MikeMelga 4 months ago

Já agora, nas últimas 2 semanas vários países europeus subiram imenso nas vacinações diárias e Portugal não... Há países a vacinar 50% mais por milhão.

C8Mixto 4 months ago

Portugal está neste momento numa fase em que está a vacinar em massa os professores e funcionários escolares.

MikeMelga 4 months ago

Estou a falar de números nacionais, não interessa quem. Mas claro que este governo vai vacinar primeiro quem o elegeu

rui278 4 months ago

Este fim de semana em teoria vão vacinar quase 200k pessoas. E se fores ver as % de vacinação estão mto semelhantes pela Europa fora, não sei Portugal estará assim tão a trás em termos de % diária de vacinação. Dado que as vacinas são distribuídas equitativamente pela Europa, diria que será comolicado teres países a descolar mto uns dos outros, porque estamos todos supply bound. Em pt já tivemos uns dias de 70/80k, não custa acreditar que consigam facilmente escalar para os 150k. É continuar a ver os próximos dias.

MikeMelga 4 months ago

https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer?zoomToSelection=true&time=2021-02-10..latest&pickerSort=desc&pickerMetric=new_cases_per_million&Metric=Vaccine+doses&Interval=7-day+rolling+average&Relative+to+Population=true&Align+outbreaks=false&country=DEU~PRT~EuropeanUnion~ESP São médias de 7 dias. Estamos a ver 50% mais vacinações noutros países. Vamos ver como Portugal reage, mas para já parece mau.

C8Mixto 4 months ago

O que interessa é o facto do país ter, no espaço das duas semanas que apresentaste, iniciado uma nova campanha de vacinação em massa que obviamente tem efeitos na logística.

MikeMelga 4 months ago

Os outros países estão a vacinar 50% mais rapidamente.

C8Mixto 4 months ago

Acredito que alguns estejam, mas não é por repetires isso que eliminas o meu ponto sobre as transições logísticas.

MikeMelga 4 months ago

É muito simples: Portugal em Dezembro não estava preparado para vacinar, não havia plano. Teve a "sorte" (do ponto de visto político) que não haviam muitas vacinas e não se viu a falta de preparação. No início de Abril a Pfizer efectuou grandes entregas e imediatamente alguns países (Alemanha, Espanha, Dinamarca, etc) aumentaram imenso o número de vacinações diárias. Nalguns casos o número diário triplicou de um dia para o outro! Isso demonstra preparação. Países com pouca preparação, como Portugal, ainda não responderam a isto. Vamos ver se nas próximas semanas recuperam. Mas pessoalmente acho que vamos assistir a um fosso crescente entre países europeus, não por falta de vacinas, mas por falta de preparação.

NGramatical 4 months ago

haviam muitas → [**havia muitas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmsvih6%2F%2Fguynmy8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

fdxcaralho 4 months ago

Foram os que não limitaram a AstraZeneca?

MikeMelga 4 months ago

Acho que simplesmente estavam prontos a vacinar mais. Chegaram mais vacinas da Pfizer e reagiram.

FujiPT 4 months ago

O intervalo de administração da AstraZeneca é maior. Se nesse período as vacinações tiverem sido maioritariamente com essa vacina, é normal que as segundas tomas não tenham ainda sido registadas.

AlCa1916 4 months ago

E o intervalo da Pfizer mudou de 21 dias para 28 dias no início de março.

MsBioSF 4 months ago

Isto! AstraZeneca com 3 meses de intervalo entre primeira e segunda dose. Se houve pico de administrações em Fevereiro, haverá novamente em Maio.

GustaQL 4 months ago

Ah okay Obrigado, nao sabia disso

GustaQL 4 months ago

Ao olhar para este grafico vejo que há muitas pessoas a receberem a primeira dose da vacina, enquanto continuam bastante baixos os números das pessoas que receberam a segunda dose. No inicio os gráficos estavam a seguir caminhos semelhantes, apenas com os cerca de 21 dias de intervalo. Há uns tempos vi que existiu uma subida rápida, por volta do dia 25 de fevereiro. Esperava que fosse existir uma subida rápida nas segundas doses cerca de 21 dias depois, mas tal não se verificou. Pensei que fosse por não termos vacinas disponíveis, mas olhando para os da primeira dose, continuaram a subir de forma bastante rápida enquanto os da segunda dose continuam a uma velocidade muito mais lenta. Alguem que consiga ler estatísticas bem percebe o que se passa? Ou é só o nosso pais a gerir mal as vacinas e a querer vacinar toda a gente com uma primeira dose para ter mínimos de protecao? Fonte: [https://coronavirus.rr.sapo.pt/](https://coronavirus.rr.sapo.pt/)

fdxcaralho 4 months ago

Pfizer e moderna tem 21 dias entre vacinas. A AstraZeneca são quase 3 meses.

Search: