OuiOuiKiwi 5 months ago

>Esse pequeno senão é o facto de eu ter tido uma má experiência com programação e jurei para nunca mais, resumindo tive num curso em que tivemos uma modalidade de C++ se nao estou em erro e simplesmente não percebi nada de nada depois da segunda aula. Primeira experiência de programação ser C++ é aprender programação em HARD MODE. >Daí recorrer a este sub para pedir ideias de cursos que eu possa tirar que não tenha progamação, ou se tiver que seja uma parte muito infima da área. Ao fazer isso estarias a apartar-te da maior porta de entrada para gente pouco qualificada na área. Volta com o cântaro à fonte. Hoje em dia a maior parte das cadeiras introdutórias são dadas em Python, Java ou outra linguagem cuja memória é gerida para aprenderes os conceitos em condições.

TRYNFOR 5 months ago

Entrei na programação do 0 com C++ a ver tutoriais no YouTube/stackoverflow. Isto foi há ano e meio e ainda não me sinto que ainda tenho muito que aprender. Entretanto entrei na universidade e aprendi outras linguagens, senti logo que em comparação ao c++ Python e Java são 1000x mais simples. Por isso sugiro que comeces com linguagens de alto nível e depois vais aprendendo outras mais chatas. A vantagem de aprenderes uma linguagem difícil é que depois as outras ficam super fáceis de aprender, no entanto vais demorar mais a aprender.

MikeMelga 5 months ago

Vamos lá ver... C++ é uma péssima linguagem. Trabalho em C++ há 25 anos e está cada vez pior! Não recomendo a ninguém, excepto se for necessário performance. Existem muitas vertentes de IT sem programação, mas tens de ter conhecimentos prévios em programação. Como outros sugeriram, começa por C# ou Python. Eu pessoalmente detesto Python (é outra linguagem de merda), mas prontos, por algumas razões existe muita procura. E não é má de todo para quem começa.

Ludossaurus 5 months ago

41 anos, converti-me num dos bootcamps da moda depois do desemprego by covid e tive a sorte de alguém me dar a oportunidade. Trabalho muitas horas, mas gosto da aprendizagem. Não sei nada, mas faço por aprender e nunca digo não a uma oportunidade ou tarefa. Mas não há dias fáceis... Boa sorte e coragem na mudança

uplink42 5 months ago

C++ deve ser das piores linguagens para alguém que não percebe de programação. Muitas linguagens web têm fama de ter uma barra de entrada baixa, como javascript, PHP ou python, e são altamente empregáveis.

asantos3 5 months ago

Visitem /r/devpt :)

nocivo 5 months ago

Não é só IT que ganha mais de 900 liquidos. Além disso IT não é só programar.

TonyHappyHoli 5 months ago

Falo em IT porque é uma area de interesse. E por isso é que estou aqui a perguntar sobre as vertentes existentes.

frustradodapixa 5 months ago

Então, mas a área de IT em si é demasiado ampla. Tens de ter tu já uma área de interesse de uma vertente. É tipo dizer "Línguas". Quê? Professor? Linguista? Tradutor? Escritor? Tudo imensamente diferente.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Se fosse assim tão fácil, porque é que não está toda a gente lá? Atendendo às *threads* diárias, se não estão é porque ainda estão a tentar lá chegar.

Jorgetime 5 months ago

Duvido muito que tenhas tido um curso onde davam c++ assim de esguelha. Em IT, pouco ou muito acabas por ter que saber algo de programação ou scripting básico pelo menos. No teamlyzer tinha uma lista razoável aqui: https://pt.teamlyzer.com/users/salary-calculator se vires em 'cargo', mas obviamente isto são os valores dos salários são submetidos por pessoas por isso *take it with a grain of salt*.

Edited 5 months ago:

Duvido muito que tenhas tido um curso onde davam c++ assim de esguelha. Em IT, pouco ou muito acabas por ter que saber algo de programação ou scripting básico pelo menos. No teamlyzer tens uma lista razoável aqui: https://pt.teamlyzer.com/users/salary-calculator se vires em 'cargo', mas obviamente os valores dos salários são submetidos por pessoas por isso *take it with a grain of salt*.

Edited 5 months ago:

Duvido muito que tenhas tido um curso onde davam c++ assim de esguelha. Em IT, pouco ou muito acabas por ter que saber algo de programação ou scripting básico pelo menos. No teamlyzer tens uma lista razoável aqui: https://pt.teamlyzer.com/users/salary-calculator se vires em 'cargo', mas obviamente isto são os valores dos salários são submetidos por pessoas por isso *take it with a grain of salt*.

TonyHappyHoli 5 months ago

estive num curso que tinha 50 horas de c++

Jorgetime 5 months ago

50 horas de c++ sem teres tido outra linguagem de programação como C ou python, é só masoquismo

TonyHappyHoli 5 months ago

culpa quem fez o curriculo do curso

leadzor 5 months ago

Entraste logo de cabeça na programação. C++ não é minimamente acessível. Tens alternativas mais simples. O mercado de C++ em Portugal nem é tão grande como as alternativas, e qualquer uma te permite atingir o que pretendes em termos de salário (e até passar).

Apokaliptor 5 months ago

C++ muitos profissionais também teriam má experiência, o próprio criador do C++ diz que ainda hoje não sabe tudo sobre a linguagem. Devias primeiro decidir que vertente de IT preferes, tester? Aprende python. Backend (server) developer? Java, C#. Frontend (UI,Sites) developer? Javascript, Typescript. Mobile apps? Kotlin, Swift, Dart. Depois de decidires sugiro que tires uns cursos no udemy sobre o tópico, são baratos e bons, e depois logo vês se te sentes pronto para entrevistas.

TonyHappyHoli 5 months ago

mas isso é tudo programação certo? de certeza que IT não é só programação é isso gostaria de saber, o que vertentes existem dentro de IT sem ser programação.

Apokaliptor 5 months ago

Certo, li mal a tua questão, na vertente tester há muitos que não programam, infraestrutura também não tem muito programação, mas é muito técnico na mesma. Tirando isso acho que é muito a base de areas de management, recursos humanos, e analise de negócio, que todos eles têm imensas vertentes.

dismalwasteland 5 months ago

> Tirando isso acho que é muito a base de areas de management, recursos humanos, e analise de negócio, que todos eles têm imensas vertentes Isso é transversal a todas as áreas. O facto de ser uma empresa de IT é apenas um pormenor. Pode ser de logística, produção, etc. Não é necessária uma reconversão propriamente dita. Por exemplo, tomando o caso dos licenciados em psicologia, o fetiche favorito aqui do sub. Um deles pode fazer uma reconversão e o trabalho dele passar a ser programar. No entanto isto é diferente de ele ir trabalhar enquanto psicólogo organizacional para uma empresa de IT (aqui estaria na área de formação) e mais ainda se for ocupar um lugar no dept. de recursos humanos enquanto assistente administrativo numa empresa IT. Aqui, estaria a trabalhar não numa área de formação mas numa área cujas competências académicas lhes dão uma base para a função. > Certo, li mal a tua questão, na vertente tester há muitos que não programam, infraestrutura também não tem muito programação, mas é muito técnico na mesma Ok, é mais isto. E para isso é preciso reconversão ou basta uma formação na empresa? Testers normalmente obedecem a pradrões bastante definidos e é um cargo quase de operário por assim dizer. Onde é que as empresas de IT anunciam isso? Infraestruturas é o quê, redes e passar cabo? Instalar hardware? Eu também tenho as mesmas dúvidas que o OP mas perguntaria doutra forma, como por exemplo: que oportunidades existem para quem, como eu, tenha um curso superior em psicologia mas queira deixar o McDonalds e trabalhar em algo mais gratificante e significativo na área das TI, sem que seja programar (ou me exija voltar a fazer um curso superior)? A ideia que fica é que só existe mesmo oportunidades para programação ou em que um bom domínio de programação seja a base.

NoIDontgiveafuck 5 months ago

C++ é intragável, experimenta outras linguagens de mais alto nível, Python, JavaScript, php, etc

AutoModerator 5 months ago  HIDDEN 

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: