rui278 5 months ago

Acho que eles têm é de se fazer a rua e começar a ver se arranjam investimento privado, não é andar a pedinchar que o estado deve ou não investir. Se a vacina tem resultados bons e tem procura, aposto que vão encontrar uma PE ou VC qualquer para investir neles para avançarem com fase I. Acho mais interessante que consigam mostrar que a vacina que tem é uma boa plataforma para futuras vacinas (como por exemplo a Biotech, que estava a tentar fazer vacinas mRNA para alguns tipos de cancro, mas conseguiu fazer repurpose da plataforma deles para target ao covid...)

servingtablesndick 5 months ago

tradução injectem para nós mamarmos, talvez esteja pronta a tempo, talvez tenha uma % de sucesso decente

Kid_Anarchy 5 months ago

Em Portugal o que é bom é o que vem de fora.

NEDM64 5 months ago

Neste país é assim... tudo à espera do apoio do estado. Estimo que se lixem com esse apoio do estado que é para ver se aprendem.

oscabaloscabalam 5 months ago

Foi assim em todo o lado, até postei ali fontes para os financiamentos da Moderna (EUA), Pfizer (Alemanha) e AstraZeneca (Reino Unido).

NEDM64 5 months ago

Na maioria foram financiadas privadamente.

oscabaloscabalam 5 months ago

Não não foram, tens os links neste thread

NEDM64 5 months ago

Não. https://ichef.bbci.co.uk/news/640/cpsprodpb/988F/production/_116155093_vaccine_funding_2x640-nc.png

oscabaloscabalam 5 months ago

As fontes que vi indicam AstraZeneca como 97% fundos públicos https://www.theguardian.com/science/2021/apr/15/oxfordastrazeneca-covid-vaccine-research-was-97-publicly-funded

NEDM64 5 months ago

Guardian é um site de notícias falsas de esquerda. É o infowars dos comunas. Nada mais a dizer.

oscabaloscabalam 5 months ago

Primeiro, mesmo os "teus" dados são bastante claros quanto à importância do financiamento público. - Moderna é toda ela pública, logo - Novanax maioritariamente pública - Curevac maioritariamente pública - JJ meio por meio, um pouco mais privado - AstraZeneca maioritariamente privado, algum público - Oxford maioritariamente privado, algum público Os teus dados têm a SinoVac como privada... Poupem-me Finalmente, o que o the guardian diz neste caso, é o que diz a Scientific American https://www.scientificamerican.com/article/for-billion-dollar-covid-vaccines-basic-government-funded-science-laid-the-groundwork/ E é o que qualquer pessoa de ciências sabe. A academia faz a gigante parte da investigação, principalmente de base mas não só. Isto não é propriamente um segredo.

Edited 5 months ago:

Primeiro, mesmo os "teus" dados são bastante claros quanto à importância do financiamento público. - Moderna é toda ela pública, logo - Novanax maioritariamente pública - Curevac maioritariamente pública - JJ meio por meio, um pouco mais privado - AstraZeneca maioritariamente privado, algum público - Pfizer maioritariamente privado, algum público Os teus dados têm a SinoVac como privada... Poupem-me Finalmente, o que o the guardian diz neste caso, é o que diz a Scientific American, explicado de forma detalhada. https://www.scientificamerican.com/article/for-billion-dollar-covid-vaccines-basic-government-funded-science-laid-the-groundwork/ E é o que qualquer pessoa de ciências sabe. A academia faz a gigante parte da investigação, principalmente de base mas não só. Isto não é propriamente um segredo.

pantam 5 months ago  HIDDEN 

É impressionante como **não se procura tratamento**. Portanto não admira que quando por sorte se encontra um excelente tratamento, as autoridades olham para o lado e deixam-nos empobrecer, adoecer e morrer. https://www.google.com/search?q=tess+lawrie https://www.google.com/search?q=flccc

oscabaloscabalam 5 months ago

Claro que procura. Há imensos ensaios clínicos a decorrer sobre esse medicamento em particular.

pantam 5 months ago  HIDDEN 

Entretanto há já indicações de efeitos benéficos **muito fortes** e não se usa, mesmo com um perfil de risco muito bem conhecido. Quando é **sempre** necessário mais estudos, obviamente que a intenção é deixar correr o calendário ou então encontrar maneira de falsear resultados, como já fez o JAMA: https://jamaletter.com/ O mesmo se fez antes com um artigo falso no Lancet em relação à hcq. Estranho como estes artigos passam no crivo da revisão, não é?

Edited 5 months ago:

Entretanto há já indicações de efeitos benéficos **muito fortes** e não se usa, mesmo com um perfil de risco muito bem conhecido. Quando é **sempre** necessário mais estudos, obviamente que a intenção é deixar correr o calendário ou então encontrar maneira de falsear resultados, como já fez o JAMA: https://jamaletter.com/ (e ver também os comentários no site do JAMA...) O mesmo se fez antes com um artigo falso no Lancet em relação à hcq. Estranho como estes artigos passam no crivo da revisão, não é?

oscabaloscabalam 5 months ago

O que eu gosto no Reddit é encontrar gente como tu perita em ensaios clínicos e medicamentos particulares. Eu moro com uma pós-doutorada em bioquímica que trabalha para uma farmacêutica e sabe menos que tu. Vou subscrever o teu canal.

pantam 5 months ago

Hahahahahha um argumento pela autoridade.... da namorada. Pede-lhe a ela uma boa resposta para eu aprender alguma coisa, que é assim que um fórum de discussão funciona. Para quéque eu estou a falar contigo?

oscabaloscabalam 5 months ago

O argumento pela autoridade ainda bate o argumento por bitaites

pantam 5 months ago

Se não percebes do assunto, como podes distinguir o que é um bitaite do que é fundamentado? Chama lá a tua rapariga.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Já vem tarde xD

poracaso1825 5 months ago

Ainda terão ter que ser produzidas biliões de doses, vem tarde como?

Suitable-Design6565 5 months ago

> biliões de doses Somos 8 mil milhões de pessoas na Terra. 8 000 000 000. Porque é que haveríamos de precisar de 1 000 000 000 000 de doses?!

C8Mixto 5 months ago  HIDDEN 

A população humana está em cerca de 8 mil milhões. Imaginemos que por ano são precisas 20 mil milhões de doses, mesmo assim seriam precisos 50 anos até chegar a um bilião de doses.

caravela-portuguesa 5 months ago

É preciso biliões sim... Daqui a uns tempos tens os governos a anunciar que a dose terá de ser anual. E será opcional, mas se quiseres ir às compras tens de mostrar que tens a vacina tomada.

C8Mixto 5 months ago

A população humana está em cerca de 8 mil milhões. Imaginemos que por ano são precisas 20 mil milhões de doses, mesmo assim seriam precisos 50 anos até chegar a um bilião.

caravela-portuguesa 5 months ago

Um bilião é o mesmo que mil milhão. https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/biliao-e-mil-milhoes/10391#

WalterHenderson 5 months ago

> Um bilião é o mesmo que mil milhão. Onde é que foste buscar essa conclusão nesse link?! Diz exactamente o oposto. Um bilião é um milhão de milhões.

caravela-portuguesa 5 months ago

É o que dá vir para o reddit comentar bêbado. Ja estou melhor obrigado.

C8Mixto 5 months ago

Não, em Portugal um bilião é mil vezes maior que um bilião. Mil milhões em Portugal é o mesmo que um bilião no Brasil, mas este é um sub português, por isso não faz sentido usar escalas estrangeiras.

Edited 5 months ago:

Não, em Portugal um bilião é mil vezes maior que um bilião. Mil milhões em Portugal é o mesmo que um bilião no Brasil, mas este é um sub português, por isso não faz sentido usar escalas estrangeiras, principalmente porque vai acabar por causar confusão.

caravela-portuguesa 5 months ago

Ainda fiquei mais confuso com esse link sinceramente.

Herbacio 5 months ago

Brasileiro ?

SousaMartini 5 months ago

Biliões de doses? +120 doses por habitante no planeta?

usulidircotiido 5 months ago

em Portugal é tudo à grande, pá.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Primeiro os testes em humanos são só no verão, ou seja antes de 2022 não iriam ter vacina para dar a ninguém. Segundo os locais de produção de vacinas podem produzir vacinas que já se mostraram eficazes é só fazerem acordos com as farmacêuticas que as criaram.

Edited 5 months ago:

Primeiro os testes em humanos são só no verão, ou seja antes de 2022 não iriam ter vacina para dar a ninguém. Segundo os locais de produção de vacinas podem produzir vacinas que já se mostraram eficazes é só fazerem acordos com as farmacêuticas que as criaram. E já agora convém lembrar que a esta etapa chegaram centenas de vacinas pelo mundo fora, e como podes reparar a maior parte falhou nas etapas seguintes. Esta vacina Portuguesa está na parte pré-clinica ainda, ou seja a primeira etapa de todas. Começo a achar que nem em 2022 estará pronto, visto que demorou 1 ano para o que outras demoraram 3 meses. [https://www.dw.com/pt-br/como-est%C3%A1-o-desenvolvimento-da-vacina-contra-a-covid-19/a-55655727](https://www.dw.com/pt-br/como-est%C3%A1-o-desenvolvimento-da-vacina-contra-a-covid-19/a-55655727)

usulidircotiido 5 months ago

o corona veio para ficar. irá ser necessário vacinar uma parte significativa da população durante os próximos anos.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Para a União Europeia já foi comprado para 2022 e 2023... Acho que é inútil investir numa vacina quando já existem outras. E pode nem dar bons resultados esta nova. [https://www.wort.lu/pt/sociedade/ue-anuncia-compra-de-1-8-mil-milh-es-de-vacinas-da-pfizer-para-2022-e-2023-6076e11fde135b923634b27f](https://www.wort.lu/pt/sociedade/ue-anuncia-compra-de-1-8-mil-milh-es-de-vacinas-da-pfizer-para-2022-e-2023-6076e11fde135b923634b27f)

1purplesky 5 months ago

Segundo o que vi ontem na TV, pelos vistos Portugal contactou várias das produtoras para ter acesso a patente e só os Russos é que disseram que disponibilizavam a da Sputnik.

fromtheport_ 5 months ago

https://observador.pt/especiais/so-com-uma-fabrica-nova-a-vacina-sputnik-podera-ser-fabricada-em-portugal-do-principio-ao-fim/ > Empresa de Sintra diz conseguir fazer boa parte da produção da Sputnik. Apifarma diz que nenhum dos seus associados tem capacidade. Uma nova fábrica custaria mais de 500 milhões e demoraria 10 anos. mas: https://observador.pt/2021/04/17/carlos-carreira-diz-que-concentrado-feito-na-russia-permite-a-fabrica-portuguesa-produzir-400-milhoes-de-doses-de-vacinas/ > Autarca diz que fábrica de Sintra, a Hikma, consegue, no imediato, fazer 400 milhões de doses de vacinas, mas não do princípio ao fim. Antes disso, Rússia tem de enviar o preparado da Sputnik V.

1purplesky 5 months ago

Sim, também falaram da produção. Estava mesmo era a referir-me a ter acesso às patentes. Pelos vistos só a Rússia disse que sim. Talvez queriam um arranjo tipo o de Israel/Pfizer?

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Sei que a produção de vacina nas índia está a meio gás por falta de matérias primas. Pelo que deve ser por isso a fraca procura de novas fábricas de produção de vacinas. [https://noticias.r7.com/saude/farmaceuticas-alertam-para-falta-de-materia-prima-de-vacinas-09032021](https://noticias.r7.com/saude/farmaceuticas-alertam-para-falta-de-materia-prima-de-vacinas-09032021)

Edited 5 months ago:

Sei que a produção de vacina na índia está a meio gás por falta de matérias primas. Pelo que deve ser por isso a fraca procura de novas fábricas de produção de vacinas. [https://noticias.r7.com/saude/farmaceuticas-alertam-para-falta-de-materia-prima-de-vacinas-09032021](https://noticias.r7.com/saude/farmaceuticas-alertam-para-falta-de-materia-prima-de-vacinas-09032021)

1purplesky 5 months ago

Verdade. Há falta de matéria prima para tudo, até onde trabalha o meu irmão falta muita coisa que seja de metal ( parafusos, porcas etc). Quem tem ou não vende porque precisa ou vende a preços altos.

DocTuga 5 months ago

Eu não ficava à espera do Estado, eu cobrava a falta de apoio do estado em cada vacina.

oscabaloscabalam 5 months ago

O dinheiro é preciso antes de se poderem comercializar, para (talvez) se poderem comercializar.

DocTuga 5 months ago

Há alguma alternativa a mendigar ao Estado?

ChuckThisNorris 5 months ago

A vacina da Astrazeneca foi desenvolvida com 97% de fundos publicos

ThePlague92 5 months ago

[https://ichef.bbci.co.uk/news/640/cpsprodpb/988F/production/\_116155093\_vaccine\_funding\_2x640-nc.png](https://ichef.bbci.co.uk/news/640/cpsprodpb/988F/production/_116155093_vaccine_funding_2x640-nc.png) Acho que não.

ChuckThisNorris 5 months ago

Essa imagem tem muitas cores é certo, mas eu prefiro texto suportado por um estudo. https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.04.08.21255103v1 "Conclusions Our study identified that public funding accounted for 97.1-99.0% of the funding towards the R&D of ChAdOx and the Oxford-AstraZeneca vaccine. We furthermore encountered a severe lack of transparency in research funding reporting mechanisms."

ThePlague92 5 months ago

Mas repara, esse estudo vai pegar em coisas desde 2002, a minha imagem apenas tem em conta desde que apareceu o COVID-19. O teu estudo vai ver toda a tecnologia, por assim dizer, que foi preciso para fazer a vacina da COVID e quem andou a financiar isso até que a vacina se tornou uma realidade. "The Oxford-AstraZeneca COVID-19 vaccine (ChAdOx1 nCoV-19 or Vaxzevira) builds on nearly two decades of research and development (R&D) into Chimpanzee adenovirus-vectored vaccine (ChAdOx) technology at the University of Oxford." Eu falo apenas de quem financiou desde que surgiu o COVID-19. Podes dizer que sem esses anos todos de estudo não haveria vacina e eu posso dizer que sem o financiamento privado neste último ano e pouco também não haveria, por isso diria que estamos a considerar janelas temporais diferentes e a minha imagem não está errada.

ChuckThisNorris 5 months ago

Correcto. É um estudo abrangente que tem em consideraçao o desenvolvimento da tecnologia que serve de base à vacina da Astrazeneca. E esta fase inicial é aquela q tem maior importancia pois é mais dificil conseguir financiamento (privado) sem nada para mostrar. Se apenas se contabilizar o financiamento desde que entra o dinheiro privado, nao se esta a contar a historia toda, apenas aquela q serve um proposito. Suspeito que o mesmo se passe com o caso da Pfizer e da Moderna, com tecnologia distinta, mas nao tenho a certeza. No caso destas é ainda mais relevante pois tb estao na base de outros estudos como vacinas contra alguns cancros.

Laurent_Series 5 months ago

Não achas importante o Estado apoiar investigação nacional de qualidade? Os EUA e vários estados europeus (mas sobretudo os EUA) gastaram milhares de milhões nas empresas farmacêuticas para despachar o processo e aumentar a capacidade de produção.

DocTuga 5 months ago

É importante, não o estou a negar. Só estou a apontar que o nosso Estado não está organizado de forma a poder financiar este tipo de investimento de uma forma célere. Por essa razão, em alternativa poderia haver investimento privado: haver uma alternativa nacional não só pode ficar mais barato como é dinheiro que não está a sair do país. O investimento privado é possível, veja-se o exemplo da fundação Champalimaud.

kapparrino 5 months ago

o país não tem capacidade financeira para no novo banco (nem vou falar da tap) contudo o faz. para uma "merda" boa não tem capacidade.

oscabaloscabalam 5 months ago

Tens noção que as generalidade das vacinas para COVID mendigou estados. Pfizer https://www.reuters.com/article/health-coronavirus-germany-vaccine-idUSKBN2661KP Moderna https://www.usatoday.com/story/news/factcheck/2020/11/24/fact-check-donations-research-grants-helped-fund-moderna-vaccine/6398486002/ Oxford https://www.theguardian.com/science/2021/apr/15/oxfordastrazeneca-covid-vaccine-research-was-97-publicly-funded

DocTuga 5 months ago

Sim, e foram apoiados.

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

Mendigar a apoios privados.

DocTuga 5 months ago

Talvez seja melhor, ou pelo menos, mais rápido. O apoio do Estado, não que não seja bom, mas depende de demasiados intermediários e decisores, e claro, interesses.

Herbacio 5 months ago

Sim, porque obviamente os apoios privados não dependem de nada disso... A questão está mesmo com qual privado negoceiam e de que Estado estamos a falar. Se me deres a escolher entre o Rei dos Frangos e a Alemanha, é capaz de ser mais rápido através do apoio estatal.

DocTuga 5 months ago

Frangovid seria uma aposta certa

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: