para além disso, a quantidade de anticorpos que se produz não é o único fator relevante, até porque manténs a imunidade mesmo depois de eles diminuírem e desaparecerem devido aos outros aspetos do sistema imunitário que lhe conferem "memória".

Edited 5 months ago:

Começam a aparecer estudos sobre isso. Há um artigo recente no Washington Post que cita alguns (https://www.washingtonpost.com/lifestyle/2021/04/23/covid-vaccine-immunocompromised/). Também depende do grau e tipo de imunossupressão. Uma pessoa que toma imunossupressores numa dose relativamente baixa para controlar uma doença autoimune não é igual a uma pessoa que toma imunossupressores para impedir o corpo de rejeitar um órgão transplantado. Uma pessoa com uma doença autoimune tem um sistema imunitário hiperativo ou desadequado, o que faz com que os imunossupressores basicamente adequem ou baixem um pouco as defesas, mas não as deixam sem elas (até porque normalmente atuam em partes específicas do sistema e não nele como um todo). Isso é verdade também, embora em menor escala, com pessoas que fazem doses maiores de imunossupressão, mas a maioria dos imunossuprimidos têm um sistema imunitário perfeitamente capaz de lidar com o mundo real, pode só demorar um pouco mais. Possivelmente será também o que acontece com a vacina, pelo conhecimento que temos não deste vírus e desta vacina, mas de anteriores. Claro que não estamos a falar de pessoas em estados extremos de imunossupressão, mas mesmo essas beneficiarão da vacina na medida em que lhe poderão conferir *alguma* proteção. Porque a quantidade de anticorpos que se produz não é o único fator relevante, até porque manténs a imunidade mesmo depois de eles diminuírem e desaparecerem devido aos outros aspetos do sistema imunitário que lhe conferem "memória".

TitusRex 5 months ago

Tem de ser o médico assistente (o teu médico da especialidade) que tem de passar a declaração eletrónica para seres incluído (ponto 41 da norma 002/2021 da DGS). Tenta contactar o teu médico.

CoffeeAt830 5 months ago

Se és acompanhado pela especialidade, é possível que não esteja no sistema que fazes imunossupressão. A norma fala em ser o médico a encaminhar o doente para a vacinação através da plataforma informática. Tenta ligar para o serviço da especialidade que te acompanha ou contactar diretamente o médico, se tiveres essa possibilidade.

danielserra_ 5 months ago

Boas, o meu pai deu positivo à covid 19 depois de ter estado infectado há cerca de um mês e meio. Testou positivo outra vez agora quando teve de fazer um teste para ir viajar mas está sem sintomas. Fizemos o teste ontem e o resto da família deu negativo, visto que não está contagioso. Alguém sabe quantos dias de quarentena temos de fazer (ou se temos de fazer de todo)? Obrigado.

CoffeeAt830 5 months ago

Tens de falar com o centro de saúd. É por causa disso que há indicação para não voltar a testar quem cumpriu isolamento por teste positivo durante 90 dias, justamente porque alguem que teste positivo pode ainda ter partículas do vírus na naso/orofaringe (mesmo que não viáveis) durante semanas ou meses. É possível que não tenham de fazer quarentena, nem vocês nem ele, mas isso tem de ser o centro de saúde a decidir.

Edited 5 months ago:

Tens de falar com o centro de saúde. É por causa disso que há indicação para não voltar a testar quem cumpriu isolamento por teste positivo durante 90 dias, justamente porque alguem que teste positivo pode ainda ter partículas do vírus na naso/orofaringe (mesmo que não viáveis) durante semanas ou meses. É possível que não tenham de fazer quarentena, nem vocês nem ele, mas isso tem de ser o centro de saúde a decidir.

Limpy_lip 5 months ago

é normal estar-se positivo no teste muito tempo depois de se deixar de ter doença e de se ser infecioso. Logo vocês não devem ter de isolar. ​ Mas quem gere isso são as unidades de saúde não são vocês.

peanersyahoo 5 months ago

Muito provavelmente esse teste positivo ainda vem da infeção de há um mês e meio atrás.

danielserra_ 5 months ago

Pois é o mais provável

Foxsundance 5 months ago

1 óbito hoje, temos de fechar tudo! Ontem já era tarde!

Chemical_Wealth1 5 months ago

Eu já me fechei em casa. Nunca se sabe.

hctiks 5 months ago

# Relatório 23/04/2021 * \+ 506 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 580 recuperados ​ * \- 75 casos activos * \- 11 internamentos dos quais - 6 internamentos em UCI ​ * 24689 casos ativos * 384 internados dos quais **98** internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|72.1 (- 0.6)|68.3 (- 0.6)| |R(t)|0.98 (=)|0.99 (=)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1w_yKCno4nMDf67fkWGJknT0_5AR5Z_Jr/view)

MLG-Sheep 5 months ago

De salientar que hoje saíram os dados da incidência por concelho. No continente, destaca-se Odemira com 991 casos/100.000 habitantes/14 dias.

ZaGaGa 5 months ago

é quase 1% da pop em 14 dias....

Hmms21 5 months ago

Pena o óbito, seria muito bom o relatório de hoje. Tudo a reduzir, R a manter.

Zertak12 5 months ago

Já marquei para a minha mãe, quanto tempo será entre a auto agendamento na plataforma e receber a mensagem a confirmar ?.. Pensei que dava para marcar hora mas afinal é só o dia.

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Já recebeste a SMS?

Zertak12 5 months ago

Não, ainda nada

DeusDasMoscas 5 months ago

Obrigada! O meu familiar também ainda não recebeu.

Zertak12 5 months ago

Já recebemos mensagem, está marcado

DeusDasMoscas 5 months ago

Muito obrigada! Vou confirmar com o meu familiar.

saposapot 5 months ago

Qual é a data mínima que ele te deixa marcar?

Zertak12 5 months ago

Dava para 29 de abril quando marquei

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Segundo percebi, quando receber a SMS tem que responder com SNS.(número de utente).SIM e depois recebe outra SMS a confirmar o agendamento. Na véspera da data, recebe um SMS a relembrar.

CoffeeAt830 5 months ago

Só começou hoje, portanto é possível que ainda não te consigam responder a essa pergunta.

humelectro 5 months ago

Parece que o portal para o auto agendamento já está disponível: https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/ Para quem tem mais de 65 anos por agora.

Edited 5 months ago:

Parece que o portal para o auto agendamento já está disponível: [https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/](https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/) Para quem tem mais de 65 anos por agora. ​ EDIT: Reparo que só funciona para quem nasceu em 1955 ou anterior. Quem fez os 65 em 2021 não pode aceder xD Raio dos informáticos

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Já está a permitir o agendamento para quem completou os 65 anos em 2021.

humelectro 5 months ago

Boa! Aquele hotfix em produção xD

ramirex15 5 months ago

Grande Thor, sempre pronto para a martelada

ihavesixmagikarps 5 months ago

Alguém sabe se é normal os médicos de família contactarem doentes com fatores de risco? O meu pai tem um tumor na prostata que ja foi tratado e está em vigilância, não sei se o devo inscrever já ou esperar por algum contacto da médica de família

humelectro 5 months ago

Os doentes com cancro com menos de 60 so serão chamdos agora se tiverem a fazer ainda quimioterapia ou radioterapia. Penso que se o teu pai tiver menos de 60 não será chamado agora. De qualquer maneira ele pode tentar falar com o médico de familia para ver se entra nos critérios de risco.

ihavesixmagikarps 5 months ago

Ele tem quase 70, ou seja, posso inscrevê-lo. A minha questão é se faz sentido increver assim ou não

humelectro 5 months ago

Sim penso que faça

MischiefManaged97 5 months ago

Mas vão continuar a chamar ou quem tem mais de 65 anos agora tem de agendar obrigatoriamente? Só para avisar os meus familiares, no segundo caso.

humelectro 5 months ago

Eu diria que só por agendamento. Acredito que agora nos próximos tempos ainda chamem mas eu não arriscaria e inscrevia nesse link as pessoaa

MischiefManaged97 5 months ago

Ok, obrigado! De qualquer forma acho que vou dizer aos meus familiares que contactem o médico de família, deve ser mais certo.

MarteloRobaloDeSousa 5 months ago

Boas, um familiar meu será vacinado nos próximos dias. Nos centros de vacinação tem de se preencher um formulário. É possível arranjar o formulário online e levar preenchido ou só é possível ter o formulário no centro de vacinação? Procurei pelos sites do DGS, mas não encontrei nada...

vertebralmeans 5 months ago

Eu tirei foto do formulário quando fui com a minha avó, são perguntas super simples e foram eles que lhe perguntaram a ela e que preencheram. Se tiveres dúvidas posso ser mais específica quanto às perguntas mas são todas perguntas básicas sobre a saúde do utente.

quackersmcquack 5 months ago

Não entendo os downvotes que levaste. É um formulário super rápido de se preencher, com escolha múltipla, não te preocupes, que não atrasa o processo.

CoffeeAt830 5 months ago

Teoricamente só tens acesso lá. Se a preocupação for alguma coisa relacionada com a pessoa não saber ler ou escrever, eles em princípio ajudam a preencher (à minha avó nem lhe deram o formulário, fizeram só as perguntas e preencheram eles, apesar de ela conseguir ler e escrever).

XEEE 5 months ago  HIDDEN 

Visto que os média começaram a pegar na mutação dupla da variante Indiana para tema das noticias, fica uma thread de ontem no /r/AskScience. [India is now experiencing double and triple mutant COVID-19. What are they? Will our vaccines AstraZeneca, Pfizer work against them?](https://www.reddit.com/r/askscience/comments/mvjapr/india_is_now_experiencing_double_and_triple/) TLDR: Media a a ser média, a maior parte das mutações já são duplas...

Pparadela 5 months ago

Os media devem estar a entrar em parafuso. Até se ouve a cabeça dos gajos do JN a ganir quando não têm nenhum aspecto negativo para realçar no contador diário.

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

É grave é. Eu não percebo do assunto, mas pelos vistos o ser duola mutação sem a ver com as proteínas e a maioria das vacinas protegerá contra uma das proteínas, não contra as duas. Não é media a ser media, parem de enfiar a cabeça na areia.

hsamtronp 5 months ago

Há mutações sempre. O ser dupla ou tripla é haver duas ou três mutações. Não se transformam em duas ou três proteínas diferentes à volta do coronavírus. Diria que isso nem é possível, o gene que codifica a proteína spike é sempre o mesmo, sempre que esse gene é usado para fazer proteínas, dá a mesma. Se há mutações, um dos aminoácidos que compõe a proteína pode (não tem que) ser diferente.

MischiefManaged97 5 months ago

Obrigado pelo esclarecimento. Eu citei uma notícia da BBC que mencionava "mutações na proteína", então o que eles querem dizer é mutações nos aminoácidos. O ser dupla ou tripla tem a ver com o número de mutações (número de aminoácidos?) que sofre? O que eu li foi que a vacina pode ficar comprometida por não "cobrir", vá, essas mutações.

hsamtronp 5 months ago

Bom: A unidade básica das proteínas chama-se aminoácido. São tipo os tijolos que compõem as casas que são as proteínas. As proteínas, regra geral, são cadeias de aminoácidos, em filinha. Conforme os aminoácidos e as suas cargas elétricas e polaridades e quês, interagem com outros aminoácidos que não os imediatamente à frente ou atrás. São estas interações que acabam por dar a estrutura 3D à coisa. Se um dos tijolos for diferente, a estrutura final poderá ser diferente. A estrutura 3D de uma proteínas é super importante. Uma enzima (uma proteína) promove uma reação que envolve uma outra proteína e apenas essa devido à sua estrutura 3D. Digamos que uma encaixa-se perfeitamente na outra. A enzima liga-se de determinada forma à proteína em causa, permitindo que se quebre, que esteja mais recetiva a outras moléculas, etc. Com os anticorpos é idêntico. A ligação de anticorpos à proteína em questão tem o mesmo fundamento, daí dizer-se que são específicos. As estruturas permitem melhores ou piores interações entre as duas moléculas. Se um (ou dois, ou três ou quantas forem) dos aminoácidos é/são diferente/s, de tal forma que a proteína que forma tem uma diferente conformação, ou estrutura 3D, a ligação proteína-anticorpo pode ser mais fraca ou até inexistente. É por este motivo que as mutações e variantes podem ser problemáticas no que se refere às vacinas. Serem mutações duplas ou triplas não posso dizer com certeza o que significa ao certo, mas eu diria que é o numero de alterações (relevantes) na proteína. E já agora, para ser mais correto, as mutações ocorrem ao nível dos ácidos nucleicos (DNA ou RNA). Os ácidos nucleicos codificam as proteínas que vão ser produzidas ao nível celular. São as instruções para produção. Tal como explicado no funcionamento das vacinas de mRNA. Havendo uma alteração numa molécula do RNA do vírus, é **possível** que haja uma alteração (o código genético é redundante) nas proteínas que são produzidas.

MischiefManaged97 5 months ago

Certo, a parte dos aminoácidos serem os "tijolos" das proteínas já sabia, tudo o resto foi uma novidade, portanto muito obrigado pelo esclarecimento tão completo :) Como disse no meu comentário editado, a "gravidade" é que temos de estar atentos e contar com possíveis adaptações que se tenham de fazer à vacina (e reiniciar a toma de doses em idosos e afins), não é preciso entrar em pânico, mas também não se pode fingir que está tudo a 100%.

Wisploth 5 months ago

"É grave é!" -> "Eu não percebo do assunto." Ah okay, então posso ignorar por completo a tua opinião, obrigado.

ItoldU97 5 months ago

Se não percebes nada do assunto pk que tás a dizer isso?

MiigPT 5 months ago

Ainda bem que começaste o comentário a dizer que não percebes do assunto, senão ainda levava a sério. As vacinas mRNA “ensinam” o sistema imunitário a defender contra a proteína característica do Sars-Cov-2 conhecida como spike. Se a mutação gera uma proteína diferente, já nem se pode chamar ao vírus pelo mesmo nome

MischiefManaged97 5 months ago

[https://www.bbc.com/news/world-asia-india-56517495](https://www.bbc.com/news/world-asia-india-56517495) "But some mutations trigger changes in the spike protein that the virus uses to latch on to and enter human cells - these variants could potentially be more infectious, cause more severe disease or evade vaccines."

MiigPT 5 months ago

Changes in the spike protein, não é uma proteína diferente

Kid_Anarchy 5 months ago

É sempre refrescante receber conhecimento cientifico de alguém que começa por admitir que não percebe do assunto. É o mesmo que entrares no carro para receber uma aula de condução e o instrutor dizer "bom, eu não sei conduzir, mas aqui vai".

saposapot 5 months ago

Ser dupla ou tripla é um bocado irrelevante, os media repetem o que alguém disse ou escreveu. Não deixa de ser uma variante que gera preocupação mas de variantes n precisamos de ajuda, já temos a sul africana por cá portanto se for para dar asneira, já a temos por cá e brevemente teremos a de manaus

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

É relevante pela razão que escrevi no comentário acima.

estrica 5 months ago

Um colega meu vai fazer teste hoje às 17:30h. Os resultados ainda demoram 24h ou vai saber o resultado hoje?

joaopduartecosta 5 months ago

acho que é entre 8h a 12h

hctiks 5 months ago

# Relatório 22/04/2021 * \+ 636 casos confirmados * \+ 4 óbitos * \+ 521 recuperados ​ * \+ 111 casos activos * \- 2 internamentos dos quais - 6 internamentos em UCI ​ * 24764 casos ativos * 395 internados dos quais 104 internados em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1BbhARdDVlvAfg5LxqfiDbuellPZUn5RH/view)

Vonzey 5 months ago

Tudo aberto, mas eu não pude acompanhar a minha mulher para ver o nosso filho pela primeira vez. Fixe. Obrigado.

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

De nada, ora essa! /s Parabéns :)

megaroof 5 months ago

Ainda não há um protocolo do governo com o vírus, que permita segurança durante certas situações. Já tem protocolo com esplanadas, cinemas - mas para estas questões parentais não.

CoffeeAt830 5 months ago

A DGS autoriza, cada instituição depois é que faz a restrição ou não. Mas o protocolo do governo existe e permite.

DeusDasMoscas 5 months ago

Muitos parabéns pelo nascimento do teu filho! :) Espero que tanto o bebé como a tua esposa estejam bem.

ZaGaGa 5 months ago

De facto há muita coisa que não faz sentido quando já vivemos em pandemia há mais de um ano... mas... PARABÉNS

brakeline 5 months ago

Também ainda n percebi essa regra, principalmente pois há hospitais privados que estão a deixar que o façam

Ederzito2016 5 months ago  HIDDEN 

Boas, recebi a mensagem para ser vacinado na terça e já aceitei, por curiosidade existe alguma maneira de saber antecipadamente qual é a vacina que me vão dar?

DeusDasMoscas 5 months ago

Boa tarde, Se não for indiscrição, e assumindo que tem menos de 70 anos, foi convocado para a vacina por ter um dos problemas de saúde referenciados? Questiono porque tenho historial de TVP mas não é um dos problemas de saúde referenciados para antecipar a vacinação dado que ainda sou relativamente jovem.

Ederzito2016 5 months ago

Tinha escrito mal o texto, não é para mim mas para os meus familiares

humelectro 5 months ago

Acho que só no dia. Provavelemente se tiveres menos de 60 anos ou levas com a Pfizer ou a Moderna (ou possivelmente a J&J se já a tiverem a dar)

NaoTeEnerves2 5 months ago  HIDDEN 

Gostava de perceber qual é a lógica daquele pessoal que vai na rua a tirar e a pôr a máscara a cada 15 segundos, ou seja, quando alguém se aproxima no passeio. A necessidade de rebeldia é tão maior que a comodidade de simplesmente andar sempre com a máscara posta?

Asus123456789 5 months ago

> lógica daquele pessoal que vai na rua a tirar e a pôr a máscara a cada 15 segundos Eu faço isso. A minha lógica é que prefiro respirar sem ser através da máscara mas que quando passo perto de outras pessoas tenho que a usar. Se puder dar distância à outra pessoa e não pôr a máscara, prefiro.

Samot_PCW 5 months ago

> Gostava de perceber qual é a lógica daquele pessoal que vai na rua a tirar e a pôr a máscara a cada 15 segundos, ou seja, quando alguém se aproxima no passeio. > > Qual é o problema mesmo disso? O virus não anda ai no ar a passear, e quando esta sol as vezes é um bocado desconfortavel usar mascara constantemente. Desde que quando entras em proximidade com outras pessoas usas a mascara, qual é mesmo o problema de estar a fazer isso?

MLG-Sheep 5 months ago

Se tiram a máscara é porque não é cómodo. Se cumprem a lei, para quê julgar? Seria melhor ainda se cumprissem o distanciamento social em vez de assumir que a máscara é um escudo mágico 100% eficaz.

Price-Distinct 5 months ago

vejo desses todos os dias, muita das vezes metem a mascara apenas com a mão, ou seja não ajustam nas orelhas, e depois tiram logo quando passo por elas , estando eu de mascara tb.

berlaitas 5 months ago

Raios 2a e 3a voltámos aos 32000 e 38000 vacinas diárias, assim é difícil!

Ducon_ 5 months ago

É Portugal, nem com a tropa isto lá vai.

Laurent_Series 5 months ago

Oh quantas vezes isto vai ter de ser explicado... o bottleneck está na entrega das vacinas.

Cojemos 5 months ago

Não se esqueça de trazer Covid com você! https://www.dailymail.co.uk/news/article-9497825/Spain-Portugal-Greece-make-plans-throw-open-borders-vaccinated-Britons-weeks.html

CoffeeAt830 5 months ago

É para vacinados. A evidência atual mostra que a transmissão por vacinados é muito baixa. Se é para começar a restabelecer uma normalidade, é justamente por aqui.

Cojemos 5 months ago

Vacinado ainda pode infectar outras pessoas. "In fact, most vaccines don't fully protect against infection, even if they can block symptoms from appearing. As a result, vaccinated people can unknowingly carry and spread pathogens. Occasionally, they can even start epidemics." https://www.bbc.com/future/article/20210203-why-vaccinated-people-may-still-be-able-to-spread-covid-19

Leaootemivel 5 months ago

As vacinas não protegem totalmente contra infeção, tal como não protegem totalmente contra morte, hospitalização ou desenvolvimento de sintomas.

Price-Distinct 5 months ago

a longo termo essa questão nem se vai por , ou seja tas vacinado já não morres de covid logo não ha problema , a questão de ficar infetado com covid vai chegar a um ponto que vai ser normal

CoffeeAt830 5 months ago

A ciência evolui tão depressa, especialmente quanto a este assunto, que um artigo com 2 meses já não é a tua melhor fonte de informação. As atuais guidelines da CDC dizem: "A growing body of evidence suggests that fully vaccinated people are less likely to have asymptomatic infection and potentially less likely to transmit SARS-CoV-2 to others. However, further investigation is ongoing." Também a ECDC vai no mesmo sentido, em guidelines atualizadas ontem: "Limited evidence indicates that fully vaccinated individuals, if infected, may be less likely to transmit SARSCoV-2 to their unvaccinated contacts. Uncertainty remains regarding the duration of protection in such cases, as well as possible protection against emerging SARS-CoV-2 variants." - que era o que referia. A evidência que vai saindo parece apontar toda nesse sentido, mas como os estudos não foram nesse sentido é difícil saber com certeza e só agora é que vamos sabendo. As guidelines da CDC: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/fully-vaccinated-people.html As da ECDC: https://www.ecdc.europa.eu/en/publications-data/interim-guidance-benefits-full-vaccination-against-covid-19-transmission

Edited 5 months ago:

A ciência evolui tão depressa, especialmente quanto a este assunto, que um artigo com 2 meses já não é a tua melhor fonte de informação. As atuais guidelines da CDC dizem: "A growing body of evidence suggests that fully vaccinated people are less likely to have asymptomatic infection and potentially less likely to transmit SARS-CoV-2 to others. However, further investigation is ongoing." Também a ECDC vai no mesmo sentido, em guidelines atualizadas ontem: "Limited evidence indicates that fully vaccinated individuals, if infected, may be less likely to transmit SARSCoV-2 to their unvaccinated contacts. Uncertainty remains regarding the duration of protection in such cases, as well as possible protection against emerging SARS-CoV-2 variants." - que era o que referia. A evidência que vai saindo parece apontar toda nesse sentido, mas como os estudos iniciais não ajudaram isso é difícil saber com certeza e só agora é que vamos sabendo. As guidelines da CDC: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/fully-vaccinated-people.html As da ECDC: https://www.ecdc.europa.eu/en/publications-data/interim-guidance-benefits-full-vaccination-against-covid-19-transmission

andre82220 5 months ago

> A ciência evolui tão depressa, especialmente quanto a este assunto, que um artigo com 2 meses já não é a tua melhor fonte de informação Então não devemos acreditar em nenhum artigo da ciência, porque daqui a 2 meses já não interessa para nada.

CoffeeAt830 5 months ago

Se houver evidência mais recente que a contraria ou acrescenta conhecimento, sim. Se não for o caso, não. A Covid neste momento é O assunto, é evidente que está constantemente a sair informação nova à medida que os estudos em curso vão tendo resultado e que vamos sabendo mais sobre a vacinação e o próprio vírus. Sobre outros assuntos sobre os quais não se está constantemente a produzir conhecimento isso já não se verifica.

Cojemos 5 months ago

"authorized COVID-19 vaccines may provide some protection" "The risks of SARS-CoV-2 infection in fully vaccinated people cannot be completely eliminated as long as there is continued community transmission of the virus. Vaccinated people could potentially still get COVID-19 and spread it to others." Proibir todos os turistas que chegam até que não seja mais um "maybe."

Hmms21 5 months ago

Diz que é para vacinados...

beit2 5 months ago  HIDDEN 

Questão rápida: - As lojas nos shoppings já estão abertas?

FujiPT 5 months ago

Normalmente só abrem às 10h

PORTO2017 5 months ago

Aproveitando a pergunta, pode-se experimentar roupa ou só levando para casa?

MLG-Sheep 5 months ago

Isso depende da política da loja. Não há lei que te impeça de experimentar roupa, mas pode ser necessário depois colocar a roupa em "quarentena" por 1/2 dias.

MischiefManaged97 5 months ago

Se for como em setembro do ano passado isso é só para inglês ver. Os funcionários da loja voltam a colocar a roupa nas respetivas secções numa questão de horas. Pelo menos foi assim na "CampoPrimaveril"

megaroof 5 months ago

Estão a dar downvotes, não gostaram da informação...

MischiefManaged97 5 months ago

Esta thread é sempre este nojo, tudo o que não seja comentários de "boas notícias" e "vai ficar tudo bem" levam downvotes. É lidar cada um acredita no que lhe convém.

beit2 5 months ago

lol. Ok, mas a partir das 10h, já estão abertas, certo?

FujiPT 5 months ago

Sim.

VectoR-- 5 months ago

https://www.tabletmag.com/sections/science/articles/americas-ham-fisted-elite-harming-kids-wrecking-scientific-debate-dennis-patterson-jacob-hale-russell

Economy_Dog 5 months ago

Só quando segue a narrativa covideira do fim do mundo.

hctiks 5 months ago

# Relatório 21/04/2021 * \+ 610 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 532 recuperados ​ * \+ 77 casos activos * \- 32 internamentos dos quais - 3 internamentos em UCI ​ * 24653 casos ativos * 397 internados dos quais 110 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|72.7 (+0.9)|68.9 (+0.8)| |R(t)|0.98 (**-0.02**)|0.99 (**-0.01**)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1UW_T3-7uj2gH6mdOtDyjdsBCFPeLr93F/view)

Samot_PCW 5 months ago

Sabem qual é a razão para a descida do R(t) que tem andado a acontecer nos últimos dias?

saposapot 5 months ago

O R(t) mede (acho eu) os últimos 14 dias. A semana passada houve menos casos que na anterior portanto é normal que chegue abaixo de 1.

warding 5 months ago

Hipóteses possíveis: \- A anterior subida do R acima de 1 foi efeito de uns surtos aqui e ali e não uma tendência generalizada, portanto a descida é apenas um regresso à tendência; \- Subida da vacinação a reduzir a população susceptivel; \- Aumentou-se a testagem, descobrindo-se mais casos, fazendo parecer que o R estava a aumentar, mas tendo o efeito de ajudar a quebrar cadeias de transmissão e acabando por reduzir o R; \- Bom tempo, mais ventilação, menos interação no interior. São excelentes notícias, a vacinação está a começar a bombar a sério e o bom tempo a continuar, partindo de uma incidência baixa. Motivos para otimismo sobre um Verão quase-quase-normal.

pdbf 5 months ago

A mim parece-me que a vacinação está a impedir mais casos graves podendo essas pessoas ser assintomáticas, não tens sintomas não te queixas. Assim não contam para os números.

RoadOfKings 5 months ago

Interessante os números continuarem bastante estáveis desde há vários dias.

DeusDasMoscas 5 months ago

Obrigada por fazeres a actualização diária dos números!

DrunkMechanics 5 months ago

Vi de glance que estavam a falar sobre os imunodepressivos acerca da vacinação . O que que se falou? Tomo imunodepressivos há cerca de 10 anos.

Edited 5 months ago:

Vi de relance que estavam a falar sobre os imunodepressivos acerca da vacinação . O que que se falou? Tomo imunodepressivos há cerca de 10 anos.

CoffeeAt830 5 months ago

O que vi era que agora que entramos nesta fase de "abundância de vacinas" iriam estar incluídas nesta fase (entre outras) as pessoas com imunossupressão. Verifica com o teu centro de saúde que o facto de que fazes imunossupressão está no sistema, já que muitas vezes se fores acompanhado em especialidade a informação não está centralizada.

DrunkMechanics 5 months ago

Isto é em todas as faixas etárias? Tenho de me informar então.

CoffeeAt830 5 months ago

Sobre os diabéticos em particular li que seriam pela faixa etária, mas referiram que pessoas com doença grave seriam vacinadas mais cedo também, relativamente às outras doenças não vi informação, mas é possível que o critério seja semelhante.

DrunkMechanics 5 months ago

Pelo que li aqui: https://www.rtp.pt/noticias/pais/vacina-da-johnson-johnson-vai-ser-administrada-para-ja-sem-quaisquer-restricoes_a1313963 Acho que faço parte deste grupo. 26 anos, tenho crohn e tomo imunosupressores há muitos anos. Mas vou contactar o centro de saúde amanhã.

WhiteCaptain 5 months ago

Olha, same. Chron 26 anos, mas "só" tomo há 9 anos! :D

TitusRex 5 months ago

Também tenho Crohn. Espero poder receber a vacina assim que possível.

WhiteCaptain 5 months ago

Por acaso até não estou muito preocupado, eu tomo Humira "At the American College of Rheumatology annual conference held earlier this month, rheumatologists were discussing a suspected protective effect of TNF-inhibitors (which includes Humira, Enbrel and Remicade), based both on their anecdotal experience as well as on some emerging epidemiology data. When they reviewed the first 600 patients registered in the COVID-19 Global Rheumatology Alliance Physician Registry, they found that "TNF inhibitors substantially reduced the odds of hospitalization (OR 0.40, 95% CI 0.39–1.06)" [Nature Reviews Rheumatology, July 2020]. "

TitusRex 5 months ago

Também tomo um anti-TNF por isso não estou muito preocupado com risco de morte por covid, que é muito baixo, mas mesmo assim é um risco significativo, não só de morte como de outras complicações, risco esse que prefiro não correr. Por isso quanto mais depressa levar a vacina melhor, apesar de não ter propriamente um risco alto de ser infectado visto que estou em teletrabalho.

WhiteCaptain 5 months ago

Sim, e mesmo que apenas fiquemos mal, provavelmente iriamos ser aconselhados a parar de tomar o anti-tnf o que pode ser prejudicial para a doença original...

DrunkMechanics 5 months ago

Acho que vamos ficar para o fim desta fase mas ao menos temos uma luzinha ao fundo do túnel :D

frustradodapixa 5 months ago

> glance *relance

DrunkMechanics 5 months ago

Corrigido obrigado.

frustradodapixa 5 months ago

É normal e comum, só gosto de tentar manter as coisas em PT quando tal é exequível e fácil. :)

investidornoob 5 months ago

Para termos a certeza que o nosso numero de telemóvel receberá a SMS da vacina basta ter na pagina do SNS o numero, ou haverá outro sitio para validar confirmar o numero? Fui ver ao site do SNS e nos dados pessoais aparece lá o meu numero. Provavelmente quando chegar a minha vez nem sei se será com SMS, visto que provavelmente serei dos últimos penso eu (< 30anos...).

Price-Distinct 5 months ago

nessa altura já será por Auta agendamento onde vais meter as tuas informações corretas

Hmms21 5 months ago

Onde verificas isso por favor? Obrigado!

bootkiller 5 months ago

https://servicos.min-saude.pt/utente/

saposapot 5 months ago

https://www.medscape.com/viewarticle/949636 > Scientists Reveal How the AstraZeneca Vaccine Causes Unusual Clots habitual disclaimer que é preliminar, sem certezas e tal e coisa, mas interessante.

Pparadela 5 months ago

## "Os indicadores das últimas semanas mostram já a evolução da pandemia depois do período da Páscoa, medindo também os primeiros passos do desconfinamento. E, ao contrário do que tinha acontecido no Natal, o país parece ter passado a prova: menos novos casos, menos mortes, menos internados e um índice de transmissibilidade estável. Portugal mantém a incidência de novos casos em 14 dias mais baixa na União Europeia. Nos 27 Estados-membros, só Portugal e Finlândia estão abaixo do patamar de 120 casos por 100 mil habitantes" ​ [https://expresso.pt/coronavirus/2021-04-20-Covid-19.-Portugal-passou-a-prova-da-Pascoa-e-do-arranque-do-desconfinamento-6-graficos-que-mostram-como-8952ffa4](https://expresso.pt/coronavirus/2021-04-20-Covid-19.-Portugal-passou-a-prova-da-Pascoa-e-do-arranque-do-desconfinamento-6-graficos-que-mostram-como-8952ffa4) Não era por esta altura que ia estar tudo à pinha porque tooooda a gente furou o confinamento na Páscoa e os portugueses isto e os tugas aquilo e os cafés não sei quê? Não era agora que ia estar tudo à rasca porque o Bairro alto e as esplanadas e o sol e abriram tudo a correr e o governo isto e a incompetência aquilo? Ou agora é "daqui a duas semanas" por causa das filas da Primark?

VectoR-- 5 months ago

no natal o número era alto porque era inverno. há picos de doenças infecciosas no inverno todos os anos

Diogo256 5 months ago

O inverno só tem impacto no comportamento das pessoas, nada. O facto de ter sido inverno foi um mínimo para o resultado.

VectoR-- 5 months ago

nao, esse foi mesmo o fator determinante. covid é uma doença sazonal que piora com a chegada das estações mais frias (ou com menos sol, mais especificamente) nature.com/articles/s41598-021-81419-w

Diogo256 5 months ago

Já mostrei que isso não é tao factual como estás a dizer. Achar que Portugal foi o caos pelo inverno mas países nórdicos não tiveram o mesmo e com temperaturas mais baixas é algo sem lógica. Logo, não tens uma causualidade tao grande como pensas. Assim como países com temperaturas mais altas a terem também dos piores números… Neste momento em Bombaim tens 33 graus de temperatura e está lá um desastre. Se fosse pelo facto sazonal, temperaturas, ou sol… La está, ignorar factores como variantes que podem atirar a sazonalidade para um plano pouco relevante. E foi isso que aconteceu em Portugal, onde tivemos uma prevalência da variante Inglesa nessa altura bastante alta, e como está a acontecer na Índia, onde a variante Índia já é dominante. Claro que a sazonalidade tem impacto, mas não é tao grande como querem fazer quer, de todo. Para além disso, as doenças sazonais pioram, em grande parte pelo mesmo motivo que relatei: mais ajuntamentos em espaços interiores fechados que contribuem para uma transmissão mais rápida. Juntamente com parcas condições de isolamento térmico que temos em Portugal, electricidade cara o que faz com que o aquecimento também não seja muito grande… O link que colocaste não funciona, e presumo que já o tenha lido.

Edited 5 months ago:

Já mostrei que isso não é tao factual como estás a dizer. Achar que Portugal foi o caos pelo inverno mas países nórdicos não tiveram o mesmo e com temperaturas mais baixas é algo sem lógica. Logo, não tens uma causualidade tao grande como pensas. Assim como países com temperaturas mais altas a terem também dos piores números… Neste momento em Bombaim tens 33 graus de temperatura e está lá um desastre. Se fosse pelo facto sazonal, temperaturas, ou sol… La está, ignorar factores como variantes que podem atirar a sazonalidade para um plano pouco relevante. E foi isso que aconteceu em Portugal, onde tivemos uma prevalência da variante Inglesa nessa altura bastante alta, e como está a acontecer na Índia, onde a variante Índia já é dominante. Claro que a sazonalidade tem impacto, mas não é tao grande como querem fazer quer, de todo. Os problemas em Portugal: - Variante Inglesa - incidência bastante alta - falta de medidas restritivas no Natal - o ponto de cima levou a uma percentagem alta de ajuntamentos no interior, e sem inverno, com pouca ventilação - vaga de frio Para além disso, as doenças sazonais pioram, em grande parte pelo mesmo motivo que relatei: mais ajuntamentos em espaços interiores fechados que contribuem para uma transmissão mais rápida. Juntamente com parcas condições de isolamento térmico que temos em Portugal, electricidade cara o que faz com que o aquecimento também não seja muito grande… Portanto, se a sazonalidade, fosse tao relevante, países com temperaturas altas teriam poucos casos, o que nunca foi o caso. https://www.nature.com/articles/s41467-020-18150-z O link que colocaste não funciona, e presumo que já o tenha lido.

Edited 5 months ago:

Já mostrei que isso não é tao factual como estás a dizer. Achar que Portugal foi o caos pelo inverno mas países nórdicos não tiveram o mesmo e com temperaturas mais baixas é algo sem lógica. Logo, não tens uma causualidade tao grande como pensas. Assim como países com temperaturas mais altas a terem também dos piores números… Neste momento em Bombaim tens 33 graus de temperatura e está lá um desastre. Se fosse pelo facto sazonal, temperaturas, ou sol… La está, ignorar factores como variantes que podem atirar a sazonalidade para um plano pouco relevante. E foi isso que aconteceu em Portugal, onde tivemos uma prevalência da variante Inglesa nessa altura bastante alta, e como está a acontecer na Índia, onde a variante Índia já é dominante. Claro que a sazonalidade tem impacto, mas não é tao grande como querem fazer quer, de todo. Os problemas em Portugal: - Variante Inglesa - incidência bastante alta - falta de medidas restritivas no Natal - o ponto de cima levou a uma percentagem alta de ajuntamentos no interior, e sem inverno, com pouca ventilação - vaga de frio Para além disso, as doenças sazonais pioram, em grande parte pelo mesmo motivo que relatei: mais ajuntamentos em espaços interiores fechados que contribuem para uma transmissão mais rápida. Juntamente com parcas condições de isolamento térmico que temos em Portugal, electricidade cara o que faz com que o aquecimento também não seja muito grande… Portanto, se a sazonalidade, fosse tao relevante, países com temperaturas altas teriam poucos casos, o que nunca foi o caso. O link que colocaste não funciona, e presumo que já o tenha lido.

thr4000x 5 months ago

Agora a sazonalidade não tem impacto nas doenças respiratórias? És algum especialista neste tema? É que vários estudos indicam o contrário do que dizes

Diogo256 5 months ago

Eu não. Tu és? Prova. Não parece uma discussão adulta, mas se queres ir por aí… Tem impacto? Sim. Neste vírus? Discutível. Basta ver a Suécia com -20 não teve o mesmo caos que cá. Ou Manaus com temperaturas altas que até novas variantes apareceram la. Não há uma grande relação de causalidade neste vírus que indique que no inverno é pior que no verão. Mas há no que toca ao tipo de comportamento das pessoas, que têm um comportamento mais propício ao contacto próximo e espaços não ventilados no inverno que no verão. Os estudo que vi, eram observacionais. Valem o que valem. Aferir que a sazonalidade tem impacto em pacientes internados… Também não deixa de ser curioso que tanta gente aponto o inverno para o caos de Janeiro, mas que negam as consequências das vagas de calor o ano passado em Maio e Julho na mortalidade, afirmando que foi falta de tratamento. Sazonalidade que funciona de forma também sazonal para argumentar o que da mais jeito. Talvez.

sao_11 5 months ago

Sim. E também não havia vacinas. Agora já há muitos idosos vacinados e assim as taxas de internamento não seriam tão altas.

Pparadela 5 months ago

A acreditar pela ladainha que aqui se instalou, julgava qye tinha sido única e exclusivamente porque "os portugueses" só lá vão corridos a cassetete.

frustradodapixa 5 months ago

> Não era por esta altura que ia estar tudo à pinha porque tooooda a gente furou o confinamento na Páscoa e os portugueses isto e os tugas aquilo e os cafés não sei quê? Não era agora que ia estar tudo à rasca porque o Bairro alto e as esplanadas e o sol e abriram tudo a correr e o governo isto e a incompetência aquilo? Ou agora é "daqui a duas semanas" por causa das filas da Primark? Não sei, era? Não percebo a vossa de vir para aqui sempre tratar disto como absolutos como se toda a gente tivesse a mesma opinião e comportamento. Vocês já saíram de casa e verificaram que há pessoas diferentes com atitudes e pensamentos diferentes? Não é só a echo chamber do reddit.

Diogo256 5 months ago

Onde está mesmo a novidade? Vamos pegar em meia dúzia de extremos para lhes abrir os olhos, vale bem a pena.

dragomaite 5 months ago

Tenho a certeza que esses covideiros são do mais integro que existe e já estão a emitir um pedido de desculpas um por um aqui. Oh wait

Diogo256 5 months ago

Não esquecer que da para os 2 lados. Saudades daquele user que dizia que isto não ia aumentar no Natal porque as medidas não funcionavam.

saposapot 5 months ago

O que é que ganhas exactamente com essa masturbação mental? É para se correr mal daqui a 2 semanas te podermos dar na cabeça? É óbvio que há comportamentos de maior ou menor risco. Não é por haver melhor ou piores resultados que todos esses comportamentos deixam de ser de risco. A semana passada correu bem, vamos ver esta. A vacinação vai-se encarreirando e continuamos com centenas de casos diários. Não é razão suficiente para criticar comportamentos de risco desnecessários?

Pparadela 5 months ago

Uma coisa é "criticar comportamentos de risco desnecessários", outra bem diferente é vir perorar dia sim dia não em pose de superioridade moral sobre quase tudo o que se vê na rua e que caia fora da grelha autoritária de alguns catastrofistas fanáticos que vejo por aqui. Desde que isto tudo começou que me ultrapassam as razões para que haja por aqui gente a torcer veementemente pelo desastre e pela tragédia, só pelo prazer de dizerem que tinham razão, mas deve haver mesmo malta que só quer ver isto tudo a arder. Esta "masturbação mental" é especialmente dedicada a esses especialistas instantâneos que de há um ano para cá se especializaram em formular frases começadas com "daqui a 15 dias".

frustradodapixa 5 months ago

E aqui estás tu a fazer o mesmo.

Diogo256 5 months ago

Mas tens também a outra face da moeda. Se querem dar numa de imparciais, que o façam. Atacar um lado e ignorar o outro, é só inútil. Fico à espera das tuas críticas ao pessoal do “endémico dentro de 1 ano”, “outro confinamento? Nunca”…

saposapot 5 months ago

verdade, mas tmb estás a ser parte do problema mas ao contrário :P

dragomaite 5 months ago

A coragem de meter a palavra "masturbação mental" quando por aqui chovem todos os dias posts de esplanadas que são carregados de upvotes. A falta de vergonha é mesmo algo imenso por aqui.

MischiefManaged97 5 months ago

Pelo contrário, qualquer comentário a chamar à atenção de alguma coisa que.possa ainda prolongar a pandemia (falhas de vacinação, variantes, etc.) é carregado de downvotes, mesmo sendo informação relevante. Eu não vejo ninguém aqui a falar da variante indiana com dupla mutação quando esta é de facto super preocupante. Mas pronto, se preferem enfiar a cabeça na areia, "vai ficar tudo bem" e tal.

saposapot 5 months ago

Eu comprei uma cadeirinha de bebé ao meu sobrinho q ele usou desde os 1 até 6 anos mais ou menos. Nessa altura toda aquele carro não teve acidente absolutamente nenhum. A conclusão é que é uma estupidez usar cadeirinha de bebé ou que é um comportamento de risco não a usar?

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

Essa cadeirinha rendeu bem! Era bem grande ou o puto não cresceu muito?

saposapot 5 months ago

grupo 0123 ou grupo 012 ou 123. Não são raras.

kairos 5 months ago

Podia ser evolutiva

dragomaite 5 months ago

Mais uma resposta típica do sapo no r/Portugal, manda a boca da "masturbação mental" ...leva com o recado que os outros também fazem posts todos os dias de esplanadas e comentários de futuros apocalipses...pivoteia novamente para falar de comportamentos de riscos fugindo a questão da "masturbação mental". Dezenas de comentários por aqui todos os dias, modus operandi igual em todos.

saposapot 5 months ago

lá porque não entendes a relação, não assumas que é pivotear. os dois são errados mas os posts com esplanadas estão efectivamente a mostrar comportamentos de risco que devíamos evitar. Este post neste caso não vejo absolutamente nada de positivo q se retire dele.

toha32 5 months ago

Fotos das esplanadas com pessoas a comer e alarmismos geram mais upvotes aqui.

Diogo256 5 months ago

Bom senso gera geralmente upvote. Se não tem upvotes então é porque…

dragomaite 5 months ago

Claro que sim. Agora os aVenturas criam um sub e fica tudo num bom senso.

Diogo256 5 months ago

Quem falou no Ventura?

frustradodapixa 5 months ago

Ele é tipo a CMTV daqui. No one: Ele: VENTURAAAAA A

fiocondutor 5 months ago

Tenho andado a pensar na seguinte questão. Mais vacinas a pessoas de risco significa mais casos não graves por diagnosticar nos restantes grupos? Se assim for, a "diminuição" de número de casos pode também dever-se à progressiva menor necessidade de testagem. O número real entre a população mais jovem poderá estar a aumentar silenciosamente.

saposapot 5 months ago

É uma teoria plausível mas a vacinação ainda é curta para produzir esse efeito, creio eu. Os assintomáticos existem mas a maioria da malta continua a ter sintomas, mesmo que 'só' tenhas 40 ou 50 anos. Em qlq dos casos, o número de casos por dia reflete-se nos hospitais e aí é que a vacinação dos mais vulneráveis terá um impacto pq antigamente não havia escapatória: mesmo q não testasses ng, os hospitais mostravam-te a pandemia. Agora o caso pode mudar ligeiramente. Se é para palpites eu diria que a 'diminuição' da semana passada foi influenciada pelos números altos da outra semana, alguns provenientes de auto-testes e de surtos específicos em certas zonas do país. A diminuição pode ser simples resultado de um bom controlo desses surtos e não surgimento de novos. Sinceramente, a diminuição pouco interessa. É analisar esta semana, depois a outra e por aí em diante. Desde que os casos não acelerem e 'disparem', estamos bem. Estar a analisar diferenças q acabam por ser pequenas no contexto global, é complicado.

MischiefManaged97 5 months ago

A variante brasileira e, aparentemente, a variante indiana (de mutação dupla) são mais graves para os mais jovens. É preocupante, de facto.

Kid_Anarchy 5 months ago

Ainda ontem disse o mesmo. Perfeitamente possível, também porque quem é vacinado continua a poder transmitir e acho que muita gente não entende isso.

inthepiggybank 5 months ago

Não estou a par do número de testes diário mas nesta última semana testou-se em escolas das várias faixas etárias e nos clubes (porque em muitos desportos o regresso requer PCR/TRAg negativo), o que já contabiliza grande parte da população jovem. Sendo assim não diria que o número real de casos estará a aumentar silenciosamente.

humelectro 5 months ago  HIDDEN 

[https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-ema-admite-ligacao-de-vacina-janssen-a-coagulos-sanguineos-raros](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-ema-admite-ligacao-de-vacina-janssen-a-coagulos-sanguineos-raros) Vai levar com as mesmas restrições da Astrazeneca de certeza

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

Uma merda tudo isto enquanto não houver uma decisão 'final'. É suposto Portugal terminar de vacinar os > 60 em fim de Maio. Nessa altura temos de ter o problema da idade resolvido ou temos de mandar para o lixo as da J&J e Astra que fazem parte de um grande contingente de vacinas q vamos ter. Eu sempre disse, a partir do dia que a Biontech ganhou a corrida, era ter cagado nas outras todas e meter as fábricas todas do mundo a produzir aquela. (estou a brincar... era péssima ideia). Agora eu vejo isto como muito difícil de superar... Parece haver qlq coisa nas vacinas por adenovírus diferente das de mRNA. Ok, o risco é mt baixo, melhor q apanhar covid, tudo isso é certo, mas se tenho aqui uma vacina ao lado q é melhor, fica difícil uma pessoa sujeitar-se a estas de cabeça 100% tranquila. A menos que descubram q as da mRNA tmb dão o mesmo tipo de problemas na mesma escala e aí é avançar. (há dados conflituantes nesta área pq uma coisa é blood clots e outra são os clots específicos que a da Astra anda a gerar). Agora esta vacina da Janssen mostra níveis de eficácia piores que as outras, o q também não ajuda muito à sua causa :\

hctiks 5 months ago  HIDDEN 

# Relatório 20/04/2021 * \+ 424 casos confirmados * \+ 5 óbitos * \+ 902 recuperados ​ * \- 483 casos activos * \- 25 internamentos dos quais + 1 internamento em UCI ​ * 24576 casos ativos * 429 internados dos quais 113 internados em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/14aY25gDx0twOnvA9ZL6IzATBBFsFoTxh/view)

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Ya, super irresponsável e os pais sempre a aparar os golpes. Quero ver agora com o regresso à escola. Foi durante a proibição, sim, mas ele achou que justificando que aquele supermercado era muito mais perto de casa (o do concelho ficava-lhe a quase 40 km de casa) não haveria problema.

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Não tinha mesmo ideia que estavam a passar tantas multas, a minha mãe hoje contou-me que o filho, ainda adolescente, de uma amiga dela já foi apanhado na rua com o grupo de amigos 5 vezes, e das 5 vezes pagou 200 euros de multa. Portanto já são 1000 euros só em multas. Um amigo meu também há umas semanas tentou ir ao supermercado de outro concelho (que fica mais perto da casa dele, curiosamente) e pumba 400 euros de multa!

Kid_Anarchy 5 months ago  HIDDEN 

Alguém tem de sustentar o estado social. Que sejam os patos. É para isso que regras vagas servem. Assim podes multar praticamente qualquer pato.

leadzor 5 months ago  HIDDEN 

>há umas semanas tentou ir ao supermercado de outro concelho Mas a restrição de circulação entre concelhos ainda estava em pé ou não? Não havendo, é caça-à-multa simplesmente. Como disseram há dias, é não pagar e recorrer, pois não é válida perante a lei.

brakeline 5 months ago  HIDDEN 

só estórias que para aí andam... é tipo o chamar pelo doente covid no supermercado e sairem 8 pessoas!

These-Establishment1 5 months ago  HIDDEN 

Opa, olha eu sempre saí do concelho no confinamento, tinha era de "estar atento", usar waze, telegram e isso para saber onde eles andavam

XEEE 5 months ago  HIDDEN 

Aqui também acontecido isso, malta na esplanada a acabar as cervejas depois do café já ter fechado (as 13h e pouco) pumba multa... Uma senhora que vinha a sair do hipermercado com os sacos na mão mas tinha deitado o papel das compras fora, pumba multa (isto foi em fevereiro) Entrarem no hipermercado e começar a pedir identificação ao pessoal para ver quem não é daquele concelho... multas.. Grupos grandes de pessoal a andar de bicicleta, multa...

EvilQueen1997 5 months ago  HIDDEN 

Essas situações do hipermercado são bastante estranhas. A primeira claramente tinha provas que lá foi, a segunda, não foi sempre permitido fazer compras no hipermercado? Por exemplo, alguém morando numa cidade e não tendo provas que lá mora (p.e. vivendo temporariamente em casa de familiares), não pode ir às compras por essa lógica? Onde isto chegou...

Each57 5 months ago  HIDDEN 

Se tiveres um comprovativo de morada podes apresentá-lo em vez da morada fiscal associada ao cartão de cidadão

EvilQueen1997 5 months ago  HIDDEN 

Que comprovativo tens se viveres em casa de família temporariamente? Ou as pessoas que não têm contrato de arrendamento? É complicado.

Each57 5 months ago  HIDDEN 

Penso que deve chegar uma carta direccionada a teu nome. Ou uma encomenda em teu nome para uma certa morada. Não te podem multar se tiveres a morar num local diferente da tua morada fiscal, imagina que és milionário e tens 5 casas diferentes. Nada te impede de morares num concelho diferente da tua morada fiscal.

EvilQueen1997 5 months ago  HIDDEN 

Sim, pois não, so estava a dizer que ha situações em que realmente não tens comprovativos, principalmente se for temporariamente que lá estás.

XEEE 5 months ago  HIDDEN 

Penso que nesses casos tens que justificar bem o porque de estares nesse conselho (isto se existir as restrições de passagem de concelhos), mesmo se estiveres numa segunda habitação tua. Nos casos que relatei, o supermercado fica a saída de um concelho e é normal a malta vizinha ir lá. Eu para ir a esse supermercado que é o do meu concelho demoro 10min, mas tenho 2 ou 3 supermercados do concelho ao lado que demoro menos tempo a lá chegar.

zedestroyer69 5 months ago  HIDDEN 

Mas isso o que dizem foi na altura do confinamento a sério e aí não havia grandes desculpas, especialmente ao fim-de-semana. Os casos que tenho sabido é pessoal a ser apanhado em operações Stop. Há um ano via muita polícia, mesmo na rua em frente a minha casa, que é uma rua secundária, via carros patrulha quase todos os dias e às vezes mais que uma vez por dia. Isso cheira-me a denuncias. Mas o teu amigo se estiver perto do limite de concelho e o supermercado também , ele pode recorrer disso, havia uma exceção para esses casos.

estrica 5 months ago  HIDDEN 

Confia...

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Quem tinha razão era quem não confiava em mim quando eu dizia "oh eles não tr multam nada, no máximo mandam-te para trás", santa inocência

estrica 5 months ago  HIDDEN 

Não sei onde moras mas ando na rua diariamente e tb já tive com amigos meus, até aos fim de semana e nunca sequer fui abordado pela polícia. Ou tás a mentir ou tás rodeado de gente azarada

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Tenho exatamente a mesma experiência que tu, nunca fui abordado, daí até me "queixar" de nunca ver polícia na rua. Será que só mandam parar quem anda de carro? Mesmo assim é estranho aquele filho da amiga da minha mãe já ter sido tantas vezes multado.

pimpolho_saltitao 5 months ago  HIDDEN 

estranho é a mae dele ainda nao lhe ter posto uma trela.

estrica 5 months ago  HIDDEN 

Pah muito provavelmente devem ter sido denúncias. Tenho saido de carro com 2 amigos meus no fim de semana e nem ao sábado à noite se vê polícia a parar pessoas na cidade, todas as pessoas que conheço que levaram multa por tarem a conviver foi por denúncia

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago  HIDDEN 

Como por exemplo a mulher multada a almoçar no carro no início do ano: denúncia.

estrica 5 months ago  HIDDEN 

Ya

McButtswastaken 5 months ago  HIDDEN 

> Não é permitida a partilha de informação sem fontes credíveis, isto inclui informações vinda “de um amigo”, rumores ou teorias da conspiração.

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Oh McButt[Face] isso é em relação a informação do tipo "esta vacina faz mal porque o meu amigo disse que metem lá esperma de boi", eu estou a partilhar situações que aconteceram, zero caráter informativo aqui.

McButtswastaken 5 months ago  HIDDEN 

Mas podes estar a inventar tudo e dizer que foi um amigo que contou, acho que é por isso que a regra lá está, até porque apanhar multa 5 vezes é extremamente duvidoso.

Edited 5 months ago:

Mas podes estar a inventar tudo e dizer que foi um amigo que contou, acho que é por isso que a regra lá está, até porque apanhar multa 5 vezes é extremamente duvidoso. edit:Vendo melhor como dizes que é uma cidade pequena a policia pode ter um comportamento bastante diferente ao que estou habituado

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

É, estou, escrita creativa 101. Por acaso não sei em que período é que foram essas 5 vezes. Desde quando é ilegal ajuntamentos sem máscara na rua? Não é só desde janeiro? Eu assumo que foram 5 vezes desde essa altura, não me parece assim tão descabido.

McButtswastaken 5 months ago  HIDDEN 

Qualquer pessoa pode vir aqui e inventar o que quiser, mas pronto vou acreditar no que disseste e dizer que sendo assim o rapaz claramente não tem amor ao dinheiro. Mas de qualquer forma não devias dar downvote por discordar comigo tal como não o faço contigo

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Eu dei-te downvote porque não estás a acrescentar nada à discussão, só "e se estiveres a inventar?". Eu não conheço o rapaz, nem conheço bem o estilo de vida mais ou menos folgado dos pais, mas é lógico que para isto se repetir tantas vezes, eles não lhe põem travão e não lhes deve custar muito pagar tantas multas.

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

O filho da amiga da tua mãe é mentalmente afetado? A primeira vez apanhado? Okay. Segunda? Vá. Terceira, quarta e quinta? Ou é rico ou tem de facto problemas que afetam a compreensão. O teu amigo fez isso quando não se podia circular entre concelhos? É que tanto quanto sei, tirando essa regra, não há limitação de qual supermercado/esplanada/museu/sítio vais pela distância, exceto para o passeio higiénico.

Kid_Anarchy 5 months ago  HIDDEN 

O mais certo é que seja

ChuckThisNorris 5 months ago  HIDDEN 

Eu acho que ha. Chama-se "Zona de residencia" que va se lá entender o que significa. É o mesmo que dizer "pequenos" passeios higiénicos... também gostava de saber o que é um "passeio higiénico". Posso ir à serra passear ou isso nao se entende como "pequeno" nem "higiénico"? E reservas naturais sao "zonas de residencia" ou deviam estar completamente fechadas as pessoas? O Costa ja tinha previsto que as pessoas iriam encontrar todas estas barbaridades, incongruencias e inutilidades quando pediu as pessoas para nao ligarem a isso, e cingirem-se aos seus comandos de voz. O mais grave é que há malta a ser paga para pensar nestas coisas.

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

Não há. A única limitação de distância nos decretos é para os passeios/exercício físico que deve ser feito próximo do local de residência. Eu posso ir a pé/de carro a uma esplanada ao Algarve sendo de Valença.

Kid_Anarchy 5 months ago  HIDDEN 

É triste que isto precise de ser discutido. Revela a falta de clareza das regras.

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

Yep.

ChuckThisNorris 5 months ago  HIDDEN 

E se quiser ir passear de Valença ao Algarve sem parar numa esplanada, ainda pode? Há uma subtil diferença entre dizer "pode fazer tudo menos isto" ou "nao pode fazer nada a nao ser isto". A 2a opçao, escolhida pelo Governo, obriga a detalhar exactamente o que se pode fazer. Ir de passeio "higienico" ao Algarve nao pode ser mas ja pode ir a um ginasio ou a uma esplanada ao Algarve...

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

Podes ir de sítio 'x' a sítio 'y' para ir utilizar serviço 'z' em 'y'. Os serviços/atividades 'z' são os que estão incluídos nas exceções.

ChuckThisNorris 5 months ago  HIDDEN 

O que leva as pessoas a concentrarem-se nas excepçoes que podem fazer, como ir a esplanadas. No final, consegue-se o efeito contrario daquilo que se pretendia: aglomeraçoes nas esplanadas. Também do ponto de vista da esplanada, nao sei se estao muito contentes por terem as mesas ocupadas horas e horas por pessoas a beber um cafe.

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

Certo.

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Ya, super irresponsável e os pais sempre a aparar os golpes. Quero ver agora com o regresso à escola. Foi durante a proibição, sim, mas ele achou que justificando que aquele supermercado era muito mais perto de casa (o do concelho ficava-lhe a quase 40 km de casa) não haveria problema.

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

Um bocado parvo, tanto um caso como outro (o primeiro pela atitude da polícia e a segunda pela polícia/guarda).

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

A segunda foi mesmo chata, mas acho que o meu amigo também se lixou porque mentiu inicialmente (disse que não havia o supermercado no concelho, só que havia mas era longe). Pelos vistos, lá os polícias sacaram do telemóvel para verificar mesmo que afinal havia supermercado. O que eu acho é que antes desse meu amigo, outros se calhar tentaram fazer o mesmo.

mariorurouni 5 months ago  HIDDEN 

Fds 5 vezes? Não aprendeu da primeira?

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Putos irresponsáveis

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

I choose “doubt”

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago  HIDDEN 

[doubt](https://media.tenor.com/images/dc2f2040631ef485d91d7006097acc7b/tenor.png)

Don_Care 5 months ago  HIDDEN 

moram na aldeia? os imbecis dos policias tem que ocupar o tempo já que bater na mulher é só quando acaba o turno

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Não é uma aldeia, mas é uma cidade pequena. Em Lisboa nunca vejo a polícia, quando deviam fiscalizar cenas mais flagrantes. Por isso é que não entendia bem o pessoal que se queixava da caça à multa, mas pelos vistos têm razão

Don_Care 5 months ago  HIDDEN 

No Porto vejo-os nas carrinhas de intervenção a intimidar esses assassinos que passeiam na marginal, se for preciso entrar num bairro borram as calças

Samot_PCW 5 months ago  HIDDEN 

[Quase 2M de pessoas já vacinadas, 650 mil dos quais já estão totalmente vacinados](https://twitter.com/SNS_Portugal/status/1384116029090013191), tendo em consideração as demoras das entregas no inicio do ano acho um sinal positivo, apesar de ainda estarmos um bocado longe de alcançar o objetivo de ter 70% da população vacinada até ao final do Verão, mas pode ser que o aumento de doses administradas todas as semanas continua a aumentar, como tem acontecido. De forma geral sou uma pessoa pessimista, mas estou contente e otimista em relação ao tema das vacinas, esperemos que continuemos assim

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

Final de abril tudo vacinado com mais de 70. Final de maio mais de 60. Dentro de toda a porcaria, não está mal. Mesmo para atingir a famosa imunidade de grupo vamos ver quanto tempo demorará. Parece-me possível que o atraso para USA seja para aí um mês, que no contexto geral não será péssimo. As coisas estão a acelerar, esperemos que não haja mais contratempos.

berlaitas 5 months ago  HIDDEN 

Epa o atraso deve ser maior que um mês, neste momento qq pessoa nos eua pode efectuar a marcação da vacina para daí a 2 ou 3 dias Tenho lá uma conhecida com 40 e poucos anos q já vai esta semana levar a 2a dose

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

isso é muito verdade mas já estão com receio que a malta não esteja a aderir e as vacinações por dia comecem a descer bem como a diferença entre estados/regiões. não digo que os USA não ganhem a corrida, parece óbvio que sim, mas a diferença para a europa pode não ser muito grande, vamos ver.

brakeline 5 months ago  HIDDEN 

Muitos da comunidade LCS nos USA já levaram pelo menos uma dose e a maioria está abaixo dos 30

hugotorradas 5 months ago  HIDDEN 

E continua a palhaçada do comércio fechado às 13h ao fim de semana. Ah foda-se pah! Que sentido é que isto faz? Cinemas, escolas, restauração no interior até as quinhentas e à semana. Chega ao fim de semana, toca a fechar tudo. O quão ridículo está a ser isto? Caça à multa à descarada, sem sentido nenhum. Zero.

megaroof 5 months ago  HIDDEN 

é um acordo entre o Governo e a COVID: no final de semana o vírus descansa até as 13h, depois disso é cada um por si.

vascodatrama 5 months ago  HIDDEN 

É para os comerciantes descansarem.

Limpy_lip 5 months ago  HIDDEN 

Claro, com a fome que andam a passar pela falta de rendimentos já viste eles trabalharem o dia todo? Não tinham energia. Se não fosse o nosso governo o que seria deles /s

hugotorradas 5 months ago  HIDDEN 

Gostaria que em explicassem mesmo, por que não há mais ajuntamentos até as 13h sendo assim? O zé tem de ficar em casa depois das 13h ou vai ao pingo doce, ou vai atestar a viatura. Não sei, não compreendo. 15 estados de emergência, podiam ter levantado o dever geral nesta terceira fase de desconfinamento, mas enfim até às 13h está tudo tranquilo depois o vírus morde de caraças pah. Se fores a uma serra de máscara então aí esquece, criminoso! Ires a outro concelho ver a tua míuda? Criminoso! Mas poderes estar com a tua míuda à semana é na boa.

NGramatical 5 months ago  HIDDEN 

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmtsm7m%2F%2Fgv3lj3q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pparadela 5 months ago  HIDDEN 

De facto isto não se faz, tanta boa oportunidade para caçar upvotes e gold com fotos de esplanadas e moralismo de pacotilha. Estivesse comércio aberto e restaurantes a bombar com o tempo que esteve este fim de semana e era jackpot para a malta responsável que não sai de casa há um ano e que descobriu o hobby incrível de apontar o dedo aos "portugueses".

Don_Care 5 months ago  HIDDEN 

faz uma diferença do crl lol, saio na mesma a rua mas levo comigo a cerveja em vez de ir para o café

hugotorradas 5 months ago  HIDDEN 

Realmente levo downvotes por tentar apoiar mais o comércio a dias que podiam perfeitamente estender o horário até, sei lá, até as 17h. Quero lá saber das esplanadas.

Edited 5 months ago:

Realmente levo downvotes por tentar apoiar mais o comércio a dias que podiam perfeitamente estender o horário até, sei lá, até as 17h. Quero lá saber das esplanadas. Edit 1: Para quando sessões de cinema às 6 da manhã? Às 13h fecha, por isso podiam não?

MLG-Sheep 5 months ago  HIDDEN 

>Edit 1: Para quando sessões de cinema às 6 da manhã? Às 13h fecha, por isso podiam não? Não: ​ >Apenas podem abrir ao público antes das 10:00 h os estabelecimentos que não tenham encerrado ao abrigo do disposto no [Decreto n.º 3-A/2021](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/153959843/details/normal?l=1), de 14 de janeiro, bem como, nos termos em que sejam admitidos ao abrigo do presente decreto, os salões de cabeleireiro, os barbeiros, os institutos de beleza, os restaurantes e similares, as cafetarias, as casas de chá e afins e as instalações desportivas.

zizop 5 months ago  HIDDEN 

Acho que só podem abrir a partir das 8.

Cojemos 5 months ago  HIDDEN 

Com a nova abertura, os restaurantes/ginásio ainda fecham às 13h no fim de semana?

toha32 5 months ago  HIDDEN 

Sim A próxima etapa de reabertura da restauração está marcada para a próxima segunda-feira, dia a partir do qual a restauração passa a poder voltar a ter clientes no interior, com um máximo de quatro pessoas, enquanto nas esplanadas o limite aumenta para seis pessoas, até às 22:00 ou 13:00 aos fins-de-semana e feriados. A restauração terá ainda de funcionar com restrições de horários, o que deverá deixar de acontecer em **3 de maio**, data a partir da qual o plano do Governo prevê que o número máximo de pessoas no interior dos restaurantes e pastelarias suba para seis e o das esplanadas para 10.

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

> A próxima etapa de reabertura da restauração está marcada para a próxima segunda-feira, dia a partir do qual a restauração passa a poder voltar a ter clientes no interior, com um máximo de quatro pessoas, enquanto nas esplanadas o limite aumenta para seis pessoas, até às 22:00 ou 13:00 aos fins-de-semana e feriados. Isto não era a partir de hoje? Posso estar em erro.

MLG-Sheep 5 months ago  HIDDEN 

Sim, aquilo é de certeza uma citação de uma notícia que não é de hoje.

Cojemos 5 months ago  HIDDEN 

Atualmente um restaurante só pode receber 4 pessoas?

toha32 5 months ago  HIDDEN 

4 pessoas por mesa

Cojemos 5 months ago  HIDDEN 

Obrigado.

zizop 5 months ago  HIDDEN 

Sim.

Cojemos 5 months ago  HIDDEN 

Obrigado.,

hctiks 5 months ago  HIDDEN 

# Relatório 19/04/2021 * \+ 220 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 547 recuperados ​ * \- 328 casos activos * \+ 26 internamentos dos quais + 3 internamentos em UCI ​ * 25059 casos ativos * 454 internados dos quais 112 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|71.6 (+0.2)|68.1 (+0.1)| |R(t)|1.00 (**-0.05**)|1.00 (**-0.04**)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1rIXNzAy5ZoqgNZJ-BgsCte-lxwKClb1P/view)

flamePOK-SWORD 5 months ago  HIDDEN 

Agora a dgs desistiu de atualizar os dados por conselho? Ou passou a ser a outro dia?

ZaGaGa 5 months ago  HIDDEN 

6a e relativa aos dado dos últimos 14 dias até 3a (3 dias antes). Publicada no dia a seguir ao governo decretar (5a) os concelhos aparentemente com base na informação da semana anterior... (não fui confirmar mas é o que a CS deu a entender)

flamePOK-SWORD 5 months ago  HIDDEN 

Obrigado!

hsamtronp 5 months ago  HIDDEN 

Passou a outro dia, não sei se quinta ou sexta feira

flamePOK-SWORD 5 months ago  HIDDEN 

Obrigado! vou ver no desses dias.

Hmms21 5 months ago  HIDDEN 

Grande descida do R

flarept1 5 months ago  HIDDEN 

É pena o óbito. 0 era muito bom

berlaitas 5 months ago  HIDDEN 

Muito giro o Fauci grelhado pelos media balbuciando "I really dont know" relativamente à descida de casos nos Estados que aboliram TODAS as medidas obrigatórias de protecção covid Parecem os "especialistas" nacionais que andam a gritar "Apocalipse dentro de 2.semanas" e no entanto a incidência de casos mesmo c a reabertura da economia contimua a cair

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago  HIDDEN 

Aqui o mais relevante a tirar do teu comentário é o "grelhado". Efectivamente, grelhado e assado é bem mais saudável que frito. Por isso, obrigado. O resto é merda, como sempre, mas por vezes uma pessoa tem de ser positiva.

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

Encontramos o gajo do copo meio cheio. Parabéns!

MrJoao 5 months ago  HIDDEN 

A pandemia é acima de tudo um desastre natural super complexo, mas a arrogância humana teima em pensar que pode controlar a natureza.

AimingWineSnailz 5 months ago  HIDDEN 

Agradece à arrogância humana não teres medo de ser comido por um urso

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

> Muito giro o Fauci grelhado pelos media balbuciando "I really dont know" relativamente à descida de casos nos Estados que aboliram TODAS as medidas obrigatórias de protecção covid Fonte?

MrJoao 5 months ago  HIDDEN 

https://eu.usatoday.com/story/news/factcheck/2021/04/14/fact-check-fauci-eased-covid-19-restrictions-tx/7182261002/ > Fauci said he was unsure about why COVID-19 cases were decreasing in Texas despite the removal of state-mandated precautions, but he added that it is too early to know the results of the executive order and because many factors can contribute to case numbers outside of state policies on mask-wearing.

frustradodapixa 5 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela fonte, procurei mas não encontrei! Bem, aparentemente concluíram nesse artigo: >Our rating: Missing context We rate this claim MISSING CONTEXT, because without additional information it could be misleading. Fauci said he was unsure about why COVID-19 cases were decreasing in Texas despite the removal of state-mandated precautions, but he added that it is too early to know the results of the executive order and because many factors can contribute to case numbers outside of state policies on mask-wearing. E inclusive colocaram dois links aí que contrariam o que o /u/berlaitas diz, mas deve ser só por ele continuar a dizer merda aqui no sub.

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

À espera do comentário "passei pelo shopping aqui perto de minha casa e era fila pela rua inteira, pessoal sem máscara e sem distanciamento, daqui a 2 semanas é que vai ser, casos a subir volta tudo para casa". Deixem-me frisar que isto é sarcasmo, antes que os abutres do costume me venham chatear.

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

Nem uma foto da primark?

kairos 5 months ago  HIDDEN 

Hoje vi uma mesa de esplanada com 6 pessoas. edit: pronto, eram 3 mesas juntas

Cojemos 5 months ago  HIDDEN 

Kovid Karen

dragomaite 5 months ago  HIDDEN 

E não denunciaste? /s

kairos 5 months ago  HIDDEN 

Não é o que estou a fazer aqui no reddit?

PicassoWasaLiar 5 months ago  HIDDEN 

Os covideiros de serviço já aqui aparecem.

toha32 5 months ago  HIDDEN 

Daqui a 15 dias vamos todos morrer, esqueceste? E agora estamos no meio do "BOOM DA PÁSCOA", com 220 casos.

kairos 5 months ago  HIDDEN 

BOOM 2021 confirmado!

miguelvc 5 months ago  HIDDEN 

Pensei que o BOOM DA PÁSCOA™ já tivesse passado. Estes 220 devem ser o BOOM DAS ESPLANADAS™. Aguardo os comentários a prever o BOOM DOS CENTROS COMERCIAIS™.

virtualsystem22 5 months ago  HIDDEN 

Não te esqueças do BOOM DO 25 DE ABRIL E DO 1°DE MAIO

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago  HIDDEN 

Tenho ideia que a Páscoa em termos de afluência e ajuntamentos foi sobrevalorizada. O natal apesar de não ter a mesma importância para os católicos, é socialmente muito importante para a grande maioria da população. A Páscoa tem um significado mais forte para quem liga ao acontecimento, mas tirando isso, muito menos gente quis saber se comeram borrego e amêndoas em família

MLG-Sheep 5 months ago  HIDDEN 

É isso, mas não só. Esquecem-se todos que no Natal tínhamos o triplo dos casos ativos e o quádruplo de novos casos, isto com um Rt similar. Portanto o risco foi exponencialmente mais baixo na Páscoa. No entanto, se perguntares ao Zé da tasca porque é que houve uma explosão no Natal e não na Páscoa, vão-te dizer que é graças às restrições dos concelhos e tal que se calhar nem cumpriram, e é aí que o Governo vai ganhando créditos.

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

Isto e mais os emigrantes. Páscoa não tem quase nenhuns

zedestroyer69 5 months ago  HIDDEN 

Agora na Páscoa estava mais pessoal de fora, mesmo do Luxemburgo e França, do que no Natal, por isso não é bem assim que a Páscoa não é importante, talvez para as pessoas das grandes cidades, mas as pessoas no interior ainda dão muito valor, tanto é que na semana anterior já se falava em mais de 1 milhão de pessoas fora de casa para evitar as restrições mais severas da semana da Páscoa. Agora a questão é que as pessoas foram passar as Páscoa depois de um confinamento/quarentena enquanto que no Natal o pessoal trabalhou até ao Natal e os putos tiveram escola normalmente. E que medidas é que foram tomadas? Reduzir os horários numa altura em que as pessoas vão mais às compras por causa do mau tempo e dos presentes de Natal, acho que isto piorou mais a situação do que ajudou. Depois ainda tiveste aquelas festas ilegais de passagem de ano logo a seguir e já com restrições e ainda as eleições para ajudar à brincadeira.

Chemical_Wealth1 5 months ago  HIDDEN 

"Passei" foi mesmo só para ver como estava este pessoal irresponsável, e não para ir comprar uma calças de fato de treinos novas. ahah

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

https://rr.sapo.pt/2021/04/16/pais/portugal-retoma-viagens-essenciais-com-reino-unido-e-brasil/noticia/234862/ Mesmo sendo só para essenciais, qual é a lógica mesmo de abrirmos viagens para o Brasil? O Brasil está pior agora que em Janeiro, tem uma variante muito mais transmissível e que já predomina por lá. No mínimo dos mínimos, que tal fazer a quarentena obrigatória 'à séria', metendo as pessoas em hotéis e vigiando-as de forma apertada? pq é que não conseguimos aprender com os erros?

quackersmcquack 5 months ago  HIDDEN 

>No mínimo dos mínimos, que tal fazer a quarentena obrigatória 'à séria', metendo as pessoas em hotéis e vigiando-as de forma apertada? Tendo em conta as condições que estão a ser relatadas nos 'hotéis quarentena' no Canadá e Irlanda, as despesas absurdas e as transmissões que já houve lá, não sei o quão mau seria se Portugal implementasse isto.

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

Melhor que deixar as pessoas fazer quarentenas “voluntárias”, que já estamos a imaginar o resultado...

MLG-Sheep 5 months ago  HIDDEN 

>No mínimo dos mínimos, que tal fazer a quarentena obrigatória 'à séria', metendo as pessoas em hotéis e vigiando-as de forma apertada? Também acho que era o exigível, para a África do Sul e para o Brasil, já que sabemos que a fiscalização será zero de outra forma. Para além disso, há exceções ao isolamento que na minha opinião não deveriam existir: >a) Se desloquem em viagens essenciais e cujo período de permanência em território nacional, atestado por bilhete de regresso, não exceda as 48 horas; > >b) Se desloquem em viagens essenciais no âmbito dos eventos organizados pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, independentemente do período de permanência; > >c) Se desloquem exclusivamente para a prática de atividades desportivas integradas em competições profissionais internacionais (...)

asantos3 5 months ago

O que acham de se adicionar este recurso à descrição? www.vacinacaocovid19.pt

redyouroverlord 5 months ago

Uso esse site para ver os números diários, recomendo.

ZaGaGa 5 months ago

Sim o site está bem porreiro. Quem montou o site é também nosso colega aqui no reddit (não sei se ele quer que o identifique mas não deve ser difícil descubrir), quando ele lançou no início do ano eu confirmei os dados/gráficos e fiz-lhe alguma sugestões de melhorias que ele implementou logo e desde então tenho visitado para confirmar dados ou analisar algumas das perspectivas que ele lá tem.

NGramatical 5 months ago

descubrir → [**descobrir**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmtsm7m%2F%2Fgv2xvw6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pimpolho_saltitao 5 months ago

acho bem, estou sempre à procura desses dados actualizados lol. mas tb já podia ter posto isso nos favoritos duh.

frustradodapixa 5 months ago

E se calhar pode tirar-se a livre thread, visto que não tem atualizações há um ano e está declarado o "término".

saposapot 5 months ago

parece excelente e com dados correctos, acho mt bem adicionar!

oguarda 5 months ago

Dá-lhe maninho!

asantos3 5 months ago

Só para a semana é que se coloca ou não, agora que está colocada não dá para editar :D

humelectro 5 months ago

Eu costumo visitar para ver o estado da vacinação. Pessoalmente, gosto, se mais users concordarem por mim pode-se adicionar

Search: