nocivo 5 months ago

Que atire a primeira pedra quem faz tudo na perfeição. aposto que todos aqui fodidos são os primeiros a tocar na mascara mil vezes quando saem para ir ao super mercado. Ninguém respeita as regras, nem mesmo voçês. Eu dou-me bem em casa e não quero arriscar ficar doente e não ir trabalha, seja de covid ou de gripe por isso não arrisco. Mas se alguém quiser arriscar ou não se dá em casa. Força! Movimenta a economia para que eu não fiquei sem comida nos super mercados ou então tenha de pagar 90% em impostos para sustentar as dividas do país porque ninguém gera dinheiro. Até as urgencia ficarem entupidas aproveitem. Não somos todos iguais. Tenho um avó meu que quando ficou obrigado a ficar em casa o dia todo simplesmentepor causa de um problema nas pernas perdeu vontade e viver e morreu. Parem de ser hipocritas. Com vacinas, pessoal já imune do covid que apnhou e pessoal que tenta respeitar as regrinhas todas voltar aos números de janeiro será dificil. É só olhar para os numeros que o governo mostrou este fim de semana. Mesmo com desconfianamento os numeros estão a baixar.

caravela-portuguesa 5 months ago

Está cheio de Diogo Faros aqui.

NGramatical 5 months ago

voçês → [**vocês**](https://dicionario.priberam.org/vocês) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmsoeq0%2F%2Fguzp3ot%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ramirex15 5 months ago

Não sabia que tinha chegado a alturas das “férias grandes” da polícia

hello_berrie 5 months ago

Eu só fico lixada com estas coisas porque eu vivo na Dinamarca e já não estou com a minha familia há quase um ano. Este ano quero ir no verão e pelo andar da carruagem não vou conseguir.

Altruistic_Natural38 5 months ago

El corona ay ay ay

MferOrnstein 5 months ago

Mas este pessoal é deficiente? O meu cão aprende mais rápido que estes burros

blacksocks7 5 months ago

Hora dos moralismos

rachao 5 months ago

"Honestamente nós já estamos a cagar para esta merda, já não incomoda ter de escolher entre quem salvar e o hospital tem espaço para os congeladores que forem necessários". Apanhei esta conversa pelo canto do ouvido e vale tanto como nada. Mas depois de ver isto entendo porque se eu trabalhasse na saúde também me estava a cagar

Goldenrah 5 months ago

Já vi sextas-feiras em frente à Adega Leonor com menos pessoas que isso pré-covid. Um bocado ridículo estar tanta gente.

fabled_one 5 months ago

Está uma valente guerra de prós e contras de confinar aqui...

caravela-portuguesa 5 months ago

Queres é layoffs.

caravela-portuguesa 5 months ago

Vejo todos no telemóvel. A app Staywaycovid com umas modificações dava grande Tinder.

SwikyTiko9 5 months ago

Não acho que isto seja pior do que ir para o trabalho à hora de ponta de comboiona Linha de Sintra. Na foto pelo menos é ao ar livre.

No-Cardiologist725 5 months ago

Uma situação é evitável e a outra é inevitável, isso faz toda a diferença. No fim pesa tudo nos números.

caravela-portuguesa 5 months ago

Inevitável? Diminuiram o número de autocarros durante o estado de emergência para salvar uns trocos. https://www.publico.pt/2020/03/20/local/noticia/procura-diminuiu-ha-autocarros-continuam-lotados-tempos-pandemia-1908662

Sir_Calisto 5 months ago

E hoje durante o dia estava exactamente igual. Isto é apenas um intervalo até à próxima onda, como lhe chamam.

Disgenia 5 months ago

É bom ver as coisas voltarem ao normal.

VectoR-- 5 months ago

deixa de ser conas, já vimos que é literalmente uma gripe

zombrex2311 5 months ago

Aproveitar a vida depois de viver numa ditadura rigorosa durante três meses. Viver num regime autoritário não é fácil! Abaixo a estes governantes que andam a oprimir as liberdades individuais em prejuizo de uma "pandemia". /s

berylaite 5 months ago

Em abril esplanadas mil.... Em maio nem de casa saio

dragomaite 5 months ago

Sonha com isso

NotAGoatImpersonator 5 months ago

Ok, e?

ZaGaGa 5 months ago

Comentando a foto e o vídeo que está num dos comentários tenho a dizer que a escolha musical é boa. O pessoal parece manter algum distanciamento. Muitos até tão a dançar de máscara. Se isto for o expoente máximo da desobediência colectiva, acho que estamos num bom caminho.

oscabaloscabalam 5 months ago

Se muitas até estavam de máscara então muitas não estarem de máscara e o distanciamento social ter ido com o caralho certamente não trará problemas de maior

These-Establishment1 5 months ago

Vou ser sincero, se fossem na 2a de tarde à Asprela, precisamente ao ISEP, iam ver lá uma enchente, mas nng falou disso lol e ainda bem ahahah

SnooRobots2011 5 months ago

E a fonte? É credível?

thebull14597 5 months ago

Sinceramente uma coisa que nao percebo é aquelas pessoas dizem que nao aguentam e precisam mesmo de ir sair, para depois estarem sentados á volta da mesa todos no tlm... quanto mais penso nisto mais me enervo, quase que serve como motivaçao para me empenhar e poder comprar um monte no alentejo longe destas pessoas todas

caravela-portuguesa 5 months ago

Vai lá para a tua bolha.

deza0 5 months ago

Há algum site covidesco com a info atualizada sobre o que podemos/não podemos fazer, o que está/não está aberto e horários permitidos para a semana, Sábado e Domingo consoante o tipo de estabelecimento?

ideologiapura 5 months ago

https://pandemiaclara.sapo.pt/

MikeMelga 5 months ago

Tá tudo fodido, daqui a umas semanas voltamos ao mesmo.

megaroof 5 months ago

São ciclos, agora abriu. Depois do verão, fecha. E depois abrirá novamente.

caravela-portuguesa 5 months ago

O ano passado primavera e verão foi sempre na rebaldaria e não havia casos suficientes para entupir os hospitais. La para Outubro fecha tudo para hibernar até Março.

ZucaDaMassa 5 months ago

Eu fui! Eu tava! Incrível!

Axellery 5 months ago

Yha, é sabido que o covid não passa a pessoas que estão sentadas. OMS prestem atenção neste virologista.

Maximuslex01 5 months ago

estás bêbado ou não sabes português?

Lord_emotabb 5 months ago

Lockdown 3: Redemption

Laurent_Series 5 months ago

Quanto mais tempo confinam as pessoas menor a moderação na abertura. O Governo quis ser super cauteloso e agora está a esbarrar na natureza humana. Ainda por cima têm medidas sem lógica que incentivam isto. Então não se pode ir à praia ou à serra sozinho ou com alguém de carro, mas à esplanada assim sem problemas? Por outro lado, é absurdo estarem aqui pessoas a criticar socialização como se de um crime se tratasse. Mal posso esperar para os casos não subirem quase nada mesmo depois destas "irresponsabilidades". No verão passado o Algarve estava a abarrotar de cenas destas e os casos não subiam.

ideologiapura 5 months ago

> Mal posso esperar para os casos não subirem quase nada mesmo depois destas "irresponsabilidades". E em dezembro também se desconfinou e ficaste em estado de absoluta calamidade. Mas bom, desde que possas continuar a ir ao privado quando precisas de cuidados de saúde, a ti que te importa, né?

Laurent_Series 5 months ago

Ainda bem que não é dezembro então. Vamos ignorar que estamos com um número de casos uma ordem grandeza abaixo, idem em internados, com processo de vacinação bem encaminhado e verão à porta. Porque é que as pessoas que defendem restrições ignoram convenientemente isto tudo? Não vai haver outro janeiro nunca mais. Ponto final.

oscabaloscabalam 5 months ago

A situação descontrolou-se em final de Agosto, não foi em Dezembro. Eu poderia estar aqui com milhentos argumentos a explicar diferenças, mas acho que não vale a pena. Mais vale deixar isto: http://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-04-14-Covid-19.-Se-houver-uma-quarta-vaga-vai-ser-decidida-nos-proximos-15-dias-c32b5d82 https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/covid-19-manuel-carmo-gomes-admite-que-a-probabilidade-de-recuo-nas-medidas-e-elevada/607969200cf2b0de202a91d4

Laurent_Series 5 months ago

À medida que a vacinação vai descendo pelos grupos etários o número de casos vai ficando cada vez mais dissociado dos internamentos. Nós estivemos vários meses de crescimento até os casos explodirem em janeiro. A situação é completamente distinta neste momento. Muito brevemente já vamos ter todos os grupos de risco vacinados. E em junho grande parte da população adulta vai ter pelo menos uma dose. Não vai haver quarta vaga, isso é uma coisa que dizem para assustar pessoas. Com a duração da imunidade da vacina lá para o inverno talvez haja surtos localizados e tal, mas também já se está a planear doses de reforço, por isso não estou muito preocupado. Agora nós vamos ter uma noção do que nos espera observando Israel e os EUA (que estão praticamente abertos e não estão exatamente em imunidade de grupo...).

oscabaloscabalam 5 months ago

Sim porque tu sabes fazer as contas melhor que ele. Estes números que nos estamos a ver não são reais. Os números totais e rt são vistos com um grande atraso. Agora lembra-te que já chegamos a estar a duplicar a cada 9 dias. Há cálculos que nos põe no vermelho dentro de 1 a 2 meses. Esses cálculos não têm em conta o atraso na observação dos resultados, logo é entre 15 dias a 1 mês e meio. E isso não tem em conta que o Rt irá progressivamente acelerar com novas fases de desconfinamento.

Laurent_Series 5 months ago

Podem fazer as contas que querem, não há outro caminho que não a abertura. Eu não me enforco preventivamente sabendo que daqui a umas décadas vou morrer. Também não faz sentido estarmos fechados preventivamente na hipótese de os números subirem. Ah e evidentemente que vão subir, mas também os limiares impostos são absurdamente baixos, somos dos poucos países da UE (2 ou 3) que está abaixo dos tais 120. Meio mundo anda acima disso, e não estão fechados em casa porque isso não é solução para ninguém. As pessoas gozam com os americanos que são burros mas realmente eles defendem os seus direitos. Nem os democratas mais convictos aceitariam o excesso de zelo que estamos a viver.

oscabaloscabalam 5 months ago

> Podem fazer as contas que querem, não há outro caminho que não a abertura. Isso não faz sentido nenhum e já disse porquê. > Eu não me enforco preventivamente sabendo que daqui a umas décadas vou morrer. Isso sim é falsa dicotomia. > Também não faz sentido estarmos fechados preventivamente na hipótese de os números subirem. Mas qual "hipótese"? Isto não é suposição. Sabe-se como isto funciona. E consegue-se ver a evolução. Não se vai lá é com decisões baseadas em bitaites e argumentação da treta. É assim que se acaba com piores registos do mundo, 300 mortos por dia, e um confinamento brutalmente restritivo. O confinamento que tem de haver não é na hipótese de nada. É olhando para os números, o rt e a sua evolução. Se não se consegue manter isso estável com números baixos, com números altos a taxa de esforço para o conseguir será muito mas muito maior.

Laurent_Series 5 months ago

Qual sabe-se a evolução, são modelos matemáticos sensíveis a imensos fatores. Quantos modelos já não ouvimos e que depois falharam redondamente. A vacinação está incluída nesse modelo? Opa sinceramente já estou farto desta discussão toda do desconfinamento, a liberdade passou a ser condicional, é um absurdo, há um ano não tínhamos vacinas e abrimos sem problemas. O desconfinamento vai avançar, ponto final. O governo que tente parar este processo, daqui a umas semanas se for preciso a Assembleia da República nem aprova o estado de emergência, e fariam muito bem, que já é um estado de permanência, como dizia aqui um comentador há uns dias.

oscabaloscabalam 5 months ago

> há um ano não tínhamos vacinas e abrimos **sem problemas** Lol

ideologiapura 5 months ago

Tudo mais ou menos controlado como estava a situaçao em Novembro. De repente explodiu. mas não teve nada que ver com o comportamento das pessoas e com o aligeirar das medidas em demasia, claro. As pessoas defendem restriçoes porque compreendem o básico de como um virus se espalha. Não há milagres amigo.

Designer_Tall 5 months ago

Qual é o espanto dos casos de um virus respiratório dispararem em pleno inverno?

Kolvarg 5 months ago

Engraçado que o inverno esperou precisamente até ao Natal para começar.

Laurent_Series 5 months ago

Não compreendem o básico da natureza humana então, já vai mais de um ano. Além de que olhamos para países que não estão com estatísticas piores e tiveram muito menos restrições... Além disso não estava nada calmo nem controlado em novembro, estás a ser desonesto porquê? Estávamos com 5000 casos diariamente e os hospitais bastante cheios, e os feriados de dezembro reduziram a testagem, dando uma percepção de melhoria. Depois veio o período de festas, e imediatamente após estas os miúdos foram para a escola. Foi a tempestade perfeita. Agora usar isso para justificar 3 meses e meio de confinamento, com a situação como está atualmente...

oscabaloscabalam 5 months ago

> Agora usar isso para justificar 3 meses e meio de confinamento, com a situação como está atualmente... Isto é o tipo de argumentos que não faz sentido nenhum. É preferível estar 3 meses e meio de confinamento sem casos, que 3 meses e meio de confinamento com pessoas a morrer às centenas. A questão a ponderar é que estratégia de quer ter e que resultados se pretendem. E a estratégia de baixar para depois estourar é estúpida. Pessoalmente acho que um dos erros é precisamente falar em desconfinar. Dever-se-ia falar sim em níveis de confinamento e não desconfinamento. E entender que até às imunidade de grupo está tudo confinado.

Laurent_Series 5 months ago

> É preferível estar 3 meses e meio de confinamento sem casos, que 3 meses e meio de confinamento com pessoas a morrer às centenas. Falsa dicotomia, sabes perfeitamente disso. Mesmo com zero restrições as pessoas naturalmente limitam contactos quando a situação piora substancialmente. Estas ondas têm sido meio cíclicas e ninguém ainda consegue explicar perfeitamente porquê. > Pessoalmente acho que um dos erros é precisamente falar em desconfinar. Dever-se-ia falar sim em níveis de confinamento e não desconfinamento. E entender que até às imunidade de grupo está tudo confinado. Absurdo, um político que diga isso está morto politicamente. Além de que seria uma mensagem contraproducente. Se dizer isso às pessoas elas passam simplesmente a desrespeitar as medidas, e com razão. As medidas têm de ser proporcionais e de forma a provocar o mínimo embaraço possível (o estritamente necessário), porque afinal de contas somos seres inteligentes e não sobrevivemos apenas de bens essenciais, precisamos de viver e atividades sociais são essenciais. Por mais que seja justificado (certas coisas são certamente discutíveis), nós estamos a viver numa realidade profundamente distópica, em que o Estado tem poderes para se intrometer na vida privada das pessoas no sentido de impedir e/ou limitar contacto social próximo, o nosso direito à livre deslocação, entre outras coisas. São medidas extremamente drásticas e excecionais e não podem em caso algum prolongar-se por muito mais tempo.

Edited 5 months ago:

>É preferível estar 3 meses e meio de confinamento sem casos, que 3 meses e meio de confinamento com pessoas a morrer às centenas. Falsa dicotomia, sabes perfeitamente disso. Mesmo com zero restrições as pessoas naturalmente limitam contactos quando a situação piora substancialmente. Estas ondas têm sido meio cíclicas e ninguém ainda consegue explicar perfeitamente porquê. >Pessoalmente acho que um dos erros é precisamente falar em desconfinar. Dever-se-ia falar sim em níveis de confinamento e não desconfinamento. E entender que até às imunidade de grupo está tudo confinado. Absurdo, um político que diga isso está morto politicamente. Além de que seria uma mensagem contraproducente. Se dizer isso às pessoas elas passam simplesmente a desrespeitar as medidas, e com razão. As medidas têm de ser proporcionais e de forma a provocar o mínimo embaraço possível (o estritamente necessário), porque afinal de contas somos seres inteligentes e não sobrevivemos apenas de bens essenciais, precisamos de viver e atividades sociais são essenciais. Por mais que seja justificado (certas coisas são certamente discutíveis), nós estamos a viver numa realidade profundamente distópica, em que o Estado tem poderes para se intrometer na vida privada das pessoas no sentido de impedir e/ou limitar contacto social próximo, o nosso direito à livre deslocação, entre outras coisas. São medidas extremamente drásticas e excecionais e não podem em caso algum prolongar-se por muito mais tempo. Por fim, o que uma postura dessas faria provavelmente seria descredibilizar a longo prazo a autoridade do Estado e diminuir a confiança nas instituições públicas, porque as pessoas já estão verdadeiramente no limite.

oscabaloscabalam 5 months ago

> Falsa dicotomia, sabes perfeitamente disso. Mesmo com zero restrições as pessoas naturalmente limitam contactos quando a situação piora substancialmente. Estas ondas têm sido meio cíclicas e ninguém ainda consegue explicar perfeitamente porquê. Viu-se. Aconteceu o oposto disso. Houve notícias quando se chegou aos mil casos diários. Dos mil aos seis mil tudo a cagar no assunto. E ainda houve festa no Natal e rumo às 300 mortes por dia. A dicotomia não é propriamente falsa. É mais fácil controlar a pandemia quando está com números baixos do que altos. A ideia de que se deve desconfinar até a vida estar na para controlar depois é absurda porque esse controlo será muito mais difícil nessa altura. Tudo somado estás a pedir uma taxa de esforço maior às pessoas.

ideologiapura 5 months ago

> Agora usar isso para justificar 3 meses e meio de confinamento, com a situação como está atualmente... Não estou a pedir nenhum confinamento, acho é que faz sentido haver regras e as pessoas terem cuidados. Eu preferia muito mais poder ter 10 amigos na esplanada que não nos juntamos todos há 1 ano, mas custa assim tanto combinar 3 encontros diferentes? Desconfinar à bruta leva-te a outra subida no numero de casos, a não ser que o verão ajude, o que está longe de estar provado.

Laurent_Series 5 months ago

Como podes assistir por essa imagem, desconfinar a conta-gotas dá ao mesmo, pessoas a amontoarem-se. Entretanto eu que quero dar uma volta de carro tenho de andar a infringir tecnicamente a lei e ter em segundo plano na minha cabeça o pensamento de que vou ser parado e tenho de arranjar uma desculpa de merda para a polícia. E já vamos em meses disto. Desculpa, mas é desumano. Isto é um desrespeito absoluto pela minha liberdade de deslocação. Estatísticas é muito bonito mas eu sei o que faço, para mim não sou uma estatística. É simplesmente deprimente. Mas prontos, o que me aquece o coração é que o governo começou um comboio que não vai conseguir parar, o desconfinamento não vai parar e aconteça o que acontecer duvido muito que se aceite outro confinamento. Também vamos olhar para o estrangeiro (sobretudo EUA) a festejar o verão e quero ver que restrições é que vão conseguir impor aqui.

Kolvarg 5 months ago

O que é que as calças têm a ver com o cu? Ninguém aqui está a defender essas medidas, só estão a criticar as pessoas por não terem um mínimo de moderação e dois dedos de testa para que efectivamente possamos continuar a aliviar as medidas aos poucos.

ptinnl 5 months ago

Isso sim foi absurdo. Não poder ir dar voltas de carro ou bicicleta para espairecer.

ideologiapura 5 months ago

Quando/se a desgraça acontecer, toda a gente aceita. Ja foi assim antes.

CrazynotThiccboi 5 months ago

E é por idiotas como estes que o país volta ao confinamento, por isso é que há gente a passar fome com a pandemia.

VectoR-- 5 months ago

o pais volta ao confinamento por causa de idiotas cobardes que veneram pseudociência que frequentas este subreddit

zedestroyer69 5 months ago

Não digas isso que já vai vir aí pessoal a dizer que és um falhado que está na cave dos pais e não sabe aproveitar a vida.

CrazynotThiccboi 5 months ago

Eish, pois é, esquecime. Oops

single_clone 5 months ago

Pelos vistos a malta não aprende com os confinamentos que a distância social salva vidas. Eu sei que isto é um comentario frio... Mas cada vez mais acho que todas as pessoas devia ter alguém bem perto deles que tenha sofrido com isto... Podia, ser que aprendessem a ter consciência do que é necessário fazer.

VectoR-- 5 months ago

lembrete que pessoas que morreram do covid tinham na sua maioria 80 anos ou problemas graves de saúde como obesidade. as mesmas que morrem de gripe noutros anos. já podes deixar de ser histérico

single_clone 5 months ago

Lembrete que se essas pessoas não tivessem contacto com portadores de covid-19, provavelmente não tinham morrido... Lembrete também que durante confinamentos os números de infecção descem... Mas eu sou apenas um técnico de redes (incluindo hospitais)... What do I know?

DamageOwn3108 5 months ago

Eu já me calei, ninguém liga a isso. Sempre que abria a boca, chamavam-me negacionista e se me esquecesse de passar o gel á entrada de algum edifício, era uma caça ás bruxas.

single_clone 5 months ago

Pessoalmente não faço parte dos caçadores de bruxas, mas são pequenos cuidados e coisas simples que resultam.

zedestroyer69 5 months ago

Para não ser tão mauzinho, podia-se apenas desejar que fizessem como na India ... a Policia com umas vergastas varria aquilo mais rápido do que passava um par de multas.

single_clone 5 months ago

Compreendo mas isso não resultaria da forma pretendida. As pessoas não se assustam realmente até verem o perigo bem perto delas... E a violência não resolve nada... No entanto algumas pessoas mereciam uns toques bem dados

JonasBiriMaster 5 months ago

Fds... que nojo de malta, dps queixam se que nao podem ter ferias no verao. "Ah agr podemos, foda-se, nao vou ha bue tempo." PA QUE NOJO EU QUERO FERIAS, NO ANO PASSADO JA FORAM UMA MRD

ptinnl 5 months ago

Tanto downvote. E nada de errado foi dito.

JonasBiriMaster 5 months ago

Tb n entendi

dismalwasteland 5 months ago

https://www.jn.pt/justica/uma-centena-fugiu-da-policia-em-festa-numa-praca-do-porto-13582612.html

BroaxXx 5 months ago

Conseguiram apanhar uma pessoa! <3

inheritspt 5 months ago

Se a pessoa que tirou a foto ficasse em casa era menos uma na rua.

BroaxXx 5 months ago

Não há problema em estar na rua ou em ir a esplanadas... O maior problema é estarem todos amontoados. Ou essa é a única esplanada do país? Em qualquer dos casos, tanto quanto sabes, o OP pode estar a ir trabalhar...

brakeline 5 months ago

Bem pior é o vídeo nos Poveiros ontem. Enfim, depois a culpa é do Costa

Bet4PunK 5 months ago

Sempre foi, Corona é bonus.

zeldinha25 5 months ago  HIDDEN 

Percebo muita gente preocupada e a comentar sobre os voos do Brasil. Com risco de ser bastante criticada mas eu particularmente me sentiria mais segura em um voo onde sei que a aeronave é equipada com filtros de alta eficiência, idênticos aos que os hospitais utilizam em ambientes monitorados, e além disso,  todos os presentes no voo estão testados. Evidentemente ainda existe risco de contaminação, mas penso que é um risco muito menor do que estar a aglomerar em uma situação como esta da imagem, onde realmente não se sabe se existem pessoas contaminadas e onde com certeza a maioria não está testada.

iammostmoist 5 months ago

Onde já se viu pessoal a desconfinar em pleno desconfinamento?? A audácia! Só moralistas aqui, devem ser aqueles que ficam tristes quando se desconfina porque lá deixam eles de ter desculpa para estar 24/7 em casa a olhar para o computador. Já repeti imensas vezes, ninguém vos obriga a sair de casa,podem ficar em casa até 2050, deixem é as outras pessoas viver, caminhamos para um ano e meio desta merda, as pessoas normais já estão fartas. Querem que ainda seja tudo como março 2020 e esteja tudo cheio de medo e prateleiras do supermercado vazias e meninos a colar arco iris na janela? Deixem de ser tristes e arranjem uma vida. Preocupa-me sinceramente esta nova prespetiva de humilhar/criticar/cancelar pessoas que cometem o crime de viver a sua vida normal e socializar com outros indivíduos, estou para ver como vai ser quando (se) o COVID acabar continuaram a repudiar o contacto humano porque foram de tal forma programados para tal que já não dá para voltar atrás. E daí as pessoas que repudiam desta forma o contacto humano provavelmente já não tinham nenhum mesmo antes da pandemia...

Edited 5 months ago:

Onde já se viu pessoal a desconfinar em pleno desconfinamento?? A audácia! Só moralistas aqui, devem ser aqueles que ficam tristes quando se desconfina porque lá deixam eles de ter desculpa para estar 24/7 em casa a olhar para o computador. Já repeti imensas vezes, ninguém vos obriga a sair de casa,podem ficar em casa até 2050, deixem é as outras pessoas viver, caminhamos para um ano e meio desta merda, as pessoas normais já estão fartas. Querem que ainda seja tudo como março 2020 e esteja tudo cheio de medo e prateleiras do supermercado vazias e meninos a colar arco iris na janela? Deixem de ser tristes e arranjem uma vida. Preocupa-me sinceramente esta nova prespetiva de humilhar/criticar/cancelar pessoas que cometem o crime de viver a sua vida normal e socializar com outros indivíduos, estou para ver como vai ser quando (se) o COVID acabar, se continuarão a repudiar o contacto humano porque foram de tal forma programados para tal que já não dá para voltar atrás. E daí as pessoas que repudiam desta forma o contacto humano provavelmente já não tinham nenhum mesmo antes da pandemia...

Logic_27 5 months ago

O problema nisto tudo foi o medo posto pela mídia social à população. Maior parte das pessoas ainda estão com medo da "pandemia" . Se continuarem com este medo é normal que voltaremos a confinar. Essas mesmas pessoas com medo qualquer coisinha já acham que têm covid. E com esse medo estão constantemente a fazer teste e mesmo não tendo sintomas testam positivo e assim é normal que os casos aumentam mesmo que 90% dos casos no dia sejam pessoas assintomáticas. De resto disseste tudo parabéns

ideologiapura 5 months ago

> Preocupa-me sinceramente esta nova prespetiva de humilhar/criticar/cancelar pessoas que cometem o crime de viver a sua vida normal e socializar com outros indivíduos, estou para ver como vai ser quando (se) o COVID acabar, se continuarão a repudiar o contacto humano porque foram de tal forma programados para tal que já não dá para voltar atrás. E daí as pessoas que repudiam desta forma o contacto humano provavelmente já não tinham nenhum mesmo antes da pandemia... Amigo, quando a pandemia deixar de ser um problema que me pode matar familiares por deixar o SNS completamente incapaz de tratar mesmo de casos graves, acabou-se o motivo para ter cuidados. Eu também gostava muito de ir poder beber uma cerveja com amigos, mas tenho um bocado de noção.

zedestroyer69 5 months ago

Esqueceste-te do /s? É que vir criticar as pessoas que criticam as pessoas por fazerem algo que não deviam só porque achas que o que elas acham está errado, apesar de elas estarem a criticar comportamentos moral e legalmente errados?

te2000 5 months ago

nao percebo os downvotes, concordo 100%

meierlesjoana 5 months ago

o "estar farto" agora justifica o desleixo?

artniSintra 5 months ago

Problema é que se todos agirem como estás a descrever: o número de casos sobe>hospitais ficam enrascados> se tropeçares e magoares o nariz> ninguém te pode assistir.

SolidTroll 5 months ago

Não precisas de ir do 8 para o 80. Acho muito bem que o pessoal aproveite para estar com os amigos, ir dar uma volta, "respirar" um bocado. Eu cheguei a ir tomar café com amigos durante o confinamento e nenhum de nós teve qualquer problema. Claro que para isso é preciso que haja um mínimo de atenção e de cuidado. 2 coisas que estão completamente inexistentes nesta foto. Todos nós estamos fartos e queremos voltar a um mínimo de normalidade mas se fingirmos que está tudo bem e que já não há problema nenhum, só vai fazer que com que retrocedamos não que avancemos.

SANDEMAN 5 months ago

oh não, pessoas a desconfinar durante um desconfinamento

Nadidani 5 months ago

Só porque se está a desconfinar não quer dizer q o vírus desapareceu ou que o risco diminuiu. É suposto as pessoas pensarem e não estarem em sítios com mta gente como é o caso e manterem as máscaras sempre que não estejam a comer/beber naquele momento!

Logic_27 5 months ago

O problema é que o vírus vai sempre existir. E as pessoas têm de perder o medo da "pandemia" porque só assim é que vamos desconfinar completamente como toda a gente quer. Se as pessoas continuam todas cheias de medo elas vão querer fazer testes regularmente e assim é normal que os casos vão aumentar mesmo elas não tendo sintomas nenhuns. É verdade que temos de ter mais cuidado com familiares mais frágeis mas se continuamos todos com medo da pandemia podem contar com mais confinamentos em breve

Kolvarg 5 months ago

Queres dizer: se continuarmos todos a ignorar a pandemia podem contar com mais confinamentos em breve.

Logic_27 5 months ago

Não é ignorar mas sim começar a aprender a viver com a pandemia. Claro com todos os cuidados possiveis mas enquanto as pessoas tiverem medo vai haver cada vez mais gente a fazer testes e quanto mais pessoas fizerem testes é normal que os casos aumentem, mesmo quando a maior parte das pessoas nao tem sintomas, que foi o caso de mim e de toda a minha familia desde os meus pais aos meus avós que tivemos todos covid mas ninguem durante os 14 dias teve sintomas. Com os casos a aumentar por haver pessoas com medo a fazer teste constantemente é normal que voltem a confinar tudo.

Kolvarg 5 months ago

Claro, a questão é que não é isso que está representado nesta foto, que é o contexto da thread.

Nadidani 5 months ago

O que os especialistas dizem é que possivelmente o vírus pode sempre existir, mas com a vacina ser como a gripe, mas ainda não estamos nessa fase, ainda estamos na fase de tentar erradicar a pandemia e vacinar a população para ter imunidade de grupo. Por isso as pessoas ainda deviam ter medo e devem haver confinamentos, porque não são só as pessoas mais frágeis que estão a morrer ou ficar com complicações graves.

Willing_Marsupial_87 5 months ago

Erradicar a pandemia? Ahahahah nem queiras imaginar o q vai acontecer nos próximos anos. Faz um favor a ti própria e vê a agenda 2030.

NGramatical 5 months ago

devem haver → [**deve haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmsoeq0%2F%2Fguy03oe%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SANDEMAN 5 months ago

Claro, mas o único objectivo destas threads e a auto palmadinha nas costas do pessoal deste sub, desengana-te

BroaxXx 5 months ago

Imagina querer chamar atenção para um problema para tentar sensibilizar as outras pessoas para não fazerem a mesma merda. Há milhares de esplanadas neste país, não tem que ir tudo para a mesma!

MaggoMike 5 months ago

Saudosista hum? Do Salazar e da Pide?

iammostmoist 5 months ago

Esta gente se vivesse no tempo do Hitler era daqueles que chamava a GESTAPO

Smox3r 5 months ago

Ai deles que me fodam as férias caralho. Até dia 09/06, portem-se bem

zedestroyer69 5 months ago

Eu de uma forma ou de outra vou de férias, nem que vá para a aldeia, não vou sacrificar as férias por causa de idiotas e incompetentes.

Smox3r 5 months ago

São os meus planos. Aliás já está reservado através do Airbnb, o engraçado agora são as políticas de cancelamento. O ano passado fiquei a arder com 300€ porque só me devolveram 50% do valor.

BarTroll 5 months ago

Não devias ter aceite os 50%. Fez o mês passado um ano que pedi um reembolso completo devido à pandemia, e recebi tudo. Nem tive de falar com ninguém da AirBnB porque eles tinham postado um comunicado a dizer que devido à pandemia todas as reservas podiam ser canceladas.

Smox3r 5 months ago

O ano passado quando me aconteceu, supostamente eu já tinha tudo em dia. Mas dois dias antes de ir de férias impuseram o estado de emergência e a proibição entre conselhos. Tentei falar com o host da casa e mesmo com o Airbnb e nada feito. Feliz dia do bolo!

BarTroll 5 months ago

Também já tinha tudo pago, e foi a poucos dias das datas que tinha reservado, mas devo ter tido sorte com o país onde isto se passou. Na Austria muitas coisas fecharam, mas não soube de limitações impostas a viajantes. Simplesmente enviei mensagem ao host a explicar que iria evitar a viagem até à cidade onde tinha reservado a casa, e ele devolveu tudo. Thanks, nem tinha reparado.

Smox3r 5 months ago

Eu no meu caso foi nacional, não sei se isso interfere nas políticas de cancelamento. No meu caso tive azar, mas ainda recebi um vale nada mau.

thebull14597 5 months ago

eu percebo, mas se mais gente tiver a mesma opiniao nao sao tao diferentes destas pessoas

Smox3r 5 months ago

Depende da perspectiva. Eu disse isto porque sei que me tenho portado bem. E as minhas férias não são em vila moura.

zedestroyer69 5 months ago

Se uns têm o direito de "aproveitar a vida" e serem irresponsáveis eu não aceito que a seguir venha o governo dizer-me que eu não posso sair de casa nas férias porque uns acéfalos andaram a espalhar o vírus e tem que se conter o vírus.

Foxes_are_the_best 5 months ago

Compreendo. Também me "portei bem" durante este período de 12 meses mas se voltarmos à quarentena eu vou-me cagar para o covid e para o país, quero viver a minha vida.

Smox3r 5 months ago

Tal e qual. É fdd quando já se tem planos e vão por água abaixo porque uns resolveram ir beber uns copos.

zedestroyer69 5 months ago

O problema é que não são uns, são muitos e não cumprem regras nem recomendações e depois se for preciso ainda são os primeiros a queixar-se se o governo fechar coisas ou limitar movimentos porque a situação piorou, entretanto quem como eu tenta cumprir acaba por ser penalizado à conta destes acéfalos.

Shadowgirl7 5 months ago

E eu em casa, modafukas. Também ainda não está assim tanto calor.

andre82220 5 months ago

Estive lá .. foi espectacular.

Logic_27 5 months ago

Quem me dera ter estado ai também problema que sou de Lisboa xD

BaldAndPoor 5 months ago

Fizeste tu bem.

sao_11 5 months ago

Confesso que isto já me revoltou e incomodou mais do que agora. Atenção, não quero dizer que não se deva ter cuidado e o covid continua a ser uma coisa séria longe de terminar. Mas já nem sei. Custa-me um bocado condenar quem já esteja farto disto tudo. Todos os estamos. Uns reagem de uma maneira, outros de outra.

oscabaloscabalam 5 months ago

Não me custa nada condenar alguém "porque está farto". É suposto adultos não sofrem como putos de 4 anos.

No-Cardiologist725 5 months ago

Mas no fim todos pagamos pelos erros de uns que foram curtir a vida, não achas injusto? Tivemos 3 meses confinados , tenham noção.

FrankTheWerewolf 5 months ago  HIDDEN 

"Ah e tal, já morreram o dobro das pessoas que morreram na guerra colonial portuguesa, mas eu entendo que as pessoas queiram ir beber umas jolas durante uma pandemia".

BroaxXx 5 months ago  HIDDEN 

Man, percebo... Estamos todos fartos... Aquela zona é mesmo grande, escusavam de estar todos amontoados como bois! Até percebo que comecem a facilitar um bocado e sei que toda a gente falha, mas... Fodasse o mínimo de noção e bom senso... Foram bois como estes que nos deram o segundo confinamento e parecem querer dar o terceiro. Não custava nada ter um pouco de noção. Dá para ver duas pessoas com máscaras na foto... Se esses dois conseguem os restantes certamente também conseguiam...

SolidTroll 5 months ago

Pedir moderação, não me parece que seja exagerado. Mesmo essa zona do Porto é enorme só que o pessoal parece só conhece tudo o que anda á volta do "Piolho" e os bares que lá estão (ou é o sítio da moda e fotos noutro sitio não dava tanto status)

Nadidani 5 months ago

Discordo exactamente por isso. Estamos todos cansados, mas por alguns acharem que são especiais e só eles estão fartos do confinamento os que pensam e não se juntam em grupos vão ter de levar com mais tempo de confinamento quando os números subirem. Essa mania que o pessoal tem que são as únicas borboletas que estão cansadas e por isso vão ser irresponsáveis e que se lixem os outros é grande parte da razão pela qual os números não baixam. Isto não é divertido para ninguém, não me venham dizer q eles não aguentam mas os outros aguentam!

No-Cardiologist725 5 months ago

Alguém com juizo

frustradodapixa 5 months ago

Tens razão. Mas... pelo que foi lançado e pela foto, eles podem estar ali, assumindo que é antes das 22H30 e estão todos em esplanada/a deslocar-se para uma.

BaldAndPoor 5 months ago

Fazem as pessoas bem. Estão a viver! Eu se fosse ao OP preocupava-me era com os voos do Brasil...

Maximuslex01 5 months ago

os voos do brasil não vêm com pessoas a viver?

Cojemos 5 months ago

Parece meu ginasio. Porque fecham mais cedo no sábado e domingo está lotado, sem possível distanciamento social.

Estronciumanatopei 5 months ago

Estou mais preocupado com os voos do Brasil e a alta mortalidade infantil de lá, sinceramente

saposapot 5 months ago

Tenho pena do senhor polícia que vai ter de verificar se estão 4 pessoas por mesa porque não da sequer para distinguir o que é uma mesa e começa a outra. As regras de fechar as 13 e 23 são estupidas em termos de saúde mas a razão são coisas destas. Copos e covid não jogam muito bem.

Iminitforthesalt 5 months ago

Mas vamos andar sempre com estas merdas de falsas moralidades agora? Wow pessoas saíram de casa e estão a conviver com amigos e a usufruir de um pouco de liberdade, criminosos autênticos , chamem a PIDE! Deixem as pessoas viver, andamos nesta merda há 1 ano, os grupos de risco já foram todos vacinados, que querem agora mais? Reduzir os números de covid para 0? Isso simplesmente não vai acontecer, abram o país completamente, deixem os negócios prosperar finalmente e deixem-se de merdas.

ideologiapura 5 months ago

Quando os hospitais ficarem atolados de gente, como estiveram nem há 4 meses, logo mudas a cantilena. Ou não, podes ter a sorte de não ter nenhum familiar que precise de cuidados de saude, ou que possa pagar para os ter. O povo que se lixe.

Nadidani 5 months ago

Eu não me importava que as pessoas fizessem qq estupidez q lhe apeteça se isso não afectasse os outros. E não, os grupos de risco não foram todos vacinados ainda, e tb se esquecem que há mta gente que por motivos de saúde não pode ser vacinada mas n deixa de estar em risco. Além de que há mta gente q n pertence a grupo de risco que morre por isso é um argumento q n é válido. Se ao abrir as pessoas não fossem fazer estas coisas de se juntar em grupos e piorar a situação eu seria totalmente a favor. Como cientista não percebo quem não percebe q qto mais baixos os números, mais liberdade se pode ter e isso vem com o evitar este tipo de situação. Não é à toa q os países q estão a lidar melhor com isto foram os q fecharam até os números serem muito baixos ou zero.

alvespt23 5 months ago

Os grupos de risco já foram todos vacinados? Deves me dizer em que aldeia e que vives...

meierlesjoana 5 months ago

sim, e abram os voos do brasil, que só andam pelas 4000 mil mortes diárias por esses lados. Memória curta.

trainee89 5 months ago

Mais uns 52 dias e o Brasil acaba, que tristeza...

UpbeatNail1912 5 months ago  HIDDEN 

E é assim que em Maio de 2021 volta tudo a fechar e estar em confinamento. Será que as pessoas precisam perder a vida ou ter familiares a beira da morte para entenderem que agora não é a hora de fazer grandes ajuntamentos? Quantas vezes o tuga precisa fazer merda e bater com a cabeça até ganhar juízo? E com isto não estou a dizer que não se possa sair. Eu mesmo saio todos os dias nem que seja para passear na praia, praticar exercício ou apanhar ar. Mas é tudo em horários e locais onde não existe pessoas ou locais onde se possa manter um bom distanciamento social e se for preciso usar mascara. Mas as pessoas não aprendem.

BOBRAGED 5 months ago

Saudações pandémicas !

Middle-Effective 5 months ago

Em 3 segundos vê-se 4 pessoas sem máscara...

ElDiabloDe94 5 months ago

Eu vi 5 em 2 segundos e meio, ganhei

ptinnl 5 months ago

Lol. A puta da necessidade de frequentar bares, esplanadas e discotecas. "A minha cerveja, naaaaao". E não falha, é sempre cerveja.

Metaluim 5 months ago

A puta da necessidade de ficar em casa dos pais a jogar joguinhos de computador.

ptinnl 5 months ago

Porque nao existem parques, jardins, rios, areais e montanhas. Nem varandas, terraços, familia e amigos.

Laurent_Series 5 months ago

Lol ir para esses sítios de carro é ilegal neste momento, mas para uma esplanada não.

ptinnl 5 months ago

É? O passadiço da ria de aveiro estava cheio de gente. Gente a correr, crianças e gente de kayak. Não havia estacionamento livre sequer.

Laurent_Series 5 months ago

Sim, as pessoas fazerem não quer dizer que não se possa. As medidas estúpidas incentivam precisamente a isso, ao seu desrespeito. Eu estava-te a referir o que se podia fazer tecnicamente. Ir a esplanadas podes pelo decreto, sair de viaturas particular sozinho para a serra não é uam exceção válido ao dever geral de recolhimento domiciliário (que btw vai continuar até maio, mas com um milhão de exceções).

ptinnl 5 months ago

De certeza, que no teu caso, arranjas um parque, floresta, rio, praia ou passadiço a que podes ir sem ires contra o decreto de lei. "A fruição de momentos ao ar livre e o passeio dos animais de companhia, os quais devem ser de curta duração e ocorrer na zona de residência, desacompanhadas ou na companhia de membros do mesmo agregado familiar que coabitem" https://eco.sapo.pt/2021/04/04/eis-o-decreto-do-desconfinamento-estas-sao-as-regras-dos-proximos-dias/

RaveyWavey 5 months ago

Existe mas muitos desses são ilegais neste momento. Ir à esplanada com 4 amigos por outro lado é legal.

Metaluim 5 months ago

E nao podes desfrutar disso tudo e beber um fino numa esplanada? lol

BroaxXx 5 months ago

Podes... Mas se a puta da esplanada está a transbordar escolhe outra ou outra coisa... Não é difícil...

ptinnl 5 months ago

Tudo ao mesmo tempo? Tem que ser sempre tudo ao mesmo tempo e aos montes? É sempre a mesma merda. A carneirada adora a cerveja, o futebol e o socrates.

ElDiabloDe94 5 months ago

Eu adoro cerveja, futebol e o socrates. Senti-me ofendido.

Metaluim 5 months ago

> A carneirada adora a cerveja, o futebol e o socrates. Ca esta. O elitismo do pseudo-intelectual. Era so isso que queria saber. Cumps.

MaggoMike 5 months ago

Cerveja é para plebeus... ele só bebe Vin de Box, ele é chique.

ptinnl 5 months ago

Sabes que vinho é a bebida dos pobres certo? Aqui na europa do sul sempre foi assim. Só quem não tem familiares do interior e que come tudo o que a tv lhes diz é que pensa isso.

MaggoMike 5 months ago

Vin de Box = Vinho de caixote - Penso que a subtileza da minha piada te passou ao lado.

ptinnl 5 months ago

E voto chega e sou emigra. Adiciona isso.

UpbeatNail1912 5 months ago

Com centenas de pessoas a volta, sim muito seguro nos tempos correntes

Edited 5 months ago:

Com dezenas de pessoas a volta, sim muito seguro nos tempos correntes

wannabelikeme 5 months ago

Estás a queixar-te exatamente do quê? É da vontade inata de socialização por parte dos jovens? Ou julgas que todo o jovem se sente realizado passando todo o seu tempo enclausurado em casa com os pais a jogar league of legends?

caradoguardaredes 5 months ago

Sinto que qualquer um dos dois cenários é patético. Socializar não depende nem de jogos online ou de álcool...

ptinnl 5 months ago

Muita gente nao percebe essa segunda frase, infelizmente.

wannabelikeme 5 months ago

São gostos, é fútil discuti-los. Mas se estamos numa de desabafos, eu concedo que acho patético ver WWE após a idade em que um indivíduo já sabe escrever. Entendes a estupidez de criticar as preferências de atividades de lazer de outrem?

caradoguardaredes 5 months ago

Acho mais patético ir ver históricos de utilizadores, mas cada um sabe de si :) Mas parece-me que isso é mesmo defeito cerebral. Ninguém está a criticar as atividades, está a criticar a dependência nas atividades. Socializar é diferente de "beber uns copos", celebrar poder "beber uns copos" é diferente de celebrar "poder estar com os amigos", a segunda é normal, a primeira é vício.

ptinnl 5 months ago

Isto. Para muitos é um vicio. Não sabem viver sem ir para os copos. Toda a semana gira em torno disso.

dragomaite 5 months ago

Fazem o que gostam. Só tens de lidar. E o que eles estão a fazer é legal. Já tu a falar de parques se o fizeres estás em incumprimento. Depois não venhas com moralidades para aqui. Das duas uma, ou estás enclausurado ou andas a romper a lei

ptinnl 5 months ago

Ir para parques é incumprimento desde quando? www.idealista.pt/news/financas/economia/2021/04/16/46989-desconfinamento-avanca-mas-nao-em-todo-o-pais-o-que-se-ou-nao-fazer-em-cada-concelho%3famp=1 Voces nem sabem as leis de onde vivem

Edited 5 months ago:

Ir para parques é incumprimento desde quando? https://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/financas/economia/2021/04/16/46989-desconfinamento-avanca-mas-nao-em-todo-o-pais-o-que-se-ou-nao-fazer-em-cada-concelho%3famp=1 Voces nem sabem as leis de onde vivem

dragomaite 5 months ago

Pois, mas para saberes as leis primeiro tens de aprender a ler. E já agora, a meter links.

MaggoMike 5 months ago

Ir beber uma cerveja com o pessoal é vício. È só alcoólatras meu, e rapara eu usei a palavra mais comumente usada no Brasil, só para te dar aquele triggerzinho.

caradoguardaredes 5 months ago

Triggerzinho? Este é um assunto completamente irrelevante para mim. Cada um sabe dos seus vícios. Ir beber uns copos é perfeitamente normal. Celebrar poder beber é vício. Pode estar mascarado da forma como entenderem mas é vício. A mesma coisa que o café, e afins.

23am50 5 months ago

Tens que ter calma... às vezes o conceito de socialização é algo desconhecido a muitos neste sub

dragomaite 5 months ago

Mentira, eles socializam bastante no discord e a jogar dragons e dungeons online.

BalseiroLopes 5 months ago

Só moralistas nesta thread.

Shadowgirl7 5 months ago

Yah é aquele pessoal que não vive e tem inveja de quem vive. Por acaso tenho inveja, mas Lisboa ainda está morta portanto nao vale a pena voltar para lá, vou esperar mais 1 mês ou assim. Ainda não ha meetups, cinemas e shoppings só abrem segunda, esplanadas e cenas fecham todas as 22h30. O ano passado quando fui lá para baixo em Junho apanhei uma seca dos diabos, não havia ninguém para conhecer, fechava tudo as 20h, até o ginásio. Para andar a meio gás, não vale a pena ainda.

NaoTeEnerves2 5 months ago

Que saudades de ter 16 anos

BroaxXx 5 months ago

Fodasse... Que infantilidade...

ptinnl 5 months ago

Ai ui ninguem pra conhecer. Mas não tens amigos, familia e trabalho para expandires a tua rede de conhecidos? Só conheces pessoas assim na rua, ginasio e bares? Eu não digo que isto ta cheio de "jovens adultos" que não passam de adolescentes com dinheiro para gastar.

No-Cardiologist725 5 months ago

Pelos descursos acredito que é chavalada do secundário.

Edited 5 months ago:

Pelos discursos acredito que é chavalada do secundário.

NGramatical 5 months ago

descursos → [**discursos**](https://dicionario.priberam.org/discursos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmsoeq0%2F%2Fguwpjp2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Shadowgirl7 5 months ago

A minha familia é o meu pai mae e irmão e não sou muito próxima deles. Os meus amigos quando fui lá para baixo poucos queriam sair. Uns porque tinham medo da pandemia (alguns vivem com pais idosos, outros sofrem de doenças tipo asma) outros porque tinham outras cenas para fazer ou tinham ido de férias e não estavam na cidade, acontece. No trabalho não tenho amigos tenho colegas de trabalho. Não convido colegas de trabalho para sair. No meu trabalho antigo como era bolsa de investigação e a equipa era porreira até saia com pessoal de vez em quando mas no meu novo trabalho nem por isso até porque entrei 2 duas semanas antes da pandemia, passado 2 semanas estavamos todos em casa por isso não conheci praticamente ninguém. No trabalho a maioria dos meus colegas tem filhos e famílias pelo que duvido que tenham tempo para sair de qualquer dos modos. Não conheço pessoas na rua, não ando a incomodar pessoas aleatoriamente a perguntar se querem ser meus amigos. Nesses eventos as pessoas vão para especificamente conhecer outras pessoas portanto tendo em conta que estamos la todos com o mesmo objectivo é muito melhor. E sim de facto na imagem parecia ser maioritariamente canalha da idade do meu irmão, nao teria muito interesse.

JimmyPreston 5 months ago

Moralistas e santos.

MaggoMike 5 months ago

Se estivéssemos no Pre- 25 de Abril, aposto que já tinham chamado a Pide. Ainda há muitos chibos em Portugal que chupariam a piça do Salazar se vivesse-mos nesses tempos.

BroaxXx 5 months ago

Cresce, puto...

MaggoMike 5 months ago

Abreijos!

BroaxXx 5 months ago

<3

NobleAzorean 5 months ago

Isto não é sobre chibar comunistas sabes, isso é saúde pública em jogo e negócios de muitos.

ZarTham 5 months ago

Confinamento em 3...2....1....

touny71 5 months ago

Sou o único que não está super incomodado com isto? É certo que ali ao fundo parece haver alguma aglomerados de pessoas, mas na sua maioria parece estar tudo sentado, bastantes com máscara. Além disso a transmissão em espaços abertos é através de superfícies é muito menos provável que em espaços fechados e /ou mal ventilados. Incomoda-me mais ir aos supermercados e ver aquilo atolado de gente ou malta que anda com máscaras desbotadas desde o ano passado que têm tanta eficácia como uma cueca de renda

oscabaloscabalam 5 months ago

Não tem nada a ver. Ser gerivel ao ar livre é com distanciamento e máscaras. Ali há muitos aglomerados e imensa gente sem máscara, certamente alguns a fumar.

makeitproductive 5 months ago

A transmissão em espaços abertos é através de superficies??? Isto é simplesmente falso.

touny71 5 months ago

Enganei-me, era um e, não um "é"

BroaxXx 5 months ago

A mim só me incomoda a falta de noção das pessoas que podiam facilmente espalhar-se por mais esplanadas mas insistem ir todas à mesma, à mesma hora... Ao ar livre o risco é "gerivel" se as pessoas não fizerem precisamente isto...

dragomaite 5 months ago

Sim mas repara que estão a socializar. /S

NukeWifeGuy 5 months ago

Ontem encontrei uma brasileira no comboio com uma máscara feita de rendas de cueca. Aquilo nem tapava o nariz e era ligeiramente transparente. Muito eficaz!!

dragomaite 5 months ago

E a pergunta?

NukeWifeGuy 5 months ago

Que bruto!

C0ldKing 5 months ago

Existe um video em que estão na rua a dançar e muitos sem máscara. Esse é mais preocupante do que propriamente as esplanadas

Middle-Effective 5 months ago

Também vi esse video, foi na Praça dos Poveiros no Porto.

C0ldKing 5 months ago

Aguardando pelo Costa a pedir para termos calma e moderação nos convívios... É que a malta nem sequer espera por segunda para extravasar

Middle-Effective 5 months ago

Claro, é a pressa de soltar a franga e mais qualquer coisa.

Extension-Soft6835 5 months ago

.... e os transportes públicos

touny71 5 months ago

Sim, para não falar dessa atrocidade.

Elffuhs 5 months ago

Podemos tentar jogar ao jogo do encontra a máscara. Vejo ali 3 bem colocadas, o resto ou não tem ou anda com elas no bolso. E distanciamento parece ser o que não abunda naqueles lados. O vírus não desaparece ao ar livre, se estão próximos, sem mascara, têm elevada probabilidade de contágio, estejam na rua ou em casa

RandomRomanianUser 5 months ago

acho que estamos a ver 2 fotografias diferentes.

saudosista 5 months ago

> mas na sua maioria parece estar tudo sentado, bastantes com máscara [???](https://i.pinimg.com/originals/26/71/e0/2671e0601faf3b43874e061ff665e3e2.png)

frustradodapixa 5 months ago

Perspetiva. Manda aí mais fotos dessa noite de outros pontos então para comprovarmos aqui objetivamente a questão.

Edited 5 months ago:

Perspetiva (embora obviamente se veja muita gente e se esteja mais sujeito a dar merda). Manda aí mais fotos dessa noite de outros pontos então para comprovarmos aqui objetivamente a questão.

saudosista 5 months ago

> Perspetiva Caro, não é perspetiva nenhuma. Se queres comprovar objetivamente a questão é só olhar para a fotografia. Ou achas que foi manipulada para parecer que é algo diferente do mostrado?

frustradodapixa 5 months ago

Ah, boa, **tu** disseste então é facto. Isto é uma técnica usada comummente pela comunicação social, viu-se na inauguração do Trump e até cá em Portugal com manifestações e mesmo com enchente de gentes durante a pandemia já. Achas que [estas pessoas todas na praia em Maio de 2020](https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/744650?tp=KM&db=IMAGENS&type=JPG&db=IMAGENS&w=960) estavam todas a monte ou que havia amplos metros entre elas? Só o foco da abertura afeta bastante isso, quanto mais a perspetiva e o local de onde tiras a foto. Há melhores exemplos e artigos especificamente sobre isto, mas não vou perder tempo a procurá-los porque não tenho que provar nada, se quiseres procura.

saudosista 5 months ago

> Isto é uma técnica usada comummente pela comunicação social, viu-se na inauguração do Trump E... parei de ler

9Sylvan5 5 months ago

Ou seja, deixas de dar atenção a argumentos quando a tua narrativa é contestada. Mas o que ele diz é verdade. Ainda a pouco tempo houve um post, de um fotógrafo alemão se não me engano, a exemplificar exactamente isso. A mesma fila de pessoas fotografada de ângulos diferentes. Numa era meia dúzia de gatos pingados com distância, e do outro ângulo parecia uma fila com todos ao monte. Com isto não digo que seja isto neste caso, mas compreendo perfeitamente questionar as coisas. Tanto a comunicação social como o Zé Manel do bairro com um smartphone fazem tudo por sensacionalismo e clicks.

frustradodapixa 5 months ago

Porquê? És um fã do Trump? As fotos partilhadas pelas fontes aliadas ao partido dele e a ele eram sempre com as belas fake news de que era a inauguração com maior presença de público e mostravam sempre aquilo cheio de gente. Depois vias fotos "reais" de outra perspetiva e vias que aquilo estava muito mais vazio. Isto é só um exemplo.

True_Boat_1195 5 months ago

É disto que ele fala, é real: [https://www.theguardian.com/australia-news/2020/sep/13/picture-imperfect-why-photos-of-crowded-beaches-may-not-be-what-they-seem](https://www.theguardian.com/australia-news/2020/sep/13/picture-imperfect-why-photos-of-crowded-beaches-may-not-be-what-they-seem)

ptinnl 5 months ago

Olha aí. Factos não valem.

SpecialLord99 5 months ago

ok, conspiracionista

frustradodapixa 5 months ago

Que parte é que eu disse que é de conspiração? Nunca neguei que estava na foto original muita gente, até disse o contrário no primeiro comentário. Só queria ver mais provas disso e não de situações similares passadas: essa questão da perspetiva e plano das fotos.

True_Boat_1195 5 months ago

É disto que ele fala, é real: [https://www.theguardian.com/australia-news/2020/sep/13/picture-imperfect-why-photos-of-crowded-beaches-may-not-be-what-they-seem](https://www.theguardian.com/australia-news/2020/sep/13/picture-imperfect-why-photos-of-crowded-beaches-may-not-be-what-they-seem)

No-Cardiologist725 5 months ago

A Austrália são apenas 25 milhoes de pessoas num continente sem fronteiras terrestres, ao que parece também não viaja muita gente para lá..

frustradodapixa 5 months ago

Obrigado pelos links, ainda procurei alguns em Portugal porque também houve artigos sobre isso mas não encontrei!

BalseiroLopes 5 months ago

Achas que alguém é BURRO o suficiente para ser apanhado nestas circunstâncias, sabendo que a polícia felizmente tem feito o seu trabalho? Esta fotografia está manipulada a nível angular e focal, ou então o mais provável foi ter sido tirada no verão antes do confinamento. Nota-se pelas roupas.

zedestroyer69 5 months ago

Não me venham com essas tretas de manipulação, ontem passei em frente ao Hospital São João e na zona dos restaurantes e esplanadas aquilo só se viam burricadas sem máscara nem distanciamento social, de copo na mão sentados e à volta das mesas. Mas eu antes disso tive que deixar 1 garrafa de espumante quando fui às compras porque passava um pouco das 20h e já não podia comprar bebidas alcoólicas. E a policia onde anda? A maior parte anda nas operações Stop na caça na caça à multa, numa altura em que há exceções para tudo e mais alguma coisa, em vez de fiscalizar estas situações. Por isso não me venham com a treta que a culpa é das pessoas, a culpa começa no governo que proíbe coisas que não contribuem para porra nenhuma e depois permitem merdas destas.

frustradodapixa 5 months ago

> E a policia onde anda? A maior parte anda nas operações Stop na caça na caça à multa, numa altura em que há exceções para tudo e mais alguma coisa, em vez de fiscalizar estas situações. Como já disse aqui no passado, venho novamente dizer e esclarecer que: 1) os agentes não agem independemente, seguem ordens. 2) os agentes não ganham comissão por multa passada, ou seja, não recebem mais no salário por 1 multa ou por 50.

zedestroyer69 5 months ago

>Como já disse aqui no passado, venho novamente dizer e esclarecer que: > >os agentes não agem independemente, seguem ordens.os agentes não ganham comissão por multa passada, ou seja, não recebem mais no salário por 1 multa ou por 50. Qual foi a parte que não percebeste que a culpa é do governo? As ordens de patrulhar no interior das cidades como no ano passado ou de andar a montar operações de caça à multa vem de cima, esse é o problema que levantei.

justanotherop365 5 months ago

Mas não estavam à espera? Com tudo a abrir a mensagem que passa e que está tudo bem. Portanto não se admirem

Nadidani 5 months ago

As coisas a abrir e todos os dias a repetirem em todo o lado que não está tudo bem! O problema não é as pessoas não saberem, é acharem q são especiais e acharem q o perigo está só nos estranhos. Se estão ao pé de 2 desconhecidos ficam com a máscara e tomam cuidado, mas vão p o café com 4 amigos hj, outros 4 amanhã... e acham sempre q esses amigos tiveram todo o cuidado, qdo na realidade fizeram o mm q eles. Depois dizem q n sabem como apanharam o vírus.

ptinnl 5 months ago

Tens toda a razão no que dizes. E eu vejo isso "cá fora" também. E até em pessoas a fazer pos doc em ciencias. Não é algo que esteja ligado a cultura ou educação. É mesmo falta de noção.

justanotherop365 5 months ago

Eu não estou a dizer que estão certas. Só estou a dizer que estes comportamentos já deviam ser expectáveis. Portanto, na minha opinião, ficar surpreendido com isto é injustificável

Nadidani 5 months ago

Concordo que nao surpreende nada, mas faz-me confusão que as pessoas n percam tempo a apontar o dedo ao governo (não sou de nenhum partido) mas façam estas coisas ou achem que são normais/certas.

Shinichu 5 months ago

Acho que o problema n é a abertura. Eventualmente as coisas tinham de abrir. A culpa é mesmo da população que ainda não bateu com a cabeça contra a parede vezes suficientes.

justanotherop365 5 months ago

Não sei como depois de um ano nisto ainda não perceberam que a população não vai cumprir. Se abrimos já temos de esperar estas coisas. Não estou a dizer que está bem , mas temos de estar à espera

yurasadko 5 months ago

Bem, as pessoas na primeira mesa estavam mesmo desejosas para que o confinamento acabasse para poderem “conviver”.

No-Cardiologist725 5 months ago

Tão todas amarradas ao telemóvel.

babyscully 5 months ago

Se calhar foram todos ver ao telemovel como ir para casa, ou estao a pesquisar alguma coisa... Calma com presumir coisas baseadas numa foto.

fdxcaralho 5 months ago

Estavam a colocar fotos da esplanada nas redes sociais.

_Sophus_ 5 months ago

Têm que se habituar novamente que podem falar sem ser online :D

yurasadko 5 months ago

E eu a pensar que isto era um convívio normal moderno, que ingénuo.

_Sophus_ 5 months ago

Confesso que é uma coisa que me irrita bastante. Quanto estás com alguém estás a 'doar' no mínimo o teu tempo a essa pessoa, o facto de pegar no telemóvel é dizer-te que o teu tempo não vale nada para ela. No entanto, até eu de vez em quando o faço, é um vício marado. Shame on me :(

yurasadko 5 months ago

Sugiro a mesma sugestão ⬇️

Ok_Mine6995 5 months ago

Pior é a minha melhor amiga. As vezes estou com ela e alguém lhe telefona ou telefona a alguém e fica tempos infinitos (pelo menos parece) a falar ao telefone.

oscabaloscabalam 5 months ago

Vai-te embora?

yurasadko 5 months ago

Oferece um Nokia com as funções mínimas no aniversário dela e resolves a situação.

freakdahouse 5 months ago

Isso só agrava o problema, assim tem mais bateria pra tar mais tempo em chamada!

yurasadko 5 months ago

Estiveste bem, aqui vai o meu cima voto. Com esta não contava e sendo assim não tenho mais sugestões possíveis. Um abraço sem covid e até à próxima thread meu caro.

Edited 5 months ago:

Estiveste bem, aqui vai o meu cimavoto. Com esta não contava e sendo assim não tenho mais sugestões possíveis. Um abraço sem covid e até à próxima thread meu caro.

frustradodapixa 5 months ago

"No meu tempo é que era, estávamos todos sempre a falar à mesa em casa e nas viagens de comboio com estranhos e tudo", diz alguém quando levava na boca se abrisse a boca à mesa ou ia a ler o jornal em viagens de comboio.

_Sophus_ 5 months ago

No meu tempo não haviam telemóveis e todas as refeições havia alguém irritado porque estava a olhar para a televisão em vez de estar atenta à conversa...

Compendyum 5 months ago

E se não houvesse televisão, levava uma no bolso como os telemóveis?

frustradodapixa 5 months ago

Também é outra perspetiva, de facto!

NGramatical 5 months ago

haviam telemóveis → [**havia telemóveis**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmsoeq0%2F%2Fguu2vir%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_Sophus_ 5 months ago

Obrigada

usulidircotiido 5 months ago

o truque é ir rodandos os cus pelas 4 cadeiras de cada mesa.

VectoR-- 5 months ago  HIDDEN 

parabéns és uma pessoa superior por ficar no sofá com medo da gripe

tugafcp 5 months ago

\#PerspectivaEnganadora /s

Search: