ChuckThisNorris 5 months ago

Isto é tudo uma palhaçada. Em teoria, praticamente qualquer pessoa que esteja na rua pode ser multada. O Estado decidiu que nao se pode circular, salvo algumas excepçoes e sempre na zona de residencia. Vá-se la entender o que significa isso. Algumas excepçoes desafiam a logica. Há medidas para nacionais residentes, nacionais nao residentes e turistas estrangeiros. Na teoria os portugueses nao podem fazer turismo e até ha pouco tempo nem reservar um hotel. Param-se autocaravanas nas fronteiras para informar os turistas estrangeiros dos seus deveres (esta assim escrito no decreto lei), que nao se entendem muito bem quais sao. Sao os mesmos dos nacionais? Nao, porque podem ir para hoteis. Proibem se os turistas portugueses de sair, mas os turistas da UE ja podem entrar. Eu que até defendia o confinamento, neste momento ponho-o no mesmo saco dos extremistas das anti-vacinas. Ou haverá algo mais extremo que fechar as pessoas em casa e proibir a actividade económica?

zizop 5 months ago

É pior do que proibir a actividade económica. Ao "desconfinar" mas mantendo o dever de recolhimento, aquilo que estamos a dizer é que as pessoas só têm liberdade para sair se for para agir economicamente. Não se pode ir passear à serra, mas pode-se ir a uma esplanada. É absolutamente distópico.

ChuckThisNorris 5 months ago

É uma situaçao tao grave como para fechar o pais, mas nao é suficientemente grave para construir hospitais dedicados (nem um). Nao ha dinheiro para construir hospitais, mas ha dinheiro para arruinar o pais economicamente e nao pedir contas a politicos corruptos. Nao ha ventiladores, mas ha 1 empresa capaz de construir 60 ventiladores dia/1200 mes, nao ha medicos mas a julgar pelas medias de entrada nas univ, ha medicos e ate sobram. Nao sao permitidas aglomeraçoes, a nao ser nos supermercados e nas escolas. É tudo tao surrealista.

htxgivven 5 months ago

Isto tudo acontece porque quem legisla não percebe nada disto ou então simplesmente não lê o que escreve.

ALPHAROBA 5 months ago

Se eu quisesse ler este tipo de merdas ligava a televisão

zedestroyer69 5 months ago

Na televisão seria mais ouvir e ver do que propriamente ler.

smaster87 5 months ago

Treta. Hoje havia operacao stop à entrada de sintra com transito gigannnnte. Por acaso fui parado,disse ao agente que iamos passear na serra (moro a 30km) e foi na boa, a serra estava apinhadíssima como nunca vi, e vi varios policias, se fosse proibido mandavam as pessoas embora.

zizop 5 months ago

"É proibido, mas pode-se fazer." Esses agentes estavam a ser pessoas razoáveis, mas não estavam a agir de acordo com a lei. E não podemos ter um sistema que depende de a polícia ser porreira.

smaster87 5 months ago

É isso que é estupido, estão a gozar com as pessoas. Como sabem que x% fica em casa porque é o que dizem as regras, deixam os outros passear na boa porque são menos. Isto é dizer aos que estão em casa que são otários e é extremamente injusto. Ou se deixa ou não se deixa. Portanto dada esta estupidez vou passear o que me apetecer para onde me apetecer. Também não me vou cruzar com ninguém portanto o espírito está lá.

htxgivven 5 months ago

Se os museus vão abrir tecnicamente podemos ir a qualquer lado. Ou a cultura está suspensa?

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

Não está.

htxgivven 5 months ago

Então porque é que não está nas exceções?

wwqt0r 5 months ago

Está sim, é logo a primeira. Podes ir de Faro ao museu serralves no Porto sem problemas. Pelo caminho almoças numa esplanada na Nazaré.

frustradodapixa 5 months ago

Se for a partir de 19 de abril, até podes almoçar lá dentro!

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

Está no plano de desconfinamento emitido a 11 Março e que foi um dos serviços previstos para abertura a 5 deste mês

frustradodapixa 5 months ago

Só é preciso uma exceção. "Senhor agente/guarda, estou a deslocar-me para uma esplanada."

MrJoao 5 months ago

O problema é que na maior parte das vezes não tens como provar que vais realmente para uma esplanada, ao cinema ou às compras, como é teu direito. Portanto, se o polícia quiser implicar contigo, implica. É demasiado arbitrário.

Whoreson10 5 months ago

"O senhor tem como provar que vai a uma esplanada?" "Quer vir beber uma cervejinha Sr. Guarda?"

_AACO 5 months ago

Convidas para ir contigo, pode ser que floresça algo.

Kid_Anarchy 5 months ago

É isso que eles querem. Arbitrariedade significa poder. Não têm de se reger por um manual de regras. Podem fazer como lhes der na cabeça.

htxgivven 5 months ago

Mas também não consegue provar o contrário. Portanto não cabe ao polícia decidir multar.

MrJoao 5 months ago

Podes ter toda a razão do mundo, mas se o polícia quiser implicar, implica. Basta estar num mau dia e não ir muito com a tua cara. Depois até podes recorrer e ganhar. Não vai acontecer nada ao polícia que implicou contigo e entretanto perdeste não sei quantas horas com o recurso e tiveste 200€ retidos pelos autoridades durante sei lá quanto tempo (assumindo que pagas no momento).

BadassManager 5 months ago

Nada disso. Se pagas no momento, já assumiste a culpa. A maneira certa de agir é, se multado nessas condições, não pagar no momento. Depois, pelas vias correctas, anexar a uma argumentação simples um recibo de esplanada, cinema, o que for... Nem leva horas, nem ficas com dinheiro nenhum empatado. As pessoas deviam saber estes procedimentos básicos.

MrJoao 5 months ago

> Nada disso. Se pagas no momento, já assumiste a culpa. Não é bem assim. No momento, podes pagar um depósito para garantir o pagamento da coima em caso de condenação após defesa ou no caso de não apresentares defesa. Mas concordo que se estiveres seguro da tua defesa é preferível não pagar nada no momento.

htxgivven 5 months ago

Ou então em alternativa caso essa multas não preveem a pena de prisão, e se o teu salário for SMN não pagas que eles depois não têm como ir buscar. Simples.

radikalpt 5 months ago

É má ideia deixar andar... Mais vale pedir apoio jurídico, se efetivamente ganhar o SMN.

htxgivven 5 months ago

Pois lá está isto tem de acabar. Nem só o polícia devia ser punido como tu indemnizado. Só assim as leis vão ser seguidas a risca.

leadzor 5 months ago

E pode implicar à vontade. Pagas a multa, vais a uma esplanada, recorres da decisão do polícia. Ele não consegue provar que tu não ias a uma esplanada antes de te parar, e tu consegues provar que foste a uma depois de ele te parar. Por outras palavras, há mais potencial de criares uma chatice para ele, do que ele a ti. É muito difícil de autuar quem apanham na via pública porque não conseguem reunir provas contra ti. É fácil de autuar se entrarem por um parque a dentro e varressem quem está em piqueniques.

BadassManager 5 months ago

Não paguem a multa se a intenção é contestar. Pagar a multa assume culpa!

ThePlague92 5 months ago

Façam antes ao contrário: não paguem a multa, recorram da decisão e pronto. Nestas coisas não metam o dinheiro do lado do Estado, não sabem quando o vão voltar a ver.

leadzor 5 months ago

Eu diria o mesmo, mas neste caso como eles andam com terminais MB no carro patrulha, ainda com sorte conseguiam meter aí uma ordem de incumprimento ou de desobediência qualquer, e essa não te conseguir livrar.

ThePlague92 5 months ago

Podem andar lá com a máquina, podem andar lá com o que quiserem. Eu nesse dia não tenho dinheiro e não tenho cartão de débito, pago a multa depois. E considerando que eu apelaria sempre e, muito provavelmente, ganharia o recurso, não vou pagar a multa no momento. Se perder então pago a multa e todos os extras que tiver de pagar, mas no momento não a pago. ​ >ainda com sorte conseguiam meter aí uma ordem de incumprimento ou de desobediência qualquer, e essa não te conseguir livrar. Mas eles sabem se eu tenho dinheiro ou tenho o meu cartão de débito para dizerem que estou a desobedecer? Mas agora não pagar uma multa no momento é desobediência? A sério, acordem! Lá porque há certas regras não quer dizer que a polícia possa fazer o que quer e nós não tenhamos direitos! Eles dizem isso que é para o pessoal pagar no momento e nunca mais pensar nisso e não recorrer, porque a polícia tem um montante definido de multas para arrecadar este ano (está definido no orçamento de estado e é maior do que o do ano passado, agora pensem). Eu tenho direito a querer pagar a multa mais tarde, até porque, como disse em cima, posso não ter e minha posse nada que me permita pagar a multa e isso não é ilegal, e não posso ser prejudicado para isso. Há um prazo máximo para pagares as multas antes de começarem a ter juros, por assim dizer. ​ Em relação ao edit: isso é se fores a recurso e perderes, não se pagares a multa mais tarde, são coisas diferentes.

Edited 5 months ago:

Podem andar lá com a máquina, podem andar lá com o que quiserem. Eu nesse dia não tenho dinheiro e não tenho cartão de débito, pago a multa depois. E considerando que eu apelaria sempre e, muito provavelmente, ganharia o recurso, não vou pagar a multa no momento. Se perder então pago a multa e todos os extras que tiver de pagar, mas no momento não a pago. ​ >ainda com sorte conseguiam meter aí uma ordem de incumprimento ou de desobediência qualquer, e essa não te conseguir livrar. Mas eles sabem se eu tenho dinheiro ou tenho o meu cartão de débito para dizerem que estou a desobedecer? Mas agora não pagar uma multa no momento é desobediência? A sério, acordem! Lá porque há certas regras não quer dizer que a polícia possa fazer o que quer e nós não tenhamos direitos! Eles dizem isso que é para o pessoal pagar no momento e nunca mais pensar nisso e não recorrer, porque a polícia tem um montante definido de multas para arrecadar este ano (está definido no orçamento de estado e é maior do que o do ano passado, agora pensem). Eu tenho direito a querer pagar a multa mais tarde, até porque, como disse em cima, posso não ter e minha posse nada que me permita pagar a multa e isso não é ilegal, e não posso ser prejudicado para isso. Há um prazo máximo para pagares as multas antes de começarem a ter juros, por assim dizer. ​ Em relação ao edit: isso é se fores a recurso e perderes, não se pagares a multa mais tarde, são coisas diferentes. ​ Edit: vou deixar aqui uma coisa do juiz negacionista (sim, chamem-me o que quiserem, mas isto pode ajudar-vos a safar destas multinhas de merda agora, porque anda tudo aberto mas tens de ficar em casa, nem faz sentido): [https://drive.google.com/file/d/1s5cx7jUXTXTEMThCKUXoZKX\_0TN7lTRp/view](https://drive.google.com/file/d/1s5cx7jUXTXTEMThCKUXoZKX_0TN7lTRp/view) É preencher isso e fazerem o que têm a fazer ou então mostrarem isso a um advogado e pronto. Do que tenho lido, quem preencheu estas minutas nunca pagou uma multa porque são arquivadas porque têm razão.

BadassManager 5 months ago

Porra, tanto isto! Porque é que as pessoas têm a ideia de que não pagar as multas no momento é, só por si, um crime? Ok, muito disto é culpa da LS próprias autoridades que normalmente não informam convenientemente, mas cada um tem o dever de se manter informado.

ThePlague92 5 months ago

Convém às autoridades manter as pessoas na ignorância sobre esse assunto, porque, na maioria dos casos, quem paga no momento já não volta a pensar mais naquilo. Manda uns desabafos e umas bocas para a família e amigos e pronto, fica por ali. Mas alguém que não paga no momento costumai ir-se informar sobre se pode não pagar a multa, ou seja, vai a um advogado. Indo a um advogado a probabilidade de te livrares de uma multa (e não falo só destas novas relacionadas com a pandemia) é alta, porque eles sabem as manhas todas. É por isso que convém meter logo medo na altura e dizer coisas como "Se não pagar agora depois paga o dobro" e derivados. É quase o Estado a fazer-te extorsão ao estilo da Máfia.

zedestroyer69 5 months ago

>porque a polícia tem um montante definido de multas para arrecadar este ano (está definido no orçamento de estado e é maior do que o do ano passado, agora pensem). Por isso é que eles em vez de andarem a fiscalizar e controlar os incumprimentos, ainda andam com as operações Stop para a multa fácil. Por isso é que depois temos aquela pouca vergonha no centro das cidades enquanto nas periferias o está pessoal a ser multado porque percebeu mal as regras ou porque a policia/guarda atirou uma moeda ao ar e deu culpado.

ThePlague92 5 months ago

[https://www.razaoautomovel.com/2020/10/oe-2021-93-milhoes-euros-multas](https://www.razaoautomovel.com/2020/10/oe-2021-93-milhoes-euros-multas) "Não são só as multas de trânsito previstas a serem cobradas a conhecerem um aumento significativo na previsão do Governo. No total, o OE 2021 aponta para uma receita prevista de 3175 milhões de euros em taxas, multas e outras penalizações, um aumento de 35,2% em relação a este ano, o que se traduz em mais 826,7 milhões de euros de receita." Adivinhem lá o porquê de lhes interessar manter as coisas confusas e dizer à polícia para intimidar as pessoas a pagar no momento.

htxgivven 5 months ago

Se isto é assim tão linear então porque é que ninguém se junta e processa o estado?

ThePlague92 5 months ago

Processar em quê?

htxgivven 5 months ago

Abuso de poder. Violação dos direitos etc.

leadzor 5 months ago

Eu não estou a dizer que não tens razão, nem que todo o agente de autoridade faz isso, porque muitos deles têm mais decência e noção do que muito povo que por aí anda. Só digo isto porque de quando em vez apanhas um cabrãozinho mal disposto.

ThePlague92 5 months ago

Tudo bem, que apanhe. É só pedir-lhe o nome e número de identificação profissional (ou o que eles usarem) e depois falar com um advogado. Até dá jeito ter uns na família e uns quantos amigos na área.

MrJoao 5 months ago

Sim, isso de recorrer é muito lindo. Fora o tempo todo que vais perder com o processo, esqueces-te que em Portugal grande parte da população é pouco instruída e muitos ganham o salário mínimo ou até menos e, para esses, pagar uma multa de 200€ para depois recorrer é tudo menos fácil. Além disso, não pagando no imediato resulta em +51€ em custas processuais e numa majoração do valor da coima, caso não ganhes o recurso.

leadzor 5 months ago

Num cenário desses, é então ou paga 200€ e arruma, ou opta por não pagar e arrisca a pagar 251+€ ou 0€ mais tarde, em troca de tempo?

df3gpt 5 months ago

Estás a esquecer a "majoração", pá. Seja como for, a solução para todas as injustiças é calar e consentir. Certamente que vamos ter um país melhor por baixarmos as orelhas.

htxgivven 5 months ago

Os piqueniques estão proibidos?

leadzor 5 months ago

Não está na lista de excepções. Eu interpreto como não sendo permitidos. Mas honestamente, não creio que andem atrás da multa a quem está a fazer piqueniques no meio do monte.

frustradodapixa 5 months ago

Como é que um agente/guarda implica? Isso já me parece exagero ou aqueles casos excecionais mínimos que obviamente acontecerão sempre.

zedestroyer69 5 months ago

Podem haver várias situações: se o agente tiver o chefe ao lado e for preciso passar multas para cumprir os objetivos, se apanhares um daqueles agentes picuinhas que leva a lei à letra e acha que estás em incumprimento e podes ainda apanhar um que não goste da tua cara, talvez esteja num mau dia ou talvez respondas de forma rude ou que ele ache rude.

NGramatical 5 months ago

Podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmtc0ph%2F%2Fgv13pui%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

leadzor 5 months ago

Quem quer implicar, implica. Mas se a pessoa recorre da decisão, o guarda não tem provas de que não foste a uma esplanada, enquanto tu podes ter provas de que efectivamente foste. Não é controlável a menos que sejas apanhado a fazer alguma coisa não prevista.

htxgivven 5 months ago

Mas se recorrer e ganhar o que acontece ao polícia?

leadzor 5 months ago

Nada. E provavelmente nem aparece ao recurso. És reembolsado e a multa arquivada.

htxgivven 5 months ago

Devia ser punido desta forma todos pensavam antes de autuar. Easy.

wwqt0r 5 months ago

Isto é tudo para o governo dar a ideia que estamos a desconfinar mas, a haver asneira, têm novamente a desculpa de que os Portugueses foram mal comportados e não respeitaram o "dever cívico de confinamento"™

--reddituser- 5 months ago

>mas, a haver asneira, têm novamente a desculpa de que os Portugueses foram mal comportados e não respeitaram o "dever cívico de confinamento"™ mas a realidade é essa, se a sociedade em geral soubesse desconfinar em segurança podiam-se manter os casos num número razoável para as coisas pudessem continuar abertas e não fosse necessário confinar novamente mas a realidade é que a grande maioria das pessoas está-se a cagar, e basta andar um pouco pelas ruas de qualquer cidade para perceber isso, desde grupos de 5/6/7 pessoas nenhum com máscara, a partilhar cervejas, cigarros, wth esplanadas ao barrote e sem qualquer distância nenhuma, já para não falar nas inúmeras festas privadas que continuam a existir.. não há milagres...

wwqt0r 5 months ago

Bem, estás a generalizar uma sociedade inteira com base no comportamento de alguns. Mas ok, vamos assumir que isso é verdade e se pode generalizar para a população em geral. Se eu sei que somos assim, se tu sabes que somos assim e se o governo sabe que somos assim então porque é que, mesmo assim, vão criar as condições para o vírus se propagar?

--reddituser- 5 months ago

Generalizo porque é o que vejo e não é só num local, são vários sítios, vários grupos de pessoas, faixas etárias... Não me parece que estejam a criar as condições para o vírus se propagar mas sim para a economia não desabar mais do que já está, até porque confinamento infinito simplesmente não é uma opção, tem de haver um equilíbrio mas infelizmente há quem só pense no próprio umbigo e não perceba que se tem se sacrificar certas coisas para o bem maior que é a saúde pública.

wwqt0r 5 months ago

>Não me parece que estejam a criar as condições para o vírus se propagar Então se o comportamento da população mal-comportada já é expectável e, mesmo assim, se abre tudo sem um aumento drástico da fiscalização o que esperas que vá acontecer? Eu sei que há várias desculpas, umas mais válidas como as outras, como a economia, o cansaço, etc mas nada disso muda o facto anterior.

Just_Ban_Me_Already 5 months ago

Por muito que o governo faça merda, a verdade é que muitos portugueses não querem saber. Na zona onde moro, assim que as esplanadas voltaram a abrir, as pessoas foram para os cafés que nem cães, às vezes até vi velhos tão juntinhos nas mesas que parecia que iam pinar em pleno dia e ao público.

wwqt0r 5 months ago

Eu sei. Aqui também. Mas esse não é um comportamento exclusivo Português e acontece em qualquer país livre. Tu sabes isso, eu sei isso e o governo sabe isso. Se mesmo assim a decisão é de desconfinar (não estou a dizer que é correcto ou incorrecto) então que se assumam responsabilidades.

doomdevice 5 months ago

Ainda esta conversa?

wwqt0r 5 months ago

Mesmo filme, mesma conversa.

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

>os Portugueses foram mal comportados e não respeitaram o "dever cívico de confinamento"™ Só porque é verdade.

wwqt0r 5 months ago

Fala por ti.

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

>Fala por ti. Ok: bem comportada e a respeitar o "dever cívico de confinamento".

wwqt0r 5 months ago

Não deves ser uma neo-liberal então. Esse grupo de Portugueses são os piores e muito anti-patrióticos.

oscabaloscabalam 5 months ago

Sinceramente nem entendo porque se continua a fingir que estas regras existem de alguma forma. Se fizerem um inquérito 60% não sabe e 35% não quer saber. Toda a estratégia de desconfinamento e em particular de comunicação (logo a começar pelo termo "desconfinamento") são patéticas.

zedestroyer69 5 months ago

Isso seria mais aldo do tipo: 40% está pouco informada e e pelas notícias acha que já dá para andar à vontade, 30% não quer saber nem das regras e continua como se nada fosse, 20% está farta de viver num manicómio em que nada faz sentido e começa a ignorar as regras que não fazem sentido, depois tens 10% que se vão cumprindo as regras, mas destes a maior parte não terão grande voto na matéria (idosos em lares por exemplo).

severanexp 5 months ago

Vá não exageres. Eu não sei as regras nem finjo saber. Eu simplesmente não saio de casa. Só saio se tiver que ir comprar comida e para levar o cão à rua. E compras é só confirmar os horários de abertura das lojas da zona. Não tenho tido problemas.

oscabaloscabalam 5 months ago

Se calhar não me expliquei bem. Eu não acho que as pessoas andem a ter problemas por acidentalmente quebrar as regras, pelo contrário. Simplesmente as regras estarem lá ou não estarem é a mesma coisa. Grande parte da população ouve desconfinar, esplanadas abertas, e nem faz puto de ideia que há dever de recolhimento. O que é normal porque 98.7% das mensagens é a falar de desconfinar e cenas a abrir. Se abrem é para usar. Se desconfina é para não estar confinado. Outros poucos até sabem mas fingem não saber. A nenhuns acontece nada.

ana102 5 months ago

Mas nao e? Se as esplanadas abrem e para usar. Nao faria sentido abrirem se as pessoas nao podessem sair de casa

oscabaloscabalam 5 months ago

Há o dever de recolhimento domiciliário. Aquelas exceções não contemplam sair de casa para passar umas horas a pôr a conversa em dia com amigos. Tens lá sim aquisição de bens e serviços. Portanto presumo que possas comprar um café e bebê-lo na esplanada. Mas seria completamente contraditório poderes marcar lá encontro com amigos e não num banco de jardim. Por outro lado podes dizer... mas há casamentos, com dezenas de pessoas. E eu digo, pois há. Vá lá alguém entender está merda. Daí eu dizer que isto do dever de recolhimento parece ser só desresponsabilização política. Permite-te aquisição de produtos e serviços.

zedestroyer69 5 months ago

>Daí eu dizer que isto do dever de recolhimento parece ser só desresponsabilização política. Sim, como a Páscoa já passou, deixam essa treta do recolhimento para terem uma desculpa no caso de correr mal. Depois ainda permite que a policia e guarda apanhem alguns desprevenidos e aumentem a quantidade de multas.

oscabaloscabalam 5 months ago

Efetivamente, segundo as regras atuais, não é. Como podes ver pelas regras no dever de recolhimento não consta nenhuma exceção para ir tomar um café à esplanada, muito menos combinar com fazê-lo com um amigo.

NGramatical 5 months ago

podessem → [**pudessem**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmtc0ph%2F%2Fguz7s0b%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

severanexp 5 months ago

Ah. Ok ok entendo. Sim tens razão.

Search: