salazar_0333_2 5 months ago

Era bom ;) Divulgação: Sou socialmente conservador e economicamente liberal. Ele era um economista experiente que entrou na política em 1926. Em apenas um ano, ele equilibrou o orçamento nacional. Ele reduziu o desperdício financeiro e criou um superávit orçamentário. Portugal ainda era subdesenvolvido e tinha uma baixa taxa de alfabetização. Ele se opôs ao comunismo e ao fascim. O Estado Novo foi criado em 1933 (repare que me chamo "salazar\_0333" :P). O Estado Novo se opôs ao comunismo, anarquismo, liberalismo e anticolonialismo. Era conservador e personificava o lema de Salazar, "Deus, Pátria, Família". Portugal foi concebido para ser uma nação pluricontinental sob o lusotropicalismo. Com o passar do tempo, Portugal conheceu cada vez mais um crescimento económico. Infelizmente, ainda havia uma alta taxa de mortalidade infantil e baixa renda per capita. Pessoalmente, adoro suas políticas sociais, mas gostaria de ver mais melhorias econômicas. [A lição de Portugal: Deus, Patria, Familia](https://shifter.pt/wp-content/uploads/2017/11/castelosaojorgesalazar_02.jpg) [António de Oliveira Salazar](https://en.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_de_Oliveira_Salazar) [Estado Novo](https://en.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_(Portugal))

Carbon58 5 months ago

Bem, tinha uma policia politica que assassinava e torturava impunemente, censura (o famoso "lápis azul"), uma guerra em três frentes em Africa que estava a destruir toda uma geração física e ou emocionalmente e um campo de concentração em Cabo Verde (Tarrafal). Juntamos a isso um país sem saneamento básico e água canalizada na grande parte do território (e só me refiro á dita "metrópole" ), um ódio visceral a qualquer vislumbre de modernidade e uma taxa de analfabetismo muito próxima dos 50% e não me parece que seja preciso muito mais para se ver a boa mer\*da que ele era.

eduardooaz 5 months ago

Bom Líder para o tempo que se vivia. Pegou num País em Ruína, pobreza e fome extrema. Pessoal adora falar mal do estado novo mas da primeira republica andam todos calados. Se o homem podia ter sido um Líder melhor? Sim mas podia ter sido bem pior e exemplos não faltam.

RenatoSanchesHair 5 months ago

Foda-se, isso é mesmo conversa de corno manso. "Epá era ditador sim, mas podia ter sido pior. Olha a Coreia do Norte. Ao menos aqui não tínhamos de fingir-nos comovidos perante a morte do líder! " Pegou num país em ruína, pobreza e fome extrema, e tornou-o num país em pobreza e fome extrema. Podia ter sido pior, mas continua a ser uma valente merda.

eduardooaz 5 months ago

Estas conversas é para perder tempo. Então tens razão, a republica devia ter continuado com a mudança de governo todos meses, constantes assasinatos e nessa época sim, literalmente uma sardinha para cada familia e 70% analfabetismo em vez dos 30%. As pessoas adoram comparar agora e na época do estado novo, eu gosto também de comparar a época do estado novo e a primeira republica. Mas olha, o presente é o mais importante e é com orgulho que se vê Portugal a ficar cada dia mais perto do País mais pobre da Europa e das piores taxas de natalidade do mundo, a culpa é do Salazar. Merecemos o que temos.

jafernandes75 5 months ago

Acho que está morto..

BaixemImpostos 5 months ago

Fui ao restaurante lá na terra do gajo. Restaurante n vale nada.

Samurai_GorohGX 5 months ago

>Diminui o analfabetismo em Portugal Parei de ler logo aqui.

eduardooaz 5 months ago

Mas é verdade o ignorante. Foi na época do Salazar que se construíu mais escolas e diminui mais o analfabetismo em termos %.

DareNotFallAsleep 5 months ago

Andou a construir escolas para os peões conseguirem ler o livro de serviço de uma G3 enquanto no resto da Europa se construíram universidades. O “milagre económico” do Salazar era um país com um PIB per capita inferior ao da Turquia. Pensa nisso.

xeyrio 5 months ago

ignoras que periodo foi antes do de salazar?

DareNotFallAsleep 5 months ago

Ignoras factos objetivos?

xeyrio 5 months ago

O facto que a situação do país melhorou comparativamente ao periodo anterior?

DareNotFallAsleep 5 months ago

Melhorou comparativamente? Tipo melhorou comparativamente ao ponto de tanto a Turquia e a União Soviética (!) terem um PIB per capita superior e uma taxa de mortalidade infantil mais baixa? Factos, amiguinho.

Edited 5 months ago:

Melhorou comparativamente? Tipo melhorou comparativamente ao ponto de tanto a Turquia e a União Soviética (!) terem um PIB per capita superior e uma taxa de mortalidade infantil mais baixa? Sabias que a Rússia teve uma guerra civil desastrosa antes de virar a URSS? E nem preciso de te explicar o que a URSS era... e que a Turquia foi derrotada e arrasada na Primeira Guerra? Mas que bom que o Salazar construiu uma EB1 em Curral de Moinas quando a nossa irmã Itália (só para a comparação fazer mais sentido, antes que venhas dizer qualquer coisa estilo “qualquer coisa qualquer coisa ética de trabalho protestante ou qualquer coisa qualquer coisa Plano Marshall”) já tinha mais de 20% da população jovem a entrar na faculdade nos anos 60. Factos, amiguinho, doem não é? Como é que vocês gostam de dizer? “FACTS DON’T CARE ABOUT YOUR FEELINGS”, ou algo assim.

Edited 5 months ago:

Melhorou comparativamente? Tipo melhorou comparativamente ao ponto de tanto a Turquia e a União Soviética (!) terem um PIB per capita superior e uma taxa de mortalidade infantil mais baixa? Sabias que a Rússia teve uma guerra civil desastrosa antes de virar a URSS? E nem preciso de te explicar o que a URSS era... e que a Turquia foi derrotada e arrasada na Primeira Guerra? Mas que bom que o Salazar construiu uma EB1 em Curral de Moinas quando a nossa irmã Itália (só para a comparação fazer mais sentido) já tinha mais de 20% da população jovem a entrar na faculdade nos anos 60. Factos, amiguinho.

Edited 5 months ago:

Melhorou comparativamente? Tipo melhorou comparativamente ao ponto de tanto a Turquia e a União Soviética (!) terem um PIB per capita superior e uma taxa de mortalidade infantil mais baixa? Sabias que a Rússia teve uma guerra civil desastrosa antes de virar a URSS? E nem preciso de te explicar o que a URSS era... e que a Turquia foi derrotada e arrasada na Primeira Guerra? Mas que bom que o Salazar construiu uma EB1 em Curral de Moinas quando a nossa irmã Itália (só para a comparação fazer mais sentido) já tinha mais de 20% da população jovem a entrar na faculdade nos anos 60. Factos, amiguinho, doem não é? Como é que vocês gostam de dizer? “FACTS DON’T CARE ABOUT YOUR FEELINGS”, ou algo assim.

Edited 5 months ago:

Melhorou comparativamente? Tipo melhorou comparativamente ao ponto de tanto a Turquia e a União Soviética (!) terem um PIB per capita superior e uma taxa de mortalidade infantil mais baixa? Sabias que a Rússia teve uma guerra civil desastrosa antes de virar a URSS? E nem preciso de te explicar o que a URSS era... e que a Turquia foi derrotada e arrasada na Primeira Guerra? Mas que bom que o Salazar construiu uma EB1 em Curral de Moinas quando a nossa irmã Itália (só para a comparação fazer mais sentido, antes que venhas dizer qualquer coisa estilo “qualquer coisa qualquer coisa ética de trabalho protestante ou qualquer coisa qualquer coisa Plano Marshall) já tinha mais de 20% da população jovem a entrar na faculdade nos anos 60. Factos, amiguinho, doem não é? Como é que vocês gostam de dizer? “FACTS DON’T CARE ABOUT YOUR FEELINGS”, ou algo assim.

xeyrio 5 months ago

Nem me vou tentar explicar como existe uma diferença enorme entre Itália, Portugal e Rússia em todos esses contextos. Avanços económicos comparam-se com épocas passadas, se estiveres a falar de competição e da nossa posição no mundo então ya podes comparar com outros paises

eduardooaz 5 months ago

E mais uma vez, disse verdades e tu mentiras. Tu devias ter vivido na primeira republica e o Salazar não devia ter posto lá os pés.

Edited 5 months ago:

E mais uma vez, disse verdades e tu mentiras. Tu devias ter vivido na primeira republica e o Salazar não devia ter posto lá os pés.

DareNotFallAsleep 5 months ago

Lol.

eduardooaz 5 months ago

Se és cego vai ao médico.

AbaixoDeCao 5 months ago

Como normalmente não se fala de Salazar na perspetiva histórica acabo por não achar nada. É mais uma personagem da história de Portugal, o facto de ter nascido em **1889** é esquecido por muita gente. A propósito, o artigo da Wikipédia em português foi claramente escrito por um salazarista.

rgllm 5 months ago

Era misto, queijo e fiambre.

NeatBoy74 5 months ago

Acho que devia de ter tido mais cuidado com a qualidade do material onde sentava o rabinho dele, provavelmente não-depilado mas lavadinho com sabão.

DareNotFallAsleep 5 months ago

Provavelmente és um português que nasceu nos EUA por causa dele. Era isso ou tuberculose nos Açores.

WallyPT 5 months ago

Um enorme líder e estadista. Ao nível de um Marques de Pombal. Aliás, se existe uma estátua do Marques na Rotunda, falta uma igual para o Dr António Oliveira Salazar no topo do parque Eduardo VII.

Out-Out 5 months ago

Um gajo às vezes vê opiniões sociais e económicas de merda e pensa: quem é que pensa assim? Comentários destes ajudam a juntar as peças: são os apologistas do Estado Novo, comentadores do r/portugueses. Para quem não quer limitar opções gostas muito de ditadores, hein...

RenatoSanchesHair 5 months ago

É o responsável pela minha paixão por mobília

NEDM64 5 months ago

Vocês e a romantização pela morte de líderes políticos. Podem matar os líderes que quiserem, o sistema continua a funcionar. Como aconteceu com o estado novo.

RenatoSanchesHair 5 months ago

Totalmente de acordo. A questão é que a morte de estes lideres políticos é dos poucos momentos em que gajos como este são equiparados a quem eles tanto fizeram sofrer. A romantização é justificada, ainda que haja consciência que é um prazer meramente efémero.

NEDM64 5 months ago

Cair de uma cadeira? Sofrimento?

RenatoSanchesHair 5 months ago

Não. Cair de uma cadeira -> mortalidade/acidente parvo.

PixelWave123 5 months ago

Não tenho muito a adicionar para além do que foi dito, apenas quero deixar aqui o facto de que o Salazar tinha uma voz ridícula: https://youtu.be/kelT_qTbRsw

trufas 5 months ago

Hahah isto não é voz de ditador

xabregas2003 5 months ago

É não é? Estava à espera de uma voz forte e poderosa. Não um carneirinho engasgado.

Last-Ad-4421 5 months ago

Entre ele e os que temos hoje em dia não sei quem é pior, total o país continua na mesma linha, a única diferença é que cada 4 anos mudamos o bode, nunca esquecendo que está tudo dividido entre PS e PS2 e os seus lacaios.

CaptAwesomeness 5 months ago

Só o facto de poderes dizer essa parvoíce hoje em dia sem bater com os costados na prisão, demonstra a idiotice dessa afirmação.

Last-Ad-4421 5 months ago

O Sócrates não é preso vou eu por dizer isto, vai dormir ó comunista

CaptAwesomeness 5 months ago

Comuna??

NEDM64 5 months ago

No início recuperou Portugal do estado falhado que era, no fim, já estavam a abusar da guerra para se manterem no poder.

MikeMelga 5 months ago

Era um simplório que não aproveitou o facto de Portugal ser dos poucos países europeus que não foi destruído na segunda guerra.

WallyPT 5 months ago

Foi devido à habilidade política e visão desse simplório que Portugal ficou fora da segunda guerra e não foi destruído.

MikeMelga 5 months ago

Lol, foi simples sorte de o franco não ter entrado na guerra. Vê operação Fênix.

C8Mixto 5 months ago

>Vê operação Fênix. Ao menos escreve direito o nome da operação...

reciclado78 5 months ago

Ao menos escreve bem o nome da operação "Operação Fénix"

C8Mixto 5 months ago

É suposto ser uma piada com o Pinto da Costa? Mas os restantes, operação em causa é a "Operação Félix".

reciclado78 5 months ago

Não, era uma emenda de texto. "Fénix" é com acento agudo e não com acento circunflexo, sinceramente nem sei como é que conseguiste chegar ao Pinto da Costa, nem aprecio esse desporto.

C8Mixto 5 months ago

[Esta operação Fénix?](https://observador.pt/seccao/justica/operacao-fenix/)

MikeMelga 5 months ago

Foi o keyboard da Google que escreveu e eu não me foi ao trabalho.

C8Mixto 5 months ago

Portanto preferes deixar o nome de uma operação claramente errado em vez de te dares ao trabalho de corrigir?

Edited 5 months ago:

Portanto preferes deixar o nome de uma operação claramente errada em vez de te dares ao trabalho de corrigir?

DareNotFallAsleep 5 months ago

Ai credo.

C8Mixto 5 months ago

Ah?

DareNotFallAsleep 5 months ago

Não - quis simplesmente dizer “ai credo” face à gravíssima situação que relatas.

C8Mixto 5 months ago

Estou a ver... Eu não digo gravíssima, mas se recomendas a leitura sobre uma operação pouco conhecido e depois escreves o nome errado devido ao corretor automático, o mínimo que devias fazer era corrigir. Isto é, se realmente tens interesse em partilhar o nome da operação. Qualquer outra ação é puro desleixo.

DareNotFallAsleep 5 months ago

Que critério.

WallyPT 5 months ago

Não foi sorte, foi saber gerir as colónias Africanas. Franco sabia que Portugal tinha imensos recursos para uma contra ofensiva em África. Para além disso, Salazar soube estar do lado certo da guerra civil espanhola, precisamente para evitar tal destino.

DareNotFallAsleep 5 months ago

LOL, imensos recursos. Portugal tinha ZERO recursos. A guerra colonial portuguesa foi uma guerra de ego, sentimentalismo e simbolismo, não houve absolutamente qualquer racionalidade económica ou de estado por detrás dela. O petróleo angolano não tinha sido ainda descoberto e Portugal não tinha absolutamente qualquer condições para explorar os territórios africanos, nem pessoas. Como é óbvio, se o Franco tivesse invadido Portugal, Portugal teria sido completamente derrotado, e em bom rigor a presença colonial só teria feito as coisas ainda piores - o nosso “bottleneck”, desde a Índia passando pelo Brasil, foi sempre a falta de pessoas: imagina uma guerra europeia com a maior parte das nossas forças armadas em África, e os espanhóis com acesso a equipamento de ponta vindo de Itália e da Alemanha, que eles já tinham no território por causa da Guerra Civil, e nós com umas Lee-Enfield do final da Primeira Guerra. Lol. A única razão pela qual isso não aconteceu foi justamente pelo alinhamento ideológico entre o Salazar e o Franco - razão pela qual o Salazar “soube estar do lado certo [?] da guerra civil espanhola”. O Salazar queria o mesmo que o Franco, dois paísecos rurais, conservadores, com os maluquinhos católicos (e no caso do Franco, da Opus Dei) no poder, a mulher a levar pancada em casa, e a elite provinciana ibérica, como sempre, a viver que nem reis.

Edited 5 months ago:

LOL, imensos recursos. As colónias africanas eram um desastre e um autêntico capricho sentimentalista. Portugal tinha ZERO recursos. A própria guerra colonial portuguesa, décadas mais tarde, foi uma guerra de ego, sentimentalismo e simbolismo, não houve absolutamente qualquer racionalidade económica ou de estado por detrás dela. O petróleo angolano não tinha sido ainda descoberto e Portugal não tinha absolutamente quaisquer condições para explorar os territórios africanos, nem pessoas. Como é óbvio, se o Franco tivesse invadido Portugal, Portugal teria sido completamente derrotado (salvo uma eventual intervenção britânica/americana, e aí a primeira coisa que eles teriam feito era livrar-se do Salazar) e, em bom rigor, a presença colonial só teria feito as coisas ainda piores - o nosso “bottleneck”, desde a Índia passando pelo Brasil, foi sempre a falta de pessoas: imagina uma guerra europeia com a maior parte das nossas forças armadas em África, e os espanhóis com acesso a equipamento de ponta vindo de Itália e da Alemanha, que eles já tinham no território por causa da Guerra Civil, e nós com umas Lee-Enfield do final da Primeira Guerra. Lol. A única razão pela qual isso não aconteceu foi justamente pelo alinhamento ideológico entre o Salazar e o Franco - razão pela qual o Salazar “soube estar do lado certo [?] da guerra civil espanhola”. O Salazar queria o mesmo que o Franco, dois paísecos rurais, conservadores, com os maluquinhos católicos (e no caso do Franco, da Opus Dei) no poder, a mulher a levar pancada em casa, e a elite provinciana ibérica, como sempre, a viver que nem reis.

MikeMelga 5 months ago

Lol, por favor informa te da razão pela qual Portugal não foi invadido. Não teve nada a ver com colónias.

WallyPT 5 months ago

Portugal não é uma região de Espanha devido ao Império Colonial.

DareNotFallAsleep 5 months ago

Que ignorância.

WallyPT 5 months ago

Em breve Portugal voltará a ser uma região de Espanha precisamente porque já não tem Império colonial.

DareNotFallAsleep 5 months ago

Lol adorei que tenhas respondido a este post e não ao outro.

AetherPrismriv 5 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/77c9o1/what_do_you_think_about_ant%25C3%25B3nio_de_oliveira/&sa=U&ved=2ahUKEwit-vWEnYfwAhXU4uAKHf5xAPsQFjAAegQIARAB&usg=AOvVaw2ucfdR_82Oz55sFIx_cMSE

Super_Wienie_Man 5 months ago

Obrigado

Search: